You are on page 1of 6

CURSO PREPARATRIO PARA O EXAME DA OAB

ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE

1. (FGV OAB 2010.2) Dentre os direitos de toda criana ou todo adolescente, o ECA assegura o de ser criado e educado no seio de sua famlia e, excepcionalmente, a colocao em famlia substituta, assegurando-lhe a convivncia familiar e comunitria. Fundando-se em tal preceito, acerca da colocao em famlia substituta, correto afirmar que: a) a colocao em famlia substituta far-se-, exclusivamente, por meio da tutela ou da adoo. b) a guarda somente obriga seu detentor assistncia material a criana ou adolescente. c) o adotando no deve ter mais que 18 anos data do pedido, salvo se j estiver sob a guarda ou tutela dos adotantes. d) desde que comprovem seu estado civil de casados, somente os maiores de 21 anos podem adotar. 2. (FGV OAB 2010.2) Tendo por substrato legal as alteraes promovidas pela Lei n. 12.010, de 2009 no tocante adoo, assinale a afirmativa correta. a) a morte dos adotantes no restabelece o poder familiar dos pais naturais. b) para viabilizar a celeridade no processo de adoo, a legislao especfica ECA admite a representao do adotante por procurao. c) uma vez falecido o adotante no curso do procedimento de adoo e antes de prolatada a sentena, no poder o juiz deferir a adoo, mesmo que tenha havido inequvoca manifestao de vontade do adotante. d) os cartrios de registros pblicos de pessoas naturais devero fornecer certido a qualquer requisitante, independentemente, de justificativa de seu interesse, em que conste o vnculo da adoo constitudo por sentena judicial. 3. (QUESTO ADAPTADA) Considerando o que dispe o Estatuto da Criana e do Adolescente, assinale a opo correta. a) dever do Estado assegurar atendimento gratuito, em creche e pr-escola, s crianas de zero a sete anos de idade. b) proibida a venda de bilhetes da Mega-Sena a crianas e adolescentes. c) criana ou adolescente desacompanhados dos pais ou do responsvel esto proibidos de viajar para fora da comarca onde residem, sem expressa autorizao judicial. d) o vnculo da adoo constitui-se por sentena judicial, que ser inscrita no registro civil mediante mandado, do qual se fornecer, administrativamente, certido somente ao adotado e aos pais, biolgicos e adotivos, vista de documentao comprobatria. 4. (QUESTO ADAPTADA) Assinale a opo correta no que se refere famlia substituta. a) na apreciao do pedido de adoo, o grau de parentesco e a relao de afinidade ou de afetividade devem ser considerados, a fim de que sejam evitadas ou minoradas as consequncias decorrentes da medida, o que no ocorre nos casos de guarda provisria e tutela, para cuja concesso o conselho tutelar considera requisito apenas a certido de bons antecedentes da famlia substituta.

b) no se deferir a colocao da criana ou do adolescente em famlia substituta pessoa que apresente, por prazo superior a 180 dias, limitaes em sua capacidade laborativa. c) a colocao em famlia substituta ocorrer mediante guarda, tutela, curatela ou adoo, conforme a situao jurdica da criana ou adolescente, o que s poder ser reconhecido e determinado pelo juiz da vara da infncia e da adolescncia. d) sempre que possvel, a criana ou adolescente dever ser previamente ouvido, e a sua opinio, devidamente considerada. 5. (QUESTO ADAPTADA) Assinale a alternativa INCORRETA. Ao adolescente empregado, aprendiz, em regime familiar de trabalho, aluno de escola tcnica, assistido em entidade governamental ou nogovernamental, vedado: a) o trabalho perigoso, insalubre ou penoso; b) o trabalho realizado em locais prejudiciais formao do menor e ao seu desenvolvimento fsico, psquico, moral e social; c) o trabalho noturno, ou seja, aquele realizado entre as vinte e duas horas de um dia at as seis horas do dia seguinte; d) o trabalho realizado em horrios e locais que no permitam a freqncia escola. 6. (QUESTO ADAPTADA) Prev o Estatuto da Criana e do Adolescente, considerando inclusive suas recentes alteraes, como regra geral, o prazo mximo de a) 4 anos para reavaliao, pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente, dos programas de proteo, em execuo, destinados a crianas e adolescentes; b) 120 dias para o relator colocar em mesa para julgamento, contado de sua concluso, os recursos nos procedimentos de adoo e de destituio do poder familiar; c) 3 anos para permanncia da criana e do adolescente em programa de acolhimento institucional; d) 6 meses para a reavaliao da situao de criana ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional. 7. (QUESTO ADAPTADA) A lei 12.010/09, conhecida como Lei Nacional de Adoo, a) imps a criao e implementao de um nico cadastro de pessoas ou casais, nacionais ou estrangeiros, habilitados adoo; b) desjudicializou o controle de acolhimento institucional de crianas e adolescentes; c) ampliou as possibilidades de adoo em favor de candidato domiciliado no Brasil no cadastrado previamente nos termos desta lei; d) introduziu no texto do Estatuto da Criana e do Adolescente o conceito de famlia extensa ou ampliada. 8. (QUESTO ADAPTADA) Dentre as diretrizes da poltica de atendimento expressamente indicadas no Estatuto da Criana e do Adolescente (art.88) temos a: a) criao de programas federais de acolhimento institucional que observem rigorosa separao por faixa etria; b) manuteno de fundos nacional, estaduais e municipais vinculados aos respectivos conselhos dos direitos da criana e do adolescente; c) municipalizao das polticas sociais bsicas e das polticas e programas de assistncia social; d) criao de conselhos tutelares em mbito municipal, estadual e federal.

9. (QUESTO ADAPTADA) Prev o Estatuto da Criana e do Adolescente medida: a) de perda da guarda dentre aquelas pertinentes aos pais ou responsvel; b) de advertncia para conselheiro tutelar que incorrer em abuso ou omisso no cumprimento de suas atribuies; c) socioeducativa de internao provisria destinada a adolescente a quem se atribua autoria de ato infracional; d) protetiva de incluso em tratamento mdico em regime hospitalar para criana em situao de violncia ou ameaa de violao de direitos. 10. (QUESTO ADAPTADA) Sobre o conselho tutelar, previsto no estatuto da criana e do adolescente, assinale a alternativa INCORRETA: a) o conselho tutelar rgo permanente e autnomo, no jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criana e adolescentes; b) para a candidatura a membro do conselho tutelar necessrio: idoneidade moral reconhecida; idade superior a dezoito anos e residncia fixa em rea no superior a cem quilmetros da sede do respectivo conselho; c) atribuio do conselho tutelar encaminhar ao ministrio pblico notcia de fato que constitua infrao administrativa ou penal contra os direitos da criana ou adolescente; d) so impedidos de servir no mesmo conselho tutelar: marido e mulher, ascendentes e descendentes, sogro e genro ou nora, dentre outros; 11. (QUESTO ADAPTADA) Adolescente de 16 anos apreendido em flagrante pela prtica de homicdio. Segundo dispe a lei vigente, se a) ficar demonstrado que o adolescente portador de doena ou deficincia mental, ele receber tratamento individual especializado, em local adequado s suas condies; b) restar comprovada autoria e materialidade do ato, a ele dever ser aplicada medida socioeducativa de internao pelo prazo mximo de 3 anos; c) receber medida de internao, ela dever durar no mnimo seis meses; d) for primrio e com bons antecedentes, o adolescente dever receber medida socioeducativa em meio aberto. 12. (QUESTO ADAPTADA) Segundo prev o Estatuto da Criana e do Adolescente quando uma criana pratica ato infracional, a) tratando-se de flagrante, deve ser encaminhada imediatamente, ou no primeiro dia til seguinte presena da autoridade judiciria; b) ela no est sujeita a medida de qualquer natureza, uma vez que crianas no praticam ato infracional; c) fica sujeita aplicao de medidas especficas de proteo de direitos pelo Conselho Tutelar ou Poder Judicirio, conforme o caso; d) deve o Conselho Tutelar representar autoridade judiciria para fins de aplicao de quaisquer das medidas pertinentes aos pais ou responsvel. 13. (QUESTO ADAPTADA) Dentre os critrios expressamente previstos no ECA a serem considerados na aplicao da medida socioeducativa, tem-se a) as necessidades pedaggicas do adolescente, sua capacidade de cumprimento e a gravidade da infrao. b) as circunstncias da infrao, o respaldo familiar do adolescente e sua capacidade de cumprimento. c) a gravidade e as circunstncias da infrao e a personalidade do adolescente.

d) as circunstncias da infrao, o contexto social do adolescente e a necessidade imperiosa da medida. 14. (QUESTO ADAPTADA) O recurso cabvel contra ato judicial que concede remisso pura e simples a adolescente autor de ato infracional a) apelao. b) agravo de instrumento. c) agravo retido. d) mandado de segurana. 15. (QUESTO ADAPTADA) Entre as caractersticas da doutrina da proteo integral pode-se destacar: a) medida scio-educativa de internao restrita a casos de ato infracional grave ou severo desvio de conduta. b) desjudicializao do atendimento. c) considerao da criana e do adolescente como objetos de tutela da famlia, sociedade e Estado. d) adoo do princpio da completude institucional. 16. (QUESTO ADAPTADA) Dentre as atribuies do Conselho Tutelar, insere-se a de atender crianas autoras de atos infracionais, podendo, em conseqncia, aplicar as seguintes medidas: a) qualquer medida socioeducativa ou de proteo prevista no ECA. b) apenas medidas socioeducativas, exceto internao e semiliberdade. c) apenas medidas de proteo, exceto colocao em famlia substituta. d) qualquer medida de proteo, sem exceo. 17. (QUESTO ADAPTADA) So caractersticas do Conselho Tutelar: a) rgo federal, colegiado, autnomo, transitrio e no jurisdicional; b) rgo estadual, colegiado, autnomo, permanente e jurisdicional; c) rgo local, colegiado, autnomo, permanente e no jurisdicional. d) rgo local, colegiado, autnomo, transitrio e jurisdicional. 18. (QUESTO ADAPTADA) Com relao s disposies do ECA acerca da colocao da criana e do adolescente em famlia substituta, assinale a opo correta. a) a colocao da criana em famlia substituta, na modalidade de adoo, constitui medida excepcional, preferindo-se que ela seja criada e educada no seio saudvel de sua famlia natural; b) a guarda destina-se a regularizar a posse de fato e, uma vez deferida pelo juiz, no pode ser posteriormente revogada; c) somente a adoo constitui forma de colocao da criana em famlia substituta; d) o guardio no pode incluir a criana que esteja sob sua guarda como beneficiria de seu sistema previdencirio visto que a guarda no confere criana condio de dependente do guardio. 19. (QUESTO ADAPTADA) No que se refere ao direito convivncia familiar e comunitria, assinale a opo correta com base no ECA. a) o ptrio poder no poder ser exercido, simultaneamente, pelo pai e pela me. Em caso de discordncia quanto a quem caber titulariz-lo, a ambos ser facultado o direito de recorrer autoridade judiciria competente para a soluo da divergncia.

b) na ausncia dos pais, o ptrio poder poder ser delegado, nessa ordem: ao irmo mais velho, desde que j tenha alcanado a maioridade, ao tio paterno ou ao av paterno. Na ausncia de qualquer um desses, o ptrio poder poder, excepcionalmente, ser delegado av materna. c) toda criana ou adolescente tem direito educao no seio da sua famlia e, excepcionalmente, em famlia substituta, assegurada a participao efetiva da me biolgica no convvio dirio com o educando, em ambiente livre da presena de pessoas discriminadas. d) os filhos, havidos, ou no, da relao do casamento, ou por adoo, tero os mesmos direitos e qualificaes, proibidas quaisquer designaes discriminatrias relativas filiao. 20. (QUESTO ADAPTADA) Considerando o ECA, assinale a opo correta. a) entre as medidas socioeducativas que podem ser aplicadas ao adolescente, esto a prestao de servios comunidade e a substituio de internao em estabelecimento educacional por multa. b) a medida aplicada por fora de remisso no pode ser revista judicialmente, sob pena de ofensa coisa julgada. c) na interpretao do ECA, devem ser considerados os fins sociais a que o estatuto se dirige, as exigncias do bem comum, os direitos e deveres individuais e coletivos, bem como a condio peculiar da criana e do adolescente como pessoas em desenvolvimento. d) o adolescente civilmente identificado no pode ser submetido identificao compulsria pelos rgos policiais, de proteo e judiciais, nem mesmo para efeito de confrontao, havendo dvida fundada.

GABARITO ECA

1. C 11. A

2. A 12. C

3. B 13. A

4. D 14. A

5. C 15. B

6. D 16. C

7. D 17. C

8. B 18. A

9. A 19. D

10. B 20. C

You might also like