You are on page 1of 67

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CINCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTRIA

LEANDRO ELIAS CANAAN MAGESTE

Dilogos Interdisciplinares Os Tupi da Zona da Mata mineira

MONOGRAFIA DE BACHARELADO

Juiz de Fora 2008

Dilogos Interdisciplinares Os Tupi da Zona da Mata mineira

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CINCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTRIA

LEANDRO ELIAS CANAAN MAGESTE

Dilogos Interdisciplinares Os Tupi da Zona da Mata mineira

Monografia de Bacharelado elaborada sob orientao da Profa. Dra. Ana Paula de Paula Loures de Oliveira como requisito parcial para a obteno do grau de Bacharel em Histria.

Juiz de Fora 2008


3

...Aos inmeros grupos indgenas que encontraram o seu fim no que se costumou chamar de contato entre o Novo e o Antigo Mundo. ...A minha me.

Agradecimentos
Ao final deste trabalho, no poderia deixar de mencionar aqueles que direta ou indiretamente contriburam para este resultado final. Primeiramente, agradeo a minha orientadora, professora Ana Paula. Mais do que me orientar em uma monografia de concluso de curso, nos dois anos em que atuei sob sua coordenao, no MAEA-UFJF, me revelou o rduo, porm sempre gratificante caminho da pesquisa cientfica. Minhas perspectivas para um futuro prximo so os resultados mais evidentes de sua influncia na minha vida. No poderia deixar de destacar o igual apoio que tive da professora Luciane Monteiro e de Jos Carlos Loures Oliveira. S tenho a agradecer pela amizade que me foi oferecida, pelas sugestes de leitura e pelos conselhos que vo alm do plano profissional. Com toda certeza, sem todos esses elementos, este trabalho no seria possvel. Agradeo tambm a todo o apoio que obtive do Museu de Arqueologia e Etnologia Americana da Universidade Federal de Juiz de Fora e de seu quadro de estagirios, do qual fao parte com muito orgulho: Maria Fernanda, Camila, Lusa, Luclia, Samantha, Wesley, Fabrcio, Marcos, Alencar e Verlan. Um muito obrigado a essas pessoas cujo cotidiano nos transformou numa verdadeira famlia. Agradeo tambm a Patrcia Muniz, colega de faculdade e amiga de todo momento, pelas valiosas discusses sobre a Etno-histria. Sua participao tambm foi essencial Patrcia! Aos meus amigos de toda a vida, Rodrigo, Ricardo e Maria, por compreenderem a minha ausncia quase completa nos ltimos tempos e por suportarem meus longos discursos

acerca da Histria Indgena. O incentivo de vocs nos meus momentos de dvidas e desnimos foi fundamental. E por fim, agradeo aos meus tios, Luzia e Mauro, ao meu pai, Domingos, e a minha v, Maria. Afinal, me agentar desesperado com as inmeras pendncias que se acumulavam no deve ter sido uma tarefa muito fcil. Muito obrigado por me fornecerem a estrutura necessria para que este momento chegasse. A todos, os meus agradecimentos sinceros.

Como eram e so to brbaros, e destitudos da razo, no trataram de Escritura, ou de outros, monumentos em que recomendassem posteridade as suas Histrias para que dela vssemos os seus Principados, alianas, Pazes, e discrdias de soberanos, sucessos de Estados, conquistas de Provncias, defensas de Praas, admirssemos vitrias e perdas de Batalhas, e todo o memorvel com que a fortuna e a poltica vo sempre, com os sculos, acrescentando s Histrias das Monarquias. Por esta Cauza, ignoramos o que se conhece de todas as outras Naes do Mundo (...) [...] (Igncio Barboza Machado, Exerccios de Marte, 1725, fol. 90. apud Carneiro da Cunha, 1992).

Quem me dera/ Ao menos uma vez/ Como a mais bela tribo/ Dos mais belos ndios/ No ser atacado/ Por ser inocente. (...) Nos deram espelhos/ E vimos um mundo doente/ Tentei chorar e no consegui. (LegioUrbana, ndios).

Resumo
Nas interpretaes tradicionais sobre o passado da Zona da Mata mineira, grande parte das obras histricas que abarcam a regio, condiciona o inicio de sua colonizao abertura do Caminho Novo por Garcia Paes Lemes, no inicio do sculo XVIII. Com este empreendimento, ocorreu devassa do territrio e os primeiros contatos com os ndios denominados Puri, Coroado e Corop. Provavelmente pertencentes ao tronco lingstico Macro-J, as informaes sobre essas populaes so ricas nos relatos produzidos pelos viajantes naturalistas que percorreram a Mata mineira nos sculos XIX e XX. No entanto, sobre os grupos pertencentes ao tronco lingstico Tupi, raramente encontramos meno, aparecendo quase que exclusivamente como residentes das reas litorneas. Por outro lado, as pesquisas arqueolgicas empreendidas pela equipe do MAEAUFJF tm se deparado com uma cultura material que pode ser relacionada a essas sociedades. Tendo essas afirmaes em vista, o objetivo deste trabalho foi abordar e discutir diferentes fontes sobre a presena de grupos Tupi na Zona da Mata mineira, atravs de um dilogo profcuo entre a Etno-histria e a Arqueologia. Trata-se, pois, de uma relevante contribuio para a Histria Regional, com a valorizao de sujeitos muitas vezes ignorados no processo histrico.

Abstract
On the traditional interpretations about the past of the Zona da Mata mineira, many of the historic works about the region relates to the beginning of its colonization and the opening of the Caminho Novo by Garcia Paes Lemes, around the beginning of the XVII century. Along with this event there was the crumbling of the landscape and the first contact with the native Indians, named Puri, Coroado, and Corop. Probably belonging to the linguistic main branch Macro-J, the data about those populations are rich of stories made by the naturalist travelers who crossed the mineira forest on centuries XIX and XX. However we rarely find any mention about the group belonging to the Tupi linguistic branch, appearing most likely only as residents to the litoranean area. But on the other hand the archeological researches made by the MAEA-UFJF team had faced itself with a concrete culture that may be related to those societies. With these facts in mind the goal of this work was to approach and discuss different sources about the presence of the Tupi groups on the Zona da Mata mineira trough a dialogue between the EthnoHistory and Archeology. Therefore its about a relevant contribution to the regional history with the valorization of issues many times left aside on the historic process.

Sumrio
Introduo.......................................................................................................................................11 I - Zona da Mata mineira: uma caracterizao histrica.................................................................18 1.1 - Puri, Coroado e Corop: Os Indgenas de Minas Gerais..................................................23 1.2 - Aldeamentos e Dominao: A Conquista dos ndios da Mata mineira............................ 25 II Pesquisas Arqueolgicas na Mata mineira: Antiguidade Tupi e o Museu de Arqueologia e Etnologia Americana (MAEA-UFJF)..................................................................28 2.1 O Museu de Arqueologia e Etnologia Americana da Universidade Federal de Juiz de Fora (MAEA-UFJF).................................................................................................32 2.1.1 - Stios Arqueolgicos da Zona da Mata mineira: alguns resultados..................34 2.2 - Antiguidade Tupi na Zona da Mata mineira................................................................... 35 III Os Tupi da Zona da Mata mineira: Devassos no Paraso?.....................................................44 3.1 Aldeias e Malocas.............................................................................................................46 3.2 Sistema Econmico e Deslocamentos...........................................................................48 3.3 Sexualidade e Casamento..............................................................................................52 3.4 O Conselho de Chefes...................................................................................................57 3.5 A Produo Material: Cermica e Ltico.......................................................................57 Concluso: Dilogos Interdisciplinares..........................................................................................60 Referncias Bibliogrficas..............................................................................................................62 I Fontes Primrias................................................................................................................62 II Fontes Secundrias...........................................................................................................63

10

Introduo
Com esta pesquisa, tivemos por objetivo abordar diferentes fontes quinhentistas, discutindo a presena de grupos Tupi na regio que hoje conhecemos por Zona da Mata mineira. Desse modo, promovemos levantamentos sistemticos de dados oriundos de estudos etnohistricos, antropolgicos e arqueolgicos, tendo em vista a pouca ateno dispensada ao tema pela Histria Tradicional. Trata-se, pois, de relevante contribuio ao conhecimento do passado da regio, com a valorizao de sujeitos muitas vezes ignorados no processo histrico. Para o desenvolvimento dessa proposta, partimos de um enfoque interdisciplinar, na medida em que a documentao disponvel para tempos pr-coloniais se reduz aos resultados oferecidos pela Arqueologia. As fontes etno-histricas foram fundamentais, ao fornecerem informaes sobre o modo de vida de populaes que estabeleceram os primeiros contatos com os colonizadores portugueses. Da mesma forma, relevantes foram os estudos levados a cabo por pesquisadores que se debruaram sobre estas fontes e elaboraram monografias sobre o perodo quinhentista e fundamentalmente sobre o perodo imperial. No de se admirar, portanto, que para a elaborao da pesquisa aqui apresentada, nos baseamos em grande medida no instrumental fornecido pela Etno-histria. De acordo com Le Goff (1984: 46), constitui uma das mais bem sucedidas inovaes epistemolgicas que emergiu nos ltimos anos. Empregada pela primeira vez, de forma ocasional, no incio do sculo XX, a partir da dcada de 1940 passou a ser amplamente difundida. Nesse momento, comeou a ser utilizada de uma forma sistemtica por antroplogos culturais, arquelogos e historiadores norteamericanos, para designar as pesquisas e publicaes sobre a histria dos povos amerndios do Novo Mundo (Cohm, 2008).

11

Atualmente, o termo Etno-histria utilizado para se referir a estudos que tentam elaborar a histria das sociedades grafas, antes e depois do contato com o europeu. Na realizao deste intento, o etno-historiador utiliza fontes escritas, orais e arqueolgicas, alm dos conceitos e critrios provenientes da antropologia cultural e social (Cohm, 2008). De fato, de maneira geral, esses trabalhos representam um grande avano para a historiografia ocidental, da qual faz parte a brasileira, que desdenhou qualquer tipo de documentao que no fosse escrita. O modelo de confiabilidade foi, assim, baseado nos documentos escritos, em grande parte ainda influenciados pelos pressupostos historicistas e positivistas que perpassaram os sculos XVIII e XIX (Freire, 2008 e Simes, 2004:31). Diante desse cenrio, muitos estudos trataram os povos grafos por um vis etnocntrico, considerando-os povos pr-lgicos e sem histria, j que no dominavam a escrita (Freire, 2008 e 1992:154). No podemos deixar de frisar que a difuso da etno-histria nos ltimos anos s pode ser compreendida dentro de um contexto marcado pela emergncia de estudos interdisciplinares. Ainda que utilizada desde a dcada de 1940, s comeou a ser empregada de modo mais sistemtico por historiadores brasileiros a partir da dcada de 1980 (Vainfas, 1995; Resende, 2003; s para citar alguns exemplos). Foi a partir desse momento, que de acordo com Peter Burke (1992:7), o universo dos historiadores se expandiu com uma velocidade vertiginosa. Diante de uma histria de cunho tradicionalista, transpassada pelos princpios rankeanos de abordagem do passado, a ascenso de uma nova epistemologia historiogrfica passou a ser profundamente desejada. A Etno-histria ganhou cada vez mais espao, j que nessa ocasio a disciplina histrica passou ... a se interessar virtualmente por toda atividade humana... (Burke, 1992:10). Nesse sentido, ... tudo tem um passado que pode em principio ser reconstrudo e relacionado ao restante do passado (Ibid).

12

A partir da perspectiva de se pensar a trajetria humana durante o tempo, os historiadores inseridos nessa revoluo epistemolgica adotaram o pressuposto de que a realidade culturalmente e socialmente construda. Como bem frisa Burke (1992:25), quando comearam a fazer novos tipos de perguntas sobre o passado, elegendo novos objetos de pesquisa, os historiadores tiveram tambm de empreender uma busca por novos tipos de fontes. Dessa forma, a interdisciplinaridade foi incorporada como algo ideal a ser alcanado, se tornando o estandarte de uma nova abordagem. O etno-historiador viu ento a sua prtica ser profundamente valorizada, j que no processo de reconstruo da sociedade estudada, combinava as fontes histricas existentes com o trabalho de campo etnogrfico (Cohm, 2008). Desde o incio, no que se refere a seus pressupostos metodolgicos, a Etno-histria se interessou em direcionar o olhar para as formaes culturais especficas, de modo similar aos registros etnogrficos da pesquisa de campo empreendida por antroplogos (Ibid). Uma das preocupaes primordiais desses estudiosos foi a sistematizao dos dados levantados, permitindo a construo de um corpo de generalizaes para o estabelecimento de comparaes inter-regionais (Ibid). Com tais informaes em mente, nossa inteno primordial foi promover um estudo etno-histrico para a Zona da Mata mineira, apresentando as populaes indgenas que ali viveram. Afinal de contas, grande parte das obras sobre a regio condiciona o inicio de sua colonizao abertura do Caminho Novo por Garcia Paes Lemes, no inicio do sculo XVIII (Mercadante, 1950; Jos, 1965; Castro, 2001). De acordo com estas interpretaes, a construo dessa via favoreceu a fixao dos primeiros vilarejos, intensificando o processo de povoamento (Ribeiro de Oliveira, 2004:56). Na devassa do territrio, aconteceram os primeiros contatos com os ndios denominados Puri, Coroado e Corop (Jos, 1965). Essas designaes foram formuladas pelos 13

viajantes naturalistas, com base em alguns aspectos semelhantes identificados entre os diferentes grupos, como as caractersticas fsicas e lingsticas (Loures Oliveira, 2004:43). De modo geral, estes nativos so reconhecidos como pertencentes ao tronco lingstico Macro-J, produtores de uma cultura material bem especfica, que em termos arqueolgicos se distingue daquela produzida por grupos do tronco lingstico Tupi. Alm do mais, so considerados por muitos historiadores como os primeiros habitantes da Zona da Mata mineira. As informaes sobre essas populaes so ricas nos relatos produzidos pelos viajantes naturalistas que percorreram a regio nos sculos XVIII, XIX e XX. Nos referimos aos textos de Freireyss (1982), Wied-Neuwied (1958), Debret (1978), Spix e Martius (1976), Rugendas (1979), Eschwege (1818), Burmeister (1980), Ehrenreich (1886), Noronha de Torrezo (1889) e Loukotka (1937). No entanto, sobre os grupos pertencentes ao tronco lingstico Tupi, raramente encontramos meno, aparecendo quase que exclusivamente como residentes das reas litorneas. Esse pressuposto que determina como rea de ocupao exclusiva dos Tupi a costa brasileira, influenciou de maneira decisiva vrios estudiosos que se debruaram sobre essa temtica. Isto permitiu a construo de um modelo que se tornou paradigmtico no meio acadmico, e que persistiu at meados da dcada de 1980. Atravs de analogia entre documentos etno-histricos e etnogrficos, Alfred Metrux relacionou o povoamento do interior do territrio brasileiro por grupos Tupi a um perodo posterior ao contato (Metrux, 1927:2). Isso nos leva a pensar que a suposta ocupao tardia do interior por estes grupos se deve em grande parte fuga do litoral, muito provavelmente devido s mazelas geradas pelo processo de colonizao. Esta

14

idia permaneceu durante muito tempo como referncia inquestionvel, sendo corroborada por autores como Florestan Fernandes, em 1949, e Paulo Mercadante, em 19731. Tal posio comeou, contudo, a ser revista a partir das dcadas de 1970 e 1980 com a difuso das pesquisas arqueolgicas no pas. Atravs dos vestgios materiais analisados em diferentes localidades, foi possvel atestar a antiguidade de ocupaes de regies do interior por grupos at ento restritos ao litoral. Para tanto, mtodos fsico-qumicos como as dataes fornecidas por C14 e Termoluminescncia2 (doravante, TL) exerceram papel fundamental. Associados a estes, temos a criao e o desenvolvimento de um Programa Nacional de Pesquisas Arqueolgicas (PRONAPA) que visava o mapeamento de vrias reas de ocupao pr-histrica. Isto tornou possvel elaborao de modelos que avaliavam os diferentes caminhos percorridos pelos grupos Tupi em territrio brasileiro. O estabelecimento do conceito de Tradio, definido como um conjunto de elementos e tcnicas dotadas de uma persistncia temporal, e posteriormente a formulao do termo Tradio Tupiguarani, conceito que engloba as caractersticas inerentes cermica produzida por grupos historicamente conhecidos como Tupi, forneceram novos subsdios para este intento (Oliveira, 2000). Neste mesmo perodo, o estado de Minas Gerais se viu diante de uma nova realidade com as pesquisas desenvolvidas por uma misso franco-brasileira que inclua entre os seus membros, o arquelogo Andr Prous, hoje, responsvel pelo Setor de Arqueologia do Museu de Histria Natural da UFMG. Para a Zona da Mata mineira, apesar das pesquisas pontuais das dcadas de 1980 e 1990, o ano de 2000 pode ser encarado como um divisor de guas para as pesquisas

As obras mencionadas so A organizao social Tupinamb de Florestan Fernandes (Instituto Progresso Editorial, So Paulo, 1989) e Os Sertes do Leste, de Paulo Mercadante (Os Sertes do Leste: Estudo de uma regio: A Mata mineira: Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1973). 2 Na cermica, as imperfeies na estrutura dos cristais da argila, retm eltrons que emitem luz. Desse modo, o nmero de imperfeies nos cristais e a potncia da radiao de luz so elementos que podem ser verificados em laboratrio. Assim, possvel calcular o tempo que o material liberou calor pela ltima vez, indicando a sua idade aproximada (In: SOUZA, Alfredo Mendona de. Dicionrio de Arqueologia: Rio de Janeiro, Adesa, 1997, p.130)

15

arqueolgicas na regio. Foi neste ano que a equipe do Museu de Arqueologia e Etnologia Americana da Universidade Federal de Juiz de Fora, (doravante, MAEA-UFJF), iniciou um projeto que tinha como objetivo discutir a problemtica do povoamento pr-colonial na regio. O projeto apresentado ao IPHAN era o de Mapeamento Arqueolgico e Cultural da Zona da Mata mineira. Sob uma perspectiva interdisciplinar, as pesquisas se centraram no levantamento de fontes histricas, etno-histricas, etnogrficas e lingsticas que pudessem fornecer elementos para as interpretaes dos achados na regio. Em 8 anos de pesquisa foram registrados mais de 30 stios arqueolgicos, dos quais 8 j foram pesquisados sistematicamente. Os resultados obtidos tm apontado para semelhanas que permitem inferncias no que tange ao padro de fixao e produo material. Podem ser classificados como stios lito-cermicos, colinares,

unicomponencias e com cultura material enquadrada dentro da Tradio Tupiguarani3. (Loures Oliveira, 2006:121). Se por um lado s fontes etno-histricas condicionam a Zona da Mata mineira como rea de ocupao exclusiva de populaes Puri, Coroado e Corop, por outro as pesquisas arqueolgicas empreendidas pela equipe do MAEA-UFJF tm se deparado com uma cultura material bem distinta daquela comumente relacionada a estes grupos. No que tange a cermica, por exemplo, a diferena marcante, na medida em que o material evidenciado apresenta uma decorao refinada, com complexos acabamentos de superfcie, possuindo uma clara semelhana com a cultura material pesquisada em assentamentos Tupinamb conhecidos historicamente no Estado do Rio de Janeiro. Nesse sentido, no podemos negar que a Zona da Mata mineira tenha sido ocupada por sociedades Tupi, ainda que os dados etno-histricos no mencionem este fato.
3

Tradio Tupiguarani: Uma tradio cultural caracterizada principalmente por cermica policrmica (vermelho ou preto sobre engobo branco ou vermelho), corrugada, escovada, por enterramentos secundrios em urnas, machados de pedra polida, e, pelo uso de tembets (SOUZA, Alfredo Mendona de. Dicionrio de Arqueologia: Rio de Janeiro, Adesa, 1997, p.130)

16

De modo geral, as fontes disponveis para o estudo desses grupos so os textos produzidos pelos viajantes que percorreram o territrio brasileiro nos sculos XVI e alguns relatos do sculo XVII. Afirmamos, pois, a validade dessas fontes para o estudo dos grupos Tupi que habitaram a Zona da Mata mineira neste mesmo perodo. Ao adotarmos um enfoque etno-histrico para o estudo de populaes indgenas Tupi, ausentes na historiografia da Zona da Mata mineira, caminhamos em direo contrria a uma tradio persistente, que acostumou a conceber o indgena, principalmente, como mo de obra, como objeto de catequese ou como brbaro indmito que obstaculizava o avano da colonizao (Vainfas, 1995:15).

17

Captulo I Zona da Mata mineira


Uma caracterizao histrica
Tradicionalmente, as abordagens histricas sobre a Zona da Mata mineira costumam apresentar o passado da regio por um vis econmico e poltico. Nessas interpretaes, comum encontrarmos informaes que condicionam o incio do desenvolvimento da rea ao incio do sculo XIX. Nesses trabalhos, feita uma associao com a expanso cafeeira do Vale do Paraba Fluminense, que no seu crescimento acabou por englobar a Mata Mineira (Lamas, 2008:1). Em grande medida, isto no nada mais que uma conseqncia de uma perspectiva histrica que enxergou o territrio, durante todo sculo XVIII, como sendo apenas uma via de ligao entre o litoral e a zona mineradora, devido construo do Caminho Novo. Desse modo, desconsiderado o gradual processo de povoamento inerente primeira metade dos setecentos, que acabou por abrir espaos, gerando condies materiais para sua estruturao econmica no sculo XIX. Neste perodo, a regio foi no apenas devassada como tambm foi palco dos primrdios de um processo de colonizao e povoamento (Ibid). No podemos perder de vista que estas terras j tinham sido percorridas por exploradores desde o sculo XVI. Em abril de 1531 partiu da Baia da Guanabara a primeira expedio que alcanou o serto da costa do Rio de Janeiro. Essa expedio foi levada a cabo por quatro portugueses que ... estimulados por cartas rgias, a prometerem honrarias e prmios aos descobridores de riquezas, acompanharam o curso dos rios maiores e seus afluentes (Mercadante, 1973:15). A segunda expedio de que temos noticias foi a empreendida por Brs Espinhosa, substituto no comando da expedio de Filipe de Gilhem, que penetrou pelas florestas

18

e sertes mineiros em busca de ouro e prata (Mercadante, 1973:15). Entre os anos de 1567 e 1568 ocorreu outra Entrada na regio, desta vez levada a cabo por Martin de Carvalho. Segundo Mercadante (1973:15) ele ... esquadrinhou, durante oito meses, o curso do Jequitinhonha, vagueando ainda por trato onde se ligam as bacias do precipitado rio do Doce, do Mucuri e do So Mateus. No relato do quinhentista Gabriel Soares de Sousa (1938:60) descrita a expedio promovida por Sebastio Fernandes Tourinho, que atingiu o ento chamado Serto do Leste em meados do sculo XVI. O cronista relata a perturbao de Tourinho ao atingir uma regio desconhecida, por onde vagou durante alguns meses, indo parar no Rio de Janeiro. No relato, consta uma referncia sobre presena de ndios na regio, denominados pelo termo puri. No nossa inteno descrever aqui todas as Entradas e Bandeiras4 que percorreram a regio mineira. Ressaltamos apenas que durante todo o sculo XVII elas estiveram ativas. Em 1674, passou pelo territrio a Bandeira liderada por Ferno Dias Pais. Essa expedio assumiu um papel de empresa permanente, fundando povoados, cultivando roas, num processo que visava o apresamento de ndios e a descoberta de metais preciosos. Nos setecentos aconteceram ainda as expedies lideradas por Antonio Rodrigues Arzo em 1693 e a do Coronel Salvador Fernandes Furtado em 1694 que contriburam de modo significativo para a devassa da Mata Mineira. Com toda certeza, o sculo XVIII representou uma nova realidade para a Zona da Mata mineira. Foi nessa ocasio que o chamado Caminho Novo ganhou forma e fama, representando um salto para a penetrao desta parte do territrio mineiro. Porm, no ultimo

Entradas e bandeiras foram das designaes dadas s expedies resultaram na posse de territrios ocasionando na e conquista definitiva do Brasil. As entradas, em geral, eram empreendimentos de cunho oficial e antecederam as bandeiras, iniciativas promovidas por particulares (http://www.brasilescola.com/historiab/entradas-bandeiras.htm, em 09/07/2008 s 19h33min)

19

quartel desse sculo, ainda era desconhecida a existncia na regio de vilas e povoamentos. No podemos ignorar que naquela poca, o conceito de civilizao estava profundamente ligado ao de cidade (Holanda, 2004:120). Desse modo, era ignorado o grande nmero de pousos, roas e sesmarias ali existentes. Talvez o histrico vazio demogrfico dos sertes, no que se refere presena de colonos, tenha sido uma conseqncia direta da administrao colonial, que at o inicio do sculo XVIII ... vedava o povoamento por poltica fiscal, a fim de proteger o errio. Procurava-se manter a ligao da capitania do Rio de Janeiro apenas por uma rota, com o fito de resguardar a Coroa do descaminho e do contrabando (Mercadante, 1973:20). De fato, havia o temor por parte da Coroa de que a Zona da Mata mineira servisse de entreposto para o escoamento do ouro, facilitando o contrabando. Dessa forma, era vedada tanto a explorao quanto o desenvolvimento de povoamentos na rea, que passou a ser denominada de Zona Proibida (Ibid). Diante desse cenrio, possvel entender o que significou a abertura do Caminho Novo, mesmo que suas conseqncias s possam ser compreendidas nos acontecimentos que despontaram no sculo XIX. No podemos deixar ainda de mencionar que as interpretaes a respeito do processo de colonizao da Mata mineira podem apresentar algumas variaes para a historiografia tradicional. Lamas (2008:2) divide a ocupao colonial da regio em duas fases ... uma iniciada na primeira metade do sculo XVIII e ligada abertura do Caminho Novo, na regio sul da Mata e outra que se iniciou na segunda metade do mesmo sculo, a partir da penetrao na rea central da Mata. A primeira fase no se diferencia muito do que at ento se conhecia a respeito do povoamento da regio. De acordo com Mercadante (1973:21), ... em fim do sculo XVIII, Garcia Rodrigues Pais, filho de Ferno Dias Pais, dispe-se a abrir uma estrada que encurtasse a 20

viagem da capital do Sul as regies das Minas. A oferta foi aceita pelo governador Artur de S. Sem querer desconsiderar a importncia que tal empreendimento teve no processo de povoamento da at ento Zona Proibida, a abertura do Caminho Novo est inserida num contexto de grande decadncia de Minas Gerais. Nos fins do sculo XVIII os veios j estavam quase extintos. Nessa ocasio, outros meios de subsistncia como a pecuria, a agricultura de cereais, a plantao de cana, de fumo e de algodo se destacaram na sustentao econmica da regio. Alm do mais, merece ser salientado que a preocupao dos Governadores das Gerais era a de promover o povoamento da rea onde estava sendo construdo o novo trajeto. De acordo com Lamas (2008:3):
Existem cartas administrativas que mostram que, pelo menos desde a administrao de D. Pedro de Almeida Portugal (1717-1720), o projeto de povoar com pousos, roas, ranchos e sesmarias a rea prxima ao Caminho Novo estava diretamente relacionada com o projeto de diminuir os descaminhos do ouro. Isso explica o grande nmero de sesmarias concedidas na regio durante as administraes de D. Antnio de Albuquerque (1721-1731) e Gomes Freire de Andrade (1733-1760).

J a segunda fase do povoamento proposta por Lamas abarca os fatos que ocorreram a partir de 1750, quando uma expedio liderada pelo sertanista Incio de Andrade Ribeiro partiu de Ouro Preto, alcanando a rea prxima ao rio Coroados, afluente do rio Pomba (ibid). Ao chegar localidade, o grupo se confrontou com diversas populaes indgenas, dando o tom dos anos seguintes. No apaziguamento dos muitos conflitos iniciados, o ano de 1757 passou a ser de grande significncia. Foi neste momento que aps algumas expedies fracassadas, o capito Francisco Pires Farinho iniciou um processo de aproximao dos ndios Coroados e Corops que habitavam a regio do rio Pomba, marco no estabelecimento de um relacionamento mais 21

amistoso e menos violento (Furtado, 2001:187). O sucesso dessa ao justifica em parte a criao em 1764, pelo governador da capitania de Minas Gerais, Lus Diogo Lobo da Silva, da Freguesia do Mrtir So Manoel do Rio da Pomba e Peixe dos ndios Coroados e Corops (Lamas, 2008:3). Contudo, foi somente com a chegada do padre Manoel de Jesus Maria localidade, no ano de 1767, que foram construdas as primeiras casas destinadas ao aldeamento desses nativos, na rea onde hoje se localiza a cidade de Rio Pomba (Ibid). Nesse contexto, a tarefa de civilizar os ndios era executada pelos jesutas. Nos aldeamentos, alm da catequizao, a mo de obra do indgena era visada para atividades diversas. Assim, o nativo era utilizado at mesmo como soldado, ficando encarregado da proteo dos povoados prximos a esses aldeamentos (Glauco Silva, 2006:56). Com o apaziguamento dos ndios, os colonizadores comearam a chegar nas terras baixas situadas ao longo do Vale do Rio Pomba, o que propiciou a diversificao das atividades econmica da regio (Carrara, 1999:30-31). Com toda certeza, o amansamento das populaes indgenas fixadas nas matas mineiras por missionrios, no sculo XVIII, tiveram como objetivo a pacificao da rea, tornando possvel a insero da localidade na economia colonial (Lamas, 2008:3). Decerto, os amerndios eram considerados um grave empecilho nas tentativas de colonizao e insero da Zona Proibida na estrutura administrativa colonial. Sob a tica etnocntrica, eram temidos por supostamente praticarem a antropofagia. Nessa linha de raciocnio compreensvel o fato de grande parte das produes histricas condicionarem esses sujeitos aos processos de catequizao e aldeamentos. Mas, quem eram de fato esses indgenas que habitaram a Zona da Mata mineira?

22

1.1 - Puri, Coroado e Corop: Os Indgenas de Minas Gerais Ao nos debruarmos sobre o passado da regio, possvel rastrear um grande nmero de fontes que se referem especificamente s populaes indgenas que aqui habitavam na poca de seu desbravamento. Referimo-nos aos relatos dos viajantes naturalistas dos sculos XIX e XX, como Freireyss (1982), Wied-Neuwied (1958), Debret (1978), Spix e Martius (1976), Rugendas (1979), Eschwege (1818), Burmeister (1980), Ehrenreich (1886), Noronha de Torrezo (1889), Ploetz, Mtraux (1930) e Loukotka (1937) e a documentao referente administrao colonial e imperial, possvel de se encontrada tanto no Archivo Pblico Mineiro quanto em arquivo municipais. Em todas essas fontes, localizamos referncias sobre o processo de contato e submisso dos ndios denominados de Puri, Coroado e Corop. De acordo com Rodrigues (1986:47: 55), estes grupos seriam pertencentes ao tronco lingstico Macro-J, considerados genericamente pelo termo tapuia. Porm, essa filiao lingstica pode ser deveras problemtica, j que autores como Nelson Sena, Oilan Jos e Paulo Mercadante propem uma aproximao entre esses grupos aos nativos pertencentes ao tronco lingstico Tupi (Loures Oliveira & Simes, 2006:24). De acordo com o relato de Anchieta (1964:12), esses tapuia foram os primeiros habitantes do litoral brasileiro. Com a chegada de grupos vinculados famlia lingstica Tupiguarani, ocorreu uma fuga para o interior do pas:
...H diversas naes de outros brbaros de diversssimas lnguas e que estes ndios (Tupi-guarani) chamam tapuias, quer dizer escravos, porque os que no so de sua nao tm por tais e com todos tm guerra. Desses tapuias foi antigamente povoada esta costa, como os ndios afirma e assim mostram muitos nomes de muitos lugares que ficaram de suas lnguas que ainda usam; mas foram se recolhendo pelos matos e muitos deles moram entre os ndios da costa e do serto

23

Mesmo que seja possvel identificar referncias a estes grupos nos relatos dos cronistas do sculo XVI, nas fontes produzidas pelos viajantes naturalistas do sculo XIX que podemos encontramos informaes mais completas sobre o modo de vida desses indgenas. De modo geral, os naturalistas apontaram o fato desses nativos se organizarem em aldeias que se espalhavam pelo mato, sendo ligadas por trilhas de difcil acesso (Loures Oliveira & Simes, 2006:25). Suas cabanas eram altas e recobertas com folhas de palmeiras entrelaadas (Debret, 1978:54). Esse tipo de habitao foi o que mais se alterou no decorrer dos sculos XVIII e XIX, j que elas passaram a ser edificadas em madeira, com paredes de barro e teto de palha, mantendo a disperso pelas matas (Burmeister, 1980:172). Apesar de serem hbeis caadores, h relatos que indicam a presena de uma incipiente agricultura de subsistncia, com o cultivo da mandioca e do milho. De acordo com Burmeister (1980:171-176), os Puri fabricavam trs tipos diferentes de flechas: uma destinada caa comum; outra com a ponta menor e mais fina para a pesca e uma ltima com um lado denteado, utilizada na guerra ou na caa de macacos. O formato dessa ltima dificultava que a vitima a retirasse para curar o ferimento, sendo uma eficaz arma letal. Nos relatos dos viajantes naturalistas possvel ainda encontrar informaes que se referem religiosidade desses grupos. Sabemos, portanto, que os Puri e os Coroado danavam ao ritmo de tambores e chocalhos, e com o corpo todo pintado, produziam um canto nasalado, narrando episdios de guerra e caadas (Ibidem: 74). Em suas prticas funerrias, os Coroado utilizavam urnas feitas de argila. Aps quebrarem os ossos do morto, ele era colocado na urna, na posio de ccoras, sendo enterrado aos ps de uma arvore prxima aldeia (Loures Oliveira & Simes, 2006:22-23). Se o falecido fosse o chefe da famlia, poderia ser enterrado no interior de sua cabana. J os Puri ofereciam um tratamento diferenciado aos mortos: aps quebrar alguns 24

ossos principais, enrolavam o defunto com faixas, depositando junto ao corpo os objetos pessoais do falecido (Debret, 1978:54). A produo material dessas populaes tapuia tambm foi descrita pelos viajantes naturalistas. No texto de Wied Neuwied encontramos a afirmao de que a cermica dos Coroados era muito superior produzidas pelos Puris, havendo uma preponderncia de formas inspiradas na geometria da sapucaia (Loures Oliveira & Simes, 2006:22). Porm, em linhas gerais, a cermica produzida por esses tapuias parecem ter como caractersticas principais a total ausncia de decorao, possuindo dimenses pequenas, formas globulares ou cnicas (Luft 1999). Por se tratar de grupos profundamente ligados caa e a coleta, realizando em perodos regulares deslocamentos em busca de melhores reas, o uso da cermica acabava por se tornar pouco funcional, estando reduzido produo de urnas funerrias (Loures Oliveira & Simes, 2006:22). No podemos deixar de frisar por fim que essa produo material em muito se difere da atribuda aos grupos Tupi.

1.2 - Aldeamentos e Dominao: A Conquista dos ndios da Mata mineira. O desbravamento da Zona da Mata mineira provocou mudanas profundas no modo de vida das sociedades amerndias que residiam na regio. A chegada da famlia Real ao Brasil no ano de 1808 acentuou este quadro, j que foram implementadas medidas que visavam total explorao e colonizao do territrio. Desse modo, foi declarada uma verdadeira guerra aos nativos que moravam naquelas terras (Aguiar, 2006:39). Esta ao, com toda certeza, estava relacionada decadncia dos principais veios aurferos, fato que forou os governadores a pensarem em alternativas econmicas para a regio. A Zona Proibida da colnia, que englobava uma parte considervel de terras localizadas no Vale do Rio Doce, foi apresentada como soluo para a falncia que se anunciava. 25

neste contexto que podemos compreender a instituio, pela carta rgia de 13 de maio de 2008, da Junta de Civilizao e Conquista dos ndios e Navegao do Rio Doce, que visava primordialmente a guerra ofensiva contra os tapuia (Glauco Silva & Losada Moreira, 2006:5). Para garantir a eficincia dessa empreitada foram instaladas seis divises militares, submetidas ao governador da capitania. Os responsveis por estas divises concentravam em suas mos funes civis e militares, exercendo o controle da distribuio das terras que originalmente pertenciam s populaes nativas. Organizaram assentamentos de novos colonos, promovendo por fim a repartio dos ndios para trabalhos forados, organizando-os em aldeamentos (Aguiar, 2006:40). Nesse sentido, os autcnes da regio foram submetidos a um processo de dominao que no permitia nem mesmo o deslocamento pelo territrio. Durante esse processo, a aceitao de novos costumes foi uma estratgia de sobrevivncia frente dominao (Loures Oliveira, 2004:47). De fato, como bem frisa Burmeister (1980:166), no sculo XIX os indgenas da Mata mineira j utilizavam as armas de fogo e objetos trazidos pelos portugueses, andavam vestidos e passaram a construir suas casas em pedra. Com os trabalhos forados, muitos nativos morreram vtimas de maus tratos. Outra prtica que tambm provocou o extermnio de boa parte dessa populao foi disseminao proposital de epidemias. Muitos creditam o desaparecimento definitivo dos Puri a uma trgica epidemia de sarampo, que assolou o territrio que hoje constitui o municpio de Leopoldina, na primeira metade do sculo XIX (Castro, 1987:42). *** Como demonstrado acima, a histria da Zona da Mata mineira amplamente divulgada, se baseia na utilizao de informaes etno-histricas e de estudos oferecidos por autores como Paulo Mercadante, Oilan Jos e Celso Falabela Figueiredo e Castro. Nesses textos, a regio posta como rea de ocupao exclusiva dos chamados tapuias. Alm do mais, nessas obras, os 26

nativos passam a integrar os acontecimentos histricos apenas a partir dos primeiros contatos com os desbravadores, assumindo papel de escravo, aldeado ou exterminado. No mesmo cenrio, os grupos Tupi aparecem como habitantes da faixa litornea do pas, no sendo mencionados como habitantes da chamada Zona Proibida. De certo modo, as pesquisas arqueolgicas na regio tm possibilitado a reformulao de uma srie de pressupostos tradicionais referentes ao passado da localidade aqui apresentada. Se a histria ignora a presena dos Tupi na Zona da Mata mineira, as pesquisas recentes atestam uma ocupao Tupi h pelo menos 1600 anos antes do presente. nessa questo que nos aprofundaremos a partir desse momento.

27

Captulo II
Pesquisas Arqueolgicas na Zona da Mata mineira
Antiguidade Tupi e o Museu de Arqueologia e Etnologia Americana da Universidade Federal de Juiz de Fora (MAEA-UFJF)
Por no querermos que nosso trabalho seja inteligvel apena para um pblico especializado, alguns conceitos tpicos da Arqueologia e da Antropologia necessitam maiores explicaes. Primeiramente, necessrio esclarecer a respeito das diversas aplicaes que o termo Tupi pode ter, alm dos diferentes conceitos que pode abarcar. Em termos etnolgicos, Tupi a denominao dada a um tronco lingstico, que da origem a sete famlias, sendo a mais numrica em termos de falantes, a Tupi-Guarani (Ribeiro, 1983:30). No tocante Histria, Tupi a designao dada lngua geral falada em territrio brasileiro at final do sculo XIX (Ibid). Em termos etno-histricos, Tupi adquire uma conotao cultural, sendo relacionado a todos os grupos indgenas da costa que entraram em contato com os europeus e que representavam grupos menos hostis que os J ou tapuias (Monteiro, 1994:19). Segundo relatos de cronistas do contato, estes grupos produziam uma cermica particular e finamente decorada. A evidenciao desse tipo de material em stios arqueolgicos atribudos a grupos Tupi, conhecidos historicamente, permitiu que se consolidasse um pressuposto que condiciona tal cermica a grupos Tupi, pertencentes famlia lingstica Tupi-guarani. Nesse contexto, foi definida a Tradio Tupiguarani para se referir cultura material desses grupos. Esta ltima definio nos remete poca de atividade do Programa Nacional de Pesquisas Arqueolgicas (PRONAPA), encabeado pelo casal Clifford Evans e Betty Meggers. O grmen da iniciativa do Programa surgiu em 1956, com a contratao de professores estrangeiros pelo Centro de Ensino e Pesquisa (CEPA), no Paran (Oliveira, 1991:22). Este fato culminou na

28

possibilidade de integrao de um grupo de arquelogos treinados num nico sistema de teoria arqueolgica (Oliveira, 1991:22). Com atuao efetiva no incio da dcada de 1960, o PRONAPA visava a insero dos stios arqueolgicos j registrados em tradies e fases estabelecidas a partir das caractersticas cermica. A definio de tipo levou em conta a capacidade da cermica refletir mudanas culturais atravs do tempo (Evans, C & Meggers, B, 1965:8). Com isso, foi possvel categorizar as reas arqueolgicas em inmeras fases, definidas como qualquer complexo de cermica, ltico e padres de habitao, relacionados no tempo e no espao (Chymiz, 1966:14). Bem mais amplo que a fase foi o conceito proposto para Tradio. Refere-se a grupos de elementos e tcnicas que se distribuem com persistncia temporal (Ibid: 35). Em linhas gerais, composta por seqncias de fases, que se distribuem por um determinado espao temporal (Santos, 1991:25). Com essas informaes em mente, no podemos negar que a real inteno do PRONAPA foi, por meio de tipologias, estabelecer caractersticas perceptveis no registro arqueolgico que possibilitassem seu enquadramento classificatrio e cronolgico. Desse modo, a cermica foi eleita o testemunho fssil primordial, j que era lcus evidente das supostas mudanas culturais vivenciadas ao longo do tempo. Em 1972 foi publicado o ndice das Fases Arqueolgicas Brasileiras, pelo Museu Paraense Emlio Goeldi. Na obra, foram listadas todas as Tradies, com suas respectivas fases constituintes (Ibidem: 26). Era evidente na publicao o desejo de promover uma padronizao dos termos arqueolgicos utilizados pela comunidade acadmica. Nessa oportunidade, foi apresentada a definio da Tradio Tupiguarani, se baseando exclusivamente em elementos tecnolgicos quantitativos de classificao cermica (Oliveira, 1991:46). Essa Tradio foi relacionada preferencialmente a grupos fixados na faixa costeira, pertencentes famlia lingstica Tupi-guarani. Elaborou-se o conceito atravs da nfase dada ao tratamento de 29

superfcie e decorao pintada, corrugada, escovada e pela grande variedade de forma e de vasos (Oliveira, 1991:46). Na verdade, os pesquisadores do PRONAPA amalgamaram em uma nica classe, um conjunto de grupos tnicos que habitavam a zona litornea, desde o norte ao sul do pas. Atravs de caractersticas muito gerais se integrava uma grande diversidade cultural. Todavia, no podemos deixar de frisar que a associao da cermica produzida pelos grupos Tupi e Guarani famlia lingstica Tupi-Guarani j estava acontecendo anos antes da definio do conceito de Tradio. O diferencial que antes do PRONAPA no havia uma delimitao precisa do alcance conceitual do termo. Foi aps a atuao do Programa que ocorreu uma mudana grfica: Tupiguarani, enquanto Tradio Arqueolgica deveria ser escrita sem hfen e com letra maiscula. Em termos conceituais, nas palavras de Brochado (1969:10):

Aps a considerao de possveis alternativas, no obstante suas conotaes lingsticas foi decidido rotular como Tupiguarani (escrito numa s palavra) esta tradio ceramista tardia amplamente difundida, considerando j ter sido o termo consagrado pela bibliografia e tambm a informao etnohistrica estabelecer correlaes entre as evidncias arqueolgicas e os falantes de lnguas Tupi e Guarani, ao longo de quase todo litoral brasileiro.

Por esta definio, no se tem uma tradio cultural e sim uma tradio exclusivamente ceramista. A definio da Tradio Tupiguarani como uma tradio cultural associada a uma tradio ceramista foi cunhada por Igor Chmyz (1969:8), que na II parte do Manual de Arqueologia, definiu tradio Tupiguarani como Uma tradio cultural caracterizada principalmente por cermica policrmica (vermelha ou preta sobre engobo branco e ou

30

vermelho), corrugada e escovada, por enterramentos secundrios em urnas, machados de pedra polida, e, pelo uso de tambets 5. No obstante as inmeras crticas recebidas nos ltimos anos, a verdade que o intento de sistematizao e unificao terminolgica para o estudo da cultura material na Arqueologia Brasileira foi fundamental. Se no pertinente afirmar que todos os grupos Tupi produziam o mesmo tipo de cermica, pode-se afirmar pelo menos que houve grande unidade tecnolgica de norte a sul do Brasil, e que esta forma de produo cermica, pelo menos, nos primeiros anos do contato entre nativos e europeus, esteve intimamente relacionada a grupos pertencentes ao tronco lingstico Tupi, mas precisamente, da famlia Tupi-Guarani. Desse modo, parte-se do pressuposto de que falantes do Tupi e do Guarani produziam cermica caracterizada como Tupiguarani, mesmo no podendo afirmar com toda certeza que os artefatos encontrados ao longo do perodo de existncia dessa tradio, tenham sido de fato produzidos pelos mesmos grupos (Kneip, 1980 e Brochado, 1984). Alguns estudos etnolgicos, como o promovido por Colin Refrew, levantaram crticas severas identificao entre povo, lngua e cultura material (Viveiros de Castro, 1996:57). De modo que, a relao imediata da cultura material de um determinado stio a grupos Tupi pode ser deveras problemtica. Foi seguindo esse raciocnio que Jos Brochado abandonou uma srie de pressupostos desenvolvidos no seio do PRONAPA em sua tese de doutorado, An Ecological Model of The Spread of Pottery and Agriculture Into Eastern South America, de 1984. Manteve apenas os nomes das fases e tradies j que eram termos consolidados na terminologia arqueolgica. Continuou com as crticas que havia esboado no incio da dcada de 1980, quando demonstrou que havia uma sria necessidade de diferenciar no ato de classificao as cermicas

Outros autores se valem desta mesma caracterizao da cermica Tupiguarani. Como exemplos, podemos citar Metrux (1928), Oliveira (1992), Santos (1991), Brochado (1984) e Prouss (1992), entre outros.

31

de acordo com as suas especificidades regionais, desmembrando em subtradies o que tinha sido arbitrria e provisoriamente agrupado dentro do conceito Tupiguarani (Noelli, 1993:68). Desse modo, determinou a Subtradio Guarani e a Subtradio Tupinamb para diferenciar dois tipos de cermica especficos e amalgamados dentro do amplo conceito Tupiguarani (Ibid: 69). De fato, as proposies estabelecidas por Brochado alcanaram uma ampla repercusso no contexto acadmico. Porm, nos ltimos anos, interesse de alguns pesquisadores apontarem a fragilidade dos dados utilizados na definio dos termos Tradio, Fase e Tipo. Dessa forma, enfatizam a necessidade emergencial de ampliar o conjunto de mtodos utilizados pela Arqueologia Brasileira na definio de seus pressupostos, permitindo que sejam alcanados outros vestgios arqueolgicos alm da cermica.

2.1 O Museu de Arqueologia e Etnologia Americana da Universidade Federal de Juiz de Fora (MAEA-UFJF). Os primeiros achados de vestgios arqueolgicos na Zona da Mata mineira, relacionados atualmente a grupos Tupi, aconteceram em meados do sculo XIX. Como bem frisa Corra (2007:21) em sua qualificao de mestrado, este fato esta ligado construo da Estrada Nova do Paraibuna, administrada por Heinrich Wilhelm Ferdinand Halfeld. Este trajeto facilitaria a comunicao entre a at ento capital, Ouro Preto e Rio de Janeiro, se valendo em boa medida do traado que antes determinava o Caminho Novo. Em 1840, durante as obras, foi encontrado algo classificado como um cemitrio indiano (Lessa, 1945:75 apud Corra, 2008:21). Com toda certeza, este o registro mais antigo referente a vestgios de uma cultura amerndia na regio.

32

De fato, a Arqueologia ainda no estava consolidada como uma disciplina cientifica, se relacionando muito mais com o colecionismo do que com uma prtica acadmica (Trigger,2004). Desse modo, ainda que Halfeld pretendesse empreender uma escavao na rea com o objetivo de encontrar vasilhas inteiras, o stio foi destrudo durante a construo da estrada, sendo escassa a documentao produzida sobre os achados (Corra, 2007:22). Foi mais precisamente no sculo no sculo XX que a mata mineira se tornou foco de ateno de alguns pesquisadores. Assim, na dcada de 1980, o Setor de Arqueologia do Museu Nacional do Rio Janeiro se debruou sobre os vestgios da Pedra da Babilnia, localizada no municpio de Rio Novo (Loures Oliveira, 2006:194). Na dcada de 1990 foi o Instituto de Arqueologia Brasileira que centrou o seu olhar sobre os resqucios de populaes tapuias da regio, atravs das pesquisas de Vlademir Luft (Ibid). No mesmo perodo, as professoras Lina Kneip e Filomena Crncio desenvolveram pesquisas no municpio de Leopoldina (Ibid). Mesmo ressaltando a importncia desses trabalhos, fato que elas se resumiram a aes pontuais em municpios especficos. Este cenrio comeou a se alterar no ano 2000, quando a equipe do MAEA-UFJF direcionou o seu olhar para o passado pr-colonial da Zona da Mata. A origem para este fato pode ser localizada no ano de 1999, quando a Profa. Dra. Ana Paula de Paula Loures de Oliveira, aps seu doutoramento em Antropologia Social na Albert-Ludwigs Universitt Freiburg (Alemanha), assumiu a direo do ento Setor de Arqueoastronomia e Etnologia Americana. A partir daquele momento, o foco de interesse foi deslocado das questes arqueoastronmicas para o desenvolvimento da Arqueologia aliada ao instrumental da Antropologia e Etno-histria na regio da Zona da Mata mineira (Reis Silva, 2006:20). Nesse sentido, foi desenvolvido o

33

Projeto de Mapeamento Arqueolgico e Cultural da Zona da Mata mineira6. Sempre optando pela construo de um conhecimento interdisciplinar, a iniciativa possibilitou a articulao de estudantes e profissionais de diversas reas, como Arqueologia, Histria, Geografia, Educao, Cincias Sociais, Antropologia, Turismo, Biologia e Engenharia. De acordo com a coordenadora do projeto, os pontos principais a serem abarcados so:

... a identificao, registro e preservao do patrimnio arqueolgico e cultural atravs dos diversos sub-projetos que visam: a) a valorizao da memria e da oralidade; b) a conscientizao para o patrimnio de um modo geral; c) a criao de museus regionais; d) a caracterizao atravs da florstica elaborao e de faunstica programas da regio; e) o um georreferenciamento; f) a promoo das potencialidades locais, especiais para desenvolvimento sustentvel, entre outros.7

De maneira geral, claro o interesse em aproximar o pblico leigo das pesquisas e das discusses que envolvem o passado da Zona da Mata mineira. Desse modo, o objetivo norteador da instituio foi o desejo constante de valorizar a rica diversidade cultural da regio, inserindo-a na trama dos acontecimentos histricos. Assim, atravs de uma atuao conjunta entre sociedade e pesquisadores j foi possvel registrar mais de 30 stios arqueolgicos, que podem ser categorizados como histricos e pr-histricos. Desse total, 8 j foram efetivamente pesquisados, e so esses os resultados que sero expostos brevemente a seguir.

2.1.1 - Stios Arqueolgicos da Zona da Mata mineira: alguns resultados Os stios arqueolgicos mais estudados at o momento so o Stio Santa Rosa (ZM6 7

Projeto inscrito no IPHAN sob o n 01514.000231/200-02 Dirio Oficial de 15/05/2002 portaria 89. Esta uma sntese dos objetivos do citado projeto, datado de 2000, que esto presentes no Projeto Executivo do MAEA-UFJF.

34

RN-01) e Mata dos Bentes (ZM-RN-02) localizados na cidade de Rio Novo. O primeiro datado por TL em torno de 800+-90 AP e o segundo 1300150 AP. O Stio Primavera (ZM-JN-01) e o Stio Poca (ZM-JN-02) ambos localizados no municpio de So Joo Nepomuceno, com datao por TL de 690100 AP para o primeiro e de 75090 para o segundo. J o Stio Teixeira Lopes (ZM-JF-02) e o Stio Emlio Baro (ZM-JF-02) localizados em Juiz de Fora, datam por TL o primeiro entre 58560 AP e o segundo entre 59060 AP. O Stio Crrego do Maranho (ZMCG-01) localizado em Carangola recebeu a mais antiga datao por TL da regio, 1600220 AP e por fim, o stio Crrego de Areia (ZM-ME-01) localizado em Mar de Espanha, obteve datao estimada entre 1050100 AP. (Loures Oliveira, 2006:32). De modo geral, esses stios apresentam caractersticas bem congruentes, que permitem categoriz-los como stios lito-cermicos, colinares, unicomponencias, implantados prximos a cursos dgua navegveis, sendo assentamentos amplos com mais de mil metros quadrados, alm de apresentarem semelhana tecnolgica no que se refere a artefatos cermicos e lticos (Ibidem: 121). Todos esses vestgios materiais podem ser inseridos na Tradio Tupiguarani (Ibid).

2.2 - Antiguidade Tupi na Zona da Mata mineira Muito j se discutiu a respeito dos caminhos que essa cultural material denominada pelo termo geral Tupiguarani, comumente atribuda a grupos pertencentes ao tronco lingstico Tupi, percorreu pelo territrio brasileiro. De fato, foi grande o nmero de autores que se debruaram sobre esses trajetos. Tanta discusso em torno do tema pode ser resumida em algumas hipteses de maior repercusso no meio acadmico. Nesse debate, tivemos o domnio de modelos baseados em informaes etno-histricas, etnogrficas e lingsticas. Este quadro no seria ultrapassado nem mesmo com a publicao das primeiras dataes para a cermica Tupiguarani, na dcada de 1960 (Laming-Emperaire, 1962 apud Noelli, 1993:51). 35

Sem querer desconsiderar a repercusso que as rotas de migrao propostas por Karl F. von Martius (1867) e Paul Ehrenreich (1891) tiveram no incio no sculo o XX, fato que a obra de maior impacto no meio acadmico nesse momento foi As Lendas de Criao e Destruio do Mundo como Fundamentos da Religio dos Apapocuva-Guarani, de Curt Nimuendaj (1914). Nesse trabalho, o autor estendeu para um perodo anterior a colonizao do territrio brasileiro, informaes provenientes do contato que estabeleceu com um grupo Guarani que se deslocava pelas serras paulistas (Noelli, 1993:43). A partir desse encontro, deduziu que a motivao para as migraes dos grupos Tupi eram estritamente religiosas, abordando todos os movimentos dos integrantes da famlia lingstica Tupi-guarani como um nico fenmeno (Ibid). No contexto desses movimentos, a chegada de integrantes da famlia Tupi-guarani ao litoral teria sido alo relativamente recente, em um perodo imediatamente anterior aos primeiros contatos com o colonizador (Nimuendaj, 1987:97-108). As suposies apresentadas por Curt Nimuendaj influenciaram de maneira significativa o etnlogo francs Alfred Metrux, que na dcada de 1920 estudou as migraes e outros aspectos das sociedades Tupi, tais como a cultura material e o sistema religioso. Tendo por base alguns pressupostos estabelecidos por Nimuendaj, Metrux elaborou um modelo de migrao que durante muito tempo foi tomado como uma espcie de verdade absoluta. Nem mesmo a divulgao das dataes por C14 conseguiram em curto prazo reverter este quadro. O autor inovou em relao Nimuendaj ao atribuir outros fatores que no o exclusivamente religioso para essas migraes, como o esgotamento do habitat, guerras e epidemias. Comparando geograficamente elementos materiais e tecnolgicos, deduziu que o centro de origem Tupi se localizava muito provavelmente na bacia do Tapajs ou do Xingu (Metrux, 1928: 312). A respeito dos caminhos que esses grupos teriam tomado pelo territrio brasileiro, acabou por fundir o modelo da expanso radial com o da expanso de sul para norte 36

atravs da costa atlntica (Noelli, 1996:19). Porm, a ateno do autor se centrou nos movimentos de fugas causados pelas presses da colonizao europia (Ibid: 18). Tal modelo estabelecia que a fuga da escravido portuguesa, associada crena de um paraso terrestre, forou a disperso dos grupos Tupi, habitantes das zonas litorneas, para as regies mais afastadas do litoral, como a Zona da Mata mineira. Segundo Metrux (1927:2), s
[invases europias] longe de deter suas migraes provocou outras novas, contribuindo para a disperso desta raa nas regies que no ocupavam antes do sculo XVI. As pesquisas desenvolvidas pelo etnlogo francs influenciaram de maneira decisiva

grande parte dos trabalhos posteriores que elegeram como objeto de estudo os grupos Tupi. Nesse caso, no podemos deixar de mencionar o trabalho desenvolvido pelo socilogo Florestan Fernandes, estudioso que se debruou sobre os relatos dos cronistas que descreveram aspectos da sociedade Tupinamb. Em concordncia ao modelo estabelecido por Metrux, em sua obra mais famosa, Organizao Social Tupinamb (1949), possvel encontrar afirmaes que vinculam a ocupao de regies mais afastadas do litoral s conseqncias geradas pelo contato. Ao tratar das migraes das populaes fixadas na costa do Rio de Janeiro o autor ressalta que:

... as migraes em massa dos Tupinamb daquela regio s ocorreram depois da derrota de Cabo Frio, isto , depois de 1574. Os movimentos foram demorados, porque primeiro atingiram uma faixa de segurana no interior. Somente quando puderam duvidar da segurana da mesma que imigraram para o sul e para o norte (Fernandes, 1989:41).

Ao se referir s conseqncias das guerras travadas com os colonizadores, conclui que os sobreviventes afastaram-se do litoral, emigrando para regies longnquas: 37

... retiraram-se para o serto, localizando-se em zonas muito afastadas da orla martima e dos portugueses. (...) Nos meados do sculo XVIII, entretanto, se existiam sobreviventes dos Tupinamb, estes deviam ter penetrado profundamente para o hinterland brasileiro (Fernandes, 1989:46).

No podemos deixar de frisar que o sentido atribudo ao termo serto era completamente o oposto ao que conhecemos atualmente. Se hoje esta palavra utilizada para designar terrenos semi-ridos ou ridos, nos sculos XVI e XVII, era proferido para referir-se ao corao da mata, s reas de selva (Vainfas, 1995:76). nesse sentido que podemos compreender o nome Sertes do Leste empregado para a Zona da Mata mineira. Retornando s afirmaes de Florestan Fernandes, o autor escreveu ainda que:

...o contacto com os brancos teve efeitos letais para os Tupinamb. Primeiramente, foram desalojados de suas posies na biosfera pelos portugueses. Em conseqncia, abandonaram o litoral e as regies mais frteis de seu primitivo habitat. Mais tarde precisaram tentar migraes mais extensas, abandonando as terras do Rio de Janeiro e da Bahia. Os grupos tribais que se fixaram no Maranho, no Par e na ilha de Tupinambarana tiveram posteriormente o mesmo destino (Fernandes, 1989:53)

O eco do modelo proposto por Metrux perceptvel na obra de outro estudioso, Paulo Mercadante, que na dcada de 1970 publicou o livro Sertes do Leste Estudo de uma Regio: A Mata mineira, onde propunha realizar uma caracterizao histrica, geogrfica, social e cultural da Zona da Mata mineira. De acordo com Mercadante (1973:22):

...aps

fundao

do

Rio

de

Janeiro

seguida

do

seu

38

desenvolvimento, os ndios comearam a afastar-se, sobretudo os numerosos e aguerridos tamoios. A colonizao, desimpedida as reas de perigo, marchou com relativa rapidez at o baixo Paraba (...). No outro lado do rio, estavam os puris.

Esse quadro marcado pela preponderncia de modelos que se baseavam na etnologia s comeou a ser alterado a partir da atuao do Programa Nacional de Pesquisas Arqueolgicas (PRONAPA), nas dcadas de 1960 e 1970. Nessa ocasio, com uma considervel base de dados arqueolgicos, foram apresentadas novas formas de se pensar os deslocamentos Tupi pelo territrio brasileiro. nesse cenrio que se insere um dos trabalhos de maior repercusso de Jos Brochado, Migraciones que Difundieron la Tradicion Alfarera Tupiguarani, publicado em 1973. Com um arsenal de 55 datas de C14 e 7 por TL, Brochado estabeleceu as rotas de disperso pelo curso dos rios Paran, Paraguai, Uruguai e seus afluentes, e o litoral, dividindo esse movimento em dois momentos. Uma inteiramente em perodo pr-colonial e outra que se desenvolveu sob o olhar dos colonizadores europeus (Brochado, 1973:17). Na primeira onda, ocorrida entre 500 e 700 AD, os grupos produtores da cermica classificada pelo termo Tupiguarani avanaram pelo sudoeste, desde o rio Paran, em direo costa atlntica, rumo ao sul, nordeste e norte do Brasil (Brochado, 1973). Em um perodo quase prximo ao contato teria ocorrido a segunda onda migratria, marcada por movimentos em direo ao Sul, atravs dos rios Paran, Uruguai, Lagoa dos Patos, Litoral Sul e afluentes, Vales da Serra Geral, no litoral das regies sudeste e nordeste, ao longo dos rios que desembocam no mar e em alguns pontos do Brasil Central (Ibid). Em sua tese de doutorado, j citada cima, Brochado (1984) reviu alguns pontos de sua concepo original a respeito dos deslocamentos Tupi, atravs do cruzamento de dados arqueolgicos com informaes etno-histricas, etnogrficas e lingsticas. Assim, props que o aparecimento do Proto-Tupi teria sido na verdade o resultado de uma diviso entre os produtores 39

da Tradio Guarita, em algum lugar da Amaznia Central (Noelli, 1996:21). Devido a presses demogrficas, esse grupo original se expandiu em um primeiro momento ao longo dos principais cursos fluviais e depois, ao longo dos afluentes menores. Postulou que a rota de expanso dos grupos Tupi em direo ao leste do Brasil ocorreu pela foz do Amazonas (Schaan, 2007:84). Sups tambm que neste momento aconteceu a separao do grupo que futuramente originaria a cultura marajoara (Ibid). A hiptese de Brochado sugeriu ainda que a expanso dos Tupi, no caso o grupo tnico Tupinamb, se iniciou no Baixo Amazonas, e seguiu pelo litoral, no sentido sul, enquanto a leva, gnese dos Guarani, foi para terras baixas, atravs dos rios Madeiras e Mamor, no atual estado de Rondnia, seguindo ao sul pelos rios Paraguai, Paran e Uruguai (Quezada, 2007:31). No podemos deixar de frisar que essas postulaes suscitaram uma srie de crticas embasadas por dados empricos. Dias Jnior o exemplo mais representativo desse caso. Esse pesquisador afirmou que a tese de Brochado uma perspectiva extraordinariamente difusionista, por se basear em um nico trao, desprezando inmeros outros de igual ou maior relevncia (Dias e Panachuk, no prelo). Desse modo, o autor ressaltou que na proposta de Brochado desconsiderada a morfologia do vasilhame, a vasta gama de decoraes de superfcie, as prticas funerrias, os padres de adaptao entre outros elementos. Alm desse fato, Dias Jnior apresentou dataes em stios supostamente ocupados por grupos Tupi, localizados no Sul do pas que apontavam uma maior antiguidade nessa regio, indicando uma ocupao mais recente para o Norte (Ibid). No podemos deixar de mencionar ainda as consideraes feitas pelos cronistas que percorram as regies costeiras do pas no sculo XVI. Nesse sentido, possvel pensar a respeito de uma presena j consolidada de grupos Tupi nas regies mais afastadas do litoral poca do contato. Nessa documentao, encontramos a afirmao de que existiam grupos locais 40

Tupinamb independentes, com hbitos e costumes semelhantes aos habitantes do litoral, e que localizavam-se muito longe da costa (Vieira, 1928:242) De acordo com o relato de Ives dEvreux, os Tupinamb do Maranho chegavam a realizar visitas de cortesia a grupos localizados a mais de 300 quilmetros de distncia, o que demonstra a capacidade desse povo de percorrerem grandes distncia. Mais significativo para o nosso interesse o fato de que os grupos que povoaram a regio do Rio de Janeiro mantinham contato com grupos fixados entre 13 a 300 quilmetros para o interior, distncia que corresponde a Zona da Mata mineira. Anchieta j apontava em seus escritos a existncia de grupos Tupinamb na serra fluminense, fato comprovado arquelogicamente. Relata que em toda rea ocupada, de So Sebastio at Cabo Frio, e em alguns trechos da costa, at 132 quilmetros para o interior, estariam disseminados em vrios grupos locais (Anchieta, 1933:246 e 252). Evreux no deixou ainda de se surpreender com a inclinao a longas viagens que os Tupinamb possuam. Percorriam com facilidade de 400 a 500 lgua para atacar os seus inimigos (Evreux, 1929:79). Assim, fica mais que comprovada a capacidade dos Tupinamb em se locomover por grandes distncias, seja para se comunicar ou guerrear com outros grupos. O motivo para esses deslocamentos ocasionais seria a realizao de atividades especificas como a caa e a pesca, que muitas vezes era efetuada em territrios distantes ao das aldeias (Assis, 1996:97). O acampamento de roa, por exemplo, destinado a efetivao das atividades agrcolas, geralmente se localizava a lguas do assentamento, sendo necessria edificao de estruturas de habitao em determinados perodos do ano, como as colheitas (Ibid: 99). Com todas essas informaes em vista, no desconsideramos a possibilidade de estarmos diante de uma rea de ocupao Tupinamb. De modo geral, para Florestan Fernandes (1989:17), estes ltimos integravam ...um grupo tnico bsico, revelando em seu sistema sciocultural os mesmos traos fundamentais. Da mesma forma, Noelli (1993:2) enftico ao afirmar 41

que,

Por dois ngulos os Guarani e seus parentes Tupi-guarani derrubam qualquer idia de mudana rpidas em diversos nveis culturais. Pelo ngulo arqueolgico, com uma profundidade temporal que deve ultrapassar os 3000 anos, constata-se que houve uniformidade na produo de vasilhas cermicas e implementos lticos. Isto reflete a reproduo de comportamentos scio-econmicos bem definidos, (...) e persistem at o presente....

Monteiro (1994:19) outro autor que segue a mesma linha de raciocnio ao colocar que ... os invasores europeus logo descobriram que grande parte do litoral bem como as partes do interior as quais se tinha mais acesso se encontravam ocupadas por sociedades que compartilhavam certas caractersticas bsicas e comuns chamada cultura Tupi-guarani Nas afirmaes apresentadas acima, sustentada a idia de certa uniformidade cultural entre os grupos Tupi, pelo menos em termos geral, que pode ser evidenciada atravs da lngua e em boa medida pela produo material. Isso se considerarmos a disperso de fragmentos da cermica com pintura policrmica no s em territrio brasileiro, mas em alguns pases da Amrica Latina (Brochado, 1984; Prous, 1992; Noelli, 1993; s para citar alguns exemplos). Como bem nos fala Fernandes, no que se refere aos Tupinamb, na verdade estamos diante de uma sociedade prescritiva, onde os acontecimentos so valorizados pela sua similaridade com a ordem vigente. Estes cdigos scio-culturais so transmitidos pela educao, que ... no visa
preparar o homem para a experincia nova, mas prepar-lo para conformar-se aos outros, sem perder a capacidade de realizar-se como uma pessoa e de ser til coletividade como um todo (Fernandes, 1973:35).

Isso no significa que nessas sociedades no ocorriam mudanas, mas sim que estas aconteciam de forma lenta, suave e quase imperceptvel (Dias Jnior, 1992:158). Afinal, no 42

existe nenhum grupo social que pode ser definido exclusivamente como conservador ou tradicional (Dias Jnior, 1992: 158). Insere-se, pois na longa durao proposta por Braudel, na medida em que a inteligibilidade desse contexto histrico se d a partir dessa profundidade, desta semi-imobilidade da sua histria (Braudel, 1978:27). Tendo isso em vista, apresentaremos a partir desse momento, a anlise das fontes etno-histricas disponveis para as sociedades Tupi conhecidas poca do contato.

43

Captulo III Os Tupi da Zona da Mata mineira


Devassos no Paraso?
Para a elaborao do captulo aqui apresentado utilizamos em grande medida os relatos dos cronistas quinhentistas e seiscentistas que percorreram diversas regies do pas, com a inteno de efetuar e sistematizar informaes sobre a colnia para os futuros colonizadores. Porm, mesmo que no tenha sido o objetivo primordial dessas viagens, acabaram por descrever aspectos inerentes a organizao social das sociedades nativas. Nessa documentao, possvel perceber dados que se destacam por suas similaridades, ainda que sejam oriundos de grupos localizados em reas geogrficas diferentes. Desse modo, seguimos o raciocnio de Florestan Fernandes (1989:75), ao frisar que a variao de habitat no determinaram sequer modificaes regionais no sistema tecnolgico. Para a Zona da Mata mineira, esta afirmao encontra consonncia nos resultados obtidos em pesquisas arqueolgicas. Como salientado anteriormente, a cermica evidenciada nessas ocasies se assemelha ao material pesquisado em stios localizados na serra fluminense e no litoral carioca. Os estudos de Ondemar Dias Jnior em stios conhecidos historicamente como rea de ocupao Tupinamb nas serras fluminenses nas dcadas de 1970 e 1980 (Dias Jnior, 1992 e 1994), e mais recentemente, os de ngela Buarque em um stio atribudo a este mesmo grupo tnico, em Morro Grande (Buarque, 2004) evidenciaram uma cultura material bastante semelhante encontrada na regio mineira. Tendo em vista essas prerrogativas, inegvel a ocupao da Mata mineira por grupos Tupi. Uma leitura atenta dos relatos quinhentistas e seiscentistas nos fornece informaes relevantes nesse sentido, j que estes autores no desconsideram a existncia desses grupos Tupi 44

pelo interior do pas, como apresentado no Captulo II. Tomemos como exemplo o texto de Antonio Knivet. Membro da expedio de Thomas Cavendish (ou Candish), o ingls foi abandonado na praia de So Sebastio. Foi capturado e feito escravo por Martim Correia de S, participando com ele de diversas expedies. Em uma delas, passou por Paraty e subiu pela trilha dos ndios Guaians, futura Estrada Real. desse autor a afirmao de que no interior do Rio de Janeiro, tambm muito afastados do litoral, deviam viver alguns Tupinamb (Knivet, 1878:183272). Outro autor que mencionou esta possibilidade foi Hans Staden. No livro Duas Viagens ao Brasil, escreveu a existncia de grupos fixados aproximadamente 96 km da costa, em direo ao centro do Brasil, partindo da regio de Angra dos Reis (Staden, 1942:154) 8. Por outro lado, alguns cronistas restringiram os seus olhares s populaes localizadas no litoral. Como exemplo, podemos mencionar Gabriel Soares de Sousa, que estabeleceu como faixa de ocupao Tupinamb, cinqenta lguas (aproximadamente 296km) da costa, rea que abrange o trecho que vai do Cabo de So Tom a Angra dos Reis (Sousa, 1938:41). No incio do sculo XX, o etnlogo Alfred Metrux, ao mencionar as possveis reas de ocupao Tupinamb, elegeu como local privilegiado a regio compreendida entre o Cabo de So Tome e a Ponta de Carau (Metrux, 1928:96). No podemos deixar de considerar que as fontes analisadas so em grande medida imbudas de um arraigado etnocentrismo, colocando assim na estante do extico e do execrvel, comportamentos e caractersticas que diferiam profundamente do modelo cristo e europeu de sociedade. Nessa linha de raciocnio o dilogo com a Antropologia foi fundamental na abordagem desses relatos. Ora, a abordagem antropolgica provoca uma revoluo epistemolgica, na medida em que implica uma mudana do olhar. Pressupe uma ruptura com a

Cabe lembrar que a distncia apresentada coincide com as serras fluminenses, rea atesta arqueologicamente como ocupada em tempos remotos por grupos Tupi.

45

idia de que existe um centro do mundo, propiciando assim uma ampliao do saber, reconhecendo que uma das nicas coisas que os seres humanos possuem em comum a capacidade de se diferenciarem. Afinal, somos apenas uma cultura em um universo de tantas outras (La Platine, 1989:21-22).

3.1 Aldeias e Malocas Os grupos Tupi viviam em aldeias, que se organizavam sob a forma de tribos (Fernandes, 1989:72). De acordo com as definies elaboradas por quinhentistas e seiscentistas, a tribo era uma denominao dada ao grau de articulao existente entre os grupos locais da mesma regio, formando assim uma unidade mais ampla (Abbeville, 1945; Sousa, 1938). Nesse contexto, o paj era o elo que unia diversos grupos Tupinamb, possuindo trnsito intertribal livre (Staden, 1942:173). Pela leitura das fontes, podemos perceber que os sentimentos de pertencimento que ligava o indivduo a uma determinada aldeia eram construdos a partir da vida comum com diversas unidades familiares no mesmo espao habitacional (Fernandes, 1989:54). Essas aldeias, de acordo com todos os relatos consultados, compunham-se de um nmero varivel de habitaes, denominadas malocas. Nesses locais, morava um nmero variado de famlias. Isso tornava a quantidade de cabanas nas aldeias sujeitas a variaes regionais. De fato, cada texto analisado apresentava um nmero diferente. Staden (1942:154) escreveu sobre aldeias com 7 cabanas. J Gndavo (1922:118) descreveu aldeias com at 8 habitaes . De uma forma geral, essas malocas eram dispostas de forma a deixar uma rea quadrangular ampla no centro, o terreiro, aonde acontecia parte importante da vida social (Staden, 1942:155; Sousa, 1938:366; Abbeville, 1945:139).

46

Outro dado que encontra discrepncia nos relatos analisados o que se refere s dimenses da maloca. Nos relatos, a largura varia de 4, 62 a 11 metros e o comprimento vai de 44 a 242 metros. Tendo isso em vista, concordamos em grande medida com Hans Staden (1942:155), que relacionou a variabilidade no nmero de moradores com as dimenses da habitao especficas da entre os grupos. Para construir a maloca, era necessrio que o individuo reunisse cerca de 40 pessoas, na grande maioria escolhidos entre seus amigos e parentes. Tornava-se assim o chefe da maloca, o morubixaba (Ibid: 115). Tambm chamado por alguns cronistas de o principal, esta figura exercia uma autoridade expressiva sobre os membros da cabana (Ibid). Assim, no podemos deixar de salientar que os laos de solidariedade em uma aldeia eram mais fortes entre os moradores da mesma unidade habitacional, pois geralmente estavam ligados por laos consangneos ou laos congeniais (Staden, 1942:155 e 164). Podemos destacar ainda que os laos que ligavam os indivduos maloca, no podiam ser facilmente rompidos. Desse modo, a mudana de uma habitao para outra no era algo comum. O homem s podia abandonar a cabana por meio do casamento. Nessa ocasio, deixava de ser subordinado sua unidade familiar, passando a dever obrigaes ao pai da esposa (Sousa, 1938:366). Mesmo comportando uma pluralidade de lares, a cabana tinha um espao distribudo de forma racional. Segundo relatos quinhentistas, a diviso variava de 50, 60 e 70 ranchos (Cardim, 1939). De maneira geral, a maloca era o nico abrigo contra as intempries naturais, podendo ser conceituada como uma bem sucedida tentativa de adaptao ao meio. Embora no houvesse no seu interior paredes ou delimitaes materiais, as unidades familiares se distribuam no interior das casas, ocupando um espao denominado lano ou rancho, de 4 a 7 metros (Assis, 1996:65). Este espao correspondia ao intervalo entre os esteios de sustentao da habitao. Comportava as redes, as fogueiras e demais objetos da famlia. O centro da habitao era 47

transpassado por um corredor, o espao livre e coletivo para o trnsito de pessoas e para a realizao de atividades que envolvessem todos os moradores (Assis, 1996:65). Mesmo que gozassem de certo grau de autonomia, as malocas no funcionavam como unidades isoladas. Era apenas a menor forma de organizar as relaes sociais no espao e no tempo dentro de uma aldeia (Fernandes, 1989:68). Por se tratar de uma sociedade onde a guerra tinha uma grande importncia, o espao fsico das aldeias era tambm ocupado por construes que visavam proteo do grupo. Geralmente circundavam o seu habitat com um sistema de fortificaes, denominado paliada. Essa estrutura era necessria para garantir a segurana diante provveis invases:

... levantam em torno delas uma estacada de troncos de palmeira rachados. Esta cerca, de mais ou menos braa e meia de altura (aproximadamente 3,3 metros), fazem-na to cerrada, que nenhuma flecha pode atravess-la. Porm, a tm pequenos buracos pelos quais atiram. Em torno desta estacada erigem ainda uma outra cerca, uma palissada de paus grossos e compridos, no os colocando, entretanto, junto um do outro, mas a uma distncia pela qual no pode passar um homem (Staden, 1942:156).

De fato, a defesa era um dos elementos primordiais na trama cotidiana dessas sociedades Tupi. A preocupao com a segurana do grupo era perceptvel at mesmo na escolha do local, geralmente em colinas, onde era possvel ter uma ampla viso do entorno da rea (Fernandes, 1989:66).

3.2 Sistema Econmico e Deslocamentos No que diz respeito ao seu sistema econmico, a sociedade Tupi pode ser caracterizada como uniforme, onde cada grupo local formava uma unidade independente e auto-

48

suficiente (Fernandes, 1989:75). Pode ser definida como natural e de subsistncia. Natural por satisfazer as necessidades dos membros do grupo sem recorrer obrigatoriamente a trocas (Abbeville, 1945:76). E de subsistncia, por concentrar as aes na satisfao das preocupaes imediatas (Ibid). O sistema tcnico que suportava as atividades econmicas visava

preponderantemente extrao de recursos naturais. O equipamento cultural de caa e pesca era complexo, possuindo uma variedade de flechas e tcnicas de pescar (Fernandes, 1989:81). Entre os Tupi existia a crena de que a terra oferecia tudo para suprir as suas necessidades. Portanto, no havia a preocupao com o restabelecimento do ambiente utilizado. Na poca de escassez, contavam com a interveno divina para a satisfao das suas necessidades (Ibid: 84). De certo modo, esta dependncia direta do meio ambiente traduz-se socialmente em uma maior interdependncia humana. Assim, tudo o que era obtido na natureza acabava sendo repartido pelos membros do grupo, fortalecendo a hospitalidade (Ibid: 85). A exausto de um nicho habitacional era compensada pela busca de outro. Nesses movimentos, privilegiavam reas com povimento fcil e continuo de gua, lenha e outros recursos de subsistncia (Ibid: 65). Isso permitia o estabelecimento de situao vantajosa no que se refere s atividades econmicas, uma vez que esta seletividade dos provveis locais de instalao contribua em medida a superabundncia de alimentos. Este fato tornava desnecessria a ocorrncia de atividades de trocas com outros grupos (Sousa, 1938:366). De fato, todos os territrios eleitos para habitao dispunham de amplas reas frteis, dotadas de bosques extensos e populosas zonas psicosas (Fernandes, 1989:75).9

As migraes podiam tambm estar relacionadas a fatores religiosos, principalmente pela busca da terra sem mal, o paraso terrestre Tupi. Diante das mazelas impostas pelos colonizadores, foi possvel perceber um afloramento de um messianismo, que de certo modo estimulou o aumento desse tipo de migrao. (Vainfas, 1998). A terra onde no mais se morre era um local que os ndios Tupi e Guarani acreditavam ser a morada dos ancestrais

49

Nesse cenrio, as relaes de troca s eram efetuadas para obteno de objetos raros, como penas de certas aves e determinados cristais (Lry, 1941:77). A falta ou escassez desses artefatos incentivava as relaes de trocas entre grupos locais diferentes ou at mesmo pertencentes a tribos distintas. Ainda que alguns cronistas, como Acun (1941) e Evreux (1929) apontem a freqncia dessa prtica nas sociedades em que descreveram, a maioria dos autores consultados ressaltam o carter ocasional desse tipo de relao. Segundo Fernandes (1989:89), as tcnicas tribais de acumulao de utilidades no previam o suprimento de reservas destinadas troca e sim ao consumo interno. No mesmo grupo tribal as trocas no eram necessrias, pois o peregrino tinha direito ao que necessitava. Acun (1941:146) cita que na Ilha de Tupinambarana, os Tupinamb obtinham sal com as tribos vizinhas. Segundo Evrux (1929:126), os Tupinamb do Rio de Janeiro mantinham relacionamento com os Maracaj, os Caraj e os Guaitacaz. O cronista prossegue escrevendo que estes Tupinamb da costa se relacionavam freqentemente com uma tribo denominada tapuia do Gurupi. Porm no forneceu elementos referentes provvel localizao deste grupo. Nessas relaes de troca, quando os ndios de outras tribos se concentravam no exame das utilidades propostas, eram muitas vezes surpreendidos e aprisionados (Ibid). O relato de Jean de Lry (1941:71-72) nos informa a respeito de uma situao de troca entre os Tupinamb e os Guaitacaz:
O Tupinamb, sem confiar no Guaitacaz, mostra-lhe de longe o que tem a mostrar-lhe, foice, faca, pente, espelho ou qualquer outra bugiganga e pergunta-lhe por sinais se quer efetuar a troca. Em concordando, o convidado exibe por sua vez plumas, pedras verdes, que coloca nos lbios, ou outros produtos de seu territrio. Combinam ento o local de troca, a 300 ou 400 ps de distncia (o
(Noelli,1993:47) Para alcan-la empreendiam verdadeiras jornadas religiosas, efetuando exerccios espirituais e jejuns que iam livrando o corpo das imperfeies humanas (Cadogan, 1959:143). No podemos tambm desconsiderar que mesmo preferindo se fixar locais pertencentes ao grupo local ou tribal a qual pertenciam, os Tupi podiam invadir territrios de outras tribos, atravs da guerra (Fernandes, 1989: 87)

50

que corresponde a 99 e a 132 metros); a o ofertante deposita o objeto da permuta em cima de uma pedra ou pedao de pau e afasta-se. O Guaitacaz vai buscar o objeto e deixa no mesmo lugar a coisa que mostrara, arredando-se igualmente a fim de que o Maraj ou quem quer que seja venha procur-la. Enquanto isso se passa so mantidos os compromisso assumidos. Feita, porm a troca, rompe-se a trgua e apenas ultrapassados os limites do lugar fixado para a permuta procura cada qual alcanar o outro a fim de arrebatar-lhe a mercadoria.

Por serem os Tupi uma sociedade essencialmente nmade, o contato com outros grupos tribais podia correr tambm atravs dos movimentos migratrios de conquista, ainda que este no fosse um fato corriqueiro (Fernandes, 1989:96). Ora, o sistema guerreiro Tupi era parte de um conjunto de tcnicas destinadas conservao e aumento dos recursos naturais sujeitos ao domnio tribal (Ibid: 97). Geralmente, estas expedies guerreiras ocorriam entre comunidades inimigas, que competiam dentro de reas territoriais contguas (Sousa, 1938:407). Anchieta escreveu que os Tupi da costa chegaram a realizar incurses guerreiras de 300 milhas, aproximadamente 660km. Evrux referiu-se a incurses que chegavam a alcanar distncias de 4 a 5 vezes superiores (Evrux, 1941:79). De certa forma a guerra acabava por funcionar como uma poderosa ferramenta de controle populacional, j que era grande o nmero de mortos nos confrontos (Abbeville, 1945:269). Nesses conflitos, a funo do homem, alm do combate, era a fabricao de arcos e flechas. J as mulheres eram responsveis pelos viveres (Sousa, 1938:102). Geralmente ao trmino da batalha havia saque aos perdedores, muito mais pelo seu valor simblico do que propriamente pelo seu valor econmico (Anchieta, 1933:236) Com a guerra, acontecia tambm o aprisionamento de inimigos para sacrifcio, ocorrendo antropofagia cerimonial. Esta prtica foi encarada com temor pelos colonizadores. Para os Tupi, constitua parte de um ritual preparatrio para a viagem sobrenatural que os conduziria a Guajupi, a terra sem mal para alguns 51

estudiosos10. Porm, no podemos desconsiderar outras interpretaes sobre o mesmo fato. Para alguns, o ritual antropofgico era praticado para vingar os membros da aldeia mortos em combate, como bem nos fala Abbeville (1975:233):

No prazer propriamente que as leva (as mulheres) a comer tais petiscos, nem o apetite sensual, pois de muitos ouvi dizer que no raro a vomitam depois de comer, por no ser o seu estmago capaz de digerir a carne humana; fazem-no s para vingar a morte de seus antepassados e saciar o dio invencvel e diablico que votam a seus inimigos.

Efetuado logo aps as batalhas, o ritual antropofgico mobilizava todos os membros da aldeia. Acontecia ento uma sucesso de danas e encenaes, que terminava com a execuo dos prisioneiros e o devoramento de seus corpos (Ibid). Por este prisma, podemos apontar tambm a inexistncia de escravido entre os Tupi. Quando havia guerra, os ndios aprisionados eram sacrificados e no utilizados como mo de obra. Vale lembrar que o derramamento de sangue de um membro de um grupo local era algo problemtico. Fernandes nos informa que isso acabava por gerar um sentimento de vingana por parte dos parentes do morto, denominado de vendetta. (Fernandes, 1989:104).

3.3 Sexualidade e Casamento A anlise dos relatos feitos pelos cronistas nos oferece ainda uma srie de informaes sobre as prticas sexuais dos grupos Tupi, mais especificamente dos Tupinamb. Afinal, em grande medida, os hbitos dos nativos brasileiros deixaram os primeiros cronistas escandalizados. Gabriel Soares de Sousa (1938:305 e 308) apontava o insacivel ardor sexual das
10

Informao extrada do site: http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/historia/historia_do_brasil/primeiros_povos/indios_brasil, em 07/07/2008, s 13h08mim

52

mulheres Tupinamb. Elas praticavam o intercurso sexual dos 12 aos 70 anos, ao contrrio dos homens. De acordo com o mesmo cronista, os nativos eram to luxuriosos que no h pecado de luxria que no cometam. Essa percepo deu origem a um fato curioso. No ano de 1555, ao tomar posse da baia de Guanabara, o comandante francs Villegaignon instalou seus soldados em uma ilha, para evitar o contato com as ndias, designadas pelo nome de cadelas selvagens, devido ao insacivel apetite sexual. A pena para quem transgredisse esta ordem era o aoite e at mesmo a morte (Trevisan, 2002:64). O francs Andre Thevet observou que os Tupi ofereciam suas filhas para os colonizadores, em troca de qualquer quinquilharia (Thevet apud Trevisan, 2002:64). Hans Staden destacou que os prisioneiros dos Tupinamb tinham o direito de dormir com a esposa e com a filha de seu algoz antes de ser executado (Staden apud Trevisan, 2002:64). Outro acontecimento que chamou a ateno dos cronistas foi a propenso dessas populaes para poligamia. Gabriel Soares de Sousa no escondeu o seu espanto ao relatar que as ndias chegavam ao ponto de arranjar novas esposas para o seu consorte. Diante desse contexto, essas populaes que tanto chocavam os europeus com seus hbitos foram designados pelo termo de devassos no paraso (Romero, 1967:156). Na verdade, ao se confrontar com um modo de vida diferente do modelo cristo e europeu de civilidade, o colonizador enxergou hbitos distintos a partir de seus cdigos culturais. No interpretou essa cultura que se apresentava dentro de sua prpria lgica. No que se refere especificamente ao sexo, as praticas dos Tupi em nada se assemelhavam com os dogmas cristo do perodo. Uma primeira considerao que podemos fazer que a vida sexual dos rapazes era limitada. Geralmente os ndios mais velhos se relacionavam com as mulheres mais jovens (Fernandes, 1989:132). Nesse sentido, o casamento e o intercurso sexual ocorriam entre indivduos de geraes alternadas. A explicao cultural para esta prtica se baseava no fato de 53

que esse tipo de relao funcionava como uma espcie de adestramento das geraes mais novas (Fernandes, 1989:132). Nesse contexto, com a menstruao, a mulher passava por um rito de passagem, atingindo a maturidade. Por outro lado, o homem s alcanava este estgio por volta dos 30 anos, iniciando sua vida sexual tardiamente (Ibid: 134). Devido dificuldade dos mais jovens em conseguir uma parceira sexual, j que as mulheres de sua faixa etria eram destinadas aos ndios mais velhos, era comum em sociedades Tupi o exerccio de prticas sodomticas. Esta informao deixou alguns cronistas desconcertados. Muito provavelmente, o primeiro a mencionar a existncia dessas relaes foi o padre Manoel da Nbrega, que comentou o fato de que em terras brasileiras muitos dos colonos viviam amasiados com ndios, tomando-os por mulheres (Trevisan, 2002:65). Pero Magalhes Gndavo no escondeu o seu desconcerto ao relatar que os tupinambs ... se entregam ao vcio da sodomia como se neles no houvera razo de homem (Gandavo apud Romero, 1967:149). Jean de Lry (1980:224) menciona em seu texto, datado de 1557, que quando discutiam entre si, os ndios se xingavam com o termo tibira ou tibir, que pode ser traduzido literalmente como homem do traseiro roto. Para Gabriel Soares de Sousa (1987:373), ao se referir aos Tupinamb, especificamente:

...so mui afeioados aos pecados nefandos, entre os quais no se tem por afronta; e o que serve de macho se tem por valente, e contam essa bestialidade por proeza; e nas suas aldeias pelos sertes h alguns que tem tenda pblica a quantos o querem como mulheres pblicas (...) no sabendo falar seno dessas sujidades, que cometem a cada hora..

54

As mulheres tambm podiam se entregar a momentos ntimos com pessoas do mesmo sexo, fato alertado por Florestan Fernandes (1989:137). Gndavo (1982:157) descreveu o relacionamento entre mulheres Tupinamb:

...algumas ndias se acham nestas partes que juram e prometem castidade e assim no se casam e nem conhecem homem de nenhuma qualidade, nem consentiro ainda que por isso as matem; esta deixam todo o exerccio de mulheres e imitam os homens e seguem seus ofcios como se no fossem mulheres e cortam seus cabelos da mesma maneira que os machos trazem, e vo guerra com seu arco e flechas e caa: enfim que andam sempre na companhia dos homens, e cada uma tem mulher que a serve e a que faz de comer como se fossem casadas.

Muito provavelmente, foi devido a tais prticas que os ndigenas passaram a ser designados pelo termo bugre. De acordo como Lus Augusto de Mola Guisard (2008:1), em pequenas realidades regionais ou em grotes escondidos do Brasil contemporneo, o termo bugre aparece quase sempre para se referir a populaes nativas. Na verdade, a origem do termo remete ao passado medieval, aos preceitos institudos pela Igreja Catlica da poca, aos movimentos herticos do sculo IX na Bulgria e no sculo VII na sia Menor (Ibid). Por fim, referem-se tambm as prticas sodomitas descritas na passagem da Idade Mdia para a Moderna na Europa Ocidental (Ibid). De fato, o termo bugre originou-se num movimento hertico, na Europa, durante a Idade Mdia, representando uma fora contrria aos preceitos ditados pela ortodoxia da Igreja. Surgiu no sculo IX, na Bulgria, tendo sido batizado como bogomilismo, inspirado no nome do padre Bogomil, considerado fundador da seita hertica (Guisard, 2008:1). Progressivamente, no Mundo Ocidental, o sentido da palavra bugre vai se transportando de um mundo religioso para um mundo profano, levando consigo a idia do bugre como o devasso, o sodomita, o pederasta, o

55

infiel em que no se pode confiar e que representa a poro mais baixa da sociedade europia. No Brasil, a imoralidade dos ndios relacionava-os diretamente com esta definio. Isto explica em grande medida a ampla utilizao deste termo como designador das populaes indgenas que habitaram o territrio brasileiro (Guisard, 2008:1). No que a constituio de matrimnios, o casamento consangneo no era considerado um desvio, ocorrendo freqentemente. J o incesto era contra os padres de normalidade do grupo (Fernandes, 1989:142). Nessa sociedade, a concepo de parentesco pressupunha uma avaliao desigual do papel do pai e da me. Assim, a figura paterna possua uma importncia maior, estando relacionada com todos os tabus de nascimento (Sousa, 1938:370). Ao elaborar a genealogia da hierarquia tribal, o interesse recaa em ascendentes paternos (Fernandes, 1989:161). Existiam tambm regras especficas relativas aos casamentos e organizao familiar. A unio avincular era preferencial. Com a efetivao do matrimnio, a fixao em uma nova residncia dependia do grau de status que o cnjuge possua (Ibid: 212). A mulher ficava na casa do marido, desde que ele fosse seu tio materno ou o sujeito a quem foi destinada como presente. Em outros casos, o casamento era precedido do noivado, com o genro se pondo a servio de seu futuro sogro (Ibid). O matrimnio tambm estava relacionado conservao e ampliao das alianas entre parentelas ou o reforo dos laos tradicionais entre famlias. No relacionamento entre os cnjuges, a autoridade suprema da famlia era o marido, sendo que todos os filhos do casal, pelo menos a princpio, ocupavam o mesmo grau de status. (Ibid: 213). No podemos, porm, deixar de frisar que a consistncia dos laos matrimoniais era pequena, pois o casamento podia ser dissolvido a qualquer momento (Ibid: 212). Nessas sociedades, de modo geral, a famlia funcionava como um ncleo de condensao dos sentimentos afetivos e das energias morais (Fernandes, 1989: 220). Destarte, 56

possvel verificar a existncia de noes como amor paterno, amor materno e amor filial. Os filhos dependiam da me at por volta dos 7 a 8 anos. Aps essa idade, passava a depender do pai. Por outro lado, as meninas continuavam boa parte da vida sob a dedicao exclusiva da me. No perodo de gravidez, a preferncia era por crianas do sexo masculino (Ibid:220).

3.4 O Conselho de Chefes Por fim, de vital importncia era o conselho de chefes. Atravs da tradio, os homens mais velhos da aldeia exerciam o governo comunitrio e tribal (Abbeville, 1945:65). Composto pelos lderes das malocas, dos guerreiros e pelos pajs da aldeia, o conselho de chefes era uma instituio inclusiva, superpondo-se organizao da famlia (Fernandes, 1989:292). Seus membros eram selecionados pelo seu status ou definidos por meio de princpios de parentesco, sexo e idade. Valores como bravura pessoal e dotes de guerreiro tambm eram levados em considerao. Esta liderana podia ser dividida. Neste conselho, tratava-se de questes referentes ao interesse coletivo. Constitua-se, portanto, como espao preferencial aonde se processava o governo do grupo local. Pode ser apontado como a agncia poltica bsica de uma aldeia, definindo a realizao de guerras ou o xodo para outras terras (Ibid: 293).

3.5 A Produo Material: Cermica e Ltico Ao contrrio dos enfeites, armas e outros artefatos, que devido a sua fragilidade e natureza do solo cido das terras tropicais, se deterioram com facilidade, a cermica est largamente representada nos stios arqueolgicos. Este fato est associado capacidade de preservao desse artefato nas condies mais adversas (Buarque, 2000:314-315). Com toda certeza, para a Arqueologia, a cermica pode ser encarada como um documento de vital importncia na interpretao arqueolgica. inegvel que ela encerra em si vrios aspectos do 57

comportamento social da sociedade que a produziu. As combinaes tcnicas e funcionais, caras sua confeco, so especificas de cada grupo tnico, o que torna esta produo material uma expresso cultural. A partir dos relatos dos cronistas que representaram em suas iconografias alguns vasilhames atribudos aos Tupinamb, possvel estabelecer inferncias sobre os seus possveis usos. De modo geral podem ser enquadrados em trs funes bsicas: acondicionar e processar alimentos e a de servir (Assis, 1996:71). Por outro lado, as vasilhas menores eram utilizadas para servir, beber e comer. Atravs da manipulao da argila, eram produzidos potes dos mais diversos tamanhos (Ibid). Por se tratar de uma dieta baseada preponderantemente no consumo da mandioca, a maioria dos recipientes (panelas, tigelas, jarros pratos e urnas) estava diretamente relacionada ao consumo e preparo desse alimento (Buarque, 2000:315). Nos ltimos anos foi possvel levantar a hiptese de que os artefatos destinados ao processamento de bebidas fermentadas tambm eram utilizados como urnas funerrias. Alis, esta era uma prtica provavelmente comum antes do contato (Lry, 1941). Geralmente, estes utenslios eram decorados com pinturas de grande persistncia temporal, variando entre as cores preta, vermelha e branca e formando desenhos geomtricos de alta definio (Buarque, 2000:315). Outra forma de decorao que deve ser mencionada o acabamento plstico de superfcie, feito geralmente antes da secagem da argila. Nesse processo, a artes empregava os dedos (corrugada), as unhas (ungulada), espigas (escovada) ou de estiletes. Atualmente, a cermica com estas caractersticas enquadrada na ampla tradio Tupiguarani. Durante a atuao do PRONAPA, foi eleita como artefato essencial na interpretao arqueolgica, pois na sua produo estariam evidentes as mudanas culturais vivenciadas pelo grupo. De fato, mesmo com o abandono de alguns pressupostos estabelecidos pelo Programa, a anlise da cermica continua sendo efetuada em larga escala. Podemos justificar a importncia 58

desse processo, caracterizando-o como uma ferramenta indispensvel para a compreenso da organizao social de um grupo tnico. Como bem ressalta Cludia Oliveira (2000:97), a cultura material, como produto de determinada atividade, poder refletir e indicar vrios aspectos do comportamento social. No que se refere especificamente ao universo cermico, a forma, a tecnologia, a decorao e a cor dos pigmentos expressam uma identidade tnica (Ibid:110). Alm da cermica, outro tipo de material muito comum de ser encontrado em stios arqueolgicos so os artefatos lticos. Estes instrumentos eram geralmente obtidos a partir da tcnica do lascamento, sendo polidos depois de moldados (Assis, 1996:76). Desse modo, produziam as lminas de machado, enxs, cunhas, pedra de afiar e o pilo (Ibid: 77). Os Tupi tambm fabricavam adornos corporais, que eram totalmente polidos e de uso exclusivo entre os homens, como brincos e pingente de colar. Nesse caso, grande parte dos cronistas se referiu aos tembets. Sobre os Tupinamb, Staden escreveu que segundo o costume, trazia uma grande pedra redonda, de cor verde, enfiada no lbio (Staden 1942:91) *** Devido complexidade da sociedade Tupi, praticamente impossvel destrinchar todos os pontos referentes aos seus costumes, hbitos e modos de vida. Nossa inteno com este captulo foi a de apresentar alguns aspectos dessa sociedade, pensados a partir de uma lgica prpria, e no como obstaculizadores do processo de colonizao. Mesmo correndo o risco de cair em um discurso militante, no podemos deixar de frisar a importncia de iniciativas desse tipo. Apesar do massacre que vitimou essas populaes por ocasio do contato com o europeu, alguns hbitos permanecem at hoje em nossa sociedade, ainda que mascarados ou corrompidos. Valorizar essa gnese valorizar, portanto uma ancestralidade muitas vezes esquecida ou ignorada. 59

Concluso
Dilogos Interdisciplinares
Pensar o passado de sociedades grafas pode ser uma tarefa deveras problemtica para o historiador. Como demonstrado, alm da ausncia de fontes diretas, preciso lidar com problemas inerentes prpria episteme da Histria (Cohm, 2008). De fato, mesmo com toda a renovao vivenciada pela historiografia, o conhecimento histrico ainda pode carregar em seu cerne uma herana dos princpios positivistas e cientificistas que perpassaram todo o sculo XIX. A alternativa a esse quadro desolador se encontra, sem dvida, no dilogo interdisciplinar. Almejado desde o incio do sculo XX, foi apenas a partir da dcada de 1980 que o objetivo do trabalho histrico se tornou a construo de uma histria total e integradora, ao se interessar por tudo que de alguma maneira se referisse atividade humana (Burke, 1992:7). No caso da histria indgena visualizamos um grande avano. Ao importar mtodos provenientes da Antropologia e da Arqueologia, o historiador comeou a romper com etnocentrismos, questionando assim a supremacia da fonte escrita no confronto com a empiria do dado material. Assim, inegvel que a etno-histria emergiu como uma das nicas alternativas possveis na abordagem histrica de populaes amerndias, dialogando com cincias afins (Freire, 2008). Em linhas gerais, ao reconhecer as diferenas existentes entre sociedades grafas e aquelas dotadas de escrita, o etno-historiador reconhece que em cada qual existe formas distintas de armazenamento, transmisso e produo do saber, exigindo, portanto formas distintas de abordagem. So assim, consideradas equivalentes, j que possuem uma memria

institucionalizada, expressa em tradies orais ou em expresses literrias (Freire, 2008).

60

Para o caso especifico da Zona da Mata mineira, tentamos ressaltar as potencialidades desse tipo de estudo. Apresentamos uma antiguidade bem maior do que se pensava at ento para os nativos da regio. Essas concluses s foram possveis, devido ao intenso dilogo efetuado com a Arqueologia, empregando em larga escala os resultados nas pesquisas promovidas pela equipe do MAEA-UFJF nos stios arqueolgicos estudados. Reconhecemos que neste trabalho no esgotamos todas as possibilidades de inferncias. Algumas problemticas inerentes ocupao indgena na Zona da Mata mineira continuam esperando por uma resoluo. S para exemplificar essa afirmativa, se inegvel uma ocupao Tupi por mais de 1000 anos, como explicar o fato dos viajantes naturalistas que passaram pela regio durante seu desbravamento, s mencionarem as ocupaes tapuias. Nas trilhas da histria, quase impossvel encontrar algum rastro referente ao fim que levou a infinidade de grupos Tupi que habitaram os Sertes do Leste. Descimentos, doenas, genocdios, guerras intertnicas, estas so algumas das possveis hipteses que ainda carecem de comprovao. Por fim, buscamos apresentar o nativo da regio como pertencente a uma sociedade complexa, que deve ser compreendida dentro de sua prpria lgica. No podemos negar que o olhar etnocntrico permanece at hoje, se expressando em alguns momentos sob a forma de violncia. Se antes viviam aproximadamente 5 milhes de indgenas em terras brasileiras, hoje restam menos de 330 mil. Mesmo assim, no raro nos depararmos nos dias de hoje com noticias sobre invases de territrios e chacinas. Atitudes como estas torna ainda mais evidente o carter paradoxal de nossa realidade. Afinal, j elegemos um cacique xavante como deputado na Cmara Federal11. Ou seja, no podemos negar que nossa histria seja construda por algumas ironias.

11

Referimos-nos aqui a Mario Juruna, eleito deputado federal pelo PDT (1983-1987), representando o Rio de Janeiro. Sua eleio teve uma grande repercusso no pas e no mundo. Ele foi responsvel pela criao da Comisso

61

Referncias Bibliogrficas
I Fontes Primrias:
ACUN, C.; CARVAJAL, G.; ROJAS, A. Descobrimentos do Rio Amazonas.So Paulo: Editora Nacional, 1941. ANCHIETA, J. Cartas, Informaes, Fragmentos Histricos e Sermes. Rio de Janeiro: Livraria Civilizao Brasileira, 1933. BURMEISTER, P. M. A. Viagem ao Brasil. So Paulo: Edusp, 1980. CARDIM, P. F. Tratados da Terra e Gente do Brasil. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1939. DABBEVILLE, C. Histria da Misso dos Padres Capuchinhos na Ilha do Maranho e terras circunvizinhas. So Paulo: Livraria Martins, 1945. DABBEVILLE, C. Histria da Misso dos Padres Capuchinhos na Ilha do Maranho e terras circunvizinhas. Belo Horizonte, Itatiaia / EDUSP, 1975. DEBRET, J. B. Viagem Pitoresca e Histrica ao Brasil. So Paulo: Companhia Editora, 1958. EHRENREICH, P. M. A. ber die Puris Ostbrasiliens. Zeitschrifit Ethnologie, vol. 18, p.184188, 1886 ESCHWEGE, W. L. Journal Von Braisilien. Weimar, 1818. EVREUX, I. D. Viagem ao Norte do Brasil. Rio de Janeiro: Livraria Leite Ribeiro, 1929. FREYREYSS. Viagem ao Interior do Brasil. Belo Horizonte, Itatiaia, 1982. GNDAVO, P. M. Histria da Provncia de Santa Cruz. So Paulo: Companhia Melhoramentos de So Paulo, 1922. KNIVET, A. Narrao da viagem que, nos Annos de 1591 e Seguintes, fez Antnio Knivet da Inglaterra ao Mar do Sul, em Companhia de Thomaz Candish. In: Revista do Instituto Histrico. Geographico e Ethnographico do Brasil, tomo XLI, Rio de Janeiro, p.183-272, 1878. LRY, J. de. Viagem a Terra do Brasil. So Paulo: Livraria Martins, 1941.
Permanente do ndio, que levou o problema indgena ao reconhecimento http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1rio_Juruna, em 07/07/2008 s 15h19min) formal (Extrado de

62

LRY, J. de. Viagem a Terra do Brasil. Belo Horizonte: Edusp/Itatiaia, 1980. LOUKOTKA, C. La Famlia Lingstica Coroado. Journal Socit Amricanist, Paris, n.s., vol. 29, 1937. NORONHA TORREZO, A. Vocabulrio Puri. Revista Trimestral IHGB, vol. 52, 1889. RUGENDAS, J. M. Viagem Pitoresca Atravs do Brasil. So Paulo/Belo Horizonte: Edusp/Itatiaia, 1979. STADEN, H. Duas Viagens ao Brasil. So Paulo: Sociedade Hans Staden, 1942. SOUSA, G. S. Tratado Descritivo do Brasil. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1938. ______ Tratado Descritivo do Brasil em 1587. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1987. SPIX, J. B.; MARTIUS, K. F. P. Melhoramentos, vol I, 1979. Viagem pelo Brasil, 1817-1820. Rio de Janeiro:

VIEIRA, P. A. Cartas do Padre Antnio Vieira. Coimbra: Imprensa da Universidade, vol. 3, 1928. WIED-NEUWIED, M. Viagem ao Brasil nos Anos de 1815 a 1817. So Paulo: Companhia Editora, 1958.

II Fontes Secundrias
AGUIAR, J. O. Ecos da Marselha nos Sertes Indgenas do Rio Pomba: Guido Thomaz Marlire, sua Influncia Sobre a Colonizao na Mata Central e a Presena de Sua Memria. In: JNIOR, C.L; FRADE, I. (org). Muitas Cataguases: novos olhares acerca da histria regional. Juiz de Fora: Editar, 2006. ASSIS, V. S. Da Espacialidade Tupinamb, Porto Alegre: PUC-RS, 1996 (dissertao de mestrado), BELTRO, M. C.M. C. Pr Histria do Estado do Rio de Janeiro.Rio de Janeiro: Forense Universitria/Seec, 1978. BRAUDEL, F. Histria e Cincias Sociais. Lisboa: Presena, 1990. BROCHADO, J. P. et alli. Arqueologia Brasileira em 1968; Um Relatrio Preliminar Sobre o PRONAPA. (Pub. Avulsas n. 12) Museu Paranaense Emlio Goeldi. Belm, 1969. BROCHADO, J. P. Migraciones que Difundieron la Tradicin Alfarera Tupiguarani.In: 63

Relaciones Sociedad Argentina de Antropologa. Nova Srie, Buenos Aires, VII: 7-39. 1973, BUARQUE. , A Cultura Tupinamb do Estado do Rio de Janeiro. In: TENRIO, M.M. PrHistria da Terra Brasilis. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, p.307-320, 2000. ______ A Presena Tupinamb em Araruama. In: Congresso da Sab, 11. Rio de Janeiro. Anais, Rio de Janeiro: SAB. (CD-ROM), 2002 ______ A Presena Tupinamb na Regio dos Lagos. In: Anais do XI Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira, 2004. BURKE, P. Abertura: A Nova Histria, Seu Passado e Seu Futuro. In: A Escrita da Histria: Novas Perspectivas. So Paulo: UNESP, 1992. CARNEIRO DA CUNHA, M. Introduo a uma histria indgena in: Histria dos ndios no Brasil. So Paulo: Companhia das Letras. So Paulo, p. 9-24, 1992. CARRARA, . A. Agricultura e Pecuria na Capitania de Minas Gerais (1674-1807). Rio de Janeiro: UFRJ (tese de doutorado) 1997. CASTRO, C. F. F. Os Sertes do Leste: Achegas para a Histria da Zona da Mata, Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1987. CHMYZ, I. (ed.) Terminologia Arqueolgica Brasileira para a Cermica. Curitiba: CEPA (Manuais de Arqueologia 1 parte II). 1969. ______. Terminologia Arqueolgica Brasileira para a Cermica. Curitiba: CEPA (Manuais de Arqueologia 1 parte 1). 1966. COHM, B. S. O que Etnohistria? http://paginas.terra.com.br/educacao/Ludimila/proh.htm Disponvel em 11/07/2008 s 15h54min. CORRA, . A. Proposta de anlise dos Stios Arqueolgicos da Microrregio de Juiz de Fora MG, So Paulo: MAEA- USP, 2007 (qualificao de mestrado). DIAS JNIOR, O. F. Consideraes a Respeito dos Modelos de Difuso da Cermica TupiGuarani no Brasil. In: Revista de Arqueologia, v.2/8, 1994/1995. ______. A Questo das Origens, da Continuidade e da Mudana na Pr-Histria. In: Clio Arqueolgica, vol. 1, n 8, Recife, p.153-169, 1992. ______; PANACHUK, L. Caractersticas da Tradio Tupiguarani no Sudeste do Brasil, no prelo. EVANS, C: MEGGERS, B.J. Guia Para a Prospeco Arqueolgica no Brasil. Belm: Museu Paranaense Emlio Goeldi (srie Guias 2), 1965. 64

FERNADES, F. 1989. A Organizao Social dos Tupinamb. So Paulo: Hucitec, 1989. FREIRE, J. R. B. O Ensino de Etnohistria. http://paginas.terra.com.br/educacao/Ludimila/ proens.htm, em 11/07/2008 s 15h54min. FREIRE, J. R. B. Tradio Oral e Memria Indgena: A Canoa do Tempo In: Amrica: Descoberta ou Inveno. 138-164. 4 Colquio UERJ. Imago Editora. Rio de Janeiro, 1992 FURTADO, J. F. (org.). Dilogos Ocenicos: Minas Gerais e as Novas Abordagens Para Uma Histria do Imprio Ultramarino Portugus. Belo Horizonte: EdUFMG, 2001. GLAUCO DA SILVA, T. Junta de Civilizao e Conquista dos ndios e Navegao do Rio Doce: Fronteiras, Apropriao de Espaos e Conflitos (1808-1814). Vitria: UFES, 2006 (dissertao de mestrado). GLAUCO DA SILVA, T.; LOSADA MOREIRA, V. M. Junta de Civilizao e Conquista dos ndios e Navegao do Rio Doce. In: Revista gora: Vitria, n.4, 2006, p. 1-33. GUISARD, L. A. M. O Bugre, Um Joo Ningum: Um Personagem Brasileiro. Extrado de http://www.scielo.br/pdf/spp/v13n4/v13n4a09.pdf em 10/07/08 as 09h00min. HOLANDA, S. B. de. Sobre uma Doena Infantil da Historiografia.In: COSTA, M (org) Para Uma Nova Histria (textos de Srgio Buarque de Holanda). So Paulo: Fundao Perseu Abramo, 2004. KNEIP, L.; MONTEIRO, A. E SEYFERTH, G. A Aldeia Pr-Histrica de Trs Vendas. Araruama, estado do Rio de Janeiro. In: Revista do Museu Paulista, vol. XXXI, So Paulo: USP, p.78-100, 1986. LA PLATINE, F. Aprender Antropologia: So Paulo, Editora Brasiliense, 1994. LAMAS, F.G. Povoamento e Colonizao da Zona da Mata Mineira no Sculo XVIII. http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/materias/anteriores/edicao08/materia01/texto01.pdf em 10/07/08 s 9h00min. LE GOFF, J. Memria. In Enciclopdia Einaudi. Vol. I. Memria-Histria. Rio de Janeiro. Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1984. LOURES OLIVEIRA, A. P. P. Os Indgenas da Zona da Mata Mineira: Contribuies Etnohistricas, Etnogrficas e Arqueolgicas In: LOURES OLIVEIRA, A.P.P. Arqueologia e Patrimnio da Zona da Mata Mineira So Joo Nepomuceno: Juiz de Fora: Editar, 2006. ______. Ruptura, Continuidade e Simultaneidade Cultural: Algumas Consideraes a Respeito da Diversidade tnica dos Grupos Indgenas da Zona da Mata Mineira no Perodo Pr-Colonial, p.197. In: LOURES OLIVEIRA (org). Arqueologia e Patrimnio da Zona da Mata Mineira Juiz de Fora. Juiz de Fora: Editar, 2006. 65

______; SIMES, M.C.S.R. Pr-histria, Etno-histria e Outras Histrias da Zona da Mata mineira. In: JNIOR, C.L; FRADE, I. (org). Muitas Cataguases: Novos Olhares Acerca da Histria Regional. Juiz de Fora: Editar, 2006. MERCADANTE, P. Os Sertes do Leste Estudo de uma Regio: A Mata Mineira. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973. METRUX, A. La Civilisation Matrielle des Tribus Tupi-Guarani. Paris: Librairie Orientaliste Paul Geuthner, 1928. ______. La Religion des Toupinamba et ses Rapports Avec Celle des Autres Tribus TupiGuarani. Paris: Librairie Ernest-Leroux, 1928, MONTEIRO, J. Negros da Terra: ndios e Bandeirantes nas Origens de So Paulo. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. NIMUENDAJ, C. As Lendas da Criao e Destruio do Mundo Como Fundamentos da Religio dos Apapocva-Guaran. So Paulo : Hucitec ; Edusp, 1987. NOELLI, F. S. Sem Tekoh no h Tek - Em Busca de um Modelo Etnoarqueolgico da Aldeia e da Subsistncia Guarani e sua Aplicao a uma rea de Domnio no Delta do Jacu-RS. Porto Alegre, PUCRS. 1993 (dissertao de mestrado). OILIAN, J. Indgenas de Minas Gerais: Aspectos Sociais, Polticos e Etnolgicos. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1965. OLIVEIRA, C. Pesquisas sobre a Cermica pr-histrica no Brasil. In: Clio Arqueolgica Recife, Volume 1, n 7, 1991. ______. Estilos tecnolgicos da cermica Pr-Histrica no Sudeste do Piau-Brasil. So Paulo: MAE-USP, 2000 (Tese de doutorado). PROUS, A. Arqueologia Brasileira. Braslia: UNB, 1992. QUEZADA, S. E. C. A Terra de Nhanderu: Organizao Sociopoltica e Processos de Ocupao Territorial dos Mbya-Guarani Santa Catarina, Brasil. Florianpolis: UFSC, 2007 (dissertao de mestrado). REIS SILVA, D. R. Trmites Culturais e Deslocamentos Discursivos. In: Estudos: Revista do MAEA-UFJF, vol.1, Juiz de Fora: Editar, 2006. RESENDE, M. L. C. Gentios Braslicos: ndios Coloniais na Minas Gerais Setecentista. Campinas: IFCH/UNICAMP, 2003 (Tese de doutorado). RIBEIRO OLIVEIRA, M. Terra e Trabalho no Processo de Ocupao da Zona da Mata Mineira. In: LOURES OLIVEIRA, A. P. P. Arqueologia e Patrimnio da Zona da Mata Mineira So Joo Nepomuceno, Juiz de Fora: Editar, 2006. 66

RIBEIRO, B. O ndio na Histria do Brasil. So Paulo: Global Editora, 1983. RODRIGUES, A. D. Lnguas Brasileiras: Para o Conhecimento das Lnguas Indgenas. So Paulo: Loyola, 1986. ROMERO, A. A Origem da Imoralidade no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Conquista, 1967. SANTOS, C. A. Rotas de Migrao Tupiguarani. Recife: UFP (dissertao de mestrado), 1991. SCHAAN, D P. Uma Janela Para a Histria Pr-Colonial da Amaznia: Olhando Alm e Apesar das Fases e Tradies. Boletim do Museu Paraense Emlio Goeldi. Cincias Humanas, Belm, v. 2, n. 1, p. 77-89, 2007. SIMES, M. C. S. R. Caminhos e Descaminhos da Etnohistria na Zona da Mata mineira, p.31 In: LOURES OLIVEIRA, A. P. P. Arqueologia e Patrimnio da Zona da Mata Mineira So Joo Nepomuceno. Juiz de Fora: Editar, 2006. SOUZA, A. M. Dicionrio de Arqueologia. Rio de Janeiro: Adesa, 1997. TREVISAN, J. S. Devassos no Paraso: A Homossexualidade no Brasil, da Colnia a Atualidade. Rio de Janeiro: Editora Record, 2002. TRIGGER, B. Histria do Pensamento Arqueolgico, So Paulo: Editora Odysseus, 2004. VAINFAS, R. A Heresia dos ndios: Catolicismo e Rebeldia no Brasil Colonial. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. VIVEIROS DE CASTRO, E. Comentrios ao Artigo de Francisco Noelli. In: Revista de Antropologia, vol. 39, n 2. So Paulo: USP, 1996.

67

You might also like