You are on page 1of 23

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 9, n. 1, p.

143-165, 2005

O CONCEITO DE REPRESENTAES COLETIVAS SEGUNDO ROGER CHARTIER Francismar Alex Lopes de Carvalho
Resumo. Este texto acompanha a formulao do conceito de representaes coletivas na obra do historiador francs Roger Chartier. A discusso desse conceito norteada por mim atravs de um duplo olhar: por um lado, para o campo intelectual dos historiadores franceses e seus condicionamentos na tentativa de Chartier de configurar um projeto para a histria cultual; por outro, para os dilogos travados por Chartier com outros autores visando formulao de um conceito de representaes coletivas. Objetiva-se demonstrar as potencialidades e os limites desse conceito para a pesquisa histrica. Palavras-chave: representaes coletivas; apropriao; campo intelectual; fratura epistemolgica.

THE CONCEPT OF COLLECTIVE REPRESENTATIONS ACCORDING TO ROGER CHARTIER


Abstract. This text follows the formulation of the concept of collective representations in the work of the French historian Roger Chartier. The quarrel of this concept is guided by me through a double looking at: first, for the intellectual field of the French historians and its conditionings in the attempt of Chartier to configure a project for cultural history; for another one, for the dialogues established for Chartier with other authors aiming at the formulation of a concept of collective representations. The objective is to demonstrate the potentialities and the limits of this concept for the historical research. Key words: collective representations; appropriation; intellectual field; epistemologic breaking.

Mestrando em Histria pela Universidade Estadual de Maring.

144

Carvalho

OS EFEITOS DE CAMPO Gostaria de iniciar este texto1 submetendo objetivao algumas propriedades do campo intelectual dos historiadores brasileiros relativamente repercusso das obras de Roger Chartier. A publicao do livro A histria cultural entre prticas e representaes, em 1990, e do texto O mundo como representao, em 1991, motivou o incio de uma discusso mais sistemtica em torno dos trabalhos de Chartier. A consolidao de vrios programas de ps-graduao em histria nas universidades brasileiras, inclusive com a constituio de linhas de pesquisa nas quais se integram projetos relacionados histria das representaes, fomentou a confeco de dissertaes e teses nas quais conceitos como o de representaes coletivas, ou mesmo a tenso entre prticas e representaes, aparecem com freqncia.2 Em um levantamento realizado recentemente, constatou-se que entre 100 dissertaes e teses apresentadas em vrios programas de ps-graduao em histria, entre os anos de 1994 e 1997, o nome de Roger Chartier estava presente entre 20 e 30 referncias bibliogrficas desses trabalhos: de fato, um dos historiadores estrangeiros mais citados (CAPELATO; DUTRA, 2000, p. 243). A publicao de outros livros de Chartier no Brasil, mais especificamente ligados sua pesquisa sobre os livros e os leitores no Antigo Regime, e a vinda peridica do autor ao pas para a apresentao de conferncias, podem ter contribudo poderosamente para a difuso de suas propostas terico-metodolgicas no s no campo da histria, mas tambm na educao, nas letras, na lingstica, na comunicao social, entre outros, seja na graduao seja na ps-graduao. No entanto, o projeto intelectual de Chartier alvo de desconfianas por parte de no poucos historiadores brasileiros. Pode ter contribudo para tal desconfiana o ceticismo, a ironia ou o ataque direto que autores com o capital intelectual (reconhecido) de um Ciro Flamarion Cardoso ou de um Ronaldo Vainfas, impingiram ao projeto de Chartier. A fidelidade aos pressupostos da histria social, por parte desses historiadores, levou-os a entender com bastante desconfiana as crticas de
1 2

Uma verso preliminar deste texto foi apresentada no II Seminrio de Cincias Sociais da Universidade Estadual de Maring (novembro de 2004). Para citar somente as linhas de pesquisa de programas de ps-graduao em histria das universidades paulistas, levantadas em 1997: cultura e representaes (PUC So Paulo); histria e cultura (UNESP Franca); histria das mentalidades (UNESP Assis); histria das representaes polticas (Histria Social USP); jogos do poltico: conceitos, representaes, imaginrio (Unicamp) (CAPELATO; DUTRA, 2000: 241-2).

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 9, n. 1, p. 143-165, 2005

O conceito de representaes coletivas segundo Roger Chartier

145

Chartier tirania do social e mesmo a proposta de uma histria cultural do social. A recente publicao da coletnea de textos intitulada A beira da falsia: o historiador entre incertezas e inquietude, em 2002, permite relativizar as crticas anteriores muitas vezes somente embasadas nos textos fragmentados publicados em 1990 e 1991 e reavaliar os pressupostos e a importncia do projeto intelectual de Chartier para uma histria cultural, e em particular, avaliar seu conceito de representaes coletivas. Os textos tericos escritos por Chartier durante os anos 1980 ressoam inquietaes do campo intelectual francs, em particular do campo dos historiadores. Esses textos, por um lado, constatam uma disciplina histrica vigorosa, porm cheia de incertezas; por outro, procuram firmar um novo momento e um novo projeto intelectual para a histria cultural, insistentemente entendida pelo autor como diversa e distante da histria das mentalidades praticada pela terceira gerao dos integrantes da revista Annales. Chartier entende que a emergncia da histria das mentalidades entre os anos 1960 e 1970 decorre do assalto contra a disciplina histrica levado a cabo por outras cincias sociais, como a lingstica, a sociologia ou a etnologia. A estratgia da terceira gerao dos Annales teria sido a de captar e anexar novos territrios sem abrir mo dos pressupostos consagrados da histria econmica e social: a cifra, a srie, o quantitativo, a longa durao, o recorte socioprofissional eram, ento, aplicados ao estudo das mentalidades (CHARTIER, 2002, p. 62-63). O desafio lanado histria nos anos 1980 seria, segundo Chartier, diverso do anterior: todas as cincias sociais seriam alvo de crticas de natureza paradigmtica. A dicotomia na qual se debatem as cincias sociais em crise apontaria para uma verdadeira fratura epistemolgica: de um lado, o retorno da filosofia do sujeito em trabalhos que escamoteiam as determinaes sociais e triunfalizam a ao individual; de outro, a reformulao de vrias propostas eminentemente estruturalistas de anlise, nas quais os sujeitos acabam aparecendo como meros suportes das estruturas sociais (CHARTIER, 1990, p. 17-18; 2002, p. 64). Nesse contexto, a histria seria chamada a reformular seus objetos, referncias e princpios de inteligibilidade (CHARTIER, 2002, p. 64). A constatao da fratura epistemolgica em termos de antinomia entre filosofia do sujeito e estruturalismo Chartier deve s reflexes propostas pelo socilogo Pierre Bourdieu. Em seus trabalhos sobre o campo intelectual, Bourdieu constata como o mundo social foi percebido pelas grandes tradies intelectuais: de alguma maneira, as formulaes tericas de uns e outros so bastante condicionadas pela maneira pela

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 9, n. 1, p. 143-165, 2005

146

Carvalho

qual entendem cultura. Segundo Bourdieu, uma primeira vertente remonta a Kant, entendendo cultura enquanto exerccio da liberdade criadora. Ressaltam-se aqui os bens culturais como instrumentos de conhecimento e de construo de mundo; o aspecto ativo dos sujeitos na criao do que Ernst Cassirer chama de formas simblicas e mile Durkheim de formas sociais. Criando um consenso sobre a ordem social, os sistemas simblicos explicitam seu carter estruturado, passvel inclusive de uma anlise como a lingstica ( Saussure). Dessa vertente Bourdieu salienta o trabalho de Durkheim, que teria percebido muito bem a funo social dos bens culturais, a saber, a de instaurar o conformismo lgico (BOURDIEU, 1998b, p. 7-10). A segunda vertente remonta a Marx, tendo tambm em Weber uma contribuio significativa. Trata-se de privilegiar as funes polticas dos bens culturais, entendidos principalmente como instrumentos de dominao. Muitos autores que trabalham nessa perspectiva caem eventualmente no funcionalismo ao explicar as produes simblicas relacionando-as com os interesses da classe dominante. Dessa vertente, que acaba tendo um peso maior na proposta de superao das dicotomias em Bourdieu, o autor salienta vrios aspectos: que as relaes de comunicao so sempre relaes de poder; que os sistemas simblicos cumprem funo poltica de impor, legitimar ou assegurar a dominao de uma classe sobre outra (violncia simblica); que existem lutas no campo intelectual pelo monoplio da violncia simblica legtima (BOURDIEU, 1998b, p. 10-12). Se certo que estas duas tradies do entendimento de cultura enquanto instrumentos de conhecimento criados no exerccio da liberdade (filosofia do sujeito) e enquanto instrumentos de dominao que aprisionam os homens (estruturalismo) dialogaram muito pouco durante todo o sculo XX,3 igualmente certo que os trabalhos de Bourdieu, e de Chartier este ltimo convencido da proposta elaborada pelo primeiro tentaram reconciliar essas duas tradies. O sentido dado a essa reconciliao no foi o mesmo, porm, para Bourdieu e para Chartier.
3

Alguns desses dilogos tornaram-se at lendrios, como o ocorrido na semana universitria de Davos em 1929, quando houve uma grande cobertura da imprensa internacional sobre o debate entre Ernst Cassirer e Martin Heidegger. A despeito do folclore que se cultiva sobre esse debate, certo que uma tenso muito grande envolveu a fala de ambos os filsofos: Cassirer defendendo a cultura enquanto exerccio da liberdade humana; Heidegger afirmando que a angstia do homem moderno decorre justamente da destruio da liberdade que a cultura, quando institucionalizada, promove (SAFRANSKI, 2000, p. 226-32).

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 9, n. 1, p. 143-165, 2005

O conceito de representaes coletivas segundo Roger Chartier

147

A disposio de Chartier de procurar firmar um novo momento e um novo projeto intelectual para a histria cultural passa pela renncia a alguns modelos tpicos de uma e outra tradies da dicotomia acima mencionada. Em primeiro lugar, Chartier renuncia polemicamente ao que chama de tirania do social. A noo de que as divises sociais prvias, como as categorias socioprofissionais, precedem ou at determinam a apropriao dos bens culturais considerada uma perspectiva muito redutora para o autor. Seria necessrio abrir novas perspectivas para a pluralidade de clivagens sociais dos cdigos e bens culturais compartilhados. Para solucionar esse problema deixado pela terceira gerao dos Annales, Chartier recomenda que se parta dos cdigos, e no das classes sociais, para apreender assim a diversidade de apropriaes dos cdigos (CHARTIER, 2002 , p. 66-67; 69). Em seguida, Chartier renuncia ao que chamarei aqui de tirania do smbolo. A tradio idealista neokantiana, nomeada por Chartier em Cassirer e Panofsky e na antropologia simblica norte-americana isto , Clifford Geertz e, por extenso, Robert Darnton , considera todos os signos, atos e objetos como formas simblicas. O mundo como representao construdo nessa vertente tenderia a tornar-se unitrio, sistmico (CHARTIER, 1990, p. 19-20). O entendimento de cultura proposto por Geertz apresenta-a como um sistema entrelaado de signos interpretveis; ou seja, nessa perspectiva semitica, cultura sistema simblico. Da o distanciamento de Geertz em relao a Mauss, Weber e Bourdieu, autores importantes para Chartier; da a excluso da problemtica das lutas de representaes e uma tendncia ao consensual. Diz Geertz:
a cultura no um poder, algo ao qual podem ser atribudos casualmente os acontecimentos sociais, os comportamentos, as instituies ou os processos; ela um contexto, algo dentro do qual eles podem ser descritos de forma inteligvel isto , descritos com densidade (GEERTZ, 1989, p. 24).

A renncia tirania do simblico por parte de Chartier demonstra sua insatisfao com as propostas antropolgicas norte-americanas para a soluo da dicotomia estruturalismo/filosofia do sujeito. Essa insatisfao manifesta-se na sua crtica incisiva contra o trabalho de

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 9, n. 1, p. 143-165, 2005

148

Carvalho

Darnton sobre o massacre dos gatos, devedor do vis antropolgico geertziano. 4 A estratgia de Chartier ao rejeitar a tirania do social e a tirania do smbolo para da delimitar um lugar para seu prprio projeto intelectual no deve ser dissociada das concorrncias inerentes ao campo intelectual do qual Chartier faz parte e dentro do qual, possivelmente, pretende elevar seu capital de prestgio diante dos outros pesquisadores. Estratgias semelhantes foram seguidas por outros intelectuais, a ponto de a historiografia francesa chegar aos anos 1990 com vrias divergncias em relao terceira gerao dos Annales. Podem-se enumerar entre as novidades: o primado da histria do tempo presente; o recuo do estruturalismo e da quantificao; a desconfiana diante de procedimentos que preexistam anlise; o avano da histria cultural e da histria poltica; as passagens das massas s margens, das anlises estatsticas aos estudos de caso, dos objetos s prticas e s lgicas sociais (BOUTIER; JULIA, 1998, p. 30-31). No quero, com isso, deixar de lado os fatores externos que condicionaram essas mudanas sensveis na historiografia, como, por exemplo, o colapso da Unio Sovitica e o crescimento fulminante da abrangncia das mdias de massa; quero apenas salientar algumas disposies do campo intelectual em que Chartier insere-se e no seio do qual elabora seu projeto intelectual. O incio da carreira de Chartier como assistente de histria moderna na universidade de Panthon-Sorbonne (Paris I), publicando, entre 1969 e 1971, diversos artigos sobre a Academia de Lyon no sculo XVIII e sobre a histria do livro, culminando na publicao do texto O livro: uma mudana de perspectiva, em co-autoria com Daniel Roche, em 1974, na clssica trilogia de Jacques LeGoff e Pierre Nora, Faire de lhistoire, foi um incio de carreira ligado de maneira umbilical terceira gerao dos Annales. No causa surpresa que o texto publicado na trilogia festeje os princpios de inteligibilidade consagrados por aquela gerao: em especial o mtodo serial-quantitativo e a sociologia cultural fundada nas divises socioprofissionais (CHARTIER; ROCHE, 1976, p. 99-100; 105-7). Da que o projeto intelectual de Chartier, conscientemente elaborado tambm como auto-reviso daquela abordagem coletivamente
4

Chartier questiona o pressuposto de que as formas simblicas so organizadas num sistema (...) [pois] isso implicaria coerncia e interdependncia entre elas, o que por sua vez pressupe a existncia de um universo simblico comum e unificado (CHARTIER, Text, symbols and Frenchness. Journal of Modern History, 57 (1985), p 682-695. Apud. HUNT, 1992: 16). Sobre o debate entre Chartier e Darnton, ver LA CAPRA, 1995. Para uma crtica igualmente severa aos trabalhos de Geertz, ver BENSA, 1998.

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 9, n. 1, p. 143-165, 2005

O conceito de representaes coletivas segundo Roger Chartier

149

assumida (CHARTIER, 1999 , p. 15), ressoa inquietaes prprias do campo intelectual configurado pelos Annales; da a constante referncia, mesmo na proposio de novidades, fidelidade crtica do autor histria cultural dos Annales (CHARTIER, 1990, p. 28). REPRESENTAES COLETIVAS E DILOGOS COM AS CINCIAS SOCIAIS O objeto da histria cultural , segundo Chartier, identificar o modo como em diferentes lugares e momentos uma realidade social construda, pensada, dada a ler (CHARTIER, 1990, p. 16). Este objeto decorre de uma definio dupla de cultura: (1) enquanto obras e gestos que configuram e justificam uma apreenso esttica, um princpio de classificao e de demarcao intelectual do mundo; (2) enquanto prticas comuns, sem qualidades, que exprimem a maneira pela qual uma comunidade produz sentido, vive e pensa sua relao com o mundo (CHARTIER, 1999, p. 8-9; 2002, p. 93). Para a elaborao de caminhos conceituais que orientem a pesquisa dessa histria cultural entre prticas e representaes, Chartier recorre contribuio de vrios autores que, de modo cumulativo, tornaram conceitos como os de representaes coletivas e apropriao operacionalizveis (e aqui Chartier segue Bourdieu, para quem o trabalho de conceituao sempre cumulativo. BOURDIEU, 1998b, p. 63). O conceito de representaes proposto por Chartier delineado com o acmulo de contribuies de vrios autores. De incio, os trabalhos de Bourdieu aparecem como base na qual Chartier se apia. As representaes so entendidas como classificaes e divises que organizam a apreenso do mundo social como categorias de percepo do real. As representaes so variveis segundo as disposies dos grupos ou classes sociais; aspiram universalidade, mas so sempre determinadas pelos interesses dos grupos que as forjam.O poder e a dominao esto sempre presentes. As representaes no so discursos neutros: produzem estratgias e prticas tendentes a impor uma autoridade, uma deferncia, e mesmo a legitimar escolhas. Ora, certo que elas colocam-se no campo da concorrncia e da luta. Nas lutas de representaes tenta-se impor a outro ou ao mesmo grupo sua concepo de mundo social: conflitos que so to importantes quanto as lutas econmicas; so to decisivos quanto menos imediatamente materiais (CHARTIER, 1990, p. 17). Essas formulaes de Chartier, redigidas em 1988, parecem-me ancoradas na reviso do marxismo proposta por Bourdieu, de modo que
Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 9, n. 1, p. 143-165, 2005

150

Carvalho

no me parece vlida a constatao de Ciro Flamarion Cardoso, em texto no qual aborda as representaes sociais: Cardoso acredita que Chartier manteve posies tericas radicalmente ps-modernas nos textos dos anos 1980, para recuar de modo ambguo em textos de 1993-1994.5 Note-se que o texto de onde extra essas formulaes de Chartier est presente no livro Histria cultural entre prticas e representaes (1990), livro este mencionado por Cardoso na sua bibliografia. O conceito de representaes de Chartier comea a ser elaborado levando em conta suas determinaes de classe e de posio social, o poder e a dominao, tendo muito pouco a ver com o reducionismo culturalista que Cardoso pretende imputar-lhe nessa elaborao (CARDOSO, 2000, p. 20), embora exista um certo determinismo cultural em outras propostas formuladas individualmente por Chartier, as quais examinarei mais diante. Nos textos tericos dos anos 1990, permanecem as referncias ao trabalho de Bourdieu para conceituar as representaes. Chartier chama a ateno, seguindo Bourdieu, para as lutas de representaes decorrentes do recuo da violncia fsica direta; e para a constatao de que o poder depende do crdito concedido representao. Este ltimo ponto permite avaliar a chamada violncia simblica, a que depende de uma
5

CARDOSO, 2000, p. 20: Em suma, como corriqueiro no tocante s posies psmodernas ou da nova histria, nosso autor respondeu ao que via como um reducionismo, trocando-o por outro, de signo contrrio. Do mesmo modo, creio ter ficado patente que o que de fato temos, ainda nas posies mais radicais de 1982, 1985 e 1989 em contraste com o recuo (parcial, mas importante, de 1993-1994) , a tenso, a ambigidade que se manifesta em posies tericas irreconciliveis presentes nos mesmos textos. No concordo absolutamente com a vinculao de Chartier ao ps-modernismo, nem que suas posies tericas so irreconciliveis. Fao-o apoiando-me na diferenciao, proposta por Francisco Falcon, quanto aos enfoques dados noo de representaes pelos modernos e pelos psmodernos. Sumariamente, no entendimento de Falcon, para os modernos a questo se coloca em termos epistemolgicos, ou seja, representao um conceito por meio do qual pode-se analisar um fenmeno social concreto; tambm uma categoria inerente ao conhecimento histrico de uma realidade, existente independentemente de interpretaes (Falcon enumera, entre os autores que se encontrariam nessa tradio iluminista, Baczko, Elias, Bourdieu, Chartier, Ginzburg, etc.). Por outro lado, para os ps-modernos, decisivamente sensveis s reflexes do linguistic turn dos anos 1960 e 70, as representaes evidenciariam a impossibilidade de qualquer conhecimento de tipo histrico. A questo se coloca em termos hermenuticos, isto , o real enquanto objeto no existiria por si, apenas representaes e interpretaes dele; ou, numa outra vertente, o real seria to especfico que a linguagem no conseguiria dar conta dele, de modo que qualquer pretenso veracidade de um relato seria absurda tudo seria interpretao no passvel de hierarquizao (Foucault, Veyne, Rorty, Barthes, White, Jenkins, entre outros, so mencionados por Falcon). Portanto, para os modernos a questo das representaes epistemolgica, e para os ps-modernos, hermenutica: como se ver a seguir, Chartier assume claramente a tendncia epistemolgica (Cf. FALCON, 2000, p. 41-44).

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 9, n. 1, p. 143-165, 2005

O conceito de representaes coletivas segundo Roger Chartier

151

predisposio incorporada previamente para o reconhecimento e o consentimento de quem a sofre. Como exemplo mencionada a dominao masculina sobre a mulher, que tenderia a ser inculcada atravs de uma srie de dispositivos (inferioridade jurdica; inculcao escolar dos papis sexuais e da diviso de tarefas; a excluso de certas esferas pblicas, entre outros) tendentes a garantir que as mulheres consintam nas representaes dominantes da diferena entre os sexos, e assim contribuam para a prpria sujeio (Chartier se apia nos estudos de Bourdieu, Arlette Farge, Michelle Perrot e Thomas Laqueur. CHARTIER, 2002, p.95-97). As representaes permitem tambm avaliar o ser-percebido que um indivduo ou grupo constroem e propem para si mesmos e para os outros. Chartier segue de perto Bourdieu, citando-o quando menciona as determinaes da produo:
a representao que os indivduos e os grupos fornecem inevitavelmente atravs de suas prticas e de suas propriedades faz parte integrante de sua realidade social. Uma classe definida tanto por seu ser-percebido quanto por seu ser, por seu consumo que no precisa ser ostentador para ser simblico quanto por sua posio nas relaes de produo (mesmo que seja verdade que esta comanda aquela).6

Desse modo, Chartier incorpora de Bourdieu vrias problemticas relacionadas s representaes. As lutas de representaes nas quais existem imposies e lutas pelo monoplio da viso legtima do mundo social; a violncia simblica que depende do consentimento (arbitrrio) de quem a sofre; o ser-percebido dos indivduos e grupos sociais, firmemente arraigados nas determinaes sociais de produo e de classe todas essas problemticas indicam que o conceito de representaes coletivas proposto tem muito pouco a ver com as noes ps-modernas de que o real no existe, a no ser na linguagem. As representaes no se opem ao real; elas se constituem atravs de vrias determinaes sociais para, em seguida, tornarem-se matrizes de classificao e ordenao do prprio mundo social,

BOURDIEU, La distinction. Critique sociale du jugement. 1979. Apud. CHARTIER, 2002 [1994c]: 177. As nfases so do original.

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 9, n. 1, p. 143-165, 2005

152

Carvalho

do prprio real.7 O entendimento das representaes como foras reguladoras da vida coletiva e exerccio do poder permite o dilogo com vrios autores Marx, Durkheim, Mauss, Weber, Elias, Marin, de Certeau, Bourdieu, Chartier e uma alternativa terica possvel diante do ceticismo instaurado pelo linguistic turn nas cincias sociais (FALCON, 2000, p. 52-53). A iniciativa de dialogar com a contribuio de vrios autores pode ser percebida nos textos tericos de Chartier. Durkheim e Mauss, retomados para que as representaes coletivas sejam entendidas como verdadeiras instituies sociais. Da a possibilidade de analisar as representaes, por um lado, como incorporao sob forma de categorias mentais das classificaes da prpria organizao social, e por outro, como matrizes que constituem o prprio mundo social, na medida em que comandam atos, definem identidades (CHARTIER, 1990, p. 18; 2002, p. 72). Despreende-se desse retorno a Durkheim e Mauss proposto por Chartier uma preocupao do autor em equilibrar a balana entre estruturalismo e filosofia do sujeito. As citaes de Bourdieu permitem enfatizar as funes polticas das representaes, ou seja, a legitimao de uma ordem arbitrria, a sano de um regime de dominao fundado no reconhecimento (incluso na representao). As citaes de Durkheim e Mauss enfatizam a funo lgica e reguladora de significados das representaes, isto , a promoo da integrao coletiva permitindo maior atuao ativa dos indivduos e grupos sociais.8
7

Bourdieu sugere que se supere a oposio entre a representao e a realidade, incluindo no real a representao do real: Mesmo quando se limita a dizer com autoridade aquilo que , ou ento, quando apenas se contenta em enunciar o ser, o auctor produz uma mudana no ser: pelo fato de dizer as coisas com autoridade, ou seja, diante de todos e em nome de todos, pblica e oficialmente, ele as destaca do arbitrrio, sanciona-as, santificando-as e consagrando-as, fazendo-as existir como sendo dignas de existir, ajustadas natureza das coisas, naturais (BOURDIEU, 1998, p. 109). Cf. MICELI, 1982: 15-17. Nos seus escritos sobre as diversas apropriaes das representaes, Chartier afasta-se de uma triunfalizao do indivduo, porque entende, como Durkheim, que as representaes so coletivas, isto , tem seu contedo fundado no social, nas experincias coletivas da comunidade para alm das sensaes e imagens individuais. Segundo Durkheim, somente porque as representaes so coletivas que elas suscitam diferentes apropriaes; elas no se individualizam sem retoques. O indivduo, diz Durkheim, se esfora por assimil-las [as representaes], pois tem necessidade delas para comerciar com seus semelhantes; mas a assimilao sempre imperfeita. Cada um de ns as v sua maneira. Existem algumas que nos escapam completamente, que permanecem fora de nosso crculo de viso; outras, das quais no percebemos seno certos aspectos. Existem mesmo muitas que desnaturamos ao pensa-las; pois como elas so coletivas por natureza, no podem se individualizar sem ser retocadas, modificadas e, por conseguinte, falsificadas. Da decorre que tenhamos tanta dificuldade em nos entender e que at, freqentemente, ns mintamos, sem o querer, uns aos outros: que todos empregamos as mesmas palavras sem lhes dar o mesmo sentido (DURKHEIM, 1983 [1912]: 237).

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 9, n. 1, p. 143-165, 2005

O conceito de representaes coletivas segundo Roger Chartier

153

A contribuio de Luis Marin para a teoria da representao expressa nos seus livros sobre os lgicos de Port-Royal, sobre os usos e abusos das imagens pictricas no incio da modernidade, sobre as representaes dos monarcas absolutistas. Da um duplo entendimento das representaes: tornar presente o ausente; e modos de exibio da prpria presena. As representaes tornam presentes um objeto, conceito ou pessoa ausentes mediante sua substituio por uma imagem capaz de represent-los adequadamente. H uma distino radical entre o representado ausente e a imagem que o representa. A efgie de mrmore colocada no lugar do rei morto em seu leito funerrio perpetuando uma presena imortal; a imagem do leo apresentada como smbolo do valor, ou do pelicano como smbolo do amor paternal tais exemplos levantam questes como as das relaes entre signo visvel e o referente significado, bem como das compreenses e incompreenses do signo, caras aos lgicos de Port-Royal e ao prprio Chartier, que percebe aqui uma fresta para visualizar a pluralidade de apropriaes das representaes (CHARTIER, 2002, p. 165-66; 1990, p. 20-21). Por outro lado, as representaes demonstram uma presena nas apresentaes pblicas de si mesmo. O referente e a sua imagem precisam se identificar, a aparncia deve ser tomada pelo ser. Esses postulados revelam uma potencialidade explicativa com relao teatralizao da vida no Antigo Regime. Aqui a representao de si deve transformar-se em mquina de fabrico de respeito e submisso: Pascal j percebera que se os mdicos tivessem realmente o poder de curar, e os juristas a justia, eles no precisariam de sotainas e pantufas brancas, nem de barretes e togas, instrumentos por meio dos quais fazem crer que detm os mencionados poderes e atraem respeito para si (CHARTIER, 2002, p. 166-70). Essas constataes de particularidades histricas do conceito de representao apontadas por Luis Marin permitem a Chartier mediar um dilogo entre Marin e Norbert Elias e entre Marin e Michel de Certeau. O processo de longa durao de monopolizao da violncia fsica pelo Estado, examinado por Elias, potencializou a eficcia da dominao simblica. As lutas antes baseadas na violncia bruta transformaram-se em lutas simblicas, tendo as representaes por armas. A fora, como demonstra Marin, no desaparece, pois est sempre disposio do soberano: ela fica em reserva pela multiplicao dos dispositivos que a potencializam (marchas militares, medalhas, louvores, narrativas, etc.) no sentido de produzir a obedincia e a submisso sem apelo violncia fsica direta a dominao simblica (CHARTIER, 2002, p. 170-71;

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 9, n. 1, p. 143-165, 2005

154

Carvalho

1990, p. 20-22). O interesse de Chartier pelo trabalho de Elias evidente na sua preocupao com a publicao das obras do socilogo alemo na Frana, sendo inclusive o responsvel pelos prefcios das edies de algumas dessas obras. Por outro lado, o conceito de cultura com o qual Chartier trabalha enquanto formas de classificao e demarcao e enquanto prticas cotidianas sem qualidades de uma comunidade assumidamente devedor das formulaes de Elias (CHARTIER, 2002, p. 93; 1990, p. 91-110). O dilogo de Marin com de Certeau, mediado por Chartier, permite delinear uma tenso fundamental que permeia as representaes coletivas: entre as modalidades do fazer crer e as formas de crena. do crdito concedido representao que depende a autoridade do grupo ou do poder que a prope. Assim, existem modalidades do fazer crer, procedimentos e dispositivos, discursivos ou formais, que objetivam coagir o leitor, sujeit-lo, convenc-lo; por outro lado, existem formas de crena, variaes possveis diante dos mecanismos persuasivos, contrasensos, rebeldias. Da que a imposio de uma representao no significa a aceitao unvoca dessa representao: pode existir pluralidade de leituras. Marin segue as constataes dos lgicos de Port-Royal, para quem existem duas condies para a inteligibilidade da representao: primeiro, o conhecimento do signo como signo, diverso da coisa significada; depois, a existncia de convenes partilhadas entre as comunidades que regulam a relao signo e coisa. Essas convenes abrem espao para a incompreenso da representao. Nesse sentido, existem potencialidades no dilogo com de Certeau, para quem a crena no o dogma, o contedo, mas o investimento dos sujeitos (CHARTIER, 2002, p. 172-73). Entre a representao proposta e o sentido construdo, discordncias so possveis. A fora da representao pode tentar persuadir de um poder, mas pode tambm dar a perceber a distncia entre os signos exibidos e a realidade que eles no podem dissimular. A pesquisa deve situar-se, segundo Chartier, na tenso entre a onipotncia da representao e seus possveis desmentidos (CHARTIER, 2002, p. 178). AS APROPRIAES DAS REPRESENTAES O estudo das modalidades de recepo das representaes por parte dos leitores permite a Chartier formular um conceito de apropriao. As noes correntes desse conceito so reavaliadas. A hermenutica de Paul Ricoeur procurou, segundo Chartier, dar respostas
Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 9, n. 1, p. 143-165, 2005

O conceito de representaes coletivas segundo Roger Chartier

155

buscando compreender como um texto aplica-se situao do leitor, como refigura sua prpria existncia (fenomenologia) e torna-se uma mediao para a compreenso de si mesmo. A noo de sujeito universal e o pressuposto da invarincia transistrica da individualidade (projeo do eu contemporneo), inerentes a tal concepo das apropriaes, revelar-se-iam pouco teis ao historiador. O conceito de apropriao social dos discursos, proposto por Michel Foucault, no levaria em conta as pluralidades de leituras, j que os textos seriam tomados como confiscados e fora do alcance dos no-competentes ou desprivilegiados de posies sociais. A antinomia entre a filosofia do sujeito (Ricoeur) e estruturalismo (ou ps-estruturalismo; Foucault) e a necessidade de super-la aparecem novamente no pensamento de Chartier, que encaminha suas pesquisas sobre o mundo dos leitores entre os sculos XIV e XVIII seguindo mais de perto as contribuies de outros autores, como Michel de Certeau e D. F. Mckenzie. Nesse sentido, Chartier pergunta pelo confronto entre, de um lado, o fazer-crer da vontade prescritiva dos responsveis pelos textos e, de outro, as crenas, os investimentos, precisamente as leituras, sempre rebeldes, dos mesmos textos (CHARTIER, 1990, p. 24-26; 1999, p. 7). As apropriaes so entendidas por Chartier como prticas de produo de sentido, dependentes das relaes entre texto, impresso e modalidades de leitura, sempre diferenciadas por determinaes sociais.9 O sentido das formas materiais que organizam a leitura deve receber ateno especial do historiador, pois as formas, os dispositivos tcnicos, visuais e fsicos comandam, se no a imposio do sentido do texto, ao
9

CHARTIER, 1990 [1988]: 26. No artigo Texto, impresso, leituras, o autor desenvolve mais extensamente esta questo (CHARTIER, 1993b). Vainfas parece no ter se aprofundado no modelo de Chartier, autor prejudicado no seu texto em benefcio dos outros modelos de histria cultural, como o de E. P. Thompson e o de Carlo Ginzburg (Vainfas utiliza somente dois trabalhos de Chartier: o livro A Histria Cultural entre prticas e representaes e o artigo publicado em 1994 na revista Estudos Histricos, A histria hoje: dvidas, desafios, propostas). Note-se que o historiador brasileiro sequer menciona o dilogo de Chartier com Michel de Certeau sobre o conceito de apropriao. A impresso que fica que Chartier apenas recuse de modo ambguo a abordagem de Foucault (VAINFAS, 1997: 115). Essas imprecises na avaliao do projeto intelectual de Chartier parecem ancoradas num evidente desconhecimento (ou arbitrrio preconceito), por parte de certos autores, dos prprios trabalhos do historiador francs sobre a histria da leitura. No me parece correto afirmar que Chartier recuse Foucault, Ricoeur ou H. R. Jauss; sim, que ele reavalie suas contribuies. A leitura do livro A Ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os sculos XIV e XVIII (que est publicado desde 1992...), pode dissipar algumas dessas imprecises, ao mesmo tempo em que pode levantar outras questes e crticas.

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 9, n. 1, p. 143-165, 2005

156

Carvalho

menos os usos de que podem ser investidos e as apropriaes das quais so susceptveis: formas boas para a leitura silenciosa, para a leitura oralizada em grupo, para a atuao num palco, entre outras (CHARTIER, 1999, p. 8). A Bibliothque Bleue os livros de capa azul que circulavam principalmente nas camadas populares da Frana dos sculos XVII a XVIII revela-se um exemplo excepcional de interveno editorial em uma obra com a finalidade de tornar sua forma legvel vasta clientela, graas a uma srie de modificaes: simplificao e ilustrao; ttulos antecipados e repetitivos; resumos sintticos e recapitulativos, etc (CHARTIER, 1999, p. 21). A produo, a circulao e a apropriao de representaes sob a forma de textos so examinadas por Chartier no tanto sob o aspecto do contedo sobre o qual se l abordagem que poderia se aproximar da antropologia simblica norte-americana (como em Robert Darnton) ou da semitica, ambas rejeitadas por Chartier (CARDOSO, 1999, p. 11-12) mas a partir da relao entre formas materiais e prticas habituais (CHARTIER, 1999, p. 12-15; CHARTIER; BOURDIEU, 2001, p. 23336). Da uma reaproximao com a sociologia: as liberdades dos leitores no so infinitas, so limitadas por convenes que regem as prticas de uma comunidade de leitores e pelas formas discursivas e materiais dos textos lidos (Chartier deve alguns desses pressupostos sociologia dos textos do norte-americano D. F. Mckenzie. CHARTIER, 1999, p. 15). O advento de uma nova forma de produo dos textos, determinada por alguma revoluo tecnolgica de grande envergadura (passagem do rolo ao cdex, e do cdex tela; ou a revoluo da reproduo promovida pela prensa de Gutemberg), pode condicionar poderosamente uma srie de mudanas nas prticas de leitura (CHARTIER, 1999, p. 105-107). Este retorno ao materialismo permite perceber, por exemplo, o processo de longa durao de dissociao entre texto e corpo no ato de leitura (CHARTIER, 1999, p. 13-16). Ciro F. Cardoso afirma que esta concentrao nas leituras ou apropriaes falha no trabalho concreto de Chartier (CARDOSO, 1999, p. 11-12). Segundo este autor, Chartier teria prometido analisar apropriaes diversas, mas na prtica se deteve apenas no estudo das formas materiais e prticas habituais. Ora, Cardoso simplesmente no leva em conta os textos tericos de Chartier nos quais ele procura delimitar um campo de estudo dos sentidos das formas (CHARTIER, 2002; 1999; 1993b). De fato, Chartier no colocou em nenhum texto a perspectiva de anlise do contedo sobre o que se l, pois considera escassas as fontes que comprovam as interpretaes dos leitores: no

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 9, n. 1, p. 143-165, 2005

O conceito de representaes coletivas segundo Roger Chartier

157

sempre que se encontram documentos como aqueles estudados por Ginzburg a respeito do moleiro Menocchio (CHARTIER; BOURDIEU, 2001, p. 233-36). Nesse sentido, falar em falha de uma inteno previamente desqualificadora, como percebeu Pedro Paulo Funari no seu Comentrio ao texto de Ciro Flamarion Cardoso, publicado em anexo ao referido artigo, no mesmo nmero da Revista Dilogos. De qualquer modo, preciso se perguntar pelos limites de uma abordagem que leve em conta apenas as formas materiais nas quais os textos aparecem para os leitores ou, por outro lado, apenas as interpretaes variadas que os leitores fazem das obras, cujas pistas so de difcil acesso quando os leitores no deixam marcas. Uma combinao de preocupaes seria, no meu entender, bastante produtiva. O conceito de apropriao presente no projeto intelectual de Chartier juntamente e em estreita relao com o conceito de representaes coletivas apresenta uma dialtica entre a diferena e a dependncia. Os bens culturais so sempre produzidos segundo ordens, regras, convenes, hierarquias especficas. O ato de criao inscreve-se numa relao de dependncia em face de regras, de poderes, de cdigos de inteligibilidade. Mas a obra escapa a tais dependncias justamente pelas diferenas de apropriao, socialmente determinadas de maneiras desiguais segundo costumes, classes, inquietaes: diferenas tambm dependentes de princpios de organizao e diferenciao socialmente compartilhados (CHARTIER, 1999, p. 9-10; 1999, p. 91-92). AS TENSES E O ESTATUTO DO REAL O conceito de representaes coletivas proposto por Chartier expressa uma srie de tenses que, de alguma maneira, procuram equilibrar um pouco a balana da dicotomia entre estruturalismo e filosofia do sujeito. A tenso resulta da incorporao de elementos explicativos ora de uma, ora de outra tradio intelectual: a tenso entre representao que condicionada pelo social e a representao matriz constitutiva do social; a tenso entre a funo poltica e a funo lgica das representaes; a tenso entre a representao da realidade e a realidade da representao; a tenso entre as modalidades do fazer-crer e as formas de crena, entre a imposio de um significado e a pluralidade de apropriaes. O recurso tenso explicativa consciente por parte de Chartier, mais do que a ambigidade ou a deficincia terica de que o acusam os crticos mais apressados (CARDOSO, 2002, p. 20). Diz Chartier:
Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 9, n. 1, p. 143-165, 2005

158

Carvalho

A idia de tenso (...) sempre a idia de demonstrar que no h a possibilidade de ler qualquer fenmeno de maneira unitria, de uma maneira que no englobe as contradies. (...) porque se reconhecem essas tenses que ns, como cidados, temos um espao de interveno. (CHARTIER, 2001).

As tenses revelam um potencial explicativo excepcional, quanto mais porque no so constitudas por elementos sem relao ou articulao entre si; ao contrrio, so apresentadas mediante a elaborao de um fio condutor que norteia os trs registros de realidade nos quais os indivduos ou os grupos mantm relaes com o mundo social. Elaborada em oposio ao conceito, tido como vago e impreciso, de mentalidades, essa noo tripartite de modalidades de registros de realidade classificao, prticas e institucionalizao insistentemente mencionada por Chartier (CHARTIER, 2002, p. 11; 2002, p. 169; 1994b, p. 8; 2002, p. 73; 1990, p. 23). Cito aqui uma delas:
primeiramente, as operaes de recorte e de classificao que produzem as configuraes mltiplas graas s quais a realidade percebida, construda, representada; em seguida, os signos que visam a fazer reconhecer uma identidade social, a exibir uma identidade prpria de estar no mundo, a significar simbolicamente um estatuto, uma ordem, um poder; enfim, as formas institucionalizadas atravs das quais representantes encarnam de modo visvel, presentificam, a coerncia de uma dada comunidade, a fora de uma identidade, ou a permanncia de um poder (CHARTIER, 2002, p. 169).

Da a abertura de dois caminhos terico-metodolgicos possveis para o estudo das representaes coletivas: (1) estudar a construo de identidades sociais a partir do confronto entre as representaes impostas por aqueles que detm o poder de classificar e nomear, e as representaes construdas pela prpria comunidade, seja passivamente, seja resistindo imposio; e (2) estudar a capacidade do grupo de fazer com que se reconhea sua existncia a partir da exibio de uma unidade instrumentalizada pela representao. Segundo essa proposta, a histria cultural estaria fazendo um duplo retorno til ao social, lanando o olhar para o choque de foras sociais que move as lutas de representaes e lanando o olhar para a capacidade que o grupo tem de se fazer reconhecer como unidade e identidade (CHARTIER, 2002, p. 73). O duplo caminho de pesquisa ressalta novamente o prprio objeto da histria cultural tal como Chartier a entende: por um lado, como

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 9, n. 1, p. 143-165, 2005

O conceito de representaes coletivas segundo Roger Chartier

159

anlise do trabalho de representao, de classificao e de excluso, produzidas na luta atravs de prticas polticas, sociais, discursivas, as quais constituem as configuraes e as demarcaes do mundo social; por outro, como anlise da construo de sentido, atentando para as prticas produtoras de divises e para as prticas de apropriao, sempre plurais, mltiplas e socialmente determinadas (CHARTIER, 1990, p. 27-28). O conceito de representaes coletivas proposto por Chartier contribui para a formulao renovada do estatuto do real, no mais entendido como oposto s representaes. Os autores que apressadamente concluram que, pelo fato de o discurso histrico ser sempre uma narrativa que mobiliza, de alguma maneira, representaes mentais do real, necessariamente a histria seria equivalente fico, so autores para os quais Chartier dirige uma srie de crticas. Chartier lembra, contra Hayden White e seus seguidores, que a histria, embora tenha uma forma narrativa, no literatura, devido a uma dupla dependncia: em relao ao arquivo ou ao que Eric Hobsbawm chama de supremacia da evidncia (HOBSBAWM, 1998, p. 286-87) e Carlo Ginzburg chama de prova (GINZBURG, 2002, p. 11-46) ; e em relao aos critrios de cientificidade e s operaes tcnicas prprios da disciplina. De fato, a histria a nica disciplina que tem a ambio de enunciar o que aconteceu; graas s tcnicas prprias da operao histrica (seguindo Michel de Certeau), possvel reconhecer as falsificaes e denunciar falsrios, separando o verdadeiro do falso atravs de um saber controlvel e verificvel. Com de Certeau, Chartier entende que a histria uma prtica cientfica, um saber controlado com operaes tcnicas especficas, porm um saber limitado pelo lugar social de onde se fala. Abandonar a inteno de verdade deixar o campo livre a toda a sorte de falsificadores (CHARTIER, 2002, p. 97100). As fragilidades epistemolgicas e o af de minar os procedimentos tcnicos dos historiadores, caractersticas tpicas de alguns tericos formalistas, como Hayden White, poderiam ter facilitado o aparecimento do movimento de historiadores negacionistas do Holocausto. As fragilidades epistemolgicas, segundo Chartier, seriam por demais evidentes, pois ao mesmo tempo em que tentam definir um conceito de fato histrico muito prximo ao positivismo (efeitos de realidade, em Barthes; singular existential propositions, em White), negam a possibilidade deste fato quando afirmam: O fato no tem jamais seno uma existncia lingstica (CHARTIER, 2002, p. 115). Por outro lado, Chartier se pergunta: quem aceitaria reduzir a histria fico? Se White estiver correto em afirmar que a histria no saber cientfico, no pode escolher entre o

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 9, n. 1, p. 143-165, 2005

160

Carvalho

verdadeiro ou o falso, no pode denunciar falsrios, no pode hierarquizar os testemunhos; se ele puder afirmar que ela produz um conhecimento como o mito e a fico se White estiver correto em afirmar semelhantes coisas, ironiza Chartier, ento a operao histrica e todos os seus procedimentos (ou a lgica histrica, como diz E. P. THOMPSON, 1978, p. 47-62) seriam pura perda de tempo e de pena (CHARTIER, 2002, p. 112). Da a indignao de Chartier: quem aceitaria a negao de todos os critrios da disciplina? (CHARTIER, 2002, p. 115-16). Esses apontamentos demonstram que Chartier um autor preocupado com o status cientfico da disciplina histrica, com sua inteno de verdade, com sua operao tcnica particular e seu rigor conceitual cumulativo. Da que a vinculao dos trabalhos de Chartier s tendncias ps-modernas radicais um procedimento extremamente reducionista, que mutila sobremaneira o pensamento de Chartier exatamente pela autoridade de quem faz tal vinculao (CARDOSO, 2000, p. 20; 1999, p. 11-12). LIMITES E POTENCIALIDADES No obstante, os crticos tm razo quando apontam que Chartier pode, eventualmente, ter substitudo o que chama de tirania do social por uma tirania do cultural (CARDOSO, 2000, p. 19-20; HUNT, 1992, p. 13-14; BURKE, 1992, p. 35; VAINFAS, 1997, p. 154-55). No meu entender, o postulado de Chartier de que, na pesquisa, deve-se partir dos cdigos, e no das classes sociais, sugere um determinismo cultural, em que pese a este postulado no ser levado s ltimas conseqncias pelo autor, que vrias vezes o relativiza e mesmo o ignora. O postulado construdo quando Chartier procura rever sua posio em favor da histria do livro tal como formulada no artigo publicado em Faire de lhistoire, de 1974. Ali, a inteno era basear os estudos na constituio da srie, no estabelecimento de pisos quantitativos, no recorte a priori pelas categorias socioprofissionais. Segundo o autor, a perspectiva deveria ser modificada, pois os objetos culturais circulam com uma lgica que no obedece estritamente s classes sociais; os princpios de diferenciao social podem ser outros: sexo, gerao, adeso religiosa, solidariedade comunitria, tradies educativas, corporaes.Cumpre: partir, ento, dos cdigos e no das classes ou grupos (CHARTIER, 1999, p. 15-16). O postulado assim definido no deixa de ser uma simplificao, qual o prprio Chartier no fez questo de se manter fiel. De fato, partir somente dos cdigos contradiz a postura de Bourdieu, tantas vezes citado por Chartier e para quem a eficcia simblica reside nas relaes sociais constitutivas do prprio ritual, e no nas representaes e discursos por si mesmos. Bourdieu considera os mltiplos pontos de partida, isto , os objetos e as classes:
Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 9, n. 1, p. 143-165, 2005

O conceito de representaes coletivas segundo Roger Chartier

161

O que faz o poder das palavras e das palavras de ordem, poder de manter a ordem ou de a subverter, a crena na legitimidade das palavras e naquele que as pronuncia, crena cuja produo no da competncia das palavras (BOURDIEU, 1998b, p. 15). o grupo que (...) exerce sobre ele mesmo a eficcia mgica contida no enunciado performativo. A eficcia simblica das palavras se exerce apenas na medida em que a pessoa-alvo reconhece quem a exerce como podendo exerc-la de direito (...). Eis a razo pela qual a crise da linguagem religiosa e de sua eficcia performativa no se reduz (como freqentemente se acredita) ao desmantelamento de um universo de representaes; ela acompanha a destruio de todo um mundo de relaes sociais do qual era um dos elementos constitutivos (BOURDIEU, 1998, p. 95-96).

Vale lembrar que Chartier cita inclusive uma passagem de Bourdieu na qual o socilogo afirma que uma classe definida por seu consumo de bens simblicos e por sua posio nas relaes de produo, sendo verdadeiro que a segunda comande o primeiro (passagem que oportunamente mencionei neste texto. CHARTIER, 2002, p. 177). A nfase de Chartier na contraposio tirania do social incorpora uma estratgia discursiva que radicaliza a novidade proposta exatamente para firmar um lugar para seu projeto intelectual.10 Os estudos empricos demonstram que o postulado radical no
10

No por acaso esta proposta desgostou no poucos historiadores sociais. Dizem Marx e Engels nA Ideologia Alem: A produo das idias, representaes, da conscincia est a princpio diretamente entrelaada com a atividade material e o intercmbio material dos homens, linguagem da vida real. O representar, o pensar, o intercmbio espiritual dos homens aparecem aqui ainda como efluxo direto do seu comportamento material. (...) Os homens so os produtores das suas representaes, idias, etc., mas os homens reais, os homens que realizam, tais como se encontram condicionados por um determinado desenvolvimento das suas foras produtivas e do intercmbio que a estas corresponde at s suas formaes mais avanadas. (...) Isto , no se parte daquilo que os homens dizem, imaginam ou se representam, e tambm no dos homens narrados, pensados, imaginados, representados, para da se chegar aos homens de carne e osso; parte-se dos homens realmente ativos, e com base no seu processo real de vida apresenta-se tambm o desenvolvimento dos reflexos (reflexe) e ecos ideolgicos deste processo de vida (MARX; ENGELS, s/d: 22). Obviamente, a noo de que as representaes so meros reflexos dos processos de vida j foi devidamente refinada e sofisticada pela histria social (FALCON, 2000). No meu entender, Chartier parece aproximar-se do marxismo quando afirma que as revolues tcnicas e as formas materiais de produo dos textos condicionam as lutas, as representaes e mesmo as apropriaes (sempre desigualmente condicionadas) dos bens culturais. Ao mesmo tempo, Chartier afasta-se do marxismo ao buscar uma certa autonomia para seu projeto intelectual invertendo, em teoria, o lugar de onde se deve partir na pesquisa: partir dos cdigos, no das classes sociais.

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 9, n. 1, p. 143-165, 2005

162

Carvalho

aplicado de todo pelo prprio autor, que busca determinaes certamente sociais para vrias questes referentes apropriao das representaes. Da a busca pelos princpios de organizao da diferenciao, que demonstrariam que no existem maneiras infinitas de ler, mas modelos e normas socialmente compartilhados, tcnicas que organizam as prticas de uma comunidade de leitores (CHARTIER, 1999, p.91-92; 1999, p. 15). Num dilogo entre Chartier e Bourdieu realizado nos anos 1980 fica evidente, a despeito de os autores concordarem em muitos pontos durante o dilogo, uma tenso entre as duas posies. Bourdieu fala em monoplio da leitura legtima; afirma que o poder sobre o livro evidentemente um poder; que ser influenciado depende das disposies do leitor. Chartier fala a respeito das formas que pretendem impor maneiras de ler; fala em espaos prprios da leitura jamais redutveis ao que lido; em apropriaes mal-governadas, contra-sensos (CHARTIER; BOURDIEU, 2001, p. 243-46). A questo das determinaes sociais parece precisada mais claramente por Bourdieu, para quem a produo do bem cultural sempre concomitante com a produo da crena no valor desse bem cultural (CHARTIER; BOURDIEU, 2001, p. 239-40). As formulaes de Chartier tendem a ser bastante fecundas quando apontam as diversas tenses que constituem as sociedades historicamente entre prticas e representaes, diferena e dependncia, imposio e apropriao, modalidades do fazer crer e formas de crena; contudo perdem substancialmente em potencial explicativo quando se configuram em postulados rgidos: partir, ento, dos objetos e no das classes ou dos grupos (CHARTIER, 1999, p. 15-16). A teoria da representao de Chartier se ressente de no ter precisado muito claramente a questo das determinaes sociais, ora escamoteadas pelo autor em favor das determinaes culturais, ora reabilitadas de repente no trabalho emprico. Por outro lado, parece-me louvvel a iniciativa de Chartier de construir um projeto intelectual que comporte as tenses do mundo social e que abra a oportunidade de dilogo com as cincias sociais. Da que as potencialidades dessa teoria da representao podem ser bastante ampliadas se os pesquisadores interessados nessa problemtica refizerem o percurso e os dilogos com os autores que, cumulativamente, contriburam para o potencial explicativo do conceito de representaes coletivas: Marx, Durkheim, Mauss, Weber, Elias, Halbwachs, Marin, de Certeau, Bourdieu, Chartier.

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 9, n. 1, p. 143-165, 2005

O conceito de representaes coletivas segundo Roger Chartier

163

AGRADECIMENTOS Gostaria de agradecer Mariana Esteves de Oliveira e Prof. Dr. Silvia Helena Zanirato pela leitura e comentrios sobre este texto. REFERNCIAS BENSA, Alban. Da micro-histria a uma antropologia crtica. In: REVEL, Jacques. Jogos de escalas: a experincia da microanlise. Trad. Dora Rocha. Rio de Janeiro: EdFGV, 1998. p. 39-76. BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas lingsticas: o que falar que dizer. Trad. Srgio Miceli et all. 2 Ed. So Paulo: Edusp, 1998a. ______. O poder simblico. 2 ed. Trad. Fernando Thomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998b. BOUTIER, Jean; JULIA, Dominique. Introduo: Em que pensam os historiadores?. In: _____. Passados recompostos: campos e canteiros da histria. Rio de Janeiro: Edufrj/FGV, 1998. p. 21-61. BURKE, Peter. Abertura: A nova histria, seu passado e seu futuro. In: ____(org.). A escrita da histria. Novas perspectivas. Trad. Magda Lopes. So Paulo: Edunesp, 1992. CAPELATO, Maria Helena R.; DUTRA, Eliana Regina de F. Representao poltica. O reconhecimento de um conceito na historiografia brasileira. In: CARDOSO, C. F.; MALERBA, Jurandir (orgs.). Representaes: contribuio a um debate transdisciplinar. Campinas: Papirus, 2000. p. 227-268. CARDOSO, Ciro Flamarion. Epistemologia ps-moderna, texto e conhecimento: a viso de um historiador. In: Dilogos. v. 3, n. 3. Maring: DHI-UEM, 1999. p. 1-29. ______. Introduo: uma opinio sobre as representaes sociais. In: CARDOSO, C. F.; MALERBA, Jurandir (orgs.). Representaes: contribuio a um debate transdisciplinar. Campinas: Papirus, 2000. p. 940. CHARTIER, Roger. Introduo. Por uma sociologia histrica das prticas culturais. In: _____. A Histria Cultural entre prticas e representaes. Col. Memria e sociedade. Trad. Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990, p. 13-28.

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 9, n. 1, p. 143-165, 2005

164

Carvalho

_______. O mundo como representao. In: _____. beira da falsia: a histria entre incertezas e inquietude. Trad. Patrcia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002, p. 61-80. _______. Formao social e habitus: uma leitura de Norbert Elias. In: _____. A Histria Cultural entre prticas e representaes. Col. Memria e sociedade. Trad. Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, p. 91-110. _______. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os sculos XIV e XVIII. Trad. Mary Del Priore. Braslia: EdUnb, 1999. _______. Figuras retricas e representaes histricas. In: _____. beira da falsia: a histria entre incertezas e inquietude. Trad. Patrcia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002, p. 101-118. _______. Texto, impresso, leituras. In: HUNT, Lynn. A nova histria cultural. Trad. Jefferson Camargo. So Paulo: Martins Fontes, 1993, p. 211-238. _______. A histria entre narrativa e conhecimento. In: _____. beira da falsia: a histria entre incertezas e inquietude. Trad. Patrcia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002, p. 81-100. _______. A histria hoje: dvidas, desafios, propostas. Estudos Histricos. Vol. 7, n. 13. Rio de Janeiro: 1994b, p. 97-113. _______. Poderes e limites da representao. Marin, o discurso e a imagem. In: _____. beira da falsia: a histria entre incertezas e inquietude. Trad. Patrcia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002, p. 163-180. _______. A aventura do livro: do leitor ao navegador: conversas com Jean Lebrun. 2 Reimpresso. Trad. Reginaldo C. de Moraes. So Paulo: Edunesp/Imprensa Oficial do Estado, 1999a. _______. Entrevista concedida ao Programa Roda Viva da TV Cultura. So Paulo, 3 de setembro de 2001. _______. Introduo geral. In: _____. beira da falsia: a histria entre incertezas e inquietude. Trad. Patrcia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002, p. 7-20. CHARTIER, Roger; BOURDIEU, Pierre. A leitura: uma prtica cultural. Debate entre Pierre Bourdieu e Roger Chartier. In: CHARTIER, R. (org.) Prticas de Leitura. Trad. Cristiane Nascimento. So Paulo: Estao Liberdade, 2001, p. 229-254.

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 9, n. 1, p. 143-165, 2005

O conceito de representaes coletivas segundo Roger Chartier

165

CHARTIER, Roger; ROCHE, Daniel. O livro: uma mudana de perspectiva. In: LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre. Histria: novos objetos. Trad. Terezinha Marinho. Rio de Janeiro: Francisco Alvez, 1976, p. 99-115. DURKHEIM, mile. As formas elementares da vida religiosa: o sistema totmico na Austrlia. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. In: _____. Durkheim (Os pensadores). Seleo de textos: Jos Arthur Giannotti. 2 Ed. So Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 203-245. FALCON, Francisco J. Calazans. Histria e Representao. In: CARDOSO, C. F.; MALERBA, Jurandir (orgs.). Representaes: contribuio a um debate transdisciplinar. Campinas: Papirus, 2000, p. 41-80. GEERTZ, Clifford. A interpretao das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989. GINZBURG, Carlo. Relaes de Fora: Histria, Retrica, Prova. Trad. Jnatas B. Neto. So Paulo: Cia. das Letras, 2002. HOBSBAWM, Eric. No basta a histria de identidade. In: _____. Sobre histria: ensaios. Trad. Cid. K. Moreira. So Paulo: Cia. das Letras, 1998, p. 281-319. HUNT, Lynn. Apresentao: Histria, cultura e texto. In: _____. (org.) A nova histria cultural. So Paulo: Martins Fontes, 1992, p. 1-29. LA CAPRA, Dominick. Chartier, Darnton e o grande massacre do smbolo. Trad. Silvia Helena Martins. Ps-Histria. 03. Assis SP: 1995, p. 229-252. MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alem (seguido das teses sobre Feuerbach). So Paulo: Moraes, s/d. MICELI, Srgio. Introduo: A fora do sentido. In: BOURDIEU, P. A economia das trocas simblicas. 2 Ed. So Paulo: Perspectiva, 1982, p. I-LXI. SAFRANSKI, Rdiger. Heidegger: um mestre da Alemanha entre o bem e o mal. Trad. Lya Luft. So Paulo: Gerao Editorial, 2000. THOMPSON, E. P. A misria da teoria ou um planetrio de erros: uma crtica ao pensamento de Althusser. Trad. Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. VAINFAS, R. Histria das mentalidades e histria cultural. In: CARDOSO, C.F.; VAINFAS, R. Domnios da Histria. Rio de Janeiro: Campus, 1997, p. 127-162.

Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 9, n. 1, p. 143-165, 2005

You might also like