You are on page 1of 18

OFFICIAL WARWICK BASS OWNER MANUAL

PORTUGUESE

37

O Guia Oficial Do Utilizador Para Todos Os Baixos Warwick


Parabns pela compra de uma guitarra baixo Warwick! A combinao Warwick - fabrico tecnolgico avanado, com alto padro de qualidade e a arte secular do saber fazer - resulta efectivamente num dos melhores instrumentos existentes no mundo de hoje. Como proprietrio de um novo baixo Warwick, provavelmente ter algumas questes no que se refere construo, electrnica e manuteno do seu instrumento. Este guia do utilizador foi desenvolvido para lhe dar todas as respostas eventualmente necessrias, para poder tirar o melhor proveito do seu novo baixo. Bem-vindo famlia Warwick!

ndice
Caractersticas comuns maioria dos baixos Warwick As madeiras da Warwick Os Pick-ups e electrnica Especficao dos modelos Corvette Standard Passivo Corvette Standard Activo Corvette $$ Corvette ProLine FNA Jazzman Thumb Bass Thumb Bolt-on Streamer LX BN Streamer CT Streamer Jazzman Streamer Stage I Streamer Stage II Dolphin Pro I Dolphin SN TCS Infinity Infinity SN TCS Katana Katana Bolt-on Vampyre SN Vampyre LTD. Buzzard Bass Bolt-on Buzzard Bass LTD. J.E. Stryker Alien Calibrar com preciso o seu baixo Warwick Instrues para cuidar das madeiras e acabamentos 39 41 42 43 43 43 43 43 44 44 44 45 45 45 45 45 46 46 46 46 47 47 47 47 48 48 48 48 49 52

38

Caractersticas Comuns Maioria dos Baixos Warwick


Ainda que cada modelo da Warwick seja uma pea distinta, existem algumas caractersticas comuns ao longo de toda a linha. Sabendo os benefcios destes elementos bsicos, compreender melhor o seu prprio baixo. Braos de Wenge e Ovangkol Quando as pessoas comentam a sonoridade nica dos baixos da Warwick, invarivelmente utilizam a palavra growl. Uma das razes, pela qual os nossos baixos tm esse som to especial, madeira utilizada no fabrico de todos os braos. Wenge (que se pronuncia tanto win-gay como wen-gee) uma madeira densa, de veios largos, que proporciona uma estabilidade superior e qualidades tonais extraordinrias. A ovangkol de veios finos tem muitas das virtudes tonais da wenge oferecendo ainda uma excelente cosmtica ao brao slido. As escalas so quase sempre em wenge a no ser quando o instrumento no tem pontos T (fretless), caso em que a Warwick utiliza bano. Temos ouvido comentrios sem conta, dos msicos que tocam com Warwick, acerca de como viajaram por diversos pases e climas sem terem de fazer grandes ajustes nos braos das suas guitarras. Se teve j algum baixo Warwick com o brao e escala em wenge ou brao em ovangkol e escala em wenge, ento saber quanto especiais estas madeiras so. Se este o seu primeiro Warwick ento ter uma surpresa agradvel. Ponto T em Lato Sonante Em todos os baixos Warwick com pontos T, estes mesmos pontos so feitos de uma liga metlica especial de prata / bronze. Este material normalmente conhecido como bell brass porque o mesmo que os fabricantes de sinos da Europa utilizam j h muitos anos. Este lato um metal capaz de produzir uma enorme ressonncia, o que bastante adequado utilizao como ponto T. O ponto T da Warwick perfeito para aplicar em instrumentos musicais, existindo apenas uma pequeno pormenor. Como qualquer outro produto em lato, vai ficar sujo e com mau aspecto. Esta sujidade no tem qualquer problema mas, se quiser manter o brilho inicial do ponto T, um esfrego de arame e algum esforo vo proporcionar um ptimo resultado. O Sistema de Calibragem da Pestana Todos os baixos Warwick vm montados tanto com o Sistema de calibragem da Pestana I em metal como com o Sistema de calibragem da Pestana II Wilferite. Ambos foram ajustados na fbrica de forma a poder utilizar o baixo tal e qual como se apresentam. O Sistema de calibragem da Pestana II representa um importante avano em termos de engenharia relativamente ao primeiro. Este novo desenho, perite-lhe fazer na pestana o ajuste da altura das cordas, sem necessitar de as tirar. Os dois parafusos sem fim que aparecem no cimo da pestana, permitem-lhe modificar a altura fcilmente. Rodando os parafusos no sentido dos ponteiros do relgio, levantar a pestana. Rodando os parafusos no sentido contrrio ao dos ponteiros do relgio, baixar a pestana. Agora, j pode experimentar diferentes seleces de encordoamentos sem ter de entrar em parafuso. (Ver a fotografia abaixo.)

Ajuste da altura dos parafusos sem fim

A Ponte Totalmente Ajustvel Os baixos necessitam de ser bastante flexveis para que possam cumprir cada uma das necessidades dos baixistas, pois, como se sabe, os msicos no tm todos as mesmas preferncias. A ponte Warwick (ver fotografia mais abaixo) foi concebida para permitir o maior ajuste possvel, sem sacrificar nem a durabilidade nem a funcionalidade do modelo. Com um simples rodar de uma chave de fendas philips, poder alterar a elevao global da ponte assim como a altura, contornos e afinao das cordas, tudo isto, individualmente. A Warwick inclui uma chave prpria, sextavada, de 1.5mm e outra de 2.5mm para os parafusos sem fim em todos os instrumentos. Os parafusos para a afinao das cordas requerem uma pequena chave de fendas philips de # 1. O que torna este modelo de ponte ainda mais interessante o facto de se poder modificar o espao das cordas no seu baixo Warwick! Isto ser possvel se desapertar o dispositivo do parafuso sem fim que prende a pea inserida no cavalete. Depois de efectuar esta operao, conseguir ento fazer deslizar essa pea para a frente e para trs no cavalete. Depois de encontrado o espao pretendido entre as cordas, certifique-se de voltar a aparafusar tudo de forma a fixar todas as alteraes efectuadas.
Parafuso de priso do cavalete Ajuste da altura do cavalete Parafuso de priso da ponte

Ajuste da altura da ponte

Ajuste individual da afinao das cordas

39

Os Carrilhes Todos os baixos Warwick vm equipados de srie com carrilhes de grande preciso e de alta qualidade, que no necessitam de lubrificao ou alguma manuteno em especial para funcionar correctamente. A nica coisa que tem de ter em ateno quando afina uma corda, que estes carrilhes operam melhor sob tenso. Isto significa que, quando estiver a fazer uma aproximao a uma determinada nota, melhor comear abaixo do grau de afinao desejado e apertar depois lentamente at chegar nota pretendida. No comece nunca por uma nota mais aguda relativamente que pretende. S ser possvel manter o carrilho estacionrio caso tenha afinado sob tenso. A resistncia dos carrilhes pode ser ajustada atravs do parafuso existente na asa.

Direco para enrolar

Parafuso de ajuste da resistncia

Colocao das cordas no baixo Corte a corda com aproximadamente 8 ou 10cms mais que a distncia entre a pea receptora de ferrar existente no cavalete e o eixo do carrilho. Coloque a ponta da corda no buraco do eixo do carrilho e d duas voltas na asa enrolando a corda de cima para baixo. Fixe a esfera da outra ponta no receptculo do cavalete e afine. Certifique-se que executa esta operao mantendo a corda sob tenso e que sente ao afinar, na asa do carrilho correspondente, a presso da corda.

O Truss Rod e a Tampa de Acesso Fcil Quando tiver de proceder ao ajuste do Truss Rod no precisa de se preocupar pois no encontrar uma coleco de minsculos parafusos para tirar. Isto acontece porque, desde 1996, todos os baixos Warwick proporcionam uma tampa de acesso fcil ao Truss Rod. Localizada mesmo por cima da pestana do brao, na cabea, esta pequena tampa pode ser removida metendo-se uma chave de parafusos normal 1/8 na ranhura e levantando-se suavemente em seguida. Depois de efectuados os ajustes, muito simplesmente, encaixe a tampa no lugar.

Tampa Protectora da Electrnica de Acesso Fcil Se virar o seu baixo Warwick e olhar para a parte posterior, ver a tampa protectora dos circuitos electrnicos. Seguindo a lgica anterior para o Truss Rod, tambm a tampa protectora da electrnica poder ser tirada sem esforo. Nem sequer necessita de chave de parafusos para remover estas tampas. Apenas ter de empurrar para trs cada um dos pequenos fechos existentes na tampa (com uma unha ou mesmo uma moeda) retirando-a suavemente em seguida. Depois de acabar, a tampa encaixa fcilmente no lugar. Cuidado para no partir os pequenos fechos da tampa.

40

Desap Ap er

erta r ta r

As Madeiras Utilizadas na Warwick


Ao longo dos tempos, a Warwick construiu uma reputao impar por seleccionar madeiras de timbre excepcional para produzir os seus baixos. Mais abaixo encontrar uma lista das vrias espcies, assim como os modelos onde so aplicadas. Afzelia (Afzelia pachyloba, bipindensis, or africana): A Afzelia uma madeira dura africana, incrvelmente densa, cuja espcie no se encontra em perigo. Ainda que seja um pouco mais pesada que outras, proporciona uma sonoridade corpulenta no limite inferior da zona grave e muito poucos agudos. Modelos: Steamer Stage II, Dolphin SN TCS Bubinga (Guibourtia demeusei, pellegriniana, or tessmannii): A Bubinga poder ser encontrada na frica Equatorial, desde o sudeste da Nigria, passando pelos Camares e Gabo para a regio do Congo. uma madeira dura, muito lustrosa que pode ser fcilmente trabalhada. Acsticamente, a bubinga uma madeira com bastante ressonncia, que concede graves explcitos e agudos ou mdio-agudos muito bem definidos. Modelos: Corvette Standard, Thumb com brao inteirio Ovangkol (Guiboourtia ehie): Localizada na maioria das regies da bubinga, a ovangkol um pouco mais dura que esta, sendo detentora das mesmas excelentes qualidades acsticas. Possui uma colorao castanha escura com amarelo forte e riscas pretas. Os veios so por vezes muito atraentes, com efeitos ondulados 3D. tambm uma madeira excelente para fazer braos de guitarra. Modelos: Thumb Bolt-on, Dolphin Pro I, Infinity Maple/Flamed Maple (Acer, various): O Maple j h muitos anos que a madeira mais utilizada para formar o corpo dos baixos elctricos. Pode ser encontrada em muitas regies do mundo, havendo, em cada uma dessas regies, uma qualidade diferente de maple. A Warwick tem um cuidado extremo na seleco de apenas o melhor cer (maple), assegurando, deste modo, a melhor ressonncia e especificidade que as pessoas esperam dos nossos baixos. Modelos: Corvette ProLine, Fortress One, Fortress Masterman, Streamer LX, Streamer Pro M, Streamer Stage I Ash/Swamp Ash (Fraxinus, various): Assim como o cer, tambm o ash (freixo) uma madeira j suficientemente testada, sendo indicada para formar o corpo de baixos elctricos. Como a anterior, cresce em muitas partes do globo. A madeira de freixo (ash) a mais leve que a Warwick utiliza actualmente, para alm da Carolena. No que diz respeito acstica, tem uma resposta excelente em todas as frequncias da zona mdia e uns graves muito macios. Modelos: Fortress Flashback, Corvette Std., FNA, FNA Jazzman, Streamer Jazzman Wenge (Millettia Laurentii): A Warwick foi pioneira a utilizar wenge para braos e escalas de guitarra. uma madeira muito forte, estvel e densa. Um brao em wenge ou ovangkol com escala em wenge o principal ingrediente do som Warwick. A Wenge uma madeira de cr castanha escura com riscas pretas, aparecendo, por vezes, com um aspecto mais clareado. dura, densa e pesada, podendo mostrar veios medianos ou largos. Mahogani (Meliaceae): O mogno (mahogani) uma madeira dura, de cor vermelha e castanha, tendo sido utilizada desde h muito tempo na formao dos corpos das guitarras. Pode ser encontrada no oeste de frica. Acusticamente o mogno tem uma sonoridade grave e doce, com frequncias agudas harmoniosas. Zebrano A Zebrano uma madeira de grande dureza proveniente de frica e que no est em risco de extino. Tem uma colorao escura com riscas leves, amareladas. Acusticamente caracteriza-se por ter uma sonoridade muito poderosa, com bastantes graves enquanto que nos agudos distinta e agrad vel. Modelos: Buzzard LTD, Infinity SN

41

Os Pickups e Electrnica
Uma das primeiras coisas que ter de fazer quando tiver o seu novo Warwick, ser aprender qual a funo de cada um dos botes e qual o equipamento do seu baixo ao nvel dos pickups e placa electrnica. Mais abaixo, encontrar uma lista de definies para os controles bsicos que utilizamos nos nossos baixos Warwick. Na seco com as especificaes dos modelos, ver um diagrama que mostra e controles disponveis em cada um dos modelos em conjunto com uma lista completa de peas e algumas notas especiais.

Definies Gerais:
Controle Principal do Volume: Rodando este controle no sentido dos ponteiros do relgio aumentar o volume do seu baixo. Controle do Volume Empurrar / Puxar: Rodando este controle no sentido dos ponteiros do relgio aumentar o volume do seu baixo. Puxando-o, activar ou desactivar uma segunda funo (dependendo do modelo do baixo). Controle do panormico dos Pickups: Este controle permite a escolha do pickup que ir captar o som (pode ser aquele que est mais perto do brao ou o situado junto ponte). Quando este controle est ao centro, significa que obter a sada atravs dos dois pickups. Fazendo a rotao do controle no sentido dos ponteiros do relgio, responder mais o pickup perto do brao. Fazendo a rotao do controle no sentido contrrio ao dos ponteiros do relgio, ir responder mais o pickup perto da ponte. Quando o controle est completamente numa direco ou noutra, s estar accionado um dos pickups. Controle Passivo da Tonalidade: Quando roda este controle totalmente no sentido dos ponteiros do relgio obter a sonoridade mais brilhante do seu baixo. Ao rod-lo no sentido inverso, a tonalidade ficar menos brilhante. Controle Duplo da Tonalidade: Este boto acumula o controle dos agudos e graves. O boto superior, aumenta ou diminui os agudos, o boto inferior aumenta ou diminui os graves. Rodando os dois, far sobressair a frequncia respectiva, enquanto que, no sentido inverso, proceder ao corte dessa mesma frequncia. Controle Duplo da Tonalidade Empurrar /Puxar: Este boto acumula o controle dos agudos e graves. O boto superior, aumenta ou diminui os agudos, o boto inferior aumenta ou diminui os graves. Rodando os dois, no sentido dos ponteiros do relgio far sobressair a frequncia respectiva, enquanto que, no sentido inverso, proceder ao corte dessa mesma frequncia. Puxando-o, activar ou desactivar uma segunda funo (dependendo do modelo do baixo). Controle Duplo de Volume / Panormico dos Pickups: O boto superior controla o volume do baixo. Rodando este controle no sentido dos ponteiros do relgio aumentar o volume do seu baixo. O boto inferior permite-lhe a escolha do pickup que ir captar o som (se aquele que est mais perto do brao ou o situado junto ponte). Quando este controle est ao centro, significa que obter a sada atravs dos dois pickups. Fazendo a rotao do controle no sentido dos ponteiros do relgio, responder mais o pickup perto do brao. Fazendo a rotao do controle no sentido contrrio ao dos ponteiros do relgio, ir responder mais o pickup perto da ponte. Quando o controle est completamente numa direco ou noutra, s estar accionado um dos dois pickups. Controle Duplo de Volume / Panormico dos Pickups Empurrar / Puxar: O boto superior controla o volume do baixo. Rodando este controle no sentido dos ponteiros do relgio aumentar o volume do seu baixo. O boto inferior, permite-lhe a escolha do pickup que ir captar o som (se aquele que est mais perto do brao ou o situado junto ponte). Quando este controle est ao centro, significa que obter a sada atravs dos dois pickups. Fazendo a rotao do controle no sentido dos ponteiros do relgio, responder mais o pickup perto do brao. Fazendo a rotao do controle no sentido contrrio ao dos ponteiros do relgio, ir responder mais o pickup perto da ponte. Quando o controle est completamente numa direco ou noutra, s estar accionado um dos dois pickups. Puxando-o, activar ou desactivar uma segunda funo (dependendo do modelo do baixo). Controle da tonalidade aguda: Este controle da tonalidade aumenta ou diminui as frequncias agudas. Quando este controle est ao centro, significa que no est a equalizar. Ao rodar no sentido dos ponteiros do relgio aumentar os agudos, enquanto que ao fazer a rotao no sentido inverso ir diminu-los. No pr-amp de 2 bandas o corte situa-se nos 2kHz. No pr-amp de 3 bandas situa-se nos 8,5kHz. Controle da tonalidade mdia: Este controle da tonalidade aumenta ou diminui as frequncias mdias. Quando este controle est ao centro, significa que no est a equalizar. Ao rodar no sentido dos ponteiros do relgio aumentar os mdios, enquanto que ao fazer a rotao no sentido inverso ir diminu-los. No pr-amp de 3 bandas o corte situa-se nos 800 Hz. Controle da tonalidade grave: Este controle da tonalidade aumenta ou diminui as frequncias graves. Quando este controle est ao centro, significa que no est a equalizar. Ao rodar no sentido dos ponteiros do relgio aumentar os graves, enquanto que ao fazer a rotao no sentido inverso ir diminu-los. Tanto no pr-amp de 2 bandas como no de 3 bandas o corte situa-se nos 100

42

Hz.Especificaes do modelo
Cada um dos diagramas seguintes est perspectivado como se estivesse a olhar para algum com o baixo, a tocar. Ao cimo de cada diagrama pode ver a parte inferior dos pickups e a corda Sol.

Controle de Volume

Controle do Panormico dos Pickups

Controle da Tonalidade Ponte

Corvette Std. passivo 1 Controle de Volume (Part #M85500 - 500K) 1 Controle do Panormico dos Pickups (Part #M86252 2 x 220K) 1 Controle da Tonalidade (Part #M81500 500K Log)

Controle de Volume Empurrar/Puxar

Controle do Panormico dos Pickups

Controle duplo da Tonalidade Ponte

Corvette Std. activo, Corvette ProLine Estes modelos vm equipados com um pr-amp activo. Controle de Volume Empurrar / Puxar (Part #M84500 - 500K)* Controle do Panormico dos Pickups (Part #M85252 25K modelo com pickups activos, Part # M86252 modelo com pickups passivos) Controle duplo da Tonalidade (Part #M85110 2 X 100K)**

* Puxando o boto de volume, vai tornar sem efeito o pr-amp o que, na realidade, desactiva os controles da tonalidade. **O boto superior aumenta ou diminui os agudos, o boto inferior aumenta ou diminui os graves.

Controle da Tonalidade Grave Controle do Controle da Panormico Tonalidade Controle de dos Pickups Aguda Volume Empurrar/Puxar **N **B Ponte

Corvette $$ Todos os baixos Corvette $$ vm com um circuito activo MEC de duas vias. Boto de volume com push / pull (part #M84500 500K)* Boto de control de panormica dos pickups (part #M86252, 2x220K) Boto de controlo de agudos (Part #M85100 - 100K) Boto de controlo de mdios (Part #M85100 - 100K) Botes de controlo de graves (Part #M85100 - 100K)

* Ao puxar o boto de volume, desligar o pr-amplificador. ** Quando o interruptor est na posio superior, o pickup neck (N) / Bridge (B) fica como humbucker e ligado em srie. Quando o interruptor est na posio intermdia, o pickup neck (N) / Bridge (B) fica em single coil e ambos ligados em cancelamento de rudo, com os outros tambm em single coil Quando o interruptor est na posio inferior, o pickup neck (N) / Bridge (B) fica como humbucker e ligado em paralelo.

43

Controle da Tonalidade Grave Controle da Controle Tonalidade da Controle de Aguda Tonalidad Volume e Mdia Empurrar/Puxar Controle do Panormico dos Pickups

**
Ponte

FNA Jazzman Todos os baixos FNA Jazzman vm equipados quer com um circuito activo MEC 3-vias quer com um pr-amp activo da Seymour Duncan, modelo Basslines (at 2001 ou opcional). Controlo de Volume Empurrar / Puxar / Controlo do panormico dos pickups (Part #M89252 -2 x 220K, 500K)* Controlo da Tonalidade Aguda (Part #M85100 100K) Controlo da Tonalidade Mdia (Part #M85100 100K) Controlo da Tonalidade Grave (Part #M85100 100K)

* Puxando o boto de volume desliga o circuito activo (MEC). * Puxando o boto de volume vai activar a curva do contorno de slap no EQ no pr-amp do Basslines da Seymour Duncan. Esta curva vai aumentar as frequncias graves e agudas, ao mesmo tempo que diminuir um pouco as mdias. Ao puxar o boto no desligar o pr-amp activo (Basslines da Seymour Duncan). **Quando o comutador est posicionado para cima, o pickup situado junto da ponte funciona como humbucker e ligado em srie. Quando o comutador est posicionado aocentro o pickup situado junto da ponte funciona como single coil e est ligado como humcanceling em conjunto com o pickup mais perto do brao. Quando o comutador est posicionado para baixo o pickup situado junto da ponte funciona como humbucker e est ligado em paralelo.

Controle Duplo do Panormico dos Pickups/Volume

Controle da Tonalidade Mdia

Controle Duplo da Tonalidade Ponte

Thumb Bass Todos os baixos Thumb vm equipados com um pr-amp activo. Controle Duplo do Panormico dos Pickups / Volume (Part #M88552 - 500K, 2 X 25K)* Control Duplo da Tonalidade (Part #M85110 2 X 100K)** Controle da Tonalidade Mdia (Part #M85100 100K)

* Puxando o boto de volume, vai tornar sem efeito o pr-amp o que, na realidade, desactiva os controles da tonalidade. **O boto superior aumenta ou diminui os agudos, o boto inferior aumenta ou diminui os graves.

Controle Duplo do Controle de Volume Panormico Controle Duplo Empurrar/Puxar dos Pickups da Tonalidade Ponte

Thumb Bolt-on Todos os baixos deste modelo vm equipados com um pr-amp activo. Controle de Volume Empurrar / Puxar (Part #M84500 - 500K)* Controle do Panormico dos Pickups (Part #M85252 25K) Controle Duplo da Tonalidade (Part #M85110 2 X 100K)**

* Puxando o boto de volume, vai tornar sem efeito o pr-amp o que, na realidade, desactiva os controles da tonalidade. **O boto superior aumenta ou diminui os agudos, o boto inferior aumenta ou diminui os graves.

44

Controle da Tonalidade Grave Controle do Panormico dos Pickups Controle da Tonalidade Aguda Controle de Volume Empurrar/Puxar
Ponte

Streamer LX BN / Streamer CT Todos os baixos deste modelo vm equipados com um pr-amp activo. Controle de Volume Empurrar / Puxar (Part #M84500 - 500K)* Controle do Panormico dos Pickups (Part #M85252 25K) Controle da Tonalidade Aguda (Part #M85100 100K) Controle da Tonalidade Grave (Part #M85100 100K)

* Puxando o boto de volume, vai tornar sem efeito o pr-amp o que, na realidade, desactiva os controles da tonalidade.

Controle da Tonalidade Grave Controle da Tonalidade Mdia Controle da Tonalidade Aguda Controle de Volume Empurrar/Puxar Controle do Panormico dos Pickups

**
Ponte

Streamer Jazzman Todos os baixos Streamer Jazzman vm equipados quer com um circuito activo MEC 3-vias quer com um pr-amp activo da Seymour Duncan, modelo Basslines (at 2001 ou opcional). Controlo de Volume Empurra/Puxar/Controlo do panormico dos pickups (Part #M89252 -2 x 220K, 500K)* Controlo da Tonalidade Aguda (Part #M85100 100K) Controlo da Tonalidade Mdia (Part #M85100 100K) Controlo da Tonalidade Grave (Part #M85100 100K)

* Puxando o boto de volume desliga o circuito activo (MEC). * Puxando o boto de volume vai activar a curva do contorno de slap no EQ no pr-amp do Basslines da Seymour Duncan. Esta curva vai aumentar as frequncias graves e agudas, ao mesmo tempo que diminuir um pouco as mdias. Ao puxar o boto no desligar o pr-amp activo (Basslines da Seymour Duncan). **Quando o comutador est posicionado para cima, o pickup situado junto da ponte funciona como humbucker e ligado em srie. Quando o comutador est posicionado ao centro o pickup situado junto da ponte funciona como single coil e est ligado como humcanceling em conjunto com o pickup mais perto do brao. Quando o comutador est posicionado para baixo o pickup situado junto da ponte funciona como humbucker e est ligado em paralelo.

Controle da Tonalidade Mdia Controle da Tonalidade Aguda Controle da Tonalidade Grave Controle de Volume Empurrar/Puxar Controle do Panormico dos Pickup

* Puxando o boto de volume, vai tornar sem efeito o pr-amp o que, na realidade, desactiva os controles da tonalidade.

Ponte

Streamer Stage I e Streamer Stage II Todos os baixos Streamer Stage I vm equipados com um pr-amp activo. Controle de Volume Empurrar / Puxar / Controle do Panormico dos Pickups (Part #M88552 - 500K, 2 X 25K)* Controle da Tonalidade Aguda (Part #M85100 100K) Controle da Tonalidade Mdia (Part #M85100 100K) Controle da Tonalidade Grave (Part #M85100 100K)

45

Controle Duplo do Panormico dos Pickups Empurrar/Puxar Controle de Volume

Controle Duplo da Tonalidade Empurrar/Puxar

Dolphin Pro I e Dolphin SN TCS Todos os baixos Dolphin Pro I vm equipados com um pr-amp activo. Controle Duplo do Panormico dos Pickups Empurrar / Puxar / Controle do Volume (Part #M88552 - 500K, 2 X 25K)* Controle Duplo da Tonalidade Empurrar / Puxar (Part #M84110 2 X 100K)**
Ponte

* Puxando o boto de volume, vai tornar sem efeito o pr-amp o que, na realidade, desactiva os controles da tonalidade. **Este boto duplo controla as funes graves e agudos. O boto superior aumenta ou diminui os agudos, o boto inferior aumenta ou diminui os graves. Puxando o boto superior comuta tambm o pickup Twinjazz para single coil.

Controle do Panormico dos Controle de Volume Pickups Empurrar/Puxar

Controle Duplo da Tonalidade

Infinity Todos os baixos Infinity vm equipados quer com um circuito activo MEC 3-vias quer com um pr-amp activo da Seymour Duncan, modelo Basslines (at 2001 ou opcional). Controlo de Volume Empurrar / Puxar / Controlo do panormico dos pickups (Part #M88552 -2 x 25K, 500K)* Controlo da Tonalidade Mdia (Part #M85100 100K) Controlo duplo da tonalidade Empurrar / Puxar (Part #M84110 - 2 X 100K)**

* Puxando o boto de volume vai activar a curva do contorno de slap no EQ no pr-amp do Basslines da Seymour Duncan. Esta curva vai aumentar as frequncias graves e agudas, ao mesmo tempo que diminuir um pouco as mdias. Ao puxar o boto no desligar o pr-amp activo. **O boto superior aumenta ou diminui os agudos, o boto inferior aumenta ou diminui os graves. Puxando o boto de controle de agudos o Humbucker divide-se.

Ponte

Controle do Panormico dos Controle de Volume Pickups Empurrar/Puxar

Controle Duplo da Tonalidade

* Puxando o boto de volume anular o circuito pr-amp activo o que, de facto, desactiva os controlos de tonalidade. **O boto superior aumenta ou diminui os agudos, o boto inferior aumenta ou diminui os graves. Puxando o boto dos agudos o humbucker fica dividido.

46

Ponte

Infinity SN TCS Todos os baixos Infinity SN TCS vm equipados com um circuito activo MEC-2 vias. Controlo de Volume Empurrar / Puxar (Part #M84500 - 500K)* Controlo do panormico dos pickups (Part #M85252 - 25K) Controlo duplo da tonalidade Empurrar / Puxar (Part #M85110 - 2 X 100K)

Controle da Tonalidade Mdia Controle da Tonalidade Aguda Controle da Tonalidade Grave Controle de Volume Empurrar/Puxar Controle do Panormico dos Pickup

* Puxando o boto de volume, vai tornar sem efeito o pr-amp o que, na realidade, desactiva os controles da tonalidade.

Ponte

Katana Neckthrough Todos os baixos Katana Neckthrough vm equipados com um pr-amp activo. Controle de Volume Empurrar / Puxar / Controle do Panormico dos Pickups (Part #M88552 - 500K, 2 X 25K)* Controle da Tonalidade Aguda (Part #M85100 100K) Controle da Tonalidade Mdia (Part #M85100 100K) Controle da Tonalidade Grave (Part #M85100 100K)

Controle da Tonalidade Grave Controle do Panormico dos Pickups Controle da Tonalidade Aguda Controle de Volume Empurrar/Puxar
Ponte

Katana Bolt-on Todos os baixos deste modelo vm equipados com um pr-amp activo. Controle de Volume Empurrar / Puxar (Part #M84500 - 500K)* Controle do Panormico dos Pickups (Part #M85252 25K) Controle da Tonalidade Aguda (Part #M85100 100K) Controle da Tonalidade Grave (Part #M85100 100K)

* Puxando o boto de volume, vai tornar sem efeito o pr-amp o que, na realidade, desactiva os controles da tonalidade.

Controle da Tonalidade Grave Controle do Panormico dos Pickups Controle da Tonalidade Aguda Controle de Volume Empurrar/Puxar
Ponte

Vampyre SN Todos os baixos Vampyre SN vm equipados com um circuito pr-amp activo.. Controlo de Volume Empurrar / Puxar (Part #M84500 - 500K)* Controlo do panormico dos pickups (Part #M85252 - 25K) Controlo da Tonalidade Aguda Empurrar / Puxar (Part #M84100 - 100K)** Controlo da Tonalidade Grave (Part #M85100 - 100K)

* Puxando o boto de volume anular o circuito pr-amp activo o que, de facto, desactiva os controlos de tonalidade. **Puxando o boto dos agudos o humbucker fica dividido

Controle da Tonalidade Mdia Controle da Tonalidade Aguda Controle da Tonalidade Grave Controle de Volume Empurrar/Puxar Controle do Panormico dos Pickup

Vampyre LTD. Todos os baixos Vampyre LTD. vm equipados com um circuito pr-amp activo. Controlo do Volume / Panormico dos Pickups Empurrar / Puxar (Part #M88552 - 500K, 2 X 25K)* Controlo da Tonalidade Aguda Empurrar / Puxar (Part #M84100 - 100K) Controlo da Tonalidade Mdia (Part #M85100 - 100K) Controlo da Tonalidade Grave (Part #M85100 - 100K) **

* Puxando o boto de volume anular o circuito pr-amp activo o que, de facto, desactiva os controlos de tonalidade. **Puxando o boto dos agudos o humbucker fica dividido

Ponte

47

Controle Duplo do Controle de Volume Panormico Controle Duplo Empurrar/Puxar dos Pickups da Tonalidade Ponte

Buzzard Bass Bolt-on and Ltd. Todos os baixos Buzzard vm equipados com um circuito pr-amp activo. Controlo de Volume Empurrar / Puxar (Part #M84500 - 500K)* Controlo do panormico dos pickups (Part #M85252 - 25K) Controlo duplo da tonalidade (Part #M85110 - 2 X 100K)

* Puxando o boto de volume anular o circuito pr-amp activo o que, de facto, desactiva os controlos de tonalidade.

Controle Duplo do Panormico dos Pickups Controle de Volume Empurrar/Puxar

Controle da Tonalidade Grave

Controle da Tonalidade Mdia Ponte

Stryker Todos os baixos Stryker vm juntamente com um circuito activo MEC de trs vias. Boto de volume com push / pull (part #M84500 500K)* Boto de control de panormica dos pickups (part #M85252, 2x25K) Botes de controlo de mdios com push/pull (Part #M84100 - 100K) ** Botes de controlo de graves e agudos (Part #M85110 - 100K)

* Ao puxar o boto de volume, desligar o pr-amplificador. ** Ao puxar o boto de controlo de mdios, muda a frequncia mdia de 400Hz para 800Hz.

Alien Filtro para corte de frequncia (Notch Filter): Trata-se de um filtro de volume fixo para corte de frequncias a um determinado nvel, destinado a eliminar o feedback ou as ressonncias indesejveis. A frequncia afectada varia dos 40 aos 500Hz. Rodando-o completamente no sentido inverso dos ponteiros do relgio desliga a funo. Controle de Volume: Controla todo o ganho do Prefix Plus. Progride desde muito baixo a muito alto. Controle dos Graves: Trata-se de um controle para reforo/corte da tonalidade. Ao centro a resposta flat. Contorno: Trata-se de um filtro semi-paramtrico com grande amplitude. Utiliza-se para, selectivamente, moldar a tonalidade do instrumento. O cursor do volume desta funo controla a quantidade de reforo ou corte aplicada ao contorno da frequncia escolhida. Ao centro a resposta flat. O cursor relativo ao contorno da frequncia escolhida determina qual a frequncia a reforar ou a cortar atravs do controle anterior. A gama de frequncias varia de 250 a 10kHz. Controle dos Agudos: Trata-se de um controle para reforo/corte da tonalidade. Ao centro a resposta flat. Controle do Brilho: Trata-se de um filtro tipo controlador de ressonncias. Aumentando este controle pode adicionar presena sua sonoridade ou fazer sobressair as cordas mais silenciadas. Comutador de fase: O comutador de fase compensa as diferenas que muitas vezes ocorrem entre o instrumento no modo acstico e o altifalante. Pode ser utilizado como um filtro da tonalidade a baixo volume ou como um filtro de feedback a nveis mais altos. O comutador de fase pode corrigir qualquer diferena de fase elctrica entre o sistema Prefix e um microfone externo usado para captao do instrumento. Deslize levemente este cursor vrias vezes e use o seu ouvido para optimizar a regulao. A melhor posio para o comutador de fase pode variar, dependendo do sistema de som e/ou condies acsticas do espao envolvente.
48

Calibrar com preciso o seu baixo Warwick


Ainda que todos os baixos Warwick sejam preparados minuciosamente antes de sair da fbrica, sero eventualmente necessrias algumas regulaes ao instrumento de forma a conseguir-se uma utilizao ptima. Existem muitos factores que influenciam a resposta do seu baixo como a temperatura, humidade ou at a mudana das medidas das cordas. muito comum ter que se ajustar o truss rod num instrumento depois de transportado para o ponto de venda. No h dois msicos com exactamente as mesmas necessidades quando se trata de saber como pretendem as regulaes dos seus baixos. Assim, pode e deve ajustar o seu baixo de acordo com as suas necessidades musicais. Para completar a sua calibragem, so essenciais as seguintes ferramentas: Uma chave hexagonal 1.5mm (fornecida com o baixo) Uma chave hexagonal 2.5mm (fornecida com o baixo) Um utenslio de trussrod 5.0mm (fornecido com o baixo) Uma chave de fendas Uma chave de fendas #1 Philips Um afinador electrnico O primeiro passo ser o de afinar as cordas nas notas pretendidas. Para isso, aconselhvel utilizar um afinador electrnico assegurando-se, desta maneira, a exactido da regulao do truss rod. Se a tenso provocada pelas cordas no brao tiver sofrido uma alterao substancial, dever esperar pelo menos 30 minutos, deixando o brao adaptar-se nova presso, antes de regular o truss rod. Quanto mais tempo o deixar em repouso, mais possibilidades ter de conseguir todas as suas regulaes logo da primeira vez. Inspeccione o brao do seu baixo. Coloque o seu dedo na corda Mi (ou Si) no primeiro espao da escala e outro dos seus dedos no dcimo segundo espao. Utilizando a corda como nvel, olhe e verifique os espaos entre esta e quatro pontos T, do quarto ao oitavo. O local exacto onde se registar a maior diferena, varia de baixo para baixo. Se o maior espao encontrado fr de cerca de .5mm, provavelmente ter de apertar o truss rod. Se no existir qualquer espao visvel ento talvez necessite desapert-lo. A maioria das pessoas prefere uma soluo algures entre estes dois parmetros. Uma concepo muito comum e que est errada, que o brao deve estar perfeitamente plano para se obterem os melhores resultados. Isto completamente falso. Um brao de guitarra baixo deve ser ligeiramente cncavo para no permitir o trastejar das cordas quando se tocam os primeiros espaos da escala. Uma regulao apropriada para um baixo, pressupe o brao um pouco aliviado. Ajustar o Truss Rod Todos os baixos Warwick so equipados com uma pequena tampa (patenteada) de acesso ao truss rod que pode ser fcilmente removida utilizando-se uma chave de parafusos convencional. No necessria a remoo das cordas para tirar ou colocar esta tampa. O truss rod controla a quantidade de arco ou alvio do brao, contrariando a presso exercida pelas cordas. Ao longo dos anos, a Warwick utilizou trs tipos de truss rods, cada qual com requisitos prprios, para obtermos uma regulao ptima. Por favor leia o que vem a seguir para determinar qual o truss rod que equipa o seu baixo e como dever ser regulado. Se no tiver experincia neste tipo de regulao do truss rod, ento aconselhvel que esta operao seja efectuada por uma loja ou pessoa especializada. Um ajuste a mais em qualquer direco poder causar danos irreparveis no instrumento e no estar coberto pela garantia. Se encontrar resistncia significante quando estiver a regular o truss rod, no ajuste mais. A nica coisa que ter de recordar quando estiver a regular o truss rod que por vezes um pouco demasiado. A forma mais segura de fazer a regulao ligar o baixo ao afinador electrnico para verificar a afinao de cada vez que rodar o truss rod 1/8 de volta. Se o brao estiver a ser arqueado para trs, as cordas sobem de tom. Se o brao estiver a ser aliviado, as cordas descem de tom. No se esquea de reafinar sempre e de verificar a altura das cordas por cada quarto de volta at encontrar a regulao desejada para o brao. Truss Rod Fixo em Ao da Warwick: Em Julho 1998, j todos os baixos Warwick so equipados com um brao reforado com ao e um tross rod fixo de 2 sentidos. Desde Fevereiro de 1996 que os braos aparafusados (bolt-on) tambm empregam este truss rod. A melhor maneira de lhe dizer se o seu baixo tem implementado este truss rod a presena de uma espcie de concha (voluta) ou uma pequena inclinao por detrs do parafuso. Este truss rod pode regular o brao nas duas direces (empurra/puxa) e funciona normalmente, como seria de esperar. Se estiver a olhar para a pea de 5mm roscada sem fim, rode-a no sentido dos ponteiros do relgio para endireitar o brao ou no sentido inverso para lhe dar um maior alvio. Este truss rod deve ser utilizado em avanos de 1/8 de volta. Rode 45 graus na direco desejada e deixe o brao estabilizar. Uma estabilizao completa, depois da presso no brao ter sido alterada, pode demorar de horas a semanas mas, o efeito de 1/8 de volta, deve demorar 1 hora a verificar-se. Se o brao do seu baixo tiver inclinado demais para trs, poder necessitar de um maior ajustamento. Se tiver de roscar mais de uma volta para endireitar o brao ao seu gosto, o atenuar da tenso das cordas poder facilitar o processo. Truss Rod de 2 Sentidos Amovvel da Warwick: Este truss rod aparece em alguns braos aparafusados (bolt-on) desde 1992 a Janeiro de 1996 e em alguns modelos inteirios de 1992 a 1998. A regulao deve ser efectuada da forma acima indicada, mas avanando 1/4 de volta. Tratando-se de um truss rod amovvel, alguns destes foram instalados ou reinstalados ao contrrio, necessitando que os ajustes sejam efectuados nas direces opostas aquelas que normalmente seriam de se esperar. Isto ter sido feito originariamente para mimetizar o truss rod original, roscado para a esquerda, para no confundir os utilizadores dos modelos mais antigos. Truss Rod Original, Amovvel: Este poder ser encontrado nos modelos produzidos em 1980 at mais ou menos 1998. As roscas permitem a rotao apenas para a esquerda, o que pode parecer um tanto esquisito para alguns. Se o parafuso de ajuste sair fora quando rodado no sentido dos ponteiros do relgio, o sinal evidente que o seu baixo est equipado com este tipo de truss rod. O efeito provocado por este truss depende da forma como est montado, ou seja, depende de para que lado est a rodar a rosca.
49

Regulao da Pestana A pestana do brao deve ser ajustada pressionando a corda no terceiro espao e verificando-se a seguir a distncia entre a corda e o ponto T do primeiro espao. Dever ficar a muito pouca distncia na corda Sol, e volta de .5 a .7mm na corda Mi. Ajuste o mais baixo possvel e de maneira a que a corda solta no fique a trastejar. De notar que, se baixar demais, poder ficar a trastejar entre o ponto T e a pestana. (Isto poder suceder, por exemplo, entre o quinto e o nono espao). Regule a altura individual das cordas na pestana de maneira a que fiquem o mais baixo possvel, sem trastejar quando tocadas como habitualmente o faz. O Sistema de calibragem da Pestana II da Warwick permite esta regulao sem necessitar de remover das cordas. Posicione a chave hexagonal de 1.5mm nos buracos existentes no cimo da pestana e levante ou baixe como necessitar. Nos baixos equipados com o Sistema de calibragem da Pestana I, a regulao deve ser efectuada do seguinte modo: Desafine um pouco a corda e solte-a da ranhura na pestana, rodando em seguida o parafuso para levantar ou baixar conforme a necessidade. Volte a colocar a corda no lugar e verifique se est como pretende.

Regulao da Ponte Regule correctamente a altura das cordas a seu gosto. Isto poder ser feito desapertando os parafusos que se encontram lateralmente na pea do cavalete ou desapertando a pea individual do cavalete ajustando os dois parafusos da parte de cima. Certifique-se de voltar a aparafusar tudo de forma a fixar todas as alteraes efectuadas. Esta tambm a maneira de regular o espao entre as cordas. Uma regulao normal permite que a altura das cordas acompanhe o dimetro da escala. A altura da ponte dever ser ajustada de acordo com as suas prprias necessidades. Para levantar a ponte, desaperte os dois parafusos de fixao colocados ao centro da pea, depois rode os quatro parafusos de ajustar colocados nos cantos at conseguir a altura desejada. Aperte os parafusos de fixao no centro depois da regulao efectuada. Para baixar a ponte s proceder inversamente e no ser necessrio desapertar os parafusos de fixao. Lembre-se que quanto mais vigor aplicar na corda, mais alta ter de ser a regulao feita, para evitar o trastejamento e ressonncias parasitas. Todo os instrumentos so calibrados na fbrica de forma a que, quando tocados meio-forte, se verifiquem o mnimo de vibraes e trastejamento das cordas, exceptuando-se talvez algumas notas graves no dcimo segundo espao. Depois de efectuar a sua regulao da ponte, pode necessitar de voltar atrs e reajustar o truss rod (ver as notas da regulao do truss rod). A calibragem de fbrica feita mais ou menos com o espao de 2mm entre o limite inferior da corda Sol e o topo do vigsimo quarto espao e cerca de 2.5mm do lado das cordas Si ou Mi. Os msicos que se exprimem mais suavemente, pode ser que consigam ajustar com espaos inferiores, enquanto que os utilizadores de palheta talvez tenham de regular com uma distncia maior. A elevao da ponte pode fazer com que a corda toque a pea de ferrar, que segura o cavalete da mesma. Isto poder causar alguma ressonncia indesejvel e partirem-se as cordas. Nesta situao, recomendamos que baixe a ponte e eleve os cavaletes individuais.

50

Regulao da altura dos Pickups Os pickups devem ser regulados perto das cordas para se obter a melhor tonalidade. Principalmente o pickup mais perto da ponte, dever ser regulado to perto quanto a forma de tocar e a entoao o permitir (se os pickups estiverem colocados muito perto das cordas ou/e existirem campos magnticos fortes como o pickup FNAs do modelo Corvette, a entoao provvel que fique bizarra). Comece com 4mm ou menos no pickup da ponte e em seguida regule a altura do pickup junto ao brao at que fiquem mais ou menos iguais em volume de sada. Se tocar muito forte e se as cordas estiverem permanentemente a bater nos pickups quando toca, ento a regulao est muito baixa. Geralmente, quanto mais perto o pickup estiver das cordas, mais a sonoridade ser corpulenta e cheia. O rcio sinal / rudo ser tambm optimizado. Depois, a captao do pickup varia ao quadrado da distncia da corda. Isto significa que o equilbrio corda a corda do baixo, com os pickups bem regulados e prximos, pode ser muito afectado por uma pequena variao da altura do cavalete, ou de qualquer uma das cordas. Olhe para o seu baixo de ponta a ponta. A altura das cordas acompanha mais ou menos a inclinao do brao? Est alguma das cordas mais alta ou mais baixa do que devia? O desiquilbrio de som pode ser o resultado! Algumas pessoas gostam de calibrar a altura das cordas do Mi para o Sol, outras gostam de seguir o calibre da escala. O pickup pode ser tambm colocado oblquo, tcticamente, para se obter o equilbrio desejado. Muita gente baixa um pouco o lado mais grave, mas existem tantas variveis (por exemplo, a resposta da coluna, grossura do encordoamento, resposta da sala, estilo de tocar) que aqui no h regras absolutas.

Regulao da afinao Regule a entoao de cada corda de forma a que o harmnico no dcimo segundo espao corresponda mesma nota pressionada no mesmo espao da escala. Ser melhor usar um afinador electrnico, mas poder faz-lo tambm de ouvido. Para que resulte melhor, exera nas cordas a mesma presso utilizada a tocar. Se a nota dada na escala estiver mais alta que o harmnico, a corda ter de ser extendida. Utilize os ajustes individuais na ponte para encurtar ou extender cada uma das cordas para conseguir que a nota e o harmnico estejam afinados. Utilize uma chave de fendas philips com a ponta #1.

Encurtar

Alongar

51

Instrues para Cuidar das Madeiras e Acabamentos


A melhor maneira de cuidar do seu baixo Adquiriu um baixo Warwick de alta qualidade, que foi manufacturado sob condies especiais e que obedece aos mais altos padres de qualidade. Para poder tirar o melhor partido durante o mximo tempo possvel e de maneira a evitar estragos na madeira sensvel, dever cumprir algumas regras muito simples. Nunca expor o seu baixo a condies extremas de calor, luz solar directa, frio, secura ou humidade. A Warwick no dever ser responsabilizada se, durante a utilizao ou armazenamento, aparecerem defeitos no material provocados por estes elementos. Nunca utilize detergentes domsticos para limpar as superfcies do seu baixo, dado que as substncias qumicas existentes na composio desses produtos podem causar danos irreparveis. Alm disso, por favor evite o contacto das superfcies com tecidos hmidos que podero tingir os acabamentos mais delicados. Eis a seguir como cuidar bem do seu baixo: Acabamento Natural a leo Quando comprou o seu baixo Warwick, recebeu tambm uma lata que contm a nossa cera especial. No que se refere a instrumentos novos, esta substncia para dar lustro dever ser aplicada com um pano macio uma vez por semana. Contudo, logo aps a primeira utilizao do baixo, dever tratar as partes mais usadas com a cera, caso contrrio podem ocorrer diferenas na cr da madeira, principalmente naquelas reas onde houve um contacto mais directo. De forma a evit-lo, dever tratar o seu baixo novo frequentemente com a cera. Isto vlido principalmente no incio, pois a madeira e o acabamento a leo podem estragarse ou perder a cr original. Depois de uma aplicao regular da cera, formar-se- uma camada idntica existente num cho de madeira polido. Esta cobertura protege e d maior longevidade madeira no sendo agora necessrias aplicaes to frequentes. No poder ser recomendado um nmero exacto de aplicaes porque depende da frequncia com que utilizar o baixo. Aplique a cera com um pano macio e deixe absorver durante 2 a 3 minutos antes de passar com um outro pano limpo. Evite detergentes de limpeza pois estes contm muitas substncias qumicas. Mais ainda, as partes metlicas devem ser cuidadas quantas vezes fr necessrio tambm com um pano seco e limpo. Colorido a leo (acabamento lacado acetinado) Em todos os modelos coloridos a leo o acabamento lacado envernizamento com laca pelo que no necessitam de nenhum tratamento em especial. Para limpar as superfcies dever simplesmente utilizar um pano hmido removendo a sujidade ou manchas das reas afectadas com uma leve presso. O tratamento com cera no aconselhvel. Polido Brilhante Os modelos com acabamento lacado polido brilhante, devem se possvel aps cada utilizao ser livres da poeira e sujidades. Dever utilizar um pano de algodo. Os tecidos contendo fibras sintticas ou artificiais podem danificar irremedivelmente o acabamento. Se as superfcies comearem a perder a cr ou o brilho, poder rejuvenesc-las utilizando uma massa especial de polir que deve adquirir na sua loja de msica. Por favor consulte sempre um especialista antes deste tratamento. Receber o melhor aconselhamento na loja onde comprou o seu baixo. Como cuidar da escala Durante a utilizao normal, o brao do baixo fica muitas vezes com alguma humidade provocada pelo contacto com as suas mos. Para este efeito existe um leo especial para escalas que pode ser aplicado tambm na parte posterior do brao, depois de cada utilizao (smente nos braos com acabamento a leo) Mais uma vez o nmero de aplicaes depende do grau de humidade existente na madeira e da forma como gosta de sentir o brao do baixo. No entanto, a escala deve ser tratada regularmente com um leo adequado.Estabelea como regra o uso deste leo com moderao. Se o leo no fr completamente absorvido em poucos dias ento porque aplicou demasiado. E finalmente, mas no de menor importncia Esperamos que se divirta com o seu baixo pois, seguindo as nossas instrues, ser possvel usufruir dele durante muitos anos. Se entretanto tiver alguma dvida relativamente aos cuidados a ter, por favor contacte o nosso departamento de relaes pblicas atravs do Tel.: 0049-37422-555-0, Fax: 0049-37422-555-99 ou via e-mail para o endereo: info@warwick.de.
52

Headquarters: Branch China: Branch UK: Branch Switzerland: Branch CZ:

Warwick GmbH&Co.Music Equipment KG Gewerbegebiet Wohlhausen 08258 Markneukirchen/Germany E-Mail: info@warwick.de Warwick Music Equipment (Shanghai) Ltd., Co.Shanghai Waigaoqiao Free Trade Zone Shanghai 200131/P.R.China E-Mail: info@warwick.cn Warwick Music Equipment Trading (Manchester UK) Ltd. 75 Bridge Street Manchester M3 2RH / Great Britain E-Mail: info@warwickbass.co.uk Warwick Music Equipment Trading (Zurich) GmbH Kriesbachstrasse 30 8600 Dbendorf / Switzerland E-Mail: info@warwick.ch Warwick Music Equipment Trading (Praha CZ) s.r.o. Splen 23/93 11000 Praha 1 / Czech Republik E-Mail: info@warwick.cz Visit us on the World Wide Web: http://www.warwick.de

152

You might also like