You are on page 1of 29

A ESCOLA E A CONSOLIDAO DA MORAL E DO CIVISMO NO ESTADO DITATORIAL A implantao da disciplina de Educao Moral e Cvica nas escolas estaduais.

(So Paulo 1969-1979).1

Aldine Aparecida Cndido da Silva Cintia Aparecida da Silva Gomes Ktia Cristina Buso

Resumo Este artigo apresenta uma anlise sobre a implantao do Decreto Lei N 869/69 de 12 de setembro de 1969, que outorgou a obrigatoriedade da disciplina de Educao Moral e Cvica nas escolas pblicas de todo pas. O perodo estudado remete-se aos anos de 1969 a 1979, tendo como pano de fundo a Ditadura Militar, marcada pela censura, represso e tortura. Dentro deste contexto, o Decreto-Lei vai legitimar e sustentar uma pedagogia formulada pelo Estado Ditatorial ligada Segurana Nacional, assim, os livros didticos e o manual do professor, foram de suma importncia para criar adeso ao regime e incutir na formao do indivduo, valores morais como: a famlia, Deus, a escola e o trabalho como contribuio para o progresso e para o bem comum, atrelados ao nacionalismo e civismo. Palavras-Chave: Histria, Educao, Moral e Ditadura Militar.

Introduo O presente estudo tem como objetivo analisar a implantao da Lei N869 de 12 de Setembro de 1969, que visava a obrigatoriedade da disciplina de Educao Moral e Cvica nas escolas pblicas. Nosso objetivo analisar como esta disciplina foi usada pelo Estado Ditatorial desde sua implantao como um instrumento de legitimao e defesa de seus

Artigo apresentado a Universidade Cidade de So Paulo, Programa de Formao de Professores, curso de Histria, sob orientao da Prof. Dr M Heloisa Aguiar da Silva, como requisito parcial para aprovao nas disciplinas do 5. Semestre.

interesses, bem como o papel da escola na construo da adeso a este regime e na formao do indivduo, e a maneira como se estabeleceu o processo de aprendizagem do perodo. Para uma maior compreenso do Ensino de Histria na Ditadura Militar utilizamos como referncias bibliogrficas Circe Maria Fernandes Bittencourt Ptria, Civilizao e Trabalho: O ensino de histria nas escolas paulistas, Jos Wellington Germano Estado Militar e Educao no Brasil, e para entendermos o perodo histrico abrangente a Ditadura Militar utilizamos Boris Fausto Histria do Brasil e Thomas Skidmore Brasil: de Castelo a Tancredo. Nossas fontes principais so o Manual do Professor sobre a disciplina de Educao Moral e Cvica das professoras Terezinha Saraiva, Heliete Covas Pereira e Heloisa Maria Leiras, do ano de 1971 e os livros didticos Educao Moral e Cvica na Escola de Primeiro Grau, de Edlia Coelho Garcia; Moral e Civismo de Felipe N. Moschini, Otto Costa, Victor Mossumeci; Moral e Civismo de Maria Braz, Jos Camarinha Nascimento, Joo Ribas da Costa e Brasil de todos ns, das professoras Terezinha Saraiva, Heliette Covas Pereira e Helosa Maria Leira, posto que, so as materializaes do Decreto Lei 869/69. O objetivo dessas fontes como principal meio de anlise dessa pesquisa observar o contedo programtico que o professor deve utilizar na sala de aula e como o governo introduz seu ptico de manipulao, atravs de um mecanismo ideolgico e aparentemente inofensivo, no qual propicia a formao de um cidado passvel e acrtico. O Decreto Lei N 869/69 que outorga a obrigatoriedade da disciplina como componente do currculo escolar tambm corresponder ao embasamento de anlise desse artigo. Essa lei possui algumas caractersticas postas direta ou indiretamente a obedincia ordem, o comprometimento com a religio e o que ela representa para a formao de um cidado moralmente correto. Este artigo est divido em trs partes. A primeira, Os Paradigmas da Educao Moral e Cvica no perodo militar, versa sobre o contexto social, poltico e econmico do Brasil no perodo estudado de 1969 a 1979 que faz relao direta com as demais partes desta explanao. A segunda, Nas Entrelinhas do Decreto Lei analisa a implantao do Decreto Lei N 869/69 seus tramites legais e sua aplicao e por fim a terceira parte Brasil de Todos Ns e a Materializao da Moral analisa e problematiza como os contedos do manual do professor e os livros didticos foram utilizados como um dos instrumentos para incutir valores morais nos alunos.

Deste modo, analisamos a maneira como a disciplina de Educao Moral e Cvica foi imposta para legitimar os interesses do Estado e como foi retirada de cena de acordo com as necessidades do mesmo, visando tambm o papel da escola na formao do cidado com exemplos de valores morais e cvicos. Os Paradigmas da Educao Moral e Cvica no Perodo Militar A construo do saber que a escola transmitiu desde o Imprio at os dias de hoje est permeada na concepo da moral e do civismo, esses princpios que foram transformados em disciplina escolar no decorrer da Histria da Educao Brasileira, tomaram uma dimenso importante dentro de contextos e esto arraigados no imaginrio e no cotidiano de muitos brasileiros. Essa permanncia se d, segundo Bittencourt, posto que:
O ensino de Histria no se limitou apenas ao espao da sala de aula. A memria histrica, veiculada pelo poder governamental, fez parte dos diversos programas de ensino para a escola primria e secundria [...] A memria histrica foi produzida junto e para a instituio escola fora do mbito especfico da sala de aula, ou seja, pelas prticas educacionais das festas comemorativas, de eventos ou homenagens aos heris nacionais. (BITTENCOURT, 1990, p. 163).

A Educao Moral e Cvica durante sua durao foi vista como a nica responsvel para formar cidados conscientes de seus deveres e direitos, logo era considerado um bom cidado quem no ferisse a moral e aos bons costumes, quem cumprisse com as leis, respeitasse os smbolos nacionais, obedecesse as autoridades e colaborasse para o Bem Comum. No Imprio o ensino de histria foi influenciado pelo pensamento francs, orientado pelo Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro. O Colgio Pedro II criado em 1838 no Rio de Janeiro tinha o vis de formar os filhos da nobreza da corte do Rio de Janeiro para assumir cargos burocrticos com nfase na formao de juzos de valores e patriotismo, naquele perodo esses princpios eram necessrios para a constituio da identidade nacional. De acordo com Ferro:
A histria do Brasil nasceu como matria escolar em 1838, estando voltada para a construo da nao brasileira recm-emancipada de Portugal. Impunha-se, ento, uma histria institucional que exprimisse ou legitimasse a

poltica e a ideologia do regime vigente. Assim ocorreu no perodo monrquico, bem como nos momentos polticos mais significativos da histria republicana: na dcada de 1920, na chamada Era Vargas (19301945) e no Regime Militar iniciado em 1964. A histria ensinada foi mudando gradativamente seu sistema de referncias, adaptando-se aos novos valores e padres erigidos na sociedade. (FERRO, p. 12, 1983).

No perodo republicano prevalece a idia de criar um sentimento republicano do povo, apagando-se as diferenas e seguindo as tradies inventadas e copiadas dos europeus e norteamericanos. A educao cvico-patritica moral aplicada com a disciplina de Histria do Brasil no perodo republicano foi utilizada para dar legitimidade s tradies inventadas queles que haviam se instalado no poder. Essa permanncia, segundo Bittencourt, justifica-se, posto que:
O processo de ocultar as diversidades, as multiplicidades de experincias sociais e culturais, a destruio sistemtica de projetos alternativos, com propostas educacionais e polticas, levou o Estado republicano, da mesma forma que o Estado Imperial j havia feito, a considerar-se o elemento atuante da Histria Nacional, criador da identidade nacional. (BITTENCOURT, 1990, p. 10).

O Decreto-Lei N 869 de 12 de setembro de 1969 implantado no perodo da junta militar que entrou em vigor em agosto de 1969 devido ao derrame que vitimou o ento presidente Costa e Silva deixando-o paralisado. Ao decorrer desse acontecimento os ministros burlaram a sucesso que ocorreria atravs do civil Pedro Aleixo com a formulao de um novo Ato Institucional de n 12 de 31 de agosto de 1969, em que assumiriam o poder temporariamente, os ministros Lira Tavares, do Exrcito, Augusto Rademaker, da Marinha, e Mrcio de Sousa e Melo, da Aeronutica. Esse perodo foi marcado por medidas de represses e torturas, atravs de criaes do AI-13 que tinha como finalidade o banimento de qualquer brasileiro do territrio nacional que propiciasse qualquer tipo de perigo ao sistema ditatorial. Outro Ato Institucional criado nesse perodo foi o AI-14, no qual legalizava a pena de morte em casos de guerra externa, psicolgicas adversa, revolucionria ou subversiva, porm essa prtica nunca foi utilizada oficialmente sendo acatada atravs de torturas decorrentes de choques ou de desaparecimento misteriosos. A criao dos centros de torturas deu-se nesse mesmo perodo atravs da OBAN (Operaes Bandeirantes) e do DOI-CODI (Destacamento de Operaes e Informaes e do Centro de Operaes de Defesa Interna) sendo criado no eixo Rio-So Paulo e depois espalhando por todo territrio nacional.

Com a implantao da disciplina de Educao Moral e Cvica, apresenta-se uma ruptura com os contedos anteriormente ensinados, pois tem como pano de fundo a face autoritria do ento presidente, o general Emlio Garrastazu Mdici. Nascido no Rio Grande do Sul, e ex chefe do Estado Maior de Costa e Silva, Mdici que at sua ascenso ao poder era desconhecido do pblico quando assumiu a presidncia em outubro de 1969. Tornou-se presidente no porque os militares achassem que ele tinha atribuies para ser presidente, mas porque era o nico general que possua quatro estrelas que poderia impedir uma possvel diviso do exrcito no perodo. O governo Mdici caracterizado por represso, censura e pelo Boom econmico. A presena de Delfim Neto como Ministro da Fazendo e Reis Velloso na Secretria de Planejamento, foram de suma importncia para o desempenho econmico do governo Mdici em 1969. Segundo Skidmore:
Delfim Neto e seus tecnocratas estavam obtendo o crescimento rpido atravs de meios diferentes, como incentivos tributrios, hbil manipulao do sistema financeiro e reduo dos custos de mo-de-obra. Se a represso era objeto de graves objees ao governo Mdici na opinio internacional, o boom econmico era o seu maior triunfo. (SKIDMORE, 1988, p. 276).

Segundo Boris Fausto (2008) durante o governo Mdici todo um aparato repressivo foi utilizado contra aqueles que segundo ele queriam mergulhar o Brasil no caos. Os oficiais do Exrcito quando indagados sobre os mtodos que utilizavam em seus interrogatrios, respondiam que guerra guerra. neste cenrio que o Decreto-Lei N 869/69 implantado pelo Ministrio da Educao, e instituda, em carter obrigatrio, como disciplina e, tambm como prtica obrigatria, a Educao Moral e Cvica, nas escolas de todos os graus, e modalidades, dos sistemas de ensino do Pas. (BRASIL, 1969). Essa disciplina fez parte do programa curricular das escolas durante toda a gesto de Mdici e do novo general, Ernesto Geisel que assumiu o poder atravs do voto indireto, o que seria o primeiro presidente a chegar ao poder pelo Colgio Eleitoral previsto na Constituio de 1967. Filho de alemo protestante possui um maior destaque na presidncia da Petrobrs, porm participou da poltica apoiando o governo Dutra e tambm o governo de Joo Goulart de 1961. Alm de contribuir para manter a vertente linha-dura a distncia atravs do cargo de chefe da Casa Militar no governo de Castelo Branco.

O perodo de governo de Geisel marca uma abertura lenta na poltica do pas, havendo a liberao dos partidos s propagandas eleitorais nos meios de comunicaes, como o rdio e a televiso. Essa abertura poltica causou grande surpresa ao constatar a vitria eleitoral do MDB (Movimento Democrtico Brasileiro), sendo a ARENA (Aliana Renovadora Nacional) derrotada conquistando apenas algumas cadeiras, porm a Arena continuou predominante, pois no houve a renovao de todos os cargos no Senado. Com a abertura poltica, a tortura tende a diminuir, no ocorrendo um recesso total da tortura at ento presente no contexto ditatorial, posto que a Igreja Catlica e o prprio Estado vivenciavam conflitos freqentes causado por esse fator. O intuito do presidente quanto a amenizar esses impactos era a hierarquizao dos militares visto que esses possuam autonomias para realizar aes no qual poderia depender a vida de um individuo sem que o superior soubesse das atitudes aplicadas. Com isso, o presidente constata a necessidade de neutralizar a vertente dos militares linha dura, para que no ocorra a degradao da corporao militar. Segundo Fausto:
Em 1965 Geisel formula medidas para amenizar as partes envolvidas nos confrontos sociais atravs do fim da censura de alguns meios de comunicaes tais quais o Estado de So Paulo e a Folha de So Paulo e por outro lado aceitou a represso continua e at violenta ao PCB, atravs do ministro Armando Falco. Toda essa ttica poltica visava uma aceitao do pblico interno. Com a morte do jornalista Vladimir Herzog, a situao poltica do presidente ficou abalada, devido a morte brutal do diretor da TV Cultural, em que definiram como causa da morte suicdio por enforcamento. Isso acarretou manifestaes em diversos setores da sociedade como a OAB, a Igreja Catlica, entre outros. (FAUSTO, 2008, p. 491).

A preocupao quanto ao cenrio poltico apenas aumentava e com isso o governo de Geisel formulou algumas medidas que constituiu no chamado Pacote de Abril, com medidas apenas polticas, entre elas o recesso no Congresso para conter os protestos e a criao de senadores binicos, figuras nomeadas pelo presidente para consolidar a posio da Arena como principal partido poltico. Com isso ocorreu uma alterao nos critrios de eleio da Cmara dos Deputados aumentando o nmero de representantes na regio do nordeste visto que essa possui maiores influncias da Arena. O Pacote de Abril tambm prorrogava as restries da Lei Falco para as eleies municipais e para o legislativo federal.
A Lei Falco tinha como base a restrio dos candidatos aos meios de comunicao, sendo possvel utilizar apenas o nome, nmero, currculo e uma fotografia. Mesmo afetando os dois partidos o maior prejudicado era o MDB, pois no tinham como apresentar suas idias. (FAUSTO, 2008, p. 493).

Em janeiro de 1979 vigorava o Ato Institucional n 11 que revogava o AI-5, por isso o Executivo no teria direito de solicitar o recesso no Congresso, cassar mandatos, demitir ou aposentar funcionrios entre outros. Fausto explica que:
A partir de 1979 a situao alterou para uma maior liberdade, mas com intuito de manobra poltica e por isso a liberdade tornava-se moderada. Outro setor de grande importncia nesse governo foi a poltica econmica. A economia foi herdada do governo Mdici com alguns problemas internacionais, no qual abrangia o setor petrolfero. Com a sucesso de Geisel foi feito o II PND - Plano Nacional de Desenvolvimento-, que incentivava os investimentos de empresas privadas. Apesar desse novo projeto surgiram algumas dvidas e questionamento quanto eficcia do PND. Os principais questionadores viriam de So Paulo que propiciou em campanhas contra a interveno do Estado nessas questes, surgindo uma outra camada para a ento monopolizao do setor poltico composto por militares e tecnocratas. (FAUSTO, 2008, p. 495-496).

O processo de abertura poltica, liderado por Joo Batista Figueiredo foi tenso, ele teve de enfrentar as crises econmicas herdeiras do milagre, com inflao e juros altos. A Lei da Anistia garantia a anistia ampla, geral e irrestrita que vinha sendo exigida pelos movimentos sociais, em especial pelo Comit Brasileiro de Anistia (CBA). Ela permitiu o retorno de antigos lideres polticos e de guerrilheiros que haviam sido perseguidos pela ditadura durante os anos de chumbo. Inclua tambm a anistia a perseguidores e torturadores, o que gerou revolta em parte da sociedade. O desafio do presidente Figueiredo era fazer a abertura poltica gradualmente, dessa maneira, numa tentativa de retardar a oposio, criou uma nova lei para os partidos polticos, a Lei Orgnica dos Partidos, que exigia a inicial P (de Partido) a sigla, e o retorno do plupartidarismo, a Arena passou a ser o PDS (Partido Democrtico Social) e o MDB, o PMDB (Partido do Movimento Democrtico Brasileiro). No entanto, Fausto nos diz que:
[...] os tempos de uma posio unida tinham passado. As suas diferentes tendncias ficaram juntas enquanto existia um inimigo comum todo-poderoso. medida que o regime autoritrio foi se abrindo, as diferenas ideolgicas e pessoais comearam a emergir. (FAUSTO, 2008, p. 506).

A escola, sob a tica do Regime Ditatorial de 1969 a 1979 foi uma instituio utilizada pelo Estado com o objetivo de criar adeso moral e ao civismo e de suma importncia para a

formao do bom cidado, o no questionador, aquele que deveria atravs do trabalho assalariado contribuir com seus esforos para o progresso social, ou seja, o discurso utilizado era o de que o bem comum estava atrelado ao zelo pela moral e cumprimento dos deveres.

Nas entrelinhas do Decreto-Lei Inicia-se em 12 de setembro de 1969 uma nova fase na educao brasileira, em que a disciplina de Educao Moral e Cvica obter um papel fundamental com a sua implantao e manuteno dentro do Estado Ditatorial, no qual abordaremos inicialmente atravs do Decreto Lei n. 869/69. O material produzido para a divulgao da disciplina de Educao Moral e Cvica em todas as localidades do Estado de So Paulo possui caractersticas que demonstram o grau de importncia desse projeto, ou seja, o material era produzido atravs de uma Comisso denominada de Moral e Cvica com autoridade e respaldo legal para a formulao do documento que ser composto por leis federais, estaduais, resolues e pareceres destinados especificamente disciplina em questo nos mostrando a abrangncia desse projeto. A composio do livro, que possui o nome da prpria disciplina, nos apresenta em suas pginas iniciais a estruturao poltica do ano de 1977 no estado de So Paulo. Essa estruturao colocada respectivamente pelo governador do Estado Dr. Paulo Egydio Martins e pelo secretrio da educao Dr. Jos Bonifcio Coutinho Nogueira, seguidos pelos componentes da Comisso Estadual Professores Luiz Contier, Diva Laraya Barreto, Florivaldo de Campos Barreto, Jomar Monteiro, Judith Pereira, Michael Pedro Sawaya, o Dr. Roberto Ribeiro Bazilli e os militares Cel. Jlio Valente, Major Kunioki Shibao, Cel. Mrio Antonio de Castro Pinto, Capito P. M. Paulo de Tarso Augusto e o Capito Tenente Wilson Robert Mancini, e suas assessoras Professoras Doraci Negrisoli, Gilberta Thut Corra, Maria Jos Kalil, Setuco Ito Di Blasio e Thereza Martoni Garcia. Com isso nos tornam visveis os emaranhados de ttulos sendo composto em sua maioria por professores. Contudo devemos

nos atentar quanto questo de quantidade e importncia. Mesmo ocupando a maioria dos cargos, militares e professores se equilibram na formao da Comisso, conquanto que os cargos mais inferiores, como os de assessores so destinados exclusivamente pelo professorado. O Decreto Lei n. 869 de 12 de setembro de 1969, atravs do respaldo legal do Ato Institucional n. 12, artigo 1, que tinha por finalidade autorizar o exerccio de suas funes atravs da Junta Militar, por conta do adoecimento do ento Presidente da Repblica Marechal Arthur da Costa e Silva governar, combinado com o Ato Institucional n. 5 1 do artigo 2, no qual propicia a Junta Militar obter plenos poderes para legislar atravs do recesso parlamentar, sendo os dois Atos Institucionais correspondentes ao ano de 1968, outorga a incluso da disciplina de Educao Moral e Cvica, com a seguinte finalidade: Dispe sobre a incluso da Educao Moral e Cvica como disciplina obrigatria, nas escolas de todos os graus e modalidades, dos sistemas de ensino no pas e d outras providncias. (BRASIL, 1969). De acordo com o decreto, a incluso da disciplina aplicada em carter obrigatrio para todos os graus e modalidade de ensino em todo o territrio brasileiro. Uma iniciativa interessante aos analisarmos o carter manipulador do Estado ao decorrer das descries dos artigos seguintes. Ao atrelarmos o decreto ao artigo 1 que ressaltar essa obrigatoriedade e apresentar a prtica educativa, percebemos que todo o contedo aplicado em sala de aula dever por lei, ultrapassar os muros escolares e proliferarem diante da sociedade. Com isso o Estado Ditatorial visava sim o acumulo de capital de forma mais significativa do que a educao, mas no a deixa a merc dos acontecimentos corriqueiros, isso se torna evidente ao artigo 2 e suas alneas que mostrar suas finalidades da seguinte forma:
(a) a defesa do principio democrtico, atravs da preservao do esprito religioso, da dignidade humana e do amor liberdade com responsabilidade sob inspirao de Deus; [...] (c) o fortalecimento da unidade nacional e do sentimento de solidariedade humana; [...] (e) o aprimoramento do carter, com o apoio da moral, na dedicao famlia e comunidade; (f) a compreenso dos direitos e deveres dos brasileiros e o conhecimento da organizao scio-poltico-econmico do Pas; (g) o preparo do cidado para o exerccio das atividades cvicas, com fundamento na moral, no patriotismo e na ao construtiva, visando ao bem comum; (h) o culto da obedincia Lei, fidelidade ao trabalho e da integrao na comunidade; (BRASIL, 1969).

Observa-se que a formulao da disciplina tem como embasamento terico s tradies nacionais atravs de um vis democrtico, religioso, cvico e moral. Entretanto o discurso defendido por esse Estado aos olhos dos leitores mais atentos constar uma contrariedade, ou seja, colocar no discurso a defesa aos princpios democrticos, mas diante de uma ditadura repressiva ou ao culto a liberdade, mas existiam censuras. Reala ainda a idia do fortalecimento do Estado, de uma obedincia a Lei e com fidelidade ao trabalho, alm de questes enfocadas mais diretamente a moral, como o aprimoramento do carter desde que seja com o apoio a moral, a dedicao famlia e a sua comunidade. Outros discursos que iro abranger essas alneas sero, atravs da figura de Deus como um instrumento de inspirao e orientao dentro da sociedade, alm de colocar legalmente o conhecimento das situaes scio-poltico-econmico do Pas, mas perante as informaes forjadas e sem nenhum intuito real de conhecimento, apenas de auto controle do governo. Com isso esse artigo mostra-se um dos mais importantes, pois constar todo o intuito de controle para a formao de um cidado moralmente correto e o norteamento de questes ideolgicas de Segurana Nacional. Ainda dentro desse artigo aparecer um discurso mais direto no pargrafo nico da seguinte forma:
A prtica educativa da moral e do civismo nos estabelecimentos de ensino, atravs de todas as atividades escolares, inclusive quanto ao desenvolvimento de hbitos democrticos, movimentos de juventude, estudos de problemas e orientaes dos pais. (BRASIL, 1969).

Com isso o controle formao de um pensamento ou de um conjunto de pensadores que possam vir a questionar a ordem vigente, mostra-se um alvo muito delicado e que por determinao legal dever ser controlada e vigiada para que no ocorra qualquer forma de contrariedade ou de possveis manifestaes que durante algum tempo causou grandes transtornos para o governo ditatorial, como o movimento estudantil. Enquanto o artigo 3 nos mostrar uma parte mais estrutural de como a disciplina de Educao Moral e Cvica ser ministrada com as especificaes necessrias para cada grau e ramo de escolaridade. Essa meticulosidade colocada mais visivelmente nas emendas do prprio artigo: 1 Nos estabelecimentos de grau mdio, alm da Educao Moral e Cvica, dever ser ministrado o curso curricular de Organizao Social e Poltico Brasileiro (BRASIL, 1969).

Desse modo emenda coloca como sero ministradas as disciplinas de Educao Moral e Cvica atrelada a disciplina de Organizao Social e Poltica Brasileira, sendo as duas de suma importncia para a formao da conscincia dos cidados, isto , o governo ditatorial ir utilizar como mecanismo de defesa de seu poder e legitimao a fragmentao dos currculos escolares compostos para essas disciplinas, atravs dos manuais dos professores e livros didticos formulados especificamente para o vis, no qual dever mensurar todo o contedo aplicado nas escolas de todo o pas e envolvendo os alunos em fase de formao, principalmente ideolgicos, sendo assim mais vulnerveis. Para um maior aprofundamento nessas questes de formulao dos materiais a serem utilizados, o Decreto Lei apresentar no artigo 4 a seguinte especificao:
Os currculos e programas bsicos, para os diferentes cursos rea de ensino, com as respectivas metodologias, sero elaborados pelo Conselho Federal de Educao, com a colaborao do rgo de que se trata o artigo 5, aprovados pelo Ministro da Educao e Cultura. (BRASIL, 1969).

Esse artigo ir mostrar a hierarquizao no qual essa e outras disciplinas iro se propagar e quais os mtodos como sero realizadas. A composio dos currculos e programas bsicos de ensino especificamente para a disciplina em estudo obter uma obrigatoriedade e um aval do Ministro da Educao e Cultura, atravs da Comisso Nacional de Moral e Civismo, ou mesmo, da Comisso Estadual de Moral e Civismo do Estado de So Paulo. Podendo ser interligada ao artigo 7 desse mesmo decreto que nos apresentar a seguinte informao: A formao de professores e orientadores da disciplina de Educao Moral e Cvica far-se- em nvel universitrio e para o ensino primrio, nos cursos normais. (BRASIL, 1969). Atravs desse artigo podemos constatar a estruturao criada para que ocorra a vigente e eficincia dos mtodos a serem utilizados dentro da sala de aula, mas sero as emendas desse artigo que envolve a maior ateno de anlise. Iniciemos com a 3 emenda: Enquanto houver, em nmero bastante, professores e orientadores de Educao Moral e Cvica, a habilitao de candidatos ser feita por meio de exame de suficincia, na forma da legislao em vigor. (BRASIL, 1969). Sendo assim, a formao acadmica dos professores se torna a segunda alternativa, ou seja, a classe dos professorados ser avaliada pela capacidade profissional mediante o exame de suficincia. De certo modo essa nsia para a vigncia desse projeto torna-se contraditria se compararmos ao seu prprio artigo. Inicialmente nos passado informao de sua estruturao sendo diferenciada para cada grau escolar e posteriormente ao decorrer do artigo

coloca-se a necessidade da iniciao imediata, mesmo no ocorrendo formao de professores da forma mais adequada. Com isso o governo mostra-se claramente a necessidade de vigorar, no apenas do artigo em si, mas do prprio decreto. Para especificarmos mais essa questo utilizaremos a emenda de n 6 desse mesmo artigo que nos tratar o seguinte posicionamento:
At que o estabelecimento de ensino disponha de professor ou orientador, regularmente formado ou habilitado em exame de sufucincia, o seu direito avocar o ensino da Educao Moral e Cvica, a qual, sob nenhum pretexto, poder de ser ministrada na forma prevista. (BRASIL, 1969).

Atravs dessa emenda a afirmao em iniciar a aplicao das aulas da disciplina evidente, direcionando a autoridade para o diretor do estabelecimento de ensino caso no haja o cumprimento das ordens impostas. Reafirmando o dever em ministrar a disciplina em questo independente da formao do professor. Algo novo surge ao decorrer do decreto, at esse momento, porm esse tipo de argumento aparecer no final do documento. Assim um decreto composto por dez artigos sendo em sua maioria baseada na introduo a disciplina que em alguns momentos obter a definio de Doutrina de Educao Moral e Cvica, e que tem um carter manipulador, mas tambm obter uma estruturao que envolve os materiais a serem utilizados, alm da forma como as aulas sero ministradas e da formao dos responsveis que vo aplic-las. Assim o artigo de n 8 nos trar o seguinte argumento:
criada a Cruz do Mrito da Educao Moral e Cvica, a ser conferida pelo Ministro da Educao e Cultura mediante a proposta da CNMC, a personalidades que se salientarem em esforos e em dedicao sua causa da Educao Moral e Cvica. (BRASIL, 1971).

Com a criao dessa premiao, no qual envolvem todas as personalidades que se destacassem devido ao seu empenho e dedicao, torna-se, aparentemente um acontecimento glorioso, mas estar diante de uma prtica estritamente manipuladora, posto que, o professor ser estimulado para que consiga atingir os objetivos determinados e assim influenciar diretamente a formao da conscincia dos cidados brasileiros. Salientamos que, mesmo com a premiao somente aconteceria de fato, caso houvesse a aprovao do Ministro da Educao e Cultura diante de uma proposta formulada pela CNMC.

Em 12 de setembro de 1969 a Junta Militar formada por Augusto Hanmann Rademaker Grunewald, Aurlio de Lyra Tavares e Mrcio de Souza e Mello, juntamente com o Ministro da Educao e Cultura Tarso Dutra assinam o decreto, colocando-o em vigor. Entre os anos de 1969 a 1979, perodo estudado neste artigo, aconteceram algumas modificaes no qual foi outorgado em 14 de janeiro de 1971 a Regulamentao do Decreto Lei 869/69, sendo regulamentado pelo Decreto Lei n 068.65. De modo que, esse ltimo documento ser composto por uma maior quantidade de artigos, sendo seu total de 39, mas a sua essncia continuar igual, ou seja, no aconteceram mudanas significativas, mas especificaes dos objetivos. Alguns artigos apresentam detalhes que nos chamam a ateno como o artigo n 32:
Nos estabelecimentos de ensino de qualquer nvel de ensino, pblicos e particulares ser estimulada a criao de Centro Cvico, o qual funcionar sob a assistncia de um orientador, elemento docente designado pelo Diretor do estabelecimento e com a diretoria eleita pelos alunos, destinados centralizao no mbito escolar, e irradiao, na comunidade social, das atividades de Educao Moral e Cvica, e cooperao na formao e aperfeioamento do carter. (BRASIL, 1971).

A idia de estimular a criao de Centros Cvicos diante de um esprito democrtico e o controle do Estado algo muito marcante ao decorrer de todo o Decreto 869/69 e a Regulamentao 68.065/71, mas a possibilidade de uma iniciativa para as participaes de alunos como forma de eleger sua diretoria, aparentemente situasse numa abertura poltica, mas o direcionando de um responsvel designado por uma autoridade, nesse caso o diretor, demonstra a rigidez da ordem vigente. Alm de colocarem a inteno de aperfeioar o carter dos estudantes, mas diante do alicerce da moral com base nas ideologias nacionais. O envolvimento da comunidade discutido no artigo anterior se relaciona com o artigo de n 34, com a participao dos Pais e Mestres da seguinte maneira:
Em cada estabelecimento de ensino de grau mdio existir um circulo de Pais e Mestres destinados a facilitar a participao da famlia nas atividades escolares, ao trato dos problemas educacionais comuns escola e famlia, s pesquisas julgadas necessrias, bem como interao nos objetivos visados. (BRASIL, 1971).

Assim a prtica educativa que inicia o Decreto n 869/09 arraigada de forma a englobar toda a comunidade, facilitando a participao nos mbitos educacionais desde que haja necessidade e, com o respaldo legal, dessa forma ocorrer a outorgaro do Presidente da Repblica Emilio Garrastazu Mdici e o Ministro da Educao e Cultura Jarbas G. Passarinho

a Regulamentao n 68.065/71 entrando em vigor para legitimar e fortalecer o Estado Ditatorial. Com o apoio a esse fortalecimento o Estado ir utilizar o enfraquecimento da educao, principalmente na disciplina de histria, que vinha desde tempos anteriores, e no qual ter uma maior nfase a partir da dcada de 70, com a incluso dos decretos j mencionados no artigo e tambm com a lei n 5.692/71, que provinha da extenso obrigatria em todo o ensino de 1 grau, fundamental bsico I e II e a generalizao do ensino mdio com a adeso do ensino profissionalizante. Com isso, em 09 de Agosto de 1972 homologada a Resoluo n 8 com o aval do Ministro da Educao e com a aprovao do Plenrio, que especificar a formao dos professores habilitados na disciplina de Educao Moral e Cvica, atravs do artigo 1 da seguinte maneira: A formao de professores de Educao Moral e Cvica para o ensino de 1 e 2 graus ser feita como habilitao do curso de Estudos Sociais. (BRASIL, 1972). Dessa maneira o governo mudar a grade curricular na formao dos professores, em que ocorrer a fuso das disciplinas de geografia e histria e o surgimento de uma nova disciplina com o nico intuito de enfraquecer ainda mais o sistema educacional do Pas e perpetuar sua ideologia.

Brasil de Todos Ns e a Materializao da Moral. O Manual do Professor da srie Brasil de Todos Ns, para 1, 2, 3 e 4 sries do ensino de primeiro grau, do ano de 1971, das professoras Terezinha Saraiva, Heliette Covas Pereira e Helosa Maria Leira, tinha o vis de nortear o professor quanto aos contedos programticos a serem aplicados em sala de aula. Ao analisarmos o Manual do Professor, possvel observar uma relativa margem de autonomia do professor e a maneira como a moral era imposta pelo Estado Ditatorial, com o intuito de preparar o jovem para selecionar e adotar valores e padres compatveis com a formao crist do povo brasileiro. (SARAIVA, PEREIRA, LEIRA, 1971, p. 11). O prefcio do Manual afirma que o professor ir ministrar ensinamentos profundos que devero marcar a conscincia das crianas brasileiras. Deste modo, o Estado vigente

queria marcar no imaginrio destes jovens valores morais e cvicos que possibilitariam a adeso e a legitimao do regime estabelecido. De acordo com Circe Bittencourt:
A reduo dos programas, em 1935, fez com que os contedos de Histria do Brasil fossem includos como Noes Gerais, compondo com Geografia ou Instruo Moral e Cvica ou mesmo Cincias Naturais. [] O resultado do novo programa para a produo didtica em Histria foi a reduo dos contedos que passaram a ser apresentados em tpicos sintticos, em obras gerais que agrupavam, em um s volume, textos literrios e todos os contedos do programa denominado Noes Gerais. (BITTENCOURT, 1990, p. 126).

Desta maneira, observa-se que desde 1935 o ensino de Histria era submetido a diversas redues de contedos e como estes denominados ensinamentos profundos eram voltados apenas para os valores morais e cvicos, deste modo todas estas mudanas fizeram com que a disciplina de Histria se tornasse cada vez mais fraca. Na introduo as autoras afirmam que a estrutura social e familiar garantia uma educao Moral e Cvica que era desenvolvida no lar, na escola e nos diversos grupos sociais. No entanto, com a industrializao e a iniciao da mulher no trabalho houve o enfraquecimento do sistema familiar, que fez com que a escola tomasse novas dimenses que antes pertenciam apenas famlia (SARAIVA, PEREIRA, LEIRA, 1974). De acordo com as professoras o mesmo aconteceu com a Educao Moral e Cvica, que acelerar o processo de mudana social, cristalizando valores eternos da condio humana. Com apenas esta introduo podemos ver que o contedo de Educao Moral e Cvica oferecia uma pista de como o governo militar desejava definir o futuro do Brasil, posto que todo o contedo do Manual est diludo em histrias que parecem s histrias, mas, no entanto, esto impregnadas de valores morais e cvicos, que o professor dever explorar e dar o enfoque pretendido pelo Decreto-Lei, que a formao da Pessoa e do Cidado, atravs da Moral e do Civismo. A orientao dada ao professor no Manual diz que a sistematizao do contedo dever ser normal e no forada, pois caso o contrrio [...] parecer ao aluno coisa imposta, da qual ele no participou. E o ncleo de resistncia estar formado. Mesmo aprendida a matria terica, dificilmente ser incorporado ao comportamento. (SARAIVA, PEREIRA, LEIRA, 1971, p. 16). Com esta orientao, o regime estabelecido queria incutir nos jovens valores morais e cvicos de maneira subliminar e o livro didtico torna-se a cristalizao deste objetivo. O

conceito obedincia aparece no livro didtico e no ambiente escolar como principio bsico a ser cumprido, desta maneira o aluno no vai questionar os contedos aplicados e sim obedeclos como verdade nica e oficial. Por isso, para a criana o livro visualmente atraente e ilustrativo, com textos e desenhos prprios para a idade. Eles queriam criar razes profundas e permanentes para crescer e se expandir por dentro e no razes expostas, vulnerveis. Assim, vemos claramente que a inteno era incutir esses valores nas crianas, pois ainda eram neutras perante o regime, o que torna a impregnao do contedo melhor, porm o ensino de Educao Moral e Cvica era obrigatrio para todas as sries, com o intuito de reformular a mentalidade das geraes em conformidade com as novas realidades de 1964. (SKIDMORE, 1988, p. 169). No tpico O professor e o livro as autoras iro ressaltar a importncia do professor compreender que moral e civismo uma atitude permanente, e a sua atitude ir valorizar ou invalidar tudo que vier a dizer, ou seja, o prprio professor dever ter atitudes morais e cvicas para servir de exemplo, pois assim influenciar seus alunos. Ele dever extrair do texto o contedo programtico imposto de maneira hbil para que os alunos interpretem o esprito da histria e se torne o bom cidado de amanh. O livro organizado de maneira que os textos para 1 e 2 sries preencham a formao de hbitos, atitudes e idias e a aquisio e sistematizao de informaes, de conhecimentos, que apiem e fundamentem aquela formao. (SARAIVA, PEREIRA, COVAS, 1971, p. 19). Textos relacionados famlia, escola, Deus, Trabalho, Bem-Estar e Brasil, enfatizam a idia da religio e do Bem-Comum, como fundamentais para a formao do homem moral.

Os textos para 3 e 4 sries foram organizados tendo em vista que:


[...] - a criana deve ser o centro de todo o trabalho, uma vez que ela o elemento a ser atingido. A mensagem que lhe dirigida s ter condies de realmente atingi-la se houver possibilidade de identificao da criana (leitor) com o objeto de leitura. a razo por que traamos um roteiro cujos itens so dirigidos especificamente ao leitor (VOC importante; - Como os outros vem VOC; etc.). - em todas as unidades que compem o livro, so evidenciados os valores morais e cvicos pretendidos e que so objeto e contedo dessa disciplina essencialmente formativa.

No desenvolvimento dos textos, parte-se do que mais prximo criana a sua prpria individualidade para faz-la chegar a conceitos mais ou menos abstratos. Nesse sentido comease pelo reconhecimento da prpria criana como pessoa e, a partir da, procura-se relacionar o individuo com grupos mais prximos para finalmente, caracterizar-se a comunidade brasileira, em termos amplos, sempre tendo em vista os veculos entre a comunidade e o individuo. (SARAIVA, PEREIRA, COVAS, 1971, p. 20).

O manual do professor transcreve os textos para o aluno, aponta o contedo programtico a ser extrado de cada texto e inclui atividades a serem realizadas em sala de aula. Todo esse contedo est atrelado lgica do regime ditatorial, que visava construir uma nica verdade com base no Bem-Comum. orientado ao professor que s utilize estas atividades quando as etapas anteriores forem cumpridas pelos alunos. Com base em todas essas orientaes so mostradas ao professor aberturas no texto que lhe permitem a abordagem de assuntos tambm ligados disciplina que se tem em vista. (SARAIVA, PEREIRA, COVAS, 1971, p. 23). Em determinada atividade as autoras contam a histria de Pedro, um pescador que mora num barraco muito pobre. s vezes Pedro saia para pescar, ficava trs dias fora e voltava para casa sem nada, com isso Pedro comeou a desconfiar da existncia de Deus. Num determinado dia Pedro saiu para pescar e comeou uma tempestade que encheu o barco dele de gua, neste momento pensou que s Deus poderia salv-lo e comeou a rezar, e assim conseguiu ser salvo. Como contedo programtico as autoras colocam a: necessidade de uma Religio para situar o homem no Universo e para o estabelecimento de uma correta escola de valores; e o valor da orao como contato entre a criatura e seu criador. (SARAIVA, PEREIRA, COVAS, 1971, p. 23). Nas aberturas permitidas ao professor elas determinam que o professor deve: Acentuar a necessidade que o individuo tem de enfrentar situaes difceis para saber valorizar o que tem, ainda que pouco. Importncia de fortalecer a f. (SARAIVA, PEREIRA, COVAS, 1971, p. 23). Apenas nessa atividade observa-se os mecanismos utilizados pelo Estado e como eles conseguiam incutir valores morais atravs de uma simples histria. A partir dessas atividades o professor dever analisar o desempenho do aluno e assim ser levado a trs atitudes manuteno do que vem fazendo; reviso parcial de alguns pontos; reformularo total do trabalho. (SARAIVA, PEREIRA, COVAS, 1971, p. 23). Ou seja, conforme for os resultados obtidos o professor dever retomar todos os contedos e valores aprendidos at o momento.

Por conta das dificuldades ou impossibilidades de alguns professores e alunos acessarem bibliotecas, as autoras criaram um lbum de recortes, para que os mesmo possam consultar, e que segunda elas ir incentivar o aluno a participar de uma comunidade maior, ampliando seu horizonte social, atravs das notcias que ele ter que ler e selecionar. (SARAIVA, PEREIRA, COVAS, 1971, p. 24). Os recortes so escolhidos de revistas e jornais que interessem ao programa de Moral e Civismo assim, esta mais uma articulao do Estado para manipular toda e qualquer informao que o professor pretende passar, isto est atrelado censura que atinge no s os meios de comunicao, mas tambm o ambiente escolar, ou seja, o professor no pode utilizar outros materiais de apoio, pois alguns vo contra o governo e o contedo imposto pelo mesmo. Desta maneira, o professor no poder reclamar que no possui material de apoio, pois alm do Manual do Professor, ele ainda tem acesso ao lbum de recortes. As autoras vo mostrar o exemplo da professora Umbelina Santana, do Acre que utiliza o Jornal do Brasil para fazer os recortes de seu lbum, ela utiliza esses recortes num trabalho paralelo ao de seu marido, tenente-coronel Job Lorena Santana que comanda o 7 Batalho de Engenharia de Construo, encarregado das obras da BR-236, extremo ocidental da Transamaznica. (SARAIVA, PEREIRA, COVAS, 1971, p. 24). Com este exemplo, as autoras pretendiam incentivar os professores a seguir o exemplo Umbelina e organizar com os alunos o seu lbum, no entanto eles enfatizam a idia de que o professor deve utilizar determinadas fontes, como o Jornal do Brasil, que tinha o vis de mostrar o avano do pas e os interesses do governo. [...] a coletnea de Decretos e Regulamentos foi introduzida com o objetivo de tornar mais acessvel ao professor o manuseio de material que lhe indispensvel para a compreenso e eficiente execuo do trabalho a que se prope. (SARAIVA, PEREIRA, COVAS, 1971, p. 24). As autoras inseriram no Manual do professor um Calendrio das datas importantes que no visava apenas as datas cvicas, mas que envolve tambm datas ligadas a formao moral do aluno, como as que falam de Deus e da famlia, as datas de fatos importantes do mundo que nos cerca, como a rvore, o trnsito e a imprensa [...] e as que podero conduzir a criana a um encontro futuro com a comunidade maior, que o Mundo (SARAIVA, PEREIRA, COVAS, 1971, p. 24), como por exemplo dia do Pan-Americanismo, Dia das Naes Unidas, dia Universal dos Direitos Humanos, dia da Confraternizao Universal dos Povos.

Ao final do Manual, as autoras oferecem alguns recursos auxiliares aos professores, como por exemplo, um resumo das tcnicas de trabalho de grupos e modelos de planos de excurso. Constam no Manual tambm o hino nacional e o hino bandeira, bem como o resumo biogrfico da vida de seus autores, sempre os exaltando como figuras ilustres. H tambm uma coletiva de Lei, Decretos, Pareceres e Regulamentaes, sempre mostrando ao professor suas aberturas e seus limites. Portanto, as fontes estudadas neste item tm o vis de aprofundar a anlise sobre a relao entre os contedos do manual do professor e dos livros didticos de Educao Moral e Cvica atrelados a pedagogia formulada pelo Estado Ditatorial que estava calcada na Segurana Nacional. Ao analisarmos os contedos dos livros didticos: Educao Moral e Cvica na Escola de Primeiro Grau, de Edlia Coelho Garcia; Moral e Civismo de Felipe N. Moschini, Otto Costa, Victor Mossumeci; Moral e Civismo de Maria Braz, Jos Camarinha Nascimento, Joo Ribas da Costa e Brasil de todos ns, das professoras Terezinha Saraiva, Heliette Covas Pereira e Helosa Maria Leira, percebemos a nfase questo da Moral. Os livros Educao Moral e Cvica - Primeiro Grau Vol. 1 e Vol. 2 de Umberto Augusto de Medeiros e Compndio de instruo Moral e Cvica 1 parte: Fundamentos Morais de Plnio Salgado sero utilizados como exemplo, posto que o livro de Umberto Augusto de Medeiros circulou nas escolas de Gois, desta maneira observa-se que os meios de propagao alcanavam o Brasil inteiro. O livro de Plnio Salgado do ano de 1965, atravs dele percebemos como mesmo antes da disciplina ser oficializada, ela j estava includa no currculo escolar. A definio de moral segundo o minidicionrio Aurlio de lngua portuguesa : Conjunto de regras de conduta ou hbitos julgados vlidos, quer de modo absoluto, quer para grupo ou pessoa determinada. (2008, p. 471). O Captulo dois do tpico um do livro Educao Moral e Cvica Vol. 1 Primeiro grau, tem como temtica formao moral comea com a definio da palavra moral, atribui a ela o significado de costume e em seguida faz uma ligao com os deveres do homem para a sociedade e para consigo mesmo. Neste mesmo captulo evidncia que o homem moral cumpre com o seu papel para com a sociedade como cristo. A religio assume um papel importante para a consolidao da moral dentro da sociedade, aparece em ambos os livros didticos para explicar atravs de uma nica tica, a

do Cristianismo, como foi Criado o Mundo e como deve ser a conduta de um Bom Homem:
Ns cristos acreditamos em Deus Criador, de todas as coisas, justo, poderoso e onisciente que recompensar os bons. Seguimos o Cristianismo, doutrina de Cristo, o Filho de Deus, enviado ao mundo para a Redeno da Humanidade. O fundamento do Cristianismo a caridade que significa o amor a Deus e ao prximo. Amando ao prximo, estamos amando a Deus, e ningum pode amar a Deus, sem amar ao prximo. (MEDEIROS, 1974, p. 11).

Contudo, fica evidente que a religio deveria servir como um conforto aos indivduos, tambm estando presente a supremacia do Catolicismo e a sua perpetuao nos livros didticos:
Cada pessoa dever ver na religio o sustentculo, o arrimo de todo momento. A Igreja Catlica, a religio da maioria dos brasileiros, dirigida pelo Papa e seus auxiliares espalhados pelo mundo todo, procura dar a cada um de seus membros assistncia espiritual. Desta forma, toda dificuldade espiritual poder ser removida, desde que a pessoa o queira, atravs do auxlio da Igreja. (MEDEIROS, 1974, p. 11).

Temas como batismo, crisma, confisso, ordem, famlia, matrimnio e uno faziam parte dos contedos trabalhados no livro didtico, os mesmos faziam uma relao com as virtudes morais, os vcios, carter e as virtudes cvicas, esta ltima que estava atrelada ao civismo, patriotismo, disciplina e respeito s autoridades. Os dez mandamentos cvicos juntavam questes religiosas, morais e cvicas e tinham o vis de nortear a conduta do aluno dentro e fora do ambiente escolar. Os dez mandamentos cvicos consistem basicamente na idia de que o Homem deve Honrar a Deus e a Ptria, a Bandeira e os Heris aparecem como smbolos que devem ser respeitados e homenageados, a obedincia e a disciplina, como princpios relevantes na formao do indivduo dentro do ambiente familiar, na escola, no trabalho e na sociedade atrelada questo da ordem, de respeito s Leis, da religio e do trabalho como forma de refugio as coisas que eram tidas como subversivas. O terceiro, quinto e sexto mandamento fazem meno s questes de obedincia e disciplina atreladas ordem social:
[...] (3) Honra a Ptria, no Passado: sobre os tmulos dos heris; glorifica-a, no Presente: com a virtude e o trabalho; impulsiona-a para o Futuro: com a dedicao e a fora da F.

(5) Pugne pelos direitos que te confere a Lei, respeitando-a em todos os princpios, porque da obedincia que se lhe presta resulta a Ordem, que de Fora suave que mantm os homens em harmonia. (6) Ouve e obedece aos teus superiores, porque sem disciplina no se pode haver equilbrio. Quando sentires tentador, refugia-te no trabalho, como quem se defende do demnio na fortaleza do altar. (MEDEIROS, 1974, p.25).

Ainda problematizando sobre a religio nos livros didticos, constatamos que ser abordada a existncia de Deus, seu significado e a criao do mundo oriunda do mesmo, a figura de Deus como ser onisciente, que deve ser temido e respeitado, posto que, a obedincia a ele levaria ao equilbrio e cumprimento dos deveres civis, individuais e morais.
A conscincia nos atesta a existncia de uma obrigao moral. H em ns o sentimento de dever que nos mostra o bem que deve ser praticado e o mal que deve ser evitado. Essa dependncia s se pode explicar em virtude da existncia de uma vontade pessoal absoluta, de um legislador moral supremo. (MOSCHINI, COSTA, MOSSUMECI, 1972, p. 18).

A moral dentro do contexto social do Regime Ditatorial, em toda a sua amplitude constitui a essncia da formao de princpios ticos que norteava a boa conduta do indivduo, assim, os livros didticos e a disciplina Educao Moral e Cvica neste cenrio de represso, censura e tortura, assumem um carter doutrinrio, com contedos que estavam alinhados a lgica do perodo. O maniquesmo presente no discurso dos representantes do regime militar se estende produo de livros didticos, a escala de valores vai nortear a vida do indivduo, seu convvio em famlia e na sociedade, como podemos observar:
Dotado de liberdade, capaz de escolher. Mas responsvel pela sua escolha. capaz de discernir entre o bem e o mal. uma pessoa com toda a dignidade da pessoa humana. O homem uma pea importante na harmonia do Universo. E o ser na medida em que houver tambm harmonia no seu mundo interior. Urge que tenha idia clara de sua estrutura moral, de sua finalidade, para que, adatando-se a ela, consiga a harmonia do seu mundo interior e se integre assim na verdadeira harmonia do Universo. (MOSCHINI, COSTA, MOSSUMECI, 1972, p. 22).

Segundo Fausto (2008) a ameaa do comunismo no Brasil sempre esteve nos discursos dos militares e constantemente cogitada, Jnio Quadros e de Joo Goulart em alguns momentos foram tidos como aliados do comunismo, por conta das relaes diplomticas que estabeleceram com Cuba, essas relaes simbolizavam para os militares uma possvel implantao dos ideais Comunistas no Brasil, uma afronta a ordem e ao progresso.

A Escola como uma instituio conseguia atingir uma grande parcela da populao, como crianas e adolescentes, o livro didtico era mais um mecanismo de difuso cultural e dos interesses do Estado, em suma, era o instrumento de difuso das ideologias desse Estado vigente, seus contedos aglutinavam informaes para legitimar aqueles que estavam no poder, queriam proporcionar uma viso homognea para todos, com o objetivo de arraigar, consolidar, no imaginrio e no cotidiano dos freqentadores dos bancos escolares valores morais slidos, de acordo com o regime at ento estabelecido. No Compndio de instruo de Moral e Cvica de Plnio Salgado, de 1965, o captulo II e III trata sobre os deveres e direitos, o captulo IV sobre a famlia e o V sobre o casamento. Plnio Salgado foi jornalista, um dos intelectuais que participou da fundao da Ao Integralista Brasileira (AIB), foi deputado do Paran em 1958 e de So Paulo em 1962 pelo Partido de Representao Popular (PRP), no perodo militar com a extino do PRP, foi para o partido Arena. De acordo com Fausto:
O integralismo se definiu como uma doutrina nacionalista cujo contedo era mais cultural do que econmico, criticava o Estado Liberal [...] Sua nfase maior encontrava na tomada de conscincia do valor espiritual da nao, assentado em princpios unificadores: Deus, Ptria e Famlia era o lema do movimento. O integralismo foi muito eficaz na utilizao de rituais e smbolos: o culto da personalidade do chefe nacional, as cerimnias de adeso, os desfiles dos camisas verdes. (FAUSTO, 2008, p. 355 e 356).

Sobre deveres e direitos, Plnio Salgado afirma que, [...] o dever antecede o direito e que o homem deve cumprir os deveres referentes sua condio biolgica, social, de ordem nacional, internacional, de ordem moral e espiritual. (SALGADO, 1965, p.13). Compreendemos que abrangendo todos esses deveres, estava o dever moral, cabia ao Homem conduzir sua vida, evitando a transgresso das leis e voltando-se ao lado espiritual, o dever para com o prximo um preceito cristo, e evidenciado nos livros didticos atrelado ao bem comum e a ordem social.
[...] convm notar que os Evangelhos, no se encontram uma s vez mencionadas as expresses coletividade, humanidade, ou outras que de modo vago pretendem referir-se ao Homem. Encontramos, entretanto, repetidas vezes, a palavra prxima, o que est mais de acordo com as limitaes humanas. O prximo o outro, semelhante a ns, passvel como ns de sofrimentos e necessitado das mesmas coisas que precisamos. [...] O dever para com a Nao est em tudo que fazermos pelo seu engrandecimento material e moral, pela permanncia nela dos princpios de que decorrem os direitos humanos, a intangibilidade do Homem, da Famlia, dos

Grupos Naturais, velando a manuteno do equilbrio entre os conceitos de Liberdade e Autoridade, Direitos e Deveres, Bem Particular e Bem Pblico. (SALGADO, 1965, p. 20).

Ao abordar a questo da Famlia o livro de Plnio Salgado, atribu a mesma o sentido de pequena repblica, em que o pai e a me devem exercer autoridade no lar e incutir em seus filhos os sentimentos de amor a Deus e a Ptria, antes de freqentar os bancos escolares.
Aos pais compete, portanto o magistrio inicial que precede a escola. Mas alm de tal prerrogativa e impositiva misso, cabe ao pai e a me de famlia exercer grave magistratura, exigida pelo Direito Natural e pelas leis divinas e humanas: a da autoridade familiar. Nenhum Estado, nenhum Governo pode nela interferir, como acontece nos pases comunistas, onde as crianas esto sob a guarda dos progenitores somente at certa idade, sendo entregues s autoridades estatais que lhes designam a escola e at a profisso futura. Em nosso Pas, os pais escolhem livremente a escola para seus filhos e os encaminham de acordo com a vocao revelada no lar, sendo os brasileiros livres para optar pela carreira que mais lhe agrada. (SALGADO, 1965, p. 24).

Assim o comunismo foi visto e apontado como algo subversivo, que feria a moral e acabava com a ordem instituda. O combate ao comunismo teve ampla dimenso, do ambiente escolar produo dos livros didticos que estava voltada para legitimar esta idia, colocando para o aluno que era necessrio que ele contribusse para a harmonia do mundo interior estendendo-se ao ambiente familiar e ao convvio social. Em suma, Plnio Salgado (1965) defende que o combate ameaa comunista no era papel apenas dos militares, mas da escola e da famlia e que no Brasil havia uma universalizao da educao, posto que, os pais escolhiam a escola de seus filhos e estes eram livres para escolher uma profisso que no estava atrelada aos interesses estatais, diferente dos pases comunistas. Ao analisarmos o casamento no Compndio de instruo Moral e Cvica, percebemos que o matrimnio apresentado como algo natural, um preceito cristo que no deve ser quebrado, e de suma importncia dentro da lgica do regime ditatorial, pois atravs do mesmo est a idia de estabilidade na convivncia entre homem e mulher, possvel um maior controle dos indivduos pertencentes a uma famlia.
O amor verdadeiro, como nos ensinou Cristo, aquele que serve; amar e servir. No havendo temperamentos iguais. [...] cada qual deve inspirar-se na renncia quotidiana de seus caprichos, o que

determina o encontro de uma linha de perfeita harmonia. (SALGADO, 1965, p. 24).

Ao referir-se famlia, o livro didtico Brasil de todos ns faz uma relao com a Escola, esta aparece como segundo lar na vida do aluno, e est ligada ao sucesso do individuo no futuro. Versos e rimas so utilizados no livro para trabalhar essa temtica Famlia e Escola: [...] Quem sabe, voc anda mais do que eu. Vai at o cavalo ou canoa? Mas ns dois samos de casa e vamos para a escola. Casa e Escola nosso tesouro. Esse caminho o mapa do nosso tesouro. (SARAIVA, PEREIRA, COVAS, 1972, p. 17). O papel do homem e da mulher na sociedade tambm apresentado. Em todos os livros que analisamos, o homem aparece como provedor dos recursos da casa, o chefe de famlia, aquele que contribui com seu trabalho para o progresso e construo do pas. Percebemos que a famlia ainda retratada nos moldes patriarcais do antigo regime e que essa tendncia se perpetua no livro didtico Brasil de todos ns, o rei e o pai so semelhantes:
Rei uma pessoa importante. Rei, quem toma conta do povo dele. Rei do povo usa manto e coroa. Mas cada menino tem um rei. o papai o rei da casa. Rei da casa usa cala e camisa. Mas papai tambm rei porque toma conta da famlia dele. (SARAIVA, PEREIRA, COVAS, 1972, p. 10).

Sobre o papel da mulher, os livros didticos tm o objetivo de instruir as meninas a serem boas filhas, mes e esposas. Segundo Plnio Salgado e Terezinha Saraiva a funo social da mulher limita-se ao ambiente domstico: A mulher preparada para o casamento deve procurar ser eximia nas prendas domsticas, colaborar com seu marido e estimul-lo nas atividades de sua profisso e de seus ideais superiores. (SALGADO, 1965, p. 25). [...] Cada um faz uma coisa. E a mame nem precisa mandar. Mame a fada da casa. Ela cuida de tudo e faz a gente feliz. (SARAIVA, PEREIRA, COVAS, 1972, p. 13). Segundo Walter Benjamin este processo se d, da seguinte forma:
Que o ensino de moral no possua sistema, que ele se tenha proposto uma tarefa irrealizvel eis a dupla expresso do mesmo fundamento falvel. Assim s lhe resta substituir a educao moral por uma inslita espcie de educao cvica na qual tudo o que necessrio deve aparecer como necessrio. (BENJAMIN, 1999, p. 16).

Desse modo, percebe-se que quando a educao moral no consegue dar conta de tudo, a educao cvica vem para complementar e cobrir as falhas que foram deixadas. A partir da, o Estado vigente impe de diversas maneiras todo o contedo que dever ser aplicado dentro da sala de aula, e ainda atividades que devem ser feitas fora da sala de aula, para dessa maneira incutir e propagar toda a sua ideologia. Concluso No decorrer desta explanao entendemos que a cristalizao do Decreto-Lei feita pelo Manual do Professor e pelos livros didticos, como forma de perpetuar todos os objetivos presentes na formulao da lei, ou seja, atravs desse material que o governo ir defender e legitimar os seus interesses, bem como propagar sua pedagogia. O manual do professor servir como mecanismo para nortear os caminhos que o professor dever seguir em sala de aula, diante de histrias inocentes, mas com carter manipulador, enquanto os livros didticos tero a finalidade de incutir os valores morais e cvicos, principalmente com o embasamento da religio como forma de direcionar suas atitudes perante a sociedade. Todo o aparato controlador estipulado pelo governo para propagar essa ideologia est ligado formao do professor e a necessidade de colocar a disciplina de Educao Moral e Cvica em prtica atravs de artigos que se contradizem. Isto , o decreto lei afirma que todos os professores devero ter uma formao especifica para cada grau de ensino, no entanto o decreto tambm afirma que para a efetivao das aulas da disciplina de Educao Moral e Cvica o professor dever passar por um exame de suficincia, no qual determinar se ele est apto para ministrar as aulas. Com isso percebemos os intuitos diretos ou indiretos e as diversas formas que o governo usou para conseguir manipular, fortalecer e perpetuar seus ideais para conseguir criar uma sociedade que estivesse alinhada aos interesses do Estado vigente. Durante a produo deste artigo, surgiram outros elementos que no faziam parte do objeto de estudo, tais como, a formao acadmica dos professores no perodo militar e o enfraquecimento do ensino de histria em decorrncia do contexto histrico do perodo e da implantao da disciplina de Educao Moral e Cvica, essas temticas podem ser discutidas num projeto futuro. Atravs da anlise realizada conclu-se que a consolidao da moral foi de suma importncia no s na implantao da disciplina Educao Moral e Cvica, a moral foi

abarcada pela lgica do Estado Ditatorial e deveria ser incutida dentro e fora do ambiente escolar juntamente com o civismo, a pedagogia doutrinria aplicada em sala de aula, tinha o vis de formar cidados acrticos, sem perfil questionador, a idia de contribuio do individuo para o bem comum era algo enfatizado e diretamente ligado aos valores morais. Percebemos que ao longo do perodo estudado esses valores morais foram configurados para tornarem-se consensuais dentro da perspectiva do Regime Ditatorial e que foram perpetuados e esto presentes nos dias de hoje, principalmente no discurso de pessoas que vivenciaram o perodo militar. comum escutarmos que a escola era boa, que a mulher tinha um papel definido que ligado a educao dos filhos e afazeres domsticos, que a ordem, a segurana e a moral existiam efetivamente, mesmo sabendo que a escola no atendia a todos e a submisso era algo que estava atrelado ao cotidiano daquelas pessoas. Visto que, esses relatos esto embutidos de uma viso nostlgica, de uma releitura do passado com a viso do presente que ainda est marcado por essa lgica do perodo ditatorial, entendemos que, para estas pessoas que fazem um discurso a favor do regime difcil dissociar o perodo ditatorial como algo que trouxe mais do que censura, represso e tortura, mas que deixou marcas e valores morais que at os dias de hoje so perpetuados!

Referncias Fontes BRASIL. Decreto-Lei n.869, de 12 de Setembro de 1969. BRASIL. Decreto-Lei n.68.065, de 14 de Janeiro de 1971. BRASIL. Resoluo n.8/72, de 9 de Agosto de 1972. BRAZ, Maria; NASCIMENTO, Jos Camarinha; COSTA, Joo Ribas. Moral e Civismo: Livro I. So Paulo: FTD, s/d. MOSCHINI, Felipe N; COSTA, Otto; MOSSUMECI, Victor. Moral e Civismo. So Paulo: Brasil S.A., 1972 SARAIVA, Terezinha; PEREIRA, Heliette Covas; LEIRAS, Helosa Maria. Brasil de Todos Ns: 1 Livro de Educao Moral e Cvica. So Paulo: Abril, 1972. SARAIVA, Terezinha; PEREIRA, Heliette Covas; LEIRAS, Helosa Maria. Brasil de Todos Ns: Manual do Professor. So Paulo: Abril, 1971. Obras

BENJAMIN, Walter. Reflexes: a criana, o brinquedo, a educao. 3 ed., trad. Marcus Vinicius Mazzari, So Paulo: Summus Editorial, 1984. BITTENCOURT, Circe Maria F. Ptria Civilizao e trabalho: O ensino de histria nas escolas paulistas (1917-1939). So Paulo: Loyola, 1990. CHASIN, Jos. O integralismo de Plnio Salgado: Forma de regressividade no capitalismo hiper-tardio. Belo Horizonte: Uma, 1999. FAUSTO, Boris. Histria do Brasil. 13. ed. So Paulo: Edusp, 2008. FERREIRA, Buarque de Holanda. Minidicionrio Escolar de Lngua Portuguesa Aurlio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997. FERRO, Marc. A manipulao da histria no ensino e nos meios de comunicao. So Paulo: Ibrasa, 1983. FILGUEIRAS, Juliana Miranda. A educao Moral e Cvica e sua produo didtica: 1969-1993. Puc, 2004. GERMANO, Jos Willington. Estado Militar e Educao no Brasil (1964 1985). So Paulo: Cortez, 1993. MEDEIROS, Umberto Augusto de. Educao Moral e Cvica Vol. 1 e Vol. 2. Gois, 1974. MUNAKATA, K. Histrias que os livros didticos contam depois que acabou a ditadura no Brasil. In: FREITAS, Marcos Cezar de. (Org.). Historiografia Brasileira em Perspectiva. So Paulo: Contexto, 2003. SALGADO, Plnio. Compndio de Instruo Moral e Cvica. So Paulo: Coleo FTD, 1965 SKIDMORE, Thomas. Brasil: De Castelo a Tancredo. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

VENTURA, Zuenir. 1968: O ano que no terminou. 3. ed. So Paulo: Planeta, 2008.

You might also like