You are on page 1of 15

1

O CURRCULO DE GEOGRAFIA ENTRE PLGIOS E EQUVOCOS HISTRICOS: apontamentos de alguns problemas no Referencial Curricular de Geografia para a 2 Fase do Ensino Fundamental (6 ao 9 anos) do Tocantins

Juliano Rosa Gonalves Instituto Federal de Braslia IFB e-mail: juliano.goncalves@ifb.edu.br

RESUMO O presente artigo apresenta reflexes sobre alguns aspectos do currculo de Geografia elaborado pela Secretaria de Educao do Tocantins e destinado s escolas pblicas estaduais. parte de uma pesquisa de mestrado defendida em 2010. Esse texto, particularmente, foca, sobretudo, na abordagem inapropriada da histria da Geografia Escola r e na ocorrncia de plgios de textos presentes nos Parmetros Curriculares Nacionais (PCN). Para tanto, o texto lanar mo d a comparao entre o que os documentos curriculares propem e a discusso estabelecida na literatura geogrfica . As impropriedades encontradas influenciam diretamente na identidade da Geografia Escolar, uma vez que fornece uma urdidura terica pouco consistente. Essa pouca consistncia, por sua vez, redunda em pouca utilidade do documento, para o professor, no auxlio a sua pratica pedaggica. Por fim, ressalta a importncia de pensar o conceito de geograficidade para a identid ade da Geografia Escolar.

Palavras-chave: Geografia Escolar Currculo Histria da Geografia Tocantins. Eixo: Enseanza y aprendizaje de la geografa
Introduo

Existente desde a fundao do Estado como disciplina escolar constante na grade curricular das escolas bsicas (at em respeito a legislao federal), o Estado do Tocantins ainda no possua uma tradio curricular oficial. A histria da educao tocantine nse, todavia, registra uma tentativa em estabelecer um currculo oficial, realizada no final do Governo de Moiss Avelino (1990-1994). No entanto, a gesto seguinte, realizada por um grupo poltico adversrio (que permaneceu no poder pelos prximos dez ano s1), no deu sequncia ao empreendimento iniciado. e aos livros didticos escolhidos.
1 Moiss Avelino (PMDB) foi sucedido por Jos Wilson Siqueira Campos, no ento PFL (1995-1998). Siqueira Campos foi reeleito para o mandato seguinte (1999-2002). Nas eleies de 2002, elegeu-se Marcelo Miranda, apadrinhado poltico de Siqueira Campos. As relaes entre os dois polticos foram rompidas, no entanto, em 2005. Filiado ao PMDB, Marcelo Miranda disputou as eleies de 2006 contra seu antigo mentor poltico, derrotando-o. A longevidade dos governadores no Tocantins (que so reeleitos desde que esse estatuto foi estabelecido constitucionalmente, em 1996) caracterstica tambm da pasta de Educao. Maria das Dores Seabra Rezende (popularmente conhecida por Professora Dorinha) esteve a frente da Secretaria de Educao desde 2000. Todavia, por ocasio da cassao do mandato do Governador Marcelo Miranda, em 2009, todo o secretariado pediu exonerao.

Assim, os planos de aula dos professores de

Geografia eram elaborados e adequados formao do professor, as demandas da clientela

2 Em 2004 e 2005, o documento era conhe cido como Proposta Curricular de Geografia. Todas as propostas curriculares eram apresentadas em volumes separados, ao contrrio do Referencial Curricular (volume nico). Isso apresentava um problema, visto que a fundamentao terica da proposta curricula r ficava em um volume a parte, que no acompanhava os documentos referentes aos componentes curriculares. Esse problema foi resolvido com o lanamento, em 2006, do Referencial Curricular: todas as Propostas Curriculares foram includas em um nico volume, constando, para cada componente curricular, uma seo. Esse formato foi preservado na nova edio do Referencial Curricular, publicada em 2008. No h, no entanto, mudanas significativas em relao a edio anterior, do ponto de vista terico-epistemolgico. O mesmo no se pode dizer, todavia, das estratgias de implementao curricular e, por conseqncia, do controle do trabalho docente.
O Referencial: um instrumento normatizador e prescritivo

Se nas verses anteriores as competncias eram organizadas por sries, oferecendo alguma liberdade para organizar os contedos, a nova verso do documento assumiu claramente uma perspectiva prescritiva. Alm de nomear quais contedos sero mobilizados pelas competncias seriadas, o Referencial Curricular regulamen ta os perodos para cada contedo ser trabalhado. uma afronta, pois, a liberdade docente. Mais que isso: desconhecer especialmente a dinmica da sala de aula, excluindo a comunidade na qual est includa a escola e, principalmente, os alunos de apresen tarem suas demandas de aprendizagem 2. a execuo explcita do controle estatal do processo educativo via currculo. Exemplifica, desse modo, o interesse pela escolarizao como mecanismo de controle social (APPLE, 1982:75). Por seu turno, a anlise do Referencial Curricular de Geografia do Tocantins de ser feita luz da relevncia do papel que os PCN desempenharam na orientao e concepo da proposta. O documento estadual , em certa medida, um reflexo dos das propostas apresentadas pelos documentos curriculares nacionais. Em todo caso, a proposta curricular tocantinense apresenta algumas especificidades. Antes, porm, de adentrar nesse documento, necessrio um esclarecimento.
O Referencial e os Parmetros: pelos caminhos do plgio, a contradio histrica e epistemolgica
2 Um deslizamento de terras em uma encosta urbana, um conflito agrrio de razoveis dimenses ou qualquer outro fenmeno possv el de anlise geogrfica que, por suas propores alcana sucesso miditico, colocado de lado em funo da execuo de um documento curricular profundamente verticalizado. Ao professor, cabe responder reticente quaisquer dessas indagaes vindas dos alunos: aguardem esse tema quente para daqui dois anos, porque naquela srie que ns discutiremos esse fenmeno.

3 Com o intuito de atender o caminho apontado pelos PCN, o documento curricular tocantinense fez uso de algumas liberdades que contraria os Parmetros e, sobretudo, a lgica histrica da Geografia. Veja:
Referencial Curricular de Geografia A tendncia Lablachiana e suas correntes descendentes passaram a chamar essa cincia de Geografia Tradicional , que apesar de valorizar o papel do homem como sujeito histrico, propunha-se na anlise da organizao do espao como lugar e territrio, estudar as relaes entre homens e natureza, muito mais como processos de adaptaes. (TOCANTINS, 2008:171). Parmetros Curriculares Nacionais A tendncia Lablachiana da Geografia e as correntes que dela se desdobraram mais tarde, a partir dos anos 60, passaram a ser chamadas de Geografia Tradicional. Apesar de valorizar o papel do homem como sujeito histrico, propunha-se, na anlise da organizao do espao como lugar e territrio, estudar as relaes entre o homem e a natureza muito mais como processos de adaptaes, lembrando a idia de uma fsica social. (BRASIL, 1998:20).

Ao leitor desavisado do Referencial Curricular, a leitura desse trecho possibilitar a impresso equivocada de que a Geografia Tradicional apareceu desde sempre, como tradicional (evidentemente, por um descuido na construo da frase: substituram passaram a ser chamadas para passaram chamar). Desconsidera, por exemplo, que h um peso depreciativo no tradicional e que esse termo foi divulgado no momento de reno vao crtica no final dos anos 70. No fica claro, ainda, que a tendncia lablachiana e suas correntes descendentes fazem parte, de acordo com a Geografia Crtica, no corpo terico identificado como Geografia Tradicional. Tal similitude percebida no t recho destacado acima configura, indubitavelmente, plgio. Plgio que contaminou todo o texto do currculo tocantinense, como pode ser observado nos excertos abaixo:
Referencial Curricular de Geografia No ensino, essa geografia se traduziu e muitas vezes ainda se traduz pelo estudo descritivo das paisagens naturais e humanizadas, de forma dissociada dos sentimentos dos seres humanos pelo espao. Os procedimentos didticos adotados promoviam principalmente a descrio do territrio e do lugar. Os alunos eram orientados a descrever, relacionar os fatos naturais e sociais, fazer analogias entre eles e elaborar suas generalizaes ou snteses3. Explic-las sim, porm, evitando Parmetros Curriculares Nacionais No ensino, essa Geografia se traduziu (e muitas vezes ainda se traduz) pelo estudo descritivo das paisagens naturais e humanizadas, de forma dissociada dos sentimentos dos homens pelo espao. Os procedimentos didticos adotados promoviam principalmente a descrio e a memorizao dos elementos que compem as paisagens como dimenso observvel do territrio e do lugar. Os alunos eram orientados a descrever, relacionar os fatos

3 Tivessem os elaboradores do currculo tocantinense tomado cincia da segunda edio dos PCN, veriam que esse trecho contm equvoco e, como tal, foi corrigido: Os procedimentos didticos adotados promoviam principalmente a descrio e a memorizao dos elementos que compem as paisagens sem, contudo, esperar que os alunos estabelecessem relaes, analogias ou generalizaes. Pretendia-se ensinar uma geografia neutra. (BRASIL, 1999:104, grifos meus).

4 qualquer forma de compreenso ou subjetividade que confundisse o observador com o objeto de anlise, ensinava -se uma geografia neutra. (TOCANTINS, 2008:171). naturais e sociais, fazer analogias entre eles e elaborar suas generalizaes ou snteses. Explic-las sim, porm evitando qualquer forma de compreenso ou subjetividade que confundisse o observador com o objeto de anlise. Pretendia-se ensinar uma Geografia neutra. (BRASIL, 1998:21)
Parmetros Curriculares Nacionais Os mtodos e as teorias da Geografia Tradicional tornaram-se insuficientes para apreender a complexidade do espao. A simples descrio tornou -se insuficiente como mtodo. Era preciso realizar estudos voltados para a anlise das ideologias polticas, econmicas e sociais.(BRASIL, 1998:21) Parmetros Curriculares Nacionais A partir dos anos 60, sob influncia das teorias marxistas, surge uma tendncia crtica Geografia Tradicional (...). Os gegrafos procuraram estudar a sociedade mediante as relaes de trabalho e da apropriao humana da natureza para produzir e distribuir os bens necessrios s condies materiais que a garantem. Criticou-se a Geografia Tradicional (...) propondo uma Geografia das denncias e lutas sociais. Em um processo quase militante de importantes gegrafos brasileiros, difunde-se a Geografia Marxista. (BRASIL, 1998:21-22) Parmetros Curriculares Nacionais Tanto a Geografia Tradicional como a Geografia Marxista militante negligenciaram a dimenso sensvel de perceber o mundo: o cientificismo positivista da Geografia Tradicional, por negar ao homem a possibilidade de um conhecimento que passasse pela subjetividade do imaginrio; o marxismo ortodoxo e militante do professor, por tachar de idealismo alienante qualquer explicao subjetiva e afetiva da relao da sociedade com a natureza que no priorizasse a luta de classes. (BRASIL, 1998:22) Parmetros Curriculares Nacionais

Referencial Curricular de Geografia Os mtodos e as teorias da Geografia Tradicional tornaram-se insuficientes para entender a complexidade do espao e a simples descrio tornou-se incapaz como mtodo, precisando realizar estudos voltados para a anlise das ideologias polticas, econmicas e sociais. (TOCANTINS, 2008:171). Referencial Curricular de Geografia A partir dos anos 60, sob influncia das teorias marxistas, surge uma tendncia crtica Geografia Tradicional. Os gegrafos procuraram estudar a sociedade mediante as relaes de trabalho e da apropriao humana da natureza para produzir e distribuir os bens necessrios s condies materiais que a garantem, propondo a Geografia das denncias e das lutas sociais, em um processo quase militante de importantes gegrafos brasileiros. Difundiu-se ento a Geografia Marxista. (TOCANTINS, 2008:171).

Referencial Curricular de Geografia Tanto a Geografia Tradicional como a Geografia Marxista militante, negligenciaram a dimenso sensvel de perceber o mundo: a Geografia Tradicional, por negar o homem a possibilidade de um conhecimento que passasse pela subjetividade do imaginrio; a Geografia Marxista, por tachar de idealismo alienante qualquer explicao subjetiva e afetiva da relao da sociedade com a natureza que no priorizasse a luta de classe, necessitando assim de uma reforma que propusesse as reais necessidades da sociedade (TOCANTINS, 2008:171). Referencial Curricular de Geografia

5 A Geografia atual rompeu tanto com o positivismo da geografia tradicional quanto com o Marxismo Ortodoxo. Busca-se agora o pluralismo que promova a inter -relao da Geografia com outros campos do saber: antropologia, sociologia, biologia e cincias polticas. Uma Geografia que no seja apenas centrada na descrio emprica das paisagens, tampouco pautadas exclusivamente pela explicao poltica e econmica do mundo. (TOCANTINS, 2008:171). Uma das caractersticas fundamentais da produo acadmica da Geografia dos ltimos tempos foi o surgimento de abordagens que consideram as dimenses subjetivas e, portanto, singulares dos homens em sociedade, rompendo, assim, tanto com o positivismo como com o marxismo ortodoxo. Buscam-se explicaes mais plurais, que promovam a interseco da Geografia com outros campos do saber, como a Antropologia, a Sociologia, a Biologia, as Cincias Polticas, por exemplo. Uma Geografia que no seja apenas centrada na descrio emprica das paisagens, tampouco pautada exclusivamente pela explicao poltica e econmica do mundo. (BRASIL, 1998:2324).

Dados os exemplos, flagrante o peso dos PCN na elaborao dessa proposta curricular regional. No que tange a viso histrica do pensamento geogrfico expressado pelo Referencial Curricular, no se pode dizer que as reflexes so tributrias dos PCN; isso porque, em boa medida, os textos so plagiados na ntegra. Nas poucas e infelizes tentativas de sintetizar e ofertar uma redao original ao documento , suprimindo trechos e acrescentando frases, o Referencial Curricular destitui o texto de seu significado original. Observe o trecho abaixo: O Estudo da Geografia teve seu primeiro momento pautad o nos discursos do Estado do Exrcito como mecanismo de controle e posse dos territrios. Posteriormente, a Geografia encontrou espao no campo do saber escolar, porm, s na dcada de 30 do sculo XX, que a Geografia foi reconhecida no Brasil como cincia , marcando seu ensino com a criao de curso superior, com forte tendncia da escola de Vidal de La Blache, que defendia a Geografia no como cincia dos homens, mas sim dos lugares. So muitas as questes. Quem desenvolvia o estudo da Geografia, em se u primeiro momento? Quando? Est se tratando da Geografia brasileira, ou da gnese da Geografia na Europa? Quando a Geografia Escolar apareceu? Como, enfim, possvel desenvolver um histrico da disciplina sem periodiz -lo? Sob o prejuzo de contrariar a lgica, o que a est se parece com uma histria a -histrica, uma histria sem tempo, uma cronologia didaticamente sem marcos. O que est refletido nesse trecho a presumvel falta de conhecimento da histria do pensamento geogrfico, de um lado, e da organizao do saber geogrfico no currculo escolar, de outro. Isso grave, tendo como conseqncia mais direta

6 [...] o quase total desconhecimento do porque da presena desta disciplina no currculo escolar brasileiro (ROCHA, 1999:220), logo, dos mecanismos que justificam a entrada e a permanncia de uma disciplina no currculo escolar. O que se tem, por outro lado, no um problema do documento tocantinense. O que se percebe no Brasil um descaso em relao a Histria do Pensamento Geogrfico talvez em menor intensidade nos ltimos anos, em funo de vrias pesquisas que tm empreendidos esforos nessa rea. H uma lacuna no temrio geogrfico quando se aborda a histria da geografia no/do Brasil (cf. GONALVES, 2003; PEREIRA, 2000), apesar de sensveis mudanas nas ltimas dcadas (BRAY, 1999). lamentvel, pois pouco se compreender a respeito dos mtodos, metodologias e objetivos gerais da disciplina se no houver um olhar retrospectivo sobre o discurso geogrfico no tempo e no espao, assi m como pouco se perceber as heranas (algumas delas malditas) na geografia escolar do presente. Alis, imprescindvel apresentar claramente tanto o espao quanto o tempo, ao tratar da histria do pensamento geogrfico. A contextualizao convalida e r acionaliza os fenmenos. O documento curricular deveria ter maior acuidade no trato da histria da Geografia, uma vez que h a possibilidade do documento estar, ao lado do livro didtico, sendo referenciais do trabalho docente. Tal aprofundamento terico no diminui, em importncia, o documento, mas adiciona -o, qualifica-o ainda mais como um instrumento importante para o uso cotidiano. Para professores que no tem como prioridade, em funo do excesso de aulas e do consequente pouco tempo destinado ao estudo, a pesquisa e leitura aprofundada sobre a histria da Geografia (uma boa parcela do professorado), o documento responderia bem a essa demanda . importante tambm deixar claro as diferenas significativas entre a Geografia Escolar e a Cincia Geogrfica, para no tratar a histria do pensamento geogrfico como sinnimo da histria da Geografia Escolar. Os PCN fazem isso e o Referencial repete -o: fazer o histrico da Geografia Escolar usando a histria do pensamento geogrfico. uma impropriedade porque a histria da Geografia Escolar no imediatamente tributria da Geografia enquanto cincia, no repetindo, portanto, o mesmo trajeto percorrido pela Geografia Acadmica. As duas possuem dinmicas prprias. Para Bittencourt (1999), as disciplinas escolares so muito mais que a vulgarizao de um conhecimento maior (as cincias, debatidas essencialmente no seio acadmico) em nome da simplificao do saber para um pblico escolar. Os diferenciais seriam os objetivos e os resultados que a sociedade espera de cada uma delas. Marechal apud Pontuschka (1993:203) assim se posiciona: o saber que se torna objeto de ensino na escola no o saber universitrio simplificado, um

7 saber transformado recomposto. Vesentini (2003:07), ao analisar a histria da Geografia Crtica, ressalta que a mesma no consiste na mera reproduo na escola fundamental e mdia daquilo que foi anteriormente elaborado pela produo universitria crtica . Gonalves (2003:29) verifica que o conhecimento escolar assegura para si certa autonomia, utilizando a cincia apenas como referncia . Reproduzir o fragmentado conhecimento universitrio como manifestado na maior parte das instituies de ensino superior no , nem de longe, uma vantagem. Mesmo assim, ao se dispor a recontar o percurso histrico da Geografia (tomada a histria da Cincia Geogrfica), a impreciso e o pouco rigor conceitual se caracterizam como outro atributo latente no histrico apresentado pelo Referencial Curricular. Ou o que dizer, por exemplo, do trecho abaixo, tambm citado como referncia a condio de plgio alhures? A tendncia Lablachiana e suas correntes descendentes passaram a chamar essa cincia de Geografia Tradicional, que apesar de valorizar o papel do homem como sujeito histrico, propunha-se na anlise da organizao do espao como lugar e territrio, estudar as relaes entre homens e natureza, muito mais como processos de adaptaes (TOCANTINS, 2008:171). As ambigidades, to ressaltadas por Oliveira (1999b) e Sposito (199 9) tambm se refletem no Referencial. Os questionamentos so muitos: quais so as correntes descendentes da tendncia lablachiana? Foi essa tendncia, juntamente com suas derivadas, que se autonomeou, modestamente, de Geografia Tradicional? Que conceito de homem esse veiculado pelas tendncias lablachianas? o homem atpico (MOREIRA, 2008)? Espao sinnimo de lugar? Alis, qual a diferena entre espao, lugar e territrio para essa tendncia? Enfim, o que se deve fazer reconhecer, forosamente, q ue se, nos PCN, pelo menos aparecia algum tipo de conceito, aqui as conceituaes se ausentam. O texto, atropelado e truncado, pouco explica e nada auxilia no entendimento das caractersticas epistemolgicas no desenrolar do pensamento geogrfico. Subjaz, portanto, uma concepo simplria do que seria a Geografia Tradicional, quais pressupostos filosficos faziam parte de suas mltiplas tendncias e quais seriam seus mtodos. Todavia, o documento assevera que os mtodos e as teorias da Geografia tradicion al tornaram-se insuficientes para entender a complexidade do espao e a simples descrio tornou-se incapaz como mtodo, precisando realizar estudos voltados para a anlise das ideologias polticas, econmicas e sociais (TOCANTINS, 2008:171). Novamente, as questes. Quais so esses mtodos e teorias? Porque eles tornaram-se insuficientes? Porque, em determinada poca, eles eram suficientes? Em que

8 perodo da histria mundial/brasileira isso aconteceu? Porque a simples descrio agora no era mais capaz como mtodo? Houve uma permuta silenciosa e harmoniosa - dos estudos descritivos pelos estudos das ideologias? Quem estava precisando realizar anlise das ideologias? Por que essa anlise era importante? Porque a Geografia Tradicional no conseguia fazer essa anlise? Quais foram as sadas procuradas pela prpria Geografia Tradicional e pelas tendncias que, posteriormente, a criticaram? O que estava acontecendo no mundo e nos debates filosficos para que indicasse a exausto dos mtodos da Geografi a Tradicional? Ora, se em determinado momento essa corrente do pensamento geogrfico foi majoritria, o foi por determinadas razes. Se, hipoteticamente, tambm parte do auge para o ocaso, importante indicar no documento as causas de tal conformao. Em todo caso o painel que emerge, depois de acompanhar a caracterizao da Geografia Tradicional, tende a ficar ainda um pouco mais confuso. Ou o que dizer da segui nte citao atribuda aos PCN e, equivocadamente, a Milton Santos? Tanto a Geografia Tradicion al como a Geografia Marxista militante, negligenciaram a dimenso sensvel de perceber o mundo: a Geografia Tradicional, por negar ao homem a possibilidade de um conhecimento que passasse pela subjetividade do imaginrio; a Geografia Marxista, por tachar de idealismo alienante qualquer explicao subjetiva e afetiva da relao da sociedade com a natureza que no priorizasse a luta de classe, necessitando assim de uma reforma que propusesse as reais necessidades da sociedade. PCN (Milton Santos) (TOCANTINS, 2008:171). Como citao dos PCN, o Referencial endossa os respectivos equvocos cometidos pelo documento nacional. No decorrer da segunda metade do sculo XX, como se sabe, surgiram vrias tendncias de contestao Geografia dita Tradicional. No possvel unificar todas as posies renovadoras, reunidas em uma Geografia Crtica, em torno dos postulados marxistas. bem verdade que a teoria marxista de anlise da sociedade foi bastante utilizada pelos primeiros gegrafos crticos. Mas a Geografia Crtica no se resume Geografia Marxista - que, como diz os Parmetros, orientada pelo marxismo ortodoxo. Mesmo a Geografia Tradicional, por outro lado, no se constitua em um bloco monoltico. As diversas correntes de pensamento da Geografia Tradic ional possuam orientaes filosficas e metodolgicas variadas. Vesentini (1992:47) esclarece: Foi a Geografia Tradicional como um todo realmente positivista nessa acepo de escola de pensamento inaugurada por Comte? Temos que convir que no: foram escassos na Geografia os discpulos do fundador do Positivismo (Humboldt e Ritter, por exemplo, nunca fizeram referncia a esse pensador francs; suas fontes tericas esto mais para Kant e Herder, alm do romantismo alemo de Novalis, Schelling, De Maistre e

9 Fichte)(...) tendo existido casos de gegrafos (raro verdade dois exemplos so R. Hartshorne e Paul Claval) idealistas ou racionalistas, que foram portanto antpodas em relao ao empirismo . Melo & Vlach (2000:8) assumem posio consoante: Relacionar a Geografia Tradicional (que hoje incorpora as Geografias Clssica e Moderna, que trs consigo a Geografia Quantitativa e a Geografia da Percepo) uma nica corrente terica reduzir a discusso sobre as caractersticas do pensamento geogrfico no pe rodo de sua consolidao enquanto matria escolar e tambm como uma cincia institucionalizada. Radaelli & Fioreze (1999) ressaltam que a unidade presente na Geografia Tradicional estava em torno da disposio neutralidade emanada pelos gegrafos que a propunham. Portanto, tem-se disposto uma variedade de discursos, mas que se apresentam feies unitrias, comuns a todas as tendncias. Essa diversidade dentro da unidade tambm invocada para a anlise do movimento renovador na Geografia nos anos 60. A unidade tica, no sentido de propor um conhecimento geogrfico que passe pelo reconhecimento das diversas foras polticas em ao no espao e na instrumentalizao no combate s desigualdades sociais. A diversidade est nas fontes tericas buscadas pelos propositores da Geografia Crtica. Moraes (1985) afirma que: [A Geografia Crtica] apresenta um mosaico de orientaes metodolgicas, bastante variado: estruturalistas, existencialistas, analticos, marxistas (em suas vrias nuances), eclticos etc. Aqu i a unidade se esvanece, mantendo-se, como nico trao comum, o discurso crtico. So buscados, para fundamentar as propostas efetuadas, autores bastante dspares: Adorno, Focault, Mao Tse -Tung, Lefort, Godelier, Barthes, Lnin, Sartre, entre outros. V -se que a gama de orientaes abarcada realmente ampla. Vesentini (2003:9) endossa, ao afirmar que existe no uma Geografia Crtica, mas Geografias Crticas, na medida em que no existe um caminho ou um esquema nico . Portanto, Geografia Marxista e Geografia Crtica no so, necessariamente, a mesma coisa. Ou, em outros termos, toda Geografia Marxista Crtica, mas a recproca no verdadeira. A Geografia Crtica, mesmo em sua gestao, na dcada de 60, no priorizou a teoria marxista como a nica vlida para anlise do espao geogrfico. No currculo escolar isso ainda mais claro. Oliveira (1999a), por exemplo, ao investigar a manifestao da Geografia Crtica Escolar, identifica relaes muito mais fortes com o movimento escolanovista do que com a teoria marxista. Alis, a teoria marxista, s vezes, duramente criticada pelos gegrafos crticos. Vesentini (1994), por exemplo, aponta problemas na utilizao do marxismo leninista

10 na anlise geogrfica. O prof. Milton Santos, um dos maiores nomes da Geo grafia Crtica, apresentou uma crtica mordaz em relao a nfase marxista ortodoxa na Geografia brasileira: Uma boa parcela do que hoje aparece como geografia marxista ideolgica: trabalha com uma histria que no existe mais, da uma certa fixidez dos conceitos. Esta fixidez decorre da transformao da categoria em conceito, de uma incapacidade de atingir o c onceito. [...] Esse marxismo, apegado quelas categorias, d a impresso de que as pessoas so mais fiis ao marxismo, quando na realidade elas esto se distanciando da possibilidade de refazer a disciplina e, por outro, lado dizer mais (Santos, 1997:172). No mais, existem nuances variadas mesmo dentro do marxismo. Michel Lwy, em As aventuras de Karl Marx contra o Baro de Munchhausen , esboa o complexo mosaico de idias componentes e derivadas das formulaes de Marx. Gramsci, Lukcs, Goldmann, Horkheimer, Marcuse, Fromm, Althusser, entre outros, fazem, cada qual a seu modo, uma leitura particular de Marx. Assim, mais prudente denominar esse conjunto terico de marxismos do que registrar sua variante no singular. Adotar um desses pontos de vista e eleg-lo como representante dos demais uma soluo simplista. por demais ingnuo o argumento de que todo marxismo economicista. Lencioni (1999), discutindo a influncia fenomenolgica na Geografia, indica que os conceitos de percebido e vivido foram praticamente excludos da Geografia Marxista devido a preponderncia da corrente estruturalista althusseriana. Lwy (2000), por sua vez, considera que o mecanicismo das propostas althusserianas tributrio do positivismo. Alis, para o referido autor, Althusser era um declarado admirador de August Comte. Essa tradio positivista althusseriana explcita quando admite que, metodologicamente, no h diferenas entre as cincias da natureza e as cincias sociais. Jos de Souza Martins (apud Lencioni, 1999:159) concorda que, se houve empobrecimento do pensamento marxista, foi motivado pela (...) invaso do ambiente acadmico por verses simplificadas e ideologizadas do pensamento de Marx (...) agravada pela popularidade fcil do marxismo estruturalista e mecanicista de origem althusseriana, de efeitos devastadores, particularmente responsvel por uma verso nominalista do pensamento de Marx, apoiada em rotulaes conceituais completamente esvaziadas da complexa e rica orientao dialtica. Como se no bastasse os problemas de referenciamento do tempo/espao, o Referencial Curricular, tal como os PCN, faz apologia a uma suposta Geografia Atual, sem, no entanto, dizer a qual tendncia do pensamento geogrfico tributria:

11 A Geografia atual rompeu tanto com o positivismo da geografia tradicional quanto com o Marxismo Ortodoxo. Busca-se agora o pluralismo que promova a interrelao da Geografia com outros campos de saber: antropologia, sociologia, biologia, cincias polticas, entre outras. Uma Geografia que n o seja apenas centrada na descrio emprica das paisagens, tampouco pautadas exclusivamente pela explicao poltica e econmica do mundo. Essa nova tendncia, cujo foco de estudo o prprio ser humano, busca a compreenso das relaes sociedade e espao geogrfico, permitindo-o conhecer o mundo em que vive e saber posicionar-se diante dele, propondo condies de mudanas (TOCANTINS, 2008:171). Considerando, como demonstrado anteriormente, que a oposio entre a Geografia Tradicional e a Geografia Crtica, entre descrio de paisagens, de um lado e explicao poltica e econmica do mundo, de outro, , em ltima instncia, falsa, a fragilidade conceitual dessa Geografia Atual torna -se notvel. E no deixa de ser curioso o fato de uma proposta que, sequer conseguindo definir bem seus limites disciplinares, props -se a relacionar com outros saberes cientficos (antropologia, sociologia, biologia e cincias poltica s). Alm do mais, quando trata de apresentar o que essa nova tendncia busca, o currculo apresenta uma importante caracterstica da Geografia Tradicional, qual seja, a dissociao entre a sociedade e o espao geogrfico. Nesse sentido, Fonseca & Oliva (1999:72) esclarece as diferentes abordagens, cotejando a Geografia Crtica com o pensamento tradicional: Tradicionalmente, a geografia trabalhou teoricamente (nem sempre de modo consciente) com a idia de espao absoluto, espao euclidiano. Essa idia, com variaes, encontra-se na filosofia de Ren Descartes e de Immanuel Kant, e na fsica de Isaac Newton. Define o espao como uma extenso absoluta que contm todas as coisas do universo. uma categoria preexistente a todas as coisas. Nesse sentido, as coisas esto no espao. Do ponto de vista dessa lgica difcil falar em espao produzido, espao humano e econmico, pois como palco ele sempre externo sociedade. A Geografia Renovada abriu mo da noo de espao absoluto e adotou a concepo de espao relativo. Trata -se de uma noo que encontra respaldo na filosofia de Leibniz e na fsica d e Albert Einstein. O espao no uma extenso preexistente, mas sim constitudo pelas coisas. Cada elemento tem um valor relacionado a outros elementos. Assim, as coisas no esto no espao, mas so elas mesmas, espao. Nos termos da geografia, trabalhar com a noo de espao relativo nos leva a entender os elementos naturais e os objetos humanos como constitutivos do espao geogrfico. Portanto, uma cidade no est no espao, ela espao geogrfico. Logo, h diferenas essenciais em relao idia de espao absoluto. Podemos, portanto, nos referir a idia de espao produzido e espao humano a partir da concepo de espao relativo. A principal decorrncia dessa elaborao que o espao construdo pelas sociedades humanas espao geogrfico, logo espao social: parte concreta de uma sociedade, ou, se quiserem, dimenso espacial da sociedade. Desse modo, o espao

12 geogrfico no externo sociedade, no palco e sim elemento componente da sociedade, assim como as pessoas, a cultura, a economia, a histria, a poltica, a estrutura jurdica etc. Assim, o espao geogrfico tratado pelo Referencial Curricular se inscreve, como visto, na perspectiva do espao absoluto. Oliva (1999:36) aponta ainda que a Geografia Tradicional, ao exteriorizar o espao em relao sociedade, o fazia deliberadamente para descrev-lo excluindo a dimenso social do espao: se anteriormente no tinha ficado claro que o espao geogrfico interior sociedade e no exterior, (...) neste momento (...) caminha-se para um entendimento (...) de que o espao um elemento componente da sociedade. Tratando do objeto de estudo da Geografia, o documento afirma que o prprio homem. Herdeiro das discusses infindveis e no solucionadas pela Geografia Tradicional, o objeto da Geografia at hoje, como se v, suscita debate. Talvez haja impropriedade, e bem certo que sim, em assinalar o homem como objeto da Geografia. Alis, de se perguntar, ainda hoje, se o objeto de estudo que legitima a Cincia enquanto tal. Mais que isso: necessrio saber se, enquanto disciplina escolar, a Geografia careceria de um objeto de estudo para acesso e permanncia no currculo escolar. O menor peso dessas discusses na epistemologia, nos ltimos anos, apontada por Moraes (1985:20), ao afirmar que a Geografia Crtica, por no se prender a uma viso estanque das disciplinas (tpica do positivismo), no tem como prioridade discusses sobre qual ser o objeto que dar legitimidade cientfica Geografia. Para o referido autor, a Geografia Renovada busca sua legitimidade na operacionalidade (para o planejamento) ou na relevncia social de seus estudos. Vesentini (1999:22-23) concorda, ao assinalar que o importante no o objeto da disciplina, como pensam os positivistas ingnuos, mas sim a sua capacidade de reconstruir permanentemente e de forma eficaz o(s) objeto(s) de estudo, que afinal de contas no algo delimitado e registrado em cartrio (tal como um terreno fsico) e sim um campo de disputas entre cincias e tendncias metodolgicas alternativas.
Consideraes finais

Embora o debate sobre os PCN perdeu, gradativamente, intensidade, sua apropriao pelas propostas curriculares estaduais e municipais pode, efetivamente, potencializ-lo nos sistemas de ensino. Essa apropriao, assim, mantm boa parte do teor do documento federal. O Referencial Curricular do Tocantins um exemplo disso: em muitas situaes, a parfrase foi substituda pela cpia, ipsis literis, dos PCN. No obstante, o documento tocantinense inseriu algumas novidades. Tais inovaes tiveram como

13 conseqncia a apresentao de uma verso da histria do pensamento geo grfico no mnimo questionvel. A negligncia dos documentos curriculares na discusso epistemolgica oferece um risco para a identidade da Geografia e, po r conseguinte, ao seu desenvolvimento em sala de aula. um risco, portanto, de que, sob a capa de Geografia, apaream discusses sobre tudo, menos sobre Geografia 4. Por isso a necessidade de recuperar a geograficidade nas aulas de Geografia. A geograficidade dos fenmenos emergir mais facilmente se as categorias da Geografia puderem ser ferramentas de anlise e construo do discurso. Assim, o norte utilizado pelo professor de geografia no seria o contedo, mas a reflexo de conceitos eminentemente geogrficos exalados do mesmo. O professor seria, portanto, facilitador da elaborao e aperfeioamento de um raciocnio geogrfico 5, sendo, portanto, a tarefa de formao prpria ao ensino de Geografia contribuir para o desenvolvimento de um modo de pensar geogrfico, que compe um mo do de pensar sobre o mundo e a realidade que nos cerca (CAVALCANTI, 2005:72). A geograficidade, muitas vezes perdidas nas aulas de Geografia, somente aflorar se o professor estiver cnscio dos conceitos aos quais dever recorrer. As categorias da geografia, nesse caso, auxiliam. Por conseguinte, a Geografia no pode abrir mo de seu principal objetivo, que entender a sociedade e suas contradies usando o espao como categoria para tal entendimento (KAERCHER, 2001:76), nem o ensino de Geografia pode deixar de desenvolver o pensamento autnomo dos alunos do ponto de vista do raciocnio geogrfico, (...) [fazendo uso, para tanto, da organizao dos] contedos de ensino com base em conceitos bsicos e relevantes, necessrios a apreenso do espao geogr fico (...) [de modo que] os cidados tenham uma conscincia da espacialidade das coisas (CAVALCANTI, 1999:117).
Referncias bibliogrficas

APPLE, M. Ideologia e currculo . So Paulo: Brasiliense, 1982. 246 p.

4 Kaercher (2004:139) ilustra bem essa dificuldade da Geografia: o que passado para os alunos no tem uma teoria, uma linha de raciocnio, algo que junte as informaes e lhes d alguma coerncia lgica ligada Geografia. Em outras palavras: porque violncia tem a ver com Geografia? Ou AIDS? Ou produo de automveis/indstria automobilstica? Tanto faz o assunto, a Geografia prdiga e m tudo falar. Perigo: a Geografia se dilui em infinitos temas. 5 Kaercher (2002) e Cavalcanti (2003) usam o termo conscincia espacial como sinnimo de raciocnio geogrfico. Assim, conscincia espacial compreender a espacialidade das prticas sociais para poder intervir nelas a partir de convices, elevando a prtica cotidiana (CAVALCANTI, 2003:128), sendo sinnimo de perceber o espao como um elemento importante de nossa organizao social, presente no nosso cotidiano. Em sentido muito semelhante est tambm o olhar espacial utilizado por Callai (2003:94), na medida em que tal conceito envolve o modo de fazer Geografia (o mtodo a usar) e que pressupe desencadear o estudo de determinada realidade social verificando as marcas inscritas nesse espao. O modo como se distribuem os fenmenos e a disposio espacial que assumem representam muitas questes, que por no serem visveis tm que ser descortinadas, analisadas atravs daquilo que a organizao espacial est mostrando.

14 BITTENCOURT, C. M. F. Disciplinas escolares: histria e pesquisa. In: I ENCONTRO NACIONAL DE HISTRIA DO PENSAMENTO GEOGRFICO. Anais... Rio Claro: Unesp, 1999. p. 27-32. BRASIL. Secretaria da Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Braslia: MEC/SEF, 1998. 196 p. ______. Secretaria da Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. 2. ed. Braslia: MEC/SEF, 1999. BRAY, S. C. Da tcnica das palavras chaves histria do pensamento geogrfico. In: I ENCONTRO NACIONAL DE HISTRIA DO PENSAMENTO GEOGRFICO. Anais... Rio Claro: Unesp, 1999. p. 3-16. CALLAI, H. C. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, A. C. (Org.) Ensino de geografia: prticas e textualizaes no cotidiano . 3. ed. Porto Alegre: Mediao, 2003. p. 83-134. CAVALCANTI, L. de S. Propostas curriculares de Geografia no ensino: algumas referncias de anlise. Terra Livre , n. 14, p. 111-128, So Paulo, jul. 1999. ______. Geografia, escola e construo de conhecimentos . 4. ed. Campinas: Papirus, 2003. 192 p. ______. Ensino de Geografia e diversidade. Construo de conhecimentos geogrficos escolares e atribuio de significados pelos diversos sujeitos do processo d e ensino. In: CASTELLAR, S. V. C. (Org.). Educao geogrfica: teorias e prticas docentes . So Paulo: Contexto, 2005. p. 66 -78. FONSECA, F. P. & OLIVA, J. T. A geografia e suas linguagens: o caso da cartografia. In: CARLOS, A. F. A. A Geografia na sala de aula. So Paulo: Contexto, 1999. p. 62 -78. GONALVES, J. R. Mentiras desprovidas de beleza. A ideologia subjacente ao discurso geogrfico escolar: Anlise do livro didtico Geografia: Conceitos elementares, de Cludio Thomas (1947). Catalo: CAC/UFG, 2003. (Monografia de Concluso de Especializao). 56 f. KAERCHER, N. A. Desafios e utopias no ensino de geografia . 3. ed. (1 reimpresso). Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2001. 150p . ______. O gato comeu a geografia crtica? Alguns obstculos a superar no ensin oaprendizagem de Geografia. In: PONTUSCHKA, N. N.; OLIVEIRA, A. U. de. (orgs.). Geografia em perspectiva . So Paulo: Contexto, 2002. p. 221 -231. ______. A Geografia Escolar na prtica docente: a utopia e os obstculos epistemolgicos da Geografia Crtica . So Paulo: USP, 2004. 363 p. (Tese de Doutorado.). LENCIONI, S. Regio e Geografia . So Paulo: Edusp, 1999. 214 p. LWY, M. As aventuras de Karl Marx contra o Baro de Mnchhausen . Marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento. 7. ed. So Paulo: Co rtez, 2000. 220 p. MELO, Adriany de vila & VLACH, Vnia Rubia. Introduo a histria da Geografia Escolar. Uberlndia: UFU, 2000. (mimeo). MORAES, A. C. R. Geografia: pequena histria crtica. 4. ed. So Paulo: Hucitec, 1985. MOREIRA, R. Para onde vai o pensamento geogrfico? Por uma epistemologia crtica. So Paulo: Contexto, 2008. 192 p.

15 OLIVA, J. T. Ensino de Geografia: um retrato necessrio. In: CARLOS, A. F. A. (Org.) A geografia na sala de aula. So Paulo: Contexto, 1999. p. 34-49. OLIVEIRA, C. A. C. de. Consideraes sobre a histria da geografia crtica e seu ensino. In: ENCONTRO NACIONAL DE HISTRIA DO PENSAMENTO GEOGRFICO, 1, 1999a. Eixos temticos, Vol. 1 Trabalhos completos . Rio Claro: UNESP, 1999a. p. 207 -219. OLIVEIRA, A. U. de. Geografia e ensino: os Parmetros Curriculares Nacionais em discusso. In: CARLOS, A. F. A.; OLIVEIRA, A. U. de. (org.). Reformas no mundo da educao: parmetros curriculares e geografia . So Paulo: Contexto, 1999b. p. 43 -67. PEREIRA, Srgio Nunes. Histrias do pensamento geogrfico: instituies, institucionalizao e produo do conhecimento. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE GEGRAFOS. Anais... Florianpolis: UFSC, 2000. p. 413 -414. ______. Licenciandos de Geografia e as representaes sobre o ser p rofessor. Terra Livre , So Paulo, n. 11/12, p. 189 -208, ago. 1993. RADAELLI, A. M. & FIOREZE, Z. G. Geografia, cincia e ensino. In: I ENCONTRO NACIONAL DE HISTRIA DO PENSAMENTO GEOGRFICO. Rio Claro: Unesp, 1999. p. 251-260. ROCHA, G. O. R. da. Ensino de Geografia e a formao do gegrafo -educador. Terra Livre , n. 11-12, So Paulo, p. 177 -188, ago. 1993. SANTOS, M. Tcnica, Espao, Tempo. Globalizao e meio tcnico-cientfico informacional. 3. ed. So Paulo: Hucitec, 1997. SPOSITO, M. E. B. Parmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Geografia: pontos e contrapontos para uma anlise. In: CARLOS, A. F. A.; OLIVEIRA, A. U. de. (org.). Reformas no mundo da educao: parmetros curriculares e geografia . So Paulo: Contexto, 1999. p. 19-35. TOCANTINS. Referencial Curricular do Ensino Fundamental das escolas pblicas do Estado do Tocantins : Ensino Fundamental do 1 ao 9 ano. 2. ed. Palmas: SEDUC, 2008. 411 p. VESENTINI, J. W. Para uma geografia crtica na escola . So Paulo: tica, 1992.135 p. ______. Educao e ensino da geografia: instrumentos de dominao e/ou de libertao. In: CARLOS, A. F. A. (Org.) A geografia na sala de aula. So Paulo: Contexto, 1999. p. 14 -33. ______. Determinismo e possibilismo . So Paulo: USP, 2003 (Prova de concurso para professor livre-docente da USP). Disponvel em www.geocritica.com.br/determinismo.html. Acesso em 25/02/2008.

You might also like