You are on page 1of 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE CINCIAS BIOLGICAS

FISIOLOGIA VEGETAL - AULA PRTICA 04 PROF. FBIO GOMES

Ttulo: Determinao do potencial hdrico em tecidos vegetais I: mtodo de Schardakow Introduo A varivel comumente utilizada pelos fisiologistas para expressar a relao existente entre o grau de hidratao das clulas e tecidos e a energia livre da gua o potencial hdrico ( ). Concentrao de solutos (potencial osmtico), presso hidrosttica exercida pela parede celular sobre o protoplasto (potencial de presso ou turgor) e presena de matrizes porosas ou superfcies molhveis (potencial mtrico) so os principais componentes do potencial hdrico, cuja intensidade determina, em ltima instncia o fluxo de gua entre a clula/tecido e o meio circundante. Existem vrios mtodos destinados a determinao do potencial hdrico e seus componentes em tecidos vegetais, os quais tm sido bastante utilizados nos estudos de relaes hdricas. O mtodo densimtrico de Schardakow preconiza a avaliao da transferncia de gua entre amostras de tecido vegetal e solues com potenciais osmticos definidos e conhecidos, mediante alteraes na sua densidade. Essa densidade diminuir ou aumentar de acordo com a perda ou absoro de gua pelo tecido.

Objetivo Determinar o potencial hdrico de um tecido foliar utilizando um mtodo simples: o mtodo densimtrico de Schardakow

Materiais e reagentes Solues de sacarose de 0,10, 0,20, 0,30, 0,40 e 0,50 M (50 mL de cada); Tubo de ensaio grande (36 unidades); Tubo de ensaio pequeno (36 unidades); Azul de metileno (cristais); Pipeta de Pasteur (6 unidades); Pipeta graduada de 2 mL (8 unidades); Tesoura ou lmina (trs unidades); Pina (3 unidades); Material vegetal (fornecido pelo instrutor);

Vazador 5 mm de dimetro (Solicitar no Laboratrio de Fisiologia Vegetal caso no tenha na GERLAB)

Procedimento Coloque 2,0 mL de cada uma das solues de sacarose em tubos de ensaio grandes e pequenos. Do material indicado pelo professor, corte pequenos fragmentos e coloque-os em cada um dos tubos grandes at nivelar os 2 mL da soluo de sacarose. Aps 1 hora, coloque um pequeno cristal de azul de metileno em cada tubo grande. Com a pipeta de Pasteur, colete um pouco de cada soluo colorida e, lentamente, solte uma gota no meio da soluo correspondente nos tubos pequenos. Observe contra uma fonte de iluminao se a gota se desloca ou no e, se o faz, em que direo.

QUESTIONRIO 1. Qual o princpio do mtodo de Schardakow? 2. Seria possvel determinar o potencial osmtico das clulas desse tecido? Explique. 3. Enumere as vantagens e desvantagens desse mtodo.

You might also like