You are on page 1of 2

Diagnstico Psicopedaggico Organizado por Janaina Luna Psicopedagoga, Professora de Ingls e Portugus, Tradutora e Revisora de textos.

Fases do desenvolvimento da criana Desde o perodo na barriga da me, o ser humano j possui um aparato auditivo. Por isso, necessrio que os pais comeam uma interao com o beb desde o carinho feito pela me at a utilizao da msica. Por meio do grito na hora do nascimento, o beb j inicia seu desenvolvimento da fala. Aps duas ou trs semanas, o choro passa a se diferenciar dependendo do estmulo que a criana recebe. muito importante estimular a criana de forma auditiva e afetiva para que o seu desenvolvimento lingstico esteja dentro do padro da normalidade. Por volta dos oito e nove meses, as crianas comeam a desenvolver intencionalidade, ela comea a codificar mensagens. A criana necessita de audincia e geralmente comea a tocar na me ou pux-la, ganhar contato visual e procurar fazer gestos que indiquem os objetos. O uso destes sinais chamado de funo comunicativa e expresso inicialmente atravs de gestos. Funes como pedir, interagir e chamar a ateno so as primeiras formas de comunicao prlingustica. Para utilizar estas funes (entre os seis e os doze meses), as crianas desenvolvem um repertrio vocal que lhes permitem tambm regular as interaes com os seus cuidadores. As fases de desenvolvimento da criana quanto a comunicao est dividida em trs estgios. 1. Estgio Pr- locutrio (do nascimento da criana at segunda metade do primeiro ano de vida (sexto ms), continuando ao longo do segundo ano de vida). Nesta fase, a criana torna intencionais os seguintes sinais: chorar, rir, utilizao da face que iro suportar a sua interao com o meio. Inicialmente o comportamento da criana caracterizado por interaes atencionais nas quais a criana tende a discriminar estmulos. Ela responde aos estmulos com comportamentos indiferenciados. Por exemplo, o choro, que indica normalmente dor, desconforto ou necessidades, mas no identifica necessariamente a causa do problema. A me interpreta o comportamento do beb e responde diferencialmente. Quando a criana chora, ela quer chamar a ateno da me, alert-la para algum desconforto e fazla investigar a causa. Logo que a criana comea a fazer deliberadamente tentativas para partilhar experincias especficas com o seu cuidador, surgem interaes contingentes, onde o seu comportamento diretamente relacionado com o manter das interaes. Assim, os seus sinais que eram resultado de reflexos internos, como chorar, tornam-se mais convencionais para uma determinada resposta a esse contexto comunicativo. Ao final desta fase a criana torna-se mais interessada na manipulao de objetos, comeando assim a usar gestos convencionais. Estes gestos so normalmente breves e incompletos e demonstram um conhecimento sobre o propsito do objeto, ou o seu uso funcional. Estes gestos constituem a forma primitiva de nomear e categorizar os objetos fazendo-os pertencer a uma classe. Tambm, ao final desta fase, a criana comea a apontar para os objetos que no esto ao seu alcance.

2. Estgio Ilocutrio (entre os oito / nove meses de vida) Neste estgio a criana usa gestos ou vocalizaes ou ambos para comunicar as suas intenes, e os seus comportamentos comeam a ser diferenciados por meio de sinais de intencionalidade. Este estgio est dividido em trs sub-estgios, nos quais a criana: a. Exibe-se a si mesma. Esta fase caracteriza-se por interaes diferenciadas, onde o seu comportamento se comea a tornar coordenado e regulado na tentativa de atingir o seu objetivo de comunicao. Exemplo: levanta os braos para ser levada ao colo, esconde a face, mostra-se tmida. b. Mostra objetos, estende-os para o seu cuidador, sem os relacionar com este. Chama a ateno por meio do olhar e dos gestos para estes objetos como uma forma de partilhar ateno. c. J capaz de demonstrar um grande grupo de gestos convencionais (mostrar, dar, apontar e pedir). Outras formas de gestos no convencionais (birras e o esconder-se) tambm esto presentes nesta fase. A criana passa a desenvolve o seu prprio estilo de gestos no convencionais. Finalmente o beb desenvolve um ou mais gestos funcionais dirigidos a um significado especfico como: tocar na boca repetidamente com inteno de comer ou correr para a porta com a inteno de sair. Nestes gestos iniciais podemos considerar duas funes comunicativas: as imperativas (pedidos que a criana realiza, sinalizando a partilha de um objeto) e os declarativos (permitem partilhar informao, assim como pedi-la, so o dar, mostrar, apontar). Neste caso as crianas usam o objeto para obter ateno do adulto. 3. Estgio Locutrio (quando acontece a produo da primeira palavra com significado) nesta fase que o beb comea a usar linguagem simblica, passando a realizar interaes simblicas. A criana comea a interagir com a me os gestos e o apontar. As verbalizaes convencionais usadas pelo beb podem ser ou no acompanhadas por gestos. Por exemplo, primeiro desenvolve-se o gesto de apontar, depois a vocalizao aliada ao apontar e por ltimo desenvolve-se a nomeao aliada vocalizao. Assim, palavras e gestos so usados para referenciar o mesmo contedo. Inicialmente, as mensagens so representadas inteiramente por gestos. Por volta do primeiro ano de vida, os gestos so utilizados para comunicar de uma forma mais simblica. O desenvolvimento da comunicao est baseado no desenvolvimento da criana normal. Assim as competncias comunicativas progridem segundo duas dimenses: dimenso vertical e dimenso horizontal (funo comunicativa). Referncias http://www.brasilescola.com/fonoaudiologia/acompanhamento-desenvolvimento-linguagembebe.htm. Acesso em 02.08.2011.
http://descobreaterapiadafala.blogspot.com/2011/03/caracteristicas-pre-linguisticas-e.html. Acesso em 01.08.2011.

You might also like