You are on page 1of 32

Regularizao

fundiria:para quem?

Os desafios para garantir a segurana da posse

HOMENAGEM

MIRA,
Para quem a regularizao fundiria sempre foi processo coletivo, construdo muitas vozes e muitas mos. Ela sabia ser este um caminho difcil, como sempre difcil dividir, partilhar, socializar. Mesmo assim, tudo merecia ser discutido s claras e encaminhado coletivamente. Esta cartilha tem o objetivo de contribuir para este avano, pois enquanto no findar o processo das Comunidades Paraso Azul, Recanto Feliz e Primeira Vila, a voz de Mira continuar a ecoar.

Associao de Moradores de Recanto Feliz, Paraso Azul e Primeira Vila

APRESENTAO

A partir do dia 7 de maio de 2008, foi instituda a Poltica Estadual de Habitao de Interesse Social da Bahia PEHIS, atravs da Lei Estadual 11.041. Agora, a Bahia est inserida na poltica nacional de habitao e preparada para enfrentar seu significativo dficit habitacional. O Programa de Habitao do Governo Estadual, Casa da Gente, conduzido com base na PEHIS e foca sua ao no atendimento s famlias com renda mensal de 0 a 3 salrios mnimos. Nesse contexto, esto estabelecidos os princpios, as diretrizes e os instrumentos que orientam as aes de regularizao fundiria no estado, com base em um conceito amplo que articula os aspectos jurdicos aos urbansticos, fsicos e sociais. A regularizao fundiria nos bairros de Paraso Azul, Primeira Vila e Recanto Feliz insere-se num conjunto de aes desenvolvidas pelo Governo do Estado com objetivo de promover o reconhecimento de direitos e situaes consolidadas das populaes de baixa renda, de modo a promover a segurana da posse e a integrao scio-espacial. Esta cartilha, elaborada em parceria com as comunidades envolvidas, oferece um conjunto de informaes que visa a sensibilizao e o esclarecimento dos moradores sobre os instrumentos de regularizao fundiria e suas formas de aplicao. Por tudo isso, o atual governo marca sua diferena no trato com os movimentos sociais de luta por moradia, garante participao popular e controle social das polticas pblicas, construindo dias melhores para toda a Bahia. Salvador, novembro de 2009

Afonso Florence Secretrio de Desenvolvimento Urbano

Sumrio

1. Nossos Personagens

5
9

2. A Histria do Nosso Bairro 3. Ns Temos Direitos

6
9

SUMRIO

3.1. Direito Moradia Digna 3.2. Funo Social da Propriedade 3.3. Direito Cidade 3.4. Direito Regularizao Fundiria

10

10

4. O Plano Diretor Municipal tem a ver com nossos direitos? 5. O que Regularizao Fundiria, e como ela funciona? 6. Por que importante morar em uma ZEIS
(Zona Especial de Interesse Social)?

7. Como garantir a nossa permanncia? 8. O que Segurana da Posse? 9. Qual o melhor Instrumento?

10. O que o Ttulo garante?

24

16

15

14

13

11 12

11. O que o Estatuto do Bairro, e por que importante ter um? 12. Por que preciso participar?

27

25
4

NOSSOS PERSONAGENS
5

Nossos Personagens
Dona Edite uma mulher batalhadora! Mora em Recanto Feliz desde o incio da ocupao. Conhece cada morador, cada cantinho da comunidade e participou de toda a histria de luta pelo direito moradia que tem marcado a vida dos moradores de Primeira Vila, Recanto Feliz e Paraso Azul. Nesses anos, adquiriu uma experincia danada e descobriu que importante estar bem informada e conhecer bem os seus direitos. Ela vai nos ajudar a explicar o que a Regularizao Fundiria e como isso est funcionando em sua comunidade. Ela tambm vai ajudar Rafael, um jovem estudante da comunidade, a entender os seus direitos e as transformaes que esto ocorrendo em seu bairro.

A HISTRIA DO NOSSO BAIRRO

A histria do nosso bairro


Os primeiros moradores de Primeira Vila, Recanto Feliz e Paraso Azul chegaram no incio da dcada de 70. Aos poucos a ocupao foi crescendo, com a chegada de novas famlias. Dona Edite lembra direitinho. No incio, a ocupao foi consentida pelo IAPSEB (Instituto de Assistncia e Previdncia dos Servios da Bahia), entidade que tinha o ttulo de propriedade da rea, mas a partir da dcada de 90, o Estado investiu duramente na expulso das famlias: derrubadas de casas, aes de reintegrao de posse na justia e a constante ameaa de despejo. Mas a comunidade resistia, reerguendo os barracos a cada ao violenta do Estado e se organizando para lutar pelo seu direito de morar. Em 1997 foi fundada a primeira Associao de Moradores de Recanto Feliz, Paraso Azul e Primeira Vila, atravs da qual a comunidade passou a reivindicar a urbanizao e regularizao da rea.

A HISTRIA DO NOSSO BAIRRO


7

No final da dcada de 90, o Estado tenta vender a rea ocupada pela comunidade. Graas mobilizao dos moradores e ao apoio de outras organizaes populares, a venda no se concretizou. Mas a luta dos moradores de Recanto Feliz, Paraso Azul e Primeira Vila pela regularizao de seu bairro e de suas casas ainda tinha um longo caminho pela frente... Em 2003, a Assemblia Legislativa da Bahia aprova uma lei autorizando a transferncia da propriedade da rea ocupada pela comunidade para a CONDER (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia), com a finalidade de realizar o projeto de urbanizao. Em 2004, a rea considerada como AEIS (rea Especial de Interesse Social) pelo antigo Plano Diretor Municipal (Lei 6586 de 2004). No mesmo ano concluda a construo da Escola Municipal Padre Confa e, em 2005, as obras do Projeto de Urbanizao so iniciadas. Ainda em 2005, uma deciso judicial suspendeu o andamento do projeto de urbanizao do bairro, porque os moradores do Condomnio Parque das Dunas entraram na justia argumentando que as obras interferiam no equilbrio ambiental da rea.

A HISTRIA DO NOSSO BAIRRO

Atravs de mais manifestaes os moradores de Primeira Vila, Recanto Feliz e Paraso Azul conseguiram derrubar a deciso judicial e, no mesmo ano, as obras so retomadas. Em 2006, foram entregues as primeiras novas habitaes e o Centro Comunitrio de Atividades Produtivas parcialmente construdo. Para acompanhar as obras de urbanizao e apoiar a comunidade na elaborao do Estatuto do Bairro contratada a Organizao No Governamental Coordenao para o Desenvolvimento e Morada Humana (CDM), que, no mesmo ano, instala um escritrio de campo.

Em 2008, atravs da lei 7.400, na qual se aprova um novo Plano Diretor para o municpio de Salvador, a rea ocupada pela comunidade continua caracterizada como AEIS, mudando apenas a nomenclatura para ZEIS (Zona Especial de Interesse Social). As primeiras vitrias dos moradores de Recanto Feliz, Paraso Azul e Primeira Vila na luta pelo direito moradia j comearam a aparecer. O grande desafio hoje ampliar essas conquistas e, principalmente, garantir que esses direitos sejam, de fato, usufrudos pela comunidade.

NS TEMOS DIREITOS

Ns temos direitos
Nos ltimos 20 anos, depois de muita luta, foram aprovadas vrias leis que reconhecem o direito moradia digna a todas as pessoas. A principal delas a Constituio Federal Brasileira, aprovada pelo Congresso Nacional em 1988. L no artigo 6 da Constituio Federal est garantido que: So direitos sociais a educao, a sade, o trabalho, a MORADIA, o lazer, a segurana, a previdncia social, a proteo maternidade e infncia, e a assistncia aos desamparados

Alm de reconhecer todos esses direitos, a Constituio Federal exige que a propriedade cumpra uma funo social.

Funo Social
, Rafael. Funo Social da Propriedade a obrigao que todos, da sociedade e do Estado, tm de dar utilidade terra e a tudo que sobre ela estiver construdo. E quem no cumprir o que a Constituio exige pode perder sua propriedade.

NS TEMOS DIREITOS

A cidade tambm deve ser construda com um fim social, garantindo que todas as pessoas tenham seus direitos sociais efetivados: direito moradia digna, infra-estrutura, aos servios pblicos de qualidade, sade, educao, ao trabalho, ao lazer, etc.

Portanto, todos ns temos direito cidade!


Outra lei importante o Estatuto da Cidade, porque estabelece novos direitos e prev formas para que os direitos reconhecidos na Constituio Federal sejam efetivados. O Estatuto da Cidade como chamada a Lei Federal 10.257, aprovada em 10 de julho de 2001 depois de uma luta de mais de 11 anos. Atravs do Estatuto da Cidade, so definidas diretrizes que o poder pblico deve cumprir na elaborao da poltica de desenvolvimento urbano do municpio.

A Regularizao Fundiria uma dessas diretrizes!


Ento o Estado tem obrigao de regularizar as reas ocupadas e consolidadas pelas comunidades que no tm outro espao para morar?

Isso mesmo. A regularizao fundiria hoje uma obrigao do Estado (governo municipal, estadual e federal) e um direito da comunidade. Vamos compreender o que regularizao fundiria e sua importncia para os moradores de Primeira Vila, Paraso Azul e Recanto Feliz. Mas antes disso, vamos conhecer um pouco mais sobre o Plano Diretor...

10

O PLANO DIRETOR MUNICIPAL


11

PLANO DIRETOR
REGULARIZAO FUNDIRIA
O que o Plano Diretor? O que ele tem a ver com nossos direitos?

ZEIS
LEI MUNICIPAL
PARTICIPAO SOCIAL
REGULARIZAO FUNDIRIA, ZEIS, PLANO DIRETOR?

DIREITOS
Plano Diretor
O Plano Diretor tem tudo a ver com os nossos direitos, Rafael! a principal lei do Municpio que define como deve ocorrer o desenvolvimento da cidade. Nela estabelecida tambm os canais de participao social para a gesto do territrio do municpio. O Plano Diretor de Salvador - Lei 7.400 de 2008 - reconhece o lugar onde moramos como uma Zona Especial de Interesse Social (ZEIS), destinada Habitao de Interesse Social.

REGULARIZAO FUNDIRIA

Regularizao Fundiria
O que ?
Regularizao Fundiria uma interveno pblica que promove o reconhecimento de direitos e situaes consolidadas das populaes de baixa renda. Ela voltada para garantir o nosso direito de permanecer morando em nossas casas e em uma comunidade com infraestrutura e servios pblicos de qualidade.

Qual a importncia?
Acaba definitivamente com as ameaas de despejo que sempre tiraram a paz de nossas famlias. importante lembrar que a Regularizao Fundiria s se concretiza plenamente quando associada urbanizao, realizao de melhorias nas casas, construo de novas moradias e ao social na rea, trazendo melhorias para nossa comunidade.

Como ela feita?


Devem ser trabalhadas as seguintes dimenses, com participao da comunidade:
Interveno Jurdica possibilita que cada morador receba (de forma individual ou coletiva) um ttulo de posse ou propriedade de seu imvel, que deve ser registrado em cartrio de imveis, e que a comunidade construa seu Estatuto do Bairro. Interveno Fsica engloba a construo de novas moradias, realizao de melhorias nas casas j existentes e urbanizao do bairro. Ao Social envolve o desenvolvimento de projetos voltados para a educao sanitria e ambiental, gerao de trabalho e renda, organizao comunitria etc.

Para que todas essas dimenses de atuao na rea sejam efetivadas importante que a rea onde moramos seja considerada como ZEIS pelo Plano Diretor.

12

ZEIS
13

ZEIS
Sim, mas o que realmente uma ZEIS?

Calma, Rafael! Eu vou explicar

A ZEIS uma Zona Especial de Interesse Social. Quando o Plano Diretor, ou outra lei municipal, cria uma ZEIS na cidade, reconhece que aquela rea deve abrigar famlias de baixa renda. Desse modo, permitida a criao de regras especficas adaptadas nossa realidade.

Isso quer dizer que a funo social da rea do Costa Azul onde moramos abrigar famlias de baixa renda.
Quando se reconhece a rea em que moramos como ZEIS, atravs do Plano Diretor, busca-se proteger a nossa comunidade do capital imobilirio, que sempre tentou nos expulsar daqui por ser uma rea nobre. No conseguiram no incio da formao de nossa comunidade e, agora, vm querendo fazer isso tentando comprar as nossas casas.

PERMANNCIA

Como garantir a nossa permanncia?


Ento, para que essa proteo funcione e o lugar onde moramos

continue sendo, de fato, destinado moradia para a populao de baixa renda, temos que lutar para impedir que esse pessoal compre as nossas casas, no ?

Isso, Rafael! Com a Regularizao Fundiria, nossas famlias no podem ser mais expulsas fora, mas podem acabar sendo expulsas pelo mercado. Isso acontece quando algum vende seu terreno e sua casa para algum da classe mdia ou para algum especulador. Aos poucos, esse pessoal vai comprando todas as moradias da comunidade, e o nosso povo vai ficando cada vez mais espremido ou acaba voltando para outra ocupao e sem organizao.

E o que podemos fazer para que isso no acontea?


Primeiro, temos que saber escolher o melhor instrumento jurdico a ser aplicado na regularizao fundiria de nossa comunidade. Segundo, temos que nos conscientizar de que ningum est amarrado aqui. Se quiser sair, sai. Mas s pode vender para algum com as mesmas condies nossas, porque o lugar onde a gente mora est amarrado a uma funo: a de abrigar famlias de baixa renda. E, terceiro, temos que continuar lutando para garantir todos os nossos outros direitos sociais, como educao, trabalho, sade, lazer, etc, para que nenhum de ns tenha que vender sua moradia, conquistada com tanto suor, para satisfazer necessidades imediatas.

14

SEGURANA DA POSSE

O que "Segurana da Posse"?


S assim a regularizao fundiria pode nos trazer segurana de verdade da posse dessa terra que estamos morando!
Segurana da posse?

Sim, Rafael. Segurana da Posse a garantia de que permaneceremos de verdade no Costa Azul. a tranqilidade de sabermos que no seremos expulsos, de nenhuma forma.

cada morador participar e conhecer o seu direito de morar em uma rea to nobre e to disputada por classe social to diferente, e saber que dinheiro nenhum compra trinta anos de resistncia por uma moradia digna. (moradora da comunidade)

"No a questo de que voc no pode vender. A preocupao do movimento popular em geral de que o pessoal saia da linha da misria. A, de repente, tem uma oportunidade da gente sair dessa linha de misria, e vem o colarinho branco empurrando novamente para essa linha de misria, comprando as nossas casas". (morador da comunidade)

Se houver especulao dos prprios moradores, torna-se um trabalho em vo. (moradora da comunidade)

15

MELHOR INSTRUMENTO

Para evitarmos isso, Rafael, alm da rea permanecer como ZEIS precisamos escolher bem o instrumento jurdico para regularizar as nossas casas.

Qual o melhor instrumento?


O instrumento jurdico o documento que vai comprovar que a nossa casa nossa e que ningum pode nos ameaar de despejo. Agora, vamos falar dos instrumentos que servem para regularizar terras pblicas em reas de habitao de interesse social, com enfoque especial na realidade da comunidade de Dona Edite e Rafael. Cada um desses instrumentos recebe caracterstica de ttulo de posse ou de ttulo de propriedade.
No Rafael, ttulo Ttulo, Dona Edite? Ttulo de eleitor? o que a gente chama de escritura.

O que um ttulo de posse?


um contrato em que o Estado transfere para os moradores da comunidade o direito de usar as terras ocupadas de forma temporria ou permanente. A propriedade da rea continua sendo do Estado, mas o direito de us-la da comunidade.

Escr itur a

16

MELHOR INSTRUMENTO

Quais os instrumentos com essa caracterstica?


- Concesso de Uso Especial para Fins de Moradia (CUEM); - Concesso de Direito Real de Uso (CDRU); - Direito de Superfcie. J o arrendamento com opo de compra, que veremos a seguir, tambm gera um ttulo de posse, mas apenas por um perodo. Depois de um tempo estabelecido no contrato, o arrendamento com opo de compra gera um ttulo de propriedade.

Primeiro, um ttulo de posse! Depois, um ttulo de propriedade!

Ficou difcil, no foi Rafael? No se preocupe, depois que voc souber o que um ttulo de propriedade, vamos falar tudo sobre esses instrumentos, e voc vai entender direitinho como eles funcionam e quais suas diferenas. Assim vai ficar mais fcil de escolher qual ser utilizado na regularizao fundiria de nosso bairro.
O que um ttulo de propriedade?

um contrato em que o Estado transfere para os moradores da comunidade o direito de propriedade sobre as terras ocupadas.

17

MELHOR INSTRUMENTO

1. CONCESSO DE DIREITO REAL DE USO (CDRU)


um instrumento que serve para a regularizao fundiria de reas pblicas ou privadas.

Como funciona?
Atravs do contrato de concesso de direito real de uso, transferido o direito de uso da rea para algum, ou para um grupo de pessoas.

Como pode ser usado o imvel?


Para a finalidade estabelecida no contrato. Pode ser moradia, comrcio, equipamento comunitrio, local de culto religioso, ou qualquer outro fim de interesse social.

Qual a lei que fundamenta?


Decreto lei n 271 de 1967 e Estatuto da Cidade (Lei 10257 de 2001).

Por quanto tempo os moradores tero o direito de usar a rea?


Por tempo indeterminado ou de forma temporria. Vai depender do que ficar estabelecido no contrato.

Precisa pagar pelo direito real de uso?


Vai depender do que o contrato estabelecer.

O direito pode ser perdido?


Pode, se a pessoa usar o imvel para finalidade diferente da que for estabelecida no contrato.

Pode vender o imvel?


Pode, se o comprador tambm usar o imvel para a finalidade estabelecida no contrato, tiver baixa renda e o Estado autorizar.

Pode construir ou reformar o imvel?


Pode, mas obedecendo s normas do Estatuto do Bairro construdo pela comunidade.

18

MELHOR INSTRUMENTO
19

O direito pode ser transmitido aos herdeiros?


Sim.

Como pode ser o ttulo?


Individual ou coletivo.

O ttulo deve ser registrado em cartrio?


Deve.

2. DIREITO DE SUPERFCIE
um contrato que pode ser firmado entre quaisquer pessoas, envolvendo ou no o Estado. Mas, na Regularizao Fundiria de reas pblicas, o contrato sempre ser firmado entre o Estado e os ocupantes da rea.

Como funciona?
Atravs do contrato de direito de superfcie, a propriedade da edificao (casa, comrcio, etc) regularizada em favor do seu ocupante, e a propriedade da terra sobre a qual a casa, ou o comrcio estiver construdo continua sendo de seu titular, no caso o Estado, que transfere para o ocupante o direito de utilizao do solo.

Como pode ser usado o imvel?


Para a finalidade estabelecida no contrato. Pode ser moradia, comrcio, sede de associao, local de culto religioso, etc.

Qual a lei que fundamenta?


Artigos 21 a 24 do Estatuto da Cidade, e artigos 1369 a 1377 do Cdigo Civil.

Por quanto tempo os moradores tero o direito de usar a rea?


Por tempo indeterminado ou de forma temporria. Vai depender do que ficar estabelecido no contrato.

Precisa pagar pelo direito de superfcie?


Vai depender do que o contrato estabelecer.

MELHOR INSTRUMENTO

O direito pode ser perdido?


Pode, se a pessoa usar o imvel para finalidade diferente da que for estabelecida no contrato.

Pode vender o imvel?


Se o contrato permitir, e nas condies em que ele estabelecer.

Pode construir ou reformar o imvel?


Pode, mas obedecendo s normas do Estatuto do Bairro construdo pela Comunidade.

O direito pode ser transmitido aos herdeiros?


Sim.

Como pode ser o ttulo?


Individual.

O ttulo deve ser registrado em cartrio?


Deve.

3. CONCESSO DE USO ESPECIAL PARA FINS DE MORADIA (CUEM)


um instrumento prprio para Regularizao Fundiria de reas pblicas, porque s pode ser concedido pelo Estado.

Condies - A concesso desse ttulo uma obrigao do Estado sempre


que o morador ou a comunidade preencher as seguintes condies: - O imvel ocupado ser de domnio pblico; - Morador de baixa renda, e que no possua outro imvel (casa, comrcio, terreno, etc.); - A rea ocupada no pode ter mais de 250m; - O imvel ter sido utilizado para fins de moradia; - A ocupao tem que ter completado pelo menos 5 anos at 30/06/01.

20

MELHOR INSTRUMENTO
21

Como funciona?
O Estado transfere o direito de uso da terra para algum ou para um grupo de pessoas.

Como pode ser usado o imvel?


Para a finalidade de moradia.

Qual a lei que fundamenta?


Artigo 183 da Constituio Federal de 1988 e Medida Provisria n 2.220 de 2001.

Por quanto tempo os moradores tero o direito de usar a rea?


Por tempo indeterminado.

Precisa pagar pelo direito de uso para fins de moradia?


No.

O direito pode ser perdido?


Pode, se a pessoa deixar de usar o imvel como sua moradia ou de sua famlia; ou se adquirir outro imvel.

Pode vender o imvel?


Pode, se o comprador tambm usar o imvel como sua moradia; tiver baixa renda; no possuir outro imvel, e depois de o Estado autorizar a venda.

Pode construir ou reformar o imvel?


Pode, mas obedecendo s normas do Estatuto do Bairro construdo pela comunidade.

O direito pode ser transmitido aos herdeiros


Sim.

Como pode ser o ttulo?


Individual ou coletivo.

O ttulo deve ser registrado em cartrio?


Deve.

MELHOR INSTRUMENTO

4. ARRENDAMENTO COM OPO DE COMPRA


O arrendamento com opo de compra um contrato em que algum (Estado ou particular) transfere para outra pessoa o direito de uso sobre um imvel, por determinado tempo, recebendo prestaes em pagamento.

Como Funciona?
Enquanto durar o contrato e o pagamento das prestaes, o morador ter um ttulo de posse do imvel. Aps o trmino das prestaes, o morador poder receber o ttulo de propriedade.

Como pode ser usado o imvel?


Para a finalidade estabelecida no contrato. Pode ser moradia, comrcio, equipamento comunitrio, local de culto religioso, etc.

Qual a lei que fundamenta?


Cdigo Civil Brasileiro, artigo 1399.

Por quanto tempo os moradores tero o direito de usar a rea?


Pelo tempo definido no contrato. Depois desse tempo, o morador pode comprar o imvel, devolv-lo para o Estado, sem receber nada, ou renovar o contrato de arrendamento.

Precisa pagar?
Enquanto durar o contrato de arrendamento o morador paga prestaes todo ms, para que tenha o direito de usar o imvel.

O direito pode ser perdido?


Pode, se a pessoa deixar de pagar alguma prestao ou transferir o imvel para outra pessoa.

Pode vender o imvel?


S pode vender depois do pagamento de todas as prestaes, e a pessoa adquirir em definitivo o imvel.

22

MELHOR INSTRUMENTO
23

E em caso de venda enquanto o imvel estiver em regime de arrendamento (pagando as prestaes)?


O Estado pode anular o contrato e retomar o imvel.

Pode construir ou reformar o imvel?


Pode, mas obedecendo s normas do Estatuto do Bairro construdo pela comunidade.

O direito pode ser transmitido aos herdeiros?


Sim.

Como pode ser o ttulo?


Individual.

O ttulo deve ser registrado em cartrio?


Deve.

Qualquer que seja o tipo de instrumento escolhido, o ttulo conquistado deve ser registrado GRATUITAMENTE no Cartrio de Registro Geral de Imveis.

O que o Ttulo garante?


O importante, Rafael, saber escolher o Ttulo que nos dar a segurana de que no seremos expulsos daqui, nem por meio do despejo, nem por meio do mercado.

GARANTIAS

Tanto o ttulo de propriedade como o ttulo de posse d a garantia de que os moradores de Recanto Feliz, Paraso Azul e Primeira Vila no podem mais ser ameaados de despejo. Mas s o ttulo de posse pode assegurar que no sejam expulsos pelo mercado. Isso porque, com o ttulo de propriedade, a comunidade e o Estado no tero controle algum sobre a venda dos imveis regularizados e sobre quem os est ocupando.

Pois , Rafael. Mas, para que essa garantia seja verdadeira mesmo, no basta o ttulo. preciso que todos estejam conscientes de que o importante ficarmos aqui no Costa Azul, e que ningum deve sair vendendo sua casa depois da regularizao. E, se quiser vender, tem que ser para algum com as mesmas condies nossas, e com o consentimento do Estado.

O morador que fizer diferente pode perder o direito sobre a terra que tem.
Ah! Ento por isso que o contrato de arrendamento que muitas de nossas famlias assinaram diz que proibido vender qualquer dos imveis novos por cerca de dez anos, no ?

Isso mesmo Rafael! Como voc viu na descrio dos instrumentos, qualquer dos ttulos de regularizao fundiria que a nossa comunidade escolha, a venda dos imveis no poder ser feita de qualquer forma, ou para qualquer pessoa.

24

ESTATUTO DO BAIRRO
25

Gnero e Regularizao Fundiria


Agora que vimos o que o ttulo garante, chamo ateno para o papel da mulher na regularizao fundiria. Em regra, a mulher garante o bem estar das famlias. Nos casos em que os homens abandonam seus lares, so as mulheres que se responsabilizam pelo sustento dos filhos. Ento, Rafael, podemos propor que os ttulos sejam concedidos prioritariamente para as mulheres. Essa linha de entendimento tambm seguida em outras Polticas Pblicas e est dando certo. E os homens perdem o direito da sua casa? De jeito nenhum. O direito do homem no est sendo negado. A idia apenas proteger toda a famlia e assegurar s companheiras e seus filhos uma maior proteo jurdica.

Estatuto do Bairro
Mas a regularizao fundiria no garantida s com o ttulo. Junto com ela, a comunidade TAMBM vai estabelecer normas prprias para ordenar o crescimento das construes na rea ocupada e garantir os direitos de vizinhana. Isso quer dizer que a partir de agora todo tipo de reforma ou ampliao de imveis que for feita em Recanto Feliz, Paraso Azul ou Primeira Vila tero que obedecer s regras definidas no Estatuto do Bairro construdo pela comunidade.

O que o Estatuto do Bairro?


um conjunto de regras que vai promover a regularizao urbanstica do nosso Bairro. Essas regras estabelecem os tipos de atividades que podem ser desenvolvidas no bairro (moradia, comrcio, servios comunitrios, etc); como devem ser utilizados os espaos coletivos e o espao do vizinho, e como deve ser realizada qualquer tipo de construo na rea. Essas normas so discutidas e aprovadas pela comunidade e transformadas em Decreto Municipal pelo Prefeito.

ESTATUTO DO BAIRRO

Por que importante ter um Estatuto do Bairro?


Para que a comunidade estabelea um plano de ordenamento de seu bairro e de controle sobre as novas ocupaes, com padres mnimos de segurana e conforto nas construes, contribuindo para a urbanizao do bairro e melhor convivncia entre os moradores. Enfim, o Estatuto do Bairro contribui para tornar a comunidade um lugar melhor para se morar e viver.

O que o Estatuto deve abordar?


- Definio dos tipos de atividades/usos (moradia para populao de baixa renda, comrcio, servios comunitrios, etc) que podem ser desenvolvidas no bairro e onde devem se localizar; - Regras para a utilizao e proteo dos recursos naturais; - Demarcao dos lotes de cada morador, das reas de circulao e das reas de uso comum; - Definio da finalidade e do modo de usar as reas de uso comum; - Definio de como deve ocorrer qualquer tipo de modificao nos lotes; - Definio de parmetros mnimos de construo para todo tipo de obra que for realizada no bairro (reforma, ampliao de imveis, etc).

26

POR QUE PARTICIPAR?


27

Por que preciso participar?


Est vendo, Rafael? Temos vrias leis em nosso pas, hoje, que reconhecem o nosso direito moradia digna: a Constituio Federal Brasileira, o Estatuto da Cidade, o Plano Diretor Municipal, etc. O problema que essas leis precisam sair do papel e serem cumpridas. Para que isso ocorra, ns temos que continuar organizados, lutando para que nossos direitos sejam efetivados. Isso faz parte da gesto participativa! uma forma de garantir que a comunidade decida sobre os rumos da interveno do Estado em sua rea e sobre a melhor forma de executar a regularizao do bairro. Atravs da gesto participativa, a comunidade tambm se responsabiliza para que as novas normas, estabelecidas no Estatuto do Bairro, sejam respeitadas.

Gesto Participativa? O que isso?

POR QUE PARTICIPAR?

Ento, para que a Regularizao Fundiria de nosso bairro d certo, todo mundo tem que participar!

ZEIS j

os em t s ito e d ir

Isso mesmo, Rafael! E quanto mais gente melhor. Isto fortalece a nossa luta e garante que a Regularizao Fundiria seja realizada preservando a identidade de nosso bairro e de nosso povo.

A gente faz isso com muito prazer, mas para que seja nosso. Nossa preocupao que isso seja ZEIS e haja regularizao, mas no para a classe mdia alta. O importante que ns faamos a lei, e que ns possamos permanecer cumprindo o que a gente est formalizando. Nossa maior preocupao que ns possamos permanecer morando aqui. Esse o nosso objetivo. (morador da comunidade)

28

GOVERNADOR DO ESTADO Jacques Wagner SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO Afonso Bandeira Florence SECRETRIO Liana Silvia de Viveiros e Oliveira SUPERINTENDENTE DE HABITAO Adriana Nogueira Vieira Lima DIRETORA DE REGULARIZAO FUNDIRIA EQUIPE DE REGULARIZAO FUNDIRIA Ana Caroline Castro | Bruno Barbosa Heim | Daniel Figueiredo | Danusa Luna Edmilton Cerqueira |Elisamara Emiliano | Ivonei Pires | Jana Lopes | Juliana Campos Leonardo Fiusa Wanderley |Jos Magno Braz | Maria Jlia Silveira | Manuela Ges Olmo Lacerda | Paulo Torres |Telma Elizia Ferreira | Vanessa Pugliese | Wagner Campos ASSESSORIA DE COMUNICAO Carlos Demcrito Rocha Clarissa Viana M. de Moura COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO DO ESTADO DA BAHIA - CONDER Milton Villas-Bas Presidente da CONDER NCLEO DE REGULARIZAO FUNDIRIA Clia Maria de Brito S | Eneida Andrade | Joo Pereira | Marli Dantas Guimares Marta Castro | Valdete Costa Minas FICHA TCNICA Redao do Texto Bsico - Mirna Silva Oliveira COLABORAO Coordenao para o Desenvolvimento e Morada Humana - CDM Moradores de Recanto Feliz, Paraso Azul e Primeira Vila Vice-Reitoria de Assuntos Comunitrios da Universidade Catlica do Salvador -VIRACOM ILUSTRAO E DIAGRAMAO sCriaes e Cristian Jungwirth

29

You might also like