You are on page 1of 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHO UEMANET CURSO: PEDAGOGIA DISCIPLINA: HISTRIA DA EDUCAO TUTORA: MAIRIANE BASTOS ATIVIDADE II: HISTRIA

A DA EDUCAO ALUNA: GLAYTH DANIELA SILVA DE SOUZA TURMA: B

O Neoliberalismo e a Globalizao da economia e as implicaes nas polticas educacionais do Brasil no governo de Fernando Henrique Cardoso.

A partir da dcada de 70 observa-se um esgotamento no modelo de produo Taylor-fordista e em conseqncia ocorre uma reestruturao nas relaes e modos de produzir em termos globais e locais. Estrutura-se uma sociedade assimtrica para atender s novas exigncias do capitalismo, ou seja, incluir e excluir quando se fizer necessrio. O conhecimento que antes fora expurgado do trabalhador e hoje vem expresso como com petncia e habilidades apresenta-se como elemento chave desse novo modelo. O neoliberalismo deve ser compreendido como um processo de construo da hegemonia da classe dominante que se implementa em dois sentidos: um conjunto de reformas concretas no plano econmico, poltico, educacional, etc. Como tambm legitimar suas reformas como as nicas que devem ser aplicadas na conjuntura da atual sociedade; a doutrina neoliberal prega a existncia de uma sociedade que possui um mercado globalizado. O advento da globalizao mudou todo o comportamento mundial em suas estruturas polticas, econmicas e culturais, transformando em uma reestruturao o modo de produo capitalista, o que implicou mudanas na poltica educacional em diversos pases. A globalizao no d resultad os iguais para todos os pases. A revoluo tecnolgica permitiu aumentar a massa de excludos da sociedade, onde os que mantm o monoplio do pensamento exeram total poder de doutrinamento das massas, mas tambm essas tecnologias de informao trouxeram avanos no setor educacional, tanto ao corpo docente como ao discente.

Nos pases em desenvolvimento como o Brasil, a globalizao torna -se um meio de excluso, pois a educao nesses pases, na maioria das vezes, est aqum do nvel de ensino dos pases desenvolvidos. O neoliberalismo props uma mudana no papel do Estado, sustentando que o mercado deveria substituir a poltica, e quanto a poltica educacional, a mesma segue a lgica de mercado, restringindo a ao do Estado garantia da educao bsica, e deixando os outros nveis sujeitos as leis de oferta e procura. As mudanas ocorridas no mundo do trabalho atingem a escola; este novo mundo precisa de trabalhadores flexveis e polivalentes. O modelo econmico tenta impor Escola os seus valores, modificando drasticamente os seus objetivos e prioridades, a educao torna -se ento uma modalidade, ento se deve educar para produzir mai s e melhor. O espao escolar ganha uma importncia fundamental para a burguesia industrial brasileira. educao compete a tarefa de manter a competitividade, fundamental para a insero do Brasil no mercado globalizado neoliberal. Foi no governo do presidente Fernando Collor de Melo (1990 -1992) que o Brasil se ingressou na economia globalizada , onde permitiu a entrada do capital estrangeiro, de empresas multinacionais e o aparecimento da privatizao. Essa economia globalizada se intensificou no govern o do presidente Fernando Henrique Cardoso que mostrou ao Brasil a necessidade de se modernizar para poder afirmar -se como um estado que possui uma economia global. Fernando Henrique destacava que a educao seria a base do desenvolvimento de seu governo, portanto atribu-lhe importante papel econmico. Esta concepo, de estreita ligao do econmico com o educativo, est expressa na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9394/96. O que se busca nesta lei adaptar os objetivos educacionais s novas exigncias d o mercado mundial, trata especificamente da educao escolar, entendida como estreitamente vinculada ao mundo do trabalho. No governo de Fernando Henrique houve uma verdadeira reforma educacional voltada para atender os interesses economicistas. P ode-se exemplificar como indicadores dessa reforma:

a) Parmetros Curriculares Nacionais, para o ensino fundamental e mdio, que buscam a homogeneizao do ensino nesses nveis; b) Diretrizes curriculares para o ensino superior; c) Criao dos Institutos Superiores de Ed ucao, como instituio responsvel pela formao de professores dos vrios nveis e modalidades; d) Instalao, em todos os nveis de processos de avaliao universal de cursos e instituies, para identificar seu desempenho para fins de classificao e controle, inclusive com ameaas de descredenciamento; e) Inviabilizao das intenes inclusivas do Plano Nacional de Educao, em funo dos vetos presidenciais, sete dos quais se referem vinculao de recursos; f) Incremento expressivo do Livro Didtico para as escolas de todo o pas, bem como o incremento de recursos para equipamentos e instrumentalizao de todas as escolas pblicas do pas, apontando para uma tendncia a um neotecnicismo; g) Privatizao exacerbada do ensino superior provocando um acirramento na competio no mercado do ensino superior. Assim, observa-se que o projeto neoliberal para a educao no s privatizao. O aspecto central a adequao da escola e da universidade pblica e privada aos mecanismos de mercado, de modo que a escola func ione semelhana do mercado, aparentam incluso na sociedade do conhecimento, mas se trata, na verdade, de incluso/excludente, sendo esta justificada pela incompetncia do trabalhador. Por outro lado, a escola continua sendo um espao com grande potencial de reflexo critica da realidade, com incidncia sobre a cultura das pessoas. Apesar da excluso social, caracterstica do descaso com as polticas pblicas na maioria dos governos, ser um dos grandes agravantes, o ato educativo pode contribuir imensamente na acumulao de foras contrrias dominao. Educar tambm e, principalmente, despertar a conscincia crtica. Eduquem nosso povo para que ele pense com mais profundidade.

Referncias Bibliogrficas: y

Barbosa, Maria Simara Torres. Histria da educao /Maria Simara Torres Barbosa. So Lus. Uemanet, 2010.

You might also like