You are on page 1of 44

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARM Av. Dr. Anysio Chaves, 853 Aeroporto Velho - CEP: 68.030-290 LEI N 14.

.899/94, de 28 de janeiro de 1994. DISPE SOBRE O REGIME JURDICO NICO DOS SERVIDORES PBLICOS MUNICIPAIS DE SANTARM. A CMARA MUNICIPAL DE SANTARM estatui e eu sanciono a seguinte Lei:

TTULO I Captulo nico DAS DISPOSIES PRELIMINARES Art. 1 - VETADO Art. 2 - Para efeito desta Lei, Servidor a pessoa legalmente investida em cargo pblico. Pargrafo nico Equipara-se tambm a Servidor o pessoal contratado por tempo determinado para exercer funo decorrente de necessidade temporria de excepcional interesse pblico, sujeitando-se ao regime jurdico previsto nesta Lei. Art. 3 - Cargo pblico, como unidade bsica da estrutura organizacional, o conjunto de atribuies e responsabilidade cometida a um servidor, mediante retribuio padronizada e paga pelos cofres pblicos. 1 - Os cargos pblicos, acessveis a todos os brasileiros, so criados por Lei, com denominao prpria e em nmero certo, para provimento em carter efetivo ou em comisso. 2 - As funes temporrias so criadas por ato administrativo de gesto, com referendo do Poder Legislativo, nas situaes especficas dos casos previstos em Lei, e tero existncia por tempo determinado, extinguindo-se automaticamente ao trmino do prazo estabelecido ou com a cessao do estado de necessidade de que resultarem. Art. 4 - Os cargos de provimento efetivo da administrao pblica municipal direta, das autarquias e fundaes pblicas sero organizados e providos em carreiras. Art. 5 - Quadro o conjunto de cargos efetivos e em comisso e de funes gratificadas, integrantes das estruturas dos rgos do Municpio, das autarquias e das fundaes pblicas municipais. Art. 6 - VETADO Art. 7 - proibida a prestao de servios gratuitos, ressalvada a participao em rgos de deliberao coletiva para os quais a lei exija gratuidade.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARM Av. Dr. Anysio Chaves, 853 Aeroporto Velho - CEP: 68.030-290 TTULO II Captulo I DO PROVIMENTO Seo I Das Disposies Gerais Art. 8 - So requisitos bsicos para o ingresso no servio pblico do Municpio de Santarm: I nacionalidade brasileira ou equiparada; II gozo dos direitos polticos; III quitao com as obrigaes militares e eleitorais; IV nvel de escolaridade exigido para o exerccio do cargo; V VETADO; VI ser julgado apto em inspeo de sade por servio mdico competente. Pargrafo nico s pessoas portadoras de deficincia, assegurado o direito de se inscrever em concurso pblico para provimento de cargo, cujas atribuies sejam compatveis com a deficincia de que so portadoras, para as quais sero reservadas at dez por cento das vagas oferecidas no concurso. Art. 9 - O provimento dos cargos pblicos far-se- mediante ato de autoridade de cada poder. Art. 10 - A investidura em cargo pblico ocorrer com a posse. Pargrafo nico A investidura em funo temporria ocorrer nos termos e condies da respectiva contratao, observado o 2, do Art. 3 desta Lei. Art. 11 - So forma de provimento em cargo pblico: I nomeao; II transferncia; III readaptao; IV reverso; V aproveitamento; VI reintegrao; VII reconduo; VIII promoo; IX VETADO; X VETADO. Seo II Da Nomeao Art. 12 - VETADO;

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARM Av. Dr. Anysio Chaves, 853 Aeroporto Velho - CEP: 68.030-290 Art. 13 - A nomeao para cargo de provimento efetivo depende de prvia habilitao em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, obedecida a ordem de classificao e o prazo de sua validade. Pargrafo nico VETADO Art. 14 - VETADO Art. 15 - O concurso pblico ter validade de dois anos, podendo ser prorrogado uma nica vez, por igual perodo. 1 - VETADO. 2 - VETADO. 3 - VETADO. Art. 16 - Posse a aceitao expressa das atribuies, deveres, direitos e responsabilidades inerentes ao cargo pblico, com o compromisso de bem-servir, formalizada com a assinatura do termo pela autoridade competente e pelo empossado. 1 - A posse ocorrer no prazo de 30 (trinta) dias contados da publicao do ato de provimento, prorrogvel por mais 30 (trinta) dias, a requerimento do interessado. 2 - Se a posse no se concretizar dentro do prazo, o ato de provimento ser tornado sem efeito. 3 - A posse poder ser realizada mediante procurao. 4 - Em se tratando de servidores em licena ou em qualquer outro afastamento legal, o prazo ser contado do trmino do impedimento. 5 - S haver posse nos casos de provimento de cargo pblico por nomeao. 6 - No ato da posse o servidor apresentar, obrigatoriamente, declarao de bens e valores que constituem seu patrimnio e declarao sobre o exerccio de outro cargo, emprego ou funo pblica, alm de outros documentos comprobatrios da satisfao das condies exigidas para investidura no cargo, salvo se j fornecida anteriormente. 7 - S ser empossado aquele que for julgado apto fsica e mentalmente para o exerccio do cargo. Art. 17 - Exerccio o efetivo desempenho das atribuies do cargo. 1 - de trinta dias o prazo para o servidor entrar em exerccio, contados: I da data da posse, no caso de nomeao; e II da data da publicao oficial do ato, nos demais casos.. 2 - Os prazos devero ser prorrogados, a requerimento do interessado, por trinta dias. 3 - Na transferncia, o prazo para o exerccio do servidor em frias ou licena ser contado a partir do termo final desses eventos. 4 - A no entrada em exerccio, ou a sua interrupo por mais de trinta dias, tipificada como abandono de cargo. Art. 18 - O Servidor no poder ausentar-se do Municpio sem autorizao superior, nos casos de estudo ou misso especial com ou sem vencimento.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARM Av. Dr. Anysio Chaves, 853 Aeroporto Velho - CEP: 68.030-290 1 - A ausncia do Pas depender de autorizao do Prefeito, para os Servidores vinculados ao Poder Executivo, e de autorizao da Comisso Executiva da Cmara Municipal, para os Servidores vinculados ao Poder Legislativo. 2 - O afastamento para estudo ou cumprimento de misso especial poder ser autorizado at o limite de quatro anos e, finda a misso ou estudo, somente decorrido igual perodo ser permitida nova ausncia. 3 - Ao Servidor beneficiado pelo disposto neste artigo no ser concedida exonerao ou ou licena para tratar de interesse particular antes de decorrido perodo igual ao da ausncia, ressalvada a hiptese do ressarcimento das despesas havidas com o seu afastamento. 4 - O servidor autorizado a afastar-se para estudo em rea do interesse do servio pblico, fora do Municpio, com nus para os cofres municipais, dever sequentemente prestar servio, por igual perodo, ao Municpio. 5 - O servidor efetivo, mediante a sua concordncia, poder ser colocado a disposio de qualquer rgo da administrao direta ou indireta da Unio, Estados, Distrito Federal e outros Municpios, com ou sem nus para o Municpio de Santarm, desde que observada a reciprocidade. 6 - VETADO. Art. 19 - Ao entrar em exerccio, o Servidor nomeado para o cargo de provimento efetivo ficar sujeito a estgio probatrio por perodo de at dois anos, durante o qual sua aptido e capacidade sero objeto de avaliao para desempenho do cargo, observados os seguintes requisitos: I idoneidade moral; II assiduidade; III disciplina; IV produtividade; V VETADO; VI VETADO. 1 - At o fim do perodo de dezoito meses, o chefe direto do Servidor, ouvido o corpo funcional do setor, dever manifestar-se sobre o atendimento, pelo mesmo, dos requisitos fixados pelo estgio. 2 - Da avaliao desfavorvel cabe recurso com efeito suspensivo, no prazo de oito dias contados da cincia do servidor. 3 - Decorrido o prazo previsto no pargrafo anterior sem a interposio de recurso, no sendo o servidor considerado habilitado no estgio, o mesmo ser exonerado. 4 - O Servidor no poder ser promovido, transferido, removido, redistribudo, reclassificado ou posto disposio de outros rgos ou entidade, e nem obter as licenas constantes nos incisos VI, VIII e X do Artigo 87, durante o perodo do estgio. Art. 20 - O Servidor adquirir estabilidade aps dois anos de efetivo exerccio, quando habilitado em concurso pblico. Pargrafo nico VETADO

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARM Av. Dr. Anysio Chaves, 853 Aeroporto Velho - CEP: 68.030-290 Art. 21 - O servidor estvel somente poder ser demitido em virtude de sentena judicial transitada em julgado ou mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa. Pargrafo nico O pessoal admitido para funes temporrias poder ser dispensado antes do prazo estabelecido: I mediante comunicao com antecedncia de trs dias, se tiver cessado o estado de necessidade que determinou sua contratao; II sem comunicao prvia, se houver justa causa por falta apurada em sindicncia sumria. Seo III Do Desenvolvimento na Carreira Art. 22 - O desenvolvimento na carreira dar-se-, por progresso funcional. Art. 23 - Progresso funcional far-se- pela elevao automtica do servidor a referncia imediatamente superior na escala de vencimento do cargo. Seo IV Da Transferncia Art. 24 - Transferncia a passagem do servidor estvel de cargo efetivo para outro de igual denominao e vencimento, pertencente a quadro de pessoal diverso, no mbito do municpio. Art. 25 - A transferncia dar-se-: I a pedido, atendida a convenincia do servio; e II de ofcio, no interesse da administrao, ouvido o servidor. Pargrafo nico Havendo interessados em maior nmero que o de vagas, a seleo ser feita atravs do critrio de antiguidade. Art. 26 Ser admitida a transferncia de Servidor ocupante de cargo de quadro em extino para igual situao em quadro de outro rgo ou entidade. Seo V Da Readaptao Art. 27 Readaptao a forma de provimento do Servidor em cargo de atribuio e responsabilidade compatveis com a limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental, verificada em inspeo mdica. 1 - Em qualquer hiptese, a readaptao no poder ser deferida se acarretar aumento da remunerao do readaptado. 2 - Se a readaptao for deferida em cargo cuja remunerao seja menor que a remunerao antes percebida pelo readaptado, a parcela ser paga como diferena pessoal permanente. 3 - VETADO. 4 - Se no houver possibilidade de readaptao, o Servidor ser aposentado.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARM Av. Dr. Anysio Chaves, 853 Aeroporto Velho - CEP: 68.030-290

Seo VI Da Reverso Art. 28 - Reverso o retorno ao servio ativo de servidor aposentado por invalidez, quando comprovadamente forem declaradas insubsistentes as razes determinantes da aposentadoria. Art. 29 - A reverso far-se- no mesmo cargo ou no cargo resultante de sua transformao. Art. 30 - No poder reverter o aposentado que alcanar o limite da idade para aposentadoria compulsria. Seo VII Do Provimento Art. 31 - Aproveitamento o ingresso atividade de Servidor em disponibilidade, em cargo de atribuies e vencimentos compatveis com o anteriormente ocupado. 1 - O aproveitamento ser obrigatrio quando restabelecido o cargo de cuja extino decorreu a disponibilidade. 2 - Se o aproveitamento se der em cargo de padro inferior ao provento da disponibilidade, ter o Servidor direito diferena. Art. 32 Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o Servidor estvel ficar em disponibilidade, com proventos proporcionais ao tempo de servio. Art. 33 - O aproveitamento depender de prvia comprovao da capacidade fsica e mental do Servidor, por junta mdica pericial do Municpio. 1 - Se julgado apto, o Servidor assumir o exerccio do cargo no prazo de trinta dias, contados da publicao do ato de aproveitamento. 2 - Verificada a incapacidade definitiva, o Servidor em disponibilidade ser aposentado no cargo que anteriormente ocupava. Art. 34 - Ser tornado sem efeito o aproveitamento e cessada a disponibilidade se o Servidor no entrar em exerccio no prazo legal, salvo por doena comprovada por junta mdica pericial do Municpio. Seo VIII Da Reintegrao Art. 35 - Reintegrao a reinvestidura do Servidor estvel no cargo anteriormente ocupado, quando invalidada a sua demisso administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARM Av. Dr. Anysio Chaves, 853 Aeroporto Velho - CEP: 68.030-290 Art. 36 - A reintegrao ser feita no cargo anteriormente ocupado e, se houver sido transformado, no cargo resultante. Pargrafo nico Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante ser reconduzido ao cargo de origem, sem direito indenizao, ou aproveitamento em outro cargo, ou ainda, posto em disponibilidade remunerada. Seo IX Da Reconduo Art. 37 - Reconduo o retorno do Servidor estvel ao cargo anteriormente ocupado. Pargrafo nico Encontrando-se provido o cargo de origem, o Servidor ser aproveitado em outro, observado o disposto no artigo 31. CAPTULO II DA VACNCIA Art. 38 - A vacncia do cargo ocorrer nos casos de: I exonerao; II demisso; III transferncia; IV readaptao; V promoo; VI VETADO; VII VETADO VIII aposentadoria, e IX falecimento. Art. 39 - A exonerao dar-se- a pedido do Servidor ou de ofcio. Pargrafo nico A exonerao de ofcio ocorrer: I quando se tratar de cargo em comisso; II quando no satisfeitas as condies do estgio probatrio; III quando o Servidor no assumir o exerccio do cargo no prazo legal; e IV quando da investidura do Servidor em outro cargo de provimento efetivo. Art. 40 - A vacncia de funo gratificada dar-se- por dispensa, a pedido ou de ofcio, ou por destituio. CAPTULO III DA REDISTRIBUIO Art. 41 - Redistribuio a movimentao do Servidor, com o respectivo cargo, para quadro de pessoal de outro rgo ou entidade cujos planos de cargos e vencimentos sejam idnticos, observando sempre o interesse da administrao.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARM Av. Dr. Anysio Chaves, 853 Aeroporto Velho - CEP: 68.030-290 1 - A redistribuio ocorrer para o ajustamento de quadros de pessoal s necessidades dos servios, inclusive nos casos de reorganizao, extino ou criao de rgo ou entidade. 2 - Nos casos de extino de rgo ou entidade, os servidores que no puderam ser redistribudos, na forma deste artigo, sero colocados em disponibilidade at o seu aproveitamento, na forma do Art. 31. CAPTULO IV DA SUBSTITUIO Art. 42 - Haver substituio, no caso de impedimento legal ou afastamento do titular de cargo em comisso ou funo gratificada, quando se tornar indispensvel tal providncia em face da necessidade do servio. Art. 43 - Nas hipteses consideradas necessrias, os ocupantes de cargo em comisso tero substitutos indicados no regimento interno ou em ato regulamentar e, em caso de omisso, sero previamente designados. Pargrafo nico O substituto indicado assumir automaticamente o exerccio do cargo nos afastamentos e impedimentos do titular.

TTULO III DOS DIREITOS, VANTAGENS E OBRIGAES Captulo I DA JORNADA DE TRABALHO Art. 44 - A jornada de trabalho no poder ser superior a 40 nem inferior a 20 horas semanais, na forma que dispuser a lei ou norma regulamentar. Art. 45 - A jornada de trabalho ser cumprida no expediente que a administrao municipal estabelecer para o funcionamento das reparties. 1 - Em casos especiais, atendida a natureza do servio, poder ser estabelecido horrio para a prestao do trabalho. 2 - VETADO Art. 46 - A durao do trabalho poder ser prorrogada a critrio da administrao, mediante retribuio pecuniria suplementar.

CAPTULO II DO VENCIMENTO E DA REMUNERAO Art. 47 - Vencimento a retribuio pecuniria pelo desempenho efetivo do trabalho no exerccio de cargo pblico e corresponde ao valor fixado em lei.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARM Av. Dr. Anysio Chaves, 853 Aeroporto Velho - CEP: 68.030-290 1 - A retribuio do pessoal admitido para funes temporrias ser fixada no ato que determinar a admisso, no podendo ser superior ao vencimento dos cargos anlogos. 2 - O vencimento irredutvel e a remunerao obedecer ao limite e princpios previstos no Art. 37, inciso XV, da Constituio Federal. Art. 48 - Remunerao o vencimento acrescido das gratificaes e demais vantagens de carter permanente atribudas ao Servidor pelo exerccio de cargo pblico. Pargrafo nico As indenizaes, auxlios e demais vantagens ou gratificaes de carter eventual no integram a remunerao. Art. 49 - Proventos so os rendimentos atribudos ao Servidor em razo da aposentadoria ou disponibilidade. Art. 50 - Quando investido em cargo em comisso, o Servidor deixar de perceber o vencimento de seu cargo efetivo. Art. 51 - O Servidor perder: I a remunerao dos dias que faltar ao servio, salvo nas hipteses previstas no Art. 116; e II metade da remunerao, no caso de suspenso convertida em multa, na forma prevista no Art. 180. Pargrafo nico As faltas ao servio at o mximo de oito dias por ano, no excedendo a uma por ms, em razo de causa relevante podero ser abonadas pelo titular do rgo, quando requeridas no dia til subseqente. Art. 52 - Salvo por imposio legal ou mandado judicial, nenhum desconto incidir sobre a remunerao ou provento. Pargrafo nico Mediante autorizao do Servidor, poder haver consignao em folha de pagamento a favor de terceiros, a critrio da Administrao, na forma estabelecida em regulamento. Art. 53 - As reposies e indenizaes ao Municpio sero descontadas em parcelas mensais e no excedentes dcima parte da remunerao ou provento. Art. 54 - O Servidor em dbito com a Fazenda Municipal que for demitido, exonerado, ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, ter o prazo de sessenta dias para quit-lo. Pargrafo nico A no quitao do dbito no prazo previsto neste artigo implicar em sua inscrio na dvida ativa do municpio. Art. 55 - O vencimento, a remunerao e o provento no sero objetos de arresto, seqestro ou penhora, exceto nos casos de prestao de alimentos de homologao ou deciso judicial.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARM Av. Dr. Anysio Chaves, 853 Aeroporto Velho - CEP: 68.030-290 Art. 56 - Alm do vencimento, podero ser atribudas ao Servidor, na forma que dispuser o regulamento, as seguintes vantagens: I - gratificaes; II - adicionais; e III - indenizaes. Seo II Das Gratificaes Art. 57 - Aos Servidores podero ser concedidas as seguintes gratificaes: I por regime especial de trabalho a) em tempo integral; e b) em dedicao exclusiva; II por atividades especiais: a) de funo ou representao b) de localizao especial de trabalho, na forma prevista em regulamento; c) pelo exerccio de atividades em condies insalubres ou perigosas; d) de elaborao de trabalho tcnico especializado, na forma prevista em regulamento; e e) de fiscalizao ou coordenao de processos seletivos, na forma prevista; III por produtividade; IV por servio extraordinrio; e V gratificao natalina.

Subseo I Da Gratificao por Regime Especial de Trabalho Art. 58 - A gratificao de tempo integral ou de dedicao exclusiva ser devida ao servidor ocupante de cargo efetivo, comissionado ou em funo gratificada, quando convocado pra prestao de servios em regime especial de trabalho. Art. 59 - A gratificao devida ao Servidor convocado a prestar servio em regime de tempo integral ou de dedicao exclusiva obedecer as seguintes bases percentuais: I tempo integral: cinqenta por cento do vencimento-base do cargo, com carga horria mnima de duas horas, alm da jornada normal de trabalho diria; e II dedicao exclusiva: cem por cento do vencimento-base do cargo. Pargrafo nico A concesso da gratificao por regime especial de trabalho depender de prvia e expressa autorizao do prefeito ou da Comisso Executiva da Cmara Municipal, sendo vedada a percepo cumulativa.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARM Av. Dr. Anysio Chaves, 853 Aeroporto Velho - CEP: 68.030-290 Subseo II Da Gratificao por Atividades Especiais Art. 60 - A gratificao de funo ou representao ser fixada em lei e atribuda as atividades que indicar. Art. 61- Ao Servidor que exercer atividades com habitualidade, em locais insalubres ou em contato permanente com substncias txicas ou com risco de vida, ser concedida uma gratificao sobre o vencimento do cargo efetivo, na forma da lei. Art. 62 - O Servidor que fizer jus as gratificaes de insalubridade ou de periculosidade dever optar por uma delas, no sendo permitida a acumulao. Pargrafo nico O direito a gratificao de insalubridade ou periculosidade cessa com a eliminao das condies que deram causa a sua concesso. Art. 63 - vedado funcionria gestante ou lactante o trabalho em atividades ou operaes consideradas insalubres ou perigosas. Art. 64 - VETADO. Art. 65 - A gratificao de insalubridade por trabalho com Raio X ou substncias radioativas, corresponde a quarenta por cento sobre o vencimento-base do Servidor. 1 - Os locais de trabalho e os Servidores que operem com Raio X ou substncias radioativas devem ser mantidos sob controle permanente, de modo que as doses de radiao ionizante no ultrapassem o nvel mximo previsto na legislao especfica. 2 - Os servidores a que se refere o pargrafo anterior devem ser submetidos a exames mdicos peridicos. Subseo III Da Gratificao por Produtividade Art. 66 - A gratificao por produtividade ser concedida ao Servidor que, no desempenho de suas atribuies, contribuir para o aprimoramento e incremento do servio pblico e em especial das atividades de arrecadao e fiscalizao de tributos e outras rendas. Pargrafo nico As condies para aferio, critrios, prazos ou formas de pagamento sero definidas em regulamento, observados os limites legais. Subseo IV Da Gratificao por Servios Extraordinrios Art. 67 - O servio extraordinrio ser remunerado com o acrscimo de cinqenta por cento em relao hora normal de trabalho.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARM Av. Dr. Anysio Chaves, 853 Aeroporto Velho - CEP: 68.030-290 Art. 68 - Somente ser permitido servio extraordinrio para atender a situaes excepcionais e temporrias, respeitando o limite mximo de duas horas dirias, conforme se dispuser em regulamento. Pargrafo nico Em situao de emergncia, previamente definida pelo Chefe do Poder Executivo, o limite para desempenho de servio extraordinrio poder ser elevado para o mximo de quatro horas nos dias teis e de oito horas em dias de descanso obrigatrio. Art. 69 - A concesso de gratificao por servio extraordinrio depender, em cada caso, de ato expresso dos titulares dos rgos municipais, no qual sero obrigatoriamente fixados o perodo e o servio a ser prestado. Art. 70 - O exerccio de cargo em comisso e de funo gratificada impede o recebimento da gratificao por servio extraordinrio. Pargrafo nico O recebimento da gratificao de tempo integral ou dedicao exclusiva excluir a percepo cumulativa da gratificao por servio extraordinrio. Subseo V Da Gratificao Natalina Art. 71 - A gratificao natalina corresponder a um doze avos da remunerao devida em dezembro, por ms de exerccio no respectivo ano civil. Pargrafo nico A frao igual ou superior a quinze dias ser considerada como ms integral. Art. 72 - A gratificao natalina ser paga at o dia vinte de dezembro de cada ano. Art. 73 - A gratificao natalina no poder ser considerada como clculo de qualquer vantagem pecuniria. Art. 74 - O Servidor exonerado perceber uma gratificao natalina proporcionalmente aos meses de efetivo exerccio, calculadas sobre a remunerao do ms seguinte. Seo III Dos Adicionais Art. 75 - Ao Servidor sero concedidos os adicionais: I adicional por tempo de servio; II adicional de frias; III adicional de escolaridade; e IV adicional de cargo em comisso.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARM Av. Dr. Anysio Chaves, 853 Aeroporto Velho - CEP: 68.030-290 Subseo I Do Adicional por Tempo de Servio Art. 76 - O adicional por tempo de servio ser devido por qinqnio de efetivo exerccio. 1 - Os adicionais sero calculados sobre a remunerao do cargo, nas seguintes propores: I aos cinco anos, 5% II aos dez anos, 5%=10% III aos quinze anos, 5%=15% IV aos vinte anos, 5%=20% V aos vinte cinco anos, 10%=30% VI aos trinta anos, 10%=40% VII aos trinta e cinco anos, 10%=50% VIII aos quarenta anos, 10%=60% 2 - VETADO. Art. 77 - O Servidor far jus ao adicional a partir do ms em que completar o qinqnio, independente de solicitao. Subseo II Do Adicional de Frias Art. 78 - Independentemente de solicitao, ser pago ao funcionrio, por ocasio das frias, um adicional de um tero da remunerao correspondente ao perodo de frias. Pargrafo nico No caso do Servidor ocupar cargo em comisso ou estar em exerccio de funo gratificada, as respectivas vantagens devem ser consideradas no clculo do adicional de que trata este artigo. Art. 79 - VETADO. Subseo III Do Adicional de Cargo em Comisso Art. 80 - O Servidor efetivo nomeado para o cargo em comisso, cessado esse exerccio, far jus a perceber, como vantagem pessoal, o adicional de que trata o Inciso IV, do Art. 75 desta Lei, que corresponder quinta parte da diferena entre o vencimento do cargo efetivo e o vencimento do cargo em comisso, por ano de efetivo exerccio, at o mximo de cinco quintos. Pargrafo nico Quando mais de um cargo em comisso for exercido sem interrupo, no perodo anual aquisitivo, o adicional ser calculado em relao ao vencimento do cargo mais elevado.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARM Av. Dr. Anysio Chaves, 853 Aeroporto Velho - CEP: 68.030-290 Art. 81 - O adicional de que trata o artigo anterior aplica-se tambm ao exercente de funo gratificada, tomando-se como base de clculo a quinta parte do valor da respectiva gratificao, at o mximo de cinco quintos. Art. 82 - O Servidor que tiver adquirido direito ao mximo de cinco quintos far jus atualizao progressiva de cada parcela, mediante a substituio de cada quinta parte mais antiga pela nova quinta parte, calculada em relao ao ltimo vencimento ou gratificao, se aquele ou esta for superior. Art. 83 - A pena de destituio do cargo em comisso ou da funo gratificada implicar, automaticamente, na perda da vantagem pessoal respectiva. Seo IV Das Indenizaes Art. 84 - O Servidor que, em misso oficial ou de estudo, se afastar da sede, em carter eventual ou em transitrio, para outro ponto do territrio nacional ou do exterior, far jus passagens e dirias, para cobrir as despesas de pousada e alimentao. Pargrafo nico A diria ser concedida por dia de afastamento, sendo devida pela metade quando o deslocamento no exigir pernoite fora da sede. Art. 85 - O Servidor que receber indevidamente dirias ser obrigado a restitu-las integralmente, no prazo de cinco dias, ficando ainda, se for o caso, sujeito a punio disciplinar. Art. 86 - No arbitramento das dirias ser considerado o local para o qual foi deslocado o servidor. Captulo IV DAS LICENAS Seo I Das Disposies Gerais Art. 87 - Conceder-se- ao Servidor licena: I para tratamento de sade; II por motivo de acidente em servio; III VETADO; IV gestante; V paternidade; VI por motivo de afastamento do cnjuge; VII para prestao de servio militar; VIII ttulo de prmio por assiduidade e comportamento; IX para tratar de interesse particular; X para concorrer a cargo eletivo; XI para exercer mandato classista.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARM Av. Dr. Anysio Chaves, 853 Aeroporto Velho - CEP: 68.030-290 1 - As licenas previstas nos Incisos I e IV sero precedidas de inspeo mdica realizada pelo rgo competente do Municpio. 2 - O Servidor no poder permanecer em licena por perodo superior a vinte e quatro meses, salvo nos casos dos Incisos VI, VII, IX, X e XI. 3 - vedado o exerccio de atividade remunerada durante o perodo das licenas previstas nos Incisos I a IV deste artigo. 4 - A licena concedida dentro de sessenta dias do trmino da anterior, da mesma espcie, ser considerada como prorrogao. Art. 88 - O pessoal contratado para a funo temporria ter direito s licenas previstas nos Incisos I, II, III, IV e V do Art. 87. 1 - Na data do termo final do tempo previsto para admisso termina a vinculao do pessoal temporrio com a administrao municipal, cessando as licenas concedidas. 2 - O disposto no pargrafo anterior no se aplica licena por motivo de acidente em servio, que somente cessar com o restabelecimento da capacidade fsica ou com a aposentadoria do licenciado. 3 - Se do acidente resultar invalidez permanente, a licena ser transformada em aposentadoria. Seo II Da Licena para Tratamento de Sade Art. 89 - A licena para tratamento de sade poder ser concedida a pedido ou de ofcio, com base em inspeo mdica realizada pelo rgo competente do Municpio, sem prejuzo da remunerao. Pargrafo nico Sempre que necessrio, a inspeo mdica ser realizada na residncia do Servidor ou no estabelecimento hospitalar onde se encontrar internado. Art. 90 - A licena superior a sessenta dias s poder ser concedida mediante inspeo realizada por junta mdica oficial. 1 - Em casos excepcionais, a prova da doena poder ser feita por atestado mdico particular se, a juzo da administrao, for inconveniente ou impossvel a ida da junta mdica localidade de residncia do Servidor. 2 - Nos casos referidos no pargrafo anterior, o atestado s produzir efeito depois de homologado pelo servio mdico oficial do Municpio. 3 - Verificando-se, a qualquer tempo, ter ocorrido m f na expedio do atestado ou do laudo, a administrao promover a punio dos responsveis. Art. 91 - Findo o prazo da licena, o Servidor ser submetido nova inspeo mdica, que concluir pela volta ao servio, pela prorrogao da licena ou pela aposentadoria.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARM Av. Dr. Anysio Chaves, 853 Aeroporto Velho - CEP: 68.030-290 Art. 92 - O atestado e o laudo da junta mdica no se referiro ao nome ou natureza da doena, salvo quando se tratar de leses produzidas por acidente em servio e doena profissional. Seo III Da Licena por Acidente em Servio Art. 93 - Ser licenciado com remunerao integral o Servidor acidentado em servio. Art. 94 - Para conceituao do acidente e da doena profissional, sero adotados os critrios da legislao social do trabalho. 1 - Equipara-se ao acidente em servio o dano decorrente de agresso sofrida e no provocada pelo Servidor no exerccio do cargo. 2 A prova do acidente ser feita no prazo de dez dias, prorrogvel quando as circunstncias o exigirem. Art. 95 - As normas desta seo aplicam-se, no que couber, ao pessoal contratado para funes temporrias. Seo IV Da Licena por Motivo de Doena em Pessoa da Famlia Art. 96 - Poder ser concedida licena ao Servidor por motivo de doena do cnjuge, companheiro ou companheira, padrasto ou madrasta, ascendente, descendente, enteado e colateral consangneo ou afim at o segundo grau civil, mediante comprovao mdica. 1 - A licena somente ser deferida se a assistncia direta do servidor for indispensvel e no puder ser prestada simultaneamente com o exerccio do cargo. 2 - A comprovao das condies previstas neste Artigo, como preliminar para a concesso da licena, far-se- mediante inspeo de sade procedida pelo rgo mdico competente, que emitir o correspondente laudo, para conseqente apresentao ao rgo de lotao do Servidor. 3 - A licena em que trata este artigo ser concedida com vencimento ou remunerao. I VETADO; II VETADO; III VETADO; IV sem vencimento, quando exceder a cento e vinte dias. Seo V Da Licena a Gestante, Adotante e Paternidade Art. 97 - Ser concedida licena funcionria gestante ou me adotiva de criana de at um ano de idade por cento e vinte dias consecutivos, sem prejuzos de remunerao.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARM Av. Dr. Anysio Chaves, 853 Aeroporto Velho - CEP: 68.030-290 1 - A licena poder ter incio no primeiro dia do nono ms de gestao, salvo antecipao por prescrio mdica. 2 - No caso de nascimento prematuro, a licena ter incio a partir do parto. 3 - No caso de natimorto, decorridos trinta dias do evento, a funcionria ter direito a mais trinta dias de repouso remunerado. 4 - No caso de aborto permitido em lei, a funcionria ter direito a 30 (trinta) dias de repouso remunerado. 5 - Para amamentar o prprio filho, at a idade de 06 (seis) meses, a funcionria ter direito, durante a jornada de trabalho, a 01 (uma) hora, que poder ser parcelada em 02 (dois) perodos de meia hora. Art. 98 - funcionria que adotar criana de at doze meses sero concedidos sessenta dias de licena remunerada, para ajustamento do adotado ao novo lar. Pargrafo nico No caso de adoo de criana com mais de um ano de idade, o prazo de que trata este artigo ser de trinta dias. Art. 99 - At que a lei venha disciplinar o disposto no Artigo 7, XIX, da Constituio Federal, sero concedidos cinco dias de licena paternidade para o cnjuge ou companheiro, por ocasio do nascimento do filho. Seo VI Da Licena por Motivo de Afastamento do Cnjuge Art. 100 - Poder ser concedida licena ao Servidor para acompanhar cnjuge, companheiro ou companheira, Servidor pblico civil ou militar, para outro ponto do territrio nacional, para o exterior ou para exerccio de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo. 1 - A licena ser por prazo indeterminado e sem remunerao. 2 - Na hiptese do deslocamento de que trata este artigo, o Servidor poder ser colocado disposio de outro rgo pblico sem nus para o Municpio. Seo VII Da Licena para a Prestao de Servio Militar Art. 101 - Ao servidor convocado para o servio militar ser concedida licena, na forma e condies previstas na legislao especfica. Pargrafo nico Concludo o servio militar, o Servidor ter at trinta dias, sem remunerao, para reassumir o exerccio do cargo. Seo VIII Da Licena Prmio Art. 102 VETADO. Art. 103 No se conceder licena prmio ao Servidor que, no perodo aquisitivo: I sofrer penalidade disciplinar ou criminal;

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARM Av. Dr. Anysio Chaves, 853 Aeroporto Velho - CEP: 68.030-290 II Afastar-se do cargo em virtude de: a) licena para tratamento em pessoa da famlia que ultrapasse a trinta dias consecutivos ou no durante o qinqnio; b) licena para tratar de interesses particulares; c) licena por motivo de afastamento do cnjuge, companheiro ou companheira; III faltar ao servio injustificadamente mais de seis dias durante o perodo aquisitivo. Art. 104 - Para efeito de aposentadoria e de adicional por tempo de servio, ser contado em dobro o tempo de licena prmio que o Servidor no houver gozado. Art. 105 - A requerimento do Servidor, a licena poder ser gozada em perodos no inferiores h trinta dias, observada a convenincia do servio. Pargrafo nico Deferida a licena, a administrao ter o prazo de sessenta dias para liberar o Servidor. Seo IX Da Licena para Tratar de Interesses Particulares Art. 106 A critrio da Administrao, poder ser concedida ao Servidor estvel licena para tratos de assuntos particulares, pelo prazo de at dois anos consecutivos, sem remunerao. Pargrafo nico A licena poder ser interrompida a qualquer tempo, a pedido do Servidor. Art. 107 S poder ser concedida nova licena depois de decorridos dois anos do trmino da anterior. Seo X DA LICENA PARA CONCORRER A CARGO ELETIVO Art. 108 - O Servidor ter direito a licena sem remunerao, durante o perodo que mediar entre a sua escolha, em conveno partidria, como candidato a cargo eletivo, e vspera do registro de sua candidatura perante a justia eleitoral; 1 - O Servidor candidato a cargo eletivo na localidade onde desempenha suas funes e que exera cargo de direo, chefia assessoramento, arrecadao ou fiscalizao, dele ser afastado, partir do dia imediato ao registro de sua candidatura perante a Justia Eleitoral, at o dcimo quinto dia seguinte ao do pleito. 2 - A partir do registro da candidatura e at o dcimo quinto dia ao da eleio, o servidor far jus licena, como se em efetivo estivesse, com a remunerao de que trata o Artigo 47.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARM Av. Dr. Anysio Chaves, 853 Aeroporto Velho - CEP: 68.030-290 Seo XI DA LICENA PARA EXERCER MANDATO CLASSISTA Art. 109 - assegurado ao Servidor o direito a licena para o desempenho do mandato classista legalmente constituda. 1 - A licena tem durao igual prazo do mandato, podendo ser prorrogada, no caso de reeleio, e por mais uma vez. 2 - Ao Servidor em licena de que trata este artigo, assegurado todos os direitos do cargo como se estivesse exercendo. 3 - assegura a remunerao ao mandato eletivo, com a limitao da licena at, no mximo, dois diretores por entidade. CAPTULO V DAS FRIAS Art. 110 - Aps doze meses de exerccio o Servidor far jus, anualmente, h trinta dias consecutivos de frias, no podendo ser levado conta de frias qualquer falta ao servio. Art. 111 - O funcionrio que opere direta e permanentemente com Raio X e substncias radioativas gozar, obrigatoriamente, vinte dias consecutivos de frias por semestre de atividade profissional, proibida em qualquer hiptese a acumulao. Art. 112 - As frias do pessoal integrante do grupo magistrio so de quarenta e cinco dias e coincidiro com os perodos das frias escolares, obedecendo s restries regulamentares. Art. 113 - Cabe ao rgo competente organizar, no ms de novembro, as escalas de frias para o ano seguinte, atendendo sempre que possvel a convenincia dos servidores. Pargrafo nico Depois de programada, a escala s poder ser modificada com a anuncia do Servidor interessado e da chefia de servio. Art. 114 - proibida a acumulao de frias, salvo por absoluta necessidade de servio e pelo mximo de dois anos consecutivos. Pargrafo nico Para os efeitos de aposentadoria e adicional de tempo de servio, contar-se- em dobro o perodo de frias no gozadas, mediante solicitao do Servidor e aps deferimento pela autoridade competente. Art. 115 - No sero interrompidas as frias em gozo, salvo por motivo de calamidade pblica, comoo interna, convocao para jri, servio militar ou eleitoral ou por motivo relevante de superior interesse pblico.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARM Av. Dr. Anysio Chaves, 853 Aeroporto Velho - CEP: 68.030-290 Captulo VI DAS CONCESSES Art. 116 - Sem qualquer prejuzo, poder o Servidor ausentar-se do servio: I por um dia, para doao de sangue; II at oito dias, por motivo de: a) casamento; b) falecimento do cnjuge, companheiro ou companheira, pais, madrasta, padrasto, filhos ou enteados e irmos. Art. 117 - Poder ser concedido horrio especial ao Servidor estudante de nvel superior quando comprovada a incompatibilidade entre o horrio escolar e o da repartio, sem prejuzo do exerccio do cargo. Pargrafo nico Para efeito no disposto deste artigo, ser exigida a compensao de horrios na repartio, respeitada a durao semanal de trabalho. Captulo VII DO TEMPO DE SERVIO Art.118 - contado para todos os efeitos legais, o tempo de servio pblico prestado ao Municpio de Santarm, qualquer que tenha sido a forma de admisso ou de pagamento. Art. 119 - Considera-se como tempo de servio, o prestado ao rgo dos Poderes da Unio, Estados e Municpios, inclusive suas autarquias, fundaes pblicas e s empresas de economia mista. Art. 120 - A apurao do tempo de servio ser feira em dias, que sero convertidos em anos, considerando o ano como de trezentos e sessenta e cinco dias. Pargrafo nico Feita a converso, os dias restantes, at cento e oitenta dois, no sero computados, arredondando-se para um ano quando excederem este nmero, para efeito de aposentadoria. Art. 121 - Alm das ausncias ao servio previstas no Artigo 116, so consideradas como efetivo exerccio os afastamentos em virtude de: I - frias; II - exerccio de cargo em comisso ou equivalente a sua funo em rgo de entidade dos Poderes da Unio, dos Estados, dos Municpios e do Distrito Federal, quando colocado regularmente disposio; III - desempenho do mandato eletivo federal, estadual ou municipal; IV - convocao para o servio militar; V - requisio para o Tribunal do Jri e outros servios obrigatrios por lei; VI - misso ou estudo no exterior, quando o afastamento; e VII - licenas: a) gestante;

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARM Av. Dr. Anysio Chaves, 853 Aeroporto Velho - CEP: 68.030-290 b) para tratamento da prpria sade, at dois anos; c) por motivo de acidente em servio ou doena profissional; d) prmio; e) paternidade, nos termos da lei; e f) Exerccio de mandato classista. Art. 122 Contar-se- para efeito de aposentadoria e disponibilidade: I o tempo de servio pblico prestado em cargo ou funo federal, estadual ou municipal; II a licena para tratamento de sade de pessoa da famlia do Servidor, at sessenta dias; III tempo correspondente ao desempenho de mandato eletivo federal, estadual ou municipal, antes do ingresso do servidor no servio pblico municipal; IV tempo de servio em atividade privada vinculada previdncia social; V o tempo de servio ativo nas Foras Armadas e auxiliares, prestado durante a paz, computando-se pelo dobro o tempo de operao real de guerra. - 1 O tempo em que o servidor esteve aposentado por invalidez ou em disponibilidade ser apenas contado para nova aposentadoria ou disponibilidade. - 2 vedada a contagem cumulativa de tempo de servio prestado concomitantemente em mais de um cargo, funo ou emprego. Captulo VIII DO DIREITO DE PETIO Art. 123 - assegurado ao Servidor o direito de requerer, pedir reconsiderao e recorrer, bem como o de representar. Pargrafo nico O requerimento, a representao e o pedido de reconsiderao sero apresentados no rgo de lotao do servidor e decidido pela autoridade que tenha expedido o ato ou proferido a deciso, no prazo improrrogvel de trinta dias. Art. 124 - Caber recurso: I do indeferimento do pedido de reconsiderao; e II das decises sobre recursos sobre recursos sucessivamente interpostos. 1 - O recurso ser dirigido autoridade imediatamente superior que tiver expedido o ato ou proferido a deciso, e, sucessivamente, em escala ascendente, s demais autoridades; 2 - Ter carter de recurso o pedido de reconsiderao quando o autor do despacho, deciso ou ato houver sido o Prefeito ou a Comisso Executiva da Cmara. Art. 125 - O prazo para interposio do pedido de reconsiderao ou de recurso de trinta dias, a contar da publicao ou da cincia, pelo interessado, da deciso recorrida.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARM Av. Dr. Anysio Chaves, 853 Aeroporto Velho - CEP: 68.030-290 Art. 126 - A representao ser dirigida ao chefe imediato do Servidor, ao qual cabe, se a soluo no for de sua alada, encaminh-la a quem de direito. Pargrafo nico Se no for dado andamento representao, dentro do prazo de cinco dias, poder o Servidor dirigi-la e sucessivamente autoridade superior. Art. 127 - Para o exerccio do direito de petio, assegurada vista do processo ou documento, na repartio, ao servidor ou seu representante legal. Art. 128 - O direito de petio prescreve a partir da data da publicao, no rgo oficial, do ato impugnado, ou quando este for de natureza reservada, da data em que dele tiver conhecimento o Servidor: I em cinco anos, quanto aos atos de que decorrem a demisso, cessao de disponibilidade, ou que afetem interesse patrimonial e crditos resultantes das relaes de trabalho; e II em cento e vinte dias, nos demais casos, salvo quando outro prazo for fixado em lei. Pargrafo nico Os recursos ou pedidos de reconsiderao, quando cabveis e apresentados dentro do prazo de que trata o artigo 125, interrompem a prescrio, determinando a contagem de novos prazos, a partir da data de publicao do despacho denegatrio ou restritivo do pedido. Art. 129 - A prescrio de ordem pblica, no podendo ser relevada pela administrao. Art. 130 - O pedido de reconsiderao e o recurso no tm efeito suspensivo, o que for provido retroagir, nos efeitos, data do ato impugnado. Art. 131 - A administrao dever rever seus atos, a qualquer tempo, quando eivados de ilegalidade. Art. 132 - So fatais e improrrogveis os prazos estabelecidos neste captulo, salvo por motivo de falta maior. Pargrafo nico Os prazos que se vencerem em sbado, domingo, feriado, santificado ou considerado de freqncia facultativa, ficam dilatados at o primeiro dia til subseqente. Captulo IX DO AFASTAMENTO PARA SERVIR A OUTRO RGO OU ENTIDADE Art. 133 - O Servidor, mediante sua concordncia, poder ser cedido para ter exerccios em outro rgo ou entidade dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal ou de outros Municpios, nas seguintes hipteses: a) para exerccio de cargo em comisso ou em funo de confiana; b) para exerccio de cargo tcnico ou em casos previstos em leis.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARM Av. Dr. Anysio Chaves, 853 Aeroporto Velho - CEP: 68.030-290 Art. 134 - Nenhum Servidor poder ser posto disposio, ou de qualquer forma ter exerccio em repartio diferente daquela em que estiver lotado, sem prvia autorizao do Prefeito ou da Comisso Executiva, formalizada atravs de ato competente. Art. 135 - O afastamento para estudo ou misso oficial no exterior obedecer ao disposto em legislao pertinente. Captulo X DO REGIME DISCIPLINAR Seo I Dos Direitos e Deveres Art. 136 - So direitos do Servidor, alm daqueles especificamente conferidos neste Estatuto: I - ter condio adequada ao trabalho; II - receber da administrao os equipamentos e vesturios exigidos pela natureza do servio; III - participar de treinamento de preveno de acidentes de trabalho; IV - ter acesso ao acervo bibliogrfico de sua repartio; V - sugerir providncias que visem o aperfeioamento do servio; VI - representar contra ato manifestamente ilegal ou abuso de poder de seus superiores; VII - Participar de associao profissional ou sindical. Pargrafo nico VETADO. Art. 137 - So deveres do Servidor: I - manter assiduidade II - ser pontual; III - usar de discrio; IV - tratar com urbanidade as partes, atendendo-as sem preferncias pessoais; V - desempenhar pessoalmente, com zelo e presteza, os encargos que lhe competirem e os trabalhos de que for incumbido de suas atribuies; VI - ser leal s instituies constitucionais e administrativas a que servir; VII - observar as normas legais e regulamentares; VIII - respeitar e acatar seus superiores hierrquicos, obedecendo s suas ordens, exceto quando manifestamente ilegais; IX - quando indicado pela administrao, freqentar cursos legalmente institudos, para seu aperfeioamento e especializao; X - providenciar para que esteja sempre em dia, no assentamento individual, a sua declarao de famlia; XI - manter esprito de cooperao e solidariedade para com os companheiros de trabalho; XII - zelar pela economia e conservao do material que lhe for confiado; XIII - apresentar-se ao servio convenientemente trajado ou uniformizado, quando for o caso;

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARM Av. Dr. Anysio Chaves, 853 Aeroporto Velho - CEP: 68.030-290 XIV - submeter-se inspeo de sade peridica, perante junta mdica oficial do municpio, quando for determinado pela administrao; XV - usar os equipamentos e vesturios pela administrao, de acordo com a natureza do trabalho; XVI - atender preferencialmente: a) requisies destinadas defesa da Fazenda Pblica Municipal; b) pedidos de certides para fins de direito; c) VETADO; d) diligncias solicitadas por comisso de inqurito; e e) deprecados judiciais. Seo II Das Proibies Art. 138 - Ao Servidor proibido: I - retirar, sem prvia permisso da autoridade competente, qualquer documento ou objeto existente na repartio; II - ausentar-se do servio durante o expediente sem prvia autorizao do chefe imediato; III - entreter-se, durante as horas de trabalho, em palestras, leituras e outras atividades estranhas ao servio; IV - deixar de comparecer ao servio sem causa justificada; V - tratar de interesses particulares na repartio; VI - exercer comrcio entre os companheiros de servio, promover ou subscrever listas de donativos dentro da repartio; VII - recusar f a documentos pblicos; VIII - opor resistncia injustificada ao andamento de documento e processo ou execuo de servio; IX - empregar material do servio pblico em servio particular; X - receber propina, comisso, presente ou vantagem de qualquer espcie, em razo de suas contribuies; XI - cometer a outro Servidor atribuies estranhas s do cargo que ocupa, exceto em situaes de emergncia e transitria; XII - exercer quaisquer atividades que sejam incompatveis com o exerccio do cargo ou funo e com o horrio de trabalho. XIII - proceder de forma desidiosa; XIV - participar da gerncia ou administrao de empresas que mantenha relaes comerciais ou administrativas com o governo, sejam por este subvencionadas, ou estejam diretamente relacionados com a finalidade da repartio ou em servio em que esteja lotado; XV - requerer ou promover a concesso de privilgios, garantias e juros ou outros fatores semelhantes, federais, estaduais ou municipais, exceto o de interveno prpria; XVI - praticar usuras sob qualquer de suas formas; XVII - aceitar representao de Estado estrangeiro, sem autorizao do Presidente da Repblica;

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARM Av. Dr. Anysio Chaves, 853 Aeroporto Velho - CEP: 68.030-290 XVIII - constituir-se procurador de partes ou servir de intermedirio perante qualquer repartio pblica, salvo quando se tratar de benefcios previdencirios ou assistenciais a parentes at o segundo grau; XIX - receber estipndios de firmas fornecedoras ou de entidades fiscalizadas no pas, ou no estrangeiro, principalmente quando estiver em misso referente compra de material ou fiscalizao de qualquer natureza; XX - valer-se de sua qualidade de servidor para desempenhar atividades estranhas s funes ou para lograr, direta ou indiretamente, qualquer proveito; e XXI - praticar atos de sabotagem contra o servio pblico. Pargrafo nico No est compreendida nas proibies deste artigo a participao do Servidor em sociedade em que o Municpio seja acionista, bem assim na direo ou composio de cooperativas ou associaes de classe. Art. 139 - vedado ao Servidor trabalhar sob as ordens imediatas de parente at o segundo grau, salvo quando se tratar de funo de confiana e livre escolha, no podendo exceder de dois o nmero de auxiliares nestas condies. Seo III Da Responsabilidade Art. 140 Pelo irregular de suas atribuies, o funcionrio responde civil, penal e administrativamente. 1 - A responsabilidade administrativa no exime o Servidor da responsabilidade civil ou criminal que no caso couber, e o pagamento de qualquer indenizao no o exime de pena disciplinar em que incorrer, 2 - As cominaes civis, penais e disciplinares podero acumular-se, sendo independentes entre si, bem como as instncias civis, penal e administrativa. Art. 141 O Servidor responsvel por todos os prejuzos que nessa qualidade causar Fazenda Pblica, por dolo ou culpa, devidamente apurados. Pargrafo nico Caracteriza-se especialmente a responsabilidade: I - pela sonegao de valores e objetos confiados sua guarda ou responsabilidade, por no prestar contas ou por no as tomar, na forma e nos prazos estabelecidos pelas leis, regulamentos, instrues e ordens de servio. II - pela falta ou inexatido das necessrias averbaes nas notas de despacho, guias e outros documentos da receita ou qualquer que tenham como eles relao; III - pelas faltas, danos, avarias e quaisquer outros prejuzos que sofrem os bens e os materiais sob sua guarda ou sujeitos a seu exame ou fiscalizao; e IV - por qualquer erro de clculo ou reduo contra a Fazenda Pblica. Art. 142 A responsabilidade civil decorre de procedimento doloso ou culposo que importe prejuzo da Fazenda Pblica ou de terceiros. 1 - O ressarcimento de prejuzo causado Fazenda Pblica no que exceder o limite de cauo e na falta de outros bens que respondam pela indenizao, ser

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARM Av. Dr. Anysio Chaves, 853 Aeroporto Velho - CEP: 68.030-290 liquidado mediante desconto em prestaes mensais no excedentes da dcima parte da remunerao. 2 - Tratando-se de dano causado a terceiro, responder o Servidor perante a Fazenda pblica, atravs de composio amigvel ou ao regressiva. 3 - No sendo possvel a composio amigvel, a ao regressiva dever ser iniciada no prazo de noventa dias da data em que transitar em julgado a condenao imposta. 4 - A no observncia do disposto no pargrafo anterior, por ao ou omisso do responsvel pelo ajuizamento da ao, constitui falta de exao no cumprimento do dever. Art. 143 O Servidor que adquirir materiais em desacordo com as disposies legais e regulamentares ser responsabilizado pelo respectivo custo, sem prejuzo das penalidades cabveis; podendo, se houver prejuzo para o errio ser descontado da remunerao. Art. 144 - Nos casos de indenizao fazenda pblica, resultante de ato doloso, o servidor ser obrigado a repor, de uma s vez, a importncia do prejuzo causado em virtude alcance, desfalque, ou omisso em efetuar recolhimento ou entrada nos prazos legais. Art. 145 Fora dos casos previstos no artigo anterior, a importncia da indenizao poder ser descontada do vencimento ou remunerao, no excedendo o desconto a dcima parte do valor destes. Art. 146 Ser igualmente responsabilizado o servidor que fora dos casos expressamente previstos nas leis, regulamentos ou regimentos, cometer a pessoas estranhas repartio o desempenho de encargos que lhe competirem ou aos seus subordinados. Art. 147 A responsabilidade administrativa resulta de atos ou omisses praticados no desempenho de cargo ou funo.

Capitulo XI DA ACUMULAO Art. 148 vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos, exceto quando houver compatibilidade de horrios: a) a de dois cargos de professor; b) a de um cargo de professor com outro tcnico ou cientifico; e c) a de dois cargos privativos de mdico. Art. 149 A proibio de acumular estende-se a empregos e funes e abrange autarquias, empresas pblicas, sociedades de economia mista e fundaes mantidas pelo Poder Pblico.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARM Av. Dr. Anysio Chaves, 853 Aeroporto Velho - CEP: 68.030-290 Pargrafo nico A proibio de acumular no se aplica ao aposentado quando investido em cargo comissionado. Art. 150 A acumulao de cargos, ainda que lcita, fica condicionada comprovao de compatibilidade de horrio.

TTULO IV DA PREVIDNCIA E ASSISTENCIA Captulo I DAS DISPOSIES GERAIS Art. 151 Os benefcios concedidos ao Servidor e a seus dependentes compreendem: I - Quanto ao servidor: a) aposentadoria; b) salrio famlia; e c) auxilio natalidade. II - Quanto aos dependentes: a) auxlio funeral; b) penso por morte; e c) auxlio recluso.

Capitulo II DOS BENEFCIOS Seo I Da aposentadoria Art. 152 O servidor ser aposentado: I - por invalidez permanente, sendo os proventos integrais, quando decorrentes de acidentes em servio, molstia profissional ou doena grave contagiosa e incurvel, especificada em lei e proporcionais nos demais casos; II - compulsoriamente, os do sexo masculino, aos setenta anos de idade, e aos do sexo feminino, aos sessenta e cinco anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de servio; e III - Voluntariamente: a) aos trinta e cinco anos de servio, se homem, e aos trinta, se mulher, com proventos integrais; b) aos trinta anos de efetivo exerccio em funes de magistrio, se professor, e vinte e cinco anos, se professora, com proventos integrais; c) aos trinta anos de servio, se homem, e aos vinte e cinco, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de servio;

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARM Av. Dr. Anysio Chaves, 853 Aeroporto Velho - CEP: 68.030-290 d) aos sessenta e cinco anos de idade, se homem, e aos sessenta, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de servio. 1 - Consideram-se doenas graves, contagiosas ou incurveis as que a lei indicar com base na medicina especializada. 2 - Nos casos de exerccios de atividades consideradas insalubres ou perigosas, a aposentadoria de que trata o Inciso III, alneas a e c, observar o disposto em regulamento. 3 - A aposentadoria em cargos ou empregos temporrios observar o disposto na lei federal. Art. 153 - Ser aposentado com proventos correspondentes ao vencimento ou remunerao de cargo em comisso ou funo gratificada, o Servidor efetivo que o venha exercendo por mais de cinco anos consecutivos ou dez alternados, no municpio. 1 - As vantagens definidas neste artigo so extensivas ao Servidor que, poca da aposentadoria, contar ou perfizer dez anos, consecutivos ou no, em cargo, em comisso ou funo gratificada. 2 - Quando mais de um cargo ou funo tenha sido exercido, sero atribudos os proventos de maior padro, desde que lhe corresponda o exerccio mnimo de dois anos consecutivos, ou padro imediatamente inferior, desde que superior a um ano, se menor o lapso de tempo desse exerccio. Art. 154 A aposentadoria compulsria ser automtica e declarada por decreto, com vigncia a partir do dia imediato aquele em que o Servidor atingir a idade limite de permanncia no servio ativo. Pargrafo nico O Servidor se afastar do servio do cargo no dia imediato aquele em que atingir a idade limite, Art. 155 A aposentadoria voluntria ou por invalidez vigorar a parti da data da publicao do respectivo ato. 1 - A aposentadoria por invalidez ser precedida de licena para o tratamento de sade, por perodo no excedente a doze meses. 2 - Expirado o perodo de licena e no estando em condies de reassumir o cargo, ou de ser readaptado, o Servidor ser aposentado. 3 - O lapso de tempo compreendido entre o trmino da licena e a publicao do ato de aposentadoria ser considerado como prorrogao da licena. Art. 156 O provento de aposentadoria ser revisto na mesma data e proporo, sempre que se modificar a remunerao do Servidor da atividade. 1 - So estendidos aos inativos e quaisquer benefcios ou vantagens posteriormente concedidos ao Servidor em atividade, inclusive quando decorrentes de transformao ou reclassificao do cargo ou funo em que se deu a aposentadoria. 2 - Quando proporcional ao tempo de servio, o provento no ser inferior ao menor vencimento bsico pago pelo Municpio.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARM Av. Dr. Anysio Chaves, 853 Aeroporto Velho - CEP: 68.030-290 Art. 157 Os proventos de aposentadoria do Servidor afastado para servir em outro rgo ou entidade sero calculados pelo nvel de vencimento e remunerao de seu cargo no Municpio de Santarm. Art. 158 Ao Servidor ser paga a gratificao natalina, no ms de dezembro, em valor equivalente ao respectivo provento. Art. 159 Ao Servidor fica assegurado o direito de no comparecer ao trabalho a partir do nonagsimo primeiro dia subseqente ao do protocolo do requerimento da aposentadoria, sem prejuzo da percepo de sua remunerao, caso no seja antes cientificado do requerimento, na forma da lei. Seo II Do Salrio Famlia Art. 160 O salrio famlia devido ao servidor ativo ou inativo do Municpio, por dependente econmico. Pargrafo nico O salrio famlia corresponder a cinco por cento do salrio mnimo. Art. 161 Consideram-se dependentes econmicos, para efeitos de salrio famlia: I - O filho menor de dezoito anos de qualquer natureza; II - O filho invlido de qualquer idade ou sexo, desde que total ou permanentemente incapaz para o trabalho; III - O filho estudante at vinte e quatro anos, que freqentar cursos de primeiro e segundo graus ou superior em estabelecimentos de ensino oficial ou oficializado, e que no exera atividade remunerada, nem possua renda prpria; IV - A me que na exera atividade remunerada, no perceba penso ou qualquer outro rendimento superior ao salrio mnimo; e V - O cnjuge, companheiro ou companheira que no exera atividade remunerada, nem possua renda prpria. 1 - Equiparam-se ao filho o enteado, o tutelado ou o curatelado, sem meios prprios de subsistncia. 2 - Para os efeitos deste artigo, considera-se renda prpria a importncia igual ou superior ao salrio mnimo. 3 - Sendo invlido o dependente, o salrio mnimo ser pago em dobro. Art. 162 VETADO Art. 163 O salrio famlia ser pago mesmo nos casos em que, continuando titular do cargo, o servidor deixe de receber vencimentos, por qualquer motivo. Art. 164 Quando ocorrer o bito do servidor que perceba o salrio famlia, este benefcio continuar a ser pago aos seus dependentes, sem prejuzo da penso a que fizerem jus.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARM Av. Dr. Anysio Chaves, 853 Aeroporto Velho - CEP: 68.030-290 Art. 165 Sobre o salrio famlia no incidir qualquer contribuio mesmo previdenciria ou fiscal, quaisquer dedues ou descontos. Art. 166 A concesso e supresso de salrio famlia sero processadas na forma estabelecida em regulamento. Seo IV Do Auxlio Natalidade Art. 167 O auxlio natalidade devido funcionria por motivo de nascimento de filho, em quantia equivalente a duas vezes o menor vencimento bsico pago pelo Municpio, inclusive no caso de natimorto. Pargrafo nico VETADO Art. 168 No sendo a parturiente funcionria municipal o auxlio ser pago ao cnjuge ou companheiro Servidor municipal. Art. 169 - Se o servidor falecer antes de verificado o parto, a viva ou companheira ter direito ao recebimento do auxlio natalidade.

Seo IV Do Auxlio Funeral Art. 170 O auxlio funeral devido famlia do Servidor falecido na atividade ou do aposentado, em valor equivalente a duas vezes o menor vencimento bsico pago pelo Municpio. Seo V Da penso por Morte Art. 171 So beneficirios das penses: I - O cnjuge; II - A pessoa desquitada, separada judicialmente, ou divorciada com percepo de penso alimentcia; III - A companheira ou companheiro que tenha sido designado pelo Servidor e comprove que viva em comum h cinco anos ou que tenha um filho em comum; IV - Os filhos de qualquer condio, at vinte e um anos de idade ou, se invlidos, enquanto durar a invalidez; V - O pai e a me que comprovem dependncia econmica do Servidor; VI - O irmo, rfo de pai e sem padrasto, at vinte e um anos, e o invlido enquanto durar a invalidez, que comprove dependncia do Servidor; e VII - VETADO.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARM Av. Dr. Anysio Chaves, 853 Aeroporto Velho - CEP: 68.030-290 Art. 172 Concedida a penso, qualquer prove posterior ou habilitao tardia, que implique excluso beneficiria, s produzir efeitos a partir da data em que for oferecida. Art. 173 - Acarreta perda da qualidade de beneficirio: I - O seu falecimento; II - O seu casamento, em se tratando de cnjuge, companheiro ou companheira; III - A anulao do casamento, quando a deciso ocorrer aps a concesso da penso ao cnjuge; IV - A acesso da invalidez, em se tratando de beneficirio invlido; V - A maioridade de filho, irmo rfo ou pessoa designada, aos vinte e um anos de idade; e VI - A renncia expressa. Art. 174 VETADO. Art. 175 A penso poder ser requerida a qualquer tempo, prescrevendo to somente as prestaes exigveis h mais de cinco anos. Seo VI Do Auxlio Recluso Art. 176 A famlia do servidor ativo devido o auxlio recluso, nos seguintes valores: I - Dois tero de remunerao, quando afastado por motivo de priso, em flagrante ou preventiva, determinada pela autoridade competente, enquanto perdurar a priso; II - metade da remunerao, durante o afastamento, em virtude de condenao, por sentena definitiva, a pena que no determine a perda de cargo. 1 - Nos casos previstos no inciso I deste artigo, o servidor ter direito a integralizao da remunerao, desde que absolvido. 2 - O pagamento do auxlio-recluso cessar a partir do dia imediato aquele em que o servidor for posto em liberdade, ainda que condicional.

TTULO V Capitulo I DAS PENALIDADES E DA SUA APLICAO Art. 177 So penas disciplinares: I - Repreenso; II - suspenso; III - destituio de funo; IV - demisso; V - demisso a bem do servio pblico; e

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARM Av. Dr. Anysio Chaves, 853 Aeroporto Velho - CEP: 68.030-290 VI - cassao de aposentadoria e disponibilidade. Art. 178 Na aplicao das penas disciplinares sero consideradas a natureza e a gravidade da infrao e os danos que dela provierem para o servio pblico. Art. 179 A pena de repreenso ser aplicada por escrito, no caso de falta de cumprimento dos deveres, a que no seja cominada penalidade mais severa. Art. 180 A pena de suspenso, que no exceder a trinta dias, ser aplicada em caso de falta grave ou de reincidncia Pargrafo nico O Servidor suspenso perder todas as vantagens e direitos decorrentes do exerccio do cargo. Art. 181 A destituio de funo gratificada dar-se-: I - Quando se verificar falta de exao no seu desempenho; II - quando for constatado que, por negligncia ou benevolncia, o Servidor contribui par que se no apurasse, no devido tempo, a falta de outrem; III - quando ocorrer a aplicao de pena prevista no Artigo 177 deste Estatuto. Pargrafo nico Ao detentor do cargo em comisso enquadrado nas disposies deste artigo caber a pena de destruio, sem perda do cargo efetivo de que seja titular. Art. 182 - Ser aplicada a pena de demisso nos casos de: I - Abandono de cargo; II - procedimento irregular de natureza grave; III - ineficincia no servio; IV - aplicao indevida de dinheiros pblicos; V - incontinncia pblica escandalosa e prtica de jogos proibidos; VI - embriaguez habitual em servio; VII - ofensa fsica em servio contra servidor ou particular, salvo em legtima defesa; VIII - insubordinao grave em servio; IX - ausncia ao servio, sem causa justificvel, por mais de trinta dias interpoladamente, durante um ano; X - praticar a usura em qualquer de suas formas; XI - pedir, por emprstimo, dinheiro ou quaisquer valores pessoas que tratem de interesses ou o tenham na repartio ou estejam sujeitos sua fiscalizao; e XII - coagir ou aliciar subordinados ou qualquer outra pessoa, usando das prerrogativas funcionais com objetivos de natureza poltico partidria. 1 - Considerar-se- abandono de cargo o no comparecimento injustificado do Servido por mais de trinta dias consecutivos. 2 - A pena de demisso por ineficincia no servio s ser aplicada quando verificada a impossibilidade de readaptao. Art. 183 Ser aplicada a pena de demisso a bem do servio pblico ao Servidor que:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARM Av. Dr. Anysio Chaves, 853 Aeroporto Velho - CEP: 68.030-290 I - Praticar crime contra a administrao pblica, nos termos da lei penal; II - revelar segredos de que tenha conhecimento em razo do cargo, desde que o faa dolosamente e com prejuzo para o Municpio ou particulares; III - lesar o patrimnio ou os cofres pblicos; IV - receber ou solicitar propinas, comisses ou vantagens de qualquer espcie, diretamente ou por intermdio de outrem, ainda que fora de suas funes, mas em razo delas; V - exercer advocacia administrativa, e VI - apresentar com dolo declarao falsa em matria de salrio famlia, sem prejuzo da responsabilidade civil e de procedimento criminal que no caso couber. Art. 184 O aro que demitir o Servidor mencionar sempre disposio legal em que se fundamenta. Art. 185 Ser aplicada a pena de cassao de aposentadoria ou disponibilidade, se ficar provado que o inativo: I - Praticou, quando em atividade, falta grave para a qual cominada nesta Lei a pena de demisso ou demisso a bem do servio pblico; II - aceitou ilegalmente cargo ou funo pblica; III - aceitou representao de Estado Estrangeiro, sem prvia autorizao do Presidente da Repblica; e IV - praticou a usura em qualquer de suas formas. Art. 186 As penas de suspenso superior a trinta dias, destituio de funo, demisso e de cassao da aposentadoria ou disponibilidade, sero aplicadas pelo Prefeito ou, nos casos de Servidores do Poder Legislativo, pela Comisso Executiva da Cmara Municipal. Art. 187 A aplicao de penalidade prescrever em: I - Um ano, a de repreenso; II - dois anos, a de suspenso; III - trs anos, a de destituio de funo, demisso por abandono de cargo ou faltas excessivas ao servio; IV - quatro anos, a de cassao de aposentadoria ou disponibilidade e demisso, nos casos no previstos no item anterior; e V - cinco anos, nos casos de demisso a bem do servio pblico. 1 - O prazo da prescrio contar-se- da data do conhecimento do ato ou fato por quem proceder a sua apurao. 2 - No caso de inqurito administrativo; a prescrio interrompe-se na data de instaurao. 3 - Se a infrao disciplinar for tambm prevista como crime na lei penal, por esta regular-se- a prescrio sempre que os prazos forem superiores aos estabelecidos neste artigo.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARM Av. Dr. Anysio Chaves, 853 Aeroporto Velho - CEP: 68.030-290 Art. 188 O Servidor que, sem justa causa de atender exigncia legal de autoridade competente para cujo cumprimento seja marcado prazo certo, ter suspenso o pagamento de sua remunerao at que satisfaa essa exigncia. Pargrafo nico Uma vez cumprida a exigncia, o Servidor receber a remunerao cujo pagamento tiver sido suspenso. Art. 189 O Servidor ter direito diferena de retribuio do: I - Tempo de servio relativo ao perodo em que tenha estado preso ou suspenso, quando do processo no houver resultado pena disciplinar ou esta se limitar de repreenso; e II - perodo do afastamento que exercer do prazo da suspenso disciplinar aplicada em carter preventivo. Art. 190 VETADO. Captulo II DO AFASTAMENTO PREVENTIVO Art. 191 o afastamento preventivo do cargo at trinta dias ser ordenado pela autoridade competente que determinar a instaurao de processo administrativo, desde que o afastamento do Servidor seja necessrio para a apurao de falta cometida no exerccio de suas atribuies. Pargrafo nico Poder ser prorrogado at noventa dias o prazo do afastamento, findo o qual cessaro automaticamente os respectivos efeitos, ainda que o processo administrativo no esteja concludo. Art. 192 O Servidor ter direito contagem do tempo de servio. I - Relativo ao perodo em que esteja afastado preventivamente, quando do processo administrativo, no houver resultado para disciplinar ou esta se limitar a repreenso; II - relativo ao perodo do afastamento preventivo que exceder do prazo previsto neste regulamento; e III - relativo ao perodo de priso preventiva e ao pagamento de diferena corrigida da remunerao, desde que reconhecida sua inocncia em sentena judicial transitada em julgado. Art. 193 O afastamento preventivo medida acautelatria e no constitui pena. TTULO VI DO PROCESSO ADMINSTRATIVO Captulo I DA APURAO SUMRIA DE IRREGULARIDADES

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARM Av. Dr. Anysio Chaves, 853 Aeroporto Velho - CEP: 68.030-290 Art. 194 A autoridade que tiver cincia de qualquer irregularidade no servio pblico obrigada a promover-lhe a apurao imediata por meios sumrios ou mediante inqurito administrativo. Pargrafo nico: VETADO Art. 196 Se no curso da apurao ficar evidenciada falta punvel com pena superior repreenso e suspenso correspondente, o responsvel pela apurao comunicar o fato ao superior imediato, que solicitar, pelos canais competentes, a instaurao do inqurito administrativo. Capitulo II DO INQURITO ADMINISTRATIVO Art. 197 O inqurito administrativo preceder ampliao das penas de suspenso, destituio de funo, demisso a bem do servio pblico e cassao da aposentadoria. Art. 198 So competentes para determinar a instaurao do Processo Administrativo o Prefeito, os secretrios municipais e os diretores das autarquias ou das fundaes, assim como a Comisso Executiva da Cmara, em relao aos servidores do Poder Legislativo. Art. 199 O inqurito ser realizado por uma comisso designada pela autoridade que houver determinado sua abertura, composta de trs Servidores, os quais podero ser inclusive, aposentados. 1 - No ato de designao ser indicado um dos membros para dirigir, como presidente, os trabalhos da comisso, competindo a este indicar o secretrio. 2 - A comisso, sempre que necessrio, dedicar todo o tempo aos trabalhos do inqurito, ficando seus membros, em tais casos, dispensados no servio na repartio. 3 - A comisso proceder em todas as diligencias convenientes, recorrendo, quando necessrio, as vistorias ou percias. 4 - Quando houver indcios de alcance, a administrao municipal poder designar Servidor que tenha habilitao para acompanhar as investigaes e diligencias em defesa do errio. 5 - O defensor do errio poder requerer no processo o que for de direito, inclusive a reinquirio do indicado ou de testemunhas. Art. 200 Se de imediato ou no curso do Inqurito Administrativo ficar evidenciado que a irregularidade envolve crime, o presidente da comisso, por intermdio da autoridade instauradora, a comunicar ao Ministrio Pblico. Art. 201 O inqurito dever estar concludo no prazo de noventa dias contados da data da instalao da comisso, prorrogveis sucessivamente por perodos de trinta

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARM Av. Dr. Anysio Chaves, 853 Aeroporto Velho - CEP: 68.030-290 dias, em caso de fora maior, e a juzo da autoridade administrativa, determinadora da instaurao do inqurito, at o mximo de noventa dias. 1 - A no observncia desses prazos no acarretar nulidade do inqurito, importando, porm, quando no se tratar de sobrestamento, na responsabilidade administrativa dos membros da comisso. 2 - O sobrestamento do Inqurito Administrativo s ocorrer em caso de absoluta impossibilidade de prosseguimento, a juzo da autoridade administrativa dos membros da comisso. Art. 202 Os rgos pblicos, sob pena de responsabilidade de seus titulares, atendero com a mxima presteza s solicitaes da comisso, inclusive requisio de tcnicos e peritos, devendo comunicar prontamente a impossibilidade de atendimento em caso de fora maior. Pargrafo nico Em caso de necessidade, o Poder Municipal poder contratar elementos tcnicos externos necessrios a investigao, desde que no haja similar no servio pblico municipal. Art. 203 Ultimada a instruo, ser feita, no prazo de trs dias, a citao do indicado para apresentao de defesa no prazo de dez dias, sendo-lhe facultada vista no processo, durante todo esse perodo, na sede da comisso. 1 - Havendo dois ou mais indicados, o prazo ser comum e de vinte dias. 2 - Estando o indicado em lugar incerto, ser citado por edital publicado por duas vezes no rgo oficial e uma vez em jornal de grande circulao. 3 - O prazo de defesa poder ser prorrogado pelo dobro, para diligncias consideradas imprescindveis. Art. 204 Nenhum acusado ser julgado sem ampla defesa, que poder ser produzida em causa prpria, permitindo-se o acompanhamento do inqurito, em todas as suas fases, pelo servidor acusado ou pelo seu defensor. Art. 205 Em casos de revelia, o presidente da comisso designar, de oficio, um Servidor para defender o indicado. Art. 206 Concluda a defesa, a comisso remeter o processo autoridade competente, com relatrio onde ser exposta a matria de fato e de direito, concludo pela inocncia ou responsabilidade do indicado, indicando no ultimo as disposies legais que entender transgredidas e as respectivas penas. Art. 207 Recebido o processo, a autoridade competente proferir deciso no prazo de vinte dias. 1 - A autoridade julgadora decidir s vistas dos fatos apurados pela comisso, no ficando, todavia, vinculada a concluso do relatrio. 2 - Se a autoridade julgadora entender que os fatos no foram apurados devidamente determinar o reexame do inqurito pela prpria comisso ou atravs de outra a ser designada na mesma forma que a anterior.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARM Av. Dr. Anysio Chaves, 853 Aeroporto Velho - CEP: 68.030-290

Art. 208 O servidor s poder ser exonerado a pedido, aps a concluso do inqurito administrativo a que responde e do qual no resultar pena de demisso ou demisso a bem do servio pblico.

TTULO VII DAS DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS Capitulo nico Art. 209 O regime desta lei aplica-se a todos os servidores de qualquer categoria do municpio de Santarm, suas autarquias e fundaes. Pargrafo nico Os servidores no admitidos na forma do Art. 37, item II, da Constituio Federal, com menos de cinco anos de servio, em 05 de outubro de 1998, sero submetidos a concurso, em observncia ao disposto no Art. 18 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias. Art. 210 A mudana do Regime Jurdico ocorrer na data da publicao desta lei, vigorando os correspondentes efeitos financeiros a partir de primeiro de janeiro do prximo ano oramentrio. Pargrafo nico No perodo compreendido entre a data da vigncia desta lei e a dos respectivos efeitos financeiros o servidor continuar percebendo a remunerao prpria do regime anterior a que estava sujeito. Art. 211 So transformados em cargos os atuais empregos ocupados pelos servidores regidos pela Legislao Trabalhista, obedecidas s exigncias do pargrafo nico, do artigo anterior. Pargrafo nico O disposto neste artigo no implicar, em nenhuma hiptese, em decesso de remunerao. Art. 212 Fica o servio publico municipal integrado exclusivamente, pelos seguintes quadros de pessoal: I - Quadro de cargos de provimento efetivo; II - quadro de cargos de provimento em comisso; e III - quadro de funes gratificadas. Art. 213 O tempo de servio prestado sob o regime da legislao trabalhista aos rgos alcanados por esta lei ser contado, para todos os efeitos, no regime estatutrio, observadas as normas legais e regulamentares pertinentes. Pargrafo nico VETADO

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARM Av. Dr. Anysio Chaves, 853 Aeroporto Velho - CEP: 68.030-290 Art. 214 Para atender necessidades de excepcional interesse pblico, de conformidade com o Art. 37, Inciso IX, da Constituio Federal, a Administrao Municipal poder admitir pessoal temporrio, nos casos de: I - Combater surto epidmico; II - Fazer cadastramento de imveis; III - Atender a situaes da calamidade pblica; IV - Substituir professor; V - Permitir a execuo de servio pro profissional de notria especificao; VI - Atender a outras situaes de urgncia que vierem a ser definidas em Lei: 1 - As contrataes de que trata este artigo tero dotao especifica e obedecero aos seguintes prazos: I Na hiptese dos Incisos I, III e VI at seis meses; II Na hiptese do Inciso II, doze meses; III Nas hipteses dos Incisos IV e V at doze meses. 2 - Os prazos de que trata o Artigo anterior so improrrogveis. 3 - O recrutamento ser feito mediante processo seletivo simplificado, sujeito a ampla divulgao em jornal de grande circulao, exceto nas hipteses dos incisos III e VI. Art. 215 VETADO Art. 216 VETADO Art. 217 As contrataes autorizadas no artigo anterior no sero permitidas quando, para as funes analgicas, existiam candidatos aprovados em concurso pblico. Art. 218 O dia 28 de outubro consagrado ao Servidor Pblico. Art. 219 Os prazos previstos neste Estatuto contar-se-o por dias corridos, no se computando o dia de inicio e prorrogando-se o vencimento que incidir em sbado, domingo ou feriado para o primeiro dia til seguinte. Art. 220 Lei Especial instituir o plano de carreira dos Servidores do Municpio. Art. 221 Sero subsidiados do presente Estatuto, nos casos omissos, os Estatutos dos Servidores Pblicos Civis da Unio e do Estado. Art. 222 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao, ressalvados os efeitos previstos no Art. 210. Art. 223 Revogam-se as disposies em contrrio.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARM Av. Dr. Anysio Chaves, 853 Aeroporto Velho - CEP: 68.030-290 Gabinete do Prefeito Municipal de Santarm, em 28 de janeiro de 1994.

RUY IMBIRIBA CORRA Prefeito Municipal

JOS OSMANDO FIGUEIREDO Secretrio de Governo

Publicada na Secretaria Municipal de Administrao, aos vinte e oito dias do ms de fevereiro de um mil novecentos e noventa e quatro.

MRLIO BASTOS DA CUNHA Secretrio Municipal de Administrao

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARM Av. Dr. Anysio Chaves, 853 Aeroporto Velho - CEP: 68.030-290 LEI N 14.902/94 DE 03 DE FEVEREIRO DE 1994.

D REDAO A DISPOSITIVOS DA LEI N 14.899, DE 28 DE JANEIRO DE 1994 E ESTABELECE OUTRAS PROVIDENCIAS. A CMARA MUNICIPAL DE SANTARM, decreta e eu sanciono a seguinte Lei. Art. 1 Os dispositivos abaixo enumerados da Lei n 14.899, de 28 de janeiro de 1994, tero a seguinte redao: Art. 1 Esta Lei institui o Regime Jurdico nico dos servidores pblicos do Municpio de Santarm. Art. 6 O sistema de carreira dos Servidores municipais dever observar as diretrizes estabelecidas na Lei n 14.899/94 de 28 de janeiro de 1994. Art. 8 - ............ V idade mnima de 18 anos Art. 12 A nomeao far-se-: I - Em carter efetivo, quando se tratar de cargo de provimento efetivo; ou II - Em comisso, para cargos de confiana, de livre exonerao. Art. 14 O concurso ser de provas ou de provas e ttulos, conforme dispuser o regulamento. Pargrafo nico Ser de provas ocupacionais o concurso pblico de provimento dos cargos para cujo desempenho a lei no exiga qualquer nvel de escolaridade. Art. 18 - ............ 6 O exerccio do mandato eletivo federal, estadual, municipal ou distrital, determina o afastamento do cargo, emprego ou funo, com prejuzo do vencimento ou remunerao. Art. 27 - ............ 3 O servidor readaptado perde definitivamente sua vinculao com o cargo anteriormente exercido. Art. 45 - ............ 2 Nos servios que exijam trabalho aos sbados, domingos e feriados ser estabelecida escala de revezamento. Art. 87 - ............ III Por motivo de doena em pessoa da famlia.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARM Av. Dr. Anysio Chaves, 853 Aeroporto Velho - CEP: 68.030-290 Art. 96 - ............ 3 ............ I - Integrais, at trinta dias; II - Dois teros, quando excedente de trinta dias; III - Um tero, quando superior a sessenta dias e no exceder a cento e vinte dias; IV - Sem vencimento, quando exceder a cento e vinte dias. Art. 102 O servidor ter direito, como premio de assiduidade e comportamento, a licena de trinta dias em casa perodo de cinco anos de exerccio ininterrupto, em que no haja sofrido qualquer penalidade disciplinar ou criminal. Art. 137 - ............ XVI ............ c) pedidos de informaes do Poder Legislativo. Art. 162 Quando o pai e a me forem servidores municipais e viverem em comum, o salrio famlia ser pago a um deles, quando separados, ser pago a um e outro, de acordo com a distribuio dos dependentes. Pargrafo nico Ao pai e a me equiparam-se o padrasto e madrasta e, na falta destes, os representantes legais dos incapazes. Art. 190 Devero constar do assentamento individual do Servidor todas as penas que lhe forem impostas. Art. 2 Esta lei entra em vigor na data de sua publicao, ressalvados os efeitos previstos no Art. 210 da Lei n 14.899 de 28 de janeiro de 1994. Art. 3 - Revogam-se as disposies em contrrio.

Gabinete do Prefeito Municipal de Santarm, em 03 de fevereiro de 1994.

RUY IMBIRIBA CORRA Prefeito Municipal

JOS OSMANDO FIGUEIREDO Secretrio de Governo

Publicado na Secretaria Municipal de Administrao, aos vinte e oito dias do ms de fevereiro do ano de um mil novecentos e noventa e quatro.

MRLIO BASTOS DA CUNHA Secretrio Municipal de Administrao

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARM Av. Dr. Anysio Chaves, 853 Aeroporto Velho - CEP: 68.030-290 LEI N 16.413/99, DE 30 DE JUNHO DE 1999.

ALTERA A LEI N 14.899/94, EMENDADA PELA LEI N 16.302/99, QUE TRATA DO REGIME JURDICO NICO DOS SERVIDORES PBLICOS DO MUNICPIO DE SANTARM, E D OUTRAS PROVIDENCIAS.

O Prefeito Municipal de Santarm. Fao saber que a CMARA MUNICIPAL DE SANTARM, aprovou e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1 Fica revogado o Pargrafo 4 do Artigo 214 da Lei n 14.899/94, emen-

dada pela Lei n 16.302/99, de 08 de maro de 1999. Art. 2 - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Art. 3 - Revogam-se as disposies em contrario.
Gabinete do Prefeito Municipal de Santarm, em 30 de junho de 1999.

ALEXANDRE E. V. WANGHON Prefeito Municipal em Exerccio

Publicado nesta Secretaria, aos trinta dias do ms de junho do ano de um mil novecentos e noventa e nove.

ANA RITA LOPES DE MACDO Secretria Municipal de Administrao Interina

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARM Av. Dr. Anysio Chaves, 853 Aeroporto Velho - CEP: 68.030-290 CONTINUAO DA LEI N 17.246/2002, DE 21 DE MAIO DE 2002. Art. 86 Na implantao do plano, o servidor no ter reduzido o vencimento de seu cargo efetivo, exceto se os atos que a efetivaram no cargo forem nulos de pleno direito. Pargrafo nico: Para cumprimento do previsto no caput deste artigo, o servidor que for alocado numa classe, cujo vencimento base ou a hora aula seja inferior ao que j vinha percebendo, ser descolado para outra classe, cujo vencimento base ou hora aula seja igual ou imediatamente superior. Art. 87 O regime jurdico dos servidores abrangidos por este plano ser o estatutrio. Art. 88 O servidor ocupante de cargo efetivo de professor, que no tenha a escolaridade mnima exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educao LDB e por esta lei, para o exerccio do cargo de professor nvel I, ser readaptado para o exerccio de outro cargo, passando a integrar a carreira do cargo para o qual foi readaptado. Art. 89 Na composio do valor da hora aula e vencimento base para o professor nvel II, esto inseridas as gratificaes de nvel superior e a regncia de classe e para o professor nvel I est inserida a regncia de classe. Art. 90 Na composio do valor do vencimento base para pedagogo est inserida a gratificao de nvel superior. Art. 91 O artigo 76 da Lei 14.899 de 28 de janeiro de 1994 passa a vigorar com a seguinte redao: Art. 76 O adicional por tempo de servio ser devido ao servidor efetivo, por qinqnio, de efetivo exerccio no municpio, e ser equivalente a 05% (cinco por cento) do vencimento base do cargo efetivo, fixado em lei, observado o limite de trinta e cinco por cento, e corresponder: I - Aos cinco anos, 5%; II - Aos dez anos, 5% = 10%; III - Aos quinze anos, 5% = 15%; IV - Aos vinte anos, 5% = 20%; V - Aos vinte e cinco anos, 5% = 25%; VI - Aos trinta anos, 5% = 30%; VII - Aos trinta e cinco anos, 5% = 35%. Art. 92 A diferena entre o valor do qinqnio que o servidor efetivo recebeu no ms anterior a entrada em vigor desta lei e o valor do qinqnio calculado de acordo com a nova formula do artigo anterior ser incorporado ao vencimento base no processo de reenquadramento.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARM Av. Dr. Anysio Chaves, 853 Aeroporto Velho - CEP: 68.030-290 Art. 93 Fica revogado o inciso III do artigo 75 da Lei 14.899 de 28 de janeiro de 1994. Art. 94 O caput do artigo 80 da Lei 14.899 de 28 de janeiro de 1994 passa a vigorar com a seguinte redao: Art. 80 O servidor efetivo nomeado para cargo em comisso, cessado esse exerccio, far jus a perceber, como vantagem pessoal, o adicional de que trata o Inciso IV do Artigo 75 desta Lei, que corresponder a quinta parte da diferena entre o vencimento do cargo efetivo e o vencimento do cargo em comisso, por qinqnio de efetivo exerccio, at o mximo de cinco quintos. Art. 95 Os artigos 118 e 119 da Lei 14.899 de 28 de fevereiro de 1994 passa a vigorar com a seguinte redao: Art. 118 O tempo de servio prestado ao Municpio de Santarm, pelo servidor efetivo municipal admitido na forma da lei, ser contado para todos os efeitos legais. Art. 119 Considera-se como tempo de servio, os servios prestados aos Poderes Municipais, inclusive suas autrquicas, fundaes pblicas e sociedades de economia mista. Art. 96 Para efeito de que trata o pargrafo nico do artigo 16, sero consideradas coordenaes e programas os j implantados: Educao de Jovens e Adultos, Educao Especial, Tv Escola, Rede Acelera, Ensino Fundamental de 1 a 4 sries, Ensino Fundamental de 5 a 8 sries, Educao Infantil, Gesto Escolar, Rdio Pela Educao, Parmetros Curriculares Nacionais PCNS, hoje existentes. Art. 97 Os cargos de monitores definidos na lei 16.060 de 12 de janeiro de 1998 passam a denominar-se de educador infantil. Art. 98 Fica, a secretaria Municipal de Administrao com apoio da Secretaria Municipal de Educao de Desporto, autorizada a contratar servidores temporrios, em conformidade com o artigo 37, IX da Constituio Federal, para atender as necessidades da rede municipal de ensino. Art. 99 A Secretaria Municipal de Educao dever estabelecer cronograma anual de provimento de cargos, com a racionalizao e continuidade de suas atividades observadas disponibilidade financeira do Municpio. Art. 100 O Poder Executivo baixar os regulamentos necessrios execuo deste plano, podendo as Secretarias Municipais de Administrao.

You might also like