You are on page 1of 19

Meneses, R. F., Costa, A., Gomes, A., Fonte, C., Jlluskin, G., Silva, I., & Toldy, T. (15/6/2011).

Entre os conflitos e a paz na promoo da sade: O consumo de substncias. Comunicao integrada no Simpsio Projecto Aprender a crescer em Paranhos Promoo da sade e cidadania nas escolas do 1 ciclo do ensino bsico. 1 Congresso Internacional Construir a Paz, Porto, Portugal.

Entre os conflitos e a paz na promoo da sade: O consumo de substncias

Rute F. Meneses, Ana Costa, Ana Gomes, Carla Fonte, Glria Jlluskin, Isabel Silva, & Teresa Toldy

FCHS-UFP

5 Sesso No fumar o que est a dar

1 Actividade Pela nossa sade Objectivos: - Desenvolver o conhecimento sobre comportamentos protectores da sade; - Promover o conhecimento sobre comportamentos prejudiciais sade; - Potenciar comportamentos cvicos relativos ao no consumo de tabaco; - Identificar comportamentos desadequados dos fumadores; - Promover uma atitude de valorizao positiva face ao no consumo de substncias.

Descrio da Actividade: - Entregar as fichas s crianas; - Pedir-lhes para identificarem os comportamentos benficos para a sade, justificando-os; - Fazer uma integrao e reflexo de acordo com os objectivos da sesso.

2 Actividade Corpo em perigo

Objectivos: - Promover o conhecimento dos malefcios fsicos do consumo de tabaco; - Identificar as diferentes zonas do corpo afectadas pelo consumo de tabaco; - Promover uma atitude de valorizao positiva face ao no consumo de tabaco.

Descrio da Actividade: - Estimular as crianas a enunciar os malefcios do tabaco/benefcios de no fumar; - Fazer uma sntese dos argumentos vlidos apresentados pelas crianas e acrescentar outros; - Entregar as fichas s crianas; - Pedir-lhes para identificar, na ficha, as zonas do corpo mais afectadas pelo consumo de tabaco (cf. lpis de cor/marcadores); - Fazer uma integrao e reflexo; - Pedir s crianas para assinalarem, na ficha, onde proibido fumar; - Fazer uma integrao e reflexo.

3 Actividade O que faz bem sade


Objectivos: - Desenvolver o conhecimento sobre comportamentos protectores da sade; - Estimular a prtica de comportamentos saudveis; - Promover uma atitude de valorizao positiva face ao no consumo de substncias.

Descrio da Actividade: - Formar pequenos grupos; - Fazer a introduo do jogo (p.e., H pessoas que gostam de fumar,
mas, como j vimos, fumar faz mal sade. Em vez de fumar, h muitas outras coisas divertidas que podemos fazer e que at fazem bem nossa sade. Neste jogo, temos um baralho de cartas. Em cada carta est uma actividade que podemos fazer em vez de fumar.);

- Pedir s crianas para retirar uma carta do baralho que revele um comportamento saudvel, sem a mostrar a ningum; - Posteriormente, pedir-lhes para representar, por gestos, a situao que est retratada na sua carta, at os colegas adivinharem. - Fazer uma integrao e reflexo de acordo com os objectivos da sesso.

Avaliao

- Distribuir as fichas de avaliao da satisfao e dos conhecimentos adquiridos pelas crianas; - Lembrar como devem ser preenchidas; - Pedir o seu preenchimento.

6 Sesso No s drogas

1 Actividade Tomar decises Objectivos: - Esclarecer sobre o que uma deciso; - Explicar o que so boas e ms decises; - Sensibilizar para a importncia de tomar boas decises; - Promover a tomada de decises saudveis; - Identificar as situaes pouco saudveis; - Distinguir, num conjunto de situaes, aquelas que seriam boas e ms decises.

Descrio da Actividade: - Organizar pequenos grupos de crianas; - Esclarecer as crianas sobre: - O que uma deciso; - O que est na base das decises; - Que tipo de decises se podem tomar (boas/ms; saudveis/perigosas para a sade); - Apresentar as cartas e pedir a cada criana para escolher, entre elas, uma que representa uma boa deciso e outra que representa uma m deciso, justificando-o; - Fazer uma reflexo sobre a importncia de tomar boas decises.

2 Actividade O jogo da mala

Objectivos: - Identificar diferentes substncias potencialmente malficas para a sade; - Promover o conhecimento dos perigos para a sade do consumo inadequado de algumas substncias; - Identificar as substncias que se forem tomadas sem prescrio mdica podero ser bastante perigosas para a sade; - Saber distinguir as substncias ou alimentos que podem ser benficos ou prejudiciais para a sade.

Descrio da Actividade: - Pedir s crianas para tirar do saco (sem espreitar) um objecto e dizer, justificando, se: - ou no uma droga; - faz bem ou mal sade (p.e., cf. condies para um medicamento ser benfico vs. prejudicial); - Fazer uma integrao e reflexo de acordo com os objectivos da sesso.

3 Actividade A caixa da .

Objectivos: - Estimular a integrao de tudo o que as crianas aprenderam ao longo das 6 sesses; - Promover a recordao dos temas abordados nas sesses anteriores; - Valorizar as aprendizagens feitas pelas crianas durante as 6 sesses; - Desenvolver uma atitude de valorizao positiva face aos contedos que as crianas salientam e que foram trabalhados nas sesses.

Descrio da Actividade: - Organizar pequenos grupos; - Pedir para cada criana escrever (ou desenhar) num pequeno papel o que aprendeu durante as 6 sesses e que considera mais importante; - Pedir-lhes para dobrar o seu papel e coloc-lo dentro da caixa levada pelos monitores; - Depois de todos os papis estarem dentro da caixa, um dos monitores l, para toda a turma, os papis; - Fazer uma integrao e reflexo de acordo com os objectivos da sesso.

Avaliao
- Distribuir as fichas de avaliao da satisfao e dos conhecimentos adquiridos pelas crianas; - Lembrar como devem ser preenchidas; - Pedir o seu preenchimento.

Muito obrigada pela ateno.

rmeneses@ufp.edu.pt

Nota: Algumas imagens foram adquiridas atravs do google images, outras aps a obteno das devidas autorizaes

You might also like