You are on page 1of 13

Deslocamentos populacionais pendulares em reas ligadas indstria petrolfera no estado do Rio de Janeiro. Brasil. 2000.

Olga Maria Schild Becker**


Resumo

O estudo dos movimentos pendulares de populao vem adquirindo importncia crescente na medida em que estes se relacionam diretamente com a estrutura e as mudanas que ocorrem na economia e na sociedade. No presente caso, referem-se s transformaes ligadas indstria do petrleo e seus impactos na regio Norte Fluminense do estado do Rio de Janeiro. Em decorrncia dessas mudanas, emergem novas formas de mobilidade espacial da populao, como a pendular (diria/ de curta distncia, semanal/ de mdia distncia ou estendida/ de longa distncia) para pessoas que trabalham ou estudam em municpio diferente do de sua residncia. Neste sentido, o objetivo geral dest e estudo, de carter exploratrio descritivo, discutir o fenmeno dos deslocamentos pendulares de populao como processo de interao espacial. Para tal, visa caracterizar esta nova feio da mobilidade populacional, considerando como indicadores bsicos, distncia percorrida, reas de origem e destino, bem como a periodicidade dos deslocamentos segundo o recorte espacial da Organizao dos Municpios Produtores de Petrleo ( OMPETRO) e limtrofes da Bacia de Campos/RJ. Como objetivo especfico, busca traar o perfil scio-demogrfico dos deslocados dirios (em especial para atividades do comrcio e servios) e dos deslocados de maior tempo e distncia (aqueles ligados indstria do petrleo). O presente trabalho integra pesquisas em andamento n o Grupo de Estudos Espao e Populao (GEPOP) do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro . Brasil.
* Trabalho apresentado no XIII Encuentro de Gegrafos de Amrica Latina/ EGAL 2011. San Jos, Costa Rica (25-29/07/2011). Este trabalho contou com a colaborao de Luiz Antonio Chaves de Farias na construo do Banco de dados e na organizao das informaes estatsticas. Agradeo a Vincius Juwer pelo tratamento dos dados referentes pesquisa de campo na cidade de Maca-RJ/Brasil, realizada no mbito da Disciplina Estgio de Campo III. Depto Geografia. UFRJ. ** Professora Adjunta do Depto de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ.

1- Contextualizao da Pesquisa

A partir dos anos 80, a modernizao induzida advinda da extrao e produo de petrleo, vem apresentando expanso acelerada com o emprego de novas tecnologias, investimentos macios em infra -estrutura e logstica nos municpios da Bacia de Campos, na Regio Norte Fluminense do estado do Rio de Janeiro. Repercusses destas aes ligadas produo de energia (complexo do Petrleo em Maca, e de outro lado, a revalorizao da cana de acar em Campos de Goytacazes com vistas produo de biocombustvel) tem levado reorganizao de atividades econmicas e do mercado de trabalho local/regional, com reflexos na diviso social e territorial do trabalho . A regio da OMPETRO (mapa 1), em especial sua cidade plo, Maca, tem sido alvo de profundas transformaes de ordem econmica , demogrfica e social.

Mapa 1: rea de Estudo

A instalao da Petrobrs no municpio de Maca, e os conseqentes royalties recebidos, ao lado da demanda por servios qualificados e variados, resultaram em significativo aporte de trabalhadores, causando um formidvel crescimento populacional (mapa 2) com reflexos na dinmica do mercado de trabalho regional e na reorganizao d os espaos adjacentes. Segundo dados preliminares do Censo Demogrfico de 2010 (IBGE) diversos municpios do Rio de Janeiro, dentre eles muitos integrantes da OMPETRO, registraram significativa expanso populacional induzida pela indstria do petrleo. Merece destaque o caso de Rio das Ostras que de
tranqilo balnerio nos anos 90, emergiu como o municpio que teve o maior percentual de aumento populacional no estado, com um crescimento de quase 179% (O Globo, 14/11/2010).

Outras cidades da OMPETRO integrantes de nossa rea de pesquisa tambm apresentaram intensos crescimentos na ltima dcada: Carapebus (52%), Maca (47%) e Quissam (44%), justificando uma anlise das mudanas no mercado de trabalho e a caracterizao dos decorrentes deslocamentos populacionais pendulares.
Mapa 2: Crescimento Populacional - RJ

Entre os impactos relacionados s mudanas em curso no espao urbano/regional, destaca -se a deflagrao de importantes fluxos migratrios (em especial para a cidade de Maca), bem como a emergncia de novas formas de mobilidade espacial da populao, a exe mplo da pendularidade (diria ou estendida no tempo e no espao) para pessoas que trabalham ou estudam em municpio diferente do de sua residncia. Esta ltima dinmica encontra-se ligada diretamente ao encarecimento dos terrenos, imveis e aluguis e a emergncia de problemas scio -espaciais (violncia, favelizao, poluio, etc.) em Maca. Como reflexo, parte considervel da mo-de-obra empregada nessa cidade reside em municpios vizinhos, sugerindo que alguns estejam desempe nhando o papel de diques populacionais (PAGANOTO, 2008), ou seja, absorvendo parte da populao que antes se dirigia para Maca. Alm destes deslocados pendulares dirios que se destinam predominantemente s atividades ligadas aos setores de comrcio e servios variados, outra categoria se faz presente em Maca, representada principalmente por aqueles trabalhadores vinculados s plataformas petrolferas, indicando tambm a ocorrncia de deslocamentos de mdia e longa distncia. No presente estudo ser apresentada uma viso geral da dinmica dos movimentos pendulares para os municpios da OMPETRO, baseada em dados censitrios (IBGE, 2000), acompanhada de breve caracterizao dos deslocamentos (dirios e estendidos) para a cidade de Maca/RJ, com recorrncia a pesquisa de carter exploratrio -descritiva, desenvolvida ao longo das atividades de campo da disciplina Estgio de Campo III, j referida.
2. Questes Terico -metodolgicas. 2.1 Sobre o conceito de pendularidade...

O conceito de movimento pendular (commuting) apesar de se constituir em alvo de antigas anlises geogrficas (CHISHDOLM, 1960; HALVORSON, 1973; HOLMES, 1971) tem sido revisitado a partir de uma atualizao terica, bem como de estudos realizados para algumas aglomeraes metropolitanas nacionais (MOURA et al., 2005).

Alm dos estudos referentes aos deslocamentos domiclio-trabalho (journey-to-work), distintos enfoques para pendularidade j eram considerados por JAMES & VANCE (1960) ao se referirem a outros tipos de circulao urbana (journey-to-shop, commercial circulation, recreational circulation). No Brasil a pesquisa sobre movimento pendular foi introduzida no Censo Demogrfico de 1970 (IBGE) e buscava identificar o deslocamento dirio de casa para outro municpio como local de trabalho ou estudo. Segundo (IGNEZ e PAVIANI, 1972) tal fenmeno refletia um desnvel existente entre o tamanho da Populao Economicamente Ativa e a oferta de trabalho no municpio de residncia. Observa-se, ainda, certa correlao entre vises recentes e estudos clssicos, no sentido de que os movimentos migratrio s variam quanto durao e escala de abrangncia, e que aqueles de carter cotidiano (pendulares) devem ser compreendidos predominantemente no contexto em que se inserem, isto , no espao urbano (BRANCO et alli, 2005). Alm disso, enquadram-se nos requisitos j apontados, em 1980, por BEAUJEU -GARNIER para a caracterizao dos movimentos pendulares: aprecivel extenso; uso de alguns meios de transporte mecnicos; e certo grau de convergncia dos fluxos. Embora deslocamentos haja uma tradio quase de se associar, histo ricamente, os pendulares que exclusivamente dinmica

metropolitana, o novo contexto territorial em formao na Regio Norte Fluminense, decorrente das mudanas advindas da Economia do Petrleo, permitiu o surgimento de novos tipos de deslocamentos pendulares segundo distintas escalas geogrficas e temporais de abrangncia, estritamente ligados dinmica metropolitana.
2.2 Aspectos Metodolgicos

no mais

As questes gerais que se colocam para reflexo neste trabalho e que buscam a compreenso do fenmeno da pendularidade podem ser assim sintetizadas: a) De que forma a expanso do complexo petrolfero no Norte Fluminense, em especial da cidade de Maca e municpios limtrofes que participam da Organizao dos Municpios Produto res de Petrleo e Gs da Zona de Produo da Bacia de Campos (OMPETRO), influenciou e vem influenciando 5

na reorganizao do mercado de trabalho regional bem como na intensidade e emergncia de novas formas de mobilidade e pendularidade na regio? Como se estruturam estes deslocamentos intermunicipais? b) Qual o perfil scio -demogrfico dos deslocados pendulares, no presente contexto de estudo? Como objetivo geral props-se discutir o fenmeno dos deslocamentos pendulares da populao como processo de interao espacial, no contexto das mudanas em curso na estrutura econmica e social regional. Quanto escala espacial foram considerados como categorias analticas:
y

deslocados pendulares de

curta distncia provenientes dos

municpios limtrofes (seja para OMPETRO ou para a cidade de Maca);


y

deslocados pendulares de mdia distncia provenientes de outros municpios do estado do Rio de Janeiro; deslocados pendulares de longa distncia provenientes de o utros estados (Unidades da Federao) e outros pases. No que se refere escala temporal pressupe-se que os deslocados

pendulares integrem dois grupos distintos:


y deslocados pendulares dirios/semanais; y deslocados pendulares estendidos no tempo (mensal).

Enquanto rea de estudo (mapa 1), contemplou-se o recorte institucional da Organizao dos Municpios Produtores de Petrleo e Gs da Bacia de Campos (OMPETRO), sendo utilizado o municpio como unidade espacial de anlise. Em relao s fontes de informao, foram utilizados, tanto dados secundrios obtidos junto ao Banco Multidimensional de Estatsticas (BME) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica ( IBGE) do Censo Demogrfico 2000, quanto dados primrios coletados no mbito dos trabalhos da Disciplina de graduao, Estgio de Campo III, ministrada pela autora em 2009. No que se refere aos dados primrios, realizou-se um estudo de caso no municpio de Maca-RJ, representado por uma pesquisa exploratria descritiva do perfil de dois grupos de deslocados pendulares: - trabalhadores offshore ligados a indstria do petrleo (de longa distncia), entrevistados no aeroporto de Maca -RJ (87 questionrios); 6

i ti i . 4 P im i 4.1 E ifi i i i t i , l i 12% l 2000, t i i S l , i li t f i l

t li

i t t

i t i i i i

t i i

i t t i t

t l O t

i i , i

i i t

71

l l it , t i t t , l 3: E t i li , 3 % f i , 19%, i t l : 20%, l Fl P l B i , tit i t il l 3 %, i i t m t t l t t l 3 O PE i O. t i 3). i i i , i i i l. O PE O t t t lit f O PE 23%, t O i t O PE l ii i , 37% ti i i i O l 1)

Tabela 1

Origem e Magnitude dos Deslocamentos Pendulares para os Municpios da OMPETRO, 2000.


Origem Segundo Principais Regies e Municpios Total RMRJ
Rio de Janeiro Nova Igu au So Gonal o So Joo de Meriti Ni teri Out ros Municpios RMRJ

N Deslocados Pendulares por Municpios da OMPETRO


Total Arm ao dos Bzios Cab o Frio Campos dos Go yt acazes Carapebus Casimiro de Abreu Maca Quis sam Ri o d as Os tras So Joo da Barra

39895 7510 1996 1533 1041 803 492 1645 14539 4645 3727 1452 1342 1216 750 631 553 223

2866 115 12 26 28 0 13 36 2673 2572 48 8 45 0 0 0 0 0

7886 562 214 35 96 17 82 118 560 0 143 60 140 8 24 0 0 185

6929 2649 518 775 284 513 96 463 1762 101 0 73 9 1051 399 108 21 0

346 0 0 0 0 0 0 0 264 0 10 0 0 10 124 120 0 0

1974 104 20 9 10 9 0 56 1654 1476 0 149 0 0 29 0 0 0

12541 3891 1150 683 600 256 301 901 5798 297 2958 1162 309 124 0 392 518 38

251 0 0 0 0 0 0 0 200 0 98 0 12 12 64 0 14 0

1582 189 82 5 23 8 0 71 1195 199 37 0 827 11 110 11 0 0

4 36 0 0 0 0 0 0 0 4 33 0 4 33 0 0 0 0 0 0 0

Municpios OMPETRO
Cabo Fri o Campos dos Goytacazes Rio das Ostras Casimiro de Abreu So Joo da Barra Maca Qui ssam Carapebus Armao dos Bzi os

Outros Municpios Estado Rio de Janeiro


So Ped ro da Ald eia Conceio de Macabu Arraial do Cabo So Fidlis Demais municpios

12762 5443 87 1042 733 5457

78 0 0 9 0 69

6764 5219 12 902 8 623

2518 21 0 24 564 1909

82 0 75 0 0 7

216 37 0 0 0 179 51

2852 122 0 103 149 2478 3293

51 0 0 0 0 51 0

198 44 0 4 12 138 20

3 0 0 0 0 3 11

Outros 34 186 1362 0 5084 Estados Fonte: BME/ IBGE. Dados brutos do Censo demogrfico, 2000. Organizao: GEPOP/Depto. de Geografia/UFRJ, 2010.

Quanto ao gnero (Tabela 2) predominante dos deslocados verificou-se que 72% do total so homens, mantendo -se esta proporo em relao s suas diferentes reas de origem. Pode-se, entretanto concluir que esta predominncia aumenta na medida em que aumenta a distncia percorrida: 88% so provenientes de outros estados/deslocamentos de longa distncia, versus 67% originrios de municpios de curta e mdia distncia. 8

Em relao cor (tabela 2), observou-se uma fraca predominncia de brancos (55% para homens e 59% para mulheres) no total dos deslocados, mantendo-se esta tendncia entre os provenientes tanto da OMPETRO quanto de outros municpios do estado do Rio de Janeiro. J para os deslocamentos de longa distncia, notou -se um aumento da proporo de populao branca entre as mulheres (80% do gnero feminino e 53% do masculino). Os maiores percentuais de pessoas pretas e pardas (ainda que no significativos) foram provenientes da Regio Metropolitana do Rio de Janeiro (56% para home ns e 50% para mulheres).
Tabela 2
e l a e lare ara a T r G er e e e l a e t e rea e ri e r e
r

Ti

T t al 7 ,9

ra

T ta l 28 ,

T tal

5 5,4

44 ,

6 7,

54,2

45,8

6 6,7

57,3

42,7

e ta

tr .

8 8,4

53,0

46,7

Fonte: BME/ IBGE. Dados brutos do Censo demogrfico, 2000. Organizao: GEPOP/Depto. de Geografia/UFRJ, 2010.

Ao se analisar a escolaridade (tabela 3) por gnero dos deslocados pendulares, percebeu -se que ocorria uma concentrao na faixa de 4 a 11 anos de estudo para ambos os gneros (47% para homens e 42% para mulheres), destacando-se as mulheres 9 por apresentarem pequena predominncia na faixa de maior escolaridade (mais de 11 anos de estudo).

##

$$ #

(l i t e l a e

r a il a ia e t a l)

1 11

$$ #

$$ #

( ia i t ia e l a e t e a a l) tr i i i e a e ir ( rta e ia i t ia e l a e t i ri e a a l)

7 9,2

56,4

40,8

$$ #

( -

T rta i t ia e l a e t i ri )

2 ,7

2 ,8

,6

 
ra 59 ,2

T tal

re ta , ar a e tra

59,4

49,6

59,3

80,3

$ " !  
4 ,8

$$ #

rea e ri e e Ti e e l a e t e lar

e r e t al e e H e

r G er e

  
lhere

$ # # " !           

" )   )  "   " 4 "  " " " ! %  )"  0  ! )   "  " ) !   2  (  " 3  & "  !% !  )"   )  "  " ) 2(& (  0 )  "  " ! % ( '  &%   

re ta , ar a e t ra

40,6

50,4

40,7

19,7

Entretanto, cabe salientar que as mulheres que efetuavam deslocamentos de longa distncia possuam maior escolaridade que os homens neste tipo d e pendularidade (85% versus 58%), ainda que as mulheres tenham uma participao de apenas 14% nos deslocamentos de longa distncia.
Tabela
Deslocados Pendulares para a MPETR , por nero e Escolaridade, segundo Tipo de Deslocamento e rea de rigem. 2000.
Percentual de Pessoas por
omens
De 1 a menos anos de estudo De a 10 anos de estudo

Total

Total

Total MPETR (curta dist ncia deslocamento dirio) RMRJ (m dia dist ncia deslocamento semanal) utros Municpios do Rio de Janeiro (curta e m dia dist nciadeslocamento dirio ou semanal) utros estados. Brasil (longa dist ncia deslocamento mensal)

100

1,

10,

2 ,1

2,2

100

,0

4,9

11,6

51,2

32,3

,0

7,9

7,8

43,9

100

,1

1,3

5,9

40,4

52,4

20,

4,7

7,9

44,3

100

4,7

14,6

53,7

27,0

4,6

10,6

43,2

100

,2

1,4

5,0

35,9

57,7

13,

0,0

1,3

13,6

onte: BME/ IB E. Dados brutos do Censo demogrfico, 2000. rganizao: EP P/Depto. de eografia/U RJ, 2010.

Uma leitura da procedncia dos deslocamentos pendulares para Maca

(tabela 4) a partir de dados de campo, indicou que aqueles considerados de periodicidade diria, provm em 57% de municpios limtrofes e de outros distritos do prprio municpio de Maca, enquanto 37% tm sua origem em outras localidades do estado do Rio de Janeiro, constituindo -se em fluxos de mdia distncia. J para os deslocados estendidos no tempo (semanal e mensal) registrou-se que 38% tinham origem em municpios do estado

10

G HH

GP

DI

I FF

FF

E PF

I DH

Total

11 ou mais anos de estudo

De 1 a menos anos de estudo

De a 11 anos de estudo

rea de rigem e Tipo de Deslocamento Pendular

Sem instruo ou menos de 1 ano de estudo

Sem instruo ou menos de 1 ano de estudo

@9

nero e Escolaridade
Mul e res
11 ou mais anos de estudo

GF

E D

I GG

DG

ED

GP

7 6 6

R S

R R R

40,4

43,2

41,6

85,0

7 5

considerados de mdia distncia, enquanto 28% provinham de outros estados (longa distncia) e 5% de outros pases.
Tabela Percentagem de Deslocados Pendulares para Maca, segundo distncia de deslocamento. 2009.
Tipo de deslocamento de curtssima distncia (municpios limtrofes e o utros distritos de Maca) de curta distncia (demais municpios da Regio Norte Fluminense) de mdia distncia (demais municpios do estado do Rio de Janeiro) de long a distncia (de outros estados) de distncia extrema (de outros pases) sem informao Total Tipo de Deslo cado Pendular estendido di rio / semanal 5% 57%

23%

6%

38%

37%

28% 5% 1% 100%

0% 0% 0% 100%

onte: Dados Brutos obtidos em pesquisa de campo no mbito da disciplina Estgio de Campo III U RJ. r ganizao: Vinicius Juwer, 200 .

Ao se avaliar os rendimentos (tabela 5) das pessoas deslocadas, constatou-se que a maior parte (72%) dos deslocamentos pendulares de curta distncia e menor periodicidade correspondem a trabalhadores com baixo nvel de renda (at 3 salrios mnimos/sm), enquanto que os deslocados estendidos no tempo e no espao apresentam melhores faixas salariais (39% entre 5 e 10 sm e 13% acima de 10 sm).
Tabela
Perc entagem de D eslocados Pendulares para Mac a, segundo Faixa a larial. 2009.
Nveis de Renda (faixas salariais) at Tipo de deslocamento pendular estendido dirio / semanal 13% 21% 3 % 13% 1 % 100% 72% 18% 2% 2% 6% 100%

salrios mnimos

sem informao Total

onte: Dados Brutos obtidos em pesquisa de campo no mbito da disciplina Estgio de Campo III- Depto eografia.U RJ. rganizao: Vinicius Juwer, 200 .

11

de mais de a salrios mnimo s de mais de a 1 0 salrios mnimos de mais de 10 salrios mnimo s

W T

a `

V T

V T

5 Consideraes inais

a) No que se refere ao processo de interao espacial, foi possvel registrar que quanto magnitude dos deslocamentos pendulares no ano de 2000, um montante de 39895 pessoas dirigiam-se para a Regio do Petrleo, sendo que 37% eram provenientes da prpria OMPETRO representando movimentos de curta distncia; 19% tinham origem na Regio Metropolitana do Rio de Janeiro (deslocamentos de mdia distncia); 12% eram provenientes de outros estados (deslocamentos de longa distncia) e 32% empreendiam deslocamentos dentro do estado do Rio de Janeiro (seja de curta ou mdia distncia). b) Em relao ao perfil scio-demogrfico dos grupos deslocados, verificou-se que a maioria so homens (72%) independente das diferentes reas de origem e que esta predominncia aumenta na razo direta da maior distncia dos deslocamentos; que h uma predominncia (ainda que pequena) de pessoas brancas para ambos os sexos, e que h uma escolaridade mdia na faixa de 4 a 11 anos de estudo, tendo, em geral , as mulheres apresentado maior nvel de instruo do que os homens, especialmente aquelas que se deslocam a maiores distncias. c) Como um dos resultados da pesquisa de campo (exploratria descritiva) dos deslocamentos para Maca, foi possvel concluir que houve uma concordncia significativa entre as escalas de abordagem dos fluxos pendulares, considerando-se os distintos tipos de dados utilizados (secundrios e primrios). Quanto periodicidade e origem dos fluxos pendulares constatou se que os deslocados dirios provm em sua maioria de municpios limtrofes, enquanto os de mdia e longa distncia referem -se aos deslocados semanais ou mensais. Alm disso, ao se relacionar periodicidade dos deslocamentos e nvel de renda, verificou-se que os deslocados de longa distncia apresentaram os rendimentos mais elevados (fato relacionado precariedade de qualificao da mo de obra no setor petrolfero local e regional), enquanto os nveis salariais mais baixos relacionaram-se aos deslocamentos de curta distncia.

12

6 - Refer ncias Bibliogrficas


NTICO, C. Deslocamentos Pendulares nos Espaos Sub -Regionais da Regio Metropolitana de So Paulo. Anais do XIV Encontro Nacional de Estudos Populacionais. ABEP, Caxambu/MG. 2004 (CD-ROM). BECKER, O. M. S. Mobilidade espacial da populao: conceitos, tipologia, contextos In: CASTRO, In et alli. Exploraes Geogrficas . Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997, p 319 -367. BRANCO, Maria Luisa Gomes Castello; Olga Lcia C. de Freitas FIRKOWSKI em MOURA, Rosa. Movimento Pendular e Perspectivas de Pesquisas em Aglomerados Urbanos. In: So Paulo em Perspectiva . v.19/ n.4/ Movimentos Migratrios Nas Metrpoles. Fundao SEADE. out -dez 2005, p. 121 -133. CEFET. A Evoluo do Emprego Formal na Regio Norte Fluminense: um enfoque sobre Campos e Maca In: Boletim Tcnico: Observatrio econmico da regio Norte Fluminense, Campos dos Goytacazes/RJ: CEFET, n 1, maro, 2001. 17 p. CHISHOLM, M. The Geography of Commuting. Annals of the Association of American Geographers, 50 (2) e (4), 1960. pp. 181 -182 e 491-492. COSTA,I.& PAVIANI, A. Commuting in the Brazilian Federal District. Revista Geogrfica (IPGH), 1972. HOLMES, J.H. External commuting as a prelude to suburbanization. Annals of the Association of American Geographers , 61 (4), 1971, pp. 774 -790. IBGE. Migrao e Deslocamento, resultados da Amostra. Censo Demogrfico 2000. Rio de Janeiro: IBGE, 2001. _____. Censo Demogrfico 2010. Manual do Recenseador. CD -1.09. Rio de Janeiro, 2010. JARDIM, A de P. Algumas Reflexes sobre o Estudo das Migraes Pendulares. Anais do V Encontro Nacional sobre Migraes . ABEP. Campinas/ SP, 15 -17 de outubro de 2007. ______________. Movimentos Pendulares e Circulares da Populao na Regio Petrolfera do Estado do Rio de Janeiro: reflexes analticas. Anais IV Encontro Nacional Sobre Migraes . ABEP. Minas Gerais, 12 -13 de agosto de 2009. ______________. Mobilidade Intra -metropolitana no Rio de Janeiro. In: Pensando o espao e o territrio na Metrpole do Rio de Janeiro: refletindo possibilidades analticas sobre migraes intra -metropolitanas. Rio de Janeiro: o autor, 2007. pp. 139-163. PAGANOTO, Faber. Mobilidade e Trabalho em Maca/RJ, a Capital do Petrleo. Dissertao de Mestrado - Universidade Fede ral do Rio de Janeiro/ PPGG, 2008. PIQUET, R. (org.). Petrleo, Royalties e Regio . Rio de Janeiro: Garamond, 2003. _________& SERRA, R. Petrleo e Regio no Brasil: o desafio da abundncia . Rio de Janeiro: Garamond, 2007. VANCE, I. Labor_Shed employment field and dynamic analysis in urban geography. Economic Geography , 36 (3), 1960.

13

You might also like