You are on page 1of 6

TERMOQUMICA

1. O CALOR E OS PROCESSOS QUMICOS Termoqumica: Estudo das quantidades de energia, na forma de calor, liberada ou absorvida durante os processos de interesse da Qumica, tais como as mudanas de fase e as reaes qumicas.

EXERCCIOS ESSENCIAIS

O conceito de calor Energia transferida entre dois corpos (ou entre diferentes partes de um mesmo corpo) que tm temperaturas diferentes.

H processos que liberam e outros que absorvem calor A. Processos exotrmicos (que liberam calor ) Ex.1: gua lquida num congelador perde calor para esse ambiente e em decorrncia disso, ocorre o congelamento da gua. Congelamento um processo que libera calor. Ex.2: Queima de hidrognio

B. Processos endotrmicos (que absorvem calor ) Ex.1: Um pedao de gelo deixado sobre a mesa receber calor do ambiente e isso provocar o fuso do gelo. A transio da gua slida para a fase lquida um processo que absorve calor. Ex.2: Decomposio do carbonato de clcio CaO(s) + 2 CO2(g) CaCO3(s) + Q 123 123 144424443 Reagente Calor absorvido Produtos do meio ambiente

(PUC RS) Considerando as transformaes: Conclui-se que ocorre transformao endotrmica apenas em: a) I b) II c) III d) I e II e) II e III (Vunesp) Em uma cozinha, esto ocorrendo os seguintes processos: I. gs queimando em uma das bocas do fogo e II. gua fervendo em uma panela que se encontra sobre essa boca do fogo. Com relao a esses processos, pode-se afirmar que: a) I e II so exotrmicos. b) I exotrmico e II endotrmico. c) I endotrmico e II exotrmico. d) I isotrmico e II exotrmico. e) I endotrmico e II isotrmico.

Resumindo:

2. ENTALPIA E VARIAO DE ENTALPIA CALORIMETRIA: Estudo e medio das quantidades de calor liberadas ou absorvidas durante os fenmenos fsicos e/ou qumicos. A variao de entalpia (H) de um sistema informa a quantidade de calor trocado por esse sistema, a presso constante. O sinal do H informa se o processo exotrmico (H < 0) ou endotrmico (H > 0). Alguns qumicos chamam H de calor de reao. A entalpia de um sistema uma grandeza (expressa em unidade de energia) que informa a quantidade de energia desse sistema que pode ser transformada em calor em um processo a presso constante.

Unidades de quantidade de calor Clculos envolvidos na calorimetria Q = mc Onde

1 cal = 4,18J

(sem mudana de fase)

m = massa da substncia (g) c = calor especfico da substncia (cal/g.C) = variao de temperatura

Calormetros A) Calormetro de gua

Processo EXOTERMICO Sai energia do sistema H = Hf Hr < 0 Entalpia final Entalpia inicial (depois da (antes da liberao de calor) liberao de calor)

B) Calormetro de Combusto

Processo ENDOTERMICO Entra energia no sistema H = Hf Hr > 0 Entalpia final Entalpia inicial (depois da (antes da absoro de calor) absoro de calor)

Variao de entalpia em uma mudana de fase A. Processo qumico exotrmico Em palavras: Quando um mol de gua lquida passa para a fase slida, a presso constante, o sistema perde 6,01 quilojoules de energia, ou seja o sistema sofre uma variao de entalpia de - 6,01 KJ. Em equao: H2O(l) Em grfico: Em equao: H2(g) + O2(g) Conveno: Em equao H2(g) + O2(g) Em grfico: H2O(l) + 285,8 KJ Calor liberado H2O(s) H = - 6,01 KJ/mol Em palavras: Quando um mol de hidrognio gasoso reage, a presso constante, com meio mol de oxignio gasoso para formar um mol de gua lquida, ocorre a liberao de 285,8 KJ de energia (na forma de calor) para o meio ambiente.

H2O(l) H = - 285,8 KJ/mol

Em palavras: Quando um mol de gua slida passa para a fase lquida, a presso constante, o sistema recebe 6,01 quilojoules de energia, ou seja o sistema sofre uma variao de entalpia de + 6,01 KJ. Em equao: H2O(s) H2O(l) H = + 6,01 KJ/mol

EXERCCIOS ESSENCIAIS B. Processo qumico endotrmico Quando um mol de etanol (C2H6O, lcool comum) passa do estado lquido para o gasoso, ocorre absoro de 43,5 kJ de calor. Represente esse processo por meio de uma equao acompanhada do respectivo valor de H. Em palavras: Quando um mol de xido de mercrio II slido se decompe, a presso constante, em um mol de mercrio lquido e meio mol de oxignio gasoso, ocorre a absoro de 90,7 KJ de energia (na forma de calor) para o meio ambiente. Em equao: HgO(s) + 90,7 KJ Hg(l) + O2(g) Calor absorvido Conveno: Em equao HgO(s) Hg(l) + O2(g) H = + 90,7 KJ/mol Em grfico:

Variao de entalpia em reaes qumicas

EXERCCIOS ESSENCIAIS Compressas instantneas quentes e frias Construa um diagrama de entalpia que represente o seguinte processo: 2 HI(g) H2(g) + I2(g) H = - 53,0 kJ/mol Explique o significado da seguinte representao, que envolve o etanol (C2H6O, lcool comum): C2H6O(l) + 3 O2(g) 2 CO2(g) + 3 H2O(l) H = -1367 kJ/mol

Atletas que sofrem problemas musculares durante as competies podem utilizar bolsas instantneas quentes ou frias como dispositivos para primeiros socorros. Esses dispositivos funcionam mediante reaes exo ou endotrmicas. Normalmente so constitudos por uma bolsa de plstico que contm gua em uma seo e uma substncia qumica seca em outra. Ao golpear a bolsa, a seo contendo gua se rompe e a temperatura aumenta ou diminui dependendo da reao com a substncia seca ser exo ou endotrmicas. Em geral, para compressas quentes usa-se cloreto de clcio ou sulfato de magnsio, e, para compressas frias, nitrato de amnio. As reaes so:

Adicionando-se 40 g de CaCl2 a 100 mL de gua, a temperatura aumenta de 20C para 90C. Adicionando-se 30g de NH4NO3 a 100 mL de gua, a temperatura da gua diminui de 20C para 0C. Tais bolsas atuam por 20 minutos, aproximadamente. Determine o H de cada reao acima usando os dados fornecidos.

3. EQUAO TERMOQUMICA a equao qumica a qual acrescentamos a entalpia da reao e na qual mencionamos todos os fatores que possam influir no valor dessa entalpia. a) As quantidades de reagentes e produtos

CURIOSIDADES

multiplicando por 2:

dividindo por 2:

b) O estado fsico de todos os participantes

c) A temperatura em que o processo ocorre

Graficamente:

d) A presso em que o processo ocorre Praticamente no influi nos processos envolvendo slidos e lquidos. Mesmo com gases s perceptvel a influncia em presses elevadssimas (da ordem de 1000 atm). No nos preocuparemos.

e) Variedade alotrpica, quando for o caso

EXERCCIOS ESSENCIAIS

Analise dos dados obtidos na combusto de C(gr) e C(d)

Graficamente:

Interpretando o grfico Se a queima de 1 mol de C (d) libera mais energia do que a queima de 1 mol de C (gr), conclui-se que o C (d) mais energtico (menos estvel) que o C (gr) (mais estvel) Estabilidade das variedades alotrpicas do enxofre, do fsforo e do oxignio

ou graficamente

You might also like