You are on page 1of 2

Recadinho para os professores. Adaptao de "O PAPEL DO PROFESSOR NOS DIAS ATUAIS", por Maria Anglica.

Beijocas Prof Maria Anglica (4 srie) Colgio Marista Champagnat


mlica@terra.com.br maria.santos@pucrs.br

O PAPEL DO PROFESSOR NOS DIAS ATUAIS


A sociedade espera dos professores o comprometimento com a formao de um educando capaz de assumir-se como ser social e histrico, transformador e criador. Coerente com essa perspectiva, o professor no pode ser meramente um informador ou reprodutor do conhecimento, mas um mediador, um orientador. Ser capaz de estimular seus alunos com propostas desafiadoras e questionamentos que impulsionem o educando a buscar, pesquisar, encontrar solues e formular novos problemas. Ser dinmico, e suas aulas devem ser momentos para que o educando e ele prprio (o professor) exercitem a capacidade de raciocnio, de argumentao de forma clara e concisa, de chegada a um comum acordo e obteno de ao construtiva. Valorizar a participao do aluno e criar condies para que ele construa um conhecimento crtico sobre o mundo. Enfatizar o dilogo e as atividades cooperativas que estimulem a criao e o uso de mltiplas formas de expresso. Encaminhar seu trabalho para formar alunos lderes, colaboradores e criativos, valorizando sempre a ao, a reflexo e a tomada de conscincia de seu papel na sociedade. Para atender a todos esses requisitos, o professor precisa estar disponvel ao saber e muito preocupado com a forma com que ensina e a maneira como seus alunos aprendem. Isso exige segurana e firmeza do professor, no que se refere aos seus conhecimentos e sua competncia profissional, para que possa ter fora moral para coordenar as atividades de aula. Essa uma ponta do iceberg. Educar uma atividade humana e formadora. No podemos estar alheios formao tica de nossos alunos. necessrio que haja coerncia entre o falar e o agir. Somos educadores e exemplos de tolerncia, aceitao do outro, respeito, justia e democracia.

O caminho a ser trilhado pelo professor exige grande responsabilidade para com a formao de pessoas melhores. Nossa prtica educativa deve estar repleta dessa esperana, que no utpica, mas possvel de ser construda.
Devemos pensar num novo professor, mediador do conhecimento, sensvel e critico, aprendiz permanente e organizador do trabalho na escola, um orientador, um cooperador, curioso e, sobretudo, um construtor de sentido. Ensinar no transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produo ou a sua construo. preciso que, pelo contrrio, desde o comeo do processo, v ficando cada vez mais claro que, embora diferentes entre si, quem forma se forma e re-forma ao formar e quem formado forma-se e forma ao ser formado. (...) No h docncia sem deiscncia, as duas se explicam e seus sujeitos, apesar das diferenas que os conotam, no se reduzem condio de objeto um do outro. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. Freire, 1997. In: Moacyr Gadotti, 2000.

You might also like