You are on page 1of 2

Matriz de tarefa individual* Mdulo: MDULO 3 - ESTRATGIA Frum DE EMPRESAS Ttulo: MODELOS E PLANOS DE AO Aluno: FERNANDO FRANCO LEO

Disciplina: ESTRATGIA DE EMPRESAS Turma: EEEAD_T0180_1110_E6 Introduo Discutiremos sobre a adoo de estratgias que promovam a inovao dentro do contexto empresarial, tendo como referncia o Cirque du Soleil. Cinco foras competitivas Tendo, nesse trabalho, sempre a referncia do Cirque Du Soleil (CDS), traaremos um paralelo com as cinco foras competitivas de Porter. Tomando as linhas horizontais dessas tais foras, temos: - Grau de rivalidade inter-empresarial: o CDS no seu surgimento tinha concorrentes semelhantes na atuao, porm divergentes quanto aos meios e com diferenciao dos espetculos. Ou seja, o CDS veio com uma proposta de valorizar o potencial de seus artistas, e no integrar animais em suas apresentaes, criando assim um diferencial nico e importantssimo. Seus concorrentes praticamente estavam parados em relao ao crescimento das suas empresas, e tinham focos de ao muito restritos do ponto de vista geogrfico. O CDS alm da proposta de espetculo de rua, sem animais, com musicas elaboradas e ao vivo, figurinos exclusivos e altamente elaborados, ausncia de diologos, ele j apresentava uma viso de atuao mais ampla geograficamente, ou seja, uma ao globalizada. - Poder de negociao do cliente e fornecedor: o poder de negociao do CDS no meu entendimento foi algo realmente muito estratgico. Visto que, trata-se de uma empresa nica no ramo, sem concorrente altura, que necessita de matria prima diferenciada e qualificada para confeco prpria de suas fantasias (vesturio), um comprador com domnio da informao sobre o produto, e de ser uma empresa que na sua rea uma referncia. Tal custo da elevada tecnologia transferida aos valores de seus ingressos, que realmente so nmeros acima dos concorrentes. - Ameaa de novos concorrentes: no caso do CDS as barreiras de entrada de novos concorrentes torna-se difcil pelo nvel de qualidade de seu produto, pelo perfil de seu consumidor (CMV) que sempre est disposto a pagar caro por um espetculo fantstico, de altssima qualidade tcnica. - Ameaa de produtos substitutos: a viso correta e antecipada das necessidades dos maiores clientes, um trabalho vital para o CRM da empresa. o que o CDS faz constantemente, tentar colocar sempre um novo espetculo ao ano, sempre com temas atualizados e intrigantes. Estratgias competitivas O CDS dentro dos Grupos Estratgicos eu o Classificaria em Grupo-B (linha reduzida de produo, em mdia um novo espetculo ao ano; alta tecnologia e alta qualidade de seu produto). A Estratgia de Liderana do Custo total observada dentro do CDS em sua intensa tecnologia, instalaes eficientes, sistema de logstica dos espetculos, publicidade a nvel mundial, eficincia nas operaes, sistema de informaes e controles bem estruturados. A posio de baixo custo garante retorno elevado.

A Estratgia de Diferenciao adquirida pela excelncia dos produtos (servios) oferecidos, inovaes, e um departamento de marketing capacitado para vendas e fortalecimento da marca.

Cadeia de Valor O Cirque Du Soleil (CDS) tem sua cadeia de valor representada fortemente por atividades de suporte, visto que seu foco venda de servios, e desta forma a maneira de agregar valor ao seu produto ter excelncia nas suas atividades meio ou de suporte. A atividade fim ou primria est bem focada na melhoria dos servioes prestados e no marketing/venda dos mesmos.

Concluso Finalizando, o Cirque Du Soleil (CDS) um bom exemplo de gesto empresarial, com estratgias competitivas agressivas e dinmicas. As estratgias competitivas e a cadeia de valores assumidas pelo CDS fizeram com que se tornasse uma empresa nica no ramo do entreterimento e de difcil imitao.

Referncias bibliogrficas

CAMPOS, Celso Jos de. Empresa, ncleo de ensino e aprendizado. Conjuntura econmica, Rio de Janeiro, v. 55, n. 7, jul. 2001. PORTER, Michel E. Foras que definem a competio entre empresas. In:_______. Estratgia competitiva: tcnicas para anlise de indstrias e da concorrncia. Rio de Janeiro: Campus, 1991. MAGRO, Jos Luis. Idias e tcnicas de gesto. Disponvel em: <www.classecontabil.com.br>. Acesso em: 25 ago. 2005. MCGAHAN, Anita M. Como um setor muda. [S.l.: s.n.].

*Esta matriz serve para a apresentao de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocnio: lgico-argumentativa ou lgico-matemtica.

You might also like