You are on page 1of 35

REVISTA

ITA CULTURAL

29

A memria ao alcance das mos


Nesta edio, a Continuum adentra o universo dos colecionadores.

E mais:
Conhea o colecionador de histrias Lido Maranho, o Joe Gould brasileiro. Na fotorreportagem, objetos que perderam sua utilidade formam coleo relegada ao sto das casas. O trabalho de museus para guardar e exibir colees.

Em entrevista, Tadeu Chiarelli conta os planos para a nova sede do MAC/USP no Ibirapuera, So Paulo.

itaucultural.org.br/continuum | participe com suas ideias

A arte de unir os iguais


A primeira Continuum de 2011 traz ao leitor o universo dos colecionadores, pessoas que, por hobby, paixo, obsesso, interesse pessoal ou coletivo, se dedicam a acumular objetos, sejam eles artsticos ou no. As histrias que envolvem a conquista de cada item sim, porque em muitos casos a aquisio de uma pea se parece com uma batalha a ser vencida , as diferentes modalidades de coleo de cincias, palavras, obras de arte, brinquedos e moda, entre tantas possibilidades e as questes que tratam da manuteno desse ato, que remonta pr-histria, permeiam as pginas para mostrar que colecionar dar vida longa s coisas. Em outras palavras, preservar a memria. No ensaio fotogrfico que abre a edio, objetos que um dia estiveram no centro das atenes nas residncias formam uma estranha coleo ao ser relegados ao sto das casas. Ser enterrado com dois dos quadros mais caros do mundo: esse foi o desejo de um colecionador, o que deixou a comunidade artstica em polvorosa. Conhea na reportagem Colecionar contar histrias esses e outros causos, no to excntricos, mas que mostram que uma coleo pode ter vrios destinos, a depender de seus donos. Que o diga Lido Maranho, cuja histria voc vai conhecer em Perfil. Alm dos mais variados objetos, ele colecionador de narrativas orais, coletadas nas ruas do Recife e registradas em dirios que renderam 13 livros. Os museus, instituies que por tradio se ocupam de cuidar de colees e exibi-las, ganham destaque tanto na matria sobre os bastidores de grandes instituies internacionais, como MoMA, Malba e Reina Sofa, quanto na entrevista especial com Tadeu Chiarelli, diretor do paulistano MAC/USP, que, no limiar dos 50 anos, est prestes a se tornar o maior museu do pas em espao.
Ilustrao Leandro Lima

E, se voc coleciona a Continuum, prepare-se! A edio de maro-abril vir diferente, com mais sees e um projeto grfico renovado. Saiba qual ser o tema do prximo nmero e como voc pode participar da revista, enviando trabalhos artsticos e textos, no site itaucultural.org.br/continuum.

Continuum Ita Cultural Projeto grfico Jader Rosa Design grfico Thiago Lacaz Edio Marco Aurlio Fiochi Redao Andr Seiti, Carlos Costa, Roberta Dezan Produo editorial Maria Clara Matos Reviso Denise Costa, Polyana Lima Colaboraram nesta edio Augusto Paim, Cynthia Gyuru, Fernanda Castello Branco, Guilherme Kramer, Leandro Lima, Luana Fischer, Marcelo Rampazzo, Mariana Lacerda, Mariana Sgarioni, Maurcio Arruda Mendona, Micheliny Verunschk, Renan Magalhes, Renata Penzani, Ricardo Labastier, Rodrigo Garcia Lopes, Sergio Crusco, Silvia Bessa, Tatiana Diniz Agradecimento Ana Farinha (MAC/USP), Emprio Carol Martini (So Paulo), IEB/USP capa foto: Luana Fischer

ISSN 1981-8084 Matrcula 55.082 (dezembro de 2007)


Tiragem 10 mil distribuio gratuita. Sugestes e crticas devem ser encaminhadas ao Ncleo de Comunicao e Relacionamento continuum@itaucultural.org.br. Jornalista responsvel Ana de Ftima Oliveira de Sousa MTb 13.554 Esta publicao segue as normas do Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa, assinado em 1990, em vigor desde janeiro de 2009.
2
Continuum Ita Cultural Participe com suas ideias

44

56

64

Entrevista 20. Um museu de grandes novidades O diretor do MAC/USP, crtico e historiador da arte Tadeu Chiarelli fala sobre as novas instalaes do museu e dos aspectos simblicos dessa mudana.
52. Ordem no caos Regras bsicas de conservao e catalogao do outro status a acervos e colees. 56. Vestir o presente com a memria do passado A moda como um dos mais confiveis e importantes documentos para desvendar o esprito de cada tempo. 60. Quem d mais? As listas de favoritos ganham fora com as mdias sociais.

Balaio
26. Coletnea de dicas Ideias para voc se tornar um colecionador.

Fico
32. A paixo pelos livros Em texto indito de Rodrigo Garcia Lopes e Maurcio Arruda Mendona, a histria de um homem que pretendia formar a maior coleo de livros da Amrica Latina.

Reportagem
12. Colecionar contar histrias Entre o egosmo e o prazer de compartilhar. 16. Debaixo da ponta do iceberg H muito mais trabalho em exposies do que os olhos do pblico conseguem ver. 36. Um tesouro natural Fragmentos do mundo prontos para responder perguntas sobre o funcionamento da vida. 40. De coletores a colecionadores Descubra por que o ato de colecionar ultrapassa o mero acmulo de objetos. 44. Vrias pessoas, a mesma mania Algumas colees, de to comuns, renem em grupos e associaes pessoas com os mesmos gostos, manias e interesses. 48. Sequncias e (in)consequncias A execuo seriada de obras marca a arte de todos os tempos.

Perfil
64. O memorialista do povo Lido Maranho, ouvinte e devoto dos costumes e expresses populares.

Espao do Leitor
Deadline 28. Acervo feito de gente O paulistano Museu da Pessoa ajuda a bordar a emaranhada teia da memria social.

Fotorreportagem
6. O no lugar Objetos que antes faziam parte da vida cotidiana agora habitam um espao onde nem o tempo passa.

Continuum Ita Cultural

2010

|29

Participe com suas ideias

fotorreportagem

O no lugar
Fotos Luana Fischer [luanafischer.com] Um toca-discos do comeo do sculo passado, guardado com cuidado, ao lado de discos de 72 rotaes sem nenhum risco. Um retrato de famlia, protegido da ameaa da luz, mostra s paredes escuras rostos maquiados moda antiga. Um rolo musical que antes se acoplava a um rgo deitado no cho, cuidadosamente, no faz nenhum rudo. Bonecas vestidas, com seus culos e chapus, sorriem eternamente. Debaixo da mesma camada de poeira, descansam colees de objetos de diferentes tempos, origens e utilidades. Um dia, fizeram parte da vida cotidiana. Hoje, vivem no no lugar das casas: stos e pores onde o tempo no passa. Por que tanto esmero em guard-los? Por que ainda so importantes ou por que foram? Ao no encontrar seu papel nas salas de estar iluminadas da atualidade, eles devem subir ao no lugar, limbo da histria privada no qual o que foi colecionvel deixa de s-lo, ainda que sem deixar de existir.
6
Continuum Ita Cultural Participe com suas ideias

Continuum Ita Cultural

Participe com suas ideias

10

Continuum Ita Cultural

Participe com suas ideias

11

reportagem

H outros exemplos fundamentais de colees particulares que ganharam vida pblica na Amrica do Sul. Uma delas a de Gilberto Chateaubriand, proprietrio de cerca de 7 mil obras representativas da arte brasileira do incio do sculo XX at o novo milnio e que igualmente foi cedida em comodato ao MAM/RJ, onde ganhou espao exclusivo. Na Argentina, a coleo de Eduardo Costantini originou o Museu de Arte Latino-Americano de Buenos Aires (Malba) onde residem Autorretrato com Macaco e Papagaio, de Frida Kahlo, e Abaporu, de Tarsila do Amaral, duas das obras latino-americanas mais valiosas, arrematadas pelo empresrio em leiles.

sejo de ser cremado com o Van Gogh e o Renoir to estimados. A declarao, que colocou o mundo da arte de cabelos em p, foi explicada mais tarde pelo prprio magnata nipnico como piada, brincadeirinha e, obviamente, as telas no viraram cinza. At hoje, porm, desconhecido o paradeiro das duas obras. H apenas especulaes sobre quem as teria arrematado aps sua morte. A notcia, que soaria anedtica no fosse assustadora, ilustra a atitude egosta de certos colecionadores: amealhar, reter, ocultar trao de personalidade envelopado pela psicologia na categoria dos transtornos compulsivos. Ora, uma coleo deve con-

Colecionar contar histrias


Colecionadores constroem possibilidades de convivncia com a arte e narrativas sobre a histria do mundo.
Por Sergio Crusco | Ilustrao Marcelo Rampazzo
No comeo dos anos 1980, o ento fotgrafo Eduardo Brando ouviu de uma marchande estrangeira que o principal problema da arte contempornea brasileira era a carncia de registro e de catalogao. Munido de cmera, rolos de filme e equipamento de iluminao, Brando decidiu desbravar esse territrio pouco explorado. Props a artistas plsticos amigos fotografar sua produo recente e, por falta de verba (antes da fotografia digital, os processos de revelao e ampliao tornavam tudo mais custoso), receber em troca obras de arte. A preocupao dos artistas, na poca, era vender uma obra e pagar o aluguel. Portanto, minha coleo comeou na base do escambo, lembra ele, hoje curador e galerista, proprietrio da Galeria Vermelho, em So Paulo. Nascia, descompromissadamente, uma das mais importantes coletneas particulares de arte abrangendo a produo nacional dos anos 1980 e 1990 trabalhos de Leonilson, Beatriz Milhazes, Leda Catunda, Geraldo de Barros, Tunga, Sandra Cinto, Lenora de Barros, Luiz Zerbini, Edgard de Souza e tantos outros. Brando se deu conta de que o que cobria as paredes de sua casa havia tomado um vulto mais expressivo do que imaginaria nos idos em que trocava telas e esculturas por cliques, e se viu diante da necessidade de catalogar as peas e conserv-las. Mais do que uma coleo, as cerca de 300 obras que arrebanhara ao longo dos anos formavam um acervo. Provido de um saudvel desprendimento, Brando possibilitou o acesso do pblico a esse acervo cedendo, em regime de comodato, boa parte das aquisies ao MAM/SP. As novas peas ajudaram o museu a enriquecer a coleo medida que dialogavam com obras dos mesmos artistas existentes no acervo. O galerista, que nos seus tempos de professor de fotografia na Faap, So Paulo, j possibilitava o acesso dos alunos sua coleo, diz ter tomado uma deciso coerente com a maneira pela qual entende e vive a arte. Colecionar no apenas acumular objetos, mas construir um lugar onde a convivncia com a arte seja importante e poderosa, e essa relao que prezo.

O empresrio japons Ryoei Saito, comprador, na dcada de 1990, de duas telas que ainda hoje figuram na lista das dez mais caras do mundo, chocou a sociedade ao expressar o fnebre desejo de ser cremado com as obras.
Nem todo colecionador, no entanto, tem o prazer, exercitado por Brando, Chateaubriand e Costantini, de compartilhar. notrio o caso do empresrio japons Ryoei Saito, comprador de duas telas que ainda hoje figuram na lista das dez mais caras do mundo: Retrato do Dr. Gachet, de Van Gogh, e Bal du Moulin de la Galette, de Renoir arrematados em 1990 por 82,5 milhes de dlares e 78,1 milhes de dlares, respectivamente. Saito, que morreria seis anos mais tarde, chocou a sociedade ao expressar o fnebre detar uma, ou melhor, diversas histrias como a de Chateaubriand, que narra a evoluo da arte brasileira nos ltimos cem anos, e a do Museu do Vaticano, que relata a da prpria igreja catlica. No Museu do Louvre, um dos fios que podemos perseguir o da expanso do imprio napolenico por meio das apropriaes feitas pelo conquistador sobre o esplio dos povos subjugados. Esto l a Vnus de Milo e a Vitria de Samotrcia como testamento desse poder. A sete chaves, essa histria nunca seria lida.

12

Continuum Ita Cultural

Participe com suas ideias

13

de admirar uma obra de arte ou um objeto sempre se faa de maneira mais satisfatria ao vivo, hoje possvel percorrer o acervo de grandes instituies ou de particulares que j digitalizaram sua coleo. O trnsito tem mo dupla: a instituio tambm se beneficia da ampla exposio ciberntica. o caso do Masp, que tem seu acervo digitalizado e de acesso bem simplificado em seu site oficial. O museu no s divulga como recebe muita informao relevante por meio da internet. Pesquisadores estrangeiros que consultam nosso acervo eletronicamente nos fornecem dados sobre peas da coleo, o que amplia o conhecimento da prpria instituio sobre determinadas obras, diz Eunice Sophia, coordenadora do acervo que rene a mais importante coleo de arte europeia do Hemisfrio Sul, criada pelo empresrio Assis Chateubriand e seu colaborador Pietro Maria Bardi na dcada de 1940. Segundo Eunice, o que diferencia a simples coleo particular de um acervo sua catalogao, seu registro. A coleo meramente a reunio de objetos que se assemelham por categoria, formato, perodo histrico ou temtica. O acervo a coleo institucionalizada, por assim dizer, e no raro tombada pelo patrimnio histrico, caso do acervo do Masp (que contm pintura, escultura, desenho, gravura, fotografia, vesturio, mobilirio, tapearia, objetos, instrumentos musicais, design, cermicas). Todo acervo uma coleo, mas nem toda coleo um acervo, esclarece.

O carter narrativo da coleo e suas inmeras possibilidades de roteiro atia colecionadores e curadores.
A razo se faz como discurso No ensaio Epistemologias Histricas do Colecionismo (publicado na revista Episteme, em 2005), o historiador gacho Francisco Marshall, da UFRGS, analisa a semntica da palavra coleo: Colecionar, do latim collectio, possui em seu ncleo semntico a raiz leg, de alta relevncia em todos os falares indo-europeus [...]. No grego clssico, em seu grau o, produz o morfema log, avizinhado, em seu grau e, de leg, ambos repletos de derivados. Nesta famlia lingustica, aparece o ncleo semntico e significativo do colecionismo: uma relao entre pr em ordem raciocinar (logen) e discursar (legen), onde o sentido de falar derivado do de coletar: a razo se faz como discurso. esse carter narrativo da coleo e suas inmeras possibilidades de roteiro que atia colecionadores e curadores. Segundo Brando, o dado encantador de uma coleo a possibilidade de criar recortes, ordenar as peas de modo a construir as tais narrativas. Quando minha coleo estava em casa, um dos meus prazeres era fazer curadorias para mim, para os amigos e para os alunos, diz.
14

Livros, selos, brinquedos, caixas de fsforos, revistas, cartes-postais, fotografias, mapas, roupas, discos, embalagens de produtos industrializados, cartazes toda coleo, quando representativa e bem organizada, pode conter essa mesma fora prosdica. Para tomar um exemplo, no foi a partir dos arquivos das gravadoras brasileiras que o msico Charles Gavin organizou um dos mais belos compndios sobre a arte grfica brasileira dos anos 1960. A fonte para a feitura do livro Bossa Nova e Outras Bossas A Arte e o Design das Capas dos LPs (editado em 2008 pela organizao no governamental Viva Rio) foi a coleo do carioca Caetano Rodrigues (falecido em 2010), que garimpou todas as gravaes da bossa desde os tempos em que frequentava o Beco das Garrafas, reduto dos msicos de samba-jazz, at o advento do CD. A internet abre novos caminhos e perspectivas para o pblico interessado em ler as histrias contadas pelas colees o udio de diversos lbuns de Rodrigues, sobretudo os mais raros e alguns jamais reeditados, foi disponibilizado pelo blogueiro Loronix em seu site (loronix.blogspot.com). E, embora o ato

Continuum Ita Cultural

Participe com suas ideias

15

reportagem

Visitantes na abertura da exposio Convivncias Fundao Iber Camargo | foto: Cristiano SantAnna

A informatizao dos museus processo buscado e recomendado pelo Ministrio da Cultura atravs do Sistema Nacional de Museus , quando aplicada no caso especfico do acervo, no resolve a questo da falta de espao. Pois quem jogaria fora um original de Picasso depois de ele ter sido digitalizado?
Nas catacumbas dos museus Todo jornalista, quando se debrua sobre um tema novo, precisa estud-lo at estar em condies de contar uma histria. Para esta reportagem, o reprter aprendeu, entre outras coisas, quais so as partes que compem um museu. Isso no aparece no texto final da reportagem, mas, para escrev-lo, o reprter precisou desses conceitos. Assim como nos bastidores do jornalismo, nos museus h um imenso trabalho de sustentao e infraestrutura que permite o funcionamento das instituies. No Reina Sofa, de Madri, trabalham mais de 600 profissionais. Arianne Vellosillo, restauradora do museu, explica que o departamento de conservao e restauro ocupa sozinho aproximadamente 600 m. Somos 21 pessoas nesse setor, quase todos restauradores, mas h tambm o assistente do chefe do departamento, um fotgrafo, um especialista em imagens, um gestor cultural e uma qumica. A dimenso dos bastidores to grande que ultrapassa em muito a rea de exposio. S a reserva tcnica (espao onde fica armazenado o acervo), com suas 18 mil obras, ocupa vrios andares no sto do Reina Sofa. O Malba (Museu de Arte LatinoAmericano de Buenos Aires) tem um acervo de apenas 500 peas, mas j enfrenta problemas de espao por no ter uma reserva tcnica. Servios como conservao e restauro so terceirizados. Jim Coddington, chefe do departamento de conservao do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), relata outro problema: Um dos maiores desafios na conservao de arte contempornea o grande leque de materiais que os artistas esto usando para construir seus trabalhos. Cintia Mezza, administradora da coleo permanente do Malba, comenta: O que mais nos d trabalho so as obras cinticas ou as que tm mecanismos para os quais o perfil do restaurador convencional no suficiente. Afinal, o que fazer com uma obra de 20 anos que usava um aparelho de vdeo com fita VHS? Apenas passar o material para DVD no resolve, pois nessa transposio se perdem caractersticas importantes, como a cor. Por isso, museus que trabalham com novas mdias tm optado por conservar o suporte original, ao mesmo tempo que o convertem em outro formato. A obra, portanto, duplica-se, duplicando tambm o problema do espao: onde guardar isso tudo?
17

Debaixo da ponta do iceberg


Antes e depois de qualquer exposio, h sempre um imenso trabalho que no aparece ao pblico. Conhea os bastidores de museus como Reina Sofa, Malba e MoMA e da Fundao Iber Camargo.
Por Augusto Paim
Diz-se que o jornalismo a arte de sujar os sapatos. O reprter que enfrentou a chuvosa Porto Alegre de 9 de novembro de 2010 h, no entanto, de contradizer: o jornalismo a arte de molhar os sapatos. Na galeria da Pinacoteca Baro de Santo ngelo, do Instituto de Artes da UFRGS, o reprter encontrou abrigo contra a chuva. Enquanto a entrevistada Ana Maria Albani de Carvalho, pesquisadora e professora do Programa de Ps-Graduao em Artes Visuais, resolvia algumas pendncias, ele observava o ambiente ao redor. Uma exposio de gravuras seria inaugurada em dois dias; em razo disso, alunos equilibravam-se em escadas pendurando quadros, martelos martelavam tap-tap-tap e pregos afundavam na madeira tumtum-tum. Junto a uma mesa, uma estudante montava cada moldura numa colagem com espuma branca. O reprter no sabia, mas sua reportagem comeava ali.

16

Continuum Ita Cultural

Participe com suas ideias

Vista do ptio do Reina Sofa | foto: Joaqun Corts

Visitantes observam obra exposta no Malba | foto: divulgao

Antes de tudo isso, no entanto, h a aquisio da obra. Em 2004, a poltica de aquisies do Malba focou-se em fotografia contempornea. Nos museus, porm, assim como na vida de qualquer um de ns, o oramento disponvel critrio fundamental. Comprar obras de contemporneos do Brasil ou da Colmbia est muito complicado no momento, pois esses artistas esto muito valorizados, comenta Cintia. J a Fundao Iber Camargo dificilmente adquire obras. H o setor de documentao e pesquisa, que faz a catalogao de trabalhos que no se encontram no acervo, mas o objetivo apenas registrar seus atuais endereos e proprietrios, no compr-los. Quem escreve o texto das etiquetas?

Vista interna da Fundao Iber Camargo | foto: Mathias Cramer

A informatizao dos museus processo buscado e recomendado pelo Ministrio da Cultura atravs do Sistema Nacional de Museus , quando aplicada no caso especfico do acervo, no resolve a questo da falta de espao. Pois quem jogaria fora um original de Picasso depois de ele ter sido digitalizado? Outro problema vem das novas instalaes da arte contempornea, que excedem os espaos tradicionais para guardar obras. Recentemente chegou ao Malba uma obra de 2 metros de altura por 2 metros de largura, relata Cintia. um problema que no existe, por exemplo, na Fundao Iber Camargo, em Porto Alegre. O artista plstico Iber Camargo pintou, gravou e desenhou num formato convencional, comenta Fbio Coutinho, superintendente cultural da instituio. Em razo disso, apesar de o acervo contar com mais de 5 mil obras, uma pequena reserva tcnica d conta do recado. Como uma obra vai parar dentro do museu? O perfil de cada instituio revela-se no trabalho da curadoria que tanto pode ser para uma exposio especfica quanto para decidir que obras devem ser adquiridas. Um museu pode trabalhar apenas com gravuras e pinturas, ou esculturas (que j exigem um
18

cuidado diferenciado para conservao e armazenamento), ou com a imprevisvel arte contempornea, ou, ainda, com arte eletrnica. Se uma instituio concentra-se na obra de determinado artista ou estilo, diminui o problema da superlotao da reserva tcnica, e a instituio tende a centrar suas atividades em esforos de pesquisa e catalogao, alm de formas de exposio e interao com o pblico. Esse ltimo caso o que acontece na Fundao Iber Camargo, que no exatamente um museu, mas uma instituio que pesquisa, cataloga, armazena e expe a obra do artista. O trabalho da mediao com os visitantes tambm fundamental. Os museus contemporneos tm um cuidado com a pluralidade do pblico, propondo mediaes que satisfaam tanto leigos quanto especialistas. Algumas exposies prezam mais o ldico e a interatividade, como o caso das realizadas nos museus cientficos. Outras instituies se preocupam mais com o trabalho formativo, desenvolvendo programas de arte-educao.

Antes e depois de cada exposio, acontece muito mais coisa do que se imagina. A jornalista Lusa Fedrizzi diz que, s vezes, se um dos trs andares de exposio da Fundao Iber Camargo estiver fechado, h pessoas que reclamam, mandando e-mails do tipo: Por que no montam as exposies na segunda, quando o museu no abre ao pblico?. Quando uma exposio chega, as obras precisam ficar em quarentena para no haver nenhum problema com mudanas bruscas de temperatura e umidade. Depois, as caixas de transporte so abertas e tudo fotografado e catalogado. S ento vem a montagem, que muitas vezes tem desafios parte. Depois de passar pelo MoMA e pelo Reina Sofa, a obra Ondas Paradas de Probabilidade, de Mira Schendel, chegou Fundao Iber Camargo. A pea tem 27.500 fios de nilon, que pendem do teto. Ok, mas pendem como? A que est o problema. Para montar o trabalho, a equipe de produo teve de conseguir 27.500 pequenos ganchos. Depois de arranjar um fornecedor, que no honrou o compromisso da entrega, o material foi comprado s pressas direto do fabricante. No fim, aps cinco dias de montagem, a obra ficou pronta.

E ento a exposio acaba. A exposio, no o trabalho. Fedrizzi conta que sempre depois de uma exposio vem uma equipe que repara o espao, deixando-o zerado para o prximo curador. Em se tratando de arte contempornea, nem sempre so reparos simples. Em novembro de 2010, por exemplo, a obra Ixodidae, do artista plstico Cadu, furava sem cessar uma das paredes da Fundao como componente do processo artstico. Mesmo em obras convencionais, h de se perguntar: quem fornece as molduras? Quem escreve o texto das etiquetas? Em geral, achamos que as obras nasceram com as etiquetas, comenta Ana Carvalho, citada no incio desta reportagem. O que se v, quando se visita uma exposio, a ponta do iceberg, diz ela. como os estudantes da UFRGS, cujo trabalho de montar a exposio, na chuvosa Porto Alegre de 9 de novembro de 2010, no ficou aparente dois dias depois. Ou como o trabalho do jornalista, cujos sapatos, molhados no processo de fazer a reportagem, dificilmente aparecem no texto final.

Continuum Ita Cultural

Participe com suas ideias

19

entrevista

Um museu de grandes novidades


Por Marco Aurlio Fiochi | Fotos Andr Seiti
O tempo no para, e depois de 48 anos o Museu de Arte Contempornea da Universidade de So Paulo (MAC/USP), um dos mais importantes da capital paulista, est prestes a mudar de casa. Ele passa, ainda neste primeiro semestre, a ocupar o prdio do antigo Departamento Estadual de Trnsito de So Paulo (Detran), integrante do conjunto arquitetnico do Parque do Ibirapuera, porm apartado deste pela Avenida 23 de Maio. A mudana audaciosa. Para tanto, o imponente edifcio de 29,9 mil m2, projetado por Oscar Niemeyer num terreno de mais de 44,3 mil m2 e inaugurado em 1954, enfrentou mais de dois anos de reforma, bancada pela Secretaria de Estado da Cultura. Na nova sede, segundo o diretor da instituio, o crtico e historiador da arte Tadeu Chiarelli, ser possvel mostrar de forma permanente quase todo o acervo, que conta com cerca de 10 mil obras, de vrios formatos, dos perodos moderno e contemporneo no Brasil e no exterior. Curador de renome na arte brasileira e professor titular da universidade, Chiarelli fala, nesta entrevista, concedida no canteiro de obras, do futuro do museu e ressalta o aspecto simblico da mudana: Vamos devolver ao pblico aquilo que pblico. O MAC hoje s mostra 1% de sua coleo. Sero seis andares de arte e um anexo, um espao magnfico.

O edifcio do antigo Detran, projetado por Oscar Niemeyer, prepara-se para receber o novo MAC

20

Continuum Ita Cultural

Participe com suas ideias

21

Para sua carreira, o que representa ser nomeado diretor do MAC? Como se deu esse processo? Existe uma norma na USP na qual s podem ser diretores dos museus da universidade os professores titulares, profissionais que j teriam percorrido toda a trajetria universitria. Na poca da nomeao [em abril de 2010, para um perodo de quatro anos] eu havia acabado de fazer o exame de titularidade. O profissional que segue a carreira acadmica fundamentalmente um servidor pblico e deve se preparar para assumir as atribuies que vo aparecendo. Assumir o MAC a responsabilidade mxima de um professor ligado histria e crtica

produzir exposies e desenvolver um trabalho consistente e duradouro com o pblico. De fato, a fragmentao prejudica muito seu cotidiano. Mas a mudana no significa que o MAC deixar a universidade. No podemos perder a interlocuo com o campus. Manteremos o edifcio maior, em frente reitoria, para aulas e exposies especficas. A outra sala no campus, de menor tamanho, ser devolvida administrao, bem como o ambiente no prdio da Fundao Bienal. A sede na Cidade Universitria ser o MAC acadmico. As disciplinas de graduao e ps-graduao [oferecidas como optativas aos alunos da USP], alm das atividades nitidamente pedaggicas, sero mantidas naquele lugar.

O nico autorretrato que Modigliani pintou do MAC. Esse quadro tem de estar disposio para que as pessoas o vejam quantas vezes desejarem.
da arte. Mesmo se tivesse outros planos, no poderia me furtar a aceitar. Ainda mais num momento to crucial quanto este. Tenho a honra de ter colegas que desenvolvem seu trabalho h muitos anos, como as docentes Cristina Freire [vice-diretora], Helouise Costa [coordenadora da Diviso de Pesquisa em Arte Teoria e Crtica] e Ana Magalhes [membro do Conselho Deliberativo], entre outros. uma equipe de altssima qualidade, o que aumenta meu compromisso. Tem sido importante conviver com esses profissionais e discutir os rumos do museu. Uma experincia que vai ter frutos significativos. O MAC est dividido em trs espaos [dois na USP e um na Fundao Bienal]. Com a mudana para o novo prdio, o que significa reunir esse museu fragmentado? Com a vinda para a nova sede, espera-se que o museu possa, em primeiro lugar, mostrar o acervo que rene. Na sede atual, s possvel mostrar 1% da coleo [que conta com cerca de 10 mil obras]. No possvel apresent-lo em sua totalidade nem com o potencial que ele tem para a interpretao da arte moderna e contempornea. Termos um espao definitivo e to amplo fundamental para que a instituio d prosseguimento sua misso: com foco no acervo,
22

Chiarelli: A mudana se deve ao desejo de devolver ao pblico o que pblico

Como ser o novo espao? Sero seis andares de arte [as reas expositivas vo do segundo ao stimo piso]. No primeiro andar, vai haver um auditrio e a parte administrativa. No oitavo, um mirante e um restaurante. Quatro andares sero destinados exposio permanente do acervo e dois a exposies temporrias. Uma parte, perto dos elevadores, abrigar salas especiais, para exposies monogrficas de artistas bem representados na coleo, como Di Cavalcanti, Yolanda Mohalyi. H outro edifcio, o Anexo, tambm parte do projeto original [com 3.284 m2], um dos mais generosos que existem para a exibio de obras de arte contempornea. Os artistas vo deitar e rolar! No Anexo, faremos exposies de artistas contemporneos vivos, que vo produzir para o museu. Ou seja, o conjunto do espao expositivo magnfico [com mais de 11,1 mil m2]. O cronograma de exposies sofrer alteraes? As obras do acervo ficaro no mnimo um ano expostas, com mudanas pontuais, devido a pesquisas dos curadores. o que chamamos de exposio de longa durao. A ideia que a coleo fique disposio do pblico. Nos anos 1970, quando fui aluno de Walter Zanini, ele falava: Todo cidado de So Paulo tem o direito de entrar na Pinacoteca do Estado para ver o

Caipira Picando Fumo [pintura de Almeida Jnior, de 1893] quando quiser, pois um patrimnio pblico. O nico autorretrato que Modigliani pintou do MAC. Sei que h muitos cidados que adoram essa obra e a veem pouco. Quero voltar a fazer o que Zanini fazia na direo do MAC: o quadro do Modigliani tem de estar disposio para que as pessoas o vejam quantas vezes desejarem. O museu tem de cumprir a funo de devolver ao pblico o que pblico. No tocante s exposies temporrias, elas no tero menos que seis meses. No acredito que se consiga fazer um bom trabalho de formao de pblico em exposies que duram 40 dias. Como um museu universitrio, o foco na formao do pblico visceral. A instituio no tem necessidade de acelerar exposies, no faz parte de seu perfil. Portanto, pode trabalhar a potencialidade das obras. No vou expor um artista porque tenho espao, mas, sim, aquele que o conselho do museu considerar importante, sobretudo, ao acervo. Qual sua percepo da reao de outras instituies culturais da cidade ampliao do MAC? Os colegas na direo de outras instituies paulistanas, que admiro profissionalmente, alm de ser meus amigos, como Jorge Schwartz (do Museu Lasar Segall), Teixeira Coelho (do Masp) e Marcelo Arajo (da

Pinacoteca), esto bastante entusiasmados. Faz-me muito bem contar com o apoio deles, pois todos, direta ou indiretamente, esto ou estiveram ligados ao MAC. Se pensarmos no circuito como um todo, as pessoas tm muita expectativa sobre o MAC, pois nos anos 1960 e 1970, com a direo do Zanini, o museu tinha uma presena muito significativa na cena cultural e artstica da cidade. Artistas e curadores tm um grande carinho pelo museu e imaginam visitas ao acervo para rever obras que h tempos no so apresentadas. As pessoas em geral, quando so informadas de que o prdio do antigo Detran vai ser um museu, se admiram. um espao muito importante para a cidade e foi to malcuidado. A populao sente que uma devoluo, pelo poder pblico, de um patrimnio que estava vilipendiado. Fale sobre a formao do acervo do MAC. O acervo do MAC brilhante, um dos melhores de arte moderna e contempornea da Amrica Latina. O ncleo original vem da coleo doada por Ciccillo Matarazzo e Yolanda Penteado [fundadores do MAM/ SP, em 1948] e dos prmios aquisio das edies da Bienal de So Paulo que foram realizadas at 1962. Nele, h obras extremamente significativas: uma das
23

Continuum Ita Cultural

Participe com suas ideias

maiores colees de arte italiana do perodo entreguerras, fora da Itlia, est no MAC. A obra mais antiga de Giacomo Balla, uma pintura de 1906, e h obras fundamentais de Modigliani, entre outros. A parte modernista internacional do acervo est muito bem representada, bem como a modernista nacional da primeira metade do sculo XX, com Tarsila, Di Cavalcanti e Portinari, que estabelecem um dilogo muito potente. Outra parte importante a coleo de arte dos anos 1960 e 1970. Walter Zanini [diretor entre 1963 e 1978] foi fundamental ao museu, pois trabalhou as vertentes conceituais do acervo. Ele comprava ou ganhava obras que so disputadas por museus internacionais. Mas o pblico no conhece aprofundadamente esse ncleo, fundamental para entender a arte contempornea. Temos outro segmento muito importante, de arte dos anos 1980, que foi configurado com Aracy Amaral [membro do Conselho Administrativo de 1980 a 1982]. Cada diretor do museu cuidou de diferentes aspectos dessa grande coleo. Outras bastante significativas, como parte da Cid Collection, a coleo do extinto Banco Santos, est sob a guarda do museu. Como voc v esse acervo no futuro? Eu e os curadores j comeamos a mapear as lacunas e a projetar a expanso da vertente contempornea. um museu de arte contempornea, ento tem de dialogar intensamente com a produo atual. Na inaugu-

rao, junto com a exposio do acervo, faremos uma com artistas brasileiros muito jovens, para demonstrar que, alm de trabalhar seu acervo, o museu no deixa de pensar nas obras mais recentes que quer adquirir. O museu no est aberto a ofertas. Vamos escolher aquilo que interessa para expandir e referenciar a coleo. Essa a poltica de aquisies. O que est sendo planejado para as reas tcnicas do museu? O MAC sempre primou pela qualidade e sofisticao do trabalho que desenvolve na conservao e no restauro de suas obras. Na sede do campus h um laboratrio em que trabalham especialistas. So salas projetadas para guarda, preservao, estudo e restauro das peas. Isso ser reproduzido na nova sede. Alm da reforma, est sendo construdo um edifcio defronte ao Anexo, para abrigar as reas tcnicas [que compreendem reservas e laboratrios de conservao, em um espao de 3.983 m] e manter a qualidade da sede atual. Apenas parte do mobilirio ser transferida para esse prdio, pois cerca de 90% dos equipamentos sero comprados para manter o padro e para que se trabalhe com tecnologia mais avanada. Na reserva tcnica laboratorial ser possvel ministrar aulas, e os alunos dos cursos do MAC tero um contato mais prximo com as obras.

Homens em obras: reforma do edifcio consumiu mais de dois anos de trabalho

O museu no est aberto a ofertas. Vamos escolher aquilo que interessa para expandir e referenciar a coleo. Essa a poltica de aquisies.
H algum estudo para facilitar a chegada do pblico ao museu? A entrada passar a ser cobrada? Manteremos a gratuidade da visita. Quanto acessibilidade, ela j foi pensada. H trs entradas para o edifcio. Quando inaugurado, o pblico poder entrar pela passarela [Ciccillo Matarazzo, que atravessa a Avenida 23 de Maio, ligando o parque ao edifcio], que ser reformada. Nesse caso, a pessoa que estiver passeando no Ibirapuera poder atravessar a passarela e visitar o museu. Ser possvel entrar e sair do espao como se a pessoa estivesse num parque, numa praa pblica. A ideia integrar ao mximo o MAC ao Ibirapuera. Haver um jardim de esculturas no entorno do prdio [com cerca de 16 mil m] em que o visitante pode passear, descansar. O estacionamento [na Rua Dante Pazzanese] ser outra entrada. A terceira entrada ser pela Avenida 23 de Maio. Como voc v a insero do MAC no circuito dos grandes museus latino-americanos? O edifcio do novo MAC no foi pensado para ser museu [o Palcio da Agricultura foi construdo para abrigar a secretaria estadual voltada a esse setor]. Ele est sendo adaptado. Mas no qualquer construo. um prdio projetado por Oscar Niemeyer no melhor momento de sua arquitetura e tambm da produo arquitetnica brasileira, o incio da dcada de 1950. Isso muito simblico. A construo um grande monumento. Esse o primeiro diferencial do museu. Ele j vem imantado pela excelncia do autor do projeto e pela qualidade do resultado. Dessa forma, uma das principais obras do MAC o edifcio em que ser implantado. Acho que quando o novo MAC estiver operando se igualar a museus como o Malba, o Masp e a Pinacoteca do Estado. No tocante coleo internacional, ele ombreia o Masp, embora este tenha mais obras e peas mais antigas. O Malba tem mais artistas latino-americanos, porm o MAC no est limitado a essa regio. Ele est no mesmo patamar de qualidade dos museus do continente.
25

A previso que o novo museu seja inaugurado no primeiro semestre deste ano

24

Continuum Ita Cultural

Participe com suas ideias

balaio

LITERATURA
Fices, de Jorge Luis Borges (Companhia das Letras, 2007) Este livro rene alguns dos mais notrios contos do escritor argentino falecido em 1986. Esto l: Pierre Menard, Autor do Quixote, As Runas Circulares, O Jardim de Caminhos Que Se Bifurcam, Funes, o Memorioso e A Biblioteca de Babel. Esses dois ltimos, de certa forma, assemelham-se por tratar com dose de pessimismo de duas espcies de colees grandiosas: a memria e o conhecimento.

Coletnea de dicas
Sugestes de filme, livros, site e msica para colecionar na memria.
Por Andr Seiti | Fotos divulgao

CINEMA
Uma Vida Iluminada, de Liev Schreiber (Warner Home Video, 2005) Jonathan um vido colecionador de objetos que remetem histria de sua famlia: fotos, medalhas, punhados de terra, dentaduras... Mas h uma histria em particular que no possui objetos suficientes para ser contada: a de seu av. Empenhado em descobrir mais sobre ele, o personagem parte para a Ucrnia em busca de uma mulher que, supostamente, teria salvado o ancio da perseguio nazista durante a Segunda Guerra.

No Contem com o Fim do Livro, de Jean-Claude Carrire e Umberto Eco (Record, 2010) Quando se discute sobre o fim do livro de papel, geralmente se esquece de que ele uma experincia para os sentidos. Muitos colecionadores falam do prazer de folhear, ou do perfume das pginas, ou ainda da soma dessas sensaes ao sentimento de posse de um exemplar nico ou raro em algum aspecto. Partindo dessa premissa, os biblifilos Umberto Eco e Jean-Claude Carrire discutem a perenidade desse suporte. O livro d voltas sobre temas que vo desde a censura a escritores, passando pela preservao da memria, at a pergunta: O que fazer da sua biblioteca depois de sua morte?.

INTERNET
Arquivo World Press Photo (archive.worldpressphoto.org) O mais famoso prmio de fotojornalismo do mundo disponibilizou recentemente na internet seu acervo com imagens contempladas nas diversas categorias do concurso. So mais de 10 mil fotos laureadas ao longo de 54 anos, entre elas as de nove brasileiros: Andr Vieira, Carlos Humberto TDC, Eraldo Peres, J. F. Dirio, Joo Kehl, Luiz Vasconcelos, Marcos Prado, Orlando Brito e Sebastio Salgado.

MSICA
Coleo Chico Buarque (Abril Colees, 2010) A obra e a carreira do cantor e compositor Chico Buarque so revisitadas em 20 volumes que trazem 240 msicas. A coleo acompanhada de livretos com notas de bastidores e histrias que contextualizam a produo dos discos. Vale lembrar que a coletnea conta tambm com lbuns raros, como Calabar, trilha sonora da pea homnima, que foi censurada durante a ditadura.

26

Continuum Ita Cultural

Participe com suas ideias

27

deadline

Acervo feito de gente


O Museu da Pessoa coleciona histrias para contar a histria.
Por Renata Penzani | Fotos Andr Seiti
Colecionar selos, moedas, cartas, tampinhas de garrafa. A necessidade de preservar coisas significativas natural do ser humano. Mas nem s de numismtica, filatelia e outros quiprocs semnticos feito o colecionismo. Esses que so apenas nomes complicados para denominar uma mesma vontade no conseguem suprir uma necessidade mais incisiva: a construo de uma memria social. Foi dessa preocupao que surgiu, em 1991, o Museu da Pessoa acervo virtual de narrativas para pontuar que a vida passageira e que preciso reter se no a histria inteira ao menos alguns pedaos importantes que a compem. Desde a Idade Mdia, quando surgiram os primeiros museus, o homem constri sua identidade com base nas lembranas. Mais do que reas de preservao, os museus so testemunha do que aconteceu e ancoradouro do que ir ocorrer. Nesse sentido, o que pode ser mais decisivo para a construo da grande histria do que as pequenas narrativas? Histrias simples, como a de Ana Maria Pupo, de 67 anos, que tinha uma galinha chamada Miss Brasil, ou a de Mestre Alagoinha [Geraldo Prado, pesquisador do Instituto Brasileiro de Informao em Cincia e Tecnologia], que construiu a duras penas uma das maiores bibliotecas rurais do Brasil, em Paiai, povoado pertencente ao municpio de Nova Soure, no serto da Bahia. Criada em 2004, ela abriga mais de 50 mil volumes. No h nada mais precioso para entender o mundo que ouvir as pessoas. muito simples: toda histria de vida importante, desde a do porteiro at a do presidente da Repblica, observa a historiadora Karen Worcman, fundadora do museu e maior entusiasta de sua metodologia. Ela define a instituio em palavras simples: Uma metfora do mundo narrada pelas prprias pessoas. sob a complexa responsabilidade de resguardar annimas narrativas sociais, no entanto, que funciona o museu; hoje, ele preserva um acervo de aproximadamente 12 mil depoimentos, 72 mil fotos e documentos e 168 projetos nas reas de educao, comunicao, memria institucional e desenvolvimento social.

Apesar de seus arquivos serem virtuais, o Museu da Pessoa tem sede em So Paulo. A metodologia do projeto inspirou outros pases, e hoje h mais trs ncleos: Portugal, Canad e Estados Unidos. O do Brasil foi o primeiro. de um sobrado modesto da Vila Madalena que saem certezas de que a emaranhada teia da memria social est sendo bordada a pontos pequenos. Ao entrar l, podemos sentir o peso da memria. Nos quadros, nas fotos, nos livros e nos documentos do acervo esto fatos que os jornais nunca noticiaram. As paredes, cheias de lembranas, poderiam contar sozinhas fragmentos da trajetria do pas. O museu aberto a todo mundo, e seu estdio de gravao fica disponvel para qualquer pessoa que queira contar algo basta agendar um horrio. Sabrina Campos, de 22 anos, que cuida da limpeza do museu, faz questo de frisar, num sorriso de orelha a orelha: Quem sabe um dia eu tambm conto a minha?.

de um sobrado modesto da Vila Madalena que saem certezas de que a emaranhada teia da memria social est sendo bordada a pontos pequenos.
O escritor Rubem Braga dizia que os jornais noticiam tudo, mas esquecem algo fundamental que acontece todos os dias: a vida. Talvez nem todo mundo d valor a isso, mas desse material humano que compe a narrativa nica da qual todos fazemos parte que feito o museu. Histrias comuns de gente annima, que no precisa de nenhuma notoriedade para integrar a memria social. O museu prima pelo escorregadio da vida, por aquilo que as lembranas tm de intangvel. Afinal, o que leva as pessoas a querer contar suas histrias? Para Gustavo Ribeiro Sanchez, responsvel pelo acervo h trs anos e meio, um dos motivos a efemeridade da existncia humana, a agonia de sermos passageiros. Desejo de se eternizar, urgncia de reflexo sobre o passado, nostalgia: so incontveis os porqus e, no Museu da Pessoa, essas interrogaes so reduzidas a uma certeza: todos eles so importantes. impossvel ignorar, porm, que a histria seja uma ao que se d no presente. Por isso, os documentos, as fotos, os depoimentos em vdeo e os textos transcritos do museu no so ainda bem! capazes de abarcar a memria inteira. Pedaos dela ficam elpticos num olhar cabisbaixo, num estalar de dedos, em toda uma conotao corporal que fala mais do que a oralidade. Memria no lembrar tudo, ela muito mais esquecimento, opina Sanchez.
29

28

Continuum Ita Cultural

Participe com suas ideias

O que lembro tenho Mais lembranas tenho eu do que todos os homens tiveram desde que o mundo mundo. Assim se define Irineo Funes, personagem do conto Funes, o Memorioso, de Jorge Luis Borges, que narra a agonia de um homem que se lembra de absolutamente tudo. Se o esquecimento uma defesa para que no enlouqueamos com nossas prprias memrias, no por esse receio que dona Neuza, depoente do museu h mais de dez anos, deixa de relembrar suas histrias. Neuza Guerreiro de Carvalho Neuza-com-z-guerreiro-de-carvalho. Gosto que escrevam completinho. Meu nome minha identidade tem 80 anos e conta coisas de sua vida ao museu desde 1997. Ela comeou por causa de um presente de famlia: um dirio do av de seu marido, datado de 1872, fez surgir a vontade de escrever a histria da famlia. Fui escrevendo, escrevendo, mas nunca me preocupei com o que aquilo iria virar. Para mim, era s um registro que queria deixar para os meus filhos. De 1997 pra c, dona Neuza acumulou mais de 15 pastas dessas grossonas, sabe?, ela faz questo de frisar s sobre sua vida, sem contar a dos parentes todos, entre avs, irmos, primos e agregados: registros de uma vida inteira passada a limpo. No Museu da Pessoa, ela tem dezenas de textos transcritos, fotos, documentos e um vdeo unitrio sobre sua vida com durao de quatro horas. Alm de banco de dados da famlia, esse material se transformou em documento de pesquisa histrica: Acabei me tornando um repositrio de registros. Por eles, d para perceber quanto evoluiu ou involuiu a sociedade. Ela conta com os olhos brilhando de satisfao que os netos, quando arrumam nova namorada, vo fuar as pastas para impressionar a garota. Sinto que eles tm orgulho. O sentimento perfeitamente justificvel, afinal, quantas coisas duraro para alm do nosso esquecimento?

Dona Neuza afirma que no saudosista As pessoas dizem que antes era melhor. Era nada! e quando questionada sobre o porqu de todo esse resgate ela responde: A identidade da gente fica reparada. uma maneira de eu me sentir enraizada. E quando sugiro que utilize as plataformas digitais para armazenar suas histrias e livrar as tais 15 pastas do peso de uma vida inteira ela incisiva: Prefiro manusear. Pode ser por necessidade, vontade, orgulho e por que no? um pouquinho de medo que o homem tenha criado diferentes maneiras de guardar suas lembranas. No importa se representadas por tampinhas de garrafa amontoadas numa caixa de sapatos ou por uma imensa indumentria de guerra preservada em um museu, o homem feito de tudo aquilo que tem para lembrar. Seja como for, o desejo de reter partes significativas de um perodo histrico ou contexto social, ao menos entre as paredes do Museu da Pessoa, continuar resguardado nas sagas dos Joss, das Marias e dos Raimundos de um Brasil que acontece todos os dias. No por acaso que Riobaldo Tartarana, personagem de Guimares Rosa, atordoado com a urgncia de possuir sua prpria histria, diz, em um trecho de Grande Serto: Veredas: O que lembro, tenho. Essa frase deixa escapar a ideia de que lembrana guardada posse e, alm disso, no melancolia de um passado encerrado, mas uma memria contnua, uma vida que se recobra na lembrana e, por isso mesmo, viva. Cada fato que compe a histria um mundo que revela outros mundos. Esse o movimento que faz o universo girar. Como diria dona Neuza, a histria uma coisa progressiva; enquanto eu no morrer, ela vai continuar a ser escrita. Renata Penzani, 22 anos, estudante do 3 ano do curso de jornalismo da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Bauru. Mantm o blog Furtacores em furtacores.tumblr.com.
31

Dona Neuza conta suas histrias ao museu h 13 anos

30

Continuum Ita Cultural

Participe com suas ideias

fico

O senhor Jayme de Len era um dos mais assduos frequentadores de nossa casa no Jardim Europa. Meu pai o admirava. No raras vezes eu os flagrava conversando sobre livros e mulheres. Recordo-me bem de sua figura esguia, seus olhos azul-Van Gogh devorando cada centmetro de meu corpo em flor. Como tudo aconteceu? Eu tinha apenas 13 anos. Numa noite de maio de 1990, o senhor de Len veio nossa manso para tentar convencer papai mais uma vez a vender-lhe os 12 volumes de As Mil e Uma Noites, na clebre traduo de Antoine Galland, publicados entre 1704 e 1717. Eu estava em meu quarto no andar superior. Ouvi vozes rspidas e tive medo. De repente, silncio. Chamei por meu pai. No houve resposta. Ento o encontrei cado com a cabea arrebentada sobre uma poa de sangue. Na porta que dava para a rua, vi o olhar atnito que De Len me lanou antes de fugir. Numa das estantes, um vazio. A coleo de Galland havia sido roubada. Mas o que o criminoso no sabia era que Giorgos havia esquecido em meu quarto, quando veio ler para mim na cama, o ltimo tomo de As Mil e Uma Noites. O mesmo que apertei contra meu peito quando ouvi os gritos de horror.

A paixo pelos livros


Crime e castigo na trajetria de uma coleo.
Por Rodrigo Garcia Lopes e Maurcio Arruda Mendona | Ilustrao Renan Magalhes
Nenhuma manh mais cinza do que esta sobre o lago de Lucerna. Estou no deque de um caf e escrevo neste dirio de capa florida que acabo de comprar. Pena. Em poucos minutos toda a beleza dos Alpes se apagar de meus olhos. Acabei de ingerir a ltima cpsula. Mesmo assim, aspirando o ar dessas montanhas cujos topos so pginas em branco gigantescas, estou em paz com minha conscincia e meu sangue. Mal posso crer que h dois dias estava em So Paulo, fugindo para o Aeroporto Internacional de Guarulhos. Mal posso crer que acertei contas com um senhor chamado Jayme de Len. Agora todos sabem que, por trs da mscara de biblifilo e benemrito, escondia-se um homem vil, ambicioso e capaz de matar para atingir seu objetivo: formar a maior coleo particular de livros raros da Amrica Latina. Agora que minha hora se aproxima, quero registrar neste dirio a verdade de como tudo aconteceu. 1. Fui uma menina cercada por uma floresta de livros. Olhando para o alto, estantes eram montanhas de papel que ameaavam degelar a qualquer instante. Quase no via minha me. Ela vivia trancada no quarto de sua melancolia. Meu jovem pai, Giorgos Xenakis, era um amante dos livros e um dos maiores colecionadores do Brasil. Depois do divrcio de meus pais, nossa biblioteca encheu-se de luz. Filha nica, meus dias eram povoados por histrias fantsticas e personagens enigmticos. Eu e papai vivamos solitrios num mundo parte. Organizvamos os livros interminavelmente, numa tranquila rotina quebrada apenas pela visita dos compradores. Era uma legio. Eu os odiava.

32

Continuum Ita Cultural

Participe com suas ideias

33

A dor e o choque da perda de meu pai provocaram lacunas em minha memria. A famlia me enviou para um colgio interno na Sua. Mais tarde, j mulher feita, fui para o Rio de Janeiro e me especializei em restaurao de livros na Biblioteca Nacional. Trs anos depois, quando j era uma profissional destacada em minha rea, recebi um convite irrecusvel: trabalhar na restaurao de um importante arquivo particular em So Paulo. O Instituto ***, um dos acervos particulares mais fascinantes do pas, era um caixote cinza na Rua Monte Alegre, prximo casa onde morou o poeta Haroldo de Campos. Por fora, face austera. Por dentro, o luxo de um palcio demonstrava a riqueza de seu proprietrio. O salrio era bom. Nossa equipe era formada por seis mulheres. Ocupvamos mesas compridas e trabalhvamos com jalecos e luvas brancas. No comeo, eu me extasiei com as primeiras edies que fariam a alegria de qualquer alfarrabista. A grande biblioteca era composta de 20 mil ttulos. Edies raras de Hans Staden, Jean de Lry, Machado de Assis e Guimares Rosa e incontveis manuscritos. Nas horas do caf, ns nos perguntvamos quando, afinal, o rico colecionador apareceria para avaliar nosso trabalho. Certa tarde de inverno, eu preparava os livros do sculo XVII que iriam seguir para um leilo da Sothebys quando uma colega chamou minha ateno para uma descoberta que fizera ao resgatar os livros de uma estante que havia cado. Senti uma fria onda de arrepios quando meus olhos depararam com a familiar lombada azul puda de As Mil e Uma Noites, de Galland.
34

Uma coleo que valeria, segundo minha colega, 1 milho de dlares. Valeria, no fosse por um detalhe, ela disse: a ausncia do ltimo volume. Abri um dos livros e corri meus dedos pgina 13, onde tateei, no canto inferior esquerdo, as letras G e X em alto-relevo. Senti uma forte nusea. Foi assim que me vi dentro da biblioteca roubada de Jayme de Len. Foi assim que deparei com a coleo que havia sido arrancada de meu pai, na ltima pgina de sua vida. 2. Fomos surpreendidas num final de tarde com a chegada de De Len ao Instituto ***. Os leiles europeus haviam sido lucrativos, sobretudo a venda dos manuscritos de Stephan Zweig conseguidos junto coleo do uruguaio Dubuffet. De Len queria cumprimentar sua nova equipe. Logo no primeiro encontro seus olhos azuis folhearam meu rosto, meus cabelos cautelosamente tingidos de negro. Convidou a todas para uma ceia. Uma vez no restaurante, evitei seus olhos colocando meus culos de grau. Em nenhum momento ele suspeitou de mim. Eu j havia mudado meu sobrenome legalmente para Brand, da parte de minha me sua. Pouco tempo depois, ele me convidou para jantar num restaurante grego. Aos 60 anos, ainda era um homem atraente. Limitei ao mximo informaes sobre minha vida particular e meu passado. Durante nossas conversas, tal qual uma Sherazade, eu deleitava o colecionador com minhas histrias e conhecimentos sobre livros antigos e o mercado livreiro, e tambm com minha facilidade com lnguas. Ele passou a me visitar todas as tardes no Instituto ***. No 11 encontro, confessou que estava louco por mim.

Foi fcil. Atra sua cobia contando que ele possua um ltimo tesouro que poderia salvar o Instituto ***. Foi assim que o esperei ficar exatamente onde eu queria, diante da gigantesca muralha de livros no fim do corredor.
3. Foi ento que iniciei a segunda parte de meu plano. Apagar da existncia o senhor Jayme de Len, pgina por pgina. No contarei como, anonimamente, destru seu casamento em poucos meses, enviando fotos dele com todas as garotas do Instituto ***, inclusive eu mesma; no contarei como, em sua embriaguez, gravei a confisso de seus muitos crimes e a enviei polcia. No contarei como ele teve de se desfazer de seus livros mais valiosos para pagar a diviso dos bens, as dvidas e os advogados. Apenas contarei que, numa noite, eu o levei ao mais escuro dos corredores de sua biblioteca. Foi fcil. Atra sua cobia contando que ele possua um ltimo tesouro que poderia salvar o Instituto ***. Sua salvao estava bem ali, ao alcance de suas mos. Foi assim que o esperei ficar exatamente onde eu queria, diante da gigantesca muralha de livros no fim do corredor. De Len, agora plida sombra decadente, perguntou-me o motivo de tanto mistrio. Eu me virei e apontei para uma antiga coleo. Ele deu um sorriso, reconhecendo os volumes de As Mil e Uma Noites, e acariciou as lombadas, balanando a cabea. Comentou que, por faltar o ltimo volume, aquilo lhe custara uma bagatela. Quando seus olhos se voltaram para mim, empalideceram ao ver surgir, em minha mo trmula, o ltimo volume perdido de sua coleo. Ento lhe revelei quem eu era. Sua face crispou. E a ltima coisa de que me lembro, antes de entrar naquele avio, so os sons horrveis de seus ossos sendo esmagados por uma avalanche de centenas de volumes. *** Redijo estas linhas porque sei que ningum acreditar em minha histria. Os jornais brasileiros mataram minha reputao, dizendo que eu seria a assassina de meu prprio pai, e que o crime teria sido testemunhado pelo livreiro Jayme de Len h exatos 20 anos. Isso completamente inverdico. Eu, Sonya Xenakis, amava meu pai. Rodrigo Garcia Lopes tradutor e autor de Nmada (Lamparina, 2004) e Visibilia (Travessa dos Editores, 2004), e mais 11 ttulos. Maurcio Arruda Mendona poeta e dramaturgo.
35

Continuum Ita Cultural

Participe com suas ideias

reportagem

Colees de animais, plantas, artefatos, sons, lnguas e dialetos so fragmentos do mundo que, guardados em ambientes organizados, devem estar prontos para responder a perguntas sobre seu funcionamento. Para poder conhecer a vida, o homem comeou a reunir em um espao controlado fragmentos dela. Uma coleo de cincia uma tentativa de pr em ordem o caos que caracterstico do mundo natural, diz o pesquisador Nelson Sanjad, coordenador de comunicao e extenso do Museu Paraense Emlio Goeldi. Localizada em Belm, a instituio guardi de 4,5 milhes de itens tombados, entre os acervos zoolgico, botnico e geolgico alm, claro, dos registros etnolgicos e arqueolgicos, esses ltimos sempre de carter nico e insubstituvel, diz Sanjad. O funcionamento do mundo A histria das cincias e das ideias encontra entre os sculos XVII e XVIII uma nova metodologia: a da observao e, consequentemente, da comparao e da classificao. Vem desse perodo o Renascimento a noo de que fragmentos da natureza armazenados em vidros, gavetas e exsicatas [amostras de planta seca

fixada em cartolina, cuja etiqueta contm informaes para estudos botnicos] podem nos indicar o funcionamento do mundo, resultando em novos frmacos ou nos levando a entender a geografia das plantas e, com ela, as possibilidades para a aclimatao de vegetais e, logo, a agricultura. Nem sempre foi assim. Antes, muito antes, colecionar animais e plantas, explica Sanjad, estava relacionado a poder e status. Quanto mais diferente e extica pudesse ser a coleo, mais valor ela teria. Viajantes e desbravadores de novas terras, ento, ocupavam-se de trazer aos ps de seus reis e rainhas os mais encantadores rabos de sereia, os mais encaracolados chifres de unicrnio. Sbios, por sua vez, preenchiam compndios com seres como a mandrgora, planta cuja raiz teria feies humanas e que, contam os relatos, chorava quando arrancada do solo. Sereias e unicrnios no foram extintos da natureza. O prprio homem, ao longo de sua existncia e custa de suas colees, deu conta de dar sentido ao que a imaginao tinha como inexplicvel: o canto que Cristvo Colombo, ao singrar os mares,

Um tesouro natural
Colees de cincia, ao longo da histria, ajudam o homem a entender a natureza e a preservar o passado.
Por Mariana Lacerda | Ilustrao Cynthia Gyuru
Vitor Osmar Becker nasceu em Brusque, Santa Catarina, h 66 anos. Primognito de 17 irmos em uma famlia de pequenos agricultores, cursou o ensino fundamental em sua terra natal, onde tambm concluiu o curso de contabilidade. Durante os estudos, aproveitava o tempo que sobrava para ajudar seus pais na lavoura. Mais tarde, trabalhou como balconista e entregador de compras da pequena mercearia que a famlia havia adquirido na periferia de Brusque para, conta Becker ao se lembrar do pai, facilitar os estudos das crianas. Hoje, Becker pesquisador do Departamento de Zoologia da UnB, do Museu Nacional de Histria Natural em Washington, DC (Smithsonian Institution) e do Museu Carnegie, em Pittsburgh, Pensilvnia, nos Estados Unidos. Ao longo dos anos de trabalho, organizou uma das melhores colees do mundo de mariposas e borboletas (lepidpteros) noturnas da regio da Amrica Tropical e uma das mais importantes bibliotecas sobre esses espcimes. A coleo constituda por aproximadamente 250 mil exemplares, representando 25 mil espcies. A biblioteca dispe de cerca de 5 mil ttulos sobre lepidpteros, alm de centenas de outros sobre reas da biologia. Ao observar, coletar e analisar mariposas, Becker escreveu mais de cem trabalhos cientficos sobre elas. A maior parte da sua produo foi publicada em revistas internacionais.

Colees de animais, plantas, artefatos, sons, lnguas e dialetos so fragmentos do mundo que, guardados em ambientes organizados, devem estar prontos para responder a perguntas sobre seu funcionamento.

36

Continuum Ita Cultural

Participe com suas ideias

37

Notcias de alm-mar Esse percurso esteve vinculado aos debates que aconteciam dentro da prpria histria natural, mas contava ainda com um fato importante: o mundo j no era o mesmo, ganhara novos contornos e dimenses. E era do outro lado do mar que chegava uma quantidade razovel de coisas e de notcias. Elas vinham das terras recm-alcanadas pelos navegadores europeus. Terras que, aos olhos dos forasteiros, se derramavam em flora exuberante, povo gentil e fauna diversa. Entender o mundo novo e o que de bom ele podia trazer em medicamentos, alimentos, ouro e prata se tornou tarefa imprescindvel. Bichos e plantas passaram a fazer parte do acervo de colecionadores ricos, fascinados pelas novidades. Nos textos dos primeiros cronistas que escreveram sobre o Brasil, por exemplo, comum a meno do envio de um ou outro exemplar de bichinho, pena ou planta ao Velho Mundo. Jean de Lry, missionrio francs que aqui permaneceu entre 1556 e 1558, menciona um sagui, em seu escrito intitulado Viagem Terra do Brasil (Edusp, 1972), como algum desses animaizinhos que j se veem na Europa. Por outro lado, naturalistas tentaram pr ordem no que viam e pegavam nas mos. Caixas e mais caixas desembarcavam na Europa para que seu contedo se tornasse objeto de estudo. Nesse perodo surgiu, por assim dizer, o viajante de gabinete, aquele que conheceu terras e mares apenas colecionando os relatos e os objetos que chegavam das expedies e, a partir deles, formulou teorias de cincia.

Testemunho sobre o passado Hoje, uma coleo de cincia mais do que uma tentativa de pr em ordem e entender aquilo que pertence ao caos. Ela pode representar tambm um testemunho sobre o passado ao guardar espcies de animais e plantas que no existem mais e ao preservar artefatos de etnias e civilizaes que esto desaparecendo ou j se extinguiram. Os ndios caiaps, por exemplo, recorreram ao Museu Emlio Goeldi em busca de seus antigos artefatos que no so mais produzidos. O objetivo era recuperar as feies daquilo que, ao longo dos anos, ficou perdido. Becker viajou boa parte do Brasil em busca de borboletas e mariposas. Ao faz-lo, pde testemunhar a reduo, de mais a mais, de nossas matas. De pouco adianta guardar amostras de animais e plantas, empalhados ou secos, se nada for feito para preserv-los, vivos, na natureza, observa. Foi assim que, em 1998, ele e sua esposa, Clemira, resolveram iniciar sua mais nova coleo: um trecho de Mata Atlntica, com mais de mil hectares de rea, localizado ao sul da Bahia. Comprado com todas as economias do casal, o local constitui uma Reserva Particular do Patrimnio Natural. l que vivem hoje: um lugar que recebeu o nome de Instituto Uirau. As portas esto abertas para receber pesquisadores, que podem contar com o apoio de seis laboratrios de estudos, uma biblioteca e uma incrvel coleo de mariposas e borboletas. Ela est disponvel para quem desejar entender o mundo organizado em gavetas e caixinhas nada secretas, mas tambm livres na mata ao redor.

relatou ser o de uma sereia era, na verdade, o rugir de um peixe-boi. Unicrnios nunca existiram, mas sabe-se que o dente esquerdo de um macho de baleia narval cresce em formato de espiral. A partir do sculo XVII, nossos olhos comearam a ver o que coraes e mentes resistiram por sculos a crer. O mundo, quando posto em pequenos pedaos lado a lado, no feito de magia. Nosso olhar em relao ao universo no mudou de um dia para o outro, claro. Tampouco resultou, necessariamente, de um acrscimo de conhecimentos. Aprendemos a perceber o mundo por causa de uma ruptura (que no se deu de repente) entre o que se v, o que os outros viam ou contavam (como Colombo que acreditou ter visto uma sereia ao cruzar o Atlntico) e aquilo que se podia imaginar. Cada vez mais, os relatos sobre as coisas da natureza passaram a se aproximar do sentido da viso. As colees de cincia, com seus milhares de seres postos lado a lado, contriburam enormemente para isso.

nessa confuso de quereres, entre moda e cincia, que se v surgir, no sculo XVII, o verbete Cabinet dHistoire Naturelle, escrito por Diderot em sua Enciclopdie um dos documentos mais representativos do pensamento no perodo. O que significa uma coleo de seres naturais sem o mrito da ordem? A esses naturalistas que no tm gosto nem gnio, eu vos direi, devolveis todas as suas conchas ao mar, restituais terra suas plantas e sementes [...]. Um gabinete de histria natural foi feito para instruir; [...] devemos encontrar detalhadamente e em ordem aquilo que o universo apresenta em bloco, defendeu Diderot. Agora, sim, a natureza podia ser confinada pelo homem, e ento se tornava possvel observ-la sistematicamente. E, na riqueza um pouco confusa da representao, [o mundo] pode ser analisado, reconhecido por todos e receber, assim, um nome que cada qual poder entender, escreveu Michel Foucault em seu livro As Palavras e as Coisas (Martins Fontes, 2000) sobre a criao de Lineu, a taxonomia, cincia que descreve, identifica e classifica os organismos.

38

Participe com suas ideias

39

reportagem

De coletores a colecionadores
Conhea homens movidos pelo sentimento de preservao da memria de quem somos e do que apreciamos.
Por Micheliny Verunschk | Ilustrao Guilherme Kramer
Tudo comeou h cerca de 20 mil anos. Coletar para nossos antepassados mais distantes, os primeiros homindeos, era sinnimo de sobreviver, pois, ao recolher sementes, moluscos, razes e tudo o que de comestvel aparecesse pela frente, os grupos nmades subsistiam, garantiam que a espcie se multiplicasse e, ao modo bblico, povoasse o mundo. Tambm chamados de coletores-caadores, seus abrigos eram fruto do trabalho de colher o que a natureza disponibilizava. Mal sabiam eles, aqueles avs arqueolgicos, que do seu ato surgiria outro, obsessivo, dinmico e extremamente seletivo, o ato de colecionar. Todo museu , de fato, um monumento erigido cata compulsiva de objetos. H quem colecione brinquedos, fotografias, pedaos de vela. H quem colecione canetas e cadernetas de viagem. H quem colecione livros, histrias, imagens e palavras. E so esses colecionadores que nos interessam no momento. Esse recorte, a seu modo, no deixa de ser uma espcie de coleo, pois colecionar significa tambm categorizar, emoldurar numa escolha pessoal as coisas que nem sempre primeira vista se alinham. O ato de colecionar do escritor paulistano Mrio de Andrade era um exemplo de como a atividade multifacetada. Revistas, jornais, manuscritos, obras de arte, gravuras, recortes e fotografias, entre outras coisas, se configuraram num acervo afetivo que tanto fala da sensibilidade esttica do escritor quanto da atuao como protagonista no cenrio cultural de sua poca. Os mltiplos objetos que Mrio colecionou em vida parecem gritar o sentimento de infinitude que ele anunciou em poema, alm de, quem sabe, traduzir a ambio de multiplicidade de todo colecionador: Eu sou trezentos, sou trezentos e cincoenta.... [Leia mais sobre a coleo formada pelo escritor no artigo Na mala do turista aprendiz, publicado no site.]

Ao colecionismo se atrela a criao de um mtodo. Colecionadores de livros fazem da leitura de catlogos de leiles uma obrigao, e bookdealers procuram os livros que lhes interessam.
Homem de livros O biblifilo brasileiro Jos Mindlin, falecido no ano passado, comeou a colecionar palavras ainda criana: aos 13 anos adquiriu uma edio rara do livro Discours sur LHistoire Universelle, de Jacques-Bnigne Bossuet, um dos principais tericos do absolutismo francs. Ao final da vida, Mindlin havia reunido um fantstico acervo de cerca de 40 mil obras, incluindo livros, manuscritos, relatos e iconografia, entre outros. Segundo Cristina Antunes, curadora da Biblioteca Jos e Guita Mindlin, em So Paulo, desde 1980, para o biblifilo colecionar livros era uma paixo que decorria do prazer e do amor leitura. Ela relembra que Mindlin costumava classificar a biblioteca de indisciplinada, uma vez que muitos dos livros chegaram at l em decorrncia do gosto literrio de seu dono. O processo da busca pelo livro certamente lhe era mais excitante do que ver o livro nas estantes de sua casa-biblioteca. Ainda assim, no ter determinado livro no era coisa que lhe tirasse o sono, de modo que essa obsesso se resume no que ele classificava de loucura mansa . Ao colecionismo se atrela quase que automaticamente a criao de um mtodo. E cada colecionador tem o seu: colecionadores de livros geralmente fazem da leitura de catlogos de leiles e de livreiros uma obrigao e muitos tm acordos com bookdealers para que estes procurem os livros que lhes interessam. Cristina Antunes sinaliza que esse no era o caso de Mindlin: Ele mesmo procurava pelos livros que queria adquirir. Mas, pelo fato de ser mundialmente conhecido como colecionador, recebia informaes e ofertas de livreiros, outros colecionadores ou proprietrios de obras raras e especiais oriundos de todos os pases. Mindlin costumava dizer que voc procura o livro e o livro procura voc , conta ela.
41

40

Continuum Ita Cultural

Participe com suas ideias

Colecionando o abstrato Quem pensa que colecionar matria apenas para quem lida com o concreto deve se lembrar de que escritores colecionam palavras, imagens, histrias. certo que para guard-las, muitas vezes, colecionam cadernos, cadernetas, agendas. Mas nem sempre. Escritores colecionam outros escritores e escrever um poema ou um romance significa mergulhar de cabea numa coleo abstrata feita de referncias e escolhas adquiridas ao longo de uma vida. O poeta, ensasta e editor gacho, radicado em So Paulo, Andr Dick nunca colecionou objetos no sentido estrito do termo. Autor dos livros Grafias (Instituto Estadual do Livro e Corag, 2002) e Papis de Parede (7Letras/Funalfa Edies, 2004), ele pondera: Nunca cheguei a exatamente colecionar ou fazer listas de imagens no entanto, de algum modo, uma coleo delas que acaba sustentando qualquer poesia. Creio que, de algum modo, todos os poemas sejam fragmentos de um grande poema. O mtodo de escrita do poeta, no entanto, revela organizao, seleo e, por que no, persistncia de um franco colecionador: Costumo escrever em cadernos. Por meio de diversos fragmentos e rascunhos acabo concentrando material para selecionar o que seria interessante para algum escrito. Desse modo, os poemas ficam um tanto hbridos: no se sabe onde cada um comea ou termina.

Objeto no sacralizado O poeta paulistano Haroldo de Campos colecionava livros, bengalas e gibis do personagem Asterix. Quem conta a pesquisadora Gnese Andrade, responsvel pelo Centro de Referncia Haroldo de Campos, situado na Casa das Rosas Espao Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, em So Paulo: Haroldo era acima de tudo um leitor. Ento eu diria que era um leitor-colecionador. Ocorre que no reuniu livros para mant-los como objetos intocveis. Ele adquiria aqueles que lhe interessavam para suas pesquisas e reflexes. Mesmo livros raros, primeiras edies e obras artesanais eram tratados como material de trabalho, e carregavam suas anotaes, demonstrando ter sido manuseados como os livros mais corriqueiros.

A biblioteca e o acervo de Campos residem na mesma instituio e so coordenados por Rahile Escaleira. A biblioteca caracteriza-se pela variedade e pelas marcas de leitura que os documentos trazem. So cerca de 20 mil volumes a maioria deles lidos , compostos de livros, peridicos, separatas, catlogos e guias, entre outros, alm de colees completas, caso de Signos, Debates e Estudos, todas da Editora Perspectiva, da qual o poeta foi colaborador. Gnese demonstra que o valor de uma coleo extrapola o simples objeto fsico que a constitui: H um sabor especial em consultar os exemplares que pertenceram a Haroldo, ver o que destacou, como reagiu perante algumas obras. Suas marcas em papis encontrados dentro dessas obras constituem marcas do tempo e do espao em que ocorreu a leitura ou em que a obra foi adquirida.

Dick aproxima ainda o olhar colecionista do escritor ao do editor: O escritor procura selecionar uma tradio, ou seja busca autores que possam lhe transmitir conhecimento. Com o editor, o caminho parecido: escolher um texto consiste justamente em abrir caminhos de percepo no apenas para si mas para o leitor, que est interessado em descobrir autores e escolhas. Assim, o editor pode ser considerado um colecionador de histrias. E, nesse sentido, ele acaba sendo um criador, conclui. Nossos antepassados certamente nunca imaginariam que ponto de refinamento a coleta de objetos alcanaria. No entanto, creio que aquilo que os movia e aquilo que nos move seja talvez a mesmssima coisa: um sentimento de preservao, seja da memria das coisas e dos lugares, seja de ns mesmos, da nossa vida, de quem somos e do que apreciamos.

42

Participe com suas ideias

43

reportagem

O problema no a idade e sim saber diferenciar mania de colecionar de colecionismo. Colecionismo ou compulso por armazenamento um dos sintomas do TOC (transtorno obsessivo compulsivo), em que a pessoa guarda coisas que, para os outros, parecem absolutamente dispensveis e sem qualquer utilidade, explica Marina. Unidos em nome da arte Uma forma de incentivar o surgimento de colecionadores proposta pelo MAM, tanto no Rio de Janeiro quanto em So Paulo. Na capital paulista, seus clubes de colecionadores comearam nos anos 1980. Atualmente, o museu tem clubes de gravura, fotografia e design. Os scios pagam uma anuidade que vai de 3 mil reais (fotografia e design) a 3.400 reais (gravura) e recebem, a cada ano, cinco obras concebidas por artistas selecionados pelos curadores. Os trabalhos saem com tiragens de cem exemplares e passam a integrar o acervo do museu.

No total, so 275 scios: 100 de fotografia, 100 de gravura e 75 de design, clube criado em 2010. Como o nmero de scios limitado a cem e eles tm preferncia na hora de renovar sua participao anual , desde 2009 h uma fila de espera com 160 nomes. Sobre o perfil dos colecionadores, Ftima Pinheiro, coordenadora dos clubes, conta que variado. Geralmente, as pessoas tm um nvel social e cultural elevado ou em ascenso, mas as profisses so diversas: mdicos, advogados, fotgrafos, arquitetos, jornalistas, adidos culturais etc., conta. Em relao idade, temos scios de 23 a 70 anos. E temos homens e mulheres na mesma proporo, completa. Cau Alves, curador do clube de gravura, o mais antigo, ressalta que a confiana dos scios nos curadores grande. Eles no opinam sobre os artistas a ser escolhidos. Sugestes sempre chegam, mas eles confiam no museu, explica. Nossa funo fazer com que cada integrante do clube, tendo contato com o sistema, passe a se interessar por adquirir mais obras, afirma.

Encontro de colecionadores de postais publicitrios, em So Paulo

Vrias pessoas, a mesma mania


Colecionar sozinho ou em grupo? Algumas colees tm em comum a tendncia de gerar clubes e associaes de colecionadores.
Por Fernanda Castello Branco | Fotos Andr Seiti
O homem coleciona desde a pr-histria, quando comeou a acumular objetos. O que era feito de forma solitria, por uma necessidade de sobrevivncia, virou um hobby. E esse hobby pode unir em clubes ou associaes pessoas com a mesma mania de juntar determinados objetos. H quem prefira nem chamar de clube os grupos mais informais aos quais pertence. Somos apenas pessoas que tm a mesma afinidade por colees, explica Raquel Belchior, moradora de So Paulo, dona de 20 mil postais publicitrios. Ela integra um grupo de colecionadores de postais, que costumava se reunir a cada trs meses, mas atualmente se v apenas uma vez por ano. Participam de 30 a 35 pessoas, inclusive de outros estados, conta Raquel, que organiza os eventos. No comeo, realizvamos no Centro Cultural So Paulo, mas depois fiz contato com umas lanchonetes. O mais legal que bem provvel que se veja um garotinho de 8 anos trocando postais com um senhor de 70, completa. Para a psicologia, essa cena perfeitamente entendida. A mania de colecionar normal, comum a determinadas fases de desenvolvimento. Por exemplo: crianas colecionam papis de carta, conchinhas, tampinhas de garrafa, lbuns de adesivos. Ao crescer, elas mudam os interesses: figurinhas, latinhas de cerveja de diferentes pases, postais, caixinhas decoradas, selos. Esse um comportamento que pode perdurar ou modificar-se de uma hora para outra, sem problemas, analisa Marina Vasconcellos, psicloga formada pela PUC/SP, com especializao em psicodrama teraputico.

Colecionismo ou compulso por armazenamento um dos sintomas do TOC, em que a pessoa guarda coisas que, para os outros, parecem absolutamente dispensveis e sem qualquer utilidade. (Marina Vasconcellos)
Rachel Belchior, com alguns de seus 20 mil postais, e Lel Makao, segurando uma de suas 700 Hello Kitty

44

Continuum Ita Cultural

Participe com suas ideias

45

Protetor de orelha Muito mais que facilitar a comunicao entre colecionadores, a internet gera clubes virtuais, causando uma mudana significativa na forma pela qual os colecionadores se agrupam a pessoas com o mesmo hobby. O professor Alfredo Manhes, de Maca (RJ), coleciona brinquedos antigos nacionais e estrangeiros. E os grupos dos quais faz parte so todos virtuais. Integro vrios grupos on-line, fruns e sites nacionais e estrangeiros, diz. Apesar de participar deles, Alfredo tambm gosta de trocar informaes com pessoas que no so associadas. Nem todos usam a internet, ressalta. A rede to til para conectar colecionadores que atrai at quem optou por manter sua coleo de forma mais solitria, sem pertencer a grupo ou clube. A empresria Lel Nakao se apaixonou pela Hello Kitty em 1996 e, de l para c, acumulou cerca de 700 peas relacionadas personagem. E foi apelando para a internet que ela comeou uma busca que durou trs anos. Levei todo esse tempo para encontrar um protetor de orelha com a carinha da Hello Kitty. Nesses trs anos,

envolvi vrias pessoas na busca e ficava horas na internet, lembra Lel, que acabou achando a to sonhada pea em uma loja em Nova York, durante uma viagem. F-clube sem sede Se h um lugar que pode ser considerado a casa dos colecionadores, ele se chama f-clube. E at mesmo o mais renomado f-clube brasileiro, da banda mais famosa de todos os tempos, tem recorrido internet para continuar na ativa. O Revolution, que tem um cadastro de 9 mil fs dos Beatles, alm de um mailing geral com 60 mil nomes, usa o e-mail para conectar os fs. Por causa das constantes viagens que fao para a Inglaterra, o Revolution no tem mais uma sede, explica Marco Antnio Mallagoli, que criou o grupo em 1979. a internet que facilita o contato com os scios. Mallagoli usa o e-mail para avisar os scios sobre shows de bandas cover dos Beatles que considera boas. O f-clube no cobra anuidade nem mensalidade. O que fazemos dar descontos nesses shows e eventos para quem tem cadastro no site, diz ele.

Parte da coleo de Lel Nakao integrou, no ano passado, uma exposio da marca criadora da Hello Kitty

A empresria Lel Nakao se apaixonou pela Hello Kitty em 1996. Foi apelando para a internet que ela comeou uma busca que durou trs anos: um protetor de orelha com a carinha da personagem.
Mantendo a tradio Enquanto uns preferem definir seus grupos como algo menos formal, h clubes de colecionadores que tm eleio de diretoria e estatuto. o caso do Clube para Colecionadores de Veculos em Miniatura (CPCVM), criado em 2007 e com eleio de presidente a cada dois anos. Temos 380 scios e eles no pagam anuidade, explica Alexandre Bruno, diretor financeiro da associao. O que fazemos apurar os custos dos encontros para poder ratear entre os participantes, completa. Como esses encontros no acontecem sempre, os integrantes do CPCVM tm uma chance semanal de falar sobre suas colees. Toda tera-feira, das 19h s 23h, acontece o Autoshow, no Anhembi, em So Paulo evento para colecionadores de veculos em tamanho normal e em miniaturas. Esse encontro religioso, conta Bruno. Mantemos um jargo, que famlia CPCVM. Somos como uma famlia, unida pelo hobby, define.
46

Quando se fala em coleo, a filatelia quase sinnimo. As colees de selo ainda fazem nascer grupos tradicionais, organizados em sociedades e federaes. A Sociedade Philatlica Paulista (SPP) existe desde 1919 e conta com 500 scios, que pagam anuidade de 60 reais a 300 reais. Eles se renem em uma palestra mensal, no ltimo sbado de cada ms, e tambm em dois leiles por ms. Nos sbados em que no temos evento, ns nos reunimos para o nosso bate-papo filatlico, diz Reinaldo Basile Jnior, diretor administrativo da entidade. Com sede no Rio de Janeiro e foro administrativo em Braslia, a Federao Brasileira de Filatelia (Febraf ) existe desde 1976 e rene 44 clubes e associaes filatlicas de todo o pas. No podemos ser considerados um agrupamento de clubes, mas, sim, representantes dos interesses dos clubes e associaes filiados que, por sua vez, representam os interesses dos filatelistas associados a eles, define Marcelo Studart, presidente da Federao.

Wando e sua coleo coletiva


Provavelmente, a coleo mais popular do Brasil seja a de Wando. Ela comeou, de certa forma, de uma ideia alheia: o cantor no faz parte de um grupo, mas um grupo de fs que alimenta o seu to badalado acervo de calcinhas. As 17 mil calcinhas comearam a ser coletadas depois do disco Tenda dos Prazeres, de 1990. Uma calcinha parece uma tenda e, no lanamento do disco, distribu algumas peas com meu nome gravado. Era uma ideia apenas para

promover o disco. Comecei a brincar dizendo que trocava uma nova por uma usada e passei a receber um nmero muito grande, relembra. As calcinhas ficam guardadas no escritrio do cantor e ele no se deixa fotografar com o acervo completo. Pretendo fazer um show com todas elas no cenrio. Se isso for mostrado agora, perde o encanto e a curiosidade, justifica. No cenrio, sim. Como grife, no. Se eu fizesse isso, perderia a fantasia, diz o cantor que, a cada show, distribui cerca de 15 peas. Mesmo sem o projeto de montar uma grife, ele arrisca definir quanto vale disputar uma pea ntima com seu nome: A mulher que no tem uma calcinha do Wando provavelmente no passou pela vida.

Continuum Ita Cultural

Participe com suas ideias

47

reportagem

A noo de objeto colecionvel qualifica um resultado que alguns artistas rejeitam, ressalta Luiz Guilherme Vergara, coordenador do curso de graduao em produo cultural do Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense, cofundador do Instituto Mesa e coordenador do Ncleo Experimental de Educao e Arte do MAM/RJ. De acordo com o especialista, a abordagem pode contribuir para a fruio. As sries so jogos em que o prprio artista est construindo e desconstruindo uma gramtica esttica e cognitiva, analisa. Ele lembra, porm, que h vrios sentidos para a produo seriada e observa que ela se tornou constante na arte contempornea. Hoje, a maioria dos artistas desenvolve seus trabalhos como se fosse uma fluncia criativa, com incio, meio e fim. Muitas vezes, o incio bastante experimental, como algo ainda no gestado, sem que eles realmente saibam o que vai surgir, descreve. Entre as pulsaes da criao, temos a oportunidade de saltar de uma possibilidade a outra. O comentrio do artista visual Leopold Kunrath, de Porto Alegre, sobre sua srie DesAparecido dialoga com o processo descrito por Vergara. No trabalho de Kunrath,

o rosto de uma criana acompanhado da palavra DesAparecido o cone empregado no projeto seriado de aes artsticas. Ao mesclar tcnicas como estncil, colagem, ilustrao, videoarte e interveno urbana, Kunrath leva s ruas uma produo alinhada a conceitos emprestados da fsica quntica: Para existir, toda matria deve desaparecer por milionsimos de centsimos de segundo e reaparecer reorganizada. Como eltrons, explica, seus trabalhos assumem espaos intermedirios do universo. As imagens levadas a espaos pblicos trazem em comum o cone descrito acima, reproduzido em aplicaes diversas. Blides, bichos, naves Arte em srie, no entanto, no deve ser necessariamente encarada como sinnimo de potencial artstico. A busca pode ser desenvolvida em vrias obras at que o artista descubra e d por concluda aquela srie. Outros continuam reelaborando composies e novas estruturas que alimentam o vnculo criativo entre artista e produo: srie, mas no produo em srie, enfatiza Vergara, para quem o risco das sequncias gerar acomodao, frmulas de sucesso.

Srie Encontros Inusitados, fotopinturas de Franklin Lacerda | imagens: acervo do artista

Sequncias e (in)consequncias
Produo seriada refora vnculo entre artista e obra, alm de estimular e facilitar a fruio dos trabalhos.
Por Tatiana Diniz
Quando a ilustradora Mariana Belm deu luz, os seres em seus desenhos ganharam asas. Nasciam duas sries paralelas, Pssaros de Gente e Mulheres Aladas, com as quais, h trs anos, a artista vem expressando os altos e baixos da experincia feminina. So o reflexo da minha vida, da perda de liberdade que a maternidade me trouxe. Finquei os ps no cho, criei razes, mas a cabea e o desejo de liberdade voam no papel, comenta. Com cores quentes, luz e fora, Mariana faz eco diversidade e intensidade dos seus sentimentos. Em apenas uma obra no conseguiria sintetizar o que vem aflorando em mim durante esse processo, diz. At hoje so mais de 20 desenhos, expostos pela primeira vez em setembro passado na coletiva 3 Lugares Diferentes, que aconteceu no Espao Muda, no Recife. Sequncia. Variao. Semelhana. Continuidade. Das pr-histricas cenas erticas repetidas nas pinturas rupestres nordestinas s sete telas de girassis pintadas pelo ps-impressionista holands Vincent van Gogh, a execuo seriada de obras marcou e marca as artes de todos os tempos. E se por um lado permite ao artista um envolvimento continuado com determinado estmulo criativo, por outro desperta a ateno dos colecionadores, que nas sries enxergam verdadeiros conjuntos de objetos de desejo. Mas nem tudo se resume ideia de colees.

Das cenas erticas repetidas nas pinturas rupestres nordestinas s sete telas de girassis pintadas por Van Gogh, a execuo seriada de obras marcou e marca as artes de todos os tempos.

Srie DesAparecido, de Leopold Kunrath, tcnica mista | imagens: acervo do artista

48

Continuum Ita Cultural

Participe com suas ideias

49

Ainda assim, ele no tem dificuldades em apontar as sries que mais admira na arte contempornea: No Brasil, os cinecromticos e as progresses de Abraham Palatnik; os blides, de Oiticica; a srie de bichos de Lygia Clark; os estudos sobre as rotaes do quadrado, de Almir Mavignier; as monotipias sobre a boca de forno, de Carlos Vergara; as Inseres em Circuitos Ideolgicos, de Cildo Meireles; os dobrveis Des-mov-em, de Paulo Roberto Leal; a srie de lonas de caminho, de Jos Bechara; as naves de Ernesto Neto; e os plasmatios e sudrios de Jos Rufino, lista. Na cena internacional, os autorretratos e retratos de Rembrandt; as cadeiras eltricas e as pinturas das sombras, de Andy Warhol; as diferentes variaes conceituais de Sol Lewitt; e os quadrados de Joseph Albers, completa. Baixe as calas! O deslocamento geogrfico de uma ideia tambm alimenta a produo continuada. Barcelona, Berlim, Estocolmo, Rio de Janeiro, So Paulo, Braslia, Aix en Provence, Milo e Varsvia so destinos para os quais Renata Faccenda j levou seu projeto En Bragas performance itinerante e interativa na qual voluntrios entram em uma cabine montada em espao pblico para fazer uma foto polaroide de seu corpo. O enquadramento vai do umbigo coxa e apenas uma condio imposta pela artista aos participantes: baixar as calas. Circulando pelo mundo com a cabine desde 2001, Renata gerou uma coleo com mais de 500 fotos. A srie ento passou de obra a matria-prima, e outros produtos foram gerados. O primeiro foi um jogo da memria criado a partir de uma seleo de 25 imagens (tambm disponvel em renatafaccenda.com/ enbragas/bajate.html). Atualmente, a artista desenvolve a srie indita Casais Alheios: So ampliaes de pares imaginrios, alheios entre si, unidos somente pela observao das fotos, por traos comuns ou totalmente dspares no tempo e no espao, conta. O trabalho de Renata ilustra o potencial de renovao implcito na produo seriada. Talvez por isso o formato chegue a ser adotado de forma deliberada e at conceitual por opo artstica.
50

Sries Pssaros de Gente e Mulheres Aladas, ilustraes de Mariana Belm | imagens: acervo do artista

Para o pintor Rinaldo, esse potencial evidente e capaz de otimizar os resultados. Os desenhos e pinturas dentro do contexto seriado organizam meu potencial criador e definem melhor os objetivos da mostra, comenta. A partir dessa percepo, h dois anos, ele desenvolve a srie O Olhar Contorcido pela mida Razo. A abordagem vai bem alm da prtica sequencial, gerando uma espcie de srie de sries: A cada cinco desenhos em tcnica mista sobre papelo, realizo uma pintura de 200 cm x 150 cm, conta. Toda srie composta de 11 pinturas e 55 desenhos e dever ser exposta em breve. Em alguns casos, a experimentao em torno de determinado suporte ou material o fio condutor do surgimento de uma sequncia de peas. Leda Catunda, por exemplo, concebeu obras com base em uma srie de camisetas brancas, enquanto Vik Muniz dedicou parte de sua obra a uma srie feita com sucata. Outras vezes, um estmulo imagtico se torna a fora geradora de vrias peas. Foi o caso de Louise Bourgeois, que espalhou pelo mundo esculturas de aranhas gigantes, a maior delas com 9 metros de altura. Os trabalhos homenageavam a me da artista, por ela descrita como inteligente e protetora, e o ofcio da tapearia transmitido por geraes como negcio da famlia.

Encontros inusitados No serto do Cariri cearense, uma investigao realizada por Franklin Lacerda em torno da tradicional atividade de fotopintura de retratos desvendou ao artista um universo ainda pouco conhecido. Percebi que existe uma forte presena do imaginrio local no processo de elaborao dos retratos pintados. Muitas vezes, o produto final corresponde a desejos no realizados dos retratados, conta. Com esse mote, o artista resolveu explorar a fotopintura como magia capaz de realizar desejos. H dois anos, ele desenvolve uma srie de fotografias-encontros reunindo personagens que nunca se encontrariam na realidade. Absurdos primeira vista, os retratos do impossvel fazem parte da tradio local do Cariri: Os clientes sempre buscaram os fotopintores na tentativa de recriar encontros com entes queridos ou com o Padre Ccero, por exemplo, explica Franklin. Para ele, a srie no tem prazo de validade: Ainda tem muito pano pra manga, observa. A importncia da continuidade reside em assumir que o trabalho est em constante transformao. Tcnicas to rsticas e em processo de desaparecimento por causa das novas tecnologias se renovam por esses fatores. A semelhana entre o que fao e o que os retratistas populares fazem est exatamente nesse exerccio de busca pelo aprimoramento da imagem. E acaba a tambm, conclui.
51

Srie En Bragas, fotografias de Renata Faccenda | imagens: acervo do artista

Continuum Ita Cultural

Participe com suas ideias

reportagem

Aida Cordeiro personal collector e atua exclusivamente como conselheira e mantenedora de colees privadas h cerca de dez anos. O trabalho nasceu da experincia em museus. Na dcada de 1980, ela catalogou as obras do MAC/USP. Era o momento anterior revoluo digital. Nos anos 1990, digitalizou o acervo do MAM/SP. As experincias permitiram que a profissional repetisse a tarefa em outras colees, e, enquanto pesquisava sobre o pintor Alfredo Volpi para um catlogo, surgiu seu primeiro cliente. Assim como os que se sucederam, era uma pessoa de alta condio social que, ao longo dos anos, foi acumulando obras de arte e, em um dado momento, se viu perdido em meio coleo. No sabia mais o que possua, onde estava e em que condies. Para ordenar o caos, Aida usou a frmula dos museus e o primeiro passo foi fazer um inventrio. Identificar, medir, fotografar, examinar e organizar a coleo em um catlogo. Trato tudo como um objeto. Meo altura e largura, pesquiso sobre a obra em livros e catlogos, e confirmo informaes sobre autoria, data, procedncia.

Aida voltou s grandes instituies, convidada para informatizar a Coleo Nemirovsky, da qual algumas peas tm exibio permanente na Pinacoteca do Estado de So Paulo, e a coleo de arte da Fundao Padre Anchieta. E os clientes no paravam. Assim, ficou conhecida no circuito fechado dos colecionadores e passou a se dedicar exclusivamente a eles. Mantm atualmente uma dezena de clientes. Trabalha apenas com uma auxiliar e uma fotgrafa e desconversa sobre o valor do trabalho. Os grandes colecionadores de arte no vivem na nossa realidade. outro mundo. Por exemplo, os catlogos que fao para eles tm um modelo cujo lbum de couro custa 2 mil reais e cada folha impressa em papel fotogrfico sai por 10 reais. H obras que valem mais que um apartamento. Alm de obras de arte, catalogou para seus clientes relgios, prataria, loua, tapetes, objetos de decorao antigos. Uma coleo, comenta, comea a existir a partir do 51 item. Mas desde o incio a catalogao importante. Assim como a conservao: deve-se sempre estar ciente de que os grandes inimigos dos objetos so a luz direta natural ou artificial e a umidade.

Mais de 12 mil brinquedos guardados em um apartamento na Vila Mariana, em So Paulo

Ordem no caos
Para valorizar e preservar uma coleo, seja do que for, h regras bsicas como conservao e catalogao.
Por Carlos Costa | Fotos Andr Seiti
Uma coleo organizada adquire outro status. Seja de selos, brinquedos ou arte. Catalogao, conservao, preveno do manuseio danoso, restaurao dos itens danificados. Essas so algumas das diretrizes que o colecionador deve seguir se pretende que sua coleo tenha vida longa e seja valorizada. Estabelecer um recorte, desenvolver uma curadoria, perceber similaridades e mensagens entre os componentes do acervo e primar pela esttica na hora de exp-los so outras normas importantes. Mas como cumprir essas determinaes? Nos museus, equipes de profissionais desempenham essas funes. Restauradores, curadores e muselogos profissionais especializados em catalogar, pesquisar, reparar e conservar garantem que as colees tenham valor histrico, credibilidade, consigam sobreviver ao contnua do tempo e, por meio de publicaes e exposies, possam chegar a novos olhos. Atualmente, diversos desses profissionais ampliaram a rea de atuao e organizam e mantm colees particulares. So as leis de oferta e procura do mercado, que j deram at nome a esses conselheiros pessoais de colees, os personal collectors.

Atualmente, diversos profissionais ampliaram a rea de atuao e organizam e mantm colees particulares. So as leis de oferta e procura do mercado, que j deram at nome a esses conselheiros pessoais de colees, os personal collectors.

Para ordenar uma coleo, usa-se a mesma frmula dos museus. O primeiro passo um inventrio

52

Continuum Ita Cultural

Participe com suas ideias

53

A manuteno consome diariamente horas de trabalho: um artesanato constante

Dicas de conservao no so simples. O conselho manter objetos em boas condies

No processo de catalogao, passa um pente-fino na coleo e avalia molduras, armazenamento, exposio. Pouco a pouco, pea a pea, identifica tudo. Obras em ms condies so enviadas para restauro. As que esto em situao de risco seguem para uma melhor condio de armazenamento. As compras passam a ser registradas, com todos os dados importantes, e a arrumao da coleo recebe ateno especial. Assim, a personal collector ensina sobre artistas, movimentos e estilos e aconselha a valorizao da coleo por meio de aquisio de peas importantes para o recorte do acervo, alm da democratizao do acesso s obras por meio de exposies, catlogos e aparies em revistas, livros. A circulao da obra de arte valoriza seu preo e muito importante. Tento mostrar isso aos colecionadores. Tambm cuido da parte de seguro, embalagem e transporte, para garantir que no ocorram danos. Coletnea de brinquedos Jean Scuto coleciona brinquedos h 12 anos. Segundo a esposa, Jane, o hbito comeou por prescrio mdica. Scuto era um publicitrio estressado e com lcera, por isso seu mdico o aconselhou a encontrar um hobby. Ele pensou sobre o tema alguns dias, at se deparar com um carro de brinquedo, de lata, fabricao japonesa, preto e no modelo dos carros de polcia de filmes, venda. Era o mesmo modelo que tinha amado em sua
54

infncia. Comprou e descobriu um mundo mgico, de lembranas e emoes; a infncia no estava perdida. Conheceu outras pessoas que colecionavam brinquedos, que buscavam em desespero algum item antigo. Especializou-se no tema. Ensinou o hobby esposa, alugou um apartamento para guardar as peas e deixou a publicidade para viver da e para a coleo. Hoje, em um andar de um edifcio na Vila Mariana, em So Paulo, guarda mais de 12 mil brinquedos. Algumas bonecas vende por mil reais. Sabe de cor ano, fabricante, modelo. Discorre sobre histria contempornea relacionando os materiais da indstria de brinquedos, os mais vendidos, os jogos, a roupa das bonecas. Scuto aluga peas para gravaes de filmes e propagandas; monta exposies e sonha, um dia, poder dar coleo um local digno de exposio: O museu de brinquedos que a cidade ainda no tem. E a manuteno do acervo consome, diariamente, horas de trabalho. Lavar bonecas, refazer penteados, cuidar dos olhos, das roupas. Consertar mecanismos de movimentos e emisso de sons. Um artesanato constante. Dessa forma, a loja tambm um hospital. O casal desenvolveu tcnicas especficas e faz com que bonecas voltem vida e carrinhos a andar. E, como regra para manuteno, apontam dois conselhos que todo adulto deve ter ouvido na infncia: no molhe nem guarde com as pilhas.

Restauro e conservao Slvia Ferreira restauradora de obras de arte. Trabalha para instituies e colecionadores privados h mais de 20 anos. Atualmente, observa que as colees privadas demandam mais trabalho. Os colecionadores, geralmente, tm maior poder aquisitivo e podem investir em mais manuteno. Segundo ela, o restauro implica a educao do colecionador. Depois de ver uma obra restaurada e receber os laudos que descrevem o processo, o colecionador abre os olhos para uma srie de detalhes. Aprende o que abaloamento e craquel, a olhar o verso das pinturas, a perceber as intervenes. Dicas de conservao no so simples de prescrever. Segundo Slvia, cada caso merece ateno especfica. No adianta dizer que uma tela deve ser limpa com um objeto macio, como um pincel, porque, se tem ranhuras, mesmo um pincel seco pode causar danos. Meu conselho que conservem em boas condies, em local seguro, e chamem um profissional para avaliar o estado da obra, sempre que necessrio. Slvia explica que estar atento ao armazenamento evita diversos acidentes, frequentes com quadros que ficam atrs de uma porta ou na altura de um mvel, como uma cadeira, que, ao encostar-se

obra, arranha ou mesmo rasga a tela. Outra dica estar seguro de que o suporte na parede apropriado ao peso e s dimenses da tela ou a escultura no est na passagem, sujeita a trombadas dos transeuntes. Em outras palavras, bom senso. Uma lenda que combate que o restauro desvaloriza a obra. Segundo ela, o restauro bem feito tem efeito contrrio. Por exemplo, acaba de restaurar uma tela comprada num leilo na Inglaterra que estava coberta por verniz e tinha interferncias que escondiam o nome do autor. Na limpeza, retirando camadas e recuperando cores, ela resgatou a assinatura e deu tela novo valor de mercado. Ela traz na trajetria outras histrias de resgate arqueolgico, como um quadro de Lasar Segall em que conseguiu restabelecer a data original e uma pintura da escola cusquenha, em que percebeu uma interveno para cobrir um buraco na tela, interferindo na obra original. Desenharam um crnio onde havia apenas uma parte de uma caveira. Mudaram a obra, que pude resgatar por meio de pesquisa. O trabalho de restauro tem durao e valor relativos, de acordo com as condies da obra. Pode durar meses e valer mais que o quadro ou ser breve e custar pouco em relao ao valor da obra. Por exemplo, a tela do leilo ingls, que tinha lance inicial de 50 mil libras, teve restauro de 4 mil reais.
55

Continuum Ita Cultural

Participe com suas ideias

reportagem

Vestir o presente com a memria do passado


Roupas, sapatos e acessrios podem significar muito mais do que objetos colecionveis. Eles so farto material para anlise histrica.
Por Roberta Dezan
O ato de colecionar to velho quanto o homem. Ele atende sua necessidade de, atravs do inventrio, do registro, arquivamento, catalogao e outras prticas anlogas, ordenar a realidade excessivamente dispersa do mundo, e, no limite desse esforo ordenador, dar um sentido prpria existncia. Frederico Morais, O Colecionismo no Sistema da Arte (Soraia Cals, 2003) A moda mantm relaes diretas e distintas com a palavra coleo. O termo pode ser empregado para determinar o conjunto de peas de vesturio e acessrios acumulados no decorrer do tempo, com a inteno de preservar a histria de uma poca, deixar um legado para as geraes posteriores, ou at mesmo por razes unicamente afetivas, acaso, impulso repentino ou gosto pessoal. Alguns estudiosos do colecionismo chegam a falar em obsesso, ansiedade, sublimao, compensao autogratificante e coisas do gnero. Outra interseo entre os termos talvez soe mais interessante. Hoje, quando nos referimos ao conjunto de peas criadas por um designer para determinada estao, com variaes de um mesmo tema, utilizamos a palavra coleo para design-lo. Essa relao elucida a insero de um modo coletivo de trajar e diz muito sobre a sociedade e os hbitos de consumo, como os conhecemos atualmente.

Imagem da exposio Flvio de Carvalho Desveste a Moda Brasileira da Cabea aos Ps MuBE | foto: Gustavo Zylbersztajn

As roupas danam nos cabides e depois envolvem os corpos humanos num bal que aproxima, afasta e se recria todos os dias para embalar nosso modo de vida em direo ao futuro. (Carol Garcia e Ana Paula de Miranda)
A coleo de moda um fenmeno recente e surgiu somente com o estabelecimento dos costureiros em maisons. Com a chegada da mquina de costura, em 1870, as casas puderam produzir mais rapidamente e oferecer uma coleo de modelos ainda inditos. A funo do costureiro, em sua natureza, era apresentar algo elite diferente do que havia cado no gosto popular. O objetivo era distinguir os privilegiados tradicionais daqueles novos ricos, emergentes. Hoje em dia a coisa mais complexa, e h estilos cuja inteno exatamente uniformizar. Sendo assim, analisar uma coleo de moda nos d a ideia de conflitos de classes, de costumes. Falar de moda no falar exclusivamente de roupas, explica a especialista em autonomia da moda em espaos culturais Priscila Rezende. Instrumento de documentao Se a moda, como pensa o jornalista especializado no assunto Ricardo Oliveros, um dos mais importantes e confiveis documentos para entender o esprito de cada tempo, ilustraes, registros fotogrficos, croquis, vdeos, catlogos e revistas e colees de roupa e complemento desempenham a funo fundamental de atuar como materiais histricos. Esses instrumentos documentais nos permitem analisar, refletir e entender melhor as rupturas sociais e estticas que nos trouxeram at aqui. Dessa forma, podemos compreender com mais clareza e senso crtico o que passou, a realidade de hoje e o que ainda est por vir. As roupas danam nos cabides e depois envolvem os corpos humanos num bal que aproxima, afasta e se recria todos os dias para embalar nosso modo de vida em direo ao futuro, observam Carol Garcia e Ana Paula de Miranda, em Moda Comunicao: Experincias, Memrias, Vnculos (Anhembi Morumbi, 2005). Colecionismo x consumismo A consultora de moda Gloria Kalil refora a importncia de diferenciar colecionismo de consumismo. Normalmente colecionadores de moda so profissionais da rea, pois tm como inteno primordial conservar peas representativas, smbolos de viradas histricas, de transies, como no caso dos tailleurs de jrsei de Coco Chanel e de peas de Yves Saint Laurent. Uma mulher que compra cem pares de sapatos numa nica temporada est mais para
57

56

Continuum Ita Cultural

Participe com suas ideias

consumista do que para colecionadora, enfatiza. O autor e professor de histria da moda Joo Braga d outro direcionamento questo ao dizer que com certeza existe uma diferena entre algum que compra diversos pares de sapatos para consumir numa estao e um colecionador convencional. Mas se essa pessoa guarda esses sapatos com o intuito de criar uma memria j podemos falar em colecionismo, e caso ela nem os use temos o colecionismo propriamente dito, acredita. Para Adolpho Leirner, que soma ao seu acervo diversas obras de arte de alto valor cultural e agregado, todo colecionador rene, em doses iguais, amor, paixo, descobertas, procura incessante, critrio e racionalidade. Colecionar um prazer individual, uma relao de afetividade com determinados objetos. Prazer que se amplia e se renova enormemente cada vez que a coleo exposta. O ato de colecionar est ligado a uma conduta, a uma postura do universo do luxo, independentemente da natureza da coleo, pois est relacionado sempre ao desejo e no necessidade. Ele envolve tambm um aspecto de raridade, de escassez, pois o colecionador sai caa e costuma gastar um dinheiro considervel por aquilo que deseja, completa Braga.

Para alm da coleo Apesar de sua coleo no se enquadrar como algo que ser fruto de estudos e anlises complexas daqui a alguns anos, a mestra em ecologia e voraz consumidora de esmaltes Camila Zatz encontrou uma maneira de expor e tornar seu hobby relevante para outras pessoas: comeou a escrever no blog Loucas por Esmalte. Com aproximadamente 12 mil acessos nicos por dia, o blog escrito por Camila e mais duas colaboradoras, que testam produtos, mostram novas tcnicas, discutem tendncias e, claro, mostram suas colees. As novas tecnologias possibilitaram s prticas individuais uma mudana de carter e dimenso, tornando-as muito mais abrangentes. O veculo permitiu s colecionadoras, que juntas somam mais de 2 mil vidrinhos coloridos, dividir com o leitor algo, at o momento, estritamente particular. Compartilhar suas descobertas lhes possibilitou conhecer diversas pessoas com os mesmos interesses e at lhes rendeu consultorias para marcas de cosmticos. As empresas percebem que temos credibilidade como consumidoras e que nossas opinies so levadas em considerao por um grande pblico. Sendo assim, elas acabaram criando uma maneira de entrar em contato direto com seus clientes. Algumas mandam produtos para avaliarmos, outras nos convocam para participar de pesquisas internas ou at mesmo para bate-papos informais sobre o que gostaramos de ver no mercado, diz Camila.

Capas da publicao francesa LOfficiel exposio LOfficiel: 90 Anos de Histria da Moda Espao Iguatemi

A blogueira acredita que, apesar de a moda mudar a cada estao, algumas pessoas tm essa vontade de colecionar (ou consumir em larga escala) peas volteis e efmeras, sem valor documental expressivo, pois os modismos passam mais rpido que alguns gostos pessoais. De fato, a moda um poderoso instrumento de insero humana no contexto cultural e amplia as possibilidades corpreas para alm dessas peas, pelo uso de roupas e adornos que o vento no leva e o tempo no consegue apagar. Moda de museu Os museus so o desdobramento lgico das colees de arte. medida que crescem, elas passam a exigir espaos cada vez maiores e tecnicamente adequados e pessoal especializado, alm de recursos humanos e financeiros que j no podem ser suportados e/ou administrados por seus proprietrios. As roupas podem exigir mais empenho para a conservao do que muitas obras de arte com exceo de algumas contemporneas criadas com materiais diversos , pois tecidos so perecveis e no costumam resistir to bem ao do tempo. O segredo do colecionismo ter e manter, e ainda no h tcnicas adequadas para conservar algumas peas de vesturio. As feitas de elastano, por exemplo, muito usadas nos anos 1980, possuem borracha na composio. Com o tempo o tecido endurece e vira p. Ainda no se sabe ao certo como preservar essas roupas, observa o professor Braga.

Mesmo inspirando muitos cuidados e dividindo a opinio de especialistas, que divergem quanto ao fato de a moda poder ou no ser encarada como arte devido sua relao indissocivel com o mercado , esse tipo de coleo est gradualmente figurando no centro de alguns museus e galerias, mesmo no havendo polticas pblicas adequadas com o compromisso de preservao da memria dos vestveis. No ms de novembro de 2010, em So Paulo, trs exposies com focos diferentes, porm complementares, foram a prova de que a moda est finalmente sendo entendida como cultura. A inteno comum era demonstrar por meio de capas de revista (LOfficiel: 90 Anos de Histria da Moda), vdeos, croquis e figurinos (individual do estilista Conrado Segreto), fotografias de Bob Wolfenson, Gui Paganini e Klaus Mitteldorf, e de estudos pioneiros de Flvio de Carvalho (Flvio de Carvalho Desveste a Moda Brasileira da Cabea aos Ps) o transitrio, o efmero, o contingente capaz de gerar grandes inovaes, impor novas exigncias, mudar a direo do olhar coletivo. sempre possvel reabrir algumas portas da arte de um passado recente ou remoto e, feito isso, estabelecer a continuidade entre o que aparentemente deixou de ser e o que ainda no . A moda tem o poder de desempenhar papel semelhante, mas, para se legitimar como cultura, ela precisa quebrar paradigmas, assumir uma importncia, um campo cultural prprio e estabelecer suas relaes com o todo, no apenas com o mercado, conclui Priscila Rezende.
59

Imagem da exposio Flvio de Carvalho Desveste a Moda Brasileira da Cabea aos Ps MuBE | foto: Thelma Vilas Boas

58

Continuum Ita Cultural

Participe com suas ideias

reportagem Formadores de opinio Mais de uma dcada depois, os seguidores de Fleming no deixaram sua histria morrer. Se ele aparecesse hoje, certamente seria blogueiro e se ocuparia de listas virtuais embora o autor Nick Hornby j tenha declarado que seria impossvel escrever esse mesmo livro ambientado nos dias atuais, uma vez que as lojas de discos como a do personagem praticamente no existem mais.

Quem d mais?

foto: Andr Seiti

como um vcio. De repente, voc se pega listando at os cinco melhores entregadores de pizza dos ltimos trs meses. (Jos Gomes Navarro)
Isso porque a internet campo frtil para a hierarquizao de nossos gostos e desgostos comeando pelo cone Favoritos das pginas dos navegadores. Nas redes sociais, a todo momento aparecem correntes na linha dos mais da temporada. Atualmente, uma corrente tomou conta do Facebook, por exemplo. O texto sempre o mesmo, s variam os itens, como livros, filmes, msicas etc.: No demore muito para pensar sobre isso. Quinze livros que vo sempre estar com voc. Liste os primeiros quinze que voc lembra em no mais do que quinze minutos. Eles no tm que estar em ordem de importncia. Marque quinze amigos, incluindo eu, porque eu estou interessado em ver quais livros meus amigos escolheram. Como usuria do Facebook, recebi alguns desses convites. Confesso que achei to difcil que no me animei. Costa, do Scream & Yell, explica essa dificuldade: quase todo mundo se complica quando tem de relacionar numa ordem de importncia aquilo de que mais gosta. fcil entender. Afinal, listar os melhores quer dizer que algo ou algum ser preterido, o que chato e, na maioria das vezes, inaceitvel. E, principalmente, difcil porque as coisas so diferentes umas das outras, o que nos faz olhar cada coisa do seu jeito, e no como concorrentes.

As listas de favoritos ganham fora e a brincadeira de hierarquizar as coisas cresce com as redes sociais. Tem gente que passa o dia pensando nos 5 melhores filmes, nas 10 melhores msicas e nos 15 melhores romances. De onde vem essa mania?
Por Mariana Sgarioni
Responda rpido: quais os cinco filmes que mudaram sua vida? Os cinco melhores guitarristas de todos os tempos? Os cinco principais bordes de novela que caram na boca do povo? Os cinco livros que mais prenderam sua ateno? E as cinco pessoas que mais fizeram voc sofrer? D para passar o dia inteiro listando os cinco melhores e os cinco piores. Os especialistas na brincadeira garantem que a partir de um tempo inevitvel sair dos top five e passar para os 10 mais, at chegar incrvel marca dos 15. como um vcio. De repente, voc se pega listando at os cinco melhores entregadores de pizza dos ltimos trs meses, brinca o publicitrio carioca Jos Gomes Navarro, 42 anos, um listeiro convicto. O hbito que se tornou mania compulsiva comeou, segundo Gomes, quando leu o livro Alta Fidelidade (Rocco, 1998), do ingls Nick Hornby, l pelos idos de 1999. O personagem principal, Rob Fleming, dono de uma loja decadente de discos em Londres e tem obsesso por listas. Ele acaba de tomar um fora da namorada, Laura, e logo no incio do livro j despeja sua primeira lista, em que consta o nome das cinco ex-namoradas que mais o fizeram sofrer lembrando que Laura no significava tanto assim para ele, portanto no merecia entrar nas cinco mais. Fleming se tornou um cone pop de uma dcada, tanto que sua histria virou filme e, mais tarde, no Brasil, tornou-se uma pea de teatro (A Vida Cheia de Som e Fria, 2000). Muita gente diz que essas escolhas, listas e tais so coisas de americano, sempre querendo competir, mas, estranhamente, o livro que mais celebra a cultura pop em geral, e listas em particular, Alta Fidelidade, foi escrito por um ingls, lembra Marcelo Costa, editor do site de msica Scream & Yell (screamyell.com.br) e f de Fleming.

Frame do filme Alta Fidelidade, adaptado do livro homnimo, originalmente publicado em 1995

60

Continuum Ita Cultural

Participe com suas ideias

61

No caso do convite do Facebook, eu me interessei em conferir a lista alheia, em busca de boas dicas culturais, mais do que em fazer a minha prpria. Portanto, alm de colocar as preferncias em ordem, os listeiros acabam, de certa maneira, agindo como formadores de opinio. Sobretudo quando o ambiente uma rede social s no Brasil, as redes atraem 29 milhes de pessoas por ms, o que quer dizer que oito em cada dez brasileiros com acesso internet esto em algum desses sites, como Facebook ou Orkut. Tecnologicamente, um blog tem o mesmo poder comunicativo que a CNN, lembra o socilogo italiano Massimo di Felice, especialista em mdias digitais e professor da ECA/USP. O multimdia Marcelo Tas um desses formadores de opinio que no escondem seu gosto em elencar os acontecimentos. Muita gente aguarda com ansiedade suas listas. No CQC, programa comandado por ele na TV Bandeirantes, sua trupe arranca gargalhadas com o quadro Top Five, que pina, semanalmente, a dedo, as cinco escorregadelas mais divertidas exibidas na televiso. J entraram para essa disputada lista uma reprter entrevistando pombos e a apresentadora Hebe Camargo caindo do sof. Recentemente, Marcelo Tas elegeu as dez piores mancadas do Twitter. Entre elas, o tweet de Sasha, filha de Xuxa, em que ela escreveu sena, em vez de cena, e as palavras da cantora Sandy dizendo que as vtimas do terremoto no Haiti podiam esperar, uma vez que em terras brasileiras as coisas no iam to bem. No sentido inverso, neste ano, Tas foi includo na lista dos cinco humoristas mais influentes do mundo, elaborada pela revista americana Foreign Policy, especializada em poltica.
62

Denis Pacheco, autor do blog Topismos: listas como forma de controle | foto: Andr Seiti

Mas que mania essa? Muitos dos listeiros juram que esse hbito surgiu bem antes de Rob Fleming. O relaes-pblicas Denis Pacheco, de 27 anos, autor do blog Topismos (topismos.blogspot.com), diz que foi influenciado, sim, pelo personagem, mas que sempre teve esse hobby. Sempre tive o hbito de fazer listas, no necessariamente listas pblicas. Usava-as como forma de me organizar para ver filmes e sries, ouvir discos ou hierarquizar que livros ia ler primeiro. Anotava em bloco de notas ou agendas, somente como forma de controle, afirma. O estudante de engenharia Daniel Souza, que pretende lanar nos prximos meses um blog s com suas listas, concorda: Desde criana eu arrumava minhas colees numa ordem com os itens que mais gosto em cima da pilha. Todo listeiro que se preze tem regras para incluir (ou excluir) algo de sua lista. A maioria diz que os critrios so principalmente emocionais o item deve ter alguma ligao com sua histria de vida e sua maneira de ver o mundo. preciso ter uma ligao emocional comigo. Nem sempre fcil mensurar relevncia, ainda mais quando se trata de cultura pop, por isso, como assino a lista, o maior critrio que utilizo mesmo minha relao

Marcelo Tas apresenta o quadro Top Five do programa CQC | foto: divulgao

com cada um dos objetos ali mencionados. Alm do critrio emocional, s vezes utilizo regras mais simples como cronologia ou ordem alfabtica, explica Pacheco. Segundo o listeiro Jos Navarro, esses critrios so to rgidos que, em geral, uma lista demora dias (ou meses) para ser finalizada. Outro dia me pediram para fazer a lista das dez melhores bandas dos anos 1990, no melhor estilo Rob Fleming. Pior: tive s uma semana para entregar. Passei dias sem dormir, incluindo e excluindo itens, lembra ele, um fantico por rock. Cheguei concluso de que dez era muito pouco para uma dcada. Quando terminei, j fui logo avisando: tenho certeza que vou querer mudar isso mais tarde. Os amigos dos listeiros, como esse que pediu a seleo a Navarro, j esto acostumados e acabam entendendo esse estado volvel constante, assim como essa mania de hierarquizar tudo o tempo inteiro. J fui chamado de obcecado algumas (vrias) vezes. Costumava andar com uma planilha de Excel no celular onde listo os filmes a que assisti, os livros que queria ler e os discos que mais gostei no ltimo ano, resume Pacheco. Ele acredita que depois de tantos anos passou a ser mais compreendido por amigos e familiares. Ou ento eles aprenderam a fingir muito bem, diverte-se.
63

Continuum Ita Cultural

Participe com suas ideias

perfil

O dentista e desdentado Lido Maranho

Amostras da Revista do Rdio dos anos 1950, com Emilinha Borba e Nelson Gonalves formosos como nunca, ele tambm tem. Calendrios da folhinha dos idos de 1967, panfletos com a programao do extinto cinema Art Palcio, no Recife (PE), fotografias do gal Tyrone Power tem. Esse rapaz era o ai, Jesus das mulheres. Eu levava a namorada para o cinema e tinha de ir uma acompanhante. Chegava l, a moa ficava com ai, Jesus por Tyrone. No levei mais. E livros de receitas afrodisacas para melhorar a potncia masculina e frmulas de remdios fitoterpicos para dezenas de enfermidades tem tambm. De tudo, a mais original: a coleo da histria oral do povo nordestino. Registrada pelo ainda pesquisador, fotgrafo, escultor e antroplogo formado pela rotina da persistncia, Lido Maranho, em 31 dirios. Foram escritos a prprio punho, com relatos garimpados depois de praticar a ouvidoria nas ruas durante dez anos. A histria oral do Nordeste s Lido tem. Joe Gould brasileiro Com essa coletnea de dirios, ele concretizou o sonho que o americano Joe Gould no conseguiu realizar. Conhecido bomio de Nova York dos anos 1930 e 1940, foi personagem do livro O Segredo de Joe Gould, de Joseph Mitchell (Cia. das Letras, 2003). Joe passou a vida tentando colher fragmentos do cotidiano a maior e mais importante histria oral da humanidade, prometia, orgulhoso. Lido perambulou diariamente pelo bairro de So Jos, no Recife, entre os anos 1960 e 1970. Tornou-se amigo de camels, prostitutas, cantadores, ambulantes vendedores de remdios, de ervas. Prestava ateno nas frases, decorava-as, corria para um lugar reservado, a Igreja da Penha, ali pertinho, e as colocava no papel.

O memorialista do povo
Lido Maranho: um dentista desdentado que, ao longo de 40 anos, reuniu uma coleo de mais de 30 mil peas e histrias do povo.
Por Silvia Bessa | Fotos Ricardo Labastier
Tem dezenas de missais em brochura austeros; rplicas de livros de catequese com sacanagens. Recordatrios de mais de mil pessoas mortas, centenas de cartes-postais, um sem-nmero de cordis, assim como uma mquina enorme de madeira rstica e pesada para fabricar os tais folhetos. Edies do almanaque publicitrio Biotnico Fontoura, da dcada de 1940, com a deliciosa narrativa do caboclo Jeca Tatuzinho, inspirado em personagem criado por Monteiro Lobato, para prevenir a doena do amarelo. Tem. Se voc reunir todos os best-sellers do Brasil, para mim, no d um exemplar desse, diz o proprietrio do relicrio, Lido Maranho dentista por formao; colecionador de objetos, expresses e costumes populares por devoo. uma beleza..., admira o senhor de 85 anos. Parece saborear o patrimnio enquanto repete a frase preferida, seguida por uma sonora risada que mostra a boca banguela. Sou dentista e desdentado. meu marketing, explica Lido, o memorialista do povo. A imagem do doutor banguela ficou mais prxima daqueles que, ao longo de 40 anos, lhe ensinaram e estimularam a preservar nas estantes e nas paredes as lembranas do tempo e de quem nele esteve. Sua coleo acumula 30 mil itens, com personalidade e passado notveis.

Amostras da coleo que conta com mais de 30 mil itens

Gosto de andar como merda na cheia, sem fazer planos, revela. Fico observando uma coisa, outra, ouvindo pedaos de conversas e, s vezes, fao entrevistas. Quando iniciei esse negcio, comeou um boato do povo de que estava cadastrando o pessoal para mandar para as obras da Transamaznica, lembra o homem de ouvidos e olhos indiscretos. Lido permanece na ativa: H pouco, ouvi algum dizendo, de gozao, que o pastor estava comendo a aleluia da irm. So expresses que marcam uma poca. No uma beleza?! Como Gould, Lido andava (e ainda anda) para cima e para baixo ouvindo o povo da cidade dele. O pernambucano escreveu mo, com caneta, quase 4 mil linhas. A partir dos dirios de campo como ele os rotula publicou 13 livros. Tudo o que colheu nas ruas, de palavras quilo que seria quinquilharia no parecer do desinteressado, est no seu acervo. Ele guarda os dirios com outras dezenas de colees num espao bem cuidado nos fundos da sua residncia em Bairro Novo, Olinda, onde mora h 50 anos. O ambiente se
65

64

Continuum Ita Cultural

Participe com suas ideias

Cordis que integram a coleo

transformou em algo entre museu e galeria de arte (sim, ele possui ainda muitos quadros de pintores famosos de Pernambuco, a exemplo de Joo Cmara, Bajado e Jos Cludio). L, funciona o Memorial da Cultura Popular. Dos 30 mil itens, h 15 mil cpias de fotografias. A maioria clicada por Lido: Fui fazendo aos poucos quando via algum ou alguma coisa interessante. S ando a p ou de nibus. Encostei o carro porque ele individualiza muito as pessoas. A coleo dele nica, afirma Marcos Galindo Lima, doutor em histria, professor da UFPE, biblioteconomista e responsvel pelo projeto de digitalizao do acervo de Lido. Ele lana uma previso: Ainda servir para muitos estudos sociolgicos e antropolgicos. Oitenta por cento do trabalho de digitalizao j foi concludo, com recursos obtidos na Petrobras. O que caracteriza e diferencia a coleo de Lido que ele faz um registro das pessoas. Por isso, o ttulo de escriba do povo a melhor definio que deram a ele, considera Marcos Galindo. Para Lido no faltam adjetivos. a maior autoridade das ruas do Recife, j disse o diretor do Centro de Pesquisa Luso-Brasileira da Universidade de Sorbonne, em Paris, Raymond Catel. Lido Maranho um dos maiores conhecedores da literatura de cordel do Nordeste, avaliza o romancista Ariano Suassuna: Com uma particularidade: enquanto todos ns, estudiosos como Diges Jnior ou simples curiosos como eu, conhecemos ou vemos os folhetos como um bando de eruditos de gabinete, Lido vive e convive com todo o seu estranho, pobre, vaticinante, mgico e duro mundo. Assim foi o princpio A paixo e a coletnea dos folhetos literrios populares tiveram incio em 1967, quando ele se embrenhou pelas estradas do Nordeste para conhecer mais o cangao. O dentista quis fazer o que considerava ainda por ser feito no Brasil, no Nordeste, em Pernambuco, no Recife. A ideia de se misturar com o povo e colecionar tudo o que era pouco valorizado ou excludo surgiu numa viagem Espanha. Na dcada de 1960, graduado em odontologia e comunista ligado ao Movimento de Cultura Popular, resolveu viajar pela
66

Europa. Percorreu 11 pases em trs anos de carona. Passou pelo Palcio de Alhambra, em Granada, e soube do impulso que o americano Washington Irving (1783-1859), visionrio que escreveu a novela Cuentos de la Alhambra, em 1829, aps uma imerso na regio, havia dado para ajudar a transformar o palcio numa atrao turstica. Quando voc volta, fica mais brasileiro. Vi que estava tudo por fazer, conta. Mos obra. Quando cheguei praa do Mercado So Jos, vi meu Palcio de Alhambra. A partir da, vieram as visitas rotineiras regio do mercado, os dirios, o garimpo de relatos, a observao dos hbitos e a coleta de objetos: da caixa de fsforos coberta por croch cor-de-rosa ao pedao de ferro contorcido. Porque at ferro-velho, colhido no centro do Recife, ele resolveu colecionar. Para preservar a memria arquitetnica, argumenta. Visitava tudo que era ferro-velho. Gostava muito do de seu Joo, na Rua das guas Verdes. Depois ele inflacionou porque um dia levei um catlogo de um prmio que ganhei. Seu Joo, sabido que s, soltou esta, conta Lido com sorriso no rosto: Perguntei a ele quanto custava tal pea. Ele olhou para mim e disse: Na mo do senhor, sei no. No quero nem dar preo . Lido conta e, logo em seguida, ri de si mesmo. Ou dos outros. Ou dos dois. Cada pea de ferro-velho, quadro afixado na parede, fotografia, postal, xilogravura, revista ou folheto de Lido Maranho tem uma histria para contar. E ele bom quando as conta porque parece se divertir antes mesmo de terminar. H um monte de relatos dos amigos da Praa do Sebo, onde se vendem livros usados, que ajudou a fundar no centro do Recife, em 1981. Os amigos selecionavam as preciosidades. Uma vez fui praa e um vendedor chamado Jaime disse pra mim: Doutor, hoje no tem nada do gnero. Olhei para ele, ri porque falar nada do gnero muito bom, mas insisti em procurar. A achei um livro que me interessei. Ele, ento, percebeu e se adiantou: Esse da guardei para o senhor , relata Lido. No uma beleza? Conversar com Lido se perder nas histrias, viajar nas expresses e conhecer um mundo que correu e corre fora das janelas dos automveis e mal se ouve.

Histria digitalizada
Cerca de 25 mil itens da coleo de Maranho j podem ser consultados na internet.
As expresses e o pensamento de Joo Antnio de Barros o J. Barros, poeta popular e primeiro entrevistado da coleo dos dirios memorialistas de Lido Maranho, em 10 de julho de 1971 , da prostituta Maria Branquinha e do ambulante apelidado de Fazendeiro, e tudo o que foi guardado pelo pernambucano durante 40 anos faro parte do futuro. Internautas j podem consultar parte do acervo e tero oportunidade de v-lo quase por completo em alguns cliques, ainda neste ano. Os 30 mil itens do acervo de Lido Maranho, para o qual no necessrio direito autoral, tm sido digitalizados pelo projeto Memorial da Cultura Popular, coordenado pelo biblioteconomista e doutor em histria Marcos Galindo Lima. Galindo e equipe passaram dois anos, 2008 e 2009, debruados sobre a recuperao, o tratamento e a organizao da coleo. Estima-se que uma mdia

de 80% do material j foi digitalizado algo em torno de 25 mil itens. Parte do acervo j est disponvel no site do projeto (memorialpopular.org). Galindo adotou um padro internacional de catalogao, moderno e refinado, para tornar as consultas geis. Responsvel pelo Laboratrio de Tecnologia do Conhecimento do Departamento de Cincia da Informao da UFPE, o Liber, revela que foi o prprio Lido quem se movimentou para tornar pblico e preservar o que guardou por quatro dcadas. O professor espera para os prximos meses o anncio de um novo patrocnio da Petrobras para a concluso do projeto de digitalizao. Galindo viu relquias no acervo de Lido que lhe impressionaram. As fotografias, em particular, merecem um estudo especfico. Outra meno foi para o material relativo s prostitutas dos anos 1920. Um dos livros de Lido, no prelo, foi baseado em material reunido e trata da prostituio na rea porturia do Recife. Se um dia voc encontrar o colecionador, pode dar o mote da conversa. Ele adora falar de sexo e de tudo o que diga respeito ao assunto. Qualquer semelhana com o gosto popular no mera coincidncia.

Continuum Ita Cultural

Participe com suas ideias

67

PROGRAMAO ESPECIAL NA RDIO-WEB DO ITA CULTURAL


Na nova srie Estreo Saci, personalidades do meio musical apresentam especiais sobre grandes nomes da msica brasileira, destacando a vida, as histrias, os trabalhos e algumas curiosidades dos homenageados.
A compositora pernambucana Lulina apresenta Dolores Duran, o rapper Parteum apresenta Tom Capone e o maestro Leandro Carvalho apresenta Villa-Lobos, mas a programao no para por a.

Acesse
itaucultural.org.br/estereosaci

You might also like