You are on page 1of 3

Exerccios sobre anlise dimensional 01. (FUND.

CARLOS CHAGAS) O quociente da unidade de fora dividida pela unidade de velocidade pode ser tilizado para medir: a) potncia b) trabalho c) vazo volumtrica de gs d) vazo volumtrica de lquidos e) vazo de massas

02. A intensidade (F) da fora que age em uma partcula dada em funo do tempo (t) conforme a expresso F = A + Bt onde A e B so parmetros constantes e nulos. Adotando como fundamentais as grandezas massa (M), comprimento (L) e tempo (T), obtenha as equaes dimensionais dos parmetros A e B. 03. (PUCC) Na expresso F = Ax2, F representa fora e x um comprimento. Se MLT-2 a frmula dimensional da fora onde M o smbolo da dimenso massa, L da dimensocomprimento e T da dimenso tempo, a frmula dimensional de A : a) ML-1T-2 b) ML3T-2 c) L2 d) MT-2 e) M 04. Um fsico apresentou uma teoria reformulando alguns conceitos nas leis de Mecnica Newtoniana. Um jornal, retendendo reproduzir essa teoria, apresentou como expresso da intensidade da fora gravitacional (F) entre duas partculas de massas m1 e m2, separadas por uma distncia r, a relao:

onde V a intensidade da velocidade relativa e a a intensidade da acelerao relativa entre os corpos. A respeito desta expresso assinale a opo correta: a) A expresso pode estar correta apenas quando V = 0 e a = 0. b) A expresso dimensionalmente correta. c) A expresso dimensionalmente absurda pois s podemos somar parcelas que tenham a mesma equao dimensional, alm disso, mesmo no caso em que V = 0 e a = 0, o segundo membro no tem equao dimensional de fora. d) A expresso estaria dimensionalmente correta se o contedo dos parnteses fosse: e) A expresso est correta.

05. (VUNESP) Um estudante de fsica resolvendo certo problema chegou expresso final: F = 2(m1 + m2) vt2 onde F representa uma fora, m1 e m2 representam massas, v uma velocidade linear, t tempo. Outro estudante resolvendo o mesmo problema chegou expresso: F = 2(m1+ m2) vt-1. Mesmo sem conhecer os detalhes do problema voc deve ser capaz de verificar qual das respostas acima obviamente deve estar errada. Explique qual delas certamente errada. 06. (FEI) A variao da massa M com o tempo t, de uma esfera de naftalina que sublima, dada por M = M0e-Kt, vlida no Sistema Internacional de Unidades. Quais as unidades de M0 e K? Sabe-se que e a base dos logaritmos neperianos. 07. (FEEPA) Se na equao P = V2K, V velocidade, ento para que P seja presso necessrio que K seja: a) massa b) massa especfica c) vazo mssica d) peso e) peso especfico 08. (CESGRANRIO) Na expresso seguinte, x representa uma distncia, v uma velocidade, a uma acelerao, e k representa uma constante adimensional. Qual deve ser o valor do expoente n para que a expresso seja fisicamente correta? 09. (CESGRANRIO) Na anlise de determinados movimentos, bastante razovel supor que a fora de atrito seja proporcional ao quadrado da velocidade da partcula que se move. Analiticamente f = Kv2. A unidade da constante de proporcionalidade K no S. I. :

10. Num movimento oscilatrio, a abscissa (x) da partcula dada em funo do tempo (t) por x= A + B cos (CT), onde A, B e C so parmetros constantes no nulos. Adotando como fundamentais as dimenses M (massa), L (comprimento) e T (tempo), obtenha as frmulas dimensionais de A, B e C.

Resolues
01. E 02. Levando em conta o princpio de homogeneidade dimensional, deve-se ter: [A] = [F] => [A] = MLT-2 [Bt] = [F] => [B] [t] = [F] [B] T = MLT-2 => [B] = MLT-3 03. A 04. C 05. A 1, pois dimensionalmente incorreta. 06. kg e Hz 07. B 08. n = 2 09. D 10. Levando em conta o princpio da homogeneidade dimensional, deve-se ter:
[A] = [X] = L => [A] = M0LT0

como a funo co-seno aplicada a nmeros puros: [C] [t] = M0L0T0 => [C] T' =M0L0T0 => [C] = M0L0T-1 [B] [cos (CT)] = [x] => [B] = [x] => [B] = M0LT0

You might also like