You are on page 1of 4

Penasrestritivas de direitos

As penas restritivas de direito possuem duas caractersticas marcantes, a saber:


y

Substutividade: no esto previstas nos preceitos secundrios dos tipos penais. Sua aplicao depender de substituio da pena privativa de liberdade, se presentes os requisitos autorizadores. Exceo a essa regra ocorre no art. 28 da Lei de Drogas (posse de substncia entorpecente para consumo prprio), que prev a aplicao imediata de penas restritivas de direitos. Autonomia: diz-se que so dotadas de autonomia porquanto, uma vez substituda a pena privativa de liberdade por restritiva de direitos, ambas no podem ser cumuladas. Excees a essa regra podem ser encontradas no Cdigo de Trnsito, em que diversas condutas tipificadas preveem a cumulao de pena privativa de liberdade com restritivas de direitos (mormente no que respeita proibio ou suspenso de habilitao ou permisso para dirigir veculo automotor).

Outro ponto que merece destaque que, em razo da substutividade, as penas privativas de direito tero, em regra, o mesmo tempo de durao da pena privativa de liberdade substituda. Tal no se aplica quando a pena aplicada for de prestao pecunirio ou perda de bens e valores, por absoluta inadequao. Requisitos Esto previstos no art. 44 do CP, in verbis:
Art. 44. As penas restritivas de direitos so autnomas e substituem as privativas de liberdade, quando: I - aplicada pena privativa de liberdade no superior a quatro anos e o crime no for cometido com violncia ou grave ameaa pessoa ou, qualquer que seja a pena aplicada, se o crime for culposo; Obs.: * O STJ entende que a vedao estabelecida para a substituio em crimes praticados com violncia e grave ameaa se aplica inclusive s participaes de menor importncia. Assim, apesar de presente causa de diminuio de penal, o que deve ser levado em considerao quando da aplicao da pena a tipificao do delito. y y Aplica-se a vedao aos crimes praticados com violncia presumida e violncia imprpria (na esteira do entendimento do STJ) Quanto aos crimes de menor potencial ofensivo, a posio dominante no sentido de que, mesmo que praticados com violncia ou grave ameaa (leses corporais leves, por exemplo), seria possvel a substituio, justamente em razo das finalidades da Lei 9.099/95. Ademais, ante a previso de institutos ainda mais benficos ao ru (transao, composio dos danos civis...), no se afiguraria razovel a proibio de substituio. Quanto aos crimes culposos, entende-se ser possvel a substituio em todos eles, independentemente do modo de cometimento. Quanto quantidade de pena, leva-se em conta a pena efetivamente aplicada no caso concreto, independente da pena cominada em abstrato. pacifico o entendimento do STJ no sentido de que, no caso de concurso de crimes, leva-se em conta, para fins de substituio, o total da reprimenda aplicada. Tal ocorre

y y y

precipuamente em caso de exasperao da pena pelo concurso de crimes (concurso formal e crime continuado). No caso do concurso material, em que as penas devem ser somadas, o magistrado dever aplicar separadamente cada uma delas, verificando, em seguida, o cabimento de substituio para cada um dos delitos. Se, no entanto, quanto a um dos crimes for negada a suspenso condicional da pena, ser vedada a substituio para os demais, nos exatos termos do art. 69, par. 1 do CP. II - o ru no for reincidente em crime doloso; y y Indiretamente, conclui-se que a reincidncia em crime culposo no obsta a substituio. Quanto aos crimes dolosos, o inciso II em anlise dever ser interpretado em conjunto com o que dispe o par. 3 do mesmo dispositivo. Assim, mesmo que reincidente em crime doloso, ser possvel a substituio de pena privativa de liberdade por restritiva de direito, caso no seja especfica a reincidncia e se socialmente recomendvel a medida.

III - a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade do condenado, bem como os motivos e as circunstncias indicarem que essa substituio seja suficiente. y Estabelece o princpio da suficincia. Assim, a aplicao de pena restritiva de direitos deve ser suficiente para atingir as finalidades de retribuio e preveno (geral e especfica) da pena. Por corolrio, no cabe a substituio se a pena -base tiver sido fixada acima do mnimo legal, em razo do reconhecimento de circunstancias judiciais desfavorveis ao condenado.

y 1 (VETADO) 2 Na condenao igual ou inferior a um ano, a substituio pode ser feita por multa ou por uma pena restritiva de direitos; se superior a um ano, a pena privativa de liberdade pode ser substituda por uma pena restritiva de direitos e multa ou por duas restritivas de direitos. 3 Se o condenado for reincidente, o juiz poder aplicar a substituio, desde que, em face de condenao anterior, a medida seja socialmente recomendvel e a reincidncia no se tenha operado em virtude da prtica do mesmo crime. 4 A pena restritiva de direitos converte-se em privativa de liberdade quando ocorrer o descumprimento injustificado da restrio imposta. No clculo da pena privativa de liberdade a executar ser deduzido o tempo cumprido da pena restritiva de direitos, respeitado o saldo mnimo de trinta dias de deteno ou recluso. 5 Sobrevindo condenao a pena privativa de liberdade, por outro crime, o juiz da execuo penal decidir sobre a converso, podendo deixar de aplic se for possvel ao -la condenado cumprir a pena substitutiva anterior.
o o o o o

Apontamentos
y

Crimes hediondos: normalmente os requisitos legais, por si s, obstam a substituio da pena privativa de liberdade em privativa de direto. (a pena aplicada, via de regra, aplicada em patamar superior a 04 anos; frequentemente so praticados com violncia ou grave ameaa; as penas restritivas no atenderiam ao princpio da suficincia). Ademais, a Lei dos Crimes Hediondos estabelece que a pena dever ser cumprida em regime inicialmente fechado. A substituio, sempre que a pena cominada no sobeje 04 anos, porquanto

inexistente qualquer vedao legal expressa. Evidentemente, os demais requisitos tambm devero estar presentes. Lei de Drogas: o art. 33 par. 4 veda expressamente a substituio de pena privativa de liberdade em restritiva de direito. A jurisprudncia do STJ vai no mesmo sentido, por entender que a pena restritiva de direito no atende s finalidades da pena (princpio da suficincia). Violncia domstica e familiar contra a mulher: o art. 17 da Lei 11.340/2006 estabelece que: vedada a aplicao, nos casos de violncia domstica e familiar contra a mulher, de penas de cesta bsica ou outras de prestao pecuniria, bem como a substituio da pena que implique no pagamento isolado de multa. Momento: a substituio operada pelo magistrado da ao penal, na sentenacondenatria. H, no entanto, previso de substituio da pena privativa de liberdade em restritiva de direito na LEP, desde que presentes os seguintes requisitos: o Pena no superior a 02 anos; o Esteja o condenado cumprindo pena em regime aberto; o J ter cumprido pelo menos da pena; o Os antecedentes e a personalidade do agente recomende a aplicao da medida.

Regras da substituio
y y

Pena igual ou inferior a 01 ano: uma pena restritiva de direito OU multa; Pena superior a 01 ano: uma pena restritiva de direito E multa ou duas penas restritivas de direito. Quando forem aplicadas duas penas restritivas de direito, o condenado dever cumprir simultaneamente as que forem compatveis e sucessivamente as demais. Leis dos crimes ambientais possui regra especfica, de modo que a pena superior a 01 ano, desde que inferior a 04 anos, poder ser substituda por uma nica pena restritiva de direito.

Reconverso obrigatria a estabelecida pelo par. 4 do art. 44, e tem lugar em caso de descumprimento injustificado das limitaes imposta. Ser deduzido (detrao) da pena privativa de liberdade reconvertida o perodo em que devidamente cumprida a pena restritiva de direito, mas ser obedecido o tempo mnimo de 30 dias de priso. Reconverso facultativa Ocorre no caso de condenao a pena privativa de liberdade por novo crime. considerada facultativa pois pode o magistrado deixar de aplica-la caso seja compatvel o cumprimento da pena restritiva anteriormente imposta e da nova reprimenda. Cumpre salientar que vedada a reconverso pela prtica de contraveno penal, ou em caso de aplicao de pena de multa, porquanto restaria configurada a analogia em malam partem.

Penas Restritivas de Direitos em Espcie 1- Prestao Pecuniria


y

y y y y

So beneficirios: a vtima, seus dependentes (art. 16 da Lei 8.213-91) e entidades pblicas ou privadas de carter social. Essa relao preferencial (rol sucessivo). O valor da condenao no pode ser inferior a 01 SM e nem superior a 360 SM. O valor pago ser deduzido de eventual condenao em ao de reparao civil, se coincidentes os beneficirios. O pagamento deve ser feito em dinheiro. Mas, se houver aceitao do beneficirio, o pagamento poder ser feito em outra prestao de outra natureza,

2345-

Perda de bens e valores Prestao de servios a comunidade Interdio temporria de direitos Limitao de final de semana

You might also like