You are on page 1of 8

Tudo Sobre Cordas Para Violino

Categoria(s): Cordas, Tudo Sobre Cordas Para Violino

Tudo Sobre Cordas Para Violino Quais so as cordas certas para seu violino? No h uma resposta certa que sirva pra todos. Cada violino reage de uma forma diferente com cada uma das diversas marcas de cordas. Um tipo de corda soa maravilhosamente bem em um instrumento e estridente, falho ou muito claro em outro violino. Cada instrumento diferente e nico, e a necessidade individual do violinista importante. Por exemplo, uma corda clssica para violino pode no ser a corda certa para Blue Grass fiddler e vice e versa. Alguns instrumentos respondero melhor com algumas cordas do que com outras. As cordas variam em Som, Execuo, Volume e Resposta. Cada instrumento nico e cada violinista nico. Os trs tipos bsicos de cordas para violino. Cordas de ncleo sinttico. As Cordas de ncleo sinttico foram inventadas no inicio dos anos 70, quando Thomastik-Infeld comeou a produzir as revolucionrias Dominants, feitas com nylon perlon. Desde ento, fabricantes tm criado vrias marcas de cordas de ncleo sinttico usando outros nylon de alta tecnologia e materiais compostos. Cordas de ncleo sinttico tm qualidades de som quente das cordas de tripa, e so muito mais estveis na afinao. de longe o tipo mais popular de cordas, porque so mais estveis que as inconstantes cordas de tripa, tendo muita cor tonal como a cordas de tripa, em geral. Cordas de tripa. Por sculos, todas as cordas musicais eram feitas de pura tripa de carneiro ao invs de tripa de gato, como se acredita popularmente. No sculo XVI as cordas mais graves (que eram mais finas) eram enroladas com fios de prata para aumentar a massa. Hoje as cordas de tripa possuem apenas um ncleo de tripa e no so feitas totalmente de tripa. De acordo com o Construtor de Cordas Damian Dlugolecki: Utilizando o fio de prata ou cobre que muito mais pesado que a tripa, aplicando-se uma, duas ou trs voltas deste fio revestindo a tripa, voc cria uma corda com a mesma tenso e o mesmo timbre de cordas de pura tripa, porm com o dimetro consideravelmente menor. Cordas de tripa so conhecidas por serem ricas em sons harmnicos.

Cordas de tripa tendem a demorar mais a responder quando tocadas, se comparadas s cordas sintticas, e uma vez usadas, geralmente so estveis, mas podem reagir a mudanas das condies climticas e geralmente solicita mais afinao que cordas de ncleo sinttico. Diferentes tenses para cordas de tripa podem mudar a qualidade e a fora do som drasticamente. Geralmente uma corda grave de tenso menor ter menor aplicao de fora e som menos brilhante, ao contrrio de uma corda mais fina que ser mais potente, estridente e com uma tenso maior da corda. Msicos executando Msica Barroca ou Msica Antiga geralmente preferem para esse tipo de timbre das cordas de tripa. Cordas de tripa (naturais) so vistas como tendo o melhor timbre, mas precisam ser afinadas com maior freqncia e reagem s mnimas mudanas de clima. Cordas de ao. Logo, as cordas de ao tornaram-se mais populares que as cordas de tripa entre msicos no clssicos. Cordas feitas de ncleo de ao tm um som direto, claro e com poucos harmnicos, ao contrrio das revestidas que possuem harmnicos mais interessantes. So muito mais estveis na afinao que as de tripa, tambm duram mais. Possuem som muito brilhante, e algumas vezes agudo, a espessura pode ser resolvida com revestimento. So tambm muito boas para instrumentos menores, ou para iniciantes. Cordas de ao geralmente so para usos especficos. Dureza de cordas para violinos. Muitas cordas esto disponveis em diferentes espessuras e dureza. Com uma corda espessa, voc conseguir mais volume e melhor ajuste na afinao. Com uma corda fina, voc ter um som mais brilhante com menor aplicao de fora. Maiores marcas de cordas para violino disponveis no mercado. Thomastik Dominant Estas cordas de ncleo sinttico testada por muito tempo so uma boa escolha para estudantes ou qualquer um que queira cordas de qualidade por um preo razovel. Cordas Thomastik Dominant so provavelmente as cordas mais populares do mundo. a escolha bsica de muitos violinistas, incluindo vrias combinaes com outras cordas. Estas cordas, como todas as cordas de ncleo de perlon, tem grande flexibilidade, ncleo de nylon multi-filamento e serve para artistas que se sentem desconfortveis com as cordas de ao. Os sons das cordas Thomastik Dominant so cheios e ambguos, rico em harmnicos. radiante e pode projetar sem soar metlico. Enquanto alguns acreditam que as cordas Thomastik Dominant so comparveis em qualidade sonora com as de tripas sem as desvantagens da corda de tripa, outros discordam. No entanto, estas cordas so claramente, um degrau acima das cordas de ao mais recentes. Cordas Thomastik Dominant tm a tendncia de quebra (perder o revestimento da corda).

So vendidas em trs graus de dureza: Alta, Mdia e Baixa. Adquira de acordo com seu instrumento ou experimente misturar outras marcas. (Nota: Voc precisar toc-las por alguns dias para eliminar os sinais de som metlico, que possuem quando so muito novas, recm tiradas da embalagem). Elas devem ser trocadas em intervalos regulares para manter uma boa sonoridade. Thomastik Infeld Uma nova gerao de Cordas para Violino: Infeld Violino

At agora, os violinistas tem influenciado o som individual de cada corda, e do seu violino como um todo, usando uma mistura de cordas com diferentes graduaes de tenso (alta, mdia e baixa), ou mesmo usando cordas de diferentes fabricantes. Devido s caractersticas individuais completamente diferentes, ambas as estratgias tem fortemente afetado o equilbrio tonal do instrumento, forando o violinista ou o fabricante do violino a aperfeioar o instrumento por um laborioso processo de tentativas e erros. Cordas diferentes tm vida til e tempo de uso para se estabilizar diferentes. Usando cordas diferentes significa que somos obrigados a tocar nas cordas por tempo tambm diferente, para que elas se estabilizem, e que a sua vida til , portanto desigual. Caractersticas de resposta foram igualmente desiguais. O resultado foi que, para o conjunto escolhido pelo violinista no se comportou como um todo equilibrado, cada corda respondeu de forma desigual ao ser tocada. Com o novo Infeld Thomastik-Infeld conceito de violino, os tipos de combinaes podem ser usados vontade, permitindo que o violinista alcance o equilbrio global tonal do seu instrumento com facilidade ainda mantendo uma tcnica nica sem ter problemas tendo que combinar as tcnicas caractersticas para cada tipo de corda. Atualmente, existem dois tipos de cordas Infeld Violin, atravs do qual o conjunto vermelho vai produzir um som bastante escuro na maioria dos violinos, enquanto o conjunto azul tende a trazer o brilho do instrumento. Equilbrio Tonal, tocando usando vrias caractersticas e em qualquer posio a resposta em toda a montagem excelente. Isto possvel devido tenso da corda homognea em alturas diferentes e parmetros de projeto que balana o comportamento global do conjunto, independentemente da combinao de cordas. Usando o sistema INFELD VIOLIN, tanto o violinista quanto o fabricante do violino vai achar que o instrumento pode ser aperfeioado em um tempo muito curto. O Sistema Infeld Violin proporciona ao Violinista uma lista de vantagens: * Cordas adequadas para instrumentos antigos ou novos. * Baixa tenso global sobre o instrumento. Produz um som aberto e transparente. * Muito sensveis s tcnicas de tocar diferentes, emprestando-se a vrias abordagens interpretativas.

* Som grande e cheio, fazendo com que sejam adequadas para solistas e praticantes de msica de cmara. * Boa pureza de quintas justas, mesmo quando as cordas so mais velhas. * Excelente resposta em todas as posies. * O conjunto reala as caractersticas inatas de cada timbre do violino, tornando o instrumento mais fcil de ajustar. O problema central que alguns violinos so muito sensveis s vrias espessuras de corda E (mi). Minha recomendao ao mudar de cordas comear com a corda E (mi). A corda E (mi) fornecida com o conjunto representa uma boa escolha para a maioria dos instrumentos. (Alis, a bola do fim da corda E (mi) pode ser removida por presso do dedo, de modo que a corda pode ser usada com o efeito bola ou final do circuito fechado, se necessrio). Cordas E (mi) com dimetros diferentes esto disponveis apenas por solicitao especfica. Agora, a corda G (sol) deve ser mudada, depois a corda D (r) e, finalmente, a corda A (l). Caractersticas Tcnicas: Existem dois tipos de cordas E (mi). A corda E (mi) banhada a ouro fabricada usando um processo especial, o que melhora consideravelmente o desempenho do som em relao ao ouro aplicado em mtodos convencionais. As cordas E (mi) de prata so galvanizadas, o que permite que duas caractersticas do seu som possam vir tona com perfeio. O resto da corda tem um ncleo composto, que cumpre todas as duas caractersticas funcionais esperados de uma boa corda. O primeiro enrolamento da corda constitudo por uma liga que encontrada na natureza, razo pela qual ele designado como liga natural. H sculos este tipo de liga metlica foi considerado como tendo propriedades especiais. A corda G (sol) feita em prata pura, garantindo a densidade ideal. As cordas A (l) e D (r) so feitas com uma liga chamada hydronalium, que faz o contato com o arco bom e proporciona um excelente equilbrio entre o rudo e o som. Recomendaes e dicas: Para melhor resposta aps a colocao de um conjunto, todas as cordas devem ser limpas antes de tocar com um pano seco. Um tecido de microfibras especialmente recomendado (seda). Para aumentar a estabilidade e possibilidade de utilizao em concertos, cada corda deve ser ligeiramente aquecida depois de ser trocada e afinada. Deslizando o polegar para cima e para baixo da corda cerca de cinco vezes, aplicando uma leve presso. O instrumento deve ento ser re-afinado e este processo repetido trs vezes. Curvando-se a corda perto do cavalete com uma presso considervel (cerca de cinco vezes em cada corda) far com que as cordas estejam prontas para uso em concerto no menor tempo possvel. A experincia demonstrou que as cordas preparadas desta maneira podem ser usadas em concerto de duas a trs horas. No entanto, convm referir que estas medidas preparatrias podem encurtar a vida sonora das cordas e s deve ser utilizado quando as circunstncias exijam o menor tempo possvel. As cordas devem ser colocadas observando as caractersticas tonais (suave ou brilhante), o que o violinista considera mais importante para o seu instrumento. Refira-se que, em determinados instrumentos uma dada corda pode responder de forma diferente do que se poderia esperar. Por exemplo, a corda G brilhante (azul) pode produzir um som brilhante ou escuro dependendo do instrumento, uma vez que, por vezes, as caractersticas de freqncia do violino em si no coincidem com as do conjunto. O problema pode ser resolvido por uma seqncia de mudanas no sistema Infeld Violin, o desejado equilbrio tonal a ser alcanado em quase todos os casos.

Thomastik Vision Reajustando a sua mente no incio havia uma viso Thomastik-Infeld, o lder inovador em design e produo de cordas para instrumentos de orquestra a mais de 85 anos, tm o prazer de continuar o seu legado com a introduo da Thomastik Vision - Cordas para Violino. Essas cordas so projetadas especificamente para atender as necessidades dos violinistas avanados, incluindo aqueles que se destacam em orquestras ou configuraes de grupo de cmara. Estabiliza-se rapidamente e pode alcanar uma afinao estvel dentro de um prazo muito curto e so extremamente fcil de tocar. Sua durabilidade insupervel em comparao com outras cordas de ncleo sinttico. Os Violinistas vo estar satisfeito com a compatibilidade entre as cordas Thomastik Vision e outras cordas da Thomastik de ncleo sinttico como Thomastik Dominant, Thomastik Infeld Red e Thomastik Infeld Blue. Thomastik Vision, cordas para violino Feitas com a sua viso em mente. Possuem curto perodo de quebra e grande estabilidade. De fcil execuo, e um som focado, claro, brilhante e aberto. Feito com um novo, forte e inovativo ncleo sinttico composto, elas so vendidas nas verses Solo (Titanium), Orchestral (Titanium) e Regular (no Titanium) a variedade depende do som que se deseja produzir. As cordas Titanium Solo so muito potentes, de som brilhante com muitas modulaes e harmnicos descendentes, no entanto esses harmnicos podem soar um pouco estridente em alguns instrumentos e alguns msicos acham o som elevado. A linha Orchestra tem caractersticas similares as da Solista, mas so mais quentes e servem como ligao na execuo da orquestra, com altas modulaes e maior durabilidade da corda. A Linha regular Non-Titanium (sem titnio) comparada s Dominants, mas as ultrapassa em durabilidade e sonoridade, acreditam alguns. Uma nova verso da SOLO, verso das cordas Vision NonTitanium Regular tem recebido depoimentos favorveis de alguns msicos. As cordas Vision vem em trs diferentes espessuras e podem ser misturadas ou casadas com outras cordas. Larsen Tzigane Estas cordas de novo ncleo sinttico tem recebido comentrios favorveis dos violinistas. Elas parecem ter ricos harmnicos e um bom alcance de timbre para cordas sintticas, boa projeo e resposta com menos tenso que outras cordas. Pirastro Passione Estas cordas de tripa so ainda novas, mas tem recebido comentrios favorveis de alguns msicos. Pirastro Gut (tripa) so cordas novas, mas tem recebido comentrios favorveis de alguns msicos. A Pirastro diz que estas cordas modernas de tripa tm harmnicos complexos, caractersticos das cordas de tripa como Eudoxa e Oliv, mas com melhor estabilidade e com quebras menores que as cordas de tripa tpicas. Elas tm maravilhosos harmnicos sem os tpicos problemas de instabilidade de outras cordas de tripa.

Pirastro Eudoxa Cordas de tripa Pirastro Eudoxa so maravilhosamente ricas, quentes e de som cheio. A resposta tende a ser mais lenta (comparada a Kaplan Golden Spirals, elas tendem a ser mais fceis de serem tocadas) e elas podem soar abafadas em alguns instrumentos novos. Estas cordas so mais indicadas para antigos violinos Alemes e Italianos, mas como regra no deve lhe privar da experincia de provar a riqueza de uma corda de tripa. Nota: Se voc est querendo cordas de tripa em sua viola, mas acha a corda D sem resposta, tente diminuir a tenso ou tente a Corellis viola gut (tripa) D (Eles tambm fazem a viola gut (tripa) Sol). Pirastro Olive Esta corda excelente de tripa tem mais brilho e rapidez na resposta que a Eudoxa (e mais metais preciosos nos filamentos), mas elas tm um preo de etiqueta alto. Elas podem ser absolutamente fceis de tocar quando combinadas com um instrumento de cordas combinadas. Qualquer corda de tripa requer um tempo de uso para esticar a corda (quando a corda fica mais estvel), antes desse tempo ela perde o seu potencial. Pirastro Wondertone Solo Estas cordas deveriam ser as melhores entre duas grandes: Evah Pirazzi e Obligato: A cor e a fora da Evah com a riqueza e escurido das Obligato, simultaneamente seriam como as Vision, tendo um perodo de quebra menor com extrema estabilidade. Elas acompanham isso de perto, mas a conseqncia menor poder que as Evah, soam algo como arranhado no incio. Depois de tocadas o som torna-se redondo. So claramente estveis e se ajustam muito rpido. A corda SOL pode ser um pouco quadrada, e ambas as cordas, Sol e M, que vem com o jogo, apitam muito na maioria dos instrumentos. A corda M da Hill trabalha melhor. melhor para instrumentos novos que precisam de maior profundidade. Duram bastante tempo. Damian Dlugolecki As cordas Dlugoleckis so consideradas por muitos como sendo as melhores cordas de tripa do Mercado. Ele faz as cordas tanto envernizadas quanto sem verniz sob encomenda. Cordas envernizadas so boas para msicos que vivem lugares de clima mido ou que tenham dificuldades em manter o espelho seco. As cordas Dlugolecki esticam muito rapidamente e tem uma resposta muito boa. Kaplan Golden Spiral Estas cordas de ncleo de tripa produzem um som muito rico e quente. Diz-se ser excelente para solos e ensemble (conjunto). Podem ser difceis de serem tocadas, a linha Solo menos difcil. Obligato Cordas Obligato, de todas as cordas de ncleo sinttico parecem ser a mais parecida em sonoridade com as cordas de ncleo de tripa. (no se engane de, no entanto estas no forem a resposta definitiva para as cordas de tripa ainda no h) Porm, elas so as que apresentam melhor resposta e brilho que as cordas de tripa. A Obligato M revestida de ouro uma corda muito boa, sendo tonalmente menos agressiva que a Eudoxa Oliv Gold E String (apesar de que todas as cordas revestidas em ouro tendem a apitar). Boa para instrumentos com grande claridade. Pirastro Tonica Uma das respostas da Pirastro para as Thomastiks Dominants (a outra sendo as cordas Helicore). Este compartilha um monte de virtudes das Dominant, no entanto tendem ter um pouco mais de complexidade e usualmente no sofrem de picos metlicos quando colocadas recentemente no instrumento. Uma corda de proposta mltipla muito boa. Se voc pensa que s h Dominant, voc deveria experimentar as Pirastro Tonica.

Pirastro Violino Originalmente vendida como cordas para estudante, o seu preo, quando no proibitivo, no to insignificante. No entanto, de todas as cordas sintticas, esta provavelmente a mais doce. O que falta em projeo ela cobre em suavidade, doura. Se voc tem um instrumento que precisa de harmonia, ou est cheio de fora, mas no tem um timbre interessante, vale a pena experimentar estas cordas. DAddario Zyex As cordas DAddario Zyex tem um brilho focado na qualidade e deve ser tocada por poucos dias antes de alcanar o seu melhor som. Alguns msicos acham mais difcil alcanar as notas do piano quando esto usando essas cordas. DAddario Pro Arte As cordas DAddario Pro Arte soam escuras e suaves, so melhor utilizadas em violinos com som claro, spero. DAddario Helicore Estas cordas de ao tem som quente, e como todas as cordas de ao, so de boa resposta. Elas mostram harmnicos interessantes quando comparadas as outras cordas de ao devido seu revestimento nico. Larsen (regular) As cordas Larsen so potentes e brilhantes, mas as cordas R e Sol tendem a perder sua qualidade sonora rapidamente e repentinamente. A corda L para viola popular entre os violistas, no mais, para alguns instrumentos podem vir a ser muito agressivas. As Cordas Larsen tendem a ser das mais caras na sua categoria. Corelli Alliance Vivace Estas cordas so baseadas em ncleo composto. Quando focada, tambm provm harmnicos ricos. Elas tendem a ser mais poderosas em termos de projeo que as cordas Obligato, se no doces tambm, enquanto no apresenta os arranhes que as Evahs podem trazer a alguns instrumentos. Como as Dominants, elas trabalham bem na maioria dos instrumentos e tem boa durabilidade, longa vida. Tambm respondem muito rpido em todas as posies. SuperSensitive Red Label Estas cordas totalmente metlicas tendem a ser a preferida de Fiddlers. So comumente encontradas em escolas de msica por causa de uma de suas trs virtudes: so praticamente indestrutveis. A outra virtude que so muito baratas e a terceira virtude que muito apropriada pra fiddling, no entanto msicos eruditos no gostam desta cordas de som plano, britado, arranhado, especialmente nas mos de novatos. Jargar Fina corda metlica, que possui calor como a supersensitive red label. Alguns violistas so devotos da corda L, por causa da habilidade em balancear com outras cordas. Alguns Celistas tambm apreciam esta corda. Warchal Strings O fabricante mais recente no Mercado das cordas, seus produtos novos so excelentes. O jogo de cordas Ametyst mais baixa em tenso e muito perto da sensibilidade e facilidade de execuo comparada com a Eudoxa. O jogo Karneol tem a tenso maior, mas possui mais brilho e mais harmnicos. Ela uma corda altamente ressonante com um longo alcance de cores e modulaes. Projeta extremamente bem o som. O jogo Brilliant como a nova corda de ncleo sinttico como a Pirastro Obligato e Evah Pirazzi, mesmo com material e conceito diferente. Casada com o instrumento certo estas cordas oferece brilho, com um som focado e redondo com muita ressonncia. Apresentam grande durabilidade.

Encontrando a corda M (E) correta para seu Violino importante encontrar uma corda M que case com seu violino. No mais, jogos completos de cordas podem ser bons para alguns violinos, para outros o benefcio de usar diferentes tipos e marcas de cordas Mi necessrio. Vale a pena ir experimentando. Encontrar a corda M certa para seu instrumento pode mudar a caracterstica de seu instrumento inteiro. Algumas companhias, como Hill e Westminster produzem boas cordas M, enquanto outras disponibilizam separadamente de seus respectivos jogos de cordas, Goldbrokat M tambm so muito boas. Corda M estridente? Experimente a nova soluo da Kaplan Corda-M livre de apitos. Violinos que so muito ricos em harmnicos, estribilam quase sempre quando tem a corda Mi sendo tocada rapidamente pelo arco ou com troca de corda. A nica corda que supostamente garante non-whistling a Kaplan Solutions. Ao menos essa corda promete no ser estridente, com pequena perda em alguns poucos aspectos, e sua projeo tonal muito pequena.

Faa um teste! Vale o esforo e o tempo. E boa Sorte! Atelier De Violino

You might also like