You are on page 1of 12

Ventosaterapia Coreana Buhang Yopo ()

Prof.: Antnio Augusto Azevedo Cunha Fisioterapeuta Especialista em Acupuntura.

Ventosaterapia Coreana. O que ventosaterapia de ebulio? No tempo antigo no oriente era comum tratar doenas com ventosas absorvendo a pele atravs de vcuo provocado por fogo dentro de um jarro. Na busca da longevidade pela sade importante o conceito de remover o sangue txico. Antigamente utilizava-se chifre e copos de bambu para aplicar na pele em vcuo fazendo suco do sangue para a superfcie. A Coreia desenvolveu copos de PVC com bomba manual de vcuo para este tratamento.

Princpio de Provocar Ebulio.


O ser humano est submetido 24hs a presso atmosfrica. Ele alvo do que come, bebidas, fumo e experincias da vida, que podem gerar subprodutos positivos ou negativos. Quando aplicamos vcuo atravs de uma ventosa em reas do corpo, criamos um choque na fisiologia que responsvel por uma mudana de algumas taxas basais fisiolgicas, muito benficas para a sade. A ao de provocar reao de bolhas na pele faz com que o veneno que o prprio corpo cria, assim como bactrias e vrus possam ser purgados para fora do corpo, purificando o sangue e restabelecendo a sade. Como Provocar Ebulio? Aps aplicar a ventosa na pele aguarde aparecer o pigmento escuro e retire-a aplicando sobre a pele uma pequena quantidade de um antigo emplastro medicinal oriental composto de alho com mostarda. Aplique novamente a ventosa e ocorrer o fenmeno de abraso e formao de bolhas na pele puxando o sangue contaminado e as toxinas para fora do corpo.

A toxicidade do Sangue (Oketsu, Hyel).


O corpo humano possui em seu interior vrias toxinas, microorganismos , fungos e virus, assim como toxinas decorrentes de medicamentos e elementos qumicos depositativos, metais pesados e etc. mas em estado inerte por causa da sua ao initerrupta das defesas do organismo. No interior do capilar sangneo esta a origem de todas as doenas, ali que se forma o Oketsu (em japons e Hyel em coreano) ou sangue txico gelatinoso. Oketsu uma combinao de colesterol e material celular sangneo morto. Este material com o passar do tempo fica retido nos capilares sangneos interrompendo a sua livre passagem de sangue, diminuindo a resposta imunolgica se congelando nos capilares. A vaso-dilatao capilar ativa a circulao do sangue, trs nutrientes, e excreta a matria txica para fora do corpo. Quando h dor porque h acmulo de sangue escuro txico na regio que precisa ser retirado, fazendo a circulao do sangue retiramos esta toxina estagnada e gelatinosa do local devendo ser descartada. Ao aplicar vcuo com ventosa sobre ele, o Oketsu filtrado e removido atravs de seu tecido celular aparecendo na superfcie da pele como pigmento. Igualmente com os gases txicos assim so purgados do sangue. Reforando a respirao sangnea purificamos o sangue. O sangue purificado rico em clcio e fresco em

nutrientes, onde a oxidao sangnea livre e saudvel. Permitindo uma renovao sangnea e hormonal onde a constituio fisiolgica se fortalece, ativando o seu natural poder de cura podendo lutar contra a doena. A Resposta do Corpo a Aplicao de Ventosa.

Ao aplicar vcuo atravs de ventosa no corpo, ele responde com:

(1) Purificao do sangue e das hemcias e aumento de leuccitos. (2) Aumento do clcio no sangue. Renovao hormonal e da sua atividade (3) Aumento do poder de cura natural. (4) Fisiologia melhorada. (5) Ativao da circulao sangnea geral.

Resposta da Pele a Terapia com Ventosas.

Em conseqncia do vcuo na pele h formao de pigmento sangneo na pele. Ha reao da solidificao sangnea de cor e forma diferenciada podendo se apresentar como: a)Reao seca e escamosa com abertura dos poros (normal ou plida). b)Reao de bolhas por presso mais sintoma subjetivo. De acordo com a sade: (1) Pelo estado de sade no h melhora do sintoma, ha uma possibilidade de sentir fatiga entre em 2-7 dias. (2) Impresso temporria de enfraquecimento e sonolncia. c)Congelamento dos msculos. d) Coceira na superfcie da pele. e)Aumento da temperatura basal do corpo. f) Urina de cor escura e cheiro forte. g) Diarria momentnea. 1) Reao Pigmentar quando aparece uma reao colorida na superfcie da pele. A reao preta escura ou vermelho carmesim significa que a toxina sangnea esta aprofundada. 2) Reao Solida significa reao escura densa de congelamento sangneo txico no local. 3) Reao Roxa necessita provocar reao de bolhas para desintoxicar o sangue. 4) Reao de Bolhas provoque reao de bolhas aplicando ventosa e pasta durante 5 minutos para ocorrer total absoro txica.

5) Reao mida aparece gua na superfcie da pele onde a ventosa foi aplicada, em conseqncia da presso, significa que o paciente possui alguma doena grave. A doena ir melhorar conforme a reao de gua for desaparecendo. Esta reao geralmente aparece em idoso.

Demonstrao da Reao Pigmentar por Ventosa.

Efeito Teraputico da Ventosa. (1) Renovao do sangue e purificao. (2) Cria pela hematopoiese sangue e ativa a circulao. Hematopoiese ou hematopoese, o processo de formao, desenvolvimento e maturao dos elementos do sangue (eritrcitos, leuccitos e plaquetas). As clulas-tronco que no adulto encontram-se na medula ssea so as responsveis por formar todas as clulas e derivados celulares que circulam no sangue. (3) Aumento da nutrio celular, e desintoxicao, atravs da urina e fezes. (4) Aumento da imunidade funcional, com efeito imediato no Cncer, Acidente Vascular Cerebral e Obesidade. (5) Antes de aplicar a ventosa aperte a unha, se ela ficar plida e demorar a aparecer o preenchimento sangneo o paciente possui anemia. Evite aplicar ventosas neste caso. Protocolo de tratamento com Ventosas.

Uso da Ventosa: 1. A adaptao do bico de suco da ventosa com entrada da bomba de vcuo. 2. Aps ter unido a boca do copo da ventosa a pele, puxar a bomba de vcuo (a fora da absoro de 2 a 3 puxadas). Observar o grau de aderncia a pele. 3. Aps a perfurao da pele para sangria (usar luva e caneta lanceta com agulha descartvel) aplicar a ventosa para suco do sangue. Aps a sangria limpar o equipamento com lcool e detergente de cozinha e bastante gua para desinfetar. Ventosa de Ebulio: 1. Colocar a ventosa na regio doente. Ao observar a reao escura na pele retirar a ventosa e aplicar um pouco do emplastro e reaplicar a ventosa. 2. Observar o incio da ebulio da pele e subida de sangue. 3 O tempo da hemossedimentao de 10 a 15 minutos, aps aparecer a ebulio o sangue torna-se circulante e h desintoxicao local. 3. Aconselhamos no ultrapassar o tempo de ventosa de ebulio de 5 minutos apenas

Ateno: 1. Evitar aplicar ventosas se beber alcool. Antes de ir para a cama a hora ideal de aplicar ventosas. 2. No aplique fora de vcuo muito grande em idosos e evite remover sangue. Se a paciente estiver grvida evite a mesma operao. 3. Quando houver hemorragia no aplicar ventosa ou faa sangria. 4. Aplique as ventosas de cima para baixo sempre, evite colocar muitas ventosas da primeira vez, v acostumando aos poucos. 5. Antes de aplicar ventosa nos outros experimente em si mesmo. 6. Se houver piora do sintoma, interrompa o tratamento. 7. No caso de doena crnica, evite deixar o vcuo durante muito tempo no paciente. 3. Basta puxar 2 a 3 vezes a bomba de vcuo. Sempre observe a reao do pigmento da pele e retire a ventosa.

Aplicando ventosa na barriga:

1. Aplique as ventosas na ordem estabelecida, e retire-as na ordem estabelecida. 2. O tempo de aplicao das ventosas para adultos de 3 a 5 minutos, crianas e idosos no ultrapassar 1 minuto.

Aplicando ventosa nas costas: 1. Aplique na ordem estabelecida. 2. Aplique sobre a coluna vertebral primeiro do peito at o quadril. A distancia entre as ventosas dever ser de 1cm. 3. Aplique 2 copos de ventosa em cada lado do trapzio. 4. Quando aplicar na 2 ou 3 vez aplique fora do local das manchas existentes. 5. Na 4 ou 5 aplicao a cor das manchas ser muito fraca ou inexistente, isso demonstra que a sade melhorou. 6. Aguarde de 5 a 10 minutos aps a colocao (nas costas aguarda-se um tempo maior). Em crianas espere apenas 5 minutos

Aplicando ventosas de bambu com escalda ps.

As ventosas de bambu so mais eficientes para tratar dores do que as ventosas de PVC ou de vidro. Ao utilizar escalda ps em bacia de gua aquecida com sal grosso em conjunto, foramos a circulao do sangue total aumentando o efeito teraputico da ventosa na Coreia. O simples mergulhar dos ps em uma bacia com gua quente um calmante ou relaxante muscular. O calor da gua dilata os vasos sanguneos, ativa a circulao, esquenta todo o corpo e d uma agradvel sensao de bem-estar. Ele ajuda a desbloquear o excesso de energia estagnada na cabea, pescoo e ombros, e assim libera as toxinas, relaxa e diminui o stress, por isso, muito indicado nas dores de cabea em geral, incluindo as preocupaes, alm de garantir um timo sono! A aplicao das ventosas de bambu se dirige a cervical 3 copos, ombros 4 copos, dorsal 6 copos, joelho 5 copos e pernas 3 copos. O paciente fica nesta posio durante 5 a 10 minutos em descanso, tempo para a ventosa fazer efeito integral.

Ventosa de bambu com Escalda ps para dor de Coluna.

O mesmo procedimento de aplicao de ventosa de bambu com escalda ps para tratar de dores de coluna. O paciente depois passa por uma sesso de massagem de pressoterapia.

You might also like