You are on page 1of 4

O Profissional de Educao Fsica no NASF

Conhea o trabalho de profissionais de Educao Fsica do municpio de So Gonalo, no Rio

So Gonalo-RJ, dia 03 de novembro de 2010. No lugar de crianas, a praa de um dos bairros do municpio est repleta de idosos, vidos para praticar atividades fsicas. Sob a orientao da Profissional de Educao Fsica Lvia Madeira Santos (CREF 029262-G/RJ), os cerca de 30 alunos se exercitam ao som de msicas dos anos 50 e 60, em um aparelho trazido pela prpria profissional, trs vezes por semana. Dona Luci Duarte, de 66 anos, conta que, por causa do feriado de Finados (02 de novembro), lamentava ter perdido uma aula naquela semana. J estava ansiosa. Isso aqui muito bom, a equipe nota 10!. J dona Irene Silva, de 79 anos, comemorava empolgada com o fato de os exerccios fsicos a terem feito deixar as muletas de lado. Com os exerccios, graas a Deus, hoje me sinto muito bem. Antes da aula, a psicloga, a nutricionista e a fisioterapeuta, que tambm integram o Ncleo de Apoio Sade de Famlia (NASF) daquela rea do municpio, davam orientao quanto aquisio de hbitos saudveis, buscando, atravs da educao, promover a sade do grupo.

J estava ansiosa. Isso aqui muito bom, a equipe nota 10!

13

Enquanto isso, do outro lado do 2 maior municpio do estado, no bairro Porto Novo, a Profissional de Educao Fsica Alessandra Teixeira (CREF 029486-G/RJ), juntamente com a nutricionista Dra. Graciele Aguiar, atendia a populao em um posto de sade local. Ao todo, 15 profissionais de Educao Fsica atuam nos NASFs do municpio. Ns temos 176 Equipes de Sade da Famlia (ESFs), com 15 ncleos de apoio. Cada NASF atende, aproximadamente, entre 10 e 14 equipes, conta a psicloga Dra. Aline Bastos, uma das coordenadoras do NASF So Gonalo, ao lado da enfermeira Dra. Mnica Marques.

Prof. Lvia Madeira

Pelos nmeros, possvel constatar que ainda so poucos os ncleos no municpio. Uma equipe chega a ficar responsvel por 12 postos ou unidades de sade. Contudo, importante destacar que o NASF existe em So Gonalo h pouco mais de um ano (desde agosto de 2009). Logo, sem dvida, a tendncia aumentar o nmero de ncleos e, consequentemente, de profissionais. Ns que trabalhamos na rea da Sade percebemos que, neste perodo, aconteceram grandes progressos. Prova disso que conseguimos viabilizar um projeto que ir possibilitar a contratao de mais profissionais no prximo ano, comemora Dra. Aline.

Na verdade uma construo coletiva. O Um novo campo de aprendizado aprendizado vem Por ser recente, o trabalho no Ncleo de Apoio Sade de Famlia no dia a dia (NASF) ainda uma grande escola para muitos seno todos os proDra. Aline Bastos fissionais de sade. Criado pela Portaria n 154/2008 do Ministrio da Sade, o NASF define uma poltica para o fortalecimento da Ateno Bsica Sade, atravs do apoio direto de profissionais especializados em diversas reas do saber a um conjunto de Equipes de Sade da Famlia (ESF). E a Educao Fsica faz parte de todo este contexto. Na verdade uma construo coletiva. O aprendizado vem no dia a dia. A cada momento a gente acrescenta mais trabalhos e atividades, relata a coordenadora.
14
ano IX n 38 dezembro de 2010

Paralelamente ao fato desta poltica ser ainda uma novidade para a sade, os profissionais de Educao Fsica ainda encontram desafios devido falta de orientao durante a graduao quanto atuao na rea da Sade, janela que vem se abrindo ao longo dos anos para os profissionais recm-chegados ao mercado de trabalho. uma coisa nova. Por conta prpria, venho tentando suprir a falta de informaes sobre esta rea com especializaes, pois no aprendi na graduao, afirma a Prof. Lvia, que tem sido procurada, inclusive, por ex-professores da graduao para relatar aos universitrios a sua experincia na Sade.

Redescobrindo a profisso
Atuar na rea da Sade, lidar com pacientes, com dezenas de pessoas com problemas de obesidade, hipertenso, diabetes, problemas cardiovasculares, dentre outros, requer, sem dvida, uma ateno e cuidado maior do que atuar em um clube ou academia, por exemplo. Postos lotados, difceis acessos a certas comunidades, improvisao constante. Infelizmente, essa ainda a realidade para todo e qualquer profissional de sade. Tudo isso seria um fator desestimulante para o Profissional de Educao Fsica dos NASFs, certo? Errado! Pelo menos, se depender dos profissionais de Educao Fsica de So Gonalo, esses desafios servem de combustvel para continuar inovando a cada dia, a cada atendimento e interveno profissional. O bom de atuar no NASF a possibilidade de redescobrir a profisso. Ver que as pessoas esto reconhecendo o seu trabalho, principalmente os beneficirios, que so o pblico-alvo de toda essa histria, explica a Prof. Alessandra, acrescentando que, alm dos postos, eles organizam palestras e discusses em escolas sobre bullying, hbitos alimentares, a importncia da atividade fsica etc. Tambm vamos muito campo, na casa daqueles que esto acamados. Alm de atender o paciente, orientamos o cuidador para que ele possa zelar melhor pela sade do doente. Para a Prof. Lvia Madeira, o trabalho neste campo oferece a possibilidade de enriquecer, ainda mais, o seu conhecimento enquanto profissional de sade. O nosso olhar muda. Voc passa a conhecer e reconhecer a viso do fisioterapeuta, ou nutricionista. Ou seja, voc entra aqui como Profissional de Educao Fsica e passa a ter um olhar multidisciplinar sobre o beneficirio. O trabalho ainda est no comeo, longo, rduo. s vezes temos que criar nossos prprios materiais e meios para driblar as carncias e levar pelo menos um pouco de conhecimento, afetividade, ateno e

O bom de atuar no NASF a possibilidade de redescobrir a profisso. Ver que as pessoas esto reconhecendo o seu trabalho, principalmente os beneficirios, que so o pblico-alvo de toda essa histria
Prof. Alessandra

Dona Luci Duarte

15

carinho para essas pessoas que, muitas vezes, no tem nem o que comer. Mas, mesmo assim, elas chegam unidade de sade com entusiasmo para a prtica de atividades, acrescenta o Prof. Diogo Arrais (CREF 027584-G/RJ), tambm profissional do NASF So Gonalo.

Superando barreiras e preconceitos


Como em qualquer outro ambiente, segundo os profissionais entrevistados, ainda h um certo preconceito por parte de outros atuantes da rea de sade. Conflitos sempre existem, mas hoje em dia a gente percebe que h uma maior integrao entre os profissionais, afirma a coordenadora Dra. Aline.
Prof. Alessandra Teixeira

Quando ns chegamos, alguns perguntaram: O que um Profissional de Educao Fsica est fazendo em um posto de sade?, conta a Prof. Alessandra, aproveitando para revelar a receita utilizada pelo grupo para driblar esse problema. preciso sair do convencional, mostrar resultados, diz ela, se referindo s mensuraes feitas pelos profissionais de Educao Fsica em relatrios e planilhas, referentes aos atendimentos e evolues obtidas por suas intervenes. Sem dvida, muitas barreiras e percalos tero que ser enfrentados e superados por todo e qualquer Profissional de Educao Fsica que atua nos NASFs, em qualquer regio do pas. E somente com muito trabalho nos postos e unidades de sade, ou junto s populaes nas prprias comunidades, iremos reverter este quadro e, consequentemente, mostrar a importncia da nossa interveno na ateno primria e promoo da sade. Obviamente, como afirmou a Prof. Alessandra Teixeira, preciso mensurar e apresentar os resultados de todo esse trabalho no apenas s autoridades de sade, mas prpria sociedade, a principal beneficiria dos nossos servios. Contudo, independentemente da apresentao desses dados e informaes, nada se compara satisfao em estar promovendo a sade da populao. Resultado esse que mensurado pelo sorriso e alegria estampada nos rostos das pessoas. Como Profissional de Educao Fsica extremamente gratificante trabalhar no NASF. O que me deixa feliz e faz com que eu me sinta importante ver a melhora no quadro do beneficirio, seja ela fsica, emocional ou de autoestima. Aquela paciente de muletas (dona Irene, do incio desta reportagem), no andava direito. Hoje ela chega pra mim e diz que se sente uma menina de 15 anos... Isso muito bom!, conclui emocionada a Prof. Lvia Madeira.

Voc que atua no NASF ou em outro segmento da rea da Sade, envie sua experincia para revistaef@confef.org.br e nos ajude a construir uma revista cada vez melhor.
16
ano IX n 38 dezembro de 2010

You might also like