You are on page 1of 20

CONSIDERAES SOBRE PROCESSO DE PRODUO CAPITALISTA E A PRECARIZAO DO TRABALHO DOCENTE NA ESCOLA

63

CONSIDERAES SOBRE PROCESSO DE PRODUO CAPITALISTA E A PRECARIZAO DO TRABALHO DOCENTE NA ESCOLA

Jefferson Carriello do Carmo1


RESUMO: O objetivo desse texto foi investigar, resumidamente, as reformas educacionais de trabalho docente e como essas vm sendo submetidas s mudanas das novas formas de produo bem como as suas implicaes para o trabalho docente na escola. O procedimento de anlise foi bibliogrfico de cunho histrico/analtico descritivo, com a finalidade de investigar algumas das discusses j existentes sobre a temtica e apontar alguns outros caminhos de pesquisa. Essa preocupao centra-se na crise do binmio fordismo/taylorismo e os novos procedimentos na organizao produtiva/tecnolgica no perodo caracterizado pela crise estrutural do capital cujo incio foi a partir dos anos 70. Verificou-se atravs das discusses sobre a reforma educacional seu impacto na escola e no trabalho docente quanto a sua precarizao. Por fim, verificou as mudanas nas formas de trabalho docente que do ponto de vista histrico, volta-se para o exerccio do trabalho unilateral visvel em todos os nveis educacionais e suas modalidades. A escola assume um pragmatismo tcnicocientfico da especializao em que fragmenta e precariza o trabalho docente de um lado e promove a especializao para o mercado de trabalho de outro. PALAVRAS-CHAVE: Trabalho. Trabalho docente. Reforma educacional. Poltica educacional. Produo capitalista. CONSIDERATIONS ON THE PROCESS OF CAPITALIST PRODUCTION AND THE PRECARIZATION OF WORK IN SCHOOL TEACHING ABSTRACT: The aim of this paper was to investigate, briefly, the educational reforms of teaching and how these changes have been submitted to new forms of production and their implications for teaching in school. The analysis procedure was literature of historical / analytical descriptive with the aim of investigating some of the existing discussions on the topic, and point out some other paths of research. This concern focuses on the crisis of Fordism binomial / Taylorism and the new procedures in organizing production / technology in the period characterized by the structural crisis of capital which had started from the 70s. It was found through discussions on educational reform and its impact on
1 Doutor em Educao e Ps Doutor em Histria Social do Trabalho pela UNICAMP. Professor e Pesquisador do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Catlica Dom Bosco/MS. E-mail: jeffcc@uol.com.br / jeffferson@ucdb.br Recebido em: Abril/2010 Avaliado em: Abril/2010

QUAESTIO, Sorocaba, SP, v. 12, p. 63-82, jul. 2010

Quaestio 12-4.indd 1

13/9/2010 11:22:59

64

Jefferson Carriello do Carmo

the school in teaching as its precariousness. Finally, it verified changes in ways of teaching, in which the historical point of view turns to the exercise of unilateral work, visible at all educational levels and modalities. The school takes a pragmatic technical and scientific expertise in which fragments and undermines the teaching on one hand, and promotes expertise to the job market to the other. KEY WORDS: Work. Teaching work. Education reform. Education policy. Capitalist production.

CONSIDERAES INICIAIS

tema proposto faz parte de uma pesquisa maior, que est sendo desenvolvida no Programa de Ps-Graduao na Universidade Catlica Dom Bosco, cujo tema geral As polticas pblicas de trabalho docente entre as novas tecnologias e produtividade no contexto do capitalismo contemporneo, cujo objetivo geral investigar alguns problemas acerca das condies objetivas e subjetivas presentes nas formas de produo capitalista e na organizao do trabalho bem como seus ajustes tecnolgicos e produtivos e como essas acomodaes submetem e interferem nas polticas pblicas de trabalho docente no mbito escolar. Essa preocupao encontra justificativa a partir do final do sculo XX, com a crise do Estado de Bem-Estar Social e do binmio fordismo/ taylorismo. Nesse perodo, possvel constatar, duas discusses localizadas, sob o imperativo da globalizao. A primeira sobre a centralidade do trabalho e sua crise e as transformaes das formas de produo capitalista. A segunda, sobre o trabalho docente abalizada pelas reformas educacionais de formao docente. Embora estejamos delimitando essa discusso do trabalho docente no mbito da reforma educacional necessrio termos a clareza que esse um procedimento de pesquisa, por entender que no h dicotomia entre as polticas de formao docente e as polticas do trabalho docente.

O objetivo desse texto investigar, resumidamente, as reformas educacionais de trabalho docente e como essas vm sendo submetidas s mudanas das novas formas de produo bem como as suas implicaes para o trabalho docente na escola. O procedimento de anlise foi bibliogrfico de cunho histrico/ analtico descritivo, com a finalidade de investigar algumas das discusses j existentes sobre a temtica e apontar alguns outros caminhos de pesquisa. Primeiramente verificou que, as novas formas de produo capitalista a partir da crise fordista/taylorista nos pases de capitalismo avanado presenciaram de forma crescente e profunda as transformaes na estrutura da produo o que impulsionou o capital a adotar novos procedimentos na organizao produtiva/ tecnolgica e nas formas de organizao social e sexual do trabalho.

QUAESTIO, Sorocaba, SP, v. 12, p. 63-82, jul. 2010

Quaestio 12-4.indd 2

13/9/2010 11:22:59

CONSIDERAES SOBRE PROCESSO DE PRODUO CAPITALISTA E A PRECARIZAO DO TRABALHO DOCENTE NA ESCOLA

65

Verificou, ainda, que o trabalho docente investigado luz dessas modificaes quanto aos seus elementos materiais e subjetivos cria um espao institucional escolar cada vez mais fragementado, acentuando a dicotomia da mediao necessria para construo do indivduo emancipado; neutraliza a coletividade docente quanto conscincia de classe; disfara, mascara a desigualdade das relaes sociais e produtivas, acentuando a ciso social, como apenas de uma diferenciao natural entre as pessoas, o resultado disto a construo da ideologia meritocrtica. CRISE FORDISTA/TAYLORISTA E OS NOVOS PROCEDIMENTOS NA ORGANIZAO PRODUTIVA/TECNOLGICA O perodo caracterizado pela crise estrutural do capital tem seu incio a partir dos anos 70, gnese de um quadro de alteraes cujos traos so resumidos por Antunes (2000, p. 29-30) na:
1) queda da taxa de lucro, dada, dentre outros elementos causais, pelo aumento do preo da fora de trabalho, conquistado durante o perodo ps-45 e pela intensificao das lutas sociais dos anos 60, que objetivavam o controle social da produo. A conjugao desses elementos levou a uma reduo dos nveis de produtividade do capital, acentuando a tendncia decrescente da taxa de lucro; 2) o esgotamento do padro de acumulao taylorista/fordista de produo (que em verdade era a expresso mais fenomnica da crise estrutural do capital), dado pela incapacidade de responder retrao do consumo que se acentuava. Na verdade, tratava-se de uma retrao em resposta ao desemprego estrutural que ento se iniciava; 3) hipertrofia da esfera financeira, que ganhava relativa autonomia frente aos capitais produtivos, o que tambm j era expresso da prpria crise estrutural do capital e de seu sistema de produo; 4) a maior concentrao de capitais graas s fuses entre a empresas monopolistas e oligopolistas; 5) a crise do welfare state ou do Estado do bem-estar social dos seus mecanismos de funcionamento, acarretando a crise fiscal do Estado capitalista e a necessidade de retrao dos gastos pblicos e sua transferncia para o capital privado; 6) incremento acentuado das privatizaes, tendncia generalizada s desregulamentaes e flexibilizao do processo produtivo, dos mercados e da fora de trabalho, entre tantos outros elementos contingentes que exprimiam esse novo quadro crtico.

QUAESTIO, Sorocaba, SP, v. 12, p. 63-82, jul. 2010

Quaestio 12-4.indd 3

13/9/2010 11:22:59

66

Jefferson Carriello do Carmo

Neste quadro, destaca-se a lgica destrutiva do capital, presente na intensificao da lei de tendncia decrescente do valor de uso das mercadorias, quanto da incontrolabilidade do sistema de metabolismo social da capital. (ANTUNES, 2000, p. 31). Soma-se a isso o desmoronamento do mecanismo de regulao que esteve presente no ps-guerra, precisamente nos pases da Europa. A resposta crise veio logo atravs de um processo de reorganizao do capital, com a privatizao do Estado, desregulao dos direitos do trabalho, desmontagem do setor produtivo estatal e um intenso processo de reestruturao da produo e do trabalho (p. 31) configurando a um perodo de ofensiva generalizada do capital e do Estado contra a classe trabalhadora e contra as condies vigentes durante a fase de apogeu do fordismo (p. 32), e uma completa desregulamentao dos capitais produtivos transnacionais. Alm disso, houve uma forte expanso e liberao dos capitais financeiros. Esclarece Antunes (p. 32):
As novas tcnicas de gerenciamento da fora de trabalho, somadas liberao comercial e s novas formas de domnio tecno-cientfico, acentuaram o carter centralizador, discriminador e destrutivo desse processo, que tem como ncleo central os pases capitalistas avanados, particularmente a sua trade composta pelos EUA e a Nafta, a Alemanha frente da Unio Europia e o Japo liderando os pases asiticos, com o primeiro bloco exercendo o papel de comando.

J na dcada de 90, do sculo passado com a recuperao dos patamares produtivos e a expanso dos EUA, a crise assume um carter mundial, atingindo o Japo e os pases asiticos, que vivenciaram uma dimenso critica da competitividade.
E quanto mais se avana na competio intercapitalista, quanto mais se desenvolve a tecnologia concorrencial em uma dada regio ou conjunto de Pases, quanto mais se expandem os Capitais financeiros dos pases imperialistas, maior a desmontagem e a desestruturao daqueles que esto subordinados ou mesmo excludos desse processo, ou ainda que no conseguem acompanh-lo, quer pela ausncia de base interna slida, como a maioria dos pequenos pases asiticos, quer porque no conseguem acompanhar a intensidade do ritmo tecnolgico hoje vivenciado, que tambm controlado pelos pases da trade. So crescentes os exemplos de Pases excludos desse movimento de reposio dos capitais produtivos e financeiros e do padro tecnolgico necessrio, o que acarreta repercusses profundas no interior desses pases, particularmente no que diz respeito ao desemprego e precarizao da fora humana de trabalho. (p. 33)

QUAESTIO, Sorocaba, SP, v. 12, p. 63-82, jul. 2010

Quaestio 12-4.indd 4

13/9/2010 11:22:59

CONSIDERAES SOBRE PROCESSO DE PRODUO CAPITALISTA E A PRECARIZAO DO TRABALHO DOCENTE NA ESCOLA

67

Essa repercusso trouxe tona uma ao desestruturadora contra a fora humana do trabalho, cujo resultado vem sendo enormes contingentes de precarizados pelo novo progresso tecnolgico.
Apesar do significativo avano tecnolgico encontrado (que poderia possibilitar, em escala mundial, uma real reduo da jornada ou do tempo de trabalho), pode-se presenciar em vrios pases, como a Inglaterra e o Japo, para citar pases do centro do sistema, uma poltica de prolongamento da jornada de trabalho. (p. 33)

Embora tenha havido por parte desses pases a preocupao de sair da crise, o que se contempla, nas palavras de Antunes, que o desemprego em dimenso estrutural, precarizao do trabalho de modo ampliado e destruio da natureza em escala globalizada tornaram-se traos constitutivos dessa fase da reestruturao produtiva do capital. (ANTUNES, 2000, p. 34) Essa etapa vem atingindo a economia, o Estado de Bem-Estar social e o modo de produo capitalista nos seus vrios aspectos, vem trazendo uma desordem para o trabalho e para a classe trabalhadora em geral. Tal desordem pode ser constatada nas mudanas no mundo do trabalho, que so to profundas que vem afetando as suas relaes no mundo contemporneo, principalmente, em sua estrutura produtiva, nas formas de representao sindical, etc. (ALVES, 1996, 2000) Outro aspecto importante que est presente na temtica enunciada so as mutaes profundas que esto ocorrendo na estrutura da produo capitalista e nas formas de trabalho, que vm impulsionando as empresas a adotarem novos procedimentos na organizao social e sexual do trabalho. Segundo Antunes (2002, p. 71),
Foram to intensas as modificaes que se sucederam no processo de trabalho e de produo capitalista, que se pode mesmo afirmar que a classe-que-vive-do-trabalho presenciou a mais aguda crise deste sculo, que atingiu no s sua materialidade, mas teve profundas repercusses na sua subjetividade e, no intimo inter-relacionamento destes nveis, afetou a sua forma de ser.

Antunes (2004, p. 10), em outro momento ao referir-se sobre a dupla transformao do trabalho salienta:

QUAESTIO, Sorocaba, SP, v. 12, p. 63-82, jul. 2010

Quaestio 12-4.indd 5

13/9/2010 11:22:59

68

Jefferson Carriello do Carmo

Assiste-se hoje dupla transformao do trabalho, tanto quanto ao contedo da atividade, quanto s formas de emprego, transformao aparentemente paradoxal, pois esse duplo processo ocorre em sentidos opostos. De um lado, h a exigncia de estabilizao, de implicao do sujeito no processo de trabalho, por intermdio de atividades, comunicao ou intercompreenso. Por outro lado, verifica-se um processo de instabilizao; precarizao dos laos empregatcios, aumento do desemprego prolongado e flexibilidade no uso da fora de trabalho. Em duas palavras: perenidade e superfluidade. E esse movimento global e mundializado.

A intensidade dessas modificaes verificada nas formas de ampliao da informatizao, nas formas de produo que invadiram o universo fabril e desenvolveram-se nas relaes de trabalho e de produo do capital atravs de novos padres de gesto da fora de trabalho, em vrios pases capitalistas avanados e do Terceiro Mundo Industrializado. Inerente a este desenvolvimento est o desmantelamento dos direitos do trabalho conquistados historicamente pelo operariado substitudo e eliminado pelas novas formas de produo (ANTUNES, 2007; MARCELINO, 2004; NOGUEIRA, 2004; CARMO, 2004). Verifica-se que o despotismo taylorista substitudo pela alienao do trabalho levado ao seu limite, por meio da apropriao do capital, do saber e do fazer operrio. Essa condio operria, em curso, est presente em grau de intensidade varivel por depender de inmeras condies postas na organizao socioeconmica e poltica dos pases, nos quais transpem no operariado tradicional as mutaes na forma de ser do trabalho e em sua subjetividades, nas suas formas de representaes e na sua prpria diminuio, o que tambm indica a mutao da classe operria industrial tradicional (LOJKINE, 1986). Ocorrem, tambm, as mutaes na forma de ser do trabalho presente no progresso das inovaes tecnolgicas acompanhadas por uma nova racionalidade de reestruturao produtiva de ampla aparncia, em que o valor de troca da mercadoria no passa mais pela quantidade de trabalho social, mas pelo contedo de conhecimento de informaes e de inteligncias gerais. A atividade produtiva, nessa nova forma de acumulao capitalista, se sujeita ao conhecimento, na qual atividade produtiva o trabalhador deve ser criativo, crtico e pensante, preparado para agir e se adaptar rapidamente s mudanas dessa nova fase capitalista. O trabalho como atividade criativa passa a ser condicionado pela empregabilidade que intensifica e determina a qualificao para novas competncias tcnicas que se associam capacidade de deciso, de adaptao das novas condies de trabalho nessa nova fase de produo capitalista. O trabalhador quantificado, por sua habilidade de estabelecer relaes e de assumir liderana e os principais grupos sociais sero os trabalhadores do

QUAESTIO, Sorocaba, SP, v. 12, p. 63-82, jul. 2010

Quaestio 12-4.indd 6

13/9/2010 11:22:59

CONSIDERAES SOBRE PROCESSO DE PRODUO CAPITALISTA E A PRECARIZAO DO TRABALHO DOCENTE NA ESCOLA

69

conhecimento, isto , so pessoas capazes de alocar conhecimentos para incrementar a produtividade e gerar inovao. (ANTUNES, 2007; ASSMANN, 2005; WOLF, 2005; CARMO, 2008, 2009). A qualificao para a competncia passa a ser permanente, requerida e valorizada. Neste ambiente de mudanas, a construo do conhecimento j no mais produto unilateral de seres humanos isolados, mas de uma vasta colaborao cognitiva distribuda, da qual participam aprendentes humanos e sistemas cognitivos artificiais. (ASSMANN, 2000, p.11) Essa mudana vai delineando um novo perfil produtivo e tecnolgico para as indstrias, no qual se verifica de modo claro, a interpenetrao entre o material e o informtico ou imaterial, esboando-se um modo indito no fazer e no saber do trabalhador industrial, obrigado a assumir uma nova forma de trabalho para se adequar s novas exigncias do capital. Este novo trabalhador se complexifica, se heterogeneza, sofre um processo de diferenciao: criando-se um centro e uma periferia interna estrutura da classe operria; de um lado se interpenetram produo e servios produo do capital (ALVES, 2000, p. 70-71) de outro, constitui-se um novo modo de existncia do trabalho assalariado, embora as relaes estruturais da sociedade capitalista permaneam fundamentalmente as mesmas. (MSZAROS, 1993, p. 143) As formas de aprender nesse novo processo produtivo assumem diante do novo padro de desenvolvimento econmico um papel essencial em que ocorre a necessidade de investimentos constantes na inovao tecnolgica, o que implica, necessariamente, a promoo de processos que estimulem o aprendizado, a capacitao e a acumulao contnua de conhecimentos. Desse modo, ocorre maior visibilidade das informaes e do papel desempenhado pelo conhecimento no cerne e dinamismo desse novo padro de acumulao produtiva. Neste, o conhecimento visto como o recurso mais estratgico e o aprendizado, como o processo mais relevante, entendido como um processo que envolve uma combinao de experincia, reflexo, formao de conceitos e experimentao. Nessa nova forma de acumulao produtiva, h uma gama enorme de interpretaes que acentuam a relevncia da informao e do conhecimento como elementos essenciais desse novo perfil produtivo cuja base so as novas tecnologias. (CASTELLS, 1999; 2003; LOJKINE, 1995; BENKO, 2002; CASSIOLATO, 1999 e outros). Os argumentos que evidenciam e constatam essa nova fase do capitalismo acentuam a sua harmonizao em torno da revoluo tecnolgica com as tecnologias de informao em que o conhecimento e a informao so indicados como as principais caractersticas de um novo princpio econmico e educativo (FRIGOTTO, 1998; FRIGOTTO; CIVIATTA, 2001; RAMOS, 2001 e outros). Nesse processo de acumulao capitalista h mudanas significativas que

QUAESTIO, Sorocaba, SP, v. 12, p. 63-82, jul. 2010

Quaestio 12-4.indd 7

13/9/2010 11:22:59

70

Jefferson Carriello do Carmo

difundem uma grande variedade de inovaes por toda a economia e enfatiza um novo modelo produtivo e educativo. Esse modelo vem acompanhado de tecnologias intensivas de informao, flexveis e computadorizadas, que acentuam radicalmente as mudanas tecnolgicas, com vistas ao desenvolvimento econmico. Essas mudanas e suas diversidades intensificam o processo de mutao tecnolgica no setor industrial aumentando a produtividade e utilizam com eficincia a relao capital e trabalho. (ALVES, 2000; SANTANA; RAMALHO, 2003 e outros). Esse novo processo de acumulao capitalista acentua que o reconhecimento desse aumento produtivo est pautado na capacidade de lidar eficazmente com a informao e transform-la em conhecimento. Isso consiste na valorizao dos recursos tangveis e intangveis na economia, em sua forma de gesto de conhecimento e aprendizado para o trabalho. A intensificao da relevncia dos recursos intangveis na economia, como as tecnologias de informao e de comunicao apontam para o desenvolvimento de novas formas de gerao e distribuio de informaes viabilizando o aumento das relaes de troca de informaes possibilitando a interao entre diferentes unidades dentro de uma empresa. Ocorre, ainda, a incorporao de ferramentas mais rpidas com custo menor em todos os setores da economia o que permite o acesso maior e mais veloz nas informaes, propiciando a aquisio de conhecimentos em capacidade maior de gerar alternativas tecnolgicas. Nesse sentido, a nfase dada para o conhecimento est no fato de que as novas tecnologias so fruto dos esforos de pesquisa e desenvolvimento, o que implica na demanda por capacitao para responder s necessidades e oportunidades que se abrem. Tal processo exige maiores investimentos em pesquisa e desenvolvimento em que o aprendizado assume importncia por gerar e difundir o conhecimento, e como fonte de crescimento e de competitividade para a economia atual. Nessa economia, o conceito de aprendizagem associa a um processo cumulativo, em que as firmas ampliam seus estoques de conhecimento, aperfeioam seus procedimentos de busca e refinam suas habilidades em desenvolver ou manufaturar produtos. Embora se contemplem de forma indiscutvel as transformaes no mundo do trabalho e, consequentemente, o surgimento de um novo perfil da produo industrial, o trabalho vivo continua indispensvel na ps-grande indstria, na qual predominam as novas tecnologias microeletrnicas, e o operrio polivalente aparece cada vez mais como um servidor de um sistema de mquinas. Embora seja constado que no processo de qualificao para esse sistema de mquinas h certo antagonismo.

QUAESTIO, Sorocaba, SP, v. 12, p. 63-82, jul. 2010

Quaestio 12-4.indd 8

13/9/2010 11:22:59

CONSIDERAES SOBRE PROCESSO DE PRODUO CAPITALISTA E A PRECARIZAO DO TRABALHO DOCENTE NA ESCOLA

71

[...] que no h nem mesmo uma nica tendncia generalizante e unssona de qualificao da fora de trabalho, uma vez que, paralelamente a esta tendncia, se acrescenta outro processo, dado pela desqualificao que superqualifica em alguns ramos e desqualifica em outros. (FRESYSSENET, 1989 apud ANTUNES, 2002, p. 78)

Nesse sentido, possvel verificar duas situaes: um efetivo processo de intelectualizao do trabalho manual e, num sentido inverso, uma desqualificao e mesmo uma subproletarizao, expressa no trabalho precrio, informal, temporrio etc. Essas duas ocorrncias, ainda, indicam duas tendncias: a primeira mais coerente e compatvel com o enorme avano tecnolgico, a segunda tendncia tem sido uma constante no capitalismo dos nossos dias, o que mostra que o operariado no desaparecer to rapidamente, ao contrrio do que vem sendo demonstrado por algumas teses sobre a perda da centralidade do trabalho. Outro aspecto relevante a essas novas formas de produo capitalista que estas vm sendo implementadas pelos conceitos de produtividade, eficcia, excelncia, competncia, sendo que, essas concepes so oriundas das teorias administrativas. Essas noes permitem identificar os elementos materiais e legais presentes no trabalho docente em sua forma de precarizao e desprofissionalizao desse trabalho. REFORMA EDUCACIONAL, ESCOLA E TRABALHO DOCENTE A discusso da Reforma educacional do trabalho docente no mbito escolar, no contexto nacional e internacional, feita pela via das mudanas nas formas de produo capitalista e das mudanas no mundo do trabalh, sob a batuta das polticas de Estado neoliberal trazem, dentre outros tema, o da precarizao do trabalho docente. (OLIVEIRA, 2003; RODRIGUEZ; ALMEIDA, 2008; MONFREDINI, 2008; SGUISSARDI; SILVA JR., 2009 e outros) Segundo Oliveira (2003), a partir dos anos de 1990 as transformaes nas formas de produo capitalista marcadas pelas novas tecnologias e nas mudanas das formas de trabalho vm determinando a forma de gesto e organizao do trabalho na escola. O carter marcante dessa reforma est na centralidade da educao para a equidade social o que implica em uma alterao no modelo de organizao e gesto da educao escolar, cujo imperativo formar os indivduos para a empregabilidade e competncia. Machado (1998), quando discute a educao bsica, empregabilidade e competncia, questiona as expectativas derivadas destas preposies quanto ao seu alcance ou no para o enfrentamento da crise do trabalho, mas no nega o

QUAESTIO, Sorocaba, SP, v. 12, p. 63-82, jul. 2010

Quaestio 12-4.indd 9

13/9/2010 11:22:59

72

Jefferson Carriello do Carmo

carter desses conceitos enquanto referncia dos processos de gesto da fora de trabalho e paradigma para as decises de poltica educacional e de reforma curricular. Nos ltimos anos esses conceitos tm moldado reformas educacionais e decretos quanto organizao da educao escolar e tm penetrado tanto os nveis educacionais, como tambm, em suas modalidades e toma como requisito central a formao para o trabalho tendo em vista o emprego formal,A reforma e os decretos e desempenham um papel central na conduo e determinao de polticas sociais e educacionais de cunho compensatrio, cuja funo tambm a conteno da pobreza. (MACHADO, 1998a, 1998b) Outro aspecto presente nas reformas educacionais a expresso produzida pelos organismos internacionais pertencentes ONU resumido da seguinte forma: transformao produtiva com equidade, que norteia e se faz presente, tambm, na nova regulao das polticas educacionais de formao e trabalho docente na escola.
Muitos so os fatores que indicam isso, dentre eles possvel destacar: a centralidade atribuda administrao escolar nos programas de reforma, elegendo a escola como ncleo do planejamento e da gesto; o financiamento per capita, com a criao do Fundo de Manuteno e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorizao do Magistrio (FUNDEF), por meio da Lei n. 9.424/96; a regularidade e a ampliao dos exames nacionais de avaliao (SAEB, ENEM, ENC), bem como a avaliao institucional e os mecanismos de gesto escolares que insistem na participao da comunidade. (OLIVEIRA, 2004, p. 1130)

A repercusso e consequncias dessa regulao, para o mbito escolar e pedaggico, so visveis pelas prticas de gesto das redes pblicas de ensino e como a escola est organizada e estruturada. no domnio dessa organizao escolar e sua regulao que salientam os conceitos de produtividade, eficcia, excelncia, eficincia, competncia, cuja repercusso est presente nas polticas de formao e trabalho. Para (BARRETO; LEHER, 2003), no contexto das novas formas de trabalho e da produo capitalista est a crena da acumulao flexvel categorizada em tempos de crise e de globalizao, pela via da dinmica das inovaes tecnolgicas, nos vrios seguimentos produtivos, demarcada pelas reformas educacionais de formao e trabalho docente cuja consequncia constatada na descentralizao e intensificao do trabalho docente diludo nas novas tecnologias educacionais, no mbito curricular e escolar. Essas mudanas nas formas de produo capitalista canalizada e intensificada pelas inovaes de tecnologias educacionais outro aspecto que vem

QUAESTIO, Sorocaba, SP, v. 12, p. 63-82, jul. 2010

Quaestio 12-4.indd 10

13/9/2010 11:22:59

CONSIDERAES SOBRE PROCESSO DE PRODUO CAPITALISTA E A PRECARIZAO DO TRABALHO DOCENTE NA ESCOLA

73

sendo trabalhado enquanto estratgia de conformao do trabalho docente e est sendo referncia prepositiva para as reformas educacionais de formao e trabalho docente, o que mostra cada vez mais o distanciamento do trabalhador do seu trabalho. (BARRETO, 2001; FIDALGO; OLIVEIRA; FIDALGO, 2009 e outros) Se compreendermos esse distanciamento pela via da proletarizao do trabalho, essa passagem compreendida que o trabalho posto na ordem da produo capitalista retira do trabalhador o controle do seu trabalho e proporciona ao trabalhador o estranhamento ou alienao promovido e acentuado pela diviso social do trabalho, possvel identificar a precarizao do trabalho docente pela via do tema proposto, e pelas concepes oriundas das teorias administrativas que, dentre outras, permitem identificar os elementos materiais e legais presentes no trabalho docente em sua forma de precarizao. MUDANAS NAS FORMAS DE TRABALHO E A PRECARIZAO DO TRABALHO DOCENTE Do ponto de vista histrico analtico, as transformaes que vm ocorrendo no mundo do trabalho e na organizao da escola so grandes. Na tica taylorista-fordista a educao formal, parcelar, hierarquizada e elaborada pela gerncia cientfica. Essa gerncia pensa e elabora o trabalho e suas formas e a execuo fica na responsabilidade do trabalhador-professor. Na fase fordista, todas as mudanas nas escolas da administrao tomam como ponto de partida esta conjuno. O projeto educacional nesse sentido est voltado para o exerccio do trabalho unilateral, isso visvel em todos os nveis educacionais e suas modalidades. A escola assume um pragmatismo da especializao fragmentada, e a educao passa a ser adaptada por esse pragmatismo tcnico-cientfico, que de um lado qualifica para o mercado de trabalho e de outro, coisifica. (BRIGHTON LABOUR PROCESS GROUP, 1991; ENGUITA, 1991; MARTNEZ, 2003) Segundo Oliveira (2004), com a implementao das polticas de formao e trabalho docente, h distanciamento provido por essas mudanas que esto ocorrendo pela via da reestruturao do capital, o que cada vez mais possibilita o distanciamento do trabalho docente, ocasionando variaes das funes que o professor assume na escola. Esses aspectos respondidos pelo docente acabam na ocorrncia de seu trabalho ir alm de sua formao o que acentua e contribui para o processo de precarizao do seu trabalho e perda de identidade profissional, em que constata que ensinar, s vezes, no o mais importante.

QUAESTIO, Sorocaba, SP, v. 12, p. 63-82, jul. 2010

Quaestio 12-4.indd 11

13/9/2010 11:22:59

74

Jefferson Carriello do Carmo

Nesse contexto que se identifica um processo de desqualificao e desvalorizao sofrido pelos professores. As reformas em curso tendem a retirar deles a autonomia, entendida como condio de participar da concepo e organizao de seu trabalho. O reconhecimento social e legal desse processo pode ser encontrado na prpria legislao educacional, ao adotar a expresso valorizao do magistrio para designar as questes relativas poltica docente: carreira, remunerao e capacitao. (OLIVEIRA, 2004, p. 1132)

Constata-se que o movimento imposto pelas reformas educacionais a partir dos anos de 1990 acentua uma poltica de regulao educacional, cujas consequncias so visveis na forma como vem sendo reestruturado o trabalho docente inclusive a natureza de tal trabalho e sua definio.
O trabalho docente no definido mais apenas como atividade em sala de aula, ele agora compreende a gesto da escola no que se refere dedicao dos professores ao planejamento, elaborao de projetos, discusso coletiva do currculo e da avaliao. O trabalho docente amplia o seu mbito de compreenso e, conseqentemente, as anlises a seu respeito tendem a se complexificar. (p. 1133)

Podemos afirmar que a forma como vem sendo organizado e planejado o trabalho docente pelas polticas educacionais de formao e trabalho docente, na escola sob a tica da analogia da fbrica, prope que esse profissional pode ser comparado a um operrio da educao. As razes disso podem ser verificadas nas seguintes preposies: Que o exerccio do trabalho docente s existe quando inserido no contexto do trabalho escolar. Essa entendida como o lcus de seu trabalho e sendo o docente uma das peas da mquina escolar, ou da sua complexa organizao. Fora dela no haveria condies de trabalho. Tal ocorrncia est na forma pela qual a escola est organiza que impossibilita a atuao dos professores de forma autnoma e como trabalhador assalariado o leva a vender sua fora de trabalho para subsistir. Nessa relao de compra e venda o salrio do docente assume um fator preponderante quando pensando nessa analogia escola versus fbrica e o trabalho docente na escola. O salrio corresponde, em seu valor, ao tempo mdio socialmente necessrio para a produo e reproduo da fora de trabalho. Embora se verifique que nessa correspondncia do tempo em relao ao salrio bem menor que o valor que o trabalhador cria no tempo pelo qual vendeu sua fora de trabalho. Sua maior produtividade face sua maior qualificao no beneficia a ele, au-

QUAESTIO, Sorocaba, SP, v. 12, p. 63-82, jul. 2010

Quaestio 12-4.indd 12

13/9/2010 11:22:59

CONSIDERAES SOBRE PROCESSO DE PRODUO CAPITALISTA E A PRECARIZAO DO TRABALHO DOCENTE NA ESCOLA

75

mentando gradativamente seu salrio, mas ao seu empregador que se apropria da diferena pela mais-valia. (MARX, 2004, 1989) Nesse sentido, identificar o trabalho docente pela analogia da fbrica e pela diviso tcnica do trabalho e identific-lo no campo educacional racionalizado pelo processo de produo exposto por Taylor possvel, tambm, verificar uma crescente eficincia nas tarefas escolares, de um lado, e maior racionalizao do trabalho, de outro. A consequncia disso a constatao da fragmentao do trabalho docente na escola, que pode ser vista sob duas esferas. A primeira pela intensificao do trabalho docente oriunda das novas formas de trabalho. A segunda, pelo processo de produo educacional, que visivelmente separa trabalho intelectual do manual, acentuando a diviso social do trabalho na escola pelo fato de ocorrer a oposio entre os que sabem planejar e decidir nos arqutipo da gerncia cientfica e os que realizam o processo operacional da educao, os professores. Essa fragmentao do trabalho docente, na tica da analogia com a fbrica pode ser ainda, identificada pelo processo de trabalho manufatureiro, que [...] quanto mais imperfeito for o trabalhador parcial, mais ser ele perfeito como parte do trabalhador coletivo (MARX, 1989, p. 400). Nesse processo esclarece Marx:
Na manufatura propriamente dita no s submete ao comando e disciplina do capital o trabalhador antes independente, mas tambm cria uma graduao hierrquica entre os prprios trabalhadores. [...] a manufatura o revoluciona inteiramente e se apodera da fora individual de trabalho em suas razes. Deforma o trabalhador monstruosamente, levando-o artificialmente a desenvolver uma habilidade parcial, custa da represso de um mundo de instintos e capacidades produtivas [...] No s o trabalho dividido e suas diferentes fraes distribudas entre os indivduos, mas o prprio indivduo mutilado e transformado no aparelho automtico de um trabalho parcial. [...] O trabalhador da manufatura incapacitado, naturalmente, por sua condio, de fazer algo independente, s consegue desenvolver sua atividade produtiva como acessrio da oficina do capitalista. (p. 412-413)

O trabalhador parcial, segundo Marx, s tem razo de ser em conjunto com o trabalho de outros; desta forma h a necessidade de submisso ao poderio do capital para a execuo do trabalho por no deter os meios de produo e sim a fora de trabalho. Se entendermos o trabalho docente sob essa tica, e que as novas polticas educacionais reduzem o trabalho docente a um processo de trabalho manufatureiro via reformas educacionais que encarregam-se do papel

QUAESTIO, Sorocaba, SP, v. 12, p. 63-82, jul. 2010

Quaestio 12-4.indd 13

13/9/2010 11:23:00

76

Jefferson Carriello do Carmo

de incluir o trabalho docente na relao trabalho/capital e forando-o, de um lado aos novos processos de especializao a se encaixar cada vez mais na engrenagem escolar o que torna cada vez mais esse trabalho precarizado. Podemos pensar e at mesmo identificar outro fator presente nessa relao manufatureira de trabalho que est na desqualificao do trabalho docente. Como explica Enguita:
A desqualificao v-se reforada, alm disso, pela diviso do trabalho docente, que reflete duplamente a parcelizao do conhecimento e das funes da escola. A primeira, atravs da proliferao de especialidades e o confinamento dos docentes em reas e disciplinas. A segunda, por meio da delimitao de funes que so atribudas de forma separada a trabalhadores especficos, desmembrando-se assim as competncias de todos: caso da orientao, da educao especial, do atendimento psicolgico, etc. (1991, p. 48)

Neste processo de mudana do trabalho docente e suas formas de trabalho precarizado propiciada pelos cursos de habilitao coopera para a manuteno deste quadro de professores proletarizados. A baixa qualidade dos profissionais de educao (devido m formao oriunda pelas polticas de formao docente) acarreta uma conformao com o sistema e uma atitude passiva diante da educao e da sociedade como um todo. Tal profissional da educao atende aos interesses do capital uma vez que a sua postura irreflexiva e o seu despreparo e desqualificao tornam-no massa de manobra extremamente til para os interesses do capital. Ainda, na perspectiva da proletarizao do trabalho docente possvel identificar que a diviso daqueles que trabalham em educao entre especialistas e os no especialistas revelam a diviso tcnica do trabalho na escola. O professor, por no fazer parte do corpo de especialistas, tem que se submeter hierarquia e burocracia escolar tendo, por conseguinte, seu trabalho e desprestigiado e seu salrio comprimido. Para Enguita (1991) a perda de autonomia central na insero do especialista em educao na escola sendo o especialista quem passa a deter o controle do trabalho docente.

QUAESTIO, Sorocaba, SP, v. 12, p. 63-82, jul. 2010

Quaestio 12-4.indd 14

13/9/2010 11:23:00

CONSIDERAES SOBRE PROCESSO DE PRODUO CAPITALISTA E A PRECARIZAO DO TRABALHO DOCENTE NA ESCOLA

77

A administrao determina as matrias que devero ser dadas em cada curso, as horas que sero dedicadas a cada matria e os temas de que se compor. Em outras palavras, o docente tem perdido progressivamente a capacidade de decidir qual ser o resultado do seu trabalho, pois este j lhe chega previamente estabelecido em forma de disciplinas, horrios, programas, normas de avaliao, etc. [...] Mas alm disso, sobretudo as autoridades das escolas podem impor aos educadores formas de organizar as turmas e outras atividades, procedimentos de avaliao, critrios de disciplina para os alunos, etc. O docente perde assim, tambm, mesmo que s parcialmente, o controle sobre seu processo de trabalho. (p. 48)

Nas escolas, sejam elas pblicas ou privadas, cada uma guardada as devidas propores sobre o trabalho intensificado e a relao capital e trabalho, o trabalho docente visto como trabalho duro, braal do qual muitos tentam escapar logo que possvel. O enquadramento das funes tcnicas, burocrticas, de planejamento, visto com a promoo, transferncia esperada e disputada com afinco; na maioria dos casos em que a necessidade de retorno sala de aula, a mesma encarada como perversa na tica do trabalho como ontocriativo. GUISA DE CONCLUSO Historicamente, segundo alguns autores (RUGIU, 1976; DANGEVILLE, 1976; PONCE; 1991; MANACORDA, 1966; LETTIERI, 1989) a mudana no sistema educativo atual ou o seu movimento de transformao consiste na passagem do trabalho artesanal da escola tradicional para o trabalho parcelar. Esses autores, do ponto de vista do materialismo histrico, mostram que essa mudana pode ser confirmada pelas formas de organizao do trabalho e pelos meios de trabalho: no primeiro caso, a organizao do trabalho alterada pela organizao do trabalho parcelar pedaggico e a multiplicao de trabalhadores parcelares sob a rubrica de diviso do trabalho; no segundo caso, pode-se verificar as alteraes pela introduo de tecnologia mediante a relao professor-aluno. H trabalhos, por outro lado, que, ao discutirem o trabalho docente na tica do tema proposto, salientam o impacto no processo de proletarizao do trabalho docente. A incurso desses trabalhos inquire se a formao docente posta como alternativa precarizao das condies de trabalho. Entendo, num primeiro momento, que a lgica do trabalho docente e a sua proletarizao est articulada s mudanas no mundo do trabalho, em maior ou menor grau, o que nos coloca possibilidades de pensar a organizao escolar permeada por conflitos, trazendo consequncias para as polticas de formao docente e o seu trabalho

QUAESTIO, Sorocaba, SP, v. 12, p. 63-82, jul. 2010

Quaestio 12-4.indd 15

13/9/2010 11:23:00

78

Jefferson Carriello do Carmo

no sentido em que fragiliza os seus conhecimentos e o seu trabalho, mas que coloca tambm possibilidades de mudanas. (OLIVEIRA, 2003, 2004; ENGUITA, 1991; HYPOLITO, 1991, 1999; NVOA, 1995) De forma geral entendemos que as discusses vistas acima colocam a formao e o trabalho docente diante de vrias consequncias tais como a possvel neutralizao da classe (coletividade) docncia; o ensino unicamente passa a ter uma relao eminentemente para qualificao para o trabalho, reforando um procedimento histrico e econmico presente no modo em que se relaciona com o capital e trabalho, no indo para alm de sua funo de qualificar e reproduzir a fora de trabalho bem como reproduzir as relaes sociais. Acentua a naturalizao das relaes ou diferenas de classe, convertendo os problemas sociais em problemas individuais atravs da distribuio de sanes positivas ou negativas. Disfara, mascara a desigualdade das relaes sociais e produtivas acentuando a dicotomia social, como apenas de uma diferenciao natural entre as pessoas, o resultado disto a construo da ideologia meritocrtica. Cria um espao institucional escolar cada vez mais fragmentado, com uma relao que no leva em conta a mediao necessria para a construo do humano emancipado.

REFERNCIAS ALVES, Giovanni. Nova ofensiva do capital, crise do sindicalismo e as perspectivas do trabalho o Brasil nos anos noventa. In: TEIXEIRA, Francisco, J. S. Neoliberalismo e reestruturao produtiva: as novas determinaes do mundo do trabalho. So Paulo: Cortez, 1996. ______. O novo (e precrio) mundo do trabalho: reestruturao produtiva e crise do sindicalismo. So Paulo: Boitempo, 2000. ANTUNES, Ricardo. Anotaes sobre o capitalismo recente e a reestruturao produtiva no Brasil. In: ANTUNES, Ricardo, SILVA, Maria Aparecida Moraes (Orgs.). O avesso do trabalho. So Paulo: Expresso Popular, 2004. ______. O sculo XX e a era da degradao do trabalho. In: SILVA, Josu Pereira da. Por uma sociologia do sculo XX. So Paulo: Annablume, 2007. ______. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmao e a negao do trabalho. 3. ed. So Paulo: Boitempo, 2000.

QUAESTIO, Sorocaba, SP, v. 12, p. 63-82, jul. 2010

Quaestio 12-4.indd 16

13/9/2010 11:23:00

CONSIDERAES SOBRE PROCESSO DE PRODUO CAPITALISTA E A PRECARIZAO DO TRABALHO DOCENTE NA ESCOLA

79

_____. Trabalho, reestruturao produtiva e algumas repercusses no sindicalismo brasileiro. In: ANTUNES, Ricardo. Neoliberalismo, trabalho e sindicatos: reestruturao produtiva no Brasil e na Inglaterra. 2 ed. So Paulo: Boitempo, 2002. ASSMANN, Hugo. A metamorfose do aprender na sociedade da informao. Ci. Inf., Braslia, v. 29, n. 2, p. 7-15, maio/ago. 2000. _____. Redes digitais e metamorfose do aprender. Petrpolis: Vozes, 2005. BARRETO, Raquel Goulard. As polticas de formao de professores: novas tecnologias e educao a distncia. In: BARRETO, Raquel Goulard (Org.). Tecnologias educacionais e educao: avaliando polticas e prticas. Rio de Janeiro: Quartet, 2001. _____; LEHER, Roberto. Trabalho docente e as reformas neoliberais. In: OLIVEIRA, Dalila Andade. As reformas educacionais na Amrica Latina e os trabalhadores docentes. Belo Horizonte: Autntica, 2003. BENKO, Georges. Economia, espao e globalizao: na aurora do sculo XXI. 3. ed. So Paulo: Hucitec, 2002. BRIGHTON LABOUR PROCESS GROUP. O processo de trabalho capitalista. In: SILVA, Tomaz Tadeu. Trabalho, educao e prtica social: por uma teoria da formao humana. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1991. CARMO, Jefferson Carriello do. Aprendizado, competitividade e as novas formas de conhecimento produtivo para o trabalho no incio do sculo XXI. In: Seminrio Nacional de Estudos E Pesquisas - Histria, Sociedade E Educao no Brasil, 8., 2009, Campinas. Anais... Campinas: FE/UNICAMP; HISTEDBR, 2009. _____. Classe trabalhadora e educao: um exerccio contra hegemnico. 2004. 272 f. Tese (Doutorado em Educao)- Faculdade de Educao, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004. _____. Economia do conhecimento e a questo do aprendizado para o trabalho competitivo. Srie-Estudos , Campo Grande-MS, n. 26, p. 187-198, jul./dez. 2008.

QUAESTIO, Sorocaba, SP, v. 12, p. 63-82, jul. 2010

Quaestio 12-4.indd 17

13/9/2010 11:23:00

80

Jefferson Carriello do Carmo

CASSIOLATO, Jos Eduardo. A economia do conhecimento e as novas polticas indstrias e tecnolgicas. In: LASTRES, Helena Maria Martins; ALBAGLI, Sarita (Orgs.). Informao globalizao na era do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1999. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: a era da informao: economia, sociedade e cultura. 6. ed. So Paulo: Paz e Terra, 1999. v. 1. _____. A cidade na nova economia. In: MACHADO, Jorge Alberto (Org.). Trabalho, economia e tecnologia: novas perspectivas para a sociedade global. So Paulo: Tendenz; Bauru: Praxis, 2003. DANGEVILLE, Maurice (Org.). Critique de L ducation et de l enseignement. Paris: Maspero, 1976. ENGUITA, Mariano Fernndez. A ambigidade da docncia: entre o profissionalismo e a proletarizao. Revista Teoria & Educao, Porto Alegre, n. 4, 1991. FIDALGO, Fernando; OLIVEIRA, Maria Auxiliadora M.; FIDALGO, Nara Luciene Rocha (Orgs.). A intensificao do trabalho docente: tecnologias e produtividade. Campinas: Papirus, 2009. FRIGOTTO, Gaudncio (Org.). Educao e crise do trabalho. 2. ed. Petrpolis: Vozes,1998. ______; CIVIATTA, Maria (Orgs.). Teoria e educao no labirinto do capital. 2. ed. Petrpolis: Vozes, 2001. HYPOLITO, lvaro Moreira. Processo de trabalho na escola: algumas categorias para anlise. Revista Teoria & Educao, Porto Alegre, n. 4, 1991. HYPOLITO, lvaro Moreira. Trabalho docente e profissionalizao: Sonho prometido ou sonho negado? In: VEIGA, IIma Passos Alencastro; CUNHA, Maria Isabel da (Orgs.). Desmistificando a profissionalizao do magistrio. Campinas: Papirus, 1999. LETTIERI, Antonio. A fbrica e a escola. In: GORZ, Andr (Org.). Crtica da diviso do trabalho. 2. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1989.

QUAESTIO, Sorocaba, SP, v. 12, p. 63-82, jul. 2010

Quaestio 12-4.indd 18

13/9/2010 11:23:00

CONSIDERAES SOBRE PROCESSO DE PRODUO CAPITALISTA E A PRECARIZAO DO TRABALHO DOCENTE NA ESCOLA

81

LOJKINE, Jean. A classe operria em mutaes. Belo Horizonte: Oficina de Livros, 1986. _____. A revoluo informacional. So Paulo: Cortez, 1995. MACHADO, Luclia Regina de Souza de. Educao bsica, empregabilidade e competncia. Trabalho & Educao, Belo Horizonte, n. 3, p. 15-31, jan./jul., 1998a. _____. O modelo de competncias e a regulamentao da base curricular nacional e de organizao do ensino mdio. Trabalho & Educao, Belo Horizonte, n. 4, p. 79-95, ago./dez. 1998b. MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e la pedagogia moderna. Roma: Riuniti, 1966. MARCELINO, Paula Regina Pereira. A logstica da precarizao: terceirizao do trabalho na Honda do Brasil. So Paulo: Expresso Popular, 2004. MARTNEZ, Deolinda. Estudos do trabalho docente. In: OLIVEIRA, Dalila Andade. As reformas educacionais na Amrica Latina e os trabalhadores docentes. Belo Horizonte: Autntica, 2003. MARX, Karl. O capital: o processo de produo do capital. 13. ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 1989. Livro 1, v. 1. _____. Manuscritos econmicos-filosficos. So Paulo: Boitempo, 2004. MSZAROS, Istvn. Filosofia ideologia e cincia social: ensaio de negao e afirmao. So Paulo: Ensaio, 1993. MONFREDINI, Ivanise (Org.). Polticas educacionais, trabalho e profisso docente. So Paulo: Xam, 2008. NOGUEIRA, Claudia Mazzei. A feminizao no mundo do trabalho: entre a emancipao e a precarizao. In: ANTUNES, Ricardo; SILVA, Maria Aparecida Moraes (Orgs.). O avesso do trabalho. So Paulo: Expresso Popular, 2004. NVOA Antnio (Org.). Profisso professor. Portugal: Ed. Porto, 1995.

QUAESTIO, Sorocaba, SP, v. 12, p. 63-82, jul. 2010

Quaestio 12-4.indd 19

13/9/2010 11:23:00

82

Jefferson Carriello do Carmo

OLIVEIRA, Dalila Andrade. As reformas educacionais na Amrica Latina e os trabalhadores docentes. Belo Horizonte: Autntica, 2003. OLIVEIRA, Dalila Andrade. A reestruturao do trabalho docente: precarizao e flexibilizao. Educ. Soc., Campinas, v. 25, n. 89, p. 1127-1144, set./dez. 2004. Disponvel em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 3 jan. 2010. PONCE, Anibal. Educao e luta de classes. 11. ed. So Paulo: Cortez; Autores Associados, 1991. RAMOS, Marise Nogueria. A pedagogia das competncias: autonomia ou adaptao. So Paulo: Cortez, 2001. RODRGUES, Margarita Victria; ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de (Orgs.). Polticas educacionais e formao de professores em tempo de globalizao. Braslia: Lber livros, UCDB, 2008. RUGIU, Santoni Antonio (Org.). Antologia Karl Marx L uomo fa I uomo. Firenza: La nuova Itlia, 1976. SANTANA, Marco Aurlio; RAMALHO, Jos Ricardo (Orgs.). Alm da fbrica: trabalhadores, sindicatos e a nova questo social. So Paulo: Boitempo, 2003. SGUISSARDI, Valdemar; SILVA JR, Joo dos Reis. Trabalho intensificado nas federais: ps-graduao e produtivismo acadmico. So Paulo: Xam, 2009. WOLF, Simone. Qualidade total e informtica: a constituio do novo homem mquina. In: ANTUNES, Ricardo, SILVA, Maria Aparecida Moraes (Orgs.). O avesso do trabalho. So Paulo: Expresso Popular, 2004. WOLFF, Simone. Informatizao do trabalho e reificao. Campinas: Ed. Unicamp; PR: EDUEL, 2005.

QUAESTIO, Sorocaba, SP, v. 12, p. 63-82, jul. 2010

Quaestio 12-4.indd 20

13/9/2010 11:23:00

You might also like