You are on page 1of 3

Introduo

O teorema de Pitgoras to conhecido por aqueles que terminaram o ensino mdio, a maioria dos alunos conhecem apenas as relaes dos catetos e hipotenusa o teorema das somas dos ngulos internos do triangulo , o inicio do calculo das propores, necessrios para resoluo de exerccios em sala de aula, ainda no tem idias de como estes teoremas relativamente simples esconde por traz um intelecto brilhante de um gnio da matemtica que mudou os caminhos da humanidade com as suas descobertas algumas at desconcertantes como a raiz de 2 que no se adequava ao conhecimento da matemtica da poca, pois no pode ser escrito com a relao de dois nmeros inteiros como os nmeros racionais. Na sociedade moderna assim como na Grcia antiga suas teorias e conceitos mudaram o mundo antigo e norteia o mundo moderno. A engenharia no seria possvel sem este conceito, a arquitetura no poderia criar suas obras, e deu grande contribuio a musica, conseqentemente nossa sociedade seria diferente no sentido das artes e da tecnolgica. O legado de Pitgoras de Samos ira auxiliar a humanidade por muito tempo e ira durar o tempo em que a humanidade durar... Anima-te por teres de suportar as injustias, a verdadeira desgraa consiste em comet-las Pitgoras de Samos matemtico e filsofo grego.

Caminhada do Conhecimento

Pitgoras nasceu em 565 a.C. na ilha grega de Samos, leste do mar Egeu. O pai era um rico gravador e mercador local chamado de Mnesarcos. Pitgoras cresceu na idade do ouro na cultura grega antiga. Os gregos se expandiram para o mar negro e o sul da pennsula italiana. Na acrpole de Atenas eram construdos os primeiros templos de mrmore e comeavam a surgir os primeiros filsofos em Mileto, na sia Menor. Um desses primeiros filsofos, Anaximandro, viria a ser professor de Pitgoras. A filosofia ocidental foi inaugurada por Tales de Mileto vinte anos antes do nascimento de Pitgoras, logo ainda era novidade e o seu auge ainda estava por ser alcanado. Para obter seu conhecimento matemtica Pitgoras viajou ao Egito, naquela poca as viagens ao oriente era consideradas uma forma de adquirir conhecimento o Egito era considerado mais culto do que a Grcia, No Egito tiveram incio as cincias matemticas, pois l as naes dos sacerdotes tinham muito tempo livre, os gregos estavam ocupados demais lutando uns com os outros para se importar com a beleza dos clculos matemticos. Do Egito, Pitgoras teria viajado para a Babilnia. No sculo VI a.C. os babilnios eram bem versados em astronomia. Calcularam o ciclo dos eclipses lunares e solares com muitos sculos de antecedncia dos eventos e a preciso eram de apenas um dia. Alguns desses registros foram feitos 800 a.C. e so os mais antigos documentos cientficos existes. Tambm atribudo aos babilnios um registro feito sobre matemtica, um tablete de argila de nome Plimpton 322, em homenagem a George Plimpton, ele foi criado a 3700 a.c no se sabe ao certo onde este tablete foi encontrado, parte dos tabletes foram trazidos por pessoas que o roubaram de algum lugar. Acredita-se que o Plimpton 322 e parte de um tablete maior que foi quebrado. Foram necessrios

2 dcadas para que se entendesse seu contedo. No Plimpton 322 esto escritos os comprimentos dos catetos de 15 diferentes tringulos retngulos, eles so os tringulos retngulos que vemos no teorema de Pitgoras. Que diz que o quadrado da hipotenusa de um triangula retngulo e igual soma dos quadrados dos catetos. surpreendente, um milnio antes de Pitgoras nascer os Babilnios j conheciam esta relao. Os historiadores acreditam que o nome de Teorema de Pitgoras se da porque foi ele o primeiro a provar as relaes.

You might also like