You are on page 1of 6

Comunicado Tcnico

05

ISSN 2177-854X Julho . 2010 Uberaba - MG

Amostragem do Solo para Recomendao de Calagem e Adubao

Instrues Tcnicas

Responsvel: Ricardo Moreira de Mendona Agrnomo; MSc.Fitotecnia ; Professor FAZU ricardo@fazu.br

IMPORTNCIA DA AMOSTRAGEM A coleta da amostra o primeiro passo para que se estabelea um programa racional de explorao do solo. tambm a etapa mais crtica, j que uma pequena poro de terra dever representar alguns milhares de toneladas de solo. Quando uma amostragem mal executada, todo o processo de anlise e interpretao fica comprometido, podendo causar grandes prejuzos ao produtor. As doses de adubos e corretivos devem ser recomendadas com o objetivo de proporcionar a maior lucratividade possvel ao agricultor, sendo a anlise do solo um dos parmetros mais importantes para alcanar esse propsito. SELEO DA GLEBA O termo gleba utilizado para reas consideradas uniformes com relao a caractersticas importantes do solo tais como COR DO SOLO, DRENAGEM, POSIO NA ENCOSTA, CULTURA EXPLORADA, TEXTURA DO SOLO E HISTRICO DA REA. Para que uma amostra seja representativa, devemos dividir a rea com base nas caractersticas acima, tomando o cuidado para que uma gleba no seja superior a 10 ha. Mesmo grandes reas aparentemente uniformes devem ser divididas, aumentando a confiabilidade dos resultados. A Figura 1 ilustra como dividir uma propriedade em glebas para uma eficiente amostragem:

Figura 1. Exemplo de diviso de rea: as glebas 1 e 2 so separadas em funo do tipo de explorao, enquanto as glebas 3 e 4 so diferentes por causa da declividade.

Como em cada uma dessas reas teremos amostras distintas, conveniente desenhar um pequeno mapa da propriedade para identificar de forma segura a gleba que foi amostrada. SELEO DA GLEBA Para fins de fertilidade, a amostra pode ser coletada com enxada, enxado + p de corte ou trado, balde e saco plstico com etiqueta de identificao. O trado torna o trabalho rpido, alm de uniformizar a quantidade de solo coletada em cada ponto. No entanto, bons resultados tambm so obtidos com o enxado e a p de corte. Todos os recipientes e materiais devem estar devidamente limpos para evitar contaminaes da amostra.

Figura 2. P-de-corte e diferentes modelos de trados utilizados para realizar a amostragem (Brasil, 2002).

POCA DE AMOSTRAGEM Para culturas anuais, a amostragem deve ser feita alguns meses antes do plantio. Isso porque, alm de facilitar o planejamento das atividades na propriedade, nos casos em que a aplicao do calcrio recomendvel, importante sua aplicao com antecedncia para permitir que a reao se promova. Em culturas perenes, inclusive pastagens, a amostragem deve ser feita preferencialmente no final do perodo chuvoso ou aps a colheita. FREQUNCIA DE AMOSTRAGEM Como regra geral correto afirmar que, quando o solo explorado de forma intensiva, deve-se realizar ao menos uma amostragem ao ano, independente da cultura explorada. Em cultivos convencionais as amostragens podem ser realizadas em intervalos de 2 ou 3 anos, visto que as aplicaes anuais de adubo levam alguns anos para alterar os nveis dos elementos no solo. O efeito residual do calcrio tambm dispensa que as amostras tenham que ser coletadas anualmente. Solos com caractersticas extremas como os muito arenosos ou de acidez elevada tambm merecem ateno especial, atravs de amostras mais freqentes. PROFUNDIDADE DE AMOSTRAGEM As anlises de rotina geralmente so realizadas com amostras coletadas na profundidade de 0 a 20 cm. No entanto, em diversas situaes, essa profundidade no suficiente para uma recomendao adequada. Tanto para culturas anuais sob sistema de plantio direto quanto em manuteno de pastagens periodicamente adubadas, a amostragem deve ser executada nas profundidades de 0 a 10 cm e 10 a 20 cm. Para implantao de culturas perenes ou quando existe a perspectiva do uso do gesso na recomendao, amostras mais profundas so necessrias, normalmente subdivididas em camadas de 20 cm, ou seja, 0 a 20, 20 a 40 e 40 a 60 cm. A amostragem nas camadas subsuperficiais realizada no

mesmo ponto de coleta das camadas superficiais, tomando cuidado para evitar a contaminao das camadas inferiores. COLETA DA AMOSTRA Para a realizao de uma amostragem adequada, deve-se escolher aleatoriamente um ponto na gleba, previamente definida. Realiza-se uma limpeza superficial nesse local (capina, se necessrio) com auxlio de uma enxada. Em seguida, com o uso do trado, coleta-se uma amostra na profundidade desejada.

Figura 3. Posio adequada para coleta das amostras em culturas anuais e perenes.

Se a ferramenta utilizada for o enxado, abre-se uma valeta conforme ilustra a Figura 4, e, com auxlio da p de corte, retira-se uma fatia de aproximadamente 3 cm de espessura, desprezando-se as laterais da amostra e colocando a parte central em um balde plstico limpo. Essa operao dever ser repetida pelo menos 20 vezes dentro da mesma gleba, caminhando-se ao acaso e em zigue-zague na rea (Figura 4), para cada uma das profundidades amostradas. No devem ser coletadas amostras em locais atpicos da paisagem, como nas proximidades das casas, galpes, brejos, voorocas, caminhos de pedestres, trilho de animais, formigueiros etc., evitando introduzir erros na amostragem.

Figura 4. Sequncia de operaes na coleta de amostra do solo, utilizando-se de enxado e p-de-corte (Brasil, 2002)

REMESSA DA AMOSTRA Aps a coleta das amostras simples, o solo deve ser bem misturado, obtendo-se uma amostra composta uniforme, da qual se separam 300 gramas em saco plstico limpo com etiqueta ou caixinha de papelo apropriada. Cada amostra composta deve ser identificada com data, local e profundidade da coleta e enviada para um laboratrio credenciado. D preferncia aos laboratrios que possuem o selo de controle de qualidade do PROFERT. Caso no seja possvel encaminh-las em menos de 12 horas, as amostras devem ser secas sombra, em local protegido de contaminao com poeira ou qualquer outro resduo, e encaminhar para o laboratrio logo que possvel, estando corretamente identificadas. Um formulrio fornecido pelo laboratrio deve ser preenchido, visando melhor conhecimento do solo e do seu manejo, a fim de facilitar a interpretao dos resultados. No deixe de realizar a anlise do solo. um investimento muito pequeno comparado aos benefcios que ela propicia.

REFERNCIAS BORGES, A.L.; ACCIOLY, A.M. de A. Amostragem do solo para recomendao de calagem e adubao. Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical,2007. 4p. (Comunicado Tcnico, 122). BRASIL. SECRETARIA DE APOIO RURAL E COOPERATIVISMO. Amostragem e anlise do solo: calagem, adubao, semente. Braslia:MAPA/SARC, 2002. 34p. CANTARUTTI, R.B.; ALVAREZ, V.H.; RIBEIRO, A. C. Amostragem do solo. In: RIBEIRO, A.C.; GUIMARES, P.T.G.; ALVAREZ, V.H. Recomendao para uso de corretivos e fertilizantes em Minas Gerais. 5 Aproximao. Viosa-MG: UFV, 1999. p.13-20.

O sucesso do seu negcio depende de uma boa orientao tcnica.

CONSULTE UM AGRNOMO.

Laboratrio de Anlise de Solo Laboratrio de Anlise de Nutrio Animal Laboratrio de Anlise Microbiolgica de gua e alimentos Laboratrio de Anlise Fsico-Qumica de alimentos

Av. do Tutuna . n 720 . Bairro Tutunas CEP: 38061-500 . Uberaba-MG (34) 3318.4188 . 0800 34 30 33

You might also like