You are on page 1of 7

Teoria e Prtica do Handebol I

Professor: Osni Zioli

OS GRANDES JOGOS
Metodologia e Prtica
O CONCEITO RECREATIVO DO JOGO Apresentado como um meio termo entre os mtodos parcial e global, aproveitando as vantagens de ambos e evitando as desvantagens do mesmo. O conceito recreativo do jogo est baseado na observao dos jogos das crianas, que segundo Dietrich e Landau no divergem em sua estrutura interna ou no seu esprito, dos jogos dos adultos, como acontece em condies externas de jogo: a rea de jogo, os aparelhos, o tempo as regras prprias. Fora da instruo escolar ou no clube, as crianas no aprendem um jogo colocando primeiramente os elementos motores, etapa por etapa, para construir o jogo. Elas aprendem um jogo esportivo jogando livremente, de tal maneira que a construo social do jogo correspondera s capacidades sociais da faixa etria. Estimulado com este conhecimento, o conceito recreativo do jogo esportivo volta-se aos pequenos jogos. Estes jogos so mantidos em situaes apropriadas em que os principiantes podem colecionar experincias corretas, so de grande valor no aprendizado do jogo. Assim, d-se preferncia aos pequenos jogos, que j na sua primeira forma deve oferecer uma introduo ao jogo-fim. A partir do momento que estes jogos so encontrados, necessrio orden-los, por grau de dificuldade, numa srie de jogos. Que poder de acordo com a necessidade eventual de treinar unidades isoladas, ser combinado com as sries de exerccios. O princpio global-funcional1 do conceito recreativo do jogo torna-se visvel como esta na figura 03. Um dos objetivos das aulas de Educao Fsica capacitar o aluno para a prtica do esporte por toda a vida. Este objetivo exige que a aula no seja restrita apenas aos jogos esportivos regulamentados. Os autores do livro Os Grandes Jogos: metodologia e prtica acreditam que o conceito recreativo do jogo esportivo est frente dos outros mtodos, com as seguintes justificativas:
Possibilita as crianas comearem imediatamente a praticar o jogo que desejam aprender; Isto possvel porque h uma adaptao do Handebol ao nvel correspondente de cada idade; O jogo ento no apresentar grandes dificuldades para o principiante entender o esprito do jogo e comportar-se de maneira adequada. O aprendizado progride a passos lentos se utilizados o conceito recreativo do jogo desportivo.

O mtodo global-funcional caracteriza-se pela criao de cursos de jogos, que partem da simplificao de jogos esportivos de acordo com a idade, e atravs de um aumento de dificuldades na formao de jogos em direo ao jogo final. A primeira forma j da uma viso global do jogo esportivo que se pretende ensinar.

A tcnica e ttica no so logicamente separadas no processo de aprendizagem. No h a aplicao de elementos tcnicos e sim aes adequadas em uma situao especial que devem ser aprendidos. Imperfeies podem ser corrigidas com a compreenso do aluno, que conhecendo o objetivo do jogo, entender a necessidade de treinar partes isoladas.

Antes de iniciar a Srie de Jogos, o autor prope duas atividades que fornecem as crianas uma experincia de aprendizagem. a) Bola ao Tigre As crianas formam um circulo e jogam a bola uma para a outra, de tal maneira que o tigre no crculo no possa pegar nem tocar a bola. Se o tigre pegar ou tocar a bola, ele ser substitudo pela criana que tocou a bola por ultimo. (Fig. 01)

Fig.

b) Queimado Uma criana designada como caador (Colocar uma colete ou uma fita para ser identificado), as demais so os coelhos. O caador procura em um campo delimitado acertar com a bola nos coelhos em movimento. Os que forem acertados tornam-se ajudantes do caador. (Fig. 02)

Fig.

Para Dietrich (1983), quem souber jogar Bola ao Tigre e Queimado esta em condies de aprender o Handebol atravs de suas formas originais. Assim o autor coloca como objetivos do jogo de Handebol: a) Manter a posse da bola; b) Jogo combinado com o parceiro; c) O esforo para criar situaes de gol; d) Ao conjunta, adaptada a ao da defesa.

Para alcanar estes objetivos, sugerido a Srie de Jogos de forma recreativa, com a incluso entre um jogo e o outro das sries de exerccios como fontes de informaes adicionais, que ajudaro a manter o interesse pelo jogo de handebol se forem realizadas considerando o conceito recreativo do jogo. O conceito recreativo para o jogo de Handebol justamente uma negao dos mtodos pelos quais o exerccio2 se torna o prprio objetivo. CONCEITO As formaes da srie de exerccios posicionam-se em torno da srie de jogos servindo para: a) Enriquecer a Srie de Jogos, partindo dela e retornando a ela. b) Ou ento ajudar a conduzir a formas mais difceis de elementos tcnicos e jogos.
Fig. Nas figuras abaixo encontramos uma das formas possveis de realiz-las: (Fig. 03)

Bola Acossada (Fig. 04) As crianas em crculo com uma criana no centro (Goleiro). Ele deve ser atingido nas pernas pelas demais crianas que se encontram fora do crculo. Como sugestes pode-se determinar: Quem permanece mais tempo como goleiro? Se o goleiro agarrar a bola soma um ponto Quem erra o arremesso substitui o goleiro.

Fig.

Recepcionar e passar a bola com troca de lugares. (Fig. 05)

Exerccio supe a repetio de uma habilidade motora ou no caso do Handebol de um elemento tcnico (passe, recepo, arremesso, etc..).

Fig.

06)

Arremessa no bambol que est no cho e trocar de posio. (Fig.

Fig.

Qual a bola que primeiro completa 5 voltas, passando de mo em mo? (Fig. 07) c

Fig.

Bola Acossada como jogo de equipe (Fig. 08) O crculo dividido em dois semicrculos. Duas equipes esto frente a frente. O goleiro no semicrculo pertence equipe adversria. No caso de Gol, o adversrio recebe a bola para reinicio do jogo. No permitido ao goleiro quando em posse de bola pontuar arremessando contra o goleiro adversrio.

Fig.

Bola ao Castelo (Fig. 09) No meio de um crculo coloca-se duas bolas de medicinebols ou dois cones. Os jogadores em torno do crculo passam a bola entre si e procuram acertar o castelo. O goleiro dever evitar que a bola acerte o castelo, procurando defender os arremessos.

O jogo Bola ao Castelo ter mais xito quanto mais dominados estiverem os elementos tcnicos: recepo, passe e arremesso. Com a ajuda de exerccios podem ser Fig. superadas falhas que aparecem

Bola ao Tigre: Em rea delimitada. Quem no pega a bola ou no passa corretamente para o companheiro, vai para o meio e procura interceptar as bolas que so passadas. (Fig. 10)

Fig.

Bola de Classe: Um aluno denominado professor que passara a bola para os alunos da classe, avaliando a recepo em diversas alturas. Cada erro na recepo um ponto negativo. Qual a turma que consegue menor nmero de pontos negativos? (Fig. 11)

Fig.

Passadores contra Dribladores (Fig. 12)

Fig.

3 Bola ao Castelo (Fig. 10) Aps a srie de exerccios retorna-se novamente ao mesmo jogo.

1 0

O jogo de Handebol: Seis jogadores por equipe mais um goleiro (equipe com reservas), onde no permitido mais que 3 passos com a bola, o drible permitido sendo unitrio ou no. A fim de conseguir a posse da bola podem-se utilizar os braos e as mos. E tirar com a mo aberta a bola do adversrio e bloque-lo com o corpo. Em caso de infrao das regras, h um tiro livre; no caso de faltas graves um arremesso de 7 metros.

Bibliografia
DIETRICH, Knut, Gerhard DRRWCHTER, e Hans-Jrgen SCHALLER. Os Grandes Jogos: metodologia e prtica. Rio de Janeiro: Ao Livro Tcnico, 1984.

You might also like