You are on page 1of 12

VIRTUDES E VCIOS EM ARISTTELES E TOMS DE AQUINO: OPOSIO E PRUDNCIA*

Cludio Henrique da Silva **

Pretendemos, nesta exposio, fazer uma breve reflexo sobre como Aristteles estabelece o quadro das virtudes e vcios na tica a Nicmaco1, luz do conceito aristotlico de opostos (a contrariedade, em especial) e sobre o papel da prudncia na definio das outras virtudes, temas que sero posteriormente retomados por Toms de Aquino. No pretendemos aqui tratar exaustivamente desta temtica dada a sua extenso e complexiadade, mas dar os primeiros passos no sentido de uma melhor compreenso da posio aristotlica acerca das virtudes e dos vcios, em especial a prudncia, e sua relao com a questo dos opostos por ele tratada no Livro Iota da Metafsica2.
Texto apresentado no IV Colquio do CPA, Poltica e tica na Antigidade Clssica, em 25/11/98 - IFCH/UNICAMP. Graduando em Filosofia, IFCH, UNICAMP e bolsista IC-CNPq/CPA. 1 ARISTTELES, tica a Nicmaco, trad. Leonel Vallandro e Gerd Bornheim, Col Os Pensadores, vol. IV, Ed Abril Cultural, So Paulo, 1973. 2 Aristotles Metaphysics, a revised text with Introduction and Commentary, by W.D.Ross, volume I, Oxford, Clarendon Press, reedio de 1958.
** *

Boletim do CPA, Campinas, n 5/6, jan./dez. 1998

129

Cludio Henrique da Silva Toda a filosofia aristotlica marcada por um forte senso teleolgico. No tocante tica em particular, toda ao humana tende a um fim. O fim um bem. Todas as aes humanas e todos os fins particulares a que elas correspondem tendero a um fim ltimo, o bem supremo. Da investigao acerca do bem supremo feita no interior da tica a Nicmaco conclui-se que homem deve aperfeioar-se naquilo que o distingue de todas as outras coisas, isto , a razo. Ainda que muitos, como aponta Aristteles3, julguem que o bem supremo seja o prazer e o gozo, ou a honra, ou juntar riquezas, parece que nenhum deles sozinho o representa completamente. Visar somente o prazer e o gozo nos torna semelhantes aos escravos e aos animais. A honra, por sua vez, depende mais de quem a confere do que daquele que a recebe, no se manifestando como algo que nos seja prprio, mas como algo extrnseco. E, por fim, as riquezas se constituem um meio e no um fim. A partir destas consideraes, "a virtude constitui a raiz donde decola a ao conforme o bem, o prazer o seu acompanhamento natural e a prosperidade a sua condio prvia normal"4. Aristteles distingue duas espcies de virtude5: a virtude intelectual, que tem como objeto o saber e a contemplao, e a virtude moral, que tem como objeto os atos da vida prtica. Enquanto que a virtude intelectual requer experincia e tempo para desenvolver-se, pois vem, via de regra, atravs do ensino, a virtude moral adquirida pelo hbito. Diferentemente dos sentidos que j esto presentes em ns desde o incio, isto , os possumos antes de us-los, as virtudes so adquiridas pelo exerccio. Nos tornamos justos praticando atos justos.
3 4

Cf. tica a Nicmaco, I, 5, 1095b 13 a 1096a 12. ROSS, Sir David. Aristteles. Publicaes Dom Quixote, Lisboa, 1987. 5 Cf. tica a Nicmaco, I, 13, 1103a 5 a 10.

130

Boletim do CPA, Campinas, n 5/6, jan./dez. 1998

Virtudes e vcios em Aristteles e Toms de Aquino: oposio e prudncia Sobre a prtica destes atos, Aristteles indica o caminho da moderao. A falta ou o excesso devem ser evitados. Um sentimento ou uma conduta, sendo deficiente ou excessiva, torna-se um vcio. O excesso ou a falta de exerccios levam o corpo debilidade, assim como o excesso ou a falta de ingesto de alimentos. O mesmo ocorre com as virtudes. No caso da coragem, por exemplo, covarde aquele que teme a tudo e no faz nada. Isto um vcio por deficincia. Aquele que nada teme e parte de encontro a todos os perigos torna-se temerrio. o vcio por excesso6. Uma pequena lista de virtudes pode ser extrada da tica a Nicmaco, fornecendo-nos um quadro7 resumido de vcios por deficincia e por excesso e a virtude correspondente, que est situada entre ambos:
Vcio por deficincia Covardia Insensibilidade Avareza Vileza Modstia Moleza Indiferena Descrdito Prprio Rusticidade Enfado Desavergonhado Malevolncia
6 7

Virtude Coragem Temperana Liberalidade Magnificncia Respeito Prprio Prudncia Gentileza Veracidade Agudeza de Esprito Amizade Modstia Justa Indignao

Vcio por excesso Temeridade Libertinagem Esbanjamento Vulgaridade Vaidade Ambio Irascibilidade Orgulho Zombaria Condescendncia Timidez Inveja

Cf. tica a Nicmaco, II, 2, 1104a 10 a 1104b 2. ROSS, Sir David. op.citada. p. 208-209 (E.N., 1107a 28 - 1108b 10, 1115a 4 - 1128b 35).

Boletim do CPA, Campinas, n 5/6, jan./dez. 1998

131

Cludio Henrique da Silva Os sentimentos e paixes tendem ao excesso ou deficincia. A virtude a moderao. Est entre dois extremos, entre dois termos opostos. Ambos esto no mesmo gnero. Caso contrrio, no haveria passagem, no poderamos encontrar um termo, a virtude, no meio do caminho dos vcios. Aristteles nos oferece uma definio mais detalhada sobre este tipo de oposio no Livro Iota da Metafsica. Este livro possui dez captulos e se estende de 1052a 15 at 1059a 14. Aristteles, no captulo primeiro, estuda as significaes principais do um. No captulo segundo estuda a relao complexa entre ser e um. Esta relao aparece como problema filosfico desde o clebre poema de Parmnides e retomada no dilogo Parmnides de Plato. A partir destes dois captulos preparatrios a respeito do um e do ser, desenvolve-se a relao do um com a multiplicidade e o conseqente desdobrar-se de oposies: um e mltiplo, mesmo e outro, semelhante e dissemelhante, contrrios, contraditrios, privao, intermedirios, perecvel e imperecvel. Aristteles apresenta diversos modos de oposio e chama antikimena (opostos) aos termos relativos um do outro (por ex: dobro e metade), aos termos contrrios (enanton), aos termos contraditrios (antfasis) e aos termos que exprimem a privao (stresis) e a posse (xis) de uma mesma caracterstica8. Em 1055a 4, Aristteles aponta para uma completa diferena, isto , a mxima diferena possvel: contrariedade. Enquanto as coisas que diferem quanto ao gnero precisam da ponte pela qual se transformam umas em outras9, os contrrios so os extremos a partir dos quais se produz a
8

Cf Metafsica, 1018 a 20-22, e I 1055 a38: Os opostos so: contradio, privao, contrariedade e relao. 9 Cf Metafsica, I, 1054 b23 e ss.

132

Boletim do CPA, Campinas, n 5/6, jan./dez. 1998

Virtudes e vcios em Aristteles e Toms de Aquino: oposio e prudncia gerao entre as coisas que diferem quanto espcie, e cuja distncia entre os extremos mxima. O mximo em cada gnero completo10, de modo que a contrariedade a mxima, isto , a diferena completa. H paralelismo de significado entre contrrio e completo: O mximo em cada gnero perfeito11. Mximo, diz Aristteles, aquele que no pode ser superado e perfeito aquele que completo, ou seja, alm do qual no se pode conceber mais nada. Uma coisa no pode ter mais que um contrrio pois no pode haver algo mais extremo que o extremo. A contrariedade a diferena entre dois plos12. No possvel forjar uma diferena alm do gnero e, alm disso, contrrias so as coisas que mais diferem dentro do mesmo gnero. A primeira contrariedade a posse ou a privao, mas somente a privao completa. Todos os demais contrrios so nomeados em conformidade com esta primeira contrariedade; uns porque a possuem, outros porque a produzem ou esto em potncia de produz-la; outros por serem aquisies ou perdas desses ou outros contrrios. A contrariedade difere de contradio porque no h um termo mdio nesta, mas sim naquela. Sob este aspecto, Aristteles parece preparar-se neste livro da Metafsica para estabelecer uma relao de contrariedade entre os vcios e, encontrar entre eles, um termo mdio, a virtude. A distncia entre cada vcio, estando ambos no mesmo gnero, mxima. Um caracterizado pela privao completa de um sentimento, capacidade ou disposio. o vcio por deficincia. E o outro tem a posse completa. o vcio por excesso.

10 11

Idem, I, 1055 a 10. Idem, I, 1055 a 11. 12 Idem, I, 1055 a 19.

Boletim do CPA, Campinas, n 5/6, jan./dez. 1998

133

Cludio Henrique da Silva Existe um grau conveniente, um ponto considerado ideal, onde situase a virtude. No chega a ser exatamente um ponto situado no meio do caminho, surgido de uma diviso aritmtica. Se assim o fosse, no nos sentiramos inclinados a considerar a coragem como sendo o termo contrrio da covardia. No entanto, para Aristteles, a coragem est entre a covardia e a temeridade. claro que a coragem se encontra mais prxima da temeridade. Ele prope um justo meio, mesots13. A virtude ora est mais prxima do excesso, ora mais prxima da deficincia. Em torno do conceito de mesots gira toda a moral aristotlica. A questo agora como chegar a este justo meio. Para isto a prudncia parece ter um papel bastante importante. A prudncia uma das quatro virtudes cardeais (prudncia ou sabedoria, justia, coragem e temperana) da Antigidade e da Idade Mdia. No tem hoje o mesmo significado usado por Aristteles e por So Toms de Aquino. Ficou reduzida a um aspecto: cautela, cuidado. Quando dizemos que algum prudente, pensamos em algum que age com cuidado e cautela. Mas, em seu significado mais amplo, a prudncia basicamente tomar a deciso certa (risco, cautela) para o momento. Envolve, alm do carter de cuidado, de precauo, uma necessidade de arriscar, de algo que deve ser feito. tambm chamada de sabedoria prtica. Aristteles foi o primeiro a distinguir claramente a sabedoria prtica (phrnesis) da sabedoria terica (sophia). A definio de Aristteles para a prudncia (phrnesis) encontrada no Livro VI, captulo V da tica Nicmaco (1140 a24 at 1140 b31).

13

Cf tica a Nicmaco, II, 6, 1106a 25 a 1107a 5.

134

Boletim do CPA, Campinas, n 5/6, jan./dez. 1998

Virtudes e vcios em Aristteles e Toms de Aquino: oposio e prudncia Aristteles inicia o captulo V do Livro VI da tica Nicmaco, dizendo que se pode fazer uma idia do que seria a prudncia a partir da considerao de quais so os homens que merecem o ttulo de prudentes. Ele aponta para uma marca distintiva do homem prudente (phrnimos): ele capaz de deliberar e julgar de um modo conveniente sobre as coisas que podem ser boas para ele, no sobre aspectos particulares (como a sade e o vigor do corpo), mas sobre o que pode contribuir para a sua felicidade, para a vida boa em geral. Para tanto, Aristteles se utiliza do fato de que chamavam prudente o homem que, em determinado assunto, calculou bem para atingir alguma boa finalidade, sempre com relao coisas que no dependem da arte14. A partir disso, Aristteles apresenta vrios argumentos para mostrar que a prudncia no pertence arte nem cincia. Inicia dizendo que o homem prudente em geral o que sabe deliberar bem. Acrescenta que ningum delibera sobre coisas que no mudam e nem sobre coisas que no pode fazer. Ora, temos que a cincia suscetvel de demonstrao e que a demonstrao no se aplica a coisas que podem mudar. Alm disso, no possvel deliberar sobre coisas cuja existncia seja necessria. Da ele conclui que a prudncia no cincia porque aquilo que objeto da ao pode ser distinto do que ela , e nem arte porque o gnero a que pertence a produo diferente daquele a que pertence a ao. Uma vez constatado que a prudncia no arte e nem cincia, Aristteles passa a indagar se a prudncia uma faculdade que, descobrindo o verdadeiro, age com o auxlio da razo em todas as coisas que so boas ou ms para o homem.

Aristteles define arte no captulo anterior: Logo, como j dissemos, a arte uma disposio que se ocupa de produzir, envolvendo o reto raciocnio;... (E.N, 1140 a 20).

14

Boletim do CPA, Campinas, n 5/6, jan./dez. 1998

135

Cludio Henrique da Silva O objeto da produo sempre diferente da coisa produzida, isto , o produzir tem uma finalidade diferente de si mesmo. Ao contrrio, o objeto da ao sempre a prpria ao, uma vez que o fim a que ela se prope unicamente o agir bem. Baseado nisto, Aristteles toma Pricles e outros homens na mesma condio dele como exemplos de homens prudentes, porque so capazes de ver o que bom tanto para eles quanto para os homens que eles governam e aponta que esta a qualidade que se v nos chefes de famlia e homens de Estado. Neste ponto Aristteles comenta que o prazer e a dor no corrompem ou transtornam todas as concepes de nossa inteligncia, como por exemplo, se o tringulo tem ou no seus ngulos iguais a dois retos. No entanto, o prazer e a dor podem turbar os princpios a que se referem ao moral. O princpio da ao moral sempre a causa final que visada. O homem atordoado pelo prazer ou pela dor perde de vista essa causa, no sabe mais o que pode ser ou no bom. Aristteles fala dessa maneira com o intuito de apontar a prudncia como necessria a todas as virtudes, uma vez que diz que ela uma qualidade que, guiada pela verdade e pela razo, determina a nossa conduta sobre as coisas que podem ser boas para o homem. Na arte pode haver graus de virtude ou excelncia, mas no na prudncia. Aristteles diz que prefervel que quem erra na arte o faa voluntariamente, o que deve ocorrer de modo contrrio em relao prudncia e s virtudes. E isto claro: quem erra involuntariamente na arte mostra que ainda lhe falta alguma excelncia, que falta aprimorar a sua tcnica. Ento prefervel errar voluntariamente. Mas no caso da prudncia ou de qualquer virtude, errar voluntariamente contraria a prpria prudncia ou virtude. Assim, ele conclui que a prudncia uma virtude e no uma arte. 136 Boletim do CPA, Campinas, n 5/6, jan./dez. 1998

Virtudes e vcios em Aristteles e Toms de Aquino: oposio e prudncia Como so duas as partes da alma que se guiam pelo raciocnio, a prudncia a virtude da opinio, porque como ela, versa sobre coisas variveis. Por fim, Aristteles a considera mais do que uma disposio racional, uma vez que as disposies podem ser esquecidas e a prudncia no. Resumindo, deste captulo da tica Nicmaco, que vai de 1140 a24 at 1140 b31, podemos inferir que a prudncia para Aristteles uma virtude intelectual por estar relacionada verdade e razo, sendo uma disposio que determina a nossa conduta sobre as coisas que podem ser boas para o homem, ou seja, permite deliberar corretamente sobre o que bom ou mau para o homem, no em si (sobre aspectos particulares) e nem em geral, mas em determinada situao. Ela no cincia pois esta trata do que necessrio ao passo que a prudncia cuida do que contingente. No se delibera quando no se tem escolha, isto , se possvel ou suficiente uma demonstrao. E no arte, como foi visto, mas uma virtude. Aristteles distingue a prudncia da sabedoria, isto , sabedoria prtica (phrnesis) de sabedoria terica (sophia), sendo o primeiro a fazer esta distino. Para ele a sabedoria terica orientada para objetos mais elevados, no bastando agir bem para viver bem. No entanto, a sabedoria terica necessita da prudncia para no se tornar loucura, e de modo semelhante, todas as virtudes tambm no podem prescindir dela. Assim como no mundo grego, tambm na tradio monstica da Igreja ps-Bblia at o fim da Idade Mdia a prudncia teve grande importncia, ficando conhecida tambm como discernimento. Em Toms de Aquino cruzam-se as duas fontes: Aristteles e a tradio monstica. So Toms de Aquino define a prudncia (prudentia) nos artigos 1-5 da questo 47 da IIa IIae da Suma de Teologia. Tomando os aspectos principais desses cinco artigos observamos que Toms de Aquino caracteriza a Boletim do CPA, Campinas, n 5/6, jan./dez. 1998 137

Cludio Henrique da Silva prudncia de forma genrica (artigos 1-3) e depois de forma especfica (artigos 4-5). No artigo 1 temos que a prudncia diz respeito razo. Ccero15 observava que prudentia vem de prouidere, que significa tanto prever quanto prover. Sendo uma atividade de previso e envolvendo confronto de dados, normalmente vincula-se a prudncia ao conhecimento racional. Para mostrar que a prudncia diz respeito ao conhecimento, Toms de Aquino recorre ao testemunho da etimologia16 (Santo Isidoro, no livro Etimol.). A prudncia reside no domnio da razo prtica. o que se extrai do artigo 2. A razo prtica a que se refere ao que devemos fazer, visando um determinado fim, isto , deliberao. Ora, diz-se que prudente aquele que tem a capacidade de bem deliberar. De fato, a prudncia est vinculada razo prtica. No artigo 3 temos que a prudncia tambm diz respeito ao singular por ser uma aplicao dos princpios universais ao, lembrando que a ao da ordem do singular. No artigo 4 conclui-se que a prudncia uma virtude, regendo todas as outras, e uma virtude especial (artigo 5), distinta da demais. Toms de Aquino caracteriza a prudncia como recta ratio agibilium (reto proporcionamento do que matria de ao), como Aristteles na tica Nicmaco VI, 5, 1140 b20 e 1140 b5. De forma similar a arte a recta ratio factibilium e a cincia, recta ratio speculabilium. Tanto a prudncia como a arte e a cincia so recta ratio, isto , visam a algum tipo de verdade. A prudncia visa a verdade da vida; cincia visa a verdade terica e especulativa e a arte, a verdade da obra.

15 16

Ccero, Des lois, XXIII. Trad. Appuhn, reed. G.-F., 1965, p.149. Nascimento, Carlos Arthur do. A prudncia segundo Santo Toms de Aquino. Sntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 20, n 62, 1993.

138

Boletim do CPA, Campinas, n 5/6, jan./dez. 1998

Virtudes e vcios em Aristteles e Toms de Aquino: oposio e prudncia Ele mostra, ainda, que a prudncia deve reger as outras trs virtudes cardeais. A prudncia se pe servio de fins que no so dela, ocupandose apenas com a escolha dos meios. A exemplo do sol que influi nos outros corpos. De fato, como agiria o corajoso sem a prudncia? Ou o justo? Daqui temos o sentido amplo da palavra prudncia a que nos referamos antes. A prudncia pende para a cautela (que o significado comum hoje) e para o risco. Lembremo-nos do exemplo da coragem, onde colocamos o corajoso em oposio ao covarde. De fato, a coragem est mais prxima de um extremo (a extrema ousadia, temeridade) que de outro (covardia). Mas ela em si no um extremo, mas regulada pela prudncia, ocupar o melhor ponto entre os extremos. Seguindo a argumentao de Toms de Aquino no artigos apresentados claro o cruzamento das fontes bblicas, da tradio monstica com a fonte aristotlica. E mais: Aristteles e ele, parecem concordar na definio de prudncia como uma virtude intelectual, no sendo nem arte, nem cincia, regendo as outras virtudes. Um tipo de sabedoria, mas sabedoria prtica, sabedoria da ao, na ao, para a ao17. A recta ratio agibilium, embora seja um termo de difcil traduo, o que parece conter todo o significado da phrnesis e da prudentia. Esta proximidade entre Aristteles e Toms de Aquino nos remete questo da posteridade histrica do pensamento antigo. Este foi um dos objetivos deste trabalho ao tratar do papel da prudncia em relao s virtudes nestes dois autores. Alm disso, outro ponto que nos motivou a esta pesquisa foi verificar a possibilidade de um intercmbio dos conceitos pos17

COMTE-SPONVILLE, Andr, Pequeno Tratado das Grandes Virtudes, Martins Fontes, So Paulo, 1995, cap. 3, pg. 39.

Boletim do CPA, Campinas, n 5/6, jan./dez. 1998

139

Cludio Henrique da Silva tulados por Aristteles entre as suas obras, aqui em particular entre a Metafsica e a tica a Nicmaco. Pareceu-nos muito evidente que a leitura dos livros da Metafsica de Aristteles se mostram cada vez mais indispensveis para a compreenso de suas outras obras. Finalizando, gostaramos de lembrar o carter introdutrio deste trabalho. Esperamos que oportunamente possamos dar continuidade esta reflexo, dando-lhe mais profundidade e consistncia.

140

Boletim do CPA, Campinas, n 5/6, jan./dez. 1998

You might also like