You are on page 1of 6

CIRURGIAS DO SISTEMA URINRIO

Transplante renal
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ir para: navegao, pesquisa O transplante renal uma terapia de substituio renal que envolve o transplante de um rim de um doador vivo ou cadavrico. Tornou-se o tratamento do escolha para grande parte dos pacientes com doena renal em estgio terminal. O transplante renal tem sido uma opo para melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Os transplantes de rim de doadores vivos com compatibilidade HLA so mais bemsucedidos do que aqueles de doadores falecidos. O rim transplantado colocado na fossa ilaca do paciente e o ureter fixado bexiga ou anastomosado ao ureter do receptor. A artria e a veia renais so unidas artria e veia ilacas externas, respectivamente. Um estudo realizado nos Estados Unidos mostra que pessoas doam um dos rins vivem tanto quanto aquelas que possuem os dois rins [1]. Segundo estudo publicado na Nature, cerca de 27 mil transplantes renais so feitos anualmente no mundo, sendo 39% do total de transplantes. Estados Unidos, Brasil, Ir, Mxico e Japo de um grupo 69 pases registram o maior volume desse tipo de transplante [2]. A OMS estima que cerca de 10% dos transplantes realizados no mundo sejam ilegais [2]

Referncias
1. Doar rim no reduz expectativa de vida, mostra estudo - O Estado de S.Paulo, 11 de
maro de 2010 (visitado em 11-3-2010)

2. a b Estudo salienta necessidade de mais doaes de rins no mundo - O Estado de


S.Paulo, 18 de fevereiro de 2009 (visitado em 11-3-2010)

[editar] Ligaes externas

enftransplantacao

Fstula arterio-venosa O que ?


Categoria(s): Distrbios renais, Tratamento cirrgico

A fstula arterio-venosa uma coneco criada

cirurgicamente entre uma artria e uma veia do brao, com o propsito de ser utilizada nos tratamentos hemodialticos. Com o tempo de uso poder ocorrer algumas modificaes da parede da veia e suas tributrias, como espessamento da parede e dilataes varicosas.
Em alguns casos, o shunt resultante desta fstula pode levar a uma sobrecarga volumtrica do sistema cardiocirculatrio com conseqente insuficincia cardaca, sobretudo nos pacientes j portadores de doenas cardacas.

Tags: Fstula artrio-venosa, Hemodilise

Pielolitotomia

a retirada de um clculo (ou clculos) do rim atravs de inciso lombar e inciso da pelve renal. Tudo sob anestesia geral. Tambm implantado cateter duplo "J" para a perfeita drenagem da urina no ps-operatrio. Apesar de ter sido substituda pela percutnea, tem ainda suas indicaes na urologia.

Nefropexia
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ir para: navegao, pesquisa Nefropexia um procedimento mdico cirrgico realizado para fixar o rim em seu lugar anatmico. Este artigo sobre Medicina um esboo. Voc pode ajudar a Wikipdia expandindoo.

Nefrectomia
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ir para: navegao, pesquisa Nefrectomia a remoo cirrgica de um rim.

ndice
[esconder]

1 Indicaes 2 Procedimento 3 Cuidados ps-cirurgia 4 Ver tambm

[editar] Indicaes
Existem diversas indicaes para este procedimento, como o carcinoma de clula renal, um rim no-funcional (que pode causar hipertenso arterial sistmica) e um rim pequeno congnito (quando o rim est inchado, causando presso nos nervos, podendo gerar dor nas costas). A nefrectomia tambm realizada quando algum vai doar um rim para transplante renal.

[editar] Procedimento
A cirurgia realizada com o paciente sob anestesia geral. O cirurgio faz uma inciso no lado do abdmen para atingir o rim. Dependendo das circunstncias, a inciso tambm pode ser feita na linha mdia. O ureter e vasos sanguneos so desconectados, e ento o rim removido. A cirurgia pode ser feita como cirurgia aberta, com uma inciso, ou atravs de procedimento laparoscpico, com trs ou quatro pequenos cortes na regio abdominal e no flanco. Recentemente esse procedimento tem sido realizado atravs de uma pequena inciso no umbigo do paciente.

[editar] Cuidados ps-cirurgia


administrada ao paciente medicao intra-venosa para dor aps a cirurgia. O balano de eletrlitos e fluidos monitorado cuidadosamente, porque estas so as funes dos rins. O paciente deve permanecer no hospital entre 2 e 7 dias, dependendo do procedimento realizado e das possveis complicaes

Ureterostomia
Formao cirrgica de um orifcio no ureter para drenagem externa da urina; a via cutnea utiliza um orifcio ureteral que emerge da pele.

Imagens

Powered by

la bolsa de ureterostoma. www.a14.san.gva.es

Ureterostoma www.tecuidamos.org

Fig 2: Ureterostoma bilateral www.tecuidamos.org

URETEROSTOMI A www.flickr.com

abierta la salida del www.urostomias.es

Ureterouna llamada ureterostoma. ureterostoma www.mopermedical.c mismo, ureterostoma acti- www.leonardonortes. es om www.urologiacolombiana.c om

Diagnstico e tratamentos

Lista de doenas relacionadas com a "Ureterostom

Tentar dia

Prostatectomia
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ir para: navegao, pesquisa Prostatectomia a remoo cirrgica de parte ou toda a prstata. realizada em casos de tumores (cncer de prstata) e quando a prstata se torna muito grande (hiperplasia benigna de prstata), a ponto de restringir o fluxo de urina atravs da uretra.

[editar] Mtodos
Existem diversas formas de se realizar essa remoo:

Resseco transuretral de prstata (RTUP ou TURP): um cistoscpio passado pela uretra at a prstata, onde o tecido que circunda a prstata removido. uma operao comum para hiperplasia benigna de prstata (HBP) e os resultados so excelentes para uma grande porcentagem dos pacientes (8090%). Uma operao mais segura e refinada por meio de um laser vermelho de alta potncia "holmium".

Prostatectomia aberta: um procedimento cirrgico que envolve uma inciso na pele e a enucleao do adenoma prosttico, atravs da cpsula prosttica (prostatectomia retropbica) ou atravs da bexiga (prostatectomia suprapbica). realizada quando a prstata tiver um tamanho extremamente grande. Laparoscpica: quatro pequenas incises so feitas no abdmen e a prstata inteira removida, preservando nervos que mais facilmente lesados por uma abordagem retropbica ou suprapbica. A prostatectomia laparoscpica possui mais vantagens que a operao perineal ou retropbica, sendo mais econmica que a tcnica cirrgica auxiliada por um rob. Prostatectomia roboticamente auxiliada: nessa operao, os braos robticos laparoscpicos so controlados por um cirurgio. O rob fornece ao cirurgio muito mais destreza e liberdades de movimentos que a laporoscopia convencional, enquanto oferece as mesmas vantagens em relao prostectomia aberta: incises muito menores, menos dor, menos sangramento, menor risco de infeco, menor tempo de cura e menor tempo de estadia no hospital.[1]. Apesar dos custos deste tipo de procedimentos ainda serem altos, os preos esto baixando rapidamente[2]. Prostatectomia perineal radical: uma inciso feita no perneo, entre o reto e o escroto, e a prstata removida. A prostatectomia radical realizada para tratamento do cncer de prstata. Prostatectomia retropbica radical: uma inciso feita no abdmen inferior e a prstata removida, saindo por trs do osso pbico (retropbica).

[editar] Referncias
1. Center for the Advancement of Health; August 29, 2005; Robot-assisted Prostate Surgery Has Possible Benefits, High Cost [1]

You might also like