You are on page 1of 6

Seus Talentos Dominantes

LUCAS SANTOS

Seus Talentos Dominantes


Muitos anos de pesquisas realizadas pela The Gallup Organization sugerem que as pessoas mais eficientes so aquelas que compreendem suas fortalezas e comportamentos. Essas pessoas esto aptas a melhor desenvolver estratgias para atender e superar as necessidades de suas vidas cotidianas, de suas carreiras profissionais e de suas famlias. Um exame dos conhecimentos e habilidades que voc adquiriu pode proporcionar uma compreenso bsica de su as capacidades, porm estar ciente de seus talentos naturais e compreend -los possibilita a percepo real dos motivos que o levam constantemente ao sucesso. O relatrio de seus Talentos Dominantes apresenta os cinco talentos dominantes, na ordem de classificao revelada pelas suas respostas ao StrengthsFinder. Dos 34 talentos avaliados, estes so os seus "cinco principais". Seus Talentos Dominantes so muito importantes para maximizar as aptides que levam a seus sucessos. Ao concentrar -se em seus Talentos Dominantes, individualmente e combinados, voc poder identificar suas aptides, transform -las em fortalezas e desfrutar de sucesso pessoal e profissional por meio de um desempenho constante e cada vez mais aperfeioado.

desanimam diante de problemas, voc se sente energizado. Voc vibra com o desafio de analisar os sintomas, identificando o que est errado e encontrando uma soluo. Voc pode preferir resolver tanto os pro blemas prticos como os conceituais ou os pessoais. Voc pode at procurar resolver tipos especficos de problemas, que j tenha encontrado muitas vezes e que tenha confiana de que pode resolv -los, ou pode se sentir super empolgado quando encontra proble mas complexos ou desconhecidos. Contudo, suas preferncias exatas sero determinadas por seus outros talentos e experincias. Mas o certo que voc gosta de trazer as coisas de volta vida. maravilhosa a sensao de conseguir identificar os fatores pre judiciais, erradic-los e restaurar sua verdadeira natureza. Intuitivamente, voc sabe que sem a sua interveno alguma pessoa, alguma mquina, alguma empresa, alguma coisa, poderia deixar de funcionar. Voc conserta, ressuscita e restaura a vitalidade. Ou como provavelmente diria, voc salva tudo!

Restaurao: Voc adora resolver problemas. Enquanto os outros

Analtico : O seu talento Analtico desafia as outras pessoas: "Prove. Mostre me por que voc diz que isto verdade?" Diante deste tipo de pergunta algumas pessoas podem temer que suas brilhantes teorias definh em e morram. Mas para voc, este "" precisamente o ponto. Voc no quer necessariamente destruir as idias das outras pessoas, mas insiste em que suas teorias sejam bem fundamentadas. Voc se v como objetivo e imparcial no trato com os problemas. Voc go sta de dados porque eles esto livres de valores, no tm agenda, so o que so. Armado destes mesmos dados, voc procura por padres e conexes querendo entender como certos padres afetam uns aos outros. Como eles combinam? Qual o seu resultado final? Este resultado est de acordo com a teoria proposta ou a situao em estudo? Estas so usualmente as suas questes. Voc vai tirando as camadas at chegar a raiz da causa, ou at que uma das causas seja revelada. Algumas pessoas possivelmente o vem como lgico e rigoroso. Mas com o tempo, elas vo at voc para expor suas "racionalizaes de desejos" ou "pensamentos confusos" sua mente refinada. Tomara que sua anlise no seja feita com muita severidade; caso contrario, elas podem deliberadamente evit -lo quando tiverem este tipo de pensamento a compartilhar.

Competio: A essncia da competio est na comparao. Quando voc


olha o mundo, instintivamente presta ateno no desempenho das pessoas. Este desempenho a sua suprema medida. No importa o qua nto voc tentou, no importa o valor de suas intenes, se voc atingiu sua meta, mas no superou seus colegas, o que conseguiu parece vazio. Como todos os competidores, voc precisa de outras pessoas. Voc precisa comparar. Porque se voc puder comparar, voc pode competir e se puder competir, voc pode ganhar. E se voc ganhar... no h sensao melhor. Voc gosta de medidas porque elas facilitam as comparaes. Gosta dos outros competidores porque eles o revigoram. Gosta de competies porque elas devem produzir um campeo. Voc gosta particularmente de competir onde tem grandes chances de ganhar. Embora possa ser corts com seus oponentes e at mesmo estico na derrota, voc no compete por diverso, compete para ganhar. Com o tempo, voc passa a evitar as competies onde a vitria parece improvvel.

"No seria timo se...?" Voc o tipo de pessoa que adora ver alm do horizonte. O futuro o fascina. Como num filme, voc v detalhadamente o que o futuro reserva. Esta projeo detalhada o empur ra alm, em direo ao amanh. Embora o contedo exato deste filme v depender de seus outros talentos e interesses, um produto melhor, uma equipe melhor, uma vida melhor ou um mundo melhor, sempre sero inspiradores. Voc um sonhador com vises do porvi r, e trata com carinho estas vises. Quando o presente se mostra muito frustrante e as pessoas ao seu redor so muito pragmticas voc evoca suas vises do futuro. Isso faz com que se sinta energizado, podendo energizar os outros tambm. De fato, muitas pessoas vo procur-lo para que descreva suas vises do futuro. Elas desejam um quadro que possa alimentar suas vises e, portanto, seus espritos. Voc pode pint lo. Pratique isso. Escolha suas palavras cuidadosamente. Torne -as to vvidas quanto possvel. As pessoas sero atradas para a esperana que voc traz.

Futurista

Foco "Para onde eu vou?", voc se questiona o tempo todo. Guiado por este

talento, voc precisa de uma direo. Na falta de um destino claro, a sua vida e o seu trabalho podem, rapidamente, tornar -se frustrantes. Com isso em mente, a cada ano, a cada ms, e at mesmo a cada semana, voc faz aquilo que adora: estabelecer as suas metas. Suas metas -- sejam de curto ou longo prazo - tm caractersticas em comum: so especficas, so mensurveis e tm um prazo determinado. Ento, estas metas servem como bssola, ajudando -o a determinar prioridades e a fazer as correes necessrias para voltar ao curso escolhido. O seu Foco um poderoso talento porque o fora a filtrar e, instintivamente, voc avalia q uando uma ao em particular pode ou no ajud -lo a alcanar suas metas. As aes que no servem so descartadas. Em ltima instncia, este talento o fora a ser eficiente. Por outro lado, o torna impaciente com as falhas, obstculos e at mesmo desvios, n o importa quo intrigantes possam parecer. Este talento tambm faz de voc um valoroso membro de equipe. Quando os outros comeam a entrar em "desvios interessantes", voc os traz de volta estrada principal, fazendo lembrar a todos que se algo no est contribuindo para alcanarem seu objetivo; ento, no importante. No sendo importante, no vale o tempo perdido. Voc o tipo de pessoa que mantm todo mundo no caminho principal do objetivo a ser atingido.

You might also like