You are on page 1of 4

1

CURSO :ESPECIALIZAO DO TCNICO DE ENFERMAGEM ETESB/FEPECS ORGANIZAO:MARIA DE FTIMA TEIXEIRA DOS SANTOS A Sade do Idoso na Estratgia Sade da Famlia sob o olhar da Enfermagem. 1-INTRODUO: No ano de 1994 teve incio o Programa Sade da Famlia que nasceu como um programa proposto pelo governo federal aos municpios para implementar a ateno bsica.O Programa Sade da Famlia, considerado uma das principais estratgias de reorganizao dos servios da rede bsica e de reorientao das prticas profissionais neste nvel de assistncia, no qual a promoo da sade , preveno de doenas e reabilitao se constitui seus pilares. Os atores e sujeitos envolvidos e comprometidos com o novo modelo de valorizao das aes de promoo;proteo de sade; preveno de doenas e ateno integral a sade das pessoas se propem a debater e analisar a mudana do paradigma vigente desde 1970, que tinha como base a supervalorizao das prticas da assistncia curativa, especializada e hospitalar, que induzia ao excesso de procedimentos de alta tecnologia e de uso medicamentos trazendo com isso a fragmentao do cuidado. Atualmente, o PSF definido com Estratgia Sade da Famlia (ESF), ao invs de programa, uma vez que o termo programa denota uma atividade com incio, desenvolvimento e finalizao. O PSF uma estratgia de reorganizao da ateno primria e no tem previso de um tempo para finalizar esta reorganizao. Tratando-se do Idoso podemos dizer que o conceito de fragilidade no novo; porm, recente a sistematizao das informaes que possibilitam a indicao de que um idoso est frgil, e conseqentemente,vulnervel aos efeitos adversos de estresses de menor impacto(TEIXEIRA,p.3) IDEM (p.3) afirma que:

O termo fragilidade tem sido usado, com freqncia, entre os profissionais da gerontologia e da geriatria para descrever uma sndrome clnica, caracterizada por maior susceptibilidade s doenas, s quedas e ao declnio funcional no envelhecimento.

O olhar da enfermagem como equipe deve estar em concordncia com o Programa do idoso que tem como objetivos e metas: a) Fazer um diagnstico das condies funcionais dos idosos; b) Identificar os idosos fragilizados; c)Melhorar o acesso dos idosos aos servios de sade; d)Qualificar o atendimento clnico dos profissionais, e)Reduzir a mortalidade prematura causada por doenas agudas e crnicas; f) Reduzir as internaes hospitalares evitveis dos idosos; g) Promover melhora da qualidade de vida; h) Definir as atribuies da equipe de sade da famlia na ateno ao idoso; i) Definir as referncias para tratamento especializado do idoso. A rede primria de sade deve estar preparada para identificar os fatores agravantes e desencadeantes da fragilidade do idoso.( ESTORILIO,2006.p.5) A enfermagem como parte essencial do ESF deve prestar aos idosos de sua rea de cobertura, uma assistncia integral e isso s possvel quando se conhece as particularidades da pessoa idosa.( LIMA e ALVES ,p.4). Portanto as discusses desse estudo que serviro de base para ateno da enfermagem no ESF e que retrataro o seu olhar de cuidados ,sero pautadas nas alteraes morfo-funcionais do idoso e cuidados nutricionais . 2-ENVELHECIMENTO BIOLGICO X CONSIDERAES GERAIS: O censo de 2000 evidenciou 14.569.029 pessoas idosas ( > = 60 anos) representando 8,6% da populao. As PROJEES Em 2020 - 32.000.000 (+/_ 15% da pop. total) 6 pop. Idosa do mundo, em nmeros absolutos.

REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS E ELETRNICAS: 1-ANDR,Jaime. O idoso frgil: aspectos gerais.So Paulo. Disponvel em http://www.nestlenutricaodomiciliar.com.br/downloads/O %20idoso%20fragil.pdf10. Acesso em 13/10/2010. 2- TEIXEIRA, Ilka Nicia, DAquino Oliveira. Reviso da Literatura sobre Conceitos e Definies de Fragilidade em Idosos. Revista Brasileira em Promoo da Sade, Vol. 21, Nm. 4, sin mes, 2008, pp. 297-305 Universidade de Fortaleza.Brasil.Acesso 13/10/2010.Disponvel em http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/408/40811508011.pdf. 3- ESTORILIO, Elisabete Amodio. Protocolo de Ateno Sade do Idoso.
Disponvel em www.pmf.sc.gov.br/saude/protocolos/protocolo_de_atencao_a_saude_do_idoso.pdf acesso em 13/10/2010. 4- LIMA , Hemelyni Ceclia Gonalves; ALVES, Fabiana Paulino . O Papel da Enfermagem na Sade do Idoso dentro da Ateno Bsica de Sade.Disponvel em artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_13961/artigo_sobre_o_papel_da_enfermage m_na_sa%C3%9Ade_do_idoso_dentro_da_aten%C3%87%C3%83o_b %C3%81sica_de_sa%C3%9Ade.Acesso em 12/10/2010. 5-

You might also like