You are on page 1of 4

A CRASE

Crase a juno da preposio a com o artigo definido a(s), ou ainda da preposio a com as iniciais dos pronomes demonstrativos aquela(s), aquele(s), aquilo ou com o pronome relativo a qual (as quais). Graficamente, a fuso das vogais a representada por um acento grave, assinalado no sentido contrrio ao acento agudo: .
Ocorre crase:

CRASE

Exemplos Observao A d a p t e i-m e r m A d a p t e i tu a. A n t e s d e s u b s t a n t iv o fe m in in o me q u e e x ija a r t ig o . ( a +a) t u r m a . N e m t o d o s mo, r a d m it e m , p a r t ig o : C u r it ib a , F o r to rleo a , Pa tz A le g r e , M a d rV iatjc .r e m o s a i e a A n t e s d e n o m e s d e lo c a V iaaja r e m oC o l m b ia . lid d e s , s q u a n d o e s t e s n o m e s a d m ia ja e e m( a s+ a ) C o l m b ia . u r i t ibaV. e n hd eC u r it ib a . V it ir r m o C o o a rtiga . o V e n h o d a C o l ( d b ia . m+ a) H a v e r c r a s e s e o s u b s t a n t iv o v ie r a c o m p a n h a d o d e a d ju n t o : V o u C u r i t ib a d o s m e u s s o n h o s . A n t e s d e n u m e r a l s e g u id o d a C h e g a r e m so s u a t r o h F ua s . q or i p a la v r ao r am e s m o h , d o r m ir s d u a s d a m a n h s u b e n t e n d id a Q u a n d o s e p u d e r s u b e n tSeani d ef r a n c e s a . u a s p a la v m o d o um a n e ir a . E s c r e v e G r a c i l ia n o R a m o s . ra s a r O a t le t a c o r r e u d a q n is r a d e t uad Q u a n d o o a r t ig o e s t d e b a sq u e te . d e s a c o m p a n h ar d o pdeoc t iv o a t le t a c o r r e u d a q u a d r a d e es O s u b s t a n t iv o . t n is a a q u a d r a d e + b a sq u e te . S e a p a lac a s a iv e r o s e n t id o v ra t A n t e s d a p a la v r a e a t a , sRee t o r no u a s a p a t V r n a o s cssa c eam . d e la r , d olioic n o h a v e r m , v ie r d e t e r m in a d a . c a s a d e v d e o s . c r a s e :h e g a m o s a c a s a C can sados. V o lt ou t e r r a o n d e n a s c e r a . A n t e s d a p a tla r rras ,e e s t a ev a O s m a r in h e ir o s av ti e r r am a n o f o r a n t n im a d e b o r d o ( t e r r a = b o r d o , is t o , e m t e r r a ) . Crase nas locues P a r ti s p re s s a s . u s c e g ss ;c la r a s ;e s c o n d i d aFsa; z tu d o c la r a s . a s s t o as p r e s ss s v e z e s ; ; a ; O n ib u s v ir oeus q u e r d a . A d v e r b ia is e s q u e r a ;ir e it ;f oa ; dd a r D e u tirss c e g a s . o t a r d e ;n o it e . M a r ia n a c hegn o it e . ar E n c o n t r e i- oe ir a d a fc ia . b n a l r o d a d eb; e i r a d e ;s p e r a d P e; r m a n e e u p e r a d e o u t r a e c s v is t a d e ; c h a m a d a c r e v e u u m t e x t o Es. P r e p o s it iv a s fa lt a de g u is a d e . ; g u is a d e a p r e s e.n t a o A s c r ia ns m o r r mis t a d o a ev m undo. m e d id a q u e ; C o n ju n t iv a s m e d id a q u e a n o it e c ia , p r o poo q u e . r a u m e n t a v a - lh e o m e d o .
1

E n t u s ia s m a v ap- r o p o se or q u e f a la v a . Obs.: Usa-se acento grave indicador de crase nas locues em que pode fazer correlao a na: sada do teatro (=Na sada do teatro) / Quem ousaria incomod-lo quela hora? (=naquela hora). Exerccios:
1 . C o p ie a s fra se s a b a ix o e m se u ca d e rn o in db s as p alavras d estacad as p e la sua form a titu su o fem inina. Depois, verifique se ocorre o c ra se . ou n

a) A me fez aofilho um gesto de desagrado. b)Deram os livros ao professor. c) A tia cham ou o eninopara alm oar. m 2. Justifiq ue o em prego d a crase nas frases abaixo: a) s oito horas noite todos terminavam jantar.s dez e meiaa famlia dormia. da de b) Naquela m anhtodos souberam que havia chegado terra um mdico. c) O jovem aluno pintava Pablo Picasso. 3 . T ra n s c re v a a s fra s e s s e g u in te s e me s e o u a n d o a c ra s e q u a n d o nrio :s s d rn u c sa ec e a ) F o i a co zin h a d e sa b a fa r co m a (EaadeaQueir s) Jo n . b ) V o lto u a s i e to rn o u a c ahsaa .o AdSeS) (M a c d S c) M aria faltou um dia a e ntre vista.a d o d e A ss is) (M a c h d ) Ficaram os do is so zinhos, frente a fren te. ssimo) (rico Ver e) N unca ningu perguntou a C hico Vacaria-p e lo m e n o s ca ra a ca ra , d e q u e la d o e le m no, h avia p eleja do d uran te a gu erra civil.
(rico Verssimo)

f) Soltava labareda pelo funil do nariz e com ia bifes a m ilanesa com farinha dedcaco de vi r o . Jo s (
Cn d id o d e C a r v a lh o )

g) A m o-a com o n se am a o pr o prio So l, quero-a m ais do que a m im pr sinto prio, que a m in ha vida palp ita com a vid a dela .
(M ill r F e rn an d e s)

h ) Q u a n d o a a ru a ,e m n o ite s ch u v o sa s,co m a g o la d o so b a s doorea t a s, p a ssapor um sa re tu lh va velhinho octogen rio.


(Alusio Azevedo)

4 . T ra n s c re v a e m s e u c a d e rn o a p e n a s a s fra se s em qu e houver erro quan to ao em prego da c ra s e : a ) Q u a n to rv o re s,a lg u m a s d a ta m d e q anos. s u in ze b ) N a ssisti a q u e le g ran d e e sp e t . o cu lo c ) P -s e e lo g ia r o a lu n o d u ra n te a a u la . s d ) A v a g a a q u e a s p ira fo i jp re e n c h id a . va e ) Estacion aramporta. f) Tin ha nsia d e le var o pre se n te a n am orada. g ) C am b aleo u porta d o h ospital, at h ) Ba teu a ca rta aq uina m esm o, m i) E le m e s m o fo ra a c a s a b u s c a r o s liv ro s , j) N u n ca co n te in in g u m n o ss o s e g re d o . k ) O s p o licia is p e rm a n e ce ra m n cia ,t a d is l) C on c e d e m o s a Isa b e l a a e n e e la q u e , lic q u ria 2

m ) Fiq u e i ca raca ra c om o in im ig o . n) F u i u m a fe sta . 5 . C o p le te m corretam ente o ma, as, ou s nas frases abaixo. c a) Vem -m e......m agina o sonhos dem entes i .(Murilo Mendes) b ) V e m a ss is...... ile n cio sa flo ra Augusto F. Schmidt) tir s o.( c) V o j a p re n d e u ......ve r......h o(Mrio Donato) c ra s ? d ) D e sce t e rra m ate rna t fe cu nda. ...... o (Fagundes Varela) e ) D o n a A ra cion ch e g o u ......a p u ra r q u e m em orto......que prestava aquela hom enagem . ra o de emerg ncia. (Carlos D. de Andrade) f) U m p a p a g a io , e sq u e......oa re d e d e um a d a s c a sin h a s e p re so ......g a io la , g rita(. A laiofu z e v e d o ) c idp s o v s A rio u g ) O s cabe los g rossos, fe itos e m duas tran as, com as p ontas atad as um a......outra, do ...... oda m tempo. (Machado de Assis) h ) A rra n je i u m a s e sc rita n o ite , p a ra d e fenr u n s c o b re s e x t ros .A(Jo io ) ......s de a nn t i) Q uero sen tar-m e......beira do riacho Alves) (Castro Respostas: Exerccio 1: a) A me fez filha um gesto de desagrado. b) Deram os livros professora. c) A tia chamou a menina para almoar. Exerccio 2 a) Antes de numeral seguido da palavra hora, mesmo subentendida. b) Antes da palavra terra, quando esta no for antnima de bordo. c) Quando se puder subentender as palavras moda ou maneira. Exerccio 3: a) Foi cozinha desabafar com a Joana. b) Voltou a si e tornou a casa. c) Maria faltou um dia entrevista. d) Ficaram os dois sozinhos, frente a frente. e) Nunca ningum perguntou a Chico Vacariano, pelo menos cara a cara, de que lado ele havia pelejado durante a guerra civil. f) Soltava labareda pelo funil do nariz e comia bifes milanesa com farinha de caco de vidro. g) Amo-a como no se ama o prprio Sol, quero-a mais do que a mim prprio, sinto que a minha vida palpita com a vida dela. h) Quando saa rua, em noites chuvosas, com a gola do sobretudo at as (s) orelhas, passava por um velhinho octogenrio. Exerccio 4:
a) b) Correto quele

c) d) e) f) g) h) i) j) k) l) m) n)

A elogiar Correta Correta Correta Correta Correta Correta A ningum Correta Cara a cara Correta Correta

Exerccio 5
a) b) c) d) e) f) g) h) i) a, as a, a, aquelas , ,

You might also like