You are on page 1of 5

Doenas e tratamentos do Sistema Respiratrio

Sinusite
A sinusite uma inflamao de cavidades existentes nos ossos da face, o seio da face ou sinus. Essa cavidade tem comunicao com as fossas nasais e podem ser invadidas por bactrias, que desencadeiam um processo infeccioso. Na sinusite aguda, a pessoa tem dor em diversas regies da face e h corrimento nasal mucoso e, s vezes, purulento (com pus). Por vezes a sinusite apenas um desconforto temporrio que passa ao fim de alguns dias sem cuidados de maior. No entanto muitas das vezes h que fazer um tratamento mdico para controlar a infeco e permitir a drenagem dos seios peri nasal. Nesta ultima situao pode ser necessrio recorrer a antibiticos como forma de controlar a infeco e impedir maiores desconfortos e problemas.

Resfriado
O resfriado comum pode ser causado por diversos tipos de vrus e mais propcio no inverno, poca em que as clulas do corpo se tornam mais susceptveis a infeces. Os vrus se instalam nas clulas da cavidade nasal e da faringe, provocando inflamaes. A coriza (corrimento de lquido pelas narinas durante o resfriado), conseqncia dessas inflamaes. Alm da coriza, podem aparecer outros sintomas, tais como sensao de secura na garganta, espirros, olhos lacrimejantes e febre. Uma pessoa congestionada deve evitar o frio e fazer repouso, tentando evitar o contgio a outros. Isto costuma acontecer mais nas primeiras fases da infeco. Aqueles que tm febre ou sintomas mais intensos devero permanecer isolados e em repouso. Beber lquidos ajuda a manter as secrees fluidas para serem mais fceis de expelir.

Coqueluche
uma das mais famosas doenas da infncia, causada pela bactria Haemophilus pertussi, que se instala na mucosa das vias respiratrias (laringe, traquia, brnquios e bronquolos). A proliferao das bactrias causa forte irritao, com grande produo de muco (catarro). Toxinas produzidas pelas bactrias irritam terminaes nervosas, desencadeando acessos de tosse, tpicos da doena. A coqueluche prevenida pela vacina trplice, que protege tambm contra a difteria e o ttano. Essa vacina administrada em trs doses, uma a cada trinta dias, a partir do segundo ms de vida. O tratamento com um antibitico efetivo diminui a perodo de infeco, mas geralmente no altera os efeitos da doena. Porm, quando o tratamento iniciado no estgio com catarro, os sintomas podem ser menos severos.

Pneumonia
A pneumonia uma infeco pulmonar causada por diversas espcies de bactrias e, s vezes, por fungos. A bactria se instala nos pulmes, provocando aumento da secreo de muco e ruptura das paredes dos alvolos. Os sintomas da doena so febre alta, falta de ar, dores no peito e expectorao de catarro viscoso e, s vezes, sanguinolento. Em geral, atinge pessoas que esto com sua resistncia orgnica debilitada. O tratamento depende da causa da pneumonia. Pneumonia bacteriana tratada com antibiticos. O prognstico depende do tipo de pneumonia, tratamento adequado, complicaes e estado de sade geral. A maioria dos casos de pneumonia pode ser tratada sem hospitalizao. Geralmente antibiticos orais, descanso e fluidos so suficientes. Porm, pessoas com pneumonia que tm problema para respirar, idosos e aqueles com outros problemas mdicos, podem necessitar tratamento mais avanado. Se os sintomas piorarem, a pneumonia no melhorar com tratamento em casa, ou ocorrerem complicaes, a pessoa geralmente deve ser hospitalizada. Pessoas que tm dificuldade de respirar devido pneumonia podem necessitar oxignio extra. Indivduos extremamente doentes podem necessitar de cuidados intensivos, muitas vezes incluindo intubao e ventilao artificial.

Tuberculose
Tuberculose uma infeco causada pela bactria Mycobacterium tuberculosis que se instala geralmente nos pulmes. Os alvolos pulmonares inflamam-se e sofrem necrose (morte celular). A regio necrosada circundada por um tecido fibroso que limita e isola o foco infeccioso. Em geral, as leses de uma primeira infeco tuberculosa regridem espontaneamente. No caso de uma reinfeco, pode ocorrer de os focos infecciosos atingirem, alm dos pulmes, outros rgos, causando leses nos tecidos. Os sintomas da tuberculose pulmonar so febre, sudorese noturna, fraqueza e perda de apetite e de peso. A preveno consiste em evitar o convvio com pessoas doentes e s consumir leite pasteurizado ou adequadamente fervido, pois a bactria pode estar presente no leite. O tratamento feito com antibiticos. Houve um tempo em que o nico tratamento para a tuberculose era o repouso. Somente aps a Segunda Guerra Mundial, um antibitico isolado nos Estados Unidos, a estreptomicina, foi testado no tratamento da tuberculose. Vrios tratamentos tinham sido testados anteriormente, alguns matando mais do que a prpria doena. Em 1948, nos ps-guerra, um cientista ingls de nome Bradford Hill resolveu testar se a estreptomicina podia ser usada no tratamento da tuberculose. Nessa poca, o tratamento da tuberculose era repouso nos casos leves e pneumotrax nos casos mais graves. A origem do pneumotrax no tratamento da tuberculose surgiu porque o bacilo da tuberculose precisa de oxignio para sobreviver. Pneumotrax quando ar se acumula entre as duas faces da pleura, a membrana que envolve o pulmo. Quando o espao pleural fica cheio de ar, ele comprime o pulmo que fica sem ar. A falta de oxignio acabava matando o bacilo.

Bronquite Crnica
Mais de 75% dos pacientes com bronquite crnica so ou foram fumantes. Os bronquolos secretam quantidade excessiva de muco, tornando-se comprimidos e inflamados. Os clios do epitlio bronquiolar deixam de bater, e muco e partculas de sujeira vo se acumulando, dificultando a passagem do ar. A respirao torna-se curta e os acessos de tosse so constantes. Pessoas com bronquite crnica, em geral, acabam por desenvolver enfisema. Os principais objetivos para o tratamento de bronquite aguda ou crnica so aliviar os sintomas e ajudar a respirao. Uma das melhores formas de tratar a bronquite aguda ou crnica remover a fonte de irritao aos pulmes. Se a pessoa fuma, importante largar o cigarro. Tambm deve-se evitar o fumo passivo e lugares com muita poeira, fumaa, vapores ou poluentes.

Enfisema
O enfisema muito raro em pessoas que nunca fumaram. a obstruo completa dos bronquolos, com aumento da resistncia passagem de ar, principalmente durante as expiraes. Pode ocorrer, ento, rompimento das paredes dos alvolos, com formao de grandes cavidades. Isso diminui a eficincia dos pulmes em absorver oxignio e h sobrecarga do corao como forma de compensar a deficincia pulmonar. A sobrecarga leva a maioria dos pacientes com enfisema a morrer de insuficincia cardaca. O enfisema uma condio degenerativa irreversvel, embora possa haver uma pequena recuperao da funo pulmonar. A medida mais importante que pode ser tomada para diminuir a progresso do enfisema a interrupo do tabagismo por parte do paciente e a diminuio exposio a cigarros. A reabilitao pulmonar tambm pode ser muito til para melhorar a qualidade de vida do paciente. O enfisema tambm tratado auxiliando a respirao com anticolinrgicos, broncodilatadores e medicao esteride (inalada ou oral). Alm disso a suplementao de oxignio tambm necessria. Em situaes mais graves, pode levar morte.

Cncer de Pulmo
O hbito de fumar a principal causa do cncer de pulmo. 80% desse tipo de cncer poderia ser evitado se as pessoas parassem de fumar. Diversas substncias contidas no cigarro so cancergenas. Clulas cancerosas originadas nos pulmes se multiplicam descontroladamente, podendo invadir outros tecidos do corpo, onde originam novos tumores. O tratamento para o cncer de pulmo depende do tipo celular especfico do cncer, o quanto ele se espalhou e o estado do paciente. Os principais tratamentos incluem cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

Embolia Pulmonar
o fechamento repentino da artria pulmonar ou de um de seus ramos, provocado por bolhas de ar, fragmentos de tumores ou freqentemente por cogulos sanguneos. O fechamento de uma artria de pequeno calibre pode passar despercebido, mas se uma grande artria for atingida, a pessoa acometida por dor sbita no peito, falta de ar, aumento da transpirao, palpitaes, cianose e eventualmente levada morte. A embolia pulmonar responsvel por cerca de 4% dos bitos ocorridos nos grandes hospitais. O tratamento busca diminuir as conseqncias, com medidas para melhorar a eficincia circulatria, diminuindo a sobrecarga cardaca, e melhorar a eficincia pulmonar, com aumento da oxigenao do sangue. Tambm so feitas medidas para dificultar a formao de novos mbolos, como com o uso de anticoagulantes ou usos de uma cmara de descompresso aps embolia gasosa de mergulhadores.

Rinite Alrgica
uma inflamao das mucosas que revestem as cavidades nasais devido a processos alrgicos. Como conseqncia da inflamao, as clulas passam a produzir excesso de muco, que escorre pelas narinas. Surtos repetidos de renite alrgica em crianas podem causar obstruo nasal definitiva, que leva a alteraes sseas na base do crnio. Como as rinites tem forte componente emocional, o afeto e as boas condies psicolgicas fazem parte do tratamento da doena. A critrio mdico, se essas medidas no forem suficientes para controlar os sintomas do paciente, poderemos recorrer indicao de medicamentos. Existem dois grandes grupos de drogas que podem ser usadas. Um tipo funciona preventivamente e outro apenas alivia os sintomas. Do ponto de vista farmacolgico, dispomos de descongestionantes, anti-histamnicos, estabilizadores de membranas, e corticosteride. Cada uma dessas drogas atua de forma diferente, e nenhuma isenta de efeitos colaterais que, algumas vezes, podem ser graves. Por isso, o ideal, no realizar automedicaro e procurar seu mdico.

Asma Brnquica
uma doena respiratria em que o espasmo e a constrio dos brnquios e a inflamao de sua mucosa limita a passagem do ar, provocando dificuldade respiratria. Com freqncia, deve-se a uma alergia, em particular ao p, plo ou penas de animais, mofo e plen. Muitos pacientes de asma alrgica, chamada de asma atpica ou extrnseca, sofrem tambm de febre do feno, que uma forma de rinite sazonal causada por alergia ao plen. Seus sintomas so ataques intensos de espirros, inflamao da mucosa nasal e olhos, e respirao difcil.

uma doena pulmonar que se caracteriza pela diminuio de calibre (constrio) dos bronquolos. A asma pode ter diversas causas, sendo a alrgica a mais comum. Tendo tambm forte desencadeamento da crise de asma. A crise asmtica ocorre quando a musculatura lisa dos bronquolos se contrai espasmodicamente. A mucosa que reveste internamente os bronquolos incha e passa a produzir mais secreo, o que contribui para diminuir o calibre dos condutos respiratrios. A dificuldade respiratria prejudica a oxigenao do sangue e, em casos muito graves, podem ocorrer cianoses (colorao azulada da pele e das mucosas), provocada pelo acmulo de gs carbnico no sangue. O tratamento efectivo da asma fundamenta-se em 4 componentes bsicos: medidas objectivas da funo pulmonar, terapia farmacolgica, medidas ambientais para controlo de alergnos e substncias irritantes e orientao do paciente

You might also like