You are on page 1of 7

A DECLARAO DOS DIREITOS HUMANOS COMO INSTRUMENTO DE ENSINO

RONALDO DE FARIAS GOULART

O objetivo final do desenvolvimento o bem-estar social, que deve garantir pessoa humana as condies de ser, no plano econmico, um cidado sadio, no plano poltico, um cidado participante, e no plano cultural, um cidado educado e consciente. (Jac Anderle Desenvolvimento Nacional e Poltica Social)

[Digite texto]

Este artigo trata-se de uma anlise seguida de uma proposta de atividade a ser trabalhada em sala de aula, com estudantes do ensino mdio, buscando despertar nos alunos a conscincia de um sentimento humanitrio, em uma humanidade que embora tenha avanado muitos passos na busca por direitos de uma vida digna, ainda hoje esta engatinhando no exerccio dos direitos conquistados. A Declarao Universal dos Direitos Humanos, (ONU-1948) 1, constitui um documento histrico marcando o fim da segunda guerra mundial, utilizada como um instrumento de ensino, possibilitando uma funo interdisciplinar, devido a variedade de assuntos abordados nos trinta artigos que a constituem, ser tratada no decorrer do texto pela sigla DUDH, porm ser tratada somente no artigo II, que trata sobre a capacidade de gozar dos direitos e das liberdades estabelecidas na DUDH. PALAVRAS-CHAVE: Direitos Universal. Humanos. Igualdade. Sentimento humanitrio.

Direitos Humanos, no nos cabe aqui falar seus aspectos histricos, mas sim comentar um pouco sobre o assunto que abrange o tema que vamos tratar neste artigo, antes de irmos ao tema proposto discutir um termo to comentado na atualidade, porm to pouco praticado no cotidiano da vida humana, todos j ouvimos falar em algum momento sobre este assunto, na maioria das vezes vemos discusses sobre Direitos Humanos, que tratam de divulgar momentos em que os direitos foram negligenciados, e se falamos negligenciados porque ao menos teoricamente, temos direitos consolidados em leis e decretos, no entanto na prtica, dizem hoje que perdemos os princpios e valores que tnhamos no passado, talvez nunca tenhamos tido tais princpios antes,
1

DECLARAO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS. Disponvel em:HTTP://www.onubrasil.org.br/documentos_direitos humanos.php. Acesso em: 25 ago.2008.

[Digite texto]

porm a vida em sociedade vem ao longo de suas geraes criando formas de convivncia social que vez por outra fere determinados valores alicerados nos postulados religiosos, estes que por muito tempo foram responsveis pelos autoritrios sistemas de educao. pensando nos atuais sistemas de educao, com a suposta perda de valores que nos propomos a trabalhar um tema complexo como o dos Direitos Humanos, na tentativa de construir relaes sociais mais justas, solidrias e democrticas, que respeitem as diferenas fsicas, psquicas, ideolgicas, culturais e socioeconmicas, sendo assim evocar o sentimento de igualdade humana que prevalece sobre todas as diferenas que podemos encontrar entre os seres humanos, uma igualdade que pode ser despertada em cada ser humano. Ao longo da histria da humanidade sabemos que existiram nas mais variadas culturas, formas de exposio da vida humana a explorao fsica e moral muitas vezes resultando no sacrifcio humano, choques entre diferentes grupos sociais, sociedades que mantinham prticas religiosas, formas de convivncia que divergiam de outras e ao encontrarem-se em dado momento, ocasionava uma coliso tnica, onde o grupo com maior poder seja de fora humana ou tecnolgica, subjugando os mais fracos, e passava a impor sua forma de convivncia social e crenas religiosas, e ainda em alguns casos por no haver a aceitao do oprimido, grupos inteiros eram aniquilados, em rituais religiosos como os Maias e Incas ou em experimentaes cientificas como os judeus e alemes durante a segunda guerra mundial. Foi no contexto das duas grandes guerras do sculo XX, que surge a Organizao das Naes Unidas (ONU), com o propsito de promover a paz mundial, e se encarrega de cria um documento de regramento de direitos e deveres do homem, a Declarao Universal dos Direitos Humanos aprovada em 10 de dezembro de 1948, pela Assemblia Geral das Naes Unidas, que foi o mais importante e completo documento concebido em favor da humanidade at esta data.2 Em seus 30 artigos, essa declarao de carter internacional contm uma smula dos direitos e deveres fundamentais do homem, tendo como ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as naes, com o objetivo de que cada indivduo e cada rgo da sociedade, tendo sempre em mente esta declarao, se esforcem, atravs do ensino e da educao, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoo de medidas progressivas de carter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a

COMPARTO, Fbio Konder. A Afirmao Histrica dos Direitos Humanos. 3 ed. So Paulo: Saraiva,2003.

[Digite texto]

sua observncia universal e efetiva, tanto entre os povos dos prprios pases membros, quanto entre os povos dos territrios sob sua jurisdio. A criao da declarao foi baseada na Declarao de Independncia dos Estados Unidos de 1776, que tem um grande valor histrico, produzida por Thomas Jefferson, a qual preocupa-se com a limitao de poder estatal, estabelecendo a separao de poderes e diversos direitos humanos fundamentais como a liberdade religiosa, inviolabilidade de domiclio, devido processo legal, julgamento pelo tribunal do jri, ampla defesa, impossibilidade de aplicao de penas cruis ou aberrantes, e na Declarao de Direitos do Homem e do Cidado - Revoluo Francesa (1789), onde apareciam os ideais universais e no fechados em seu prprio pas, como nos Estados Unidos que estavam mais interessados em afirmar sua prpria independncia e regime poltico, do que em difundir seus ideais pelo mundo. 3 A igualdade foi o ponto central do movimento, representando o fim do ancin regime, constitudo pela monarquia absoluta e pelos privilgios feudais e cumprindo o desejo de universalizar os princpios de liberdade, igualdade e fraternidade, serviu de modelo para regimes constitucionais tornando-se motivo de inspirao aos movimentos posteriores. Como nos coloca Comparato esses direitos so de todos os tempos e de todas as Naes. Passamos agora a uma anlise do dos artigos II e XVIII da Declarao Universal dos Direitos Humanos como proposta de atividade a ser desenvolvida em aula com alunos do Ensino Mdio, conforme orientaes do Programa Curricular Nacional de Ensino Mdio, sobre a Raa e os Preconceitos Raciais, medidas devem ser tomadas para assegurar a igualdade na dignidade e nos direitos dos indivduos e dos grupos humanos em todo lugar onde isso seja necessrio.4 Para tanto, deve ser dada ateno especial aos grupos vulnerveis social ou economicamente desfavorecidos, a fim de lhes assegurar a proteo das leis e regulamentos em vigor, sobretudo em matria de moradia, de emprego e de sade, de respeitar a autenticidade de sua cultura e de seus valores e de facilitar, em especial pela educao, sua promoo e sua integrao social e profissional.

3 4

COMPARTO, Fbio Konder. A Afirmao Histrica dos Direitos Humanos. 3 ed. So Paulo: Saraiva,2003. PCNEM 2008

[Digite texto]

Artigo II. 1. Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declarao, sem distino de qualquer espcie, seja de raa, cor, sexo, idioma, religio, opinio poltica ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condio. 2. No ser tambm feita nenhuma distino fundada na condio poltica, jurdica ou internacional do pas ou territrio a que pertena uma pessoa, quer se trate de um territrio independente, sob tutela, sem governo prprio, quer sujeito a qualquer outra limitao de soberania. O artigo II da DUDH abordado neste trabalho por se tratar da garantia e abrangncia dos direitos previstos nos outros artigos por todos os seres humanos sem distino de qualquer espcie, ou seja, est explicito neste artigo que independente de localizao geogrfica ou diferenas sociais ou culturais, todos os seres humanos tem o a habilitados de usufrurem dos direitos estabelecidos pelos trinta artigos propostos na Declarao Universal dos Direitos Humanos. Cabe aqui pensar no que somos diferentes? fato que todos temos nossas diferenas, ningum igual ao outro, ento como podemos dizer que buscamos despertar um sentimento de igualdade em seres to desiguais, pois bem a idia justamente buscar onde somos semelhantes sem esquecer nossas diferenas, mantendo nossas origens scio-culturais, respeitando os princpios bsicos de dignidade humana na busca por um bem estar social que atinja a todos da mesma forma, sem privilgios por distino tnica, religiosa ou de qualquer natureza .
A premissa bsica a de que, juntos, podemos forjar relaes mais democrticas e mais produtivas inclusive, que recusem toda a forma de privilgio para uns poucos. Aqui no h espao, portanto, para noes como a de seres superiores e inferiores. (ARAJO. Ulisses F. e AQUINO. Jlio Groppa, Os Direitos Humanos na Sala de Aula. So Paulo. Moderna.2001.)

A proposta de atividade para o artigo II da DUDH, trata-se de uma reflexo sobre a questo, Como podemos fazer com que nossas diferenas no impeam nosso direito de ter direitos? Para isto utilizaremos a tcnica da compreenso critica, a qual supe promover dilogos sobre determinadas situaes entre grupos de indivduos,

[Digite texto]

devendo-se remeter a diversas fontes de pesquisa, referentes a situao que se pretende compreender:
A compreenso crtica no mbito da educao moral [...] tem como principal finalidade captar, a partir da complexidade humana, a complexidade das situaes concretas. Nesse sentido... a compreenso quer ressaltar a dependncia da reflexo, e em nosso caso da reflexo moral, a respeito das situaes contextuais. (Puig 1998, p.85)

Sugere-se a apresentao aos alunos, de fontes para pesquisa, como jornais, revistas, sites de internet, entre outros, com contedos que trate sobre a garantia de direitos em diferentes aspectos, de grande valia, abordar ano caso do artigo segundo a luta pela conquista de direitos, como exemplo o casamento entre homossexuais, ou o aborto como uma opo individual da mulher, dentre outros assuntos que pode ser escolhidos pelo professor ou at mesmo pelos alunos em aula dependendo da disponibilidade de material para consulta, interessante que se busque temas atuais com antecedentes histricos como no caso do aborto, j fato de uma conquista feminina a permisso social e religiosa de abortar o feto oriundo de estupro, a muito o aborto j vem sendo praticado de maneira clandestina pondo em risco a sade da mulher, hoje lutam pela opo de continuar ou no com a gravidez indesejada visto que pode ter havido uma falha nos mtodos contraceptivos, neste exemplo encontramos conquistas e lutas a serem conquistadas de garantia de direitos que podem ser analisados pelos alunos em busca de diferentes concepes sobre o mesmo fato. Num primeiro momento o professor permite que os alunos se interem do assunto nas fontes de pesquisa disponveis, se a escola disponibilizar de um laboratrio de internet, facilitar o fato da busca de temas mais atuais, os alunos faro uma anlise individual do contedo, poder ser utilizado um mesmo nmero de temas, quanto ao nmero de grupos que se pretende dividir a turma, sendo aconselhado, grupos com no mximo seis alunos, exemplo se turma for dividida em trs grupos pode-se trabalhar trs assuntos diferentes, para esta fase necessrio entre 15 e 20 minutos. Aps a anlise individual do assunto proposto a turma j dividida em grupos, cada grupo ficar responsvel por analisar e apontar aspectos que achar relevantes relacionados ao artigo segundo da DUDH, durante esta analise o professor poder intervir nas discusses dos pequenos grupos chamando a ateno para outros aspectos que no estejam explcitos no material a ser analisado, no caso a critica da Igreja Catlica ao aborto em caso de estupro, ou a adoo por casais homossexuais.

[Digite texto]

Por fim, realiza-se um debate onde cada grupo ir expor seus assuntos acrescentando pontos crticos e a favor sobre o tema trabalhado e ainda levantar questes e serem respondidas pelos colegas dos outros grupos que trabalharam com temas diferentes porem todos voltados para um nico quesito que a relao entre o artigo II da DUDH e o tema proposto, e assim proporcionar uma troca de experincias e pontos de vista, a fim de favorecer o convvio com a diferena, e auto critica sobre o que cada ser humanos pode fazer para que no s os seus direitos sejam garantidos, mas que todos os seres humanos possam gozar liberdades e direitos conquistados pela humanidade at os dias de hoje.

Uma das principais falhas do atual sistema educacional o fato de ter negligenciado a formao da vontade e da capacidade de risco. Vivemos num cultura hedonista, vazia, suscetvel, que evita o esforo, o sacrifcio, a auto-superao. Tudo o que no produz prazer ou satisfao imediata rejeitado como intil. Da estamos criando geraes de jovens superficiais, incapazes de esforos sustentados, presas fceis de vendedores e comerciantes que enaltecem seu ego e dobram sua rebeldia para deles fazer meros consumidores. urgente uma educao que resgate o valor do esforo e da superao. So as tempestades e os ventos fortes que formam os melhores navegantes. Uma vida excessivamente fcil cria pessoas fracas, suscetveis de ser derrotadas por qualquer dificuldade ou problema. Os grandes homens cultivaram a vida no sacrifcio, aperfeioaram a vontade na superao, levantaram-se e voltaram a levantar-se em suas quedas. o que dizia Bolvar: A arte de vencer se aprende nas dificuldades. Ensinemos nossas crianas, adolescentes e jovens a serem fortes sem perderem a ternura nem a compaixo. (Do livro: Educar Valores e o Valor de Educar-A.P Esclarn)

[Digite texto]

You might also like