You are on page 1of 79

Qualquer pessoa pode cantar bem?

Qualquer pessoa pode melhorar bastante a qualidade do seu canto, desde que tenha vontade, persistncia e um mtodo adequado. Para isto, o melhor caminho buscar a orientao de um profissional (professor de canto, preparador vocal, regente ou fonoaudilogo especialista em voz cantada). Isso no significa, claro, que todo mundo pode se tornar um cantor de nvel profissional: as pessoas so nicas, cada uma tem seus talentos individuais, com maior facilidade ou dificuldade para o aprendizado em diferentes reas. O importante que praticamente todo mundo pode fazer progressos, ou seja, pode aprender a cantar de uma forma mais agradvel.

Quais so as caractersticas de uma voz bonita? A voz bonita uma voz saudvel. fcil de emitir e agradvel de escutar. Tem presena, preenche o espao, alcana o ouvinte. No forte demais como um grito, nem frgil como um sussurro. Seu som natural, podendo variar do grave ao agudo sem perder suas caractersticas prprias. Uma voz firme, sem falhas, bem articulada e com boa sonoridade. Em alguns estilos de canto popular estas caractersticas so secundrias - o mais importante ter uma voz pessoal, expressiva, interessante. Alguns traos que seriam considerados imperfeies ou defeitos, como por exemplo a soprosidade ou a rouquido, podem ganhar status de recursos vocais que enriquecem a interpretao. No entanto estas vozes frequentemente resultam de um grande esforo vocal, e podem

2 gerar problemas vocais, principamente quando o cantor no tem orientao de um profissional. O conceito de beleza (em qualquer rea) varia muito, e est vinculado a fatores scio-culturais, regionais, histricos e at individuais. Como diz o ditado, gosto no se discute. Mas tambm no se discute a necessidade de proteger a sua voz, para que voc possa cantar durante muitos e muitos anos este um dos objetivos da tcnica vocal.

O que preciso para ser um cantor de sucesso? O cantor precisa conhecer sua prpria voz e gostar de escut-la. Tratar bem dela, encarando-a como instrumento de prazer. Igualmente importante cuidar bem do ouvido, pois a percepo musical (ouvido musical) imprescindvel para se conseguir uma afinao precisa e uma interpretao interessante. Um cantor procura ampliar cada vez mais o seu conhecimento: ele ouve todo tipo de msica, l sobre os estilos vocais, pesquisa canes para seu repertrio, procura conhecer a biografia de compositores e cantores. Estuda msica. L jornais e revistas. Est sempre interessado em se atualizar. Alm disso preciso ter vivncia musical, presena de palco, comunicao com o pblico, um repertrio interessante. Estas qualidades ajudam bastante, e podem abrir portas; mas no so uma garantia, pois no existe uma frmula infalvel para se conquistar o grande pblico. O sucesso tem razes que a prpria razo desconhece...

3 Qual a diferena entre um bom cantor e um bom intrprete? Muita gente acha que um bom cantor aquele que canta afinado, com um timbre agradvel e com razovel potncia (volume) de voz. J o termo bom intrprete costuma descrever o artista que diz bem a letra de uma cano, transmitindo ao ouvinte a emoo contida nos versos. Os ouvintes especializados costumam usar critrios mais especficos - por exemplo, o conceito de afinao muito mais rigoroso, a qualidade vocal avaliada minuciosamente, e a interpretao vai ser comparada com outros cantores dentro do mesmo estilo musical. Pessoalmente, acho que um bom cantor tem que ser necessariamente um bom intrprete. O domnio da tcnica muito importante mas no suficiente. E mais: a interpretao vai muito alm da letra - na prpria melodia, o artista encontra um sentido, traduz uma emoo, conta uma histria. Prova disso a msica instrumental, onde no h voz humana, e tambm o canto que usa s slabas, sem palavras1. Outra experincia interessante nesse sentido escutar msicas cantadas em uma lngua que no conhecemos. Por exemplo, mesmo sem entender uma nica palavra, emocionante ouvir o coral sueco Amanda Ensemble cantar Ngonting Vrmer ou Morfar Har Berttat! Resumindo, um bom cantor precisa unir tcnica e interpretao, treinamento e intuio, usando com competncia a voz para transmitir um sentimento, causando emoo em quem escuta.
1

O scat singing do jazz, por exemplo.

4 Por que algumas pessoas cantam to bem sem nunca terem estudado? Algumas pessoas so excepcionalmente dotadas de talento para a msica vocal. H pessoas assim em todas as artes, e tambm nos esportes e nas cincias. So os grandes gnios. Estas pessoas tm a habilidade de extrair uma enorme quantidade de informaes a partir do mundo que as cerca. Outros tm a criatividade to efervescente que sua produo artstica ou cientfica parece no depender de qualquer influncia externa: so pioneiros, inventores, descobridores. No outro extremo, vemos algumas pessoas que estudam muito, a vida toda, e fazem pouco progresso. Voc, assim como a maioria das pessoas, pode se encontrar em algum ponto entre estes extremos. Ou seja: pode progredir at certo ponto usando apenas a observao, tentando imitar os seus cantores favoritos, mas o processo lento, cansativo e s vezes frustrante. O estudo vai facilitar o seu percurso, agilizando o aprendizado e evitando boa parte dos erros desnecessrios. preciso tambm lembrar que estudo de canto visa no s o aperfeioamento, mas principalmente a proteo e a sade da voz. Voc quer cantar bem por toda a sua vida, e no somente por alguns anos!

O que ouvido absoluto? Ouvido absoluto a capacidade de emitir e/ou identificar uma nota musical, sem precisar da referncia de um

5 instrumento ou de um diapaso. Fazendo uma analogia, seria como um arquiteto que olhasse para um salo e soubesse as suas medidas exatas, sem precisar consultar o metro. Existem msicos fantsticos que tm ouvido absoluto, e outros igualmente maravilhosos que no tm. O ouvido absoluto no necessriamente indicador de talento musical, mas sim de uma excelente memria para sons. Embora as pesquisas sejam controvertidas, esta parece ser uma habilidade inata. O mais importante para se fazer msica ter um bom ouvido relativo ou seja, o ouvido capaz de compreender as relaes entre as notas que formam melodias e harmonias. Voltando nossa analogia, seria como o arquiteto que compreende e utiliza as relaes entre o espao disponvel e os objetos que vo ocup-lo. Este tipo de percepo, que totalmente natural e intuitiva para alguns, pode (e deve!) ser treinada.

Eu no sei ler msica. Posso cantar mesmo assim? Sim, voc pode perfeitamente cantar sem conhecer teoria musical. Muitos cantores (inclusive profissionais) desenvolvem a percepo musical apenas de forma intuitiva, atravs da experincia e da observao. comum que uma pessoa comece a estudar canto e depois de um certo tempo sinta vontade de pesquisar mais, ou de ter uma viso mais aprofundada da msica. Em conseqncia disso, ela pode procurar aprender teoria e percepo musical, harmonia, improvisao, histria da msica e tudo o mais que tiver relao com a rea.

6 Sem dvida este conhecimento enriquecedor; mas no uma condio para cantar, ou seja, no um pr-requisito.

Para que serve a teoria musical? Estar familiarizado com a teoria e com os conceitos musicais uma grande vantagem para qualquer msico profissional ou amador. Por exemplo, fica mais fcil aprender msicas novas. Do mesmo jeito que voc escreve a letra das msicas para facilitar o aprendizado, voc pode consultar a partitura para ajudar a memorizar a melodia, para entender uma passagem mais difcil ou para se lembrar de um trecho qualquer da cano. Este conhecimento tambm facilita a comunicao com msicos voc vai falar a mesma linguagem que eles, participar mais ativamente nos ensaios, entender as sugestes e as brincadeiras. Voc tambm vai poder anotar suas idias musicais para uma nova interpretao, ou um lembrete com uma dica para um trecho difcil. Alm disso, o domnio da linguagem musical agua a sua percepo para detalhes cada vez mais sutis das msicas que voc escuta ou seja, voc vai se tornar um ouvinte mais especializado.

7 O que so vocalises? Vocalises so exerccios vocais para o canto. Os mais tradicionais - usados por quase todos os professores de canto so frases musicais bem simples, como do-re-mi ou do-remi-f-sol, cantadas em bocca chiusa ou humming (um som de M feito de boca fechada) ou ento sobre vogais simples (_____, _____ etc) ou ainda com combinaes de fonemas (mui-mui-mui, piu- etc). Geralmente so feitos sem acompanhamento especial. Estes so vocalises de aquecimento, pois preparam de forma gradual a musculatura da laringe para o trabalho seja uma apresentao musical, uma aula de canto, uma palestra, uma pea de teatro ou qualquer outra situao em que se requer um uso intenso da voz. Existem outros vocalises que tm objetivos especficos, como por exemplo aumentar a extenso vocal, melhorar a articulao e a dico, reforar a capacidade respiratria, desenvolver a projeo e a ressonncia; e outros que trabalham dois ou mais destes aspectos. H tambm vocalises mais avanados, com belas melodias, que so mais parecidos com pequenas peas musicais. Na Bibliografia voc encontrar uma lista de livros que trazem vocalises gravados com acompanhamento em CD.

8 Eu tenho que estudar tcnica vocal antes de poder cantar minhas msicas? No2. A tcnica vocal serve exatamente para voc cantar. Por isso, a melhor maneira de adquirir uma boa tcnica vocal combinar exerccios e msicas. Assim voc poder aplicar os progressos tcnicos s msicas do seu repertrio. Estudar canto, em meu entender, consiste em desenvolver a tcnica vocal, a musicalizao3 e o repertrio (interpretao). Se voc est comeando e ainda no tem muitos recursos vocais, escolha msicas que no apresentem muitas exigncias vocais; mas importante que voc use a tcnica vocal para cantar, e no para ficar apenas fazendo exerccios. Isso me parece desestimulante e contraproducente. Mesmo se sua voz apresenta problemas, ou est muito despreparada, existem formas de aplicar a tcnica vocal estudada a pequenos trechos de msicas adequadas s suas possibilidades vocais, para tornar o aprendizado mais proveitoso e divertido.

Como vou aprender a interpretar as msicas? No se pode ensinar algum a interpretar uma cano, mas existem formas de buscar a sua prpria forma pessoal de cantar.

H controvrsias, mas expresso aqui a minha opinio. A musicalizao um conjunto de prticas que ajudam a desenvolver o ouvido musical.
2 3

9 Um bom exerccio ouvir vrias verses da mesma msica feitas por diferentes artistas. No oua s gravaes de cantores: procure conhecer as verses instrumentais (sem canto). Habitue-se a ouvir um instrumento diferente do seu tocando a msica que voc quer cantar. Outros exerccios que desenvolvem idias para a interpretao: experimente cantar uma msica em vrios tons diferentes, com vrios arranjos, em diversos estilos. Procure dar mais importncia a uma frase da msica, depois experimente enfatizar outra frase, ou mesmo uma nica palavra. Este trabalho de interpretao deve ser gravado, para que voc possa fazer uma escuta posterior, revendo e analisando os resultados.

A tcnica vocal prejudica a interpretao? No, pois a tcnica vai sendo aos poucos internalizada. O objetivo do estudo de canto ter a tcnica totalmente resolvida - ou seja: respirao, relaxamento, postura, emisso, etc. devem estar completamente automatizadas, de tal forma que elas faam parte da produo normal da sua voz. As questes tcnicas no podem ocupar a sua mente durante a performance, nem podem atrapalhar a execuo da msica. O cantor precisa se concentrar na mensagem, nos sentimentos que deseja expressar. J pensou que horrvel subir ao palco preocupado com a respirao no final daquela frase, ou com "aquela" nota mais aguda? por isso que o tempo de treinamento de um cantor longo - no basta aprender a usar bem a voz, preciso que o

10 corpo, os msculos, o aparelho fonador se acostumem a se comportar de uma maneira especial. E tambm por isso que precisamos sempre transferir a tcnica usada nos exerccios para as msicas do repertrio se no, voc vai ter uma voz tcnica para fazer exerccios e uma outra voz normal para cantar. Ora, o normal para o cantor a tcnica. Se voc quer cantar realmente bem no deve ficar ansioso por resultados rpidos e notveis: ao contrrio, o melhor da histria descobrir prazer no prprio processo de aprimoramento. Em cada aula voc vai fazendo pequenos progressos, encontrando um jeito melhor de emitir uma frase, inventando uma forma mais expressiva de cantar um verso, experimentando enfatizar esta ou aquela palavra ou tentando cantar uma frase inteira sem respirar no meio. O objetivo do estudo fazer o aluno se esquecer da tcnica e isso s acontece quando a tcnica se torna orgnica, passando a fazer parte do seu modo natural de falar e cantar. Esta a tcnica que atua a favor da expresso artstica, ou seja, da interpretao. Procure encontrar exerccios interessantes que estimulem o apetite pelo aprendizado e aceite o desafio da persistncia.

Quais os tipos de msica que eu posso cantar? Voc deve cantar as msicas das quais voc gosta. Estas so as msicas que voc conhece bem, e tem vontade de estudar. Cante o que lhe d prazer. Mas fique atento para no se fechar em um nico estilo: no tenha receio de experimentar diversos tipos de msica. Aumente seu repertrio assim, voc ter mais opes para escolher.

11 Existem alguns fatores que favorecem ou dificultam a execuo das melodias; nem todo mundo pode cantar igualmente bem todas as msicas. isto que torna o canto uma experincia to fascinante! Experimente cantar em diversos estilos. Grave. Oua. Compare. Conhea a sua voz, sua interpretao. Algumas pessoas so naturalmente dotadas de um tipo de voz que se adapta melhor a um determinado estilo e no a outros; mas isto no deve ser visto como uma limitao absoluta. Ao contrrio, encare as dificuldades como desafios e voc estar motivado a superar estas barreiras.

Como escolher o repertrio certo para mim? O repertrio certo para voc aquele que voc gosta de cantar e consegue cantar bem. O repertrio no precisa ser definitivo: ele vai mudando de acordo com o seu momento, com o seu preparo musical e vocal. Pode incluir msicas de diversos estilos, autores ou nacionalidades. Dentro das suas preferncias, procure msicas que evidenciem o melhor de sua voz e de sua interpretao. Se voc tem dificuldades em manter afinadas as notas muito longas, ou se ainda no adquiriu um bom flego, fique longe das baladas lentas, preferindo os ritmos mais rpidos. Isto vai permitir que voc d nfase ao balano, ao sungue. Se, ao contrrio, voc quer justamente mostrar que tem uma voz muito firme e um excelente controle da respirao, escolha o samba-cano, a balada, a bossa lenta. O importante que voc se identifique com estas msicas, pois seu repertrio tem que ter a sua cara, para

12 expressar as suas emoes. assim que voc vai emocionar os ouvintes: cantando para eles a sua verdade artstica.

Como posso saber qual o som da minha voz? Uma forma simples (embora possa parecer meio estranha) cantar virado para um canto de parede. Isto cria uma espcie de concha acstica, que amplifica o som e faz voc ouvir mais intensamente a sua voz. Outra prtica muito til o uso do microfone e caixas de som. Depois de aprender bem uma msica, cante-a usando acompanhamento (se possvel) e microfone. Esta a realidade da msica popular, e voc precisa se habituar a ouvir sua voz na situao real em que ela vai ser usada. Mas o melhor mtodo para conhecer bem sua voz fazer gravaes com frequncia. Procure gravar cantando as msicas do seu repertrio. Para isso voc no precisa de um estdio profissional: basta ter um equipamento razovel e saber oper-lo. Se possvel, pea a um amigo pianista ou violonista para gravar tambm o acompanhamento no tom escolhido, ou use um programa de computador como o Band-in-aBox4.

4 Ver o artigo A Informtica e o Estudo de Canto na pg. 107 ou o website ou www.pgmusic.com

13 O estudo de canto pode mudar as caractersticas da minha voz? O estudo de canto popular dever enfatizar as melhores caractersticas da sua voz. Voc poder fazer pequenos ajustes na forma de produzi-la, ou seja, na sua conduta vocal5; mas isso no vai modificar a sua identidade sonora. O cantor popular procura ter uma voz nica, personalizada, fcil de ser reconhecida. Se voc tiver algum problema vocal importante, como, por exemplo, uma voz sempre rouca, ou muito trmula, ou excessivamente anasalada, ento procure um profissional competente (um fonoaudilogo ou um otorrinolaringologista, conforme o caso) para um trabalho paralelo. Voc estuda canto para proteger seu aparelho fonador6, diminuindo o esforo para cantar e garantindo boa voz por muitos e muitos anos. Com isso voc amplia seu potencial vocal, trabalhando todos os aspectos da voz7. Seu repertrio poder ser mais diversificado, pois voc conhecer novos recursos vocais; mas tudo isto pode ser feito respeitando o seu estilo e caractersticas pessoais. Ao conquistar maior domnio sobre a produo da sua voz, voc ficar mais vontade para dar asas interpretao, ganhando assim em espontaneidade.

Ver BRANDI, 2002, p. 45 - 100 Os rgos responsveis pela produo da voz, incluindo a laringe, as pregas vocais, as cavidades de ressonncia e a musculatura diretamente envolvida no processo. 7 Por exemplo, a extenso, a articulao, a flexibilidade, a afinao.
5 6

14 Qual a voz ideal para cada estilo? Estas so as caractersticas mais tpicas de alguns

estilos:

Seresta pede vozes mais prximas esttica lrica. Uso constante do vibrato (aquele tremido na voz). Valorizase o vozeiro, os arroubos na interpretao. Os finais devem causar impacto, como por exemplo terminar a ltima frase com uma nota bem longa e bem aguda. Bossa-nova o oposto: procura-se um naturalismo absoluto, vozes coloquiais como numa conversa ntima, s vezes sussurrantes. Jazz no h um padro vocal definido. As vozes podem ser lmpidas ou soprosas, roucas ou cristalinas, com muita ou com pouca intensidade. Uso controlado do vibrato para dar expressividade a alguns trechos. fundamental ter domnio do texto musical - compreenso rtmica, meldica e harmnica (ainda que intuitiva). Tambm importante ter capacidade de improvisao. Blues a voz deve ser mais rouca, passando um sentimento de tristeza, um lamento; usa-se muito portamento (o cantor arrasta uma nota para cima ou para baixo), e comum usar vibrato nos finais de frases. Samba a. Samba-enredo: voz potente, energtica, com ataques bruscos (grito de guerra), geralmente com algum tipo de rouquido ou aspereza. b. Samba urbano: no precisa ser to energtico, mas deve ter vitalidade. Geralmente evita-se uma voz excessivamente limpa, cristalina. Samba-cano pode ter diversas leituras, mais prxima seresta ou ao jazz. Depende da opo do intrprete e do tipo de arranjo usado.

15 Bolero tambm depende muito da proposta esttica de cada cantor; admite ampla escolha de recursos vocais, mas h uma tendncia a favor das vozes mais cheias. H uma valorizao das regies mais graves femininas e mais agudas masculinas, sempre com uso do vibrato. Sertanejo valorizao dos sons agudos, que geralmente so emitidos com bastante volume. A sonoridade da voz pode ser anasalada, metlica. O vibrato feito com esforo muscular, havendo movimentao visvel de pescoo e cabea. Pop/rock suave abrange toda a gama imaginvel de tipos vocais. Distingue-se muito mais pela postura esttica, pela atitude no palco e pelos arranjos do que por caractersticas vocais. Heavy metal atitude fundamental. A voz deve ser agressiva, transgressora, gritada. Ao mesmo tempo e paradoxalmente, existe uma valorizao dos cantores de rock com treinamento lrico, que atingem notas muito agudas com grande potncia e clareza.

mais fcil cantar em portugus ou em lnguas estrangeiras? mais fcil cantar num idioma em que voc tenha fluncia. Voc memoriza e interpreta melhor um texto quando voc entende o que est sendo dito e como est sendo dito. Mesmo que algum traduza para voc, complicado captar todas as nuances e sutilezas de uma poesia em uma lngua que voc no domina. Qual palavra merece destaque? Qual slaba pode ser prolongada? Qual pode ser mais articulada? Cada lngua tem uma sonoridade caracterstica. Isto no quer dizer que uma lngua seja mais difcil ou mais fcil do que

16 outra: so apenas diferentes. Voc pode imaginar um bolero cantado em alemo? Jazz em italiano? Samba em chins? Difcil, no mesmo?! Bem, seja pela tradio cultural ou apenas pela maneira como combina os sons das vogais e das consoantes para formar palavras, cada lngua sugere um estilo de cantar (ou alguns estilos). Por exemplo, fcil associarmos as canes romnticas s lnguas latinas como francs, italiano ou portugus de Portugal; o bolero e o tango, ao espanhol; o jazz e o blues ao ingls americano; e o samba e a bossa-nova, ao portugus do Brasil. Durante muito tempo, todo o estudo de canto se baseou nos padres da pera; e os exerccios eram muitas vezes feitos em italiano. De certa forma, fcil cantar msica erudita em italiano: parece que os sons da lngua conduzem a voz para este tipo de emisso. O mesmo costuma ser sentido com relao msica popular: muitos cantores acham mais fcil cantar em ingls do que em portugus (independentemente de sua nacionalidade). Mais dois fatores contribuem para este fenmeno. Um a familiaridade ouve-se muita msica popular em ingls. Nas lojas e websites que vendem msica em todo tipo de formato (cd, dvd, faixas em mp3), a grande maioria da oferta de msicas em ingls. Por mais que exista hoje uma tendncia globalizao, ainda preponderante a presena da lngua inglesa na rea da msica popular. At mesmo no rdio, televiso e cinema isto ocorre. O segundo fator que cantar numa lngua que no a sua lngua nativa pode ajudar a compor um personagem. como usar um figurino, ou uma mscara, que ajuda a diminuir a timidez e permite que o cantor se entregue interpretao sem se sentir muito exposto.

17 Se voc quer cantar em portugus, o melhor caminho escutar muitos intrpretes brasileiros. Diversifique os estilos: procure ouvir msicas atuais e antigas, lentas e rpidas, em arranjos originais ou relanamentos. Oua todos os detalhes da maneira de articular as palavras, de distribuir os tempos na msica, de relacionar letra e melodia. Aos poucos, voc vai ficar muito vontade para descobrir o prazer de cantar no nosso idioma.

Qual a frequncia mnima dos exerccios? Duas vezes por semana o ideal fazer quatro ou cinco. O estudo de canto um treinamento no qual voc automatiza uma srie de movimentos musculares, coordenando a respirao e a emisso vocal; treinar regularmente facilita muito este processo, e no exige muito tempo. No preciso passar vrias horas praticando. Se voc conseguir destinar quinze minutos por dia a um programa de treinamento vocal, em poucas semanas vai se surpreender com os resultados! Que tal criar uma rotina de trabalho vocal, fixando um horrio para a sua prtica? Mesmo que voc no tenha muito tempo, pode se habituar a vocalisar antes do banho, ou durante o banho, ou no carro, a caminho do trabalho, ou ainda na hora do telejornal. Uma aluna minha teve enormes progressos vocais depois que passou a fazer os seus vocalises diariamente nos intervalos da telenovela que acompanhava!

18 Posso estudar canto sem fazer nenhum exerccio? Se voc j tem um bom domnio de tcnica vocal, pode ter somente aulas de interpretao, ou aulas de repertrio. Neste tipo de aula voc treina estilo, busca uma sonoridade prpria, pessoal, para suas interpretaes, apara quaisquer arestas que possam existir no seu repertrio. Mas preciso que voc tenha uma voz bem treinada, bem colocada, pois sem isto voc vai esbarrar com dificuldades tcnicas que reduziro os recursos artsticos que est justamente buscando desenvolver. Para isso voc far exerccios vocais regularmente em casa (veja a prxima pergunta). E lembre-se de fazer sempre um bom aquecimento vocal antes de cantar.

Como eu posso fazer os exerccios em casa? Para ajudar a resolver este problema, vrios autores publicaram livros com CDs contendo exerccios (a maioria em ingls, mas h alguns em portugus). Estes livros esto listados na bibliografia. Eles podem facilitar e acelerar o aprendizado, especialmente se voc j tem experincia ou se est atualmente fazendo aulas com um professor. Veja tambm a prxima pergunta.

19 Existe algum livro que ensine a cantar? Existem livros que trazem informaes importantes sobre a voz e que so teis para todos os cantores (espero que este seja um deles!). Voc tambm encontra timos livros sobre Histria da Msica, biografias de cantores e livros sobre improvisao, arranjo e composio. So fontes preciosas de informao sobre o canto. Mas para aprender a cantar, voc precisa vivenciar o canto. Precisa praticar com algum que faa comentrios construtivos sobre a sua performance. comparvel a aprender, por exemplo, a jogar futebol. Voc pode (e deve) ler sobre a histria do jogo, a evoluo das regras e das tcnicas de preparao dos atletas; mas para aprender a jogar, voc precisa entrar em campo! No livro "Higiene Vocal - cuidando da voz"8, voc encontra conceitos bsicos sobre a produo vocal e conselhos para proteger a sua voz. H boas sugestes tambm no livro 260 Dicas para o cantor popular9. O livro Por Todo Canto10 traz CDs com 40 vocalises gravados em diversos ritmos (bossa-nova, blues, samba, reggae e outros). Ele tem por objetivo complementar os seus estudos, oferecendo uma forma fcil e divertida para treinar a tcnica aprendida nas aulas com o seu professor. Mas nenhum livro substitui o cuidado ao vivo por um bom profissional da rea. Se voc quer realmente preparar a sua voz para cantar, procure um professor de canto. Se for o

BEHLAU, Mara e PONTES, Paulo, Ed. Revinter SANDRONI, Clara, Ed.Lumiar 10 GOULART, Diana e COOPER, Malu, 2002.
8 9

20 caso, ele ir encaminh-lo para um fonoaudilogo ou para um otorrinolaringologista.

Existe algum programa de computador que ensine a cantar? Existem programas de computador que auxiliam no aprendizado de canto. Um bom exemplo o programa Bandin-a-Box, que gera arranjos a partir de cifras dadas ( preciso ter conhecimento de teoria musical e harmonia para usar este programa). Com ele voc dispe de uma banda virtual para estudar e ensaiar. Mas aprender a cantar exige a interao com um ser humano (ao menos no atual estgio de desenvolvimento tecnolgico). Envolve um modelo, envolve crtica, comentrios, sugestes e exemplos a partir do que ocorre num dado momento. A informtica uma ferramenta muito poderosa, mas apenas isso. O computador, sozinho, no faz nenhuma descoberta, nem cria nenhuma forma de arte (embora s vezes ele nos d esta impresso). Um processador de texto no faz poesia, um software grfico no retrata uma paisagem, um sequenciador no cria um tema musical. Estes aplicativos so excelentes auxiliares, que facilitam muito a expresso e a produo artstica. Quanto maiores o seu conhecimento e a sua criatividade, mais voc poder aproveitar os programas disponveis.

21 Existe algum curso de canto distncia, via internet? At agora no existe um curso deste tipo. Criar esta estrutura uma tarefa que demanda investimento alto e conhecimento de diversas reas educao, msica, tcnica vocal, informtica, webdesign, planejamento instrucional, administrao etc. tarefa complexa e multidisciplinar. O que j existe na WEB so sites que do algumas informaes sobre canto, voz e msica. So dicas, conselhos, sugestes. Mas de forma alguma isto equivale a um curso de canto.

Com que idade se deve comear a estudar canto? possvel comear a estudar canto em qualquer idade. H casos de pessoas que nunca cantaram, e s na terceira idade, depois de aposentados e com os filhos j criados, que encontram tempo para se dedicar a atividades prazerosas e criativas como o canto. Estas pessoas fazem progressos notveis, melhorando no s a prpria voz como tambm a auto-estima, o humor, a capacidade respiratria, o tnus muscular e a comunicao com familiares e amigos. Adolescentes e crianas podem fazer, alm do estudo da tcnica vocal propriamente dita, um trabalho mais amplo, visando objetivos mais abrangentes. Eles podem fazer um trabalho de iniciao musical utilizando a voz, incentivando a criatividade, a inveno e tambm aprimorando a escuta, permitindo que tenham acesso a grande variedade de estilos

22 musicais. Eles tambm precisam aprender a conhecer e lidar com o prprio corpo (inclusive enquanto cantam) - como mant-lo relaxado e com boa postura, como fazer movimentos que expressam sentimentos, quais movimentos facilitam a emisso da voz etc. Para isso, o ideal que crianas e adolescentes participem de algum coral bem dinmico, com repertrio variado e que incorpore s apresentaes alguma atividade cnica, que sempre aumenta a motivao do coro.

Na puberdade, quando a voz muda, preciso parar de cantar? A muda vocal faz parte do desenvolvimento de todas as pessoas, ocorrendo ao redor de 13-15 anos nos meninos e de 12-14 anos nas meninas (nos meninos a mudana bem mais perceptvel do que nas meninas). Este fenmeno fruto do crescimento da laringe, que acompanha o crescimento corporal geral, e da ao dos hormnios, que atingem novos nveis11. O efeito sonoro que percebemos conhecido: a voz se torna mais grave, mais cheia, perdendo as caractersticas de voz infantil. Nas mulheres a mudana mais sutil e costuma transcorrer sem maiores traumas; nos homens, a muda mais radical e podem surgir problemas durante o perodo de transio a voz sai mais grave numa hora e no instante seguinte sai fininha. O controle fica mais difcil e se mistura busca de uma identidade adulta e aos questionamentos tpicos da adolescncia. um perodo complicado!
11

BEHLAU, 2001, p. 54-61

23 Provavelmente no este o melhor momento para se comear a cantar, principalmente se a muda vocal est sendo vivenciada de maneira problemtica. No entanto, se o menino ou a menina j costuma cantar e participa de uma atividade musical bem orientada, no h razo para se afastar ao contrrio, cantar pode ser um excelente apoio psicolgico para este momento.

Meu filho de 6 anos pode fazer aula junto comigo? No. Os cuidados com a respirao, com o apoio e com a emisso vocal so importantes para adultos e crianas, mas as formas pedaggicas de treinar estes aspectos so diversas, bem como as exigncias. A extenso vocal e as regies a serem trabalhadas so diferentes. A sonoridade outra, trazendo problemas de timbragem entre as vozes mesmo que no se trate de um coral, quando se trabalha tcnica vocal em grupo preciso cuidar da combinao entre as vozes presentes! Outro fator fundamental a escolha dos recursos didticos - as imagens usadas para esclarecer a tcnica, o vocabulrio usado nas aulas, a escolha de repertrio, a dinmica da aula (o tempo de concentrao em uma mesma tarefa muito menor nas crianas do que nos adultos), tudo diferente! Alm disso, o mais interessante num grupo a troca de idias entre os prprios alunos, que ficam entusiasmados com o progresso dos colegas, sugerem repertrio para um ou outro, fazem observaes crticas para ajudar os colegas etc. Para esta "liga" acontecer, preciso que haja uma boa dose de identificao entre os participantes. A diferena muito grande

24 de idade pode se tornar uma barreira para esta interao, pois envolve toda a formao cultural e musical, concepo esttica, preferncias de estilos musicais, podendo ainda esbarrar em problemas como auto-imagem, auto-estima, dificuldade em aceitar as mudanas corporais e psicolgicas associadas idade (na adolescncia e na "envelhescncia"). Claro que as diferenas existem e so at desejveis; mas cada grupo deve ter um "perfil" claro, formando uma comunidade harmoniosa, de tal forma que cada participante colabore direta ou indiretamente para o desenvolvimento musical/vocal dos outros. muito difcil conseguir este objetivo misturando crianas e adultos.

Em quanto tempo vou aprender a cantar? Esse tempo varia de uma pessoa para outra, e tambm em funo do significado que atribui expresso aprender a cantar. Depende da sua situao atual e do seu objetivo, ou seja, onde voc est e onde quer chegar. Na maioria dos casos, o aperfeioamento vocal um trabalho a mdio/longo prazo, pois depende de aprender e internalizar uma srie de novos hbitos. por esta razo que este processo tem que ser divertido, para que no se perca a motivao antes de conseguir resultados. Se voc iniciante, vai levar aproximadamente dois a quatro meses para notar alguma melhora na emisso de sua voz. Durante este perodo, voc vai aprender a controlar a respirao para cantar (alm de adquirir uma srie de bons hbitos vocais) e ento provavelmente cantar com menos esforo. Depois de seis a oito meses de estudo, voc pode

25 esperar um desenvolvimento significativo tanto na qualidade da voz como na musicalidade. E depois disso, h todo um universo de pesquisa musical, onde voc vai buscar atingir o mximo de seu potencial.

Vou precisar fazer aula de canto por toda a vida? No. A aula de canto necessria para que voc consiga reconhecer sua maneira de emitir a voz. Se voc j tem conscincia de como seu corpo se comporta ao cantar e consegue evitar as condutas de esforo, pode praticar em casa sozinho. Esta prtica que deve ser feita sempre. Nem todo mundo gosta de fazer exerccios sem o acompanhamento de um professor por isto comum que as pessoas prefiram manter a aula de canto por longos perodos. Voc precisa praticar por tanto tempo quanto queira estar "em forma". Trata-se de um treinamento - comparvel, por exemplo, prtica da musculao. Enquanto voc quiser ter msculos definidos, voc vai ter que fazer seus exerccios em casa (se tiver muita disciplina e determinao) ou freqentar regularmente a academia de ginstica. Se algum descobrir outra maneira, por favor me avise!

Como preparar minha garganta para cantar? O instrumento do cantor muito mais do que a garganta. O seu instrumento o corpo, o organismo como um todo. Quem canta voc, no apenas a sua garganta.

26 O condicionamento fsico, a sade em geral, o bemestar no mais amplo sentido da palavra inclusive o psicolgico so fundamentais para um bom desempenho vocal. Tudo que benfico para o organismo faz bem para a voz; e inversamente, tudo que nocivo para o organismo faz mal para a voz. Dormir pouco, fumar, beber em excesso, alimentar-se mal... bvio que nada disto pode fazer bem seja para a voz, seja para a vida. Respirar bem, estar relaxado, ter uma boa postura, evitentemente fazem voc cantar melhor, e tambm ter mais disposio e energia para o trabalho e para o lazer. Mas ateno: cuidar da sade e do bem-estar no deve ser confundido com os rituais de preparao para cantar. H cantores que no sobem num palco sem mastigar trs cristais de gengibre, tomar ch de limo com mel, prpolis e agrio, pingar descongestionante no nariz no tenho nada contra os descongestionantes, chs, etc., desde que sejam usados com indicao mdica, com moderao e em caso de real necessidade. Estou me manifestando contra o uso compulsivo e ritualstico destes mecanismos: no se pode depender disto para ter um bom desempenho. Cantar um ato natural, que faz parte das atividades cotidianas do cantor. Ele deve estar sempre pronto para isto, com a voz sempre inteira, disponvel. Mesmo num dia pssimo, ainda que no se v fazer um show especialmente inspirado, um mnimo de correo tem que ser atingido at porque o cantor tem o privilgio de ter um trabalho que gera prazer ao ser feito, melhorando assim a sua disposio depois de um show bem realizado. E esta realizao no pode depender de fatores externos: o cantor tem que ter os recursos tcnicos e interpretativos disponveis, internalizados, automatizados.

27 Por isso que h necessidade de intenso trabalho de preparao a longo prazo. No basta aprender a respirar bem e saber como usar os recursos vocais: preciso praticar e automatizar este processo. A tcnica s se torna um aliado til quando ela j est assimilada, e no precisamos nos lembrar dela. Dito de outra forma: s podemos utilizar realmente a tcnica que j est internalizada, ou j faz parte do nosso comportamento inconsciente. Essa tcnica no se limita garganta: envolve todo o corpo, a mente e a alma.

melhor fazer aula individual ou em grupo? Depende. A aula individual obviamente proporciona um contato pessoal, com o professor dando toda a ateno a voc. Ele vai acompanhar cada detalhe, responder a cada dvida e focalizar cada problema. Se voc est preparando um show, ou vai gravar um disco, talvez seja melhor ter aulas individuais. Outra indicao: as dificuldades musicais especficas (por exemplo, com o ritmo ou com a afinao) podem ser resolvidas mais rapidamente numa aula individual. Tambm necessrio que a aula seja individual quando se tem algum problema na voz (por exemplo, uma tendncia a ficar rouco, uma voz muito soprosa, muito fraca, uma extenso muito pequena). Mas ateno: alguns problemas vocais tm que ser avaliados pelo otorrinolaringologista e/ou pelo fonoaudilogo. Por outro lado, na aula individual voc est em contato apenas com o professor, sendo ele sua nica referncia. Como existe uma grande distncia entre a sua performance e a do professor, podem ocorrer pensamentos como eu nunca vou conseguir cantar assim; ah, canta voc, para eu ouvir, porque eu canto muito mal.... claro que tarefa do professor saber

28 lidar com estes sentimentos, compreendendo e diluindo o natural sentimento de inferioridade (entre aspas mesmo) do aluno. J no grupo, voc encontra seus pares. A comparao fica mais favorvel. Voc v o crescimento dos colegas, e v tambm que todos tm defeitos, problemas, dificuldades. Cada um pode aprender com os erros e com os acertos dos outros alunos - todos participam ativamente do processo de aprendizagem. O professor passa a ser tambm um orientador, motivando e trabalhando junto com os alunos. No grupo voc tem oportunidade de se expor em todas as aulas a um pequeno pblico especialmente compreensivo e tolerante, pois todos se alternam como pblico e cantor. Estas mini-apresentaes so extremamente gratificantes e representam uma prtica fundamental para diminuir a inibio e a timidez. Outra vantagem que seus colegas de grupo provavelmente vo trazer sugestes e exemplos de msicas que voc no conhecia, enriquecendo o seu repertrio. Alm disso tudo, voc vai poder fazer exerccios (vocalises) a duas ou mais vozes, ampliando a sua compreenso harmnica e tornando mais precisos o seu ritmo e a sua afinao.

29 Como funciona uma aula de canto? O que se aprende numa aula? Seja individual ou em grupo, uma aula de canto deve proporcionar ao aluno a oportunidade de se exercitar e se desenvolver em duas grandes reas: Tcnica vocal noes sobre o funcionamento do seu aparelho fonador (como que a voz produzida) exerccios para controlar e melhorar a respirao para o canto exerccios vocais (vocalises) para treinar e aperfeioar: a emisso e projeo da voz a dico e a articulao a extenso vocal a afinao e o ritmo o timbre (a qualidade vocal) Interpretao pesquisa e ampliao do seu repertrio dentro da msica popular brasileira e internacional prtica orientada, experimentando diversos recursos interpretativos gravao e audio comentada sobre a sua interpretao das canes escolhidas prtica de uso do microfone busca de um estilo pessoal treinamento do ouvido musical (percepo musical)

Este um esquema genrico, que se aplica maioria dos casos. Algumas vezes uma aula de canto pode estar inserida em um programa mais amplo de aperfeioamento vocal,

30 musical, artstico e pessoal. Por exemplo, voc pode ser um ator que foi chamado para participar de um musical ento sua aula vai focalizar o repertrio desta pea. Ou talvez voc queira descobrir se mesmo to desafinado quanto dizem aqui, a principal funo da aula ser despertar a sua musicalidade, enriquecer a sua escuta musical, construir uma conscincia vocal para voc. Outro caso bastante comum o do aluno que acabou de se aposentar e quer usar o tempo livre recm-conquistado para cultivar o canto como um novo hobbie, buscando apenas o prazer pessoal de ouvir sua voz ficar mais bonita. Nestas situaes, o programa das aulas vai ser personalizado: ele ser montado em funo da situao, dos interesses e das necessidades especficas de cada aluno. o caso dos cantores profissionais, que tm objetivos claros e disposio para um treinamento mais longo e aprofundado. Acho importante o exerccio da observao musical, criando o hbito de ouvir mais profunda e completamente, ao invs da escuta superficial que s percebe a melodia, ou mesmo a letra, pura e simplesmente. Com as aulas, voc passa a procurar por todas as melodias (ou vozes) presentes na cano. bom lembrar que existem tambm muitas diferenas entre os professores: cada um vai dar maior ou menor importncia a cada um dos itens citados.

O cantor popular deve estudar canto lrico?

31 Tanto o estudo do canto lrico como do canto popular podem ser muito positivos, contribuindo para melhorar sua emisso vocal, respirao, articulao e outros aspectos da tcnica. Em resumo, sua voz ganha mais eficincia e qualidade, independentemente do repertrio escolhido. O estudo de canto lrico vai preparar voc muito bem para cantar msica erudita. Voc vai aprender a emitir a voz de acordo com os padres estticos da msica erudita clssica. Vai tambm desenvolver um repertrio de canes clssicas e rias de pera, e vai ter orientao sobre como interpretar estas msicas conforme os cnones do bel canto. Se o seu objetivo cantar msica popular, voc precisa estudar este estilo de canto. A tcnica vocal deve ser voltada para as formas de cantar msica popular, bem como o repertrio e a interpretao correspondentes. Veja a seguir as principais semelhanas e diferenas entre canto popular e erudito.

Quais as semelhanas entre o canto lrico e o popular? Os mecanismos fsicos de produo da voz so basicamente idnticos em ambos os casos. O que muda a forma de explor-los e valoriz-los. Tambm os mecanismos psquicos, as expectativas, ansiedades, sentimentos que influenciam a produo vocal, so aqueles comuns a todos ns, humanos.

32 Ambos precisam desenvolver bons hbitos de higiene vocal12, inclusive o hbito de fazer exerccios vocais regularmente. O cantor de pera, por exemplo, um atleta da voz pela prpria natureza de seu repertrio; j o cantor de barzinho pode ter um repertrio menos desgastante, mas em compensao enfrenta pssimas condies de trabalho (ar condicionado, fumaa, amplificao deficiente, rudo intenso durante as suas apresentaes). Alm disso, tanto o cantor lrico como o popular devem buscar uma permanente atualizao. Nenhum artista est definitivamente pronto: preciso se desenvolver sempre, questionar o que se fz at agora, renovar solues, buscar novos caminhos. Quais as diferenas entre o canto lrico e o popular? H diferenas em muitos aspectos. Veja alguns: Intensidade Lrico: Precisa de grande volume ou potncia vocal; a voz deve alcanar toda a platia, mesmo cantando junto com uma orquestra sinfnica, sem usar microfone. Popular: O microfone permite uma emisso no nvel da fala, com naturalidade. O cantor regula o volume atravs da sua emisso vocal e tambm atravs do equipamento (microfone). Qualidade vocal Lrico: Existem cnones (padres) j estabelecidos que devem ser respeitados, de acordo com cada tipo de voz.
12 Por higiene vocal entende-se uma srie de condutas para a manuteno da sade da voz.

33 Popular: O conceito de boa voz mais flexvel, e valoriza um estilo pessoal, uma voz que se identifique, uma marca. Articulao e dico Lrico: Segue regras que s vezes tornam a pronncia artificial e difcil de entender. Pode-se, at certo ponto, distorcer um fonema em favor da melhor emisso musical. Popular: A letra deve ser dita como na fala, com clareza, naturalidade e sem distores na pronncia, para que seja compreendida imediatamente. Extenso Lrico: As composies frequentemente tm grande extenso, e tendem a explorar as regies extremas das vozes. Busca-se o virtuosismo vocal, o desafio tcnico; o cantor deve demonstrar todos os seus recursos. Popular: Nem sempre necessria uma grande extenso vocal. Entre as cantoras, parece haver certa tendncia a rejeitar os agudos (principalmente no registro de cabea) e valorizar a voz grave; uso da voz mista (mistura as ressonncias de cabea e peito). Vibrato Lrico: Sempre presente, exceto em alguns poucos estilos de msica antiga, que o usam apenas como ornamento. A partir do Barroco, o vibrato caracteriza uma voz treinada. Popular: Depende do estilo; pode estar ausente, presente em alguns pontos especficos (finais de frases, ou em alguns ataques) ou em toda a cano. um recurso expressivo opcional. Classificao vocal (soprano, tenor etc.) Lrico: o primeiro passo para se construir um repertrio. Existem msicas escritas para cada tipo de voz, e

34 esta inteno do autor tem que ser respeitada. Veja mais sobre este assunto na pgina 30. Popular: A escolha do repertrio feita pelo gosto pessoal, e a tonalidade da pea modificada para se adequar tessitura do cantor. A classificao perde importncia: o que conta mostrar uma voz interessante, pessoal, marcante, que o ouvinte possa identificar. Liberdade, Criatividade, Improvisao Lrico: Procura ser fiel inteno original do autor, respeitando todas as indicaes da partitura, como tonalidade, melodia, ornamentos, dinmica etc. O cantor no pode improvisar. Popular: Procura a novidade, o surpreendente, a releitura; espera-se sempre ouvir uma verso diferente da que j foi feita. desejvel que o cantor coloque na cano a sua marca, criando variaes rtmicas e meldicas.

Qual o melhor truque para esquentar a voz? Alguns cantores desenvolvem hbitos que se tornam verdadeiros rituais - consomem toneladas de pastilhas, balas, cristais de gengibre; usam sprays de rom, prpolis, hortel e o que mais surgir nas farmcias; e h ainda os que recorrem a bebidas alcolicas como conhaque ou licor na esperana de "esquentar" a voz. Nenhuma destas receitas tem fundamento comprovado, embora possam funcionar como um amuleto ( o famoso efeito psicolgico ou placebo). As pastilhas e sprays so remdios, que podem ser receitados pelo mdico quando necessrio; mas usados constantemente e sem critrio podem causar danos sade. Pior ainda: estes medicamentos podem

35 mascarar o problema, escondendo temporariamente a dor (a dor um alerta do organismo!) e fazendo voc acreditar que ento pode falar ou cantar vontade, o que obviamente vai agravar a situao. Tomar um ch fervendo na iluso de que vai esquentar a garganta outro engano comum. Voc pensaria em tomar um banho bem quente para esquentar os msculos antes de jogar uma partida de futebol? O aquecimento que prepara a ao o exerccio que comea moderado e vai se intensificando at se atingir a melhor forma. Para isso existem os vocalises de aquecimento. Quanto s bebidas, seu efeito apenas o de relaxar e/ou desinibir - bvio que estamos falando de tomar UMA dose, pois o excesso de bebida, alm de todos os problemas que traz, ainda por cima pode comprometer a concentrao, a ateno e a memria. A nica forma eficaz de aquecer a voz, preparando-a para uma apresentao, fazer exerccios vocais de aquecimento. Agora, se alm disso voc quiser tomar aquele chazinho morno...

Quais so os cuidados que um cantor deve ter com a voz? bom lembrar que a nossa voz reflete o nosso estado geral. Se voc dormiu pouco, ou est gripado, ou deprimido, ou saindo de uma aula de aerbica de alto impacto, sua voz certamente vai traduzir estas diferentes situaes. Como regra geral, tudo que saudvel e faz bem para o organismo vai fazer bem para a voz; e tudo o que nocivo para

36 o corpo vai tambm prejudicar a voz. Ou seja: um profissional da voz deve cuidar muito bem da sua sade fsica e emocional. Pode parecer bvio, mas no custa lembrar. Se voc notar uma rouquido persistente, dor, desconforto ou ardncia na garganta, visite o seu otorrinolaringologista e siga as recomendaes dele. A automedicao no compensa! Ningum precisa viver dentro de uma redoma: a voz um instrumento muito especial mas no to frgil assim. Basta evitar abusos. O cantor pode perfeitamente ir ao Maracan e torcer pelo seu time; s no precisa ficar berrando o tempo todo junto com a galera. Longas conversas so muito divertidas, mas devem ser feitas longe de lugares muito barulhentos (discotecas, shows de rock pesado, etc.). Chegamos assim ao ponto mais importante: quem faz uso profissional da voz precisa de um treinamento vocal especfico e constante para desenvolver, aperfeioar e proteger o seu aparelho fonador. Este treinamento pode variar bastante de estilo, dependendo do profissional que o tenha orientado; mas certamente incluir entre as suas prticas exerccios de relaxamento e postura, exerccios respiratrios e exerccios vocais (vocalises). Voc no precisa ter aula de canto a vida toda, pois chega um momento em que voc j tem conscincia do seu processo de produo vocal. Nesta situao voc pode praticar seus exerccios vocais sozinho, sempre atento para evitar o esforo e monitorar os resultados. De vez em quando faa algumas aulas com um professor (o seu antigo mestre ou um outro profissional com uma viso diferente) para resolver um ou outro problema que possa ter surgido e para ampliar ainda mais os seus recursos tcnicos e artsticos.

37 Noto que fico cansado depois de cantar. Por que isto acontece? Voc deve estar fazendo mais esforo do que deveria para cantar. Aqui esto algumas possveis causas, com sugestes para diminuir o problema: cantar. 1. Voc nunca faz aquecimento antes de comear a a reunir prtica um com um livros que

Sugesto: Comece agora mesmo exerccios de aquecimento vocal e faa de sua hbito. Fale com um professor, converse fonoaudilogo ou preparador vocal, procure tragam CDs de vocalises e monte seu kit.

2. Voc est cantando por horas a fio, sem intervalo. Sugesto: Passe a controlar o seu tempo, concedase alguns momentos de descanso entre as msicas. 3. Voc canta aps um dia inteiro de trabalho no escritrio. Sugesto: Cantar bom e relaxa; mas procure fazer um trabalho vocal mais leve durante a semana, e deixe os ensaios mais longos para o fim de semana. 4. Voc est cantando num ambiente muito barulhento, sem microfone ou com um microfone ruim. Sugesto: Compre urgentemente um bom microfone e aprenda tudo o que puder sobre o seu uso e a sua regulagem; se for possvel, mude o local dos ensaios e/ou apresentaes. 5. Os msicos da sua banda tocam muito alto e voc no consegue se ouvir.

38 Sugesto: Se sua voz muito fraca, com pouca projeo, estudar canto ser a soluo para aumentar a sua intensidade; de qualquer forma, tente conversar com a banda, explicando que impossvel cantar sem se ouvir! 6. Voc no sabe controlar a respirao quando canta. Sugesto: Aula de canto, j! 7. Enquanto canta, voc faz muitos gestos, levanta os ombros, tensiona o rosto, aperta o pescoo, levanta o queixo. Sugesto: Cada estilo de canto pede um tipo de comportamento no palco. Mas em nenhum deles necessrio fazer tantos gestos, especialmente com a cabea e o pescoo. comum vermos os cantores sertanejos levantarem o queixo e balanarem a cabea enquanto cantam notas agudas; isso no tem nenhum fundamento tcnico. apenas um hbito postural, que traz prejuzo vocal a longo prazo. Quanto mais voc puder manter relaxados os ombros, cabea e pescoo, tanto melhor para sua voz. claro que voc no vai cantar parado, pois preciso ter expresso corporal e facial; mas isso no precisa ser feito s custas de uma grande tenso muscular. A menos, claro, que voc cante rock pesado neste caso, a preparao mais intensa e inclui, alm do estudo de canto, um condicionamento fsico vigoroso.

Por que minha garganta di quando eu canto? A dor um sinal de alerta do organismo, avisando que algo no vai bem. Se a garganta s di quando voc canta, provvel que a dor seja provocada por algum gesto, tenso muscular ou algum tipo esforo que voc faz, sem perceber,

39 durante o canto. Mas em todo caso procure logo o seu otorrinolaringologista. Dor tem que ser levada a srio, no d para ficar esperando ela passar sozinha. Muito cuidado com os famosos sprays e pastilhas recomendados por pessoas no habilitadas: estes produtos escondem a dor, impedindo que voc perceba o problema e dando a impresso (falsa) de que voc pode cantar vontade. No dia seguinte voc estar ainda pior. S use medicamentos se o mdico receitar.

Por que eu sempre acordo rouco? Rouquido, assim como a dor de garganta, sinal de que algo est errado. Pode ser que voc passe a noite toda respirando pela boca, o que indica que precisa modificar o padro respiratrio (procure um fonoaudilogo). Pode haver algum problema orgnico em sua laringe (procure um otorrinolaringologista). Enfim, no pense que natural acordar rouco. No . O que natural acordar com a voz um pouco mais grave, um pouco mais fraca ou um pouco mais soprosa; mas s um pouco, e nunca a ponto de tornar sua voz irreconhecvel. E ela deve voltar ao normal em alguns minutos aps o despertar.

Cantar em baile prejudica a voz? No. Cantar em baile pode ser extremamente prazeroso. O pblico manifesta sua aprovao msica durante a prpria execuo, danando com entusiasmo (esperase!).

40 uma grande escola para o cantor: desenvolve o repertrio e a antena musical, j que costuma haver pouco ou nenhum ensaio. O cantor aprende a se comunicar melhor com os msicos que o acompanham e a entender as dicas musicais que eles oferecem. Num baile, a platia est primariamente interessada em danar, e no em observar o cantor; isto diminui a ansiedade e deixa o cantor vontade para fazer experincias de interpretao, como cantar uma msica em um tom diferente do habitual, ou com um arranjo novo. No entanto, esta experincia pode ser vocalmente desgastante por vrios motivos. Veja na pgina 37 a pergunta O que faz mal voz?

Cantar em coral bom ou faz mal para a voz? Cantar em grupo sem dvida uma das maneiras mais fascinantes de se fazer msica. O sentimento de ser parte de um instrumento, a conscincia de que sua voz, somada dos colegas, resulta numa sonoridade nica e harmoniosa, tudo isso traz um prazer que s pode ser compreendido por quem faz ou j fez parte de um coral ou grupo vocal. Cada um responsvel por sua parte, mas ao mesmo tempo ele tem que estar perfeitamente sintonizado com os colegas. Ele aprende a ouvir o outro sem perder a sua individualidade. Somente esta caracterstica j seria razo suficiente para que a prtica do canto em grupo fosse recomendada para todas as pessoas em qualquer idade; mas podemos citar ainda outros aspectos positivos: o coral cria ou aprofunda vnculos afetivos entre os participantes, estimulando o esprito de cooperao e

41 o trabalho em equipe; estimula a autoconfiana e a confiana nos parceiros; melhora a capacidade de concentrao; reduz significativamente o stress; e os exerccios vocais, bem conduzidos por um preparador vocal competente, trazem benefcios tambm para a voz falada, melhorando a capacidade de comunicao. O cuidado fundamental escolher um coral dirigido por um profissional competente e que conhea as peculiaridades e caractersticas do seu instrumento um regente de coral precisa conhecer a voz humana, explorar suas possibilidades e respeitar suas limitaes dentro da msica! Se tiver a capacitao, poder ele prprio cuidar da preparao tcnica das vozes; se no, pode fazer um excelente trabalho em conjunto com um professor/preparador vocal especializado. deles! Existem muitos corais bem orientados. Procure um

Posso tomar sorvete? Beber gua gelada? Refrigerante? Isto depende da sensibilidade ou da resistncia de cada pessoa para cada um destes itens. Algumas pessoas sentem dor de garganta ou ardncia depois de beber um gole de gua gelada; outras tomam litros de sorvete e bebem gua geladssima sem serem afetadas. Como regra geral, deve-se evitar os gelados durante as aulas de canto e apresentaes, e tambm algumas horas antes e algumas horas depois. Mas no dia-a-dia, tudo vai depender da

42 sua reao individual: se no afeta a sua voz, pode beber vontade. Quanto aos refrigerantes, existe um outro problema alm da temperatura gelada: o gs. Principalmente se voc tem tendncia a ter refluxo, no experimente cantar logo depois de um copo - ou vai ter que cantar com a desagradvel sensao de que o gs pode voltar ruidosamente a qualquer momento.

O que faz mal voz? Vejamos alguns fatores que costumam agredir a voz e algumas sugestes para tentar minimizar seus efeitos nocivos.
Cantar por um longo tempo sem preparao vocal adequada

Shows muito longos, com muita coreografia, ou bailes que duram quatro horas ou mais exigem muito da voz. fundamental estar bem preparado vocalmente para enfrentar tamanha jornada de trabalho. Como se preparar? Com exerccios vocais regulares e com hbitos saudveis para a voz. No se esquea: antes de subir ao palco, faa um aquecimento vocal. No se esquea de ter sempre mo uma garrafinha de gua sem gs em temperatura ambiente. Proteja sua voz!
Amplificao insuficiente para a voz

Voc ser obrigado a fazer muito esforo para se ouvir e ser ouvido. Isso, evidentemente, pssimo. Converse com o tcnico de som para buscar uma soluo. Se puder, compre seu prprio equipamento. fundamental que voc se oua, pois sem monitorao adequada voc no pode saber nem mesmo se est afinado!

43
Arranjos feitos sem levar em conta a sua extenso vocal

Voc fica obrigado a cantar em tons no apropriados para a sua voz. Isso tambm gera esforo vocal. Converse com o arranjador. Leve uma gravao sua, mostrando como sua voz fica mais interessante num tom confortvel.
Ambiente desconfortvel

Muito frio, muito calor, vento, fumaa de cigarro, local barulhento... tudo isto pode arruinar sua voz. importante saber, de antemo, se o lugar tem ar condicionado muito forte (leve um agasalho), ou se faz um calor escaldante (use roupas leves, prenda o cabelo). Faa o possvel para se precaver, e procure fazer um relativo repouso vocal no dia seguinte. Como voc pode ver, mesmo quando os problemas no dependem s de voc, possvel encontrar alguma forma de resolv-los ou de neutralizar os seus efeitos. Faa a sua parte!

possvel afinar um desafinado? Existem vrias causas para a desafinao, e o tratamento vai depender destas causas. Alguns casos so muito fceis e rpidos, outros podem demorar mais tempo. Felizmente a maioria dos casos curvel! Muita gente confunde voz desafinada com voz desagradvel. Afinao no tem nada a ver com qualidade vocal. Se sua voz estridente, spera, rouca, trmula ou muito anasalada, ento voc tem um problema na qualidade vocal, na

44 sonoridade da sua voz (o timbre). Voc pode ter problemas vocais sem necessariamente ser desafinado. Cantar afinado significa reproduzir fielmente uma melodia, respeitando as distncias entre uma nota e a seguinte (ou seja, mantendo os mesmos intervalos) e observando o ritmo dado; se houver acompanhamento, deve-se observar a relao de cada nota com os acordes (a harmonia da msica). Experimente cantar, sem a letra, uma msica bem conhecida. Se seus amigos conseguirem identificar qual a msica, voc no deve ser to desafinado assim.

Mas porque eu desafino? Vamos examinar algumas casos de desafinao(13): Caso 1 - voc tenta cantar junto com o CD, mas no alcana todas as notas (claro, o cantor deve ter uma extenso diferente da sua!) e, na tentativa de imit-lo, voc fora a voz e... desafina. Por que isto acontece? Cada instrumento pode tocar uma gama determinada de notas; um contrabaixo no pode tocar as mesmas notas que uma flauta. O mesmo acontece com as vozes humanas: cada uma tem uma extenso prpria. Voc no pode cantar todas as notas do mundo! Caso 2 - voc no conhece direito a msica, ou aprendeu errado.
13 Um estudo completo sobre a desafinao vocal se encontra em SOBREIRA, 2002

45 Neste caso, voc modifica a melodia apenas porque pensa que a msica assim. Basta aprender a forma correta para resolver o problema. Caso 3 - o seu violonista (ou pianista) s sabe (ou s quer) tocar a msica no tom original14, que por acaso totalmente inadequado para a sua voz. Voltamos ao mesmo problema do item 1. Caso 4 - voc no tem o hbito de ouvir, concentradamente e com toda a ateno, todos os detalhes da melodia: s presta ateno na letra. Neste caso preciso desenvolver uma escuta mais aprimorada, em que voc passe a ouvir todos os instrumentos. Um exerccio para comear: escolha uma msica que voc j conhece. Escute a gravao, mas tente no prestar ateno no cantor: concentre-se num instrumento - por exemplo a bateria, ou o piano, ou o violo. Tente seguir mentalmente tudo que este instrumento est fazendo; se conseguir, tente imit-lo. Faa isso com vrios instrumentos, um de cada vez, e depois volte a prestar ateno no cantor. Percebeu a diferena? Como voc v, existem solues diferentes para cada tipo de desafinao. Os casos em que no se consegue nenhum progresso existem, mas so raros.

14

Ver as perguntas relacionadas a tom

46 Acho at que sou afinado, mas o problema que eu no tenho ritmo. A noo de ritmo est ligada ao tempo e tambm ao nosso dia-a-dia. Nosso corao pulsa num determinado ritmo, que fica mais rpido quando fazemos esforo. Sabemos se o telefone est chamando ou se est ocupado porque o toque tem um ritmo diferente. Na msica, o ritmo definido como a combinao de sons e silncios (pausas) de diferentes duraes dentro de um padro regular (compasso). Quando voc canta uma nota longa, tem que prolongar a slaba para que ela dure mais tempo. Vamos representar esquematicamente o ritmo atravs da distribuio das slabas na cano infantil Atirei o pau no gato. Observe que existe um padro regular, com slabas mais fortes iniciando cada compasso. 1o. Compasso A ti 2o. 3o. Compasso Compasso rei o pau no ga to 4o. Compasso to mas o

Se voc tem dificuldades com o ritmo, provavelmente precisar desenvolver sua percepo musical (tambm chamada musicalizao) em uma escola de msica ou com um professor de canto que tenha este conhecimento. Enquanto isto, voc pode tentar estes recursos:

47 Oua uma msica num CD, prestando ateno somente nos instrumentos que marcam mais explicitamente o ritmo (geralmente o baixo e a bateria). Tente imitar um destes instrumentos de cada vez, seja batendo palmas ou marcando com os ps. Isso pode ser difcil se voc nunca tentou antes. Entre numa aula de dana de salo. Entre numa aula de sapateado talvez seja melhor comear com um instrutor particular, e no numa turma.

Adoro esta msica, mas no consigo cantar porque ela muito aguda para mim. Na msica popular, o tom de cada msica deve ser definido em funo do conforto para a voz do cantor no existe nenhum compromisso em se cantar no tom original em que a msica foi composta. Alis, muitas vezes a gente nem sabe qual foi o tom original. O compositor faz a cano, grava com violo-e-voz, s para mostrar a um cantor famoso, que ento grava a msica num tom adequado a ele. A msica vai se tornar conhecida pela gravao do cantor famoso; como que o pblico vai saber qual foi o tom original? Portanto, na grande maioria das vezes, a soluo simplesmente transpor a msica para um tom mais adequado para quem vai cantar. Se voc acha que a msica ficou aguda, pea ao seu acompanhador para toc-la num tom mais grave15.

15

Ver as outras perguntas sobre o assunto tom.

48 O problema surge quando a melodia tem uma extenso muito grande ou seja, usa uma grande gama de notas, abrangendo portanto notas graves e agudas, qualquer que seja a tonalidade em que se execute a msica. Neste caso, se voc tentar transpor para um tom mais grave, vo surgir notas MUITO graves. A soluo? Estudar para aumentar a extenso da sua voz! Mas lembre-se: existem timos cantores populares com uma extenso pequena, pois no somente a extenso que define o bom cantor. O mais importante conhecer os limites e as potencialidades da sua voz, valorizando-a com um repertrio adequado.

Todas as msicas eu canto em F, certo? Errado. Ningum pode cantar todas as msicas no mesmo tom. O tom de uma msica depende da construo da melodia, e da maneira como foram usados e encadeados os elementos meldicos presentes na composio. Cada cano tem uma estrutura meldica diferente. No existe uma regra obrigando o compositor a comear sempre a msica num determinado ponto (grau) da escala. Por exemplo, Parabns pra voc comea no quinto grau, que coincidentemente tambm a nota mais grave; a nota mais aguda desta msica o quinto grau uma oitava acima, o que nos faz ver que Parabns tem uma extenso de uma oitava. notas: Se eu cantar esta msica em D, vou usar as seguintes

do re mi fa sol la si do re mi fa sol la si DO re mi fa sol la si do re mi fa sol la si do

49 Mas se eu cantar esta mesma msica em F, vou usar as seguintes notas:


do re mi fa sol la si do re mi FA sol la si do re mi fa sol la si do re mi fa sol la si... do re mib fa sol la sib do re mib fa sol la Si b do re mib fa sol la sib do re mib fa ...

Ou ainda em Si bemol:

Agora, se a msica , por exemplo, Asa Branca, este quadro fica assim: Se eu cantar no tom de D:
do re mi fa sol la si DO re mi fa sol la si do re mi fa sol la si do re mi fa sol la si... do re mi fa sol la si do re mi FA sol la si do re mi fa sol la si do re mi fa sol la si... do re mib fa sol la sib do re mib fa sol la Si b do re mib fa sol la sib do re mib fa sol...

Ou se eu escolher o tom de F:

Ou se eu escolher o tom de Si bemol:

Achar o melhor tom para voc cantar cada msica significa encontrar o melhor encaixe: em qual tom a msica deve ser tocada para se encaixar na melhor regio da sua voz. Se eu escolher outra msica, as notas em cada tom podem ser totalmente diferentes deste exemplo. Cada msica tem uma extenso diferente e comea e termina em graus diferentes da escala. Um cantor leigo no vai conseguir definir o tom de uma msica: preciso ter conhecimento terico, um ouvido bem treinado e alguma vivncia prtica. Pea sempre ao seu professor de canto para informar em que tom voc est cantando cada msica de seu repertrio. Crie o hbito de associar sempre ao nome de cada msica o compositor e o tom em que voc canta aquela msica. Dica: Use um caderninho de telefones (ou sua agenda

50 eletrnica) para anotar cada msica de seu repertrio com seu respectivo tom ao lado. Fica tudo arrumado em ordem alfabtica e muito mais fcil de consultar!

D maior fica muito alto. Posso cantar em d menor? Esta pergunta, que ocorre com freqncia, indica que voc est fazendo confuso entre vrios conceitos como tom, maior e menor, alto e baixo. Ento vamos por partes. Voc pensou certo: se a msica est muito alta, ou muito baixa, vamos mudar o tom. Assim ela ficar mais confortvel para a sua voz. No entanto, o fato de ser um tom maior ou menor no tem nada a ver com a altura da msica. Se voc leu as perguntas anteriores, j sabe como funciona a questo da transposio, e tambm entendeu a mecnica de encontrar um tom adequado para cada msica do repertrio de cada cantor. Um tom maior tem uma estrutura meldica diferente de um tom menor. Eu no posso transpor uma msica de um tom maior para um menor nem vice-versa, pois se eu fizesse isto estaria modificando a msica, tornando-a irreconhecvel, quase criando uma outra composio. Voc tem toda a liberdade para tocar uma msica em qualquer tom, contanto que respeite as caractersticas da composio - inclusive o fato de ser maior ou menor.

51 Como que eu posso descobrir o tom da minha voz? No estudo da voz falada, a palavra tom est relacionada frequncia de um som, e portanto refere-se altura, em Hz, de um som. Um fonoaudilogo pode dizer que voc fala num tom agudo, ou que o tom da sua voz grave. Ou seja, usa-se tom significando som. Pode-se tambm usar tom significando inteno no gosto desse seu tom irnico, ou ele disse isso num tom suave. Em msica, tom sinnimo de tonalidade, e est ligada a um conjunto de sons interrelacionados, uma famlia de sons, e no a um som apenas. Ento na rea da msica voc no tem um tom. Cantores no tm tom. Ningum tem um tom. As msicas que esto em um tom, e o cantor precisa saber em qual tom ele vai cantar cada msica. Para cada msica aprendida, preciso experimentar e encontrar o tom mais confortvel para a sua voz. J vimos que um leigo no vai saber identificar em que tom est uma msica: quem vai fazer isso o professor de canto, o diretor musical e/ou o arranjador. A pergunta mais correta, ento, : - Em que tom eu canto esta msica? ou ento: - Qual o meu tom para esta msica?

Em que tom eu vou cantar cada msica? As vozes humanas tm uma extenso (conjunto de todos os sons que voc pode emitir, do mais grave ao mais agudo) e uma tessitura (conjunto de todos os sons que voc pode emitir com boa qualidade vocal, do mais grave ao mais

52 agudo). As msicas tambm tm uma extenso: a distncia entre a nota mais grave at a mais aguda daquela melodia. Vamos representar esquematicamente num grfico: Piano sons + graves sons mdios sons + agudos

Extenso de uma determinada pessoa graves mdios Tessitura desta mesma pessoa graves mdios agudos agudos

Extenso de uma determinada msica nota mais grave nota mais aguda

Com o treinamento vocal, a tendncia voc ampliar a sua tessitura tanto na direo dos graves como dos agudos. No entanto, todos os instrumentos (inclusive a voz) tm um limite. Por exemplo, uma flauta no pode tocar os mesmos sons que um trombone, assim como a Gal Costa no pode cantar os mesmos sons que o Tim Maia. Voc no pode mudar a extenso de uma melodia, pois isso iria descaracteriz-la voc estaria cantando uma outra msica. Porm, voc pode alterar a regio em que vai tocar esta msica, sem descaracteriz-la: isto se chama transpor a msica de um tom para outro, fazer uma transposio. Voltando aos esquemas:

53 Piano sons + graves sons mdios sons + agudos

Extenso de uma determinada msica

nota mais grave

nota mais aguda

Vamos representar o que acontece quando eu toco esta mesma msica em diferentes tons. Observe o deslocamento das notas: Em F (F maior) sons + graves sons mdios sons + agudos

Em G (Sol maior) sons + graves sons + agudos Em Bb (Si bemol maior) sons + graves sons mdios sons + agudos sons mdios

E assim por diante. Veja bem: no existe um tom mais agudo nem mais grave que o outro, ou seja, no h um tom em que todas as msicas fiquem agudas, ou graves: tudo depende da construo meldica, da forma como o compositor estruturou a cano. Por isso preciso saber em que tom voc canta cada msica do seu repertrio, uma por uma.

54 Ateno: muitas vezes a pessoa que faz esta pergunta (qual o meu tom?) quer, na realidade, saber qual a sua classificao vocal (se ele tenor, baixo, bartono, ou se ela soprano, mezzo, alto).

O que , afinal, esse negcio de tom? Voc leu vrias explicaes sobre este tema nas pginas anteriores. Veja agora dicas bem prticas sobre a forma de se comunicar com os seus msicos a este respeito. Existe uma conveno internacional para identificar os tons. Este o cdigo: A l B si C d D r E mi F f G sol

Para indicar os outros tons, acrescente os smbolos # (sustenido) ou b (bemol) aps a letra correspondente ao tom. Por exemplo, Eb = mi bemol; A# = l sustenido e assim por diante. Todos os tons podem ser maiores ou menores. Todos. Se o tom maior, escreva apenas a letra correspondente, e, se for o caso, o indicador de bemol ou sustenido. Por exemplo: G = sol maior; A# = l sustenido maior; Bb = si bemol maior. Se o tom menor, voc tem que indicar isso com um m minsculo aps o cdigo do tom. Por exemplo: Gm = sol menor; A#m = l sustenido menor; Bbm = si bemol menor. Alguns tons so mais usados do que outros. A explicao para isto envolve conceitos da construo dos instrumentos e de teoria musical que fogem aos propsitos

55 deste livro; mas achamos importante que voc saiba quais so os tons mais comuns (em negrito) e tambm os que no so usados na prtica (riscados). Tons Maiores
A l B si C d D r E mi F f G sol Ab l bemol Bb si bemol Cb d bemol Db r bemol Eb mi bemol Fb f bemol Gb sol bemol A# l sustenido B# si sustenido C# d sustenido D# r sustenido E# mi sustenido F# f sustenido G# sol sustenido

Tons Menores
Am l menor Bm si menor Cm d menor Dm r menor Em mi menor Fm f menor Gm sol menor Abm l bemol menor Bbm si bemol menor A#m l sustenido menor

B#m si sustenido menor


C#m d sustenido menor

Cbm d bemol menor Dbm r bemol menor

D#m menor Ebm mi bemol menor E#m menor Fbm f bemol menor F#m menor Gbm sol bemol G#m menor menor

r sustenido mi sustenido f sustenido sol sustenido

56

O que uma escala musical? uma seqncia de sons consecutivos em movimento ascendente (do mais grave para o mais agudo) e descendente (do mais agudo para o mais grave), limitada pela oitava, cuja nota representativa o centro de atrao. Esta sequncia de notas tm um desenho caracterstico, ou seja, obedecem a uma estrutura que determina a distncia exata (intervalo) entre cada som e o prximo. Consequentemente, a estrutura tambm define os intervalos entre cada som e o centro de atrao (que o primeiro grau). Por exemplo, as notas d r mi f sol l si d tocadas nesta sequncia formam uma escala ascendente (escala de d maior). Cada um destes sons chamado de grau da escala, e numerado conforme sua posio a partir do centro de atrao. Para formarmos outras escalas, precisamos usar os acidentes (sustenidos ou bemis, conforme o caso) para ajustar os intervalos. Por exemplo, a escala de f maior tem as notas f sol l si bemol d r mi f. Podemos representar este exemplo por uma escada. A nota d o primeiro grau (primeiro degrau da escada), a nota r o segundo grau, mi o terceiro grau e assim por diante. Esta uma escala maior; uma escala menor teria outra configurao, pois a distncia entre os seus graus diferente.

57

7o. grau Si 6o. grau L 5o. grau Sol 3o. grau Mi 2o. grau R 1o. grau D 4o. grau F

8o. grau D

Uma escala tambm pode ser definida como o conjunto de notas disponveis num determinado sistema musical.

58 Como eu fao para saber quando entrar na msica? Existe uma grande ansiedade, ou insegurana, ou desconforto, com relao a esta hora o momento de comear a msica. Voc se sente perdido, o pianista faz sinal, o violonista olha para voc, mas nada adianta: voc no sabe quando nem como a msica comea. Aqui vo algumas dicas para voc superar este problema. Relaxe. Lembre-se que esta dvida comum, e pode acontecer com qualquer cantor, inclusive com profissionais. O cantor no tem teclas como um piano: ele depende somente do ouvido para saber em que nota vai comear a cantar. O pianista pode olhar para o teclado e ver as notas que ele vai tocar; j o cantor16 precisa de uma referncia musical que dada por uma introduo bem construda. Alguns instrumentistas no tm o hbito de acompanhar cantores e por isso no compreendem este mecanismo. Uma introduo inadequada pode enganar o mais experiente dos cantores e faz-lo entrar errado. Cabe ao acompanhador ou arranjador da banda criar uma introduo bonita, original, interessante, que conduza o cantor ao incio da msica. Esta introduo tambm vai apresentar o ritmo, o andamento e o estilo da msica. O cantor precisa estar atento e concentrado para entender todas estas deixas da entrada. Oua diversas gravaes e tente adivinhar a entrada do cantor. Observe que s vezes a introduo faz uma citao de um pedao da msica, talvez o trecho final. Com alguma prtica, e possivelmente com alguma ajuda, voc vai passar a perceber este dilogo entre o
16

absoluto.

Exceto nos casos em que o cantor tem o chamado ouvido

59 cantor e a banda, entendendo a linguagem musical, seus cdigos e convenes. Esta questo fica mais evidente para os cantores da noite, onde geralmente no existe arranjo previamente combinado; os instrumentistas criam uma introduo na hora, e o cantor deve entender a proposta. Num show ou numa gravao, h tempo de se ensaiar antes e ficar mais familiarizado com cada arranjo.

Como finalizar uma msica? Aqui esto algumas idias bastante comuns, que so muito usadas exatamente por serem intuitivas e funcionarem bem. Sustente a ltima nota, enquanto a banda faz um arremate final. Modifique o andamento da ltima frase, tornando-a mais lenta. Use a linguagem corporal para comunicar isto aos msicos. Faa uma pausa antes de cantar a ltima frase, criando um clima para valoriz-la. Modifique ligeiramente a ltima frase, fazendo com que termine numa nota mais aguda (os agudos causam impacto, principalmente no final). Ateno: se voc no tem experincia, treine antes. Ou ento modifique o final para que termine numa nota grave. Mas neste caso, funciona melhor se a nova nota for bem grave. Voc pode cantar novamente a melodia feita pela banda na introduo, usando s slabas (como pa-da-ba-da) junto com a banda ou em solo.

60 Depois de cantar a ltima frase, repita-a mais duas vezes; se quiser, faa pequenas variaes na melodia, especialmente na primeira repetio. Depois de cantar a ltima frase, repita-a vrias vezes, cada vez numa intensidade mais suave, at desaparecer (fade out). Outra verso para o fade out usar um instrumento para estabelecer um dilogo uma vez o cantor canta a ltima frase, depois o instrumento repete mais suavemente, depois o cantor ainda mais suave etc. Se houver ensaio, o grupo pode combinar um final onde todos fazem um desenho meldico ou rtmico especial isto se chama uma conveno, ou um especial. Experimente combinar algumas destas idias. Ateno comunicao entre cantor e banda! Use o contato ocular, a linguagem musical e corporal para mostrar como voc planeja finalizar a msica. Aos poucos voc achar natural esta conversa sem palavras. Porque minha voz fica horrorosa quando eu gravo? bem possvel que voc esteja usando um equipamento inadequado para gravar. Fazer uma boa gravao de voz exige um bom microfone, uma mesa de som (mixer) com bons recursos para equalizao, perifricos como compressores e efeitos, alm de caixas acsticas que reproduzam o som com fidelidade. E o mais importante: preciso saber pilotar toda esta parafernlia tecnolgica com eficincia. Outro fator importante que voc est habituado a ouvir sua voz vindo de dentro de voc ou seja, voc ouve o som da sua voz conduzido pelo ar e tambm conduzido

61 pelos ossos da face, o que modifica a sua percepo. Na gravao, voc escuta apenas a voz vindo de fora. Tente gravar com maior frequncia isto permitir que voc aprenda a ouvir sua voz desta nova forma. Mas talvez voc realmente precise aprimorar o seu timbre vocal. O caminho voc j sabe: trabalhar a tcnica vocal com exerccios regulares.

Se eu estudar bastante, ser que eu consigo me tornar um Tenor? A classificao vocal (Tenor, Bartono, Baixo para os homens, Soprano, Mezzo, Contralto para mulheres) um assunto dos mais polmicos. Ser um tenor (ou um bartono etc.) significa que sua voz apresenta determinadas caractersticas os critrios so vrios, e incluem a tessitura e o timbre. Mas a classificao vocal no tem nenhuma relao com o fato de ser ou no um bom cantor: encontramos timos e pssimos artistas em todos os tipos de voz. Esta a diviso bsica das vozes na classificao tradicional do canto erudito: Vozes femininas Soprano (voz mais aguda e leve), Mezzo soprano (voz intermediria) e Contralto (voz mais grave e mais cheia). Vozes masculinas Tenor (voz mais aguda e leve), Bartono (voz moderadamente grave) e Baixo (voz mais grave e mais cheia).

62 Mas observe que para o cantor popular esta classificao no tem tanta importncia: o que conta a sua identidade, o seu estilo. Seu principal objetivo ter uma voz pessoal, expressiva, inconfundvel.

Como saber se eu sou Soprano? Se voc quiser cantar peas eruditas ou ento se for cantar num coral, vai precisar saber qual a classificao da sua voz. Cantar fora da regio adequada para voc poder provocar esforo vocal, e consequentemente poder trazer problemas para sua voz. Mas na msica popular, esta classificao no to importante, pois voc vai sempre adaptar o tom da msica regio mais confortvel para a sua voz. A melhor maneira de saber se voc soprano, tenor, etc. procurar um profissional experiente: pode ser um professor de canto ou um regente de coral. Ele provavelmente vai propor que voc faa alguns exerccios vocais e/ou vai pedir que voc cante uma msica para que ele classifique sua voz.

O que uma voz escura? Geralmente se trata de uma voz grave e cheia. muito comum usar expresses variadas, no ligadas audio, para descrever a sonoridade da voz. Elas podem ser ligadas percepo visual (voz clara, escura, cristalina, limpa, suja), tctil (voz spera, afiada, dura, flexvel, pesada, leve, apertada) ou gustativa (doce, azeda), e sugerem diversas caractersticas sonoras. uma descrio subjetiva.

63

Por que eu me atrapalho quando tento cantar sem o disco? Talvez voc precise de uma voz-guia, um apoio, que a voz do cantor que est no disco ou seja, voc s consegue cantar junto com o outro, e se no tiver este modelo, voc se perde. Se for este o caso, voc precisa treinar mais a sua percepo musical. Tente este pequeno exerccio: coloque o disco no cd-player, oua a primeira frase da msica; aperte a pausa; ento tente repetir, sozinho, aquela frase. No incio, pode ser necessrio ouvir vrias vezes o mesmo trecho at conseguir. Faa isso frase por frase, at ficar fcil. Ou ento, talvez voc precise da referncia do acompanhamento (a banda) para no se perder. Isso sinal de um bom ouvido harmnico: a pessoa s compreende a melodia em funo dos acordes. Se for este o caso, no se preocupe: escutar a harmonia uma qualidade, e no um defeito.

Por que eu me atrapalho quando tento cantar com o disco ou com um pianista? O piano (ou qualquer outro acompanhamento) d ao cantor a referncia de tonalidade, de tempo, de harmonia. Quando voc canta sozinho estas referncias no esto presentes, e fica mais difcil perceber se voc est realmente mantendo a afinao e o ritmo. Ou seja, quando voc canta sozinho, voc corre o risco de errar sem perceber que est errando.

64 fundamental aprender a estar em sintonia com o seu acompanhamento. Muito raramente se faz msica popular a capella, ou seja, somente usando a voz de um nico cantor, sem instrumentos tocando junto. Existem grupos vocais que cantam usando somente vozes, mas neste caso as vrias vozes se combinam harmonicamente, formando o acompanhamento. Descubra o prazer de cantar COM os outros instrumentos: cada um deles tem uma funo, um papel dentro da msica, e esta combinao dos instrumentos com a voz que d sentido melodia. Dizer que canta bem, mas os instrumentos atrapalham como dizer que voc joga futebol muito bem, mas a bola que atrapalha.

Quando um msico me acompanha, ele toca a msica inteira junto comigo? No. O acompanhamento de um cantor no pode incluir a melodia. O cantor faz a melodia, o acompanhamento faz a harmonia. Se o acompanhamento tocar a melodia junto com o cantor, o cantor fica obrigado a cantar e-xa-ta-men-te igual ao instrumento, sem qualquer criatividade, sem qualquer liberdade para dar cano uma interpretao pessoal. Alm disso, o timbre do instrumento vai-se misturar voz do cantor, modificando o resultado sonoro final. Um bom acompanhamento aquele que apoia e conduz o cantor sem tolher sua interpretao; uma conversa, um dilogo em que cada um d o seu recado musical e escuta, com ateno e interesse, o recado do outro.

65

Como eu fao para cantar igual a este cantor? Cantar igual a algum depende da combinao de vrios fatores, sendo que os principais so: O timbre a identidade sonora, a qualidade caracterstica que faz voc reconhecer o dono daquela voz (como quando voc atende o telefone e reconhece um amigo s pela voz, antes que ele se identifique). Cada pessoa tem um timbre de voz nico, pessoal, que determinado por fatores inatos (como a forma dos ossos da face, por exemplo, ou o comprimento das pregas vocais) e adquiridos (maior ou menor tensionamento de alguns msculos envolvidos na fonao, por exemplo). O timbre o componente mais difcil de imitar, pois voc precisa reproduzir artificialmente, da forma mais aproximada possvel, uma sequncia de movimentos e ajustes musculares muito sutis, sequncia esta que costuma ser totalmente automtica. A expresso facial e corporal a maneira como o cantor usa o sorriso, o olhar, os gestos, a movimentao em cena durante suas apresentaes. A diviso concepo rtmica de cada um, ou seja, a maneira de dizer as slabas de cada palavra ao longo da melodia, distribuindo a durao de cada nota e de cada silncio. O fraseado forma de encadear as notas da melodia; est tambm relacionado com a diviso. Agora, eu me pergunto porque algum desejaria aprender a cantar igual a um modelo. Quem sabe voc quer simplesmente cantar to bem quanto ele?

66 Talvez voc queira se especializar no estilo deste cantor, e nesse caso, comear pela imitao pode ser um bom caminho mas no se esquea que o objetivo buscar, aos poucos, a sua prpria identidade vocal e artstica. Pode ser que este cantor seja seu dolo, e voc queira se identificar completamente com ele nas roupas, no penteado, na atitude e, claro, na voz. Isso bastante comum na adolescncia; depois, voltamos ao que foi dito acima: a imitao o primeiro passo da aprendizagem, e depois deve dar lugar a uma forma original de cantar. A cultura em que vivemos nos oferece uma enorme variedade de tendncias artsticas, e felizmente podemos ter estas mltiplas referncias na nossa formao. No preciso ficar repetindo o que j foi feito, assim como no preciso evitar nem negar as influncias. Fazer arte criar o novo a partir do que vemos, sentimos e ouvimos, descobrir um jeito original de contar o que j se sabe; e cantar ter prazer em ouvir a sua prpria voz!

Por que o meu violonista no toca igualzinho ao disco? No disco existe um arranjo, geralmente tocado por vrios instrumentos. Se voc tiver uma banda com a mesma formao, pode tentar fazer igual; mas como pode um violo, por exemplo, tocar o mesmo arranjo que uma big band ? Alm desta impossibilidade, tambm desejvel que o arranjo seja diferente assim voc estar praticando a sua

67 criatividade, sua forma individual de cantar cada msica, seu ouvido e sua antena musical. Para cantar msica popular voc precisa compreender a proposta musical dos msicos com quem voc interage so seus interlocutores, e voc precisa estabelecer com eles uma parceria, uma cumplicidade, um dilogo. Cantar com um acompanhamento diferente do disco um passo importante para o seu desenvolvimento musical.

Como fazer para improvisar? Existem livros que do dicas e explicam a teoria necessria para a improvisao vocal harmonia, escalas, modos, patterns e muito mais. Se voc j conhece teoria musical e harmonia, h algumas dicas simples para comear: use arpejos de acordes. Escolha uma msica bem simples e examine os acordes. ento cante, uma por uma, as notas que formam cada acorde da msica (fundamental, tera, quinta, stima, nona). Brinque com estas notas, faa ritmos diferentes, crie frases. Depois cante estas frases que voc inventou dentro do tempo apropriado dentro da msica. Ou seja, em vez de cantar a melodia da msica voc vai cantar as notas que formam os acordes. Vai ficar um improviso bem simples, sem notas dissonantes. Depois de bem familiarizado com este processo, voc pode comear a usar notas de passagem entre uma nota de acorde e outra; experimente e deixe seu ouvido gui-lo! Grave, escute atentamente, mostre a um cantor experiente ou a um amigo msico.

68

Como posso perder a timidez para cantar? Um recurso bem eficaz praticar muitas vezes antes do show. Cante em frente ao espelho, cante para seus amigos em casa, cante para colegas de trabalho ou de classe. Quanto mais voc se acostuma com a situao de exposio ao pblico, mais vontade voc fica. Um bom truque para quem fica muito nervoso fazer o roteiro do show comeando com msicas mais "fceis" que agiriam como um segundo aquecimento. Ateno: isto no substitui o aquecimento propriamente dito, que deve ser feito ANTES do show. Outra sugesto para enfrentar a timidez participar de outras atividades em grupo: aulas de teatro, de oratria ou de dana de salo; h tambm grupos que se encontram para ler, em voz alta, poesia ou textos literrios.

Qual o melhor mtodo para ensaiar? O ensaio passa por vrias etapas. A primeira, obviamente, aprender bem a msica, ouvindo uma ou mais verses gravadas ou, quando possvel, lendo atentamente a partitura. V por partes. Primeiro leia ou escute a melodia, memorize e cante esta melodia sem a letra; depois leia em voz alta a letra sem cantar. Em seguida cante letra e melodia juntas. Este um treino valioso tanto para a percepo musical como para a criatividade na interpretao, pois voc encontrar novas possibilidades de dar sentido ao texto e melodia.

69 Quando estiver bem vontade, passe para a segunda etapa. Aqui voc vai buscar, em cada msica, o tom mais confortvel para voc. Se voc no toca nenhum instrumento, nem conhece msica, pea ajuda a um professor de canto ou a um dos msicos que ir acompanh-lo. Nesta fase voc s precisa de um acompanhamento bem simples, que pode ser um instrumento apenas (geralmente violo/guitarra ou piano/teclado, mas pode ser qualquer instrumento harmnico como cavaquinho ou banjo). A finalidade familiarizar voc com a msica e permitir que voc escolha o tom da msica. Na terceira etapa que voc vai ensaiar com a banda. Se for uma banda informal, sem um arranjador, voc vai cantar o repertrio e os msicos vo combinar, na hora, como ser a execuo. Cada um vai contribuir com alguma idia para o arranjo. Neste caso importante que voc (ou um dos msicos) leve algum tipo de guia para o grupo pode ser uma partitura ou uma cifra bem escrita. Se a banda for tirar as harmonias na hora, a produtividade do ensaio fica muito comprometida. Ao cantar com o acompanhamento completo, fique atento ao equilbrio entre a voz e os instrumentos. Todos devem se ouvir confortavelmente; se voc tiver que fazer esforo para ouvir sua prpria voz, cada ensaio ser um tormento. No coloque sua sade vocal em risco: um bom sistema de amplificao para a voz indispensvel. Se voc no tem muito espao em casa, ou se no tem o equipamento necessrio, vale a pena procurar um estdio de ensaio. Os preos costumam ser bem razoveis, e voc ainda poder gravar o ensaio para estudar depois. Lembre-se que esta uma gravao para ensaio: no seja excessivamente cruel no seu julgamento. Voc vai encontrar falhas, mas valorize tambm os bons momentos!

70

O que fazer se eu no tenho um msico para ensaiar comigo? Neste caso voc pode usar um sistema de karaok ou videok; mas ateno: use um sistema que permita alterar o tom das msicas. E pea orientao quanto ao tom de cada msica, a menos que voc tenha bastante experincia e conscincia da sua voz. Outra alternativa usar um dos programas de computador que geram acompanhamento a partir de uma harmonia (eles lem as cifras musicais). So muito flexveis e teis, permitindo qualquer modificao de tom, andamento, estilo, etc; mas preciso ter pelo menos noes bsicas de msica para poder utiliz-los. O meu favorito o Band-in-a-Box, da PG Music. Voc pode ter mais informaes sobre ele em www.pgmusic.com.

Filmar os ensaios ajuda ou atrapalha? Ajuda e muito. Enquanto est cantando, muito difcil voc fazer uma avaliao objetiva do seu prprio desempenho. Vendo e ouvindo a gravao voc pode interromper, voltar, ouvir novamente um trecho ou outro, criticar, tentar cantar por cima de uma outra maneira, fazer uma frase diferente aqui ou ali. isto que vai dar msica uma caracterstica pessoal, tornando a sua interpretao mais significativa. Voc tambm pode usar um espelho para monitorar o gestual; mas dificilmente voc vai se lembrar de cada detalhe da msica depois de cant-la.

71 Mas ateno: tanto a gravao como o espelho so bons mtodos de monitorar sua postura, mas podem ser um fator de inibio. Cuidado com a autocrtica muito severa, pois ela atrapalha. A crtica serve para melhorar o desempenho, para mostrar os pontos que esto bons e refor-los, e para sugerir o que deve ser alterado.

Como fazer para cantar e tocar ao mesmo tempo? Uma coisa atrapalha a outra? Musicalmente, pode at ajudar. uma interao perfeita entre voz acompanhamento! Mas preciso que voc esteja muito vontade com os dois instrumentos seno, um desvia a ateno do outro. Em termos tcnicos, preciso descobrir uma postura confortvel ao mesmo tempo para o instrumento e para a voz. O pescoo e os ombros devem ficar livres de tenso, mas numa postura elegante no deixe os ombros ficarem cados para a frente. A cabea se movimenta com naturalidade, permitindo que voc olhe para a platia e para os outros msicos. No fique o tempo todo olhando para o seu instrumento isso criaria um distanciamento entre voc e o pblico. E, claro, nem pense em cantar lendo a partitura do instrumento. Isso voc faz nos ensaios, no no show. E por falar nisso, procure ensaiar primeiro o instrumento, sem cantar, depois a voz, sem tocar. Quando voc juntar as duas coisas, o resultado vai ser muito melhor! Veja tambm, mais adiante neste livro, as outras dicas sobre como ensaiar, e quais os recursos mais interessantes para o aprendizado e o treinamento musicais.

72

Eu j sei cantar. Onde posso me apresentar? Uma das opes fazer uma apresentao informal, dando uma canja (17) em algum bar ou casa noturna onde voc conhea os msicos contratados; mas para isso preciso ateno a alguns requisitos. O primeiro deles conhecer bem os msicos que esto tocando naquele local. Lembre-se que eles so profissionais, esto trabalhando e tm que ter o seu espao de trabalho respeitado. Voc no pode simplesmente chegar e dizer: - Ei, pessoal, eu quero cantar com vocs. Segure a ansiedade e espere ser chamado. O show deles, no seu. Se os caras so seus amigos, conhecem voc e querem que voc d uma canja, eles certamente iro convid-lo. Se no o fizerem, por que tm algum motivo para isso talvez o dono da casa tenha vetado este tipo de prtica, ou quem sabe um dos msicos da banda no costuma tocar com quem no ensaiou, ou o seu estilo de msica no combina com o lugar. Enfim, fique muito atento para no criar embaraos. O segundo requisito ter bastante prtica, pois no h ensaio. Voc pede a msica, pede o tom, a banda cria uma introduo na hora e voc comea a cantar. divertido! Mas se voc no gosta de improvisos e quer apresentar um show bem ensaiado, leia a prxima pergunta.

17 Dar uma canja um termo usado por msicos. Significa cantar e/ou tocar, gratuitamente e geralmente sem qualquer ensaio, durante o show de outro artista. uma prtica comum entre profissionais o msico vai visitar o amigo no trabalho e d uma canja, ou seja, toca junto com ele por puro prazer.

73 Como se faz a produo de um show? Voc pode fazer um show s seu, pode dividir com outros cantores ou pode formar uma banda em que todos esto igualmente envolvidos e todos fazem parte do trabalho. Optando por fazer um show s seu, voc o artista principal. Seu nome o que vai aparecer em letras grandes no cartaz. Voc vai escolher o repertrio, contratar os msicos, pagar um cach fixo a eles e ficar com a renda da bilheteria. Algumas vezes os msicos concordam em tocar pelo couvert, ou seja, eles dividem a renda da bilheteria. Tambm possvel ficar no meio termo os msicos recebem a bilheteria, mas se o pblico no comparecer na quantidade prevista, voc garante um mnimo a eles; e se a renda ficar acima de uma determinada quantia, voc recebe tambm. Enfim, o importante combinar tudo s claras e com antecedncia. Se o show tiver dois ou trs cantores acompanhados por uma banda, a nica diferena que quase tudo passa a ser dividido inclusive o repertrio e as decises. O pblico, no entando, se multiplica! Num trabalho de grupo, as caractersticas so diferentes: no h um cantor e uma banda e sim uma banda com um vocalista. As decises artsticas e administrativas so tomadas em conjunto. Existem casas noturnas, clubes e at alguns teatros que abrem espao para cantores amadores e para profissionais iniciantes. Voc encontra dois tipos de situao: ou voc recebe um percentual que costuma variar de 50% a 80% sobre a bilheteria (ingresso ou couvert artstico), ou ento voc paga um aluguel fixo pelo espao, e a bilheteria integralmente sua.

74 No se esquea que a divulgao estar principalmente em suas mos. Monte sua mala direta, telefone, mande e-mails, espalhe panfletos entre os amigos e cartazes nos locais que voc frequenta. A venda antecipada de ingressos pode ser uma boa idia.

Como fazer um bom roteiro para o meu show? Voc vai comear escolhendo o repertrio. Pode se basear em um tema, um autor, uma poca ou qualquer outra idia. Use sua imaginao. Rena o mximo de informao sobre as msicas escolhidas (letras, partituras, autores, curiosidades e outras informaes) para enriquecer a sua interpretao ou para falar algum texto entre as canes. Selecione mais msicas do que vai cantar, para ter flexibilidade e opes na hora de fechar o roteiro. Escolha msicas que valorizem sua voz e sua forma de cantar, permitindo que voc mostre o que tem de melhor. O roteiro o mapa do show define a ordem em que as msicas sero tocadas e tambm marca os momentos em que se inserem as falas (se for o caso), ou a apresentao dos msicos, ou ainda a utilizao de recursos audio-visuais. Um bom roteiro mantm aceso o interesse da platia durante todo o show. Evite apresentar somente msicas inditas (o pblico no consegue assimilar tanta informao nova de uma vez); melhor alternar msicas novas com outras j conhecidas, criando momentos de novidade e de familiaridade. Voc pode apresentar as msicas conhecidas com um arranjo diferente do usual; surpreenda seu pblico!

75 Os arranjos so um ponto fundamental para o roteiro, pois incluem a instrumentao que ser utilizada, a definio dos tons, o estilo em que cada msica ser executada e a forma das msicas (voc canta a msica uma ou duas vezes? Tem solo instrumental? Como vai ser a introduo? E o final?). Um bom arranjo pode tornar interessante uma msica comum, e transformar em obra-prima uma bela cano. Dependendo de como feito o arranjo, a msica ter uma determinada funo dentro do roteiro.

Quantos ensaios so necessrios para um show? Ensaie at se sentir totalmente seguro. Mas tente tornar os ensaios bem produtivos, para no desperdiar tempo, dinheiro e energia. O nmero varia muito, mas podemos estimar um mnimo de 1 ensaio (se voc j tem prtica e vai cantar com msicos muito experientes) e um mximo de 6. A durao de cada encontro costuma variar entre 2 horas e 5 horas - neste caso, com um intervalo. Antes do primeiro ensaio, defina os tons de cada msica e escreva ou imprima as partituras. muito desgastante chegar num ensaio e ter que ficar tirando todas as msicas. Geralmente os msicos sugerem alteraes na maneira de tocar, e isto timo; mas eles precisam ter um ponto de partida - as partituras. Nem todos os ensaios precisam contar com todos os msicos: por exemplo, os primeiros ensaios podem ser s com o pianista ou s com o violonista. Faa um planejamento junto com o arranjador.

76 Nos ensaios com bateria, procure alugar algumas horas num estdio: um conforto muito fcil e barato. Na maioria dos estdios de ensaio voc pode fazer uma gravao simples, um registro do ensaio. Esta uma ferramenta valiosa para voc rever, em casa, o que foi ensaiado. Organize um cronograma e marque, com antecedncia, todos os ensaios que julgar necessrios.

melhor ensaiar tambm na vspera do show? No. O ideal que o ltimo ensaio seja na antevspera do show. Na vspera, melhor descansar. Dedique-se apenas a se concentrar, repassando mentalmente a sequncia do show. O seu instrumento o seu corpo; portanto, neste dia, trate-o especialmente bem. Relaxe. Repouso fundamental. Uma voz cansada no rende tudo o que pode. Prepare-se da melhor maneira seja no cabelereiro, ou meditando, ou indo caminhar na praia. Faa algo para se sentir bem, pleno, cheio de energia. Nem sempre possvel ter esta preparao toda; mas no custa tentar. Descanse o mximo que puder antes do show.

Qual a melhor roupa para fazer um show? uma roupa que valorize os seus movimentos, deixando voc vontade para respirar, andar, gesticular. Que

77 faa voc se sentir mais atraente, realando o que voc gosta no seu corpo e disfarando o que no quer mostrar. Frequentemente as roupas de palco so amplas, com movimento, pois isto valoriza o gestual. Mas no existe receita: o mais importante que voc se sinta vontade na roupa. No adianta ter um figurino espetacular, se voc no consegue respirar bem com aquele cinto apertado, ou se morre de calor com aquela manga comprida ou se no se equilibra sobre aqueles saltos altssimos. Experimente a roupa com antecedncia suficiente para fazer mudanas, se necessrio. O mais importante no show a msica. No entanto o palco o local para onde se dirigem todos os olhares, todas as atenes. Voc pode ir para o estdio gravar um CD vestindo uma camiseta velha, mas no pode fazer um show com ela (bem, a menos que este figurino componha um cenrio especfico, uma esttica de contestao ou algo assim). Um show de msica tem que ser bom de ouvir e de ver.

Posso usar qualquer microfone para fazer um show? No. Use o melhor equipamento possvel! Uma sonorizao eficiente valoriza a sua voz e o acompanhamento instrumental. Um bom equipamento inclui microfone, amplificador, mesa de som, caixas de som para o pblico e para o palco, tudo adequado ao espao onde o show vai acontecer. Muitas vezes um dos msicos da prpria banda tem experincia e conhecimento em sonorizao. Se no for este o caso, e voc no tem experincia nesta rea, pea orientao a um tcnico

78 especializado. Ele dir se o sistema de amplificao da casa suficiente ou se ser necessrio alugar equipamento complementar, e ficar sua disposio durante o show. Ele vai fazer todos os ajustes, evitar a microfonia e outros rudos irritantes, cuidar para que haja equilbrio entre sua voz e o som da banda. Ouvindo, no retorno, a sua voz com toda a qualidade e clareza, voc interpreta melhor, faz menos esforo, pode usar diversas nuances vocais e explorar todo o potencial que voc preparou nos exerccios e nos ensaios.

Como melhorar minha imagem no palco? Vai longe o tempo do rdio, quando vozes sem rosto provocavam suspiros dos fs. Hoje no se pensa em msica sem imagem; e cada tipo de msica sugere um estilo visual. Neste estilo esto includos o figurino, a maquilagem, o cabelo e o prprio palco com sua iluminao e sua disposio espacial. O cantor no necessariamente um danarino; mas isto no quer dizer que ele v ficar imvel no palco. A voz produzida pelo corpo inteiro, envolve as vsceras, o crebro, os msculos, a pele. A voz ar em movimento. Como cantar completamente parado? Ainda que voc opte por uma apresentao mais contida corporalmente, voc tem movimentos de braos, mos, cabea. Olhe para seu pblico: para eles que voc est cantando. Olhe para os msicos da banda: com eles que voc est cantando. Quem canta o tempo todo de olhos fechados passa uma mensagem de isolamento, de distanciamento, de no-comunho com quem est em volta. Sua expresso facial vai ajudar a criar o cenrio de cada msica. Imagine que cada msica um filme, e veja-se como

79 personagem. Se voc no vivenciar o que a letra diz, se voc no se emocionar com a melodia, no poder transmitir estes sentimentos de forma verdadeira. E para transmitir, preciso usar a voz e a expresso facial. A platia no pode adivinhar o seu sentimento: ela se contagia e se entusiasma com aquilo que voc mostrar para ela. Por outro lado existem os movimentos corporais e faciais que no tm nenhum sentido expressivo: so apenas movimentos vazios, s vezes repetitivos, frequentemente prejudiciais voz (como, por exemplo, o pssimo hbito de levantar o queixo para cantar um agudo, ou levantar os ombros para exprimir emoo). So cacoetes, gastam energia sem necessidade, desviam a ateno da msica e devem ser evitados. Tudo que voc faz num palco deve estar a servio da expresso artstica!

You might also like