You are on page 1of 77

Ct

CENTRO UNIVERITRIO DO TRINGULO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO

PROJETO DE INTERIORES

Prof. CLAYTON FRANA CARILI 2 Semestre/2007

SUMRIO

Introduo Definio de Bar Histrico 05 Tipos de Bares

05 05

Elementos Composicionais e Plasticidade do Mobilirio e do Ambiente Linhas Cores Texturas Proporo, Equilbrio, Ritmo e Harmonia Interao entre materiais na Composio do Mobilirio e do Ambiente Composio de Materiais e Classificao de Ambientes Acabamentos e Revestimentos manuteno e durabilidade Design e Funcionalidade Antropometria e Circulao Acessibilidade Ergonomia Aplicada ao Desenvolvimento do Mvel Funcional Iluminao Anexos

CENTRO UNIVER SITRIO DO TRINGULO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO

INTRODUO Certa vez, o arquiteto Mrio Botta colocou que nenhum projeto satisfatrio se no o for em seus trs tempos: o primeiro quando ele avistado na paisagem e quando assim, inicia-se uma relao entre o observador e o objeto construdo. O segundo aquele em que o observador explora visualmente o objeto, relacionando-se com o edifcio em sua forma, dimenso, peso, carter, transparncia, cor, solidez, etc. E o terceiro momento aquele em que o observador entra no objeto, vivenciando seu espao. Este ltimo o nico momento no qual so exercitados outros sentidos alm da viso, como o olfato, a audio e principalmente o tato. quando, na verdade, as sensaes so exploradas e conforto, acolhimento, aconchego, frieza, irritao e etc. geram ento a percepo do ambiente enquanto espao vivenciado, enquanto lugar. Neste contexto, trabalharemos o tema BAR a partir da integrao dos contedos de diversas disciplinas de Plstica e Decorao desenvolvendo uma prtica projetual consciente e crtica, em seus diferentes aspectos inter-relacionados como: forma, funcionalidade e ergonomia, entre outros, potencializando a criatividade e a originalidade. DEFINIO DE BAR Em termos residenciais, um bar caracteriza-se por um mobilirio onde se guardam bedidas a serem consumidas ou oferecidas a visitas eventualmente. Em termos comerciais, conforme o Dicionrio Aurlio, bar um local onde se guarda e se vende bebidas. Nos conceitos de CASTELLI (2000), bar um local pblico onde se vendem bebidas alcolicas, s vezes acompanhadas de petiscos. J PACHECO (1999) complementa que alm de um local de venda de bebidas um bar composto de um balco e pode possuir ambientes com pequenas mesas, cadeiras e poltronas. Percebemos que de um simples local para venda e estocagem de bebidas o bar tambm um local de encontros onde as pessoas, atualmente, permanecem por longas horas conversando, paquerando, divertindo-se e at danando. HISTRICO Em meados do sc. XVIII, dois jovens americanos da Califrnia que estudavam em Paris e freqentavam diversas tabernas de l, perceberam que era comum a existncia de uma barra (bar, em ingls) estendida ao longo de todo o comprimento do balco. Tal barra tinha finalidade de evitar que os clientes se encostassem demais no balco e tambm serviam de apoio para aqueles que se embriagavam.
Prof. Clayton Frana Carili Apostila de autoria da Prof. Anglica Marsicano Tavares 2 Semestre/2007

CENTRO UNIVER SITRIO DO TRINGULO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO

Quando de volta sua terra natal, os estudantes levaram consigo essa novidade e instalaram l na Califrnia um novo estabelecimento com o nome de bar, inspirado nos moldes franceses. Logo, esta nova casa comercial tornou-se moda por todo o mundo. TIPOS DE BARES No Brasil, o tipo mais conhecido de bar o popular botequim pequeno estabelecimento onde se vendem bebidas. Em sua maioria, os clientes so servidos em p e as bebidas mais consumidas so a cerveja e a cachaa, alm do tradicional cafezinho. Dentre os tipos mais tradicionais de bares podemos citar: a) American bar: instalaes confortveis de servios de alta qualidade, geralmente localizadas em hotis ou restaurantes de primeira linha. b) Roof bar: como o prprio nome diz, (roof = telhado) este bar caracteriza-se pela localizao nos ltimos andares de edifcios, quase sempre de hotis ou empresariais. c) Lobby bar: local aberto, conhecido como bar de saguo com estrutura simples. Situado em hall de hotis de luxo, servindo como ponto de encontro para os hspedes ou visitantes. d) Bares de Piscina: ambientes descontrados onde os clientes so atendidos em trajes de banho e os drinques tropicais so a principal bebida. s vezes, localiza-se dentro da piscina. e) Pubs: (do ingls: public-house) Tpicos da Inglaterra estes bares tiveram seu estilo difundido em vrios pases. Oferecem como diferencial jogos de sinuca, dardo, entre outros. f) Uisqueria / Cachaaria: pequenas reas fechadas, de pouca iluminao com mesinhas e bancos de canto alm de grandes marcas relacionadas. Nas uisquerias, as mesas podem contornar uma pequeno espao de dana e som caracterstico o jazz, o blues e clssicos do rock. g) Discotecas: s funcionam noite e direcionam-se ao pblico jovem. Msica alta de batidas fortes e ritimadas. Intensa iluminao artstica junto s pistas de dana. h) Sport bar: decorao temtica referencial a um determinado esporte. Oferece cerveja e petiscos aos clientes alm da possibilidade de acompanhar transmisses de jogos em teles ou de praticar o esporte em quadras anexas. i) Cyber bar: tem como diferencial computadores conectados internet para que os clientes possam receber e-mails ou se divertir com jogos eletrnicos. j) Tabacaria: bar de pequena dimenso e ambiente bem diferente, destinado aos apreciadores de bons charutos. So servidos principalmente licores e caf. k) Cafs ou casas de ch: bares aconchegantes em pequenos espaos direcionados ao caf ou ch da tarde.
Prof. Clayton Frana Carili Apostila de autoria da Prof. Anglica Marsicano Tavares 2 Semestre/2007

CENTRO UNIVER SITRIO DO TRINGULO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO

l) Snack Bar: apesar do bar no nome, este tipo encaixa-se melhor na categoria pequenos restaurantes lanchonetes. Seu carro chefe o lanche rpido, ficando a bebida alcolica em segundo plano. ELEMENTOS COMPOSICIONAIS E PLASTICIDADE DO MOBILIRIO E DO AMBIENTE Linha o trao que determina a extenso da pea ou do espao, em comprimento, largura e altura, determinando o carter da decorao. Por meio delas conseguimos alterar o aspecto do ambiente. Classificam-se em: Linha Reta: simples, forte, firme e traz sobriedade e masculinida de ao ambiente. Dependendo do modo de sua aplicao expressa sensaes diferentes, impressionando particularmente cada indivduo. Em geral predominante e m escritrios. Elas podem ser: Vertical: severa, rgida e formal. grandiosidade. Sugere altura, imponncia e

Horizontal:sugere repouso, calma, estabilidade, largura e maior espao. Inclinada: para frente forte, energtica, sugere movimento e velocidade; para trs sugere insegurana. Quando inclinada em ambos os sentidos, cria uma sensao de movimento ordenado e completo.

Divergentes: inspiram glria. Convergentes: sugerem movimento, graa, concentrao e aconchego. Quebrada: provoca ateno, conflito e instabilidade. Pode ser:

Regular: sugere ritmo 7

Prof. Clayton Frana Carili Apostila de autoria da Prof. Anglica Marsicano Tavares 2 Semestre/2007

CENTRO UNIVER SITRIO DO TRINGULO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO

Irregular: sugere conflito e desconforto.

Paralelas: proporcionam sensao agradvel e tranqila. Linha Curva: suave e feminina, sugere movimento, graa e beleza. Quanto mais fechada a curva, maior a impresso de feminilidade. O crculo muito usado para produzir contrastes e variedades. Expressa opulncia e plenitude. Os sofs circulares usados como forma dominante, so agradveis e aumentam a sensao de intimidade. Linhas Mistas: A reta e a curva juntas sugerem equilbrio, por isso so as mais usadas. importante que uma delas seja predominante para marcar o carter da pea ou do ambiente.

ESTUDO DAS CORES O mundo composto por formas e cores. E devem ser classificadas no mesmo patamar de grandeza. Afinal, uma escolha equivocada de cor pode arruinar os belos contornos de uma determinada pea ou, pelo contrrio se a escolha for feliz, pode valorizar a beleza da forma. A cor preenche um ambiente com os mais variados sentimentos e sensaes! Usadas corretamente, podem mudar a temperatura psicolgica do ambiente, pode unir os mveis, disfarar defeitos construtivos ou valorizar pontos marcantes na arquitetura, criar atmosferas de calor, vida, amplitude e beleza sendo, portanto, o instrumento mais verstil do qual o decorador deve tirar partido. A cor transmite a primeira e a ltima impresso! Percepo da cor A cor parece um atributo inerente a todas as coisas que o homem v. Entretanto ela no est no objeto e sim na luz que incide sobre ele.
Prof. Clayton Frana Carili Apostila de autoria da Prof. Anglica Marsicano Tavares 2 Semestre/2007

CENTRO UNIVER SITRIO DO TRINGULO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO

A origem da cor est ligada LUZ (artificial ou solar). Se h luz, h cor, afinal, no escuro no conseguimos defini-la. Podemos perceber aqui a inter-relao de trs elementos: a luz, fonte de calor a matria, com sua absoro da luz o olho do observador que percebe a cor Sendo assim, percebemos que a cor a sensao provocada pela luz sobre o rgo da viso. Quando um objeto refletir toda a luz que incide sobre ele, ns o veremos branco. Ao contrrio, se ele absorve toda luz incidente sobre ele, o veremos preto. Objetos que absorvem parte da luz incidente, poder ser visto de vrias cores, dependendo dos raios luminosos que ele absorve. O primeiro cientista moderno a estudar a natureza e as propriedades da luz foi Isaac Newton, que fazendo incidir luz sobre um prisma descobriu a decomposio em raios luminosos. Os raios de luz se irradiam em ondas de trs comprimentos: longas, mdias e curtas. De acordo com o comprimento das ondas so determinadas as variaes cromticas. As ondas mais longas produzem em ns a sensao da luz vermelha e gradativamente, com a diminuio da onda, nosso organismo visual impressionado pela sensao de luz laranja, amarela, verde, azul, anil e violeta. Esta ltima possui o mais curto comprimento de onda. Caractersticas da Cor: Matiz, Saturao, Luminosidade e Valor O matiz a cor pura propriamente dita. Se ela misturada, o matiz indica qual a cro predominante. Saturao o grau de pureza do matiz. Quanto mais pura, mais saturada ou viva uma cor. As ctricas, por exemplo, so muito saturadas, provocando cansao e por isso, devem ser evitadas em ambientes de longa permanncia. J os tons pastis tm pouca saturao o que os tornam mais apropriados para este uso. A luminosidade indica o quanto de branco existe em uma cor. Quanto mais branco tiver, mais luminosa ela ser. Valor o grau de luminosidade que a cor reflete, ou seja, o grau de claridade e obscuridade numa tonalidade cromtica ou acromtica. H cores que retm mais luz e por isso so mais escuras ou de valor mais baixo. Aquelas que refletem menos luz so mais claras e tm valor mais alto.
Prof. Clayton Frana Carili Apostila de autoria da Prof. Anglica Marsicano Tavares 2 Semestre/2007

CENTRO UNIVER SITRIO DO TRINGULO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO

Ex: O rosa o valor mais alto do vermelho, enquanto o vinho o mais baixo. VALOR BAIXO = MAIS PRETO NA COR / COR VALOR ALTO = MAIS BRANCO NA

As cores de valor baixo reduzem o tamanho ao contrrio daquelas de valor alto que aumentam. A adio de cinza na cor no altera seu valor e sim seu grau de saturao!

Crculo Cromtico: Cores Primrias, Secundrias e Tercirias O Crculo Cromtico tambm conhecido como Estrela das Cores e representa as cores do espectro na acepo pigmentaria. Todas as cores do Crculo so chamadas de matiz.

Prof. Clayton Frana Carili Apostila de autoria da Prof. Anglica Marsicano Tavares 2 Semestre/2007

10

CENTRO UNIVER SITRIO DO TRINGULO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO

Cores Primrias As cores primrias tambm so chamadas de cores puras, bsicas ou fundamentais, pois no se formam pela mistura de outras cores, mas a partir delas que todas as cores so formadas. As tintas escolares e para artesanato existentes no mercado, dificilmente obedecem a exata tonalidade e intensidade das cores primrias, o que, s vezes, faz com que o estudo das cores parea ser algo complicado. Mas voc deve trabalhar com as cores de tintas que possui, pois aprender a mistur-las. Para aprender mais sobre as cores experimente mistur-las no computador que trabalha com tonalidades exatas. Mas as cores que voc vai ver no monitor podem ser diferentes das cores aps a impresso. Por isso, necessrio imprimir os resultados e observar com ateno essas diferenas para poder trabalhar corretamente. Existem muitos programas para trabalhar com as cores, mas nem todos possibilitam fazermos as misturas de acordo com nosso prprio critrio. Quando colocadas em composio juntas, resultam em puro contraste. CORES PRIMRIAS:

Magenta (vermelho) (A) Cores Secundrias

Ciano (azul) (B)

Amarelo (C)

As cores secundrias so formadas a atravs de combinaes duas a duas das primrias em partes iguais. Quando trabalhadas em composio juntas ou duas a duas,, resultam em uma combinao harmnica porem, vibrante. CORES SECUNDRIAS:

Magenta (A)

Ciano (B)

Violeta (D)

Prof. Clayton Frana Carili Apostila de autoria da Prof. Anglica Marsicano Tavares 2 Semestre/2007

11

CENTRO UNIVER SITRIO DO TRINGULO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO

Ciano (B)

Amarelo (C)

Verde (E)

Magenta (A)

Amarelo (C)

Laranja (F)

Cores Tercirias Podemos dizer que as cores tercirias so todas as outras cores, isto , quando uma cor no primria nem secundria, ento terciria. Obtemos uma cor terciria atravs da mistura de uma secundria e uma primria que deu origem a ela. Podemos tambm obter uma cor terciria quando misturamos duas primrias em propores diferentes, isto , uma em maior quantidade que a outra; ou quando misturamos as trs cores primrias, seja em propores iguais ou no. A cor MARROM, por exemplo, uma cor terciria obtida da mistura das trs primrias. Em artes grficas, o marrom pode ser obtido com a mistura do amarelo ou vermelho alaranjado com um pouco de preto. CORES TERCIRIAS:

Violeta (D)

Magenta (A)

Violeta Avermelhado (G)

Violeta (D)

Ciano (B)

Violeta Azulado (H)

Prof. Clayton Frana Carili Apostila de autoria da Prof. Anglica Marsicano Tavares 2 Semestre/2007

12

CENTRO UNIVER SITRIO DO TRINGULO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO

Verde (E)

Ciano (B)

Verde Azulado (I)

Verde (E)

Amarelo (C)

Verde Amarelado (J)

Laranja (F)

Amarelo (C)

Laranja Amarelado (L)

Laranja (F)

Magenta (A)

Laranja Avermelhado (M)

Quando misturamos as trs cores primriasem propores exatamente iguais o resultado o PRETO CROMTICO. Portanto, o preto no uma cor, mas a mistura de todas elas. Temperatura, peso, dimenso e proximidade da cor As cores tem temperatura conforme as emoes que ela nos transmite. Assim podemos dividi-las em: Cores Quentes As cores quentes tendem para o amarelo e suas matizes com os alaranjados e avermelhados.
Prof. Clayton Frana Carili Apostila de autoria da Prof. Anglica Marsicano Tavares 2 Semestre/2007

13

So mais brilhantes, mais vibrantes e em certas circunstncias, estimulam a hipertenso, alteram a circulao do observador, causando um ligeiro aumento na temperatura do corpo. O amarelo uma cor alegre, a cor do vero; o vermelho o sangue, vida. Cores Frias As cores frias tendem para o azul e as matizes entre o verde, azul e violeta. Ao contrrio das cores quentes, agradam pela situao de quietude, silncio, calma, frescor, diminuem a circulao do observador, causando uma ligeira queda na temperatura do corpo podendo, em excesso, levar depresso. O azul a calma, a harmonia, a paz, mas tambm tristeza e melancolia. Cores Neutras Nas Artes Plsticas as cores neutras so: preto, branco e cinza (branco+preto). Na Decorao as cores neutras so: branco, preto, cinza, bege e marrom. E tm a funo de escravos, devem servir. Numa primeira impresso podemos julgar que estas cores traduzem efeitos de falta de vida mas, se bem empregadas podem ser excitantes e sofisticadas.

Peso da Cor As cores escuras sugerem concentrao, densidade e tornam os objetos visualmente mais pesados do que os de cores claras. Em espaos pequenos com pouca iluminao natural deve-se evitar o uso de cores escuras em revestimentos ou peas fundamentais. Dimenso da Cor fundamental que se perceba esta sensao nas cores. Portanto, devido suas particularidades analisaremos as famlias separadamente e apontaremos maisadiante essa caracterstica. Exemplos: Um corredor comprido parecer ainda maior se tiver piso claro;

uma cadeira vermelha, nos parece maior do que uma outra idntica porm, verde; o preto sugere distncia e afastamento; pisos preto e branco s devem ser atribudos a ambientes espaosos.

Proximidade de Cores Quando dispostas uma ao lado, debaixo, acima ou sobre a outra, uma cor sofre influncia da vizinha em contraste. O vermelho aumenta o seu brilho quando sobreposto ao preto que foi aplicado a um fundo branco. Composies Harmnicas Cromticas Monocromtica a combinao vrios valores de uma mesma cor. Numa escala monocromtica, a chave alta composta por cores de valores altos, ou que foram adicionadas gradativamente de branco. A chave baixa composta por cores de valores baixos ou aquelas que receberam preto gradativamente. A chave mdia composta por cores que contm luz mdia. Esta combinao permite um resultado simples e sbrio.

chave alta chave mdia

chave baixa

Complementares

Cores que esto diretamente opostas no crculo cromtico, ou seja, traando-se uma linha reta, partindo de uma cor, passando pelo centro do crculo, encontraremos sua complementar. Proporciona uma idia de movimento.

Contraste

Utilizao de mais de um par de cores complementares para causar contraste, variedade e animao.

Analogia Combinao de no mnimo trs cores vizinhas no crculo cromtico, ou seja, que participam da formao umas das outras. Cria um clima alegre e descontrado.

Trade Eqidistante Consiste no emprego de trs cores que tenham a mesma relao entre si. So as cores que esto o situadas eqidistantes umas das outras no crculo por 120 . Essa harmonia apresenta belas composies de cores.

Alternada de 60 Consiste na utilizao de quatro cores, sendo que entre o trs delas existe um afastamento de 60 , a partir da complementar escolhida.

Alternada de 90 Quatro cores que apresentam-se distantes entre si por o um ngulo de 90 no crculo cromtico.

Complementar dividida simples a utilizao de trs cores. A partir de uma cor escolhida do crculo pegamos as vizinhas de sua complementar direta. Esse esquema foi criado para usar em decorao e seu resultado sempre satisfatrio. Complementar dividida dupla Utilizao de quatro cores. Escolha uma cor, encontre sua complementar direta. Salte uma cor do crculo, em sentido horrio, e pegue a prxima e a sua complementar.

Texturas a caracterstica suave ou rugosa, lisa ou decorada, fosca ou brilhante, macia ou dura, etc. de uma superfcie, produzindo uma impresso prpria. Para sua aplicao ideal importante uma completa anlise de carter, forma e funo do ambiente ou da pea. As superfcies lisas fazem com que as cores paream mais claras; as rugosas, mais escuras. As speras e rugosas so masculinas e informais; as suaves e lisas so delicadas e femininas. As texturas podem ser classificadas em duas importantes categorias: 1) Textura Visual estritamente bidimensional. a textura percebida preferencialmente atravs da viso mesmo que possa evocar leves sensaes tteis. Pode ser: a) decorativa: decora uma superfcie, podendo ser regular ou irregular, mantendo um grau de uniformidade. b) espontnea: no decora a superfcie, mas parte do processo de criao visual. As marcas da textura na superfcie so ao mesmo tempo as que definem a figura.

c) mecnica: obtida com auxlio de instrumentos mecnicos de impresso ou desenho como tipografia ou grficos de computadores.

2) Textura Ttil desenvolve-se em superfcie bidimensional, porm, criam relevo tridimensional. facilmente captada pelos olhos, mas, evidenciada, principalmente pela sensao do tato. a) natural assegurada: as particularidades de cada material so mantidas. Ex: pedras, madeiras rsticas, concreto. b) natural modificada: os materiais sofrem intervenes que os modificam. Ex: madeira envernizada, parede pintada. c) organizada: os materiais so divididos em pequenos pedaos e reorganizados para formarem nova superfcie. Ex: parede de pedras.

Padro o dado aos desenhos da textura decorativa, estampados em tecidos nome ou qualquer outra superfcie, como azulejos, papel de parede, plsticos, aglomerados, etc. Os motivos podem ser geomtricos, floridos, figurativos e sua aplicao depende de cuidadosa anlise do todo para que haja uma perfeita harmonia do conjunto. Afinal, quando falamos em padro alegre, delicado, clssico... estamos nos referindo ao sentimento do observador em relao ao motivo apresentado e estes sentimentos se transmitem ao ambiente.

Proporo, Equilbrio, Ritmo e Harmonia

Proporo a relao que estabelece a melhor disposio ou correspondncia entre as partes de um mesmo elemento ou entre um elemento e seu contexto. Fazse necessrio que todos os elementos da composio estejam relacionados conforme o tamanho. Ex: sala pequena = mveis pequenos.

Equilbrio condio bsica para uma decorao harmoniosa, responsvel pela sensao de bem estar e conforto. Nas Artes, aqui se enlevando a Decorao, o equilbrio se refere compensao harmnica entre: 1. 2. 3. 4. 5. 6. as partes de uma massa; a massa e o conjunto; alturas de mobilirio; janelas, portas, lareiras, nichos, frisos e painis; paredes do ambiente; cores e texturas.

O princpio do equilbrio baseia-se nas gangorras infantis em que dois pesos iguais equilibram-se bem quando esto mesma distncia do eixo central. E que dois pesos diferentes equilibram-se bem quando o maior est mais prximo do eixo central. Ressaltamos apenas uma diferena: no trataremos de peso e sim de volume e de potncia de atrao exercida pelo objeto.

Tipos de Equilbrio: Simtrico Tambm chamado de Clssico Formal ou Simtrico Rgido. Objetos iguais, idnticos, distribudos em lados opostos e mesma distncia do eixo central.

tico Tambm chamado Clssico Informal ou Simtrico Varivel. Mesmo princpio do Simtrico Rgido, porm, utiliza-se de objetos diferentes que possuam o mesmo peso e volume.

Assimtrico Objetos diferentes em tamanho, peso, volume, etc. Equilibrados pelo princpio da gangorra: Quanto maior mais prximo do eixo central. Quanto menor mais afastado do eixo central.

Ritmo a sucesso harmnica de objetos, linhas, cores e detalhes com a finalidade de dar unidade de leitura ao conjunto.

Harmonia o resultado de um casamento perfeito entre a proporo, o ritmo e o equilbrio.

INTERAO ENTRE MOBILIRIO

MATERIAIS

NA COMPOSICO

DO AMBIENTE E

DO

A composio de ambientes refere-se organizao dos mveis, cortinas, acabamentos, etc. no espao compositivo (ambiente), imprimindo carter e significado ao lugar atravs da harmonia entre formas, cores e materiais entre texturas e contrastes variados. Um ambiente composto apenas pela semelhana tende monotonia, sendo repetitivo e cansativo, uma vez que no oferece variedade. J um ambiente composto por contrastes excessivos pode tornar-se agressivo e tambm cansativo. Percebese, portanto, que a semelhana e o contraste so complementares na composio decorativa, devendo ser usados de forma equilibrada. A harmonia e equilbrio do ambiente so conseguidos pela correta disposio dos elementos decorativos, de modo que o peso visual de cada um seja equivalente ao espao em que est inserido. Tanto a dimenso do objeto quanto sua forma, cor, textura e outras variveis influenciam o peso visual do ambiente. Dessa forma, semelhana, repetio, texturas e contrastes devem ser dosados de acordo com o tamanho do ambiente, com a mensagem que se deseja transmitir, com a necessidade de criar elementos ou reas dominantes, mas principalmente pelo bom senso. Considerando os mais variados conceitos de projetos, os ambientes podem ser classificados, de forma geral, conforme a da composio de materiais em luxuoso, semi- luxuoso, rstico , rstico luxuoso, rstico urbano, simples, sofisticado, sofisticado luxuoso, ecltico, temtico, clean, high tech, etc. Possibilidades de Composio de materiais e classificao de ambientes Luxuoso Ambiente bem espaoso de caracterstica rgida em equilbrio simtrico ou clssico formal Quadros de autores consagrados. Evitar ao mximo as gravuras, principalmente as de tiragens altas. D preferncia s P.A. s = prova do artista (a primeira que ele faz). Reprodues industriais NO. Acabamentos e revestimentos de teto e piso devem ser de primeira linha (granito, madeira, mrmore) Cermica e papel de parede NUNCA! Molduras entalhadas folheadas a ouro Marchetaria, ptina, decap, Peas autnticas e de design exclusivo

Acessrios em ouro, prata de lei lavrada, cristais, porcelana, mrmore, lacas chinesas, espelhos venezianos trabalhados a ouro Cortinas: longas arrastando sobre o piso em tecidos nobres. Tecidos: veludos de seda, damascos de seda, brocados, couro legtimo Tapearia: de alta procedncia Cor de contraste: dourado Iluminadores: cristal bacar, bronze dourado, porcelana, bronze, murano Cores: preferencialmente neutras e sbrias, tons pastis, preto e branco. raramente cores puras. No deve ser aplicado a casas de campo ou praia.

Semi-luxuoso Pode ser formal ou informal Revestimentos: frmicas, laminados, cermicas, ptina (at no piso) gravuras e mapas antigos Acabamentos finos e trabalhados Mobilirio: clssico. Pode-se usar mveis de poca ou modernos desde que sejam praticamente exclusivos. Madeiras finas, de lei, macia: jacarand, cavina, pau-marfim, pinho-de-riga (fazendas) Tecidos: Seda, algodo fino, linhos, veludos de l e de algodo. Cortinas: linho, tergal, polister Paredes: lambri sem ser trabalhado, com madeira de boa qualidade, tecidos, palha, couro, papel de parede. Tapetes: orientais ou no, feitos a mo Aceita rplicas, desde que explcitas. Molduras menos rebuscadas. Iluminao: cristais, bronze, metais, madeiras com dourado Acessrios: porcelanas, laca, madeira com tratamentos especiais, bronze, cristais Espelhos com molduras trabalhadas de madeira ou metal.

Simples Cidade, campo ou praia Revestimentos: frmicas, laminados, carpetes, cermicas e outros materiais que no precisam ser de primeira. Acabamentos em ptina, envernizado, laqueado, texturas Mobilirio: madeira clara, tom mdio ou escuro, enceradas ou envernizadas. Mveis simples, porm, de bom gosto; modernos ou no; de estilo ou de poca. Tecidos: Variada gama com exceo dos de primeira linha. Jacar, algodo ou mistos. Cores: livre Cortinas: linho, tergal, polister Paredes: qualquer tinta, papel de parede, desenho, lambri, madeira, etc. Tapetes: arraiolos, kilim, tecido acrlico, orientais ou belgas Quadros: Aquarelas, reprodues com molduras simples, sem exageros Iluminao: cermica, acrlico, madeira, pvc. Acessrios: vidro, cermica, ferro e metais menos nobres, madeira, couro/curvim, sinttico Espelhos com molduras trabalhadas de madeira ou metal.

Rstico Luxuoso Fazendas Seculares, Provenal Francs Peas originais antigas, uso de materiais de demolio Tapetes: orientais e sofisticados. Nos quartos podem ser mais simples. Acessrios e adornos de boa procedncia: Estanho, cristais, bronze Paredes: cores claras e neutras Mobilirio de poca, porm, simples com acabamentos em couro marrom ou terroso. Tecidos: ls, algodo e fibras vegetais com exceo do estar. Obras de arte e molduras mais clssicas. Modernas NO. Iluminao: cristal, estanho, cobre e madeira trabalhada.

Rstico Urbano Colonial Mineiro Assemelha-se ao Country Americano. Pisos: pedras, cermicas, madeira sem brilho. Podem receber leve camada de cera. Mobilirio: mveis menores e de estilo (inspirados na poca do colonial mineiro) Tecidos: Xadrez Acabamentos: ferro batido, pintado, granito bruto Paredes: cores livres. Tons berrantes ou no. Pedra, tijolo. Vigas de madeira aparentes. Tapetes: qualquer. Do artesanal ao sofisticado. Aceita quadros mais modernos Acessrios: livre

Rstico Casa de fazenda ou praia Revestimentos: frmicas, laminados, cermicas, ptina (at no piso) gravuras e mapas antigos Acabamentos finos e trabalhados Mobilirio: linhas retas. Mveis do colonial mineiro. Utilizao de dormentes e materiais de demolio. Tecidos: fibras vegetais, ls e algodo Cores: claras. NO usar tons sbrios Cortinas: linho, tergal, polister Parede: cermica pura, caiada, estuque grosseiro Sem tapetes Acabamentos: cobre, madeira, ferro forjado, estanho, palha Iluminao: lampies Sem espelho e outros brilhos.

Sofisticado Mistura inusitada de materiais, texturas e estilos. Parece, mas no . Farsa: impressiona visualmente, mas no tem materiais de primeira. Mais indicado para pontos comerciais. Obras de Arte: clssica, contempornea, esculturas grandes e extravagantes que devem ser cuidadosamente harmonizadas. PERIGO cafonice Cores mais elegantes. Uso marcante do banco e preto. Mveis de estilo ou modernos com linhas mais retas. De prefer6encia claros para disfarar melhor as eventuais imperfeies. Tecidos: algodo, linho, organdi, seda (no muito caros) Iluminao: vidro, metais, lato, gesso, teto rebaixado, iluminao embutida. Acessrios: vidros, jateados, coloridos, cermicas, porcelanas, acrlicos, alumnio Tapetes: qualquer Paredes: papis de parede, texturas, tecidos, madeira, palha. Espelhos podem ser utilizados.

Sofisticado Luxuoso Mesmas caractersticas do luxuoso, porm, mais elegante e por isso, mais indicado para residncia. Peas extravagante, podendo usar as antigas pontualmente, desde que tenham design atual e de artistas consagrados. Sem muita enganao. Mveis de escala industrial, porm, de boa qualidade.

Clean Essencialidade. O minimalista se enquadra aqui. Leve, limpo, sem excesso. Poucos mveis e muito espao. Ambiente que gera frieza que deve ser quebrada com almofadas, xales e tapetes. Ideal para halls, recepes, portarias, corredores. Design elegante e de qualidade Pouqussimas peas e grandes. Cores claras, pouco contraste. Acessrios que possam gerar leitura leve e rpida. Os inflveis caem bem. Tecidos: seda, algodo, linho, mistos e couro. Descarte os veludos e os brocados. Cortina: qualquer estilo que se harmonize com o restante. Painis, persianas. Tecidos: Leves com bom caimento. Ana Ruga e Tactel

Ecltico Mistura harmnica de Estilos. Harmonia de diferentes correntes. Arte popular com arte sacra, por exemplo. Barro com cristal Tudo liberado desde que seja associado com bom gosto o mais difcil de fazer... Voc v e acha diferente. Ele tem proporo, equilbrio, ritmo, mas no tem dominncia.

Temtico Ambiente caracterstico, de dominncia japonesa, rabe, esotrica, chinesa, indiana, mexicana, etc. A pesquisa a alma dessa conquista.

Acabamentos e revestimentos manuteno e durabilidade Tintas e Vernizes Conceito: Resinas + Aditivos + Pigmentos + Solventes Classificamos os produtos utilizados em pintura em trs categorias: 1) Fundos: Tambm chamados de primer ou selantes, so produtos que tm a finalidade de preparar as superfcies, corrigindo defeitos que o substrato apresenta e/ou uniformizando a absoro da superfcie, proporcionando durabilidade pintura e economia da tinta de acabamento. Devem ser aplicados com rolo de l de pelo alto. 2) Massas: Tm a finalidade de regularizar defeitos ou imperfeies apresentados pela superfcie. Boa parte da beleza e requinte da pintura deve-se ao timo nivelamento proporcionado pelas massas. Podem ser: massa corrida, massa acrlica ou Textura Acrlica. 3) Acabamentos: Conferem pintura as caractersticas de qualidade, proteo, desempenho e beleza que esperamos. Parte visvel da pintura. Para preparao bsica dos produtos, devemos partir do pressuposto que os mesmos saem da fbrica em condies de uso, porm, para facilitar a aplicao e garantir o resultado final so necessrios: - homogeneizao: mexer todos os produtos antes de serem utilizados, de maneira que fiquem perfeitamente uniformes. Utilizar como ferramenta uma colher de pau, um pedao de madeira, ou misturadores prprios, evitando que o produto do fundo da embalagem se mantenha esttico; - diluio: Cada produto traz na embalagem as propores e os diluentes prprios para facilitar a aplicao garantindo um acabamento melhor. gua, gua Raz ou tinner. - Catlise: exclusivo para linha epxi. Preparao das Superfcies Partes soltas ou mal aderidas devem ser eliminadas, raspando, lixando ou escovando a superfcie; manchas de gordura ou graxa devem ser eliminadas com soluo de gua e detergente, depois enxaguar e aguardar secagem; partes mofadas devem ser tratadas com gua sanitria ou soluo de gua e cloro, depois enxaguar e aguardar secagem; imperfeies profundas devem ser corrigidas com argamassa de

cimento,

aguardando cura por 28 dias; imperfeies rasas podem ser corrigidas com massa acrlica, para reboco interno e externo ou massa corrida para reboco interno. Nas paredes com cal devem ser lixadas ou escovadas com escovas de ao, limpando posteriormente o p existente para aplicao de uma demo de Fundo Preparador para paredes diludo em 10% de gua. Em superfcies de madeira nova deve-se aplicar uma estopa embebida em aguarrs ou thinner., aps secagem deve ser promovido um lixamento dom lixa grana 180 a 240 para eliminar farpas, aplicar selador (superfcies internas) e aps secagem lixar com grana 360/400 e eliminar o p para posteriormente envernizar. Para repintura procede-se o segundo lixamento, limpeza e verniz. Para aplicar o esmalte as imperfeies devem ser anteriormente corrigidas com massa leo. Em superfcies de ferro devem ser extradas as partes soltas ou mal aderidas, o brilho, partes mofadas, etc. Depois promover lixamento e aplicar em ferro novo uma demo de fundo xido deferro; em ferro com ferrugem uma demo de zarco; em alumnio e galvanizado fundo fosfatizante. Posteriormente aplicar os acabamentos devidos Sintticos Esmalte Sinttico, Tinta leo, Esmalte Epxi.

Escolha da Tinta Certa Veja no quadro abaixo o tipo de superfcie e acabamentos indicados: ALVENARIA Ltex PVA Ltex Acrlico Esmalte Epxi MADEIRA Esmalte sinttico Esmalte Epxi Tinta leo Verniz METAL Esmalte sinttico Esmalte Epxi Tinta leo

Ltex PVA Essa tinta base de gua, encontrada em acabamento fosco-aveludado, indicada para pintura de alvenaria interna ou externa. A limpeza simples: use pano mido e sabo neutro. Mas ateno: as paredes costumam apresentar manchas em locais que so limpos com maior freqncia. A durabilidade mdia do ltex PVA de trs anos em reas internas e dois anos em reas externas.

Ltex Acrlico Como o PVA, base de gua e pode ser limpo com pano mido e sabo neutro. Apresenta trs tipos de acabamento: fosco, acetinado e semibrilho, para alvenaria interna e externa. O fosco disfara as imperfeies de uma parede que no esteja em boas condies, mas mancha um pouco com a limpeza constante. J o semibrilho e o acetinado, embora ressaltem eventuais defeitos de nivelamento, permitem uma limpeza sem marcas. Dura em mdia cinco anos em reas internas e quatro anos em reas externas. o mais cotado para resistir maresia. Resina acrlica, silicones e vernizes Alm dos componentes que lhes emprestam os nomes, esses produtos contm aditivos que repelem a gua, evitando infiltraes, umidade e manchas em interiores e exteriores. Devem ser aplicados sobre a superfcie limpa e seca de concreto, tijolos ou pedras aparentes. Para garantir maior eficincia, reaplique o produto uma vez por ano. Tinta para fachada J se encontra no mercado um tipo de tinta especfico para reas externas, composto de resinas 100% acrlicas elsticas. Ou seja, a tinta acompanha eventuais movimentaes da construo. Por ser mais durvel que as tintas comuns, alguns fabricantes do garantia de at vinte anos. bem possvel que voc enjoe da cor antes que a garantia acabe. Tinta para azulejos base de epxi, indicada exclusivamente para interiores. Depois de revisar os rejuntes e verificar possveis vazamentos, lave a superfcie com gua e detergente neutro e aplique um removedor para eliminar qualquer tipo de sujeira ou resduos de gordura. S ento a parede estar pronta para receber a tinta, que leva no mnimo 72 horas para secar totalmente. Limpe com gua e detergente neutro (evite produtos clorados, que podem causar manchas). Se voc sensvel, cuidado: essa tinta tem cheiro muito forte. Texturas As cores e os relevos das massas texturizadas invadiram as paredes internas e externas. A maioria j vem pronta e os mais habilidosos at podem aplicar sozinhos as massas industrializadas basta dominar os instrumentos necessrios, como desempenadeira e rolo de l. Porm, uma boa dose de criatividade e de habilidade com massa corrida ou massa acrlica servem de suporte para desenhos feitos com uma vassoura de piaava, uma colher e outros utenslios domsticos. Mas no acredite que texturizar a parede uma maneira de disfarar problemas como imperfeies e bolor. Ela deve estar limpa e com

o reboco. Ao escolher o tipo de textura, veja se no muito spera e se a rea no muito pequena (as pessoas podem se machucar). Tambm pode ficar mais agradvel uma ou

duas paredes texturizadas que todo o ambiente. Destaque aquela que voc quer valorizar, assim como no uso das cores. Manter limpas essas superfcies vai acarretar um trabalhinho extra: as mais finas pedem apenas um pano mido; nas que apresentam fissuras mais profundas, recorra ao aspirador de p ou a uma escova com cerdas macias.

Dicas:
Se voc acha montono um ambiente com uma cor nica, pinte uma ou duas paredes. Para saber qual escolher, o ponto de partida pode ser um item que voc queira destacar: uma pea do seu mobilirio, uma escultura, uma lareira. O mercado dispe de uma boa variedade de tons de branco. Prefira-os aos brancos puros, que podem deixar a casa com um aspecto hospitalar. Geralmente, o teto branco (nunca puro, voc j sabe). Isso d uma sensao de profundidade. Em ambientes menos tradicionais, com desnveis no p-direito, por exemplo, preciso que haja uma unidade. Essa uma das raras situaes em que a cor de uma das paredes pode se estender ao teto. Voc adoraria usar um tom escuro, mas o espao pequeno, o que torna as cores claras mais aconselhveis. Analise alguns fatores antes de descartar a idia. Se a iluminao natural bastante eficiente e os mveis e objetos tm tons claros ou vibrantes, pode apostar no mais escuro. E lembre-se: o metal sai valorizado em frente a uma parede de cor intensa. Sim, possvel adotar um tom vibrante em lugares reservados a atividades calmas, como a leitura. Mas no em todo o espao. As paredes (ou o ambiente) para onde sofs, cadeiras ou poltronas estiverem voltados devero ser claras. Evite surpresas desagradveis, como descobrir que o tom no ficou l muito parecido com o que voc imaginava. Faa um teste. Compre uma latinha pequena da cor escolhida e pincele sobre dois pontos no cmodo que ser pintado: um trecho onde a luz incide mais diretamente e outro onde a parede fica na sombra. Observe a tonalidade durante o dia, luz natural, e noite, com as suas luminrias acesas. Assim mais fcil chegar cor desejada. O mesmo teste pode ser feito com a tinta escolhida para a fachada.

Tecidos " Precisamos aprender a reconhecer adequao, simplicidade e proporo e aplicar nossos conhecimentos s nossas necessidades."
Elsie de Wolfe, decoradora americana

Tecido a tecelagem de fibras: os fios que entram verticalmente formam a urdidura, na altura do tecido e os que entram horizontalmente, na largura do tecido, formam a trama. Podem ser de fibras naturais vegetal (algodo, paina, linho rami, sisal, juta), mineral (amianto) ou animal (seda, l, cashmere e alpaca); artificiais, obtidas da celulose (rayon e viscose); e sintticas, derivadas do petrleo (acrlico, polister, poliamida). O que diferencia cada tecido inicialmente o modo como se forma o seu desenho. A textura, o brilho, o peso: qualidades diferenciais de tecido para cada tecido. Basicamente, eles se enquadram em trs grupos: ratier, jacquard e estampado. Ratiers - so os trabalhados no tear de maneira simples: horizontal e vertical. Incluem os lisos, os tramados (xadrezes e listrados) e os maquinetados (com formas geomtricas).

Estampado Embora possa se estampar at jacquards, a maioria dos estampados so ratiers 100% algodo (como na foto) ou mistos de algodo com outras fibras. Bem dosados, do personalidade aos ambientes em poltronas, almofadas, cortinas e sofs.

Xadrez Junto com os listrados, compe a famlia dos tramados: tecidos geomtricos feitos no tear de ratier. Bastante usados em combinaes, pois casam tanto com lisos como com estampados. Pode haver cor na trama ou no urdume.

Panam Nome dado tanto ao tecido como montagem. No panam, trama e urdume so dispostos com simetria (um fio de trama para um de urdume, ou dois para dois, assim por diante), sempre formando ngulo de 90 graus. Pode ser mais fechado, como nos brins, lonitas e lonas, ou mais aberto, como na foto.

Lonita O brim, a lonita (foto) e a lona formam o grupo dos panams 100% algodo. Levinho da turma, o brim vai bem em capas. J a lonita e a lona, mais encorpadas e rsticas, so revestimentos resistentes para estofados.

Maquinetado Forma desenhos geomtricos (o exemplo clssico o de pequenos losangos), mas nada muito elaborado, pois usa tear de ratier e no de jacquard.

Gorgoro Todo canelado, o gorgoro era originalmente composto de seda, mas hoje pode ser misto de algodo e viscose ou algodo e polister. O efeito canelado sempre no sentido da trama, ou seja, na largura do tecido. Sua textura diferenciada pode ser uma tima aliada em misturas.

Sarja Linho Faz sucesso nas Tecido feito prticas capas de exclusivamente da fibra estofados, por ser natural de linho, malevel e quase usado em cortinas, sempre 100% estofados, colchas e almofadas. Assim como algodo, o que possibilita bom o algodo e a seda, o caimento. A sarja linho pode ser rstico. se caracteriza pelos Trata-se de fios com fios na diagonal. pequenas imperfeies, como emendas e carocinhos. O que, alis, pode ser muito charmoso.

Jacquards - desenhos complexos surgem da combinao dos fios no tear.

Jacquard O tear de jacquard consegue comandar de forma independente cerca de 1200 fios, o que gera uma variedade incrvel de composies. Para diferenci-lo do estampado, olhe o avesso: s no jacquard h o negativo do desenho. Seu uso mais clssico em

Gobelim o jacquard encorpado, extremamente batido (chama-se batida cada vez que um fio de trama incorporado ao tecido, amarrando os fios de urdume). Quanto mais finos e juntos os fios, h mais nitidez nos desenhos, geralmente clssicos cenas de corridas de cavalos,

Matelass Ainda no grupo dos jacquards, o matelass apresenta partes acolchoadas, formadas de duas camadas de tecido. Pode ser chamado de piqu.

Damasco Exibe temas tradicionais (medalhes e flores) e alterna partes brilhantes e opacas. Comparado ao gobelim, mais leve, usa menos cores e forma desenhos mais esfumaados. O termo adamascado empregado tanto como sinnimo como para se referir a qualquer tecido que alterne brilho e

estofados, mas h quem adote sua nobreza para forrar paredes.

medalhes, folhagens e flores.

opacidade.

Tecidos brilhantes - mais uma variao dos ratiers

Seda Nobre e delicada, a seda pede uma manuteno cuidadosa. Se usada em cortinas sem forro, por exemplo, esfarela-se por completo. Uma dica para no ser enganado: quando o tecido 100% seda, a queima de um fio gera cheiro de cabelo ou pena queimados, pois todos tm origem animal.

Cetim Feito inicialmente de seda pura, o cetim hoje pode levar algodo ou polister. macio e brilhante, com a trama bem fechada. Assim como acontece com a seda e o shantung, o brilho do cetim empresta requinte a casa, seja no estofado, na colcha ou em detalhes, como almofadas.

Shantung Caracteriza-se por ter um lado opaco e outro brilhante, mas mais leve que o cetim. Pode ser formado de diferentes fibras (naturais, artificiais e sintticas) e costuma apresentar alguns fios irregulares.

Voal Levssimo, a maior aposta de quem gosta de transparncia em cortinas. Quando feito apenas de polister, pode ser lavado sem sofrer nenhuma alterao. H bonitos modelos que combinam o voal a outras fibras, como o rami e a juta.

Veludos - tcnica especial para torn-los felpudos

Veludo Construdo duplo e depois

Veludo cotel A variao mais

Veludo flam Flam um tipo de fio com

cortado ao meio (horizontalmente), o veludo repleto de fios curtinhos, o que lhe d o caracterstico toque macio. Pode ser de seda, polister ou algodo. Adotado em elegantes estofados e tambm em cortinas, quando se deseja um tecido mais encorpado.

conhecida do veludo, o cotel badalado tanto na moda como na decorao. Caracterizase pelas listras em relevo.

imperfeies em alguns pedacinhos. Costuma ser usado no veludo, criando riscos irregulares, mas tambm compe outros tecidos.

Supermacios - fio e tecnologia fazem a diferena

Chenile um fio enroladinho e macio, de algodo ou fibra sinttica. Como acontece com outras matrias-primas (algodo, linho, seda etc.), pode ser usado em jacquards jacquard de algodo, jacquard de seda, jacquard de chenile, assim por diante. Mas, quando o tecido feito exclusivamente do fio, leva o mesmo nome.

Bucl Tambm pode se referir s ao fio ou ao tecido. O fio de bucl (formado de seda, rayon, polister ou algodo) tem trechos irregulares, em que ele d voltinhas em si mesmo. O tecido bucl, assim, ganha umas bolinhas, um apreciado efeito rstico.

Camura sinttica Ela derrubou de vez a idia de que os tecidos sintticos tinham toque desagradvel. Graas tecnologia desenvolvida pela indstria txtil, a camura feita principalmente de polister macia e ponto para a praticidade lavvel. tima pedida para estofados.

A maioria dos acabamentos dos tecidos para decorao j vem de fbrica. Confira sempre com o lojista ou o fabricante os casos em que possvel aplicar depois o efeito desejado.

antichamas
Tratamento qumico que evita a propagao de chamas, muito usual nos tecidos importados da Inglaterra, onde existe legislao a respeito.

coenizado/ dublado/backing
Aplicao de tela ou forro no avesso do tecido, estruturandoo principalmente para revestir estofados.

emborrachado
a impermeabilizao por meio de um filme plstico que veda a respirao do tecido, conferindo um toque emborrachado. Usado sobretudo em barcos e reas externas.

peletizado/ pr-encolhido/ washed


So processos de prlavagem que resultam em um toque mais macio e evitam encolhimento posterior. Comum em sarjas, brins e algodes para capas, tambm podem ser usados para dar aspecto envelhecido aos tecidos

hidrorrepelentes

gofre

Sem alterar a aparncia ou o toque do tecido, um banho em produtos qumicos (como o Teflon e o Scotchgard) impede a penetrao de lquidos, aumentando a durabilidade do revestimento.

Comum em veludos, um acabamento original de fbrica em que o tecido passa por um cilindro com desenho em relevo. O relevo prensa reas do tecido, que, ao contrastar com as partes inalteradas, mais altas, formam desenhos.

devore
Como no gofre, o desenho formado pelo contraste entre os fios originais e, neste caso, reas "devoradas" em vez de ser abaixada, parte do tecido corroda. Apenas tecidos base de polister aceitam o devore.

chamalote
Depois de passar entre dois cilindros quentes, o tecido ganha ondas cintilantes irregulares, mas que desaparecem ao contato com a gua.

chintz
O uso de uma resina d brilho e aumenta a vivacidade das cores no algodo. Aps vrias lavagens, o lustro vai esmaecendo.

Papel de Parede e Border

Os Borders faixas de papel muitas vezes autocolantes deixam de ser um mero acabamento para o papel de parede tornando-se um revestimento prtico para quem quer mudar sem sofrer alteraes radicais. Hoje, servem de rodateto e rodameio em paredes de alvenaria comum. Podem dispensar o colocador, mas no a fita mtrica e o lpis. Para que no fique torto, veja qual a altura certa e marque a parede a cada 50 cm ou trace uma linha. Um lembrete: os papis so resistentes, mas em regies de clima mido esto mais sujeitos a escamao e mofo. Fibra de Vidro Agradvel ao tato, a fibra de vidro tem a aparncia da trama do tecido vista sob uma lente de aumento. Sovrias texturas, preparadas para receber qualquer tinta (o ltex o mais indicado). Mas ateno: suas caractersticas antimofo e resistncia umidade no so um passaporte para as paredes do banheiro e da cozinha. Nos corredores caem bem; nos quartos pode ficar acolhedor. A colocao exige superfcie lisa e limpa e pessoal treinado. Lambri Os lambris de madeira so um clssico que atravessa os tempos e as fronteiras. Originrios das construes de madeira, como um acabamento mais fino para os espaos internos, tambm funcionando como isolante trmico, eles aparecem hoje compostos por outros materiais. Por exemplo, o gesso. Porm, analise bem a sua viabilidade. O gesso mais quebradio e, portanto, pode durar menos em lugares sujeitos a atritos (junto s cadeiras da sala de jantar ou em corredores que servem de pista de boliche e outras brincadeirinhas de crianas ativas, por exemplo). Entretanto, esse material dispensa aplicao de massa corrida e aceita qualquer revestimento ou pintura. Outra alternativa so as placas de PVC. Resistentes umidade e corroso, so fceis de limpar,mas limitadas a poucas opes de cores e padres. Como no d uma sensao de aconchego, os decoradores, em geral, preferem o PVC apenas no teto. Em reas molhadas, so mais adequados os lambris de materiais cermicos. Algumas questes precisam ser consideradas antes da escolha. a espessura das rguas que determina a finalidade, portanto, para manter os cmodos aquecidos, elas devem ter entre 10 e 20 mm. Menos que isso, s para proteger a parede, ou por motivos puramente estticos.

J a largura depende do gosto de cada um, enquanto a altura, tambm livre, pode seguir certos padres entre 0,70 e 0,90 m, junto mesa; entre 1,80 e 1,90 m, em paredes em que a porta tem 2,10 m; entre 1,90 e 2 m, quando a porta de 2,40 m. No acabamento podem receber vernizes, tinta esmalte, pinturas especiais (ptina, decap, satin) ou laqueao (processo de pintura automotiva, aplicada com compressor). Em ambientes que apresentam desnveis, os lambris podem dar uma sensao de continuidade. Mas, em qualquer situao, cuidado com o tratamento que dar parte superior da parede, de alvenaria. Se optar por uma textura, zele pela harmonia com o lambri no que diz respeito cor tambm. Madeira em Pisos Ningum mais aceita imposies. Livres de modismos, escolhemos onde vamos colocar os ps com base no nosso gosto e nas nossas necessidades. E ainda temos disposio uma vasta gama de pisos. Muitos foram resgatados. Um exemplo? O parquet dos anos 50, que surgiu em tantos apartamentos quando se retirou o carpete. Restaurados, ficaram mostra. Os velhos sistemas de fixao, que faziam os tacos se soltarem, deram lugar a mtodos mais eficientes. Em vez de argamassa ou pixe, usa-se uma cola base de PVA, especialmente fabricada para esse fim. Descobrimos que somar mais interessante que subtrair, e adequar, melhor do que forar a barra. No por acaso, cermicas, pedras e mrmores, refratrios ao calor, so alguns dos materiais mais usados no Nordeste. Em regies onde o inverno costuma ser mais rigoroso, so os assoalhos, o laminado, os carpetes de madeira e os txteis que fazem sucesso. Aconchegantes, funcionam como isolantes trmicos. Ainda seguimos alguns critrios, ditados no pela moda, mas pelo bom senso: espaos pequenos pedem pisos mais claros, que do amplitude, enquanto os escuros so mais formais e requerem uma boa iluminao; o rodap, de preferncia, acompanha o material do piso. E aquele prosaico capachinho na porta de entrada evita riscos, dando a muitos materiais uma vida mais longa. Os tacos e tbuas corridas fazem sucesso h tempos e comearam a dividir espao com materiais criados sua imagem e semelhana. Assoalhos aconchegantes e resistentes, formam aquele nicho clssico que combina com tudo: sustentam com elegncia mveis tradicionais ou modernos e fazem boa vizinhana com mrmore, granito, ladrilho hidrulico, cimento queimado, tijolo e cermica. Use-os sem medo em todas as reas sociais ou ntimas, observando que o contrapiso de cimento esteja liso, seco e nivelado e que as rguas de madeira estejam completamente secas o ideal que elas descansem de quinze a vinte

dias no local onde sero instaladas. Depois da colocao, espere de vinte a trinta dias para dar o

acabamento. E cheque se o material foi tratado contra cupins. Clique nos nomes para detalhes. - Tacos: Com espessura de 2 cm, tm de 30 a 42 cm de comprimento e de 5 a 10 cm de largura. Ainda se encontram tacos com as medidas antigas, de 7 x 21 cm. A instalao feita com cola base de PVA (antigamente, fixados com argamassa ou pixe, os tacos soltavam-se facilmente). A madeira pode ser pisada um dia aps a instalao. J os diferentes acabamentos necessitam de perodos maiores de secagem. Se preferir deixar a madeira ao natural, encere-a mensalmente para proteg-la. Madeira, lembre-se, no combina com reas molhadas. A gua pode se infiltrar pelos vos e danificar o piso. A mdia para a aplicao de um dia para cobrir de 40 a 50 m, sem muitos detalhes. A vida til de cerca de 40 anos. Tbuas: grande a variedade de madeiras para pisos, das mais escuras, como o ip, s mais claras, como o pau-marfim. Entre essas duas tonalidades, h a sucupira e o angelim (escuros), o cumaru (castanho), o jatob (avermelhado), a perobinha e a grpia (caramelo), a muiraquatiara (rajada), a tatajuba (clara, tendendo a ganhar um tom caramelo com o tempo). Ao contrrio do pau-marfim, o ip se movimenta menos, o que o torna a madeira mais indicada para regies com grandes variaes de temperatura e muita umidade. Normalmente, as tbuas tm largura de 10, 15 ou 20 cm. A espessura nunca menor que 2 cm (quando muito finas, podem empenar). Para perfazer 50 m, um bom instalador leva dois dias meio (no sentido e longitudinal) e de trs a quatro dias (na diagonal). Pode-se pisar sobre as tbuas assim que o trabalho estiver concludo. Observe, claro, o tempo indicadopara o acabamento escolhido. Duram em mdia 40 anos. Parquet: a tcnica de compor desenhos com tacos. A disposio clssica traz quatro tacos na vertical e quatro na horizontal, formando placas de 24 x 24 cm a 50 x 50 cm. O nome designa tambm um tipo especfico de taco: pequeno, com 1 cm de espessura por 3 cm de largura e 12 cm de comprimento. Na medida de 5 x 25 cm so chamados de lamparquet.. O contrapiso deve estar pronto, e o desnvel no pode ser superior a 1 cm. Desenhos elaborados, feitos geralmente com dois tons de madeira, so mais indicados para ambientes amplos. So colocados em mdia 40 m por dia.

A vida til, tanto do parquet quanto do lamparquet, de 25 a 30 anos. * Manuteno: O principal cuidado evitar a umidade (inimiga nmero um da madeira, por dilatar e deformar a madeira). No mximo, use um pano ligeiramente mido,

uma vez por semana. As juntas entre as tbuas e tacos, so essenciais para uma boa durabilidade do piso, afinal elas permitem a dilatao e contrao da madeira que se fazem constantes quando h variao climtica. Nesse caso, peas maiores necessitam maiores juntas. Cera especfica ou verniz; quando sintecados deve-se evitar exposio ao Sol. Pisos Flutuantes - ancorados por presso dos rodaps, eles parecem flutuar sobre a superfcie original, forrada com mantas plsticas. Da o nome. Podem ser colocados em todos os cmodos, menos nas reas molhadas. A instalao rpida: cerca de 50 m por dia (com uma dupla de aplicadores), sobre um contrapiso nivelado e impermeabilizado. Mas eles tambm so colocados sobre revestimentos j existentes, como cimento, tacos, cermica ou pedra, desde que sem irregularidades ou peas soltas. Sujeitos a riscos por materiais pontiagudos. Laminado: Formado por camadas mltiplas derivadas da madeira, tem superfcie composta de celulose e resina melamnica; no miolo, compensado ou HDF (uma fibra de alta densidade). Os padres e os tamanhos so variados. Algumas marcas do at 15 anos de garantia contra desgaste, manchas e perda de cor. Carpete de Madeira: Composto normalmente de placas de MDF recobertas com lminas de madeira de diferentes espcies e tons, tem de 7 a 19 cm de largura, por 7 mm de espessura e 1,20 m de comprimento. H carpetes de madeira macia, cortados em rguas de 2,4 mm de espessura. J vem envernizado e no permite outro tipo de acabamento. A durabilidade mdia de 5 anos.

Cermica e Porcelanato Origem da Cermica: No se pode dizer ao certo quais foram as primeiras cermicas, pois elas sempre estiveram presentes em todas as eras, retratando a conjuntura social e econmica de cada povo, suas pretenses, capacidades e preferncias. O termo rabe "al azuleija", que significa pequena placa cintilante, tornou-se "azulejo" na Espanha e, ao longo dos termos, fez uma histria transformando terra em obra de arte. Pr Histria A cermica existe desde a idade da pedra, quando o homem, pela necessidade de conforto, criou a primeira forma de moradia e utenslios domsticos. As mulheres faziam as primeiras cermicas caseiras. Mais tarde, como o servio foi ganhando volume, passou a ser feito pelos homens.

Era dos Faras A olaria foi a base da construo dos fars. Perodo Etrusco A cermica etrusca, corntia, cipriota, cretense, helnica e romana trazia desenhos de nforas, vasos, objetos de adorno e decorao, faianas e estatuetas. Egito A.C. Eram produzidas azulejos em azul e verde. Era do Rei Nabucodonosor Azulejos eram utilizados para a construo da Babilnia. China 200 A.C. Os azulejos eram esmaltados para o revestimento de tumbas, sendo que as telhas eram esmaltadas para dar um grau hierrquico superior s moradias que a utilizavam. Sculo XI A Itlia comeou a exportar grande quantidade de pisos mailica, com desenhos geomtricos e florais nas cores violeta, azul, verde, marrom e laranja. Sculo XIII Na Igreja Superior de So Francisco de Assis foram encontrados os primeiros registros de pisos mailica. Perodo da Renascena Os pisos forma utilizados em larga escala, com decoraes de emblemas, atos hericos e figuras msticas. poca da II Guerra Mundial O revestimento cermico foi usado na reconstruo de toda Europa, sendo utilizado em todos os ambientes, j no apenas em cozinhas e banheiros. Dcada de 50 A indstria cermica teve grande crescimento e avano tecnolgico. Brasil Os ndios brasileiros foram grandes oleiros e deixaram muitas obras. J no perodo colonial e imperial, a cermica era pobre. O uso do azulejo difundiu-se com a colonizao portuguesa. A verdadeira industrializao se iniciou no sculo XIX, principalmente no estado de So Paulo devido proximidade dos elementos bsicos fabricao, como caulim, argila, feldspato e quartzo. Hoje, a maioria das fbricas brasileiras possuem um nvel internacional de qualidade. Porcelanato - tecnologia transformada em beleza que o tempo no apaga. Em busca da perfeio, conciliou-se a tecnologia com os anseios dos clientes e as tendncias do mercado. Porcelanato um revestimento cermico desenvolvido com a utilizao de matrias-primas altamente selecionadas e com alta tecnologia para substituir as pedras naturais e revestimentos cermicos tradicionais, pois, alm da beleza, melhores caractersticas tcnicas. Dentre as vantagens que ele apresenta esto a baixssima absoro d'gua,. alta resistncia, acabamento diferenciado, maior durabilidade. Sua tecnologia de fabricao permite a criao de uma infinidade de efeitos estticos, conferindo ao ambiente beleza e arte inigualveis.

Ao Inox Conceito: Liga metlica que contem nquel, cromo, carbono e ferro. De acordo com a composio qumica e caractersticas metalrgicas podem ser: martensticos, ferrticos e austenticos. Estes ltimos no so magnticos, no so endurecveis por tratamento qumico e sua resistncia aumenta quando trabalhado a frio (laminado e dobrado). Sua resistncia abraso e corroso varia de acordo com a sua composio qumica. Aqueles que contm menos ferro e mais nquel, como o AISI 304 por exemplo, so mais resistentes corroso e s ranhuras, sendo mais indicados para bancadas de pia. Se o ao contem mais ferro, sofre corroso mais rpido e para tirar a limpo, na hora da compra, verifique aproximando um im; se ele for atrado porque o ao AISI 430, com mais ferro. Tem sido utilizado em bancadas, cubas, escadas, corrimos, elevadores, fachadas de prdios, bancos, lixeiras, esculturas, painis fotogrficos, etc. Ele higinico, por no apresentar porosidades e bastante resistente ao calor. Sua instalao depende da adequao e do projeto, portanto, recomendvel recorrer assistncia tcnica para buscar informaes. Os parafusos tambm devem ser de Ao.

Corian Conceito: Material composto por mineral (alumina) e resina acrlica com 1% de pigmentao. Pode ser moldado em qualquer formato, com variedades de cores e texturas. No poroso e as emendas so imperceptveis. Indicado para bancadas, cubas, mesas, balces, revestimentos de paredes de Box, degraus internos e etc. higinico podendo ser utilizado em ambientes hospitalares, residenciais, industriais e comerciais. Apesar de ser mais resistente que o mrmore tem resistncia mdia abraso, tambm sofre riscos. Resistente ao desgaste, impactos, produtos qumicos, manchas sujeiras. e Para manuteno exige gua e detergente. Riscos leves podem ser tirados com espuma grossa; j os profundos ou partes quebradas podem ser reparados por empresas especializadas. Fabricante: Dupont

Alumnio e ACM Conceito: Metal malevel que pode adotar formas complexas, podendo ser dobrado, embutido ou laminado em chapas que atingem uma espessura extremamente reduzida. Possui alta refletividade de calor e luz e no produz reaes txicas. leve a tem alta resistncia corroso. E no magntico. Utilizado em utenslios domsticos, luminrias, esquadrias, reflexo de som, e proteo de aparelhos (por no ser magntico). Na instalao suas placas so colocadas sob uma base de manta de l de vidro ou forro pacote. Apresenta-se em placas brilhantes dos dois lados, foscas dos dois lados e mistas. Se exposto a muita umidade pode ocorrer corroso. Perde parte de sua resistncia se exposto a elevadas temperaturas. ACM Aluminum Composite Material Apresenta-se para o revestimento de fachadas, marquises, fechamentos, coberturas, mobilirio, decorao de interiores e comunicao visual, atendendo plenamente s exigncias tcnicas e estticas da moderna arquitetura. um material composto, formado por uma camada de polietileno revestida em ambas as faces por lminas metlicas (alumnio ou ao inox), que resulta em um grande painel plano de at 1,50 X 8,00 m, com espessura de 3, 4 e 6 mm, perfeitamente adaptvel s mais diversas formas de revestimento, recorte e conformaes curvas e angulares. Apresenta uma gama variada de padres lisos, metlicos estampados, alm de caractersticas nicas de resistncia vibraes, exposio s intempries, salinidade. atmosferas industriais e controle trmico/acstico. Sua pintura especial em PVDF (fluor carbono/Kymar 500) ou FPM (Fluorocarbon Precolor Metal), garantem a beleza e a robustez do seu acabamento, facilidade de limpeza e manuteno, alm da durabilidade da cor e do brilho. Possibilita a melhor qualidade de acabamento para grandes fachadas, devido sua planicidade, possibilidade de curvatura e diversas modalidades de fixao, ocultas e aparentes, adaptveis s caractersticas de qualquer projeto. VANTAGENS: Resistncia superior umidade: as caractersticas UV garantem a permanncia da cor, mesmo em aplicaes ao ar livre por mais de 10 anos. Resistncia qumica: cido, base e atmosfera salina. Resistncia poluio: com um mnimo de manuteno mantm-se o aspecto de limpeza, mesmo na atmosfera poluda das grandes metrpoles.

Resistncia impactos: alta resistncia e absoro impactos, perfeita tolerncia de curvatura e dobra, sem alterao do acabamento da cobertura. Planicidade: ideal para a criao de grandes superfcies planas com excelente acabamento se comparando com outros materiais de construo. Consistncia da pintura: o sistema de pintura bobinado garante excelente consistncia e uniformidade do revestimento pintado. Estabilidade da planicidade: devido sua fixao com suportes de alumnio, os painis mantm a sua perfeita planicidade, independente das oscilaes de temperatura. Resistncia impacto, quebra e vibrao: as placas possuem alta resistncia, rigidez e baixa ressonncia, um painel de 4 mm de ACM tem a mesma resistncia que uma placa de alumnio slido de 3,3 mm ou uma de ao de 2,4 mm. Isolamento termo-acstico: o material termoplstico da composio proporciona excelente isolamento trmico e uma reduo de 25 dB, que mais que o dobro de outros materiais de construo. 2 Facilidade de instalao e manuteno: os painis pesam apenas 5,6 Kg/m , facilita o manuseio, proporciona economia no transporte, na instalao e rapidez na execuo dos projetos, significando economia de tempo e trabalho. Os painis podem ser lavados com gua, detergente neutro e uma esponja ou escova macia. Gesso Conceito: Sulfato de clcio di-hidratado extrado do minrio de gipso ou gipsita. moldvel, malevel, verstil, isolante trmico e acstico quando aplicado sob tcnica especfica, possui baixo custo, aceita aderncia de outros materiais como tinta, tecido e papel de parede, absorve gua em sua forma comum, mas quando acartonado, no. Apresenta-se em placas moldadas e acartonadas. As placas acartonadas 60x120cm se compem de duas folhas de papel recheadas de gesso. Acrescenta-se silicone receita bsica, para o produto resistir melhor umidade (chapa verde), e fibra de vidro para que suporte o fogo (chapa rosa). As moldadas so artesanais, podendo ser encontradas em qualquer gessaria. Possuem, geralemnte, dimenso de 60x60cm e perdem em rendimento de instalao para as acartonadas que por sua vez, so produzidas com a tecnologia de grandes multinacionais como Kanauf, Lafarge e a Placo. Utilizado para rebaixamento de tetos, molduras, sancas (peas ocas para iluminao indireta), molduras, paredes e divisrias, escondendo fios, lmpadas e cortinas. O forro de gesso, por deixar um espao entre a laje e o ambiente, oferece isolamento acstico, que pode ser melhorado com l de vidro. Em home theatre ou em ambientes que trabalham com sons e rudos mais altos aconselhvel a escolha do gesso acartonado para no ocasionar rachaduras nas juntas.

E ateno! Antes de atribuir um forro qualquer a um determinado ambiente imprescindvel a verificao do p-direito ps instalao, devendo este terno mnimo 2,60m. Mrmore Conceito: Rocha composta basicamente por minerais carbonticos (pouco resistentes), entre eles calcita e dolomita. Acabamentos: bruto, polido, flameado, apicoado, levigado. Os brancos so menos porosos e tm granulao mais fina, portanto so mais indicados para bancadas de pia. Indicados para pisos, paredes, mobilirios, bancadas, cubas, divisrias, etc. em ambientes residenciais, comerciais e alguns industriais. Nos hospitalares devem ser consideradas as possibilidades de contaminao e ao corrosiva de produtos qumicos de limpeza ou esterelizao. Poroso, o mrmore absorve sujeira e pode apontar locais onde a gua fique parada. Os encaixes podem permitir o acmulo de germes. Baixa resistncia abraso. Para manuteno utilize gua, pano macio e detergente neutro. A cada seis meses pode-se usas removedor para tirar a gordura e aplicar cera incolor base de silicone. Granito Conceito: Rocha composta por minerais silicosos ou silicticos (bastante resistentes), entre eles o feldspato, o quartzo e a mica. O bom granito no solta gros ao ser riscado no seu verso. Mantm seu brilho natural por um longo tempo, muito resitente riscos. Indicaes correspondentes s do mrmore. Apesar de menos poroso do que o mrmore, tambm absorve leo e restos de alimentos. As emendas propiciam o acmulo de germes. A manuteno a mesma do mrmore. Pedras A natureza criou pedras de variadas cores, formas e texturas; o homem aprendeu a explora-las em suas construes. - Rsticas e Frias: para reas externas Quintais e jardins exigem pedras que podem ficar expostas ao Sol e chuva, no devendo esquentar demais nem ficar escorregadias ao serem molhadas. D preferncia quelas que possuam superfcie irregular. Nesse caso, no se

faz necessria a uniformidade de cor, afinal, ao ar livre a imperfeio das pedras entram em harmonia com a natureza. Exemplos: Arenito amarelo, vermelho Paran, paraleleppedo, seixo natural, Santa Izabel, So Tom, Gois, Pedra Madeira, Mosaico Portugus. Antiderrapantes e Refratrias: para bordas de piscinas Devem ser antiderrapantes, porm, no muito speras para no esgarar os mais. As refratrias (que no esquentam) so as preferidas. Uma forma de prevenir acidentes no entra-e-sai da piscina encomendar ao fornecedor o boleamento, um desgaste feito mquina que deixa a quina da pedra arredondada. Exemplos: Gois, So Tom ou Quartzo Branco, Luminria Carranca, Pedra sabo apicoada. De fcil manuteno: para garagens Manchas de leo e marcas de pneus podem comprometer a aparncia de pisos de garagem. D preferncias s pedras escuras e no escorregadias. Uma das mais indicadas a ardsia, por sua baixa porosidade. Em rampas, prefira a Miracema que produz bastante atrito em contato com pneus. Outros exemplos: mosaico portugus, Santa Izabel, Paraleleppedo, Gois. Aspecto uniformizado: para reas internas Boa face, ou seja, corte feito dentro de uma mesma camada sedimentar, e padronizao de cor e textura so as exigncias para uma pedra ser aceita no time dos revestimentos internos. Isso garante a uniformidade de cor para um bom aspecto da pedra depois de assentada. Como a limpeza dentro de casa mais constante do que fora, escolha os tipos menos porosos e menos permeveis gua. Quanto mais irregular a superfcie, maior ser o acmulo de sujeira. Exemplos: Ardsias, Quartzo Verde (Pedra Gois), seixo rolado, pedra sabo lisa.

Policarbonato O Policarbonato um termoplstico de engenharia composto de uma resina resultante da reao entre derivados do cido Carbnico e o Bisfenol A. Possui caractersticas de transparncia, beleza e alta resistncia mecnica e vantagens como seu baixo peso, excelente isolamento termo-acstico e maior resistncia ao fogo, que o tem tornado muito conhecido e utilizado em aplicaes diversas. um polmero que permite curvatura a frio. Estas caractersticas tm proporcionado grande aplicao na construo civil, como envidraamento e coberturas translcidas planas ou curvas, em substituio ao

vidro, pois as chapas de policarbonato podem ser curvadas a frio na prpria obra, desde que obedecidas as especificaes dos fabricantes. O Policarbonato comercializado sob diversas formas, sendo as chapas planas Alveolares e Compactas e as Telhas de Policarbonato as utilizadas na construo civil. RESISTNCIA AO IMPACTO O Policarbonato possui uma extraordinria resistncia ao impacto. Chapas compactas utilizadas isoladamente ou em sistemas compostos incorporando vidros laminados constituem um dos mais avanados meios de segurana em envidraamento. Adequadamente especificadas podem resistir a impactos de projteis disparados por armas de grande potncia, desde revlveres .38 super automticos at rifles NATO 7.62 de alto poder de fogo. O Policarbonato classificado como material de segurana para envidraamento estrutural, pois 250 vezes mais resistente do que o vidro e 30 vezes mais resistente do que o acrlico. Com esta qualidade, as chapas de policarbonato oferecem alta segurana contra os atos de vandalismo. RAIO MNIMO DE CURVATURA A FRIO Algumas literaturas indicam o raio mnimo de curvatura a frio das chapas planas de policarbonato como o equivalente entre 100 e 150 vezes a espessura da chapa, outras especificam que o raio mnimo deve ser de 175 vezes. TRANSPARNCIA No limite visvel do espectro solar, as chapas de Policarbonato cristal possibilitam a entrada de 71 a 82% de luz, dependendo da espessura . Este resultado permite um nvel de visibilidade adequado, comparvel at ao do vidro, mas com uma vantagem muito especial: a proteo contra a radiao Ultra-Violeta. ISOLAMENTO TRMICO A chapa de Policarbonato um isolante trmico mais eficiente do que o vidro. O uso de chapas em cores (bronze, cinza, branco, azul...) reduz a transmisso de luz e a penetrao de calor em aproximadamente 60%, dependendo da cor e da espessura da chapa. Graas a essas caractersticas, o ambiente fica com uma atmosfera agradvel. Conseqentemente, menor a necessidade de ar condicionado no vero, diminuindo os custos com energia eltrica.

No inverno, o aquecimento mantido sem maiores problemas, uma vez que a chapa de Policarbonato diminui consideravelmente a troca de temperatura com exterior. MANUTENO E LIMPEZA Depois da instalao das chapas de policarbonato, os resduos dos elementos de vedao bem como do filme protetor que eventualmente tenham ficado presos, podem ser eliminados facilmente com um pano macio impregnado com nafta ou querosene, lavandose logo em seguida com bastante gua e sabo neutro ou detergente domstico. Para respingos de tinta ou graxas, remover antes de totalmente secos com lcool isoproplico ou Butil Celosolve. No empregar gasolina, benzina, acetona ou thinner. Recomendase uma limpeza peridica trimestral, seguindo os procedimentos abaixo, que assegurar uma durao prolongada das chapas de policarbonato. 1. Molhar a chapa com gua morna. 2. Lavar a chapa com uma soluo de detergente neutro. 3. Usar um pano ou esponja macios para eliminar os restos de sujeira. 4. Repetir a lavagem e secar com um pano macio para evitar que a gua acumulada possa manchar a chapa. PRECAUES: No usar elementos de limpeza abrasivos ou altamente alcalinos (Ex.: saponceos ou limpadores a base de amonaco. No usar Butilo Celuloso nem Isopropanol na superfcie protetora do policarbonato. No lavar as chapas de policarbonato sob sol forte ou temperatura elevada. No aplicar esforos fsicos nas estruturas e chapas sem orientao prvia. Placa de Policarbonato Alveolar

Trata-se de uma placa extrudada, com duas camadas de mais ou menos 0,8 mm de policarbonato, interligados com alvolos, formando um tipo de colmia para sua rigidez. Possui tratamento contra ataques de raios ultravioleta em um ou dois lados e apresenta uma garantia de 10 anos contra o amarelamento, perda da transmisso luminosa e perda das caractersticas mecnicas. Tem a aparncia visual de um vidro "canelado", com uma resistncia impacto muito superior do vidro com possibilidade de ser curvada a frio, na prpria obra. recomendada para utilizao em coberturas em geral (planas ou curvas), passarelas, dmus, fechamentos laterais, sheds e divisrias. VANTAGENS: Muito mais leve que o vidro (10 %). Possibilidade de ser curvado a frio. Altssima resistncia a impacto: 200 vezes maior do que o vidro. Material auto extinguvel, no propaga a chama. Economia de energia: aproveitamento muito maior da luz natural. Facilidade no manuseio e instalao. Admite-se cortes na obra. Placa de Policarbonato Compacto Placa macia, com tratamento contra os raios ultravioleta em um ou dois dos lados, fato este que assegura aos clientesuma garantia de 10 anos contra o amarelamento, perda da transmisso luminosa e perda das caractersticas mecnicas. Por sua transparncia o policarbonato compacto muito semelhante a um vidro temperado/laminado, porm com possibilidade de ser curvado a frio com uma e resistncia a impacto muito superior.(250 vezes) recomendada para utilizao em coberturas em geral (planas ou curvadas), passarelas, dmus, fechamentos laterais, luminosos e placas de sinalizao. VANTAGENS: Leveza: 50 % mais leve que o vidro. Possibilidade de ser curvado a frio. Resistncia a impacto: 250 vezes maior do que o vidro. Material auto extinguvel, no propaga a chama. Economia de energia: aproveitamento muito maior da luz natural, criando sensao de amplitude, mesmo em locais pequenos. Facilidade no manuseio e instalao. Admite-se cortes na obra.

Vidro H milhares de anos antes de Cristo, mercadores fencios acenderam uma fogueira sobre a areia. Da, surgiu um lquido transparente que solidificado, transformou-se no que chamamos de vidro. Com a evoluo, atravs da fuso de xidos, seus derivados e misturas, tendo como matria-prima a slica (areia) criou-se a receita bsica do vidro, porm, ainda com distoro da imagem. Hoje j se domina a tcnica do cristal ou float, acrescentando-se o estanho na composio. Assim conquistou-se a nitidez de imagem. O cristal, como matriaprima, permite uma melhor transparncia para fabricao dos vidros decorativos e de segurana, zelando pelo controle solar e o isolamento termoacstico. No Brasil, os fabricantes so: Blindex, Santa Marina e Unio Brasileira de Vidros em modelos diversos para cada tipo de aplicao: - Segurana: aramados, temperados e laminados oferecem proteo porque quase nunca quebram e quando se parte, os pedaos so arredondados, evitando ferimentos graves. Os aramados retardam as chamas, em caso de incndioe possuem uma malha metlica interna que no permitem o desprendimento dos cacos, sendo indicado para coberturas. Controle Solar: laminados e refletivo para amenizar o efeito dos raios solares. Os laminados (sanduche de vidros recheado com pelcula plstica de polivinil butiral - PVB) reduzem o calor e isolam o som. Alm disso h modelos que suportam at trs tiros de rifle. A cor do vidro ou da pelcula controla a entrada se luz de duas formas: os tons claros refletem os raios solares e os escuros, os absorvem. Refletivo: possui uma camada metlica que ameniza a passagem do calor, refletindo os raios solares. Em fachadas ele deve ser associado pelcula de PVB usada no laminado. A camada metlica deve ficar voltada para o lado interno da construo. Isolamento Termoacstico: duplo envidraamento (Climasom) ou os laminados mantm a temperatura interna da casa e o barulho l fora. Climasom sanduche de chapas de vidro com recheio de cmara de ar e um perfil metlico com slica gel que absorve a umidade. S se torna sdeguro se uma de suas placas for de vidro laminado ou temperado.

Efeitos decorativos: impressos, desenhados, jateados, lapidados nas bordas, etc. Os desenhos em relevo deixam a luz passar, mas no permitem a viso total do interior. Indicados para divisrias, reas de servio, banheiros e outros locais que necessitam privacidade.

Ferragens Peas complementares de mobilirio ou equipamentos que proporcionam seu funcionamento fsico. Podem ser de ferro, lato e seus acabamentos, alumnio, acrlico, bronze, cobre, etc. Devem ser adequados ao mobilirio em geral, aparecendo em harmonia em peas como maanetas de portas, janelas, dobradias, molas, puxadores, torneiras, etc. Revistas de decorao sempre trazem idias atuais e funcionais dos mais variados tipos e fabricantes.

DESIGN E FUNCIONALIDADE Antropometria e circulao Antropometria o estudo das medidas do corpo humano para uso em classificao antropolgica e comparao.

Acessibilidade Classificao de Restries Locomotora: impossibilidade de caminhar e exige utilizao temporria ou permanente da cadeira de rodas. Ambulatria: vulnerabilidade para caminhar, para a estabilidade e equilbrio do corpo. Necessrio uso de apoios, aparelhos ortopdicos ou prtese. Visual: dificuldades de orientao e mobilidade no meio edificado. Necessria a guia. Auditiva: dificuldade de comunicao, de interpretao da segurana e orientao no meio. Mental: confuso de idias e falhas de deciso. Falta de interpretao das condies de segurana e de orientao no meio. Podemos citar outras deficincias que compreendem, em parte, os aspectos j citados. Deficincia de fala, visceral, por patologia (artrite, alergia, epilepsia, etc), por estatura, por obesidade. Alguns problemas gerados pela deficincia, de modo geral: - falta de resistncia fsica; - dificuldade em realizar movimentos geis; - dificuldade em passar por locais estreitos;, em carregar pesos; - dificuldade de reao a perigos iminentes; - dificuldade em passar por locais onde haja freqente mudana de referencial; - impossibilidade de utilizao de equipamentos que exijam controle incessante; - necessidade de constante ingesto de remdios; - necessidade de constante higienizao para uso ambiente; - sensao de isolamento em relao ao entorno; - necessidade de utilizao de telefonia para emergncias.

MDULO

Raio de Viso

You might also like