You are on page 1of 10

Anais do 15O Encontro de Iniciao Cientfica e Ps-Graduao do ITA XV ENCITA / 2009 Instituto Tecnolgico de Aeronutica, So Jos dos Campos,

, SP, Brasil, Outubro, 19 a 22, 2009.

TESTE PROPULSIVO EM MOTOR DE AEROMODELO


Leonardo Augusto da Rosa e Oliveira Instituto Tecnolgico de Aeronutica
Diviso de Engenharia Aeronutica Pa Mal. Eduardo Gomes, 50 12.228-900 So Jos dos Campos SP Bolsista PIBIC-CNPq leoaugusto.oliveira@gmail.com

Cristiane Aparecida Martins Instituto Tecnolgico de Aeronutica


Diviso de Engenharia Aeronutica Pa Mal. Eduardo Gomes, 50 12.228-900 So Jos dos Campos SP cmartins@ita.br Resumo. Neste artigo, estudaram-se os resultados de ensaios de hlices a serem usadas no sistema propulsivo de um VANT (Veculo Areo No Tripulado), com nfase no desempenho das mesmas. Para tanto, criaram-se critrios de desempenho baseados nos requisitos da aeronave nos diferentes regimes de operao e analisaram-se possveis melhorias na forma como so conduzidos os experimentos e na teoria a ser utilizada para ensaios estticos. Palavras chave: VANT, desempenho de hlices, eficincia em ensaios estticos.

1. Introduo O presente trabalho se insere no projeto de um veculo areo no tripulado (VANT) a ser utilizada para inspeo de linhas de transmisso de energia eltrica, desenvolvido pela Diviso de Engenharia Aeronutica do Instituto Tecnolgico de Aeronutica (IEA-ITA). A aeronave mencionada tem a misso de sobrevoar as linhas de transmisso e realizar o imageamento das mesmas, devendo, portanto, ser capaz de voar a baixas velocidades e numa trajetria estvel. O trabalho designado ao grupo de propulso foi a realizao da escolha do sistema propulsivo da aeronave. As pequenas dimenses da aeronave e as baixas velocidades de operao da mesma levaram escolha da hlice como sistema propulsivo. Outros critrios, como baixo registro de falhas do motor (necessrio devido ao alto valor agregado ao equipamento de sensoriamento remoto) e divulgao de dados de desempenho por parte do fabricante, levaram utilizao do motor Zenoah G800BPU, mostrado na Figura 1.

Figura 1. Motor Zenoah G800BPU

O motor escolhido opera com hlices 22x12, 24x12, 24x10 e 26x8. Faz-se necessrio, portanto, determinar a hlice a ser usada em conjunto com o motor escolhido para atender, da melhor maneira possvel, aos principais requisitos do sistema propulsivo do VANT. Estes dizem respeito obteno de trao suficiente para que a aeronave decole dentro do comprimento de pista disponvel, prevendo o mximo peso de decolagem (MTOW), e mantenha um vo nivelado

Anais do XV ENCITA 2009, ITA, Outubro, 19-22, 2009

mesmo quando submetida a rajadas frontais. Alm disso, por se tratar de uma aeronave de longo alcance, deve-se minimizar o consumo de combustvel. A quantidade de combustvel disponvel determinada pelo peso e volume do mesmo, sendo tais caractersticas crticas em vos longos e, principalmente, em aeronaves que carregam muitos equipamentos, como o caso do VANT desenvolvido. Assim, o plano inicial do projeto consiste no ensaio do motor Zenoah G800BPU com as hlices da faixa especificada pelo fabricante, a fim de se avaliar o desempenho do mesmo nos diferentes regimes de operao. A realizao destes ensaios previa inicialmente medidas de trao e torque nos regimes de cruzeiro e de potncia para velocidades variando de 0 a 120 km/h, velocidade de cruzeiro especificada no projeto; no entanto, dificuldades na realizao dos experimentos impossibilitaram a utilizao do motor em tnel de vento, realizando-se, portanto, somente os ensaios estticos.

2. Reviso Bibliogrfica O estudo de desempenho de hlices tem um carter fortemente experimental, devido dificuldade de se calcular, analiticamente, o escoamento em torno da hlice. Esta dificuldade, comum a todo o estudo da aerodinmica, contornada por simulaes computacionais em CFD (Computational Fluid Dynamics) e medies experimentais dos parmetros de desempenho. Os principais parmetros de desempenho de hlices so a eficincia e os coeficientes de trao, potncia e conjugado (ou torque). A eficincia da hlice definida como segue abaixo:

pr =

Tu P

(1)

Na equao acima, T a trao fornecida pela hlice, u a velocidade da aeronave e P a potncia desenvolvida pelo motor. Desta forma, a eficincia pr da hlice corresponde razo entre a potncia associada ao movimento da aeronave e a potncia fornecida pelo motor. Os coeficientes de trao, potncia e conjugado so razes entre as grandezas fsicas a eles associadas e aos produtos da rotao do eixo e do dimetro da hlice, medidas fundamentais para o desenvolvimento das grandezas mencionadas. Tais coeficientes so definidos conforme mostrado nas Eqs. (2) a (4):

CT =

T n2 D 4 P CP = 3 5 n D C =

(2) (3) (4)

n 2 D5

Nas equaes acima, alm das grandezas definidas anteriormente, tem-se que a densidade do ar, o torque do motor, n a rotao do seu eixo e D o dimetro da hlice. Os parmetros de desempenho definidos nas Eqs. (1) a (4) so comumente relacionados com o coeficiente de avano j, o qual uma medida da relao entre a velocidade da aeronave e a velocidade linear da hlice:
j= u nD

(5)

As Figuras 2 a 4 ilustram resultados experimentais para os parmetros de desempenho para uma hlice de 3 ps utilizando perfil NACA 5868-9. importante observar que tais parmetros guardam uma forte dependncia com o passo da hlice, medido atravs do ngulo de toro da mesma em uma estao de referncia.

Anais do XV ENCITA 2009, ITA, Outubro, 19-22, 2009

Figura 2. Relao entre a eficincia da hlice e o coeficiente de avano

Figura 3. Relao entre os coeficientes de trao e de avano

Anais do XV ENCITA 2009, ITA, Outubro, 19-22, 2009

Figura 4. Relao entre os coeficientes de potncia e de avano A partir de grficos semelhantes aos mostrados acima, possvel prever a trao fornecida por uma hlice, dadas as suas especificaes e a velocidade de vo da aeronave. Alm disso, o carter aproximadamente linear dos parmetros citados para coeficientes de avano e ngulos de toro intermedirios permite, nos casos em que tais condies se aplicam (e, obviamente, dentro da margem de erro prevista em um projeto), a interpolao dos dados empricos. A utilizao do coeficiente de avano como parmetro de comparao importante para mostrar certa similaridade na eficincia das hlices, no que diz respeito s velocidades destas e das aeronaves. No entanto, de se supor que tal similaridade deixe de ocorrer nos casos extremos, como na situao de velocidade nula. Em termos mais simples, as medies para coeficientes de avano muito baixos podem estar associadas a baixas velocidades ou a altas rotaes, ou ainda utilizao de hlices de grande dimetro; na situao de velocidade nula, por outro lado, o coeficiente de avano seria nulo para qualquer configurao de hlice, e chegar-se-ia concluso de que a eficincia da mesma independe de suas especificaes. De fato, o estudo da trao esttica (isto , a trao para velocidade de vo nula) se baseia em parmetros distintos daqueles usados para o desempenho geral das hlices. A teoria de hlices, aplicada situao de velocidade nula, implica que a trao fornecida por uma dada hlice diretamente proporcional potncia desenvolvida pelo motor e inversamente proporcional rotao e ao dimetro:

T0 =

KT0 P nD

(6)

A determinao da constante KT0 feita de forma emprica. No entanto, possvel estabelecer uma relao linear
p entre KT0 e a razo passo/dimetro da hlice , conforme se verifica em (Warner, 1927) e (Diehl, 1928) com D estudos feitos com hlices de diferentes dimenses e perfis aerodinmicos:

Anais do XV ENCITA 2009, ITA, Outubro, 19-22, 2009

p KT0 = 57000 1,97 D

(7)

A Eq. (7) pressupe a utilizao, na Eq. (6), de potncia em hp, rotao em rpm e dimetro em ft. A equao acima colocada aqui como forma de mostrar a possibilidade de se estimar KT0 sem a realizao de ensaios das hlices. Apesar de no ser possvel estender os valores desta equao para o caso estudado no projeto em questo (pelo menos no sem uma verificao experimental anterior), dadas as grandes diferenas nas dimenses, razovel supor que o comportamento linear se mantm. Assim, verifica-se que para a obteno de maiores traes estticas, indicado o uso de hlices de menor passo e maior dimetro; por outro lado, o grfico da Figura 1 indica que a eficincia mxima obtida em maiores velocidades se d com hlices de maior passo. Esta diferena nos indicadores de desempenho justifica a preferncia por hlices de passo varivel em aeronaves de maior porte, nas quais o peso adicional do sistema hidrulico responsvel pela mudana no passo compensado pela utilizao da hlice com eficincia mxima nas diferentes faixas de velocidade. Por fim, verifica-se no grfico da Figura 5 que as hlices de 2 ps apresentam melhor desempenho para a trao esttica, quando comparadas com hlices de 3 e 4 ps, o que justifica a utilizao deste tipo de hlice em aeronaves que voam a velocidades muito baixas, como aeromodelos e VANTs de monitoramento.

Figura 5. Comparao de valores de KT0 para hlices de diferente nmero de ps

3. Anlise dos resultados experimentais Os ensaios das hlices foram feitos para rotaes de 4000 rpm a 7000 rpm, faixa que corresponde a uma operao segura do motor Zenoah G800BPU. As especificaes fornecidas pelo fabricante, utilizadas como base de comparao para as dimenses do motor durante a escolha do sistema propulsivo e na anlise do seu desempenho, so mostradas na Tabela 1.

Anais do XV ENCITA 2009, ITA, Outubro, 19-22, 2009

Tabela 1. Especificaes do motor Zenoah G800BPU Comprimento Dimenses [mm] Largura Altura Massa [kg] Volume dos cilindros [cm] Torque mximo lquido [N.m] Potncia mxima lquida [kW]

192 257 205 3,6 80 5,29 4,41

Os resultados obtidos para os ensaios estticos do motor com as trs hlices so mostrados nas Figuras 6 a 8. Em todos os grficos os dados experimentais so representados juntamente com aproximaes polinomiais, a fim de facilitar a verificao do comportamento global dos parmetros fsicos analisados.

200 180 160 140

Trao[N]

120 100 80 60 40 20 0 4000 4500 5000 5500 6000 6500 7000 7500

Rotao[rpm]
22x12 24x10 24x12

Figura 6. Trao fornecida em funo da rotao do motor

Anais do XV ENCITA 2009, ITA, Outubro, 19-22, 2009

4.5 4.0 3.5

Torque[N.m]

3.0 2.5 2.0 1.5 1.0 0.5 0.0 4000 4500 5000 5500 6000 6500 7000 7500

Rotao[rpm]
22x12 24x10 24x12

Figura 7. Torque aplicado no eixo em funo da rotao do motor

3500 3000 2500

Potncia[W]

2000 1500 1000 500 0 4000 4500 5000 5500 6000 6500 7000 7500

Rotao[rpm]
22x12 24x10 24x12

Figura 8. Potncia desenvolvida em funo da rotao do motor As curvas mostradas acima apresentam comportamentos semelhantes no que diz respeito comparao entre as trs hlices ensaiadas. Conforme esperado, a trao e a potncia tendem a aumentar com o passo e o dimetro das hlices, j que tais parmetros implicam, respectivamente, em maior acrscimo de velocidade e a maior massa de ar a ser afetada pelo movimento da hlice. Primeiramente, observa-se que os valores mximos obtidos para a potncia e o torque esto entre 25 % e 30 % abaixo do valor lquido fornecido pelo fabricante. Tal diferena explicada pela obteno dos dados em condies distintas; os valores de temperatura e presso ambientes, parmetros que influenciam fortemente o desempenho do motor, no so fornecidos pelo fabricante, impedindo uma comparao direta entre os valores nominais do equipamento

Anais do XV ENCITA 2009, ITA, Outubro, 19-22, 2009

e aqueles medidos durante os ensaios. Alm disso, as condies de mximo torque e mxima potncia alegadas pelo fabricante se situam em rotaes entre 7000 rpm e 8000 rpm, estando, portanto, fora da faixa de rotao estudada. necessrio atentar para o fato de que, apesar de a maximizao do valor de KT0 implicar na utilizao de hlices de menor passo e maior dimetro, tal raciocnio no pode ser aplicado diretamente ao valor absoluto da trao esttica, uma vez que o modelo que prev a proporcionalidade da trao com relao a KT0 tem como conseqncia o fato de que T0 proporcional ao inverso do dimetro. Em outras palavras, os valores absolutos de trao e potncia no fornecem dados acerca da eficincia das hlices (isto , quo eficiente o acrscimo de energia cintica ao escoamento no sentido de aumentar a quantidade de movimento do mesmo). Desta forma, a anlise de desempenho deve ser associada aos valores mximos obtidos somente em termos das limitaes oferecidas pelas especificaes da aeronave; importante enfatizar que a misso da aeronave projetada implica na necessidade de grande autonomia e, portanto, o fator mais importante na determinao do desempenho deve ser a eficincia propulsiva. Devido falha do conceito de eficincia propulsiva em ensaios estticos, faz-se necessrio encontrar um parmetro T equivalente a fim de comparar o desempenho das hlices. De acordo com a equao (1), a razo , por definio, P proporcional a pr . Esta razo permitiria comparar, portanto, eficincias de diferentes hlices operando em escoamentos de mesma velocidade, contanto que esta seja no-nula. Como forma de contornar este problema, buscaram-se dados correlacionando a variao na trao e potncia obtidas com a velocidade do escoamento no perturbado para ensaios semelhantes aos realizados no curso do desenvolvimento do projeto. Devido escassez de dados na literatura acerca de motores de pequeno porte, foram buscados dados de ensaios de motores de aeromodelos, sendo estas as aeronaves de operao mais prxima ao VANT projetado. Ensaios realizados no incio de 2008 pela equipe Leviat de Aerodesign (ITA) com motores de cilindrada 0, 46 in 2 e hlices 13x4, 12x5 e 12x6 mostraram uma queda linear na trao conforme se aumenta a velocidade u do escoamento. Como os coeficientes angulares das retas de interpolao no so muito distintos e as faixas de Reynolds e Mach dos testes so prximas s especificaes do VANT, assumiu-se que a eficincia da hlice se comporta de T como parmetro de avaliao maneira previsvel quando a velocidade u tende a zero e, portanto, escolheu-se a razo P de desempenho das hlices em ensaios estticos. T As curvas mostradas na Figura 9 representam os valores de para as hlices ensaiadas. P 0.16 0.14 0.12

T/P[N/W]

0.10 0.08 0.06 0.04 0.02 0.00 4000 4500 5000 5500 6000 6500 7000 7500

Rotao[rpm]
22x12 Figura 9. Valores de 24x10 24x12

T em funo da rotao do motor P

Anais do XV ENCITA 2009, ITA, Outubro, 19-22, 2009

T para ensaios estticos segue a tendncia da P eficincia propulsiva para velocidades no-nulas, com um pico acentuado em rotaes mdias. Para o caso de u 0 , tem-se que, mantendo constantes a velocidade u e o dimetro D da hlice, o aumento da rotao implica na reduo do coeficiente de avano. Desta forma, lembrando ainda da hiptese de que no h descontinuidades no comportamento das curvas de trao e potncia quando se atinge u = 0 , ento as curvas obtidas experimentalmente podem ser relacionadas com os dados da literatura atravs do fato de que o eixo horizontal do grfico da Figura 9 uma funo hiperblica do eixo horizontal do grfico da Figura 2. T em funo do inverso da rotao. A idia consiste em Seguindo este raciocnio, foram plotadas as curvas de P T em ensaios estticos seguem a mesma tendncia que a eficincia propulsiva para ensaios verificar se as curvas de P dinmicos, utilizando no eixo horizontal o inverso da rotao (o que consiste, de fato, no coeficiente de avano com os outros parmetros constantes). Tais curvas so mostradas na Figura 10.

O grfico da Figura 9 mostra que o comportamento da razo

0.16 0.14 0.12

T/P[N/W]

0.10 0.08 0.06 0.04 0.02 0.00 1.2 1.4 1.6 1.8 2.0 2.2 2.4 2.6 2.8

1/n(.104)
22x12 Figura 10. Valores de 24x10 24x12

T em funo do inverso da rotao P

4. Concluses A realizao de ensaios estticos limita a anlise de desempenho das hlices, devido inconsistncia da definio T e a eficincia de eficincia propulsiva nestas condies. No entanto, mostrou-se a correlao entre a razo P propulsiva em ensaios com u = 0 , tomando-se assim um parmetro de anlise equivalente. Com isso, foi possvel estender a anlise comumente utilizada no desempenho de hlices para o caso particular estudado. Considerando como principal requisito de desempenho do sistema propulsivo da aeronave a minimizao do consumo de combustvel, a hlice a ser utilizada dentre as disponveis seria a 24x10, desde que os valores absolutos de trao e potncia satisfaam as diversas condies do envelope de vo. Entretanto, importante ressaltar que tal escolha foi feita com base em ensaios estticos e que, apesar de indcios experimentais sugerirem que esta superioridade de desempenho se estenda velocidade de cruzeiro da aeronave, no possvel afirmar qual a hlice tima a ser usada sem a devida realizao de ensaios em tnel de vento. Conclui-se, portanto, que os objetivos propostos inicialmente foram parcialmente atingidos. A indisponibilidade de equipamentos impediu a realizao, em tempo hbil, dos ensaios previstos no tnel de vento, o que implica na existncia de uma ressalva s condies da anlise aqui realizada. Apesar da limitao da quantidade de dados

Anais do XV ENCITA 2009, ITA, Outubro, 19-22, 2009

experimentais, os estudos realizados foram capazes de indicar uma hlice de melhor desempenho e, principalmente, mostrar a possibilidade da extenso de conceitos da teoria clssica de hlices anlise esttica, formando uma base de conhecimentos para ensaios futuros.

5. Agradecimentos Agradeo professora Cristiane, pela orientao acerca de conceitos tericos e da realizao prtica dos experimentos. Agradeo tambm aos tcnicos do Laboratrio Prof. Kwei Lien Feng pela ajuda que possibilitou a montagem do experimento. Por fim, agradeo ao CNPq, pelo apoio e confiana no projeto desenvolvido. 6 . Referncias Diehl, W. Static Thrust of Airplane Propellers NACA Technical Report 447. Washington, D.C.,1932. Diehl, W. Engineering Aerodynamics. Ronald Press: New York, 1928. Warner, E. Airplane Design Aerodynamics. McGraw Hill: New York, 1927.

You might also like