You are on page 1of 14

Religio e memria na obra de Allan Kardec.

Augusto Csar Dias de Araujo 1

Resumo: A anlise crtica dos escritos de Kardec tem-nos mostrado que, com certeza, este autor desejava que a doutrina e o movimento por ele iniciados tivessem um alcance universal. No entanto, ao contrrio desta aspirao, no se pode deixar de notar que no s Kardec funda uma nova religio, como a vincula de maneira irrevogvel tradio e memria crists. Isso fica claro no apenas com a publicao, em 1864, de Lvangile selon le Spiritisme. Mas, desde a Conclusion de Le Livre des Esprits (1860), quando vincula a nova doutrina ao conjunto dos dogmas catlico-romanos, e lhe atribui o carter de uma chave hermenutica para a reconduo destes dogmas a seu verdadeiro significado. O objetivo deste trabalho analisar os elementos desta vinculao, discutindo como aquilo que se constitui como o projeto pessoal de Allan Kardec para o espiritismo se converte, ainda durante em sua vida, num movimento de recuperao da memria da religio crist, principalmente catlicoromana, dos desvios doutrinrios a que teria sido submetida. Um processo que, a meu ver, culminar na cristalizao de uma nova identidade para a doutrina dos espritos, a de cristianismo redivivo. Palavras-chave: Espiritismo, Allan Kardec, Religio, Memria. Rsum: Lanalyse critique des crits de Allan Kardec (1804-1869) nous a montr en effet que cet auteur a voulu la doctrine et le mouvement qu'il a fond a une porte universelle. Toutefois, il convient de noter que contrairement ses aspirations, non seulement Kardec fonda une nouvelle religion, mais une religion lie irrvocablement la tradition et mmoire chrtienne. C'est clair, non seulement par la publication de L'Evangile selon le Spiritisme en 1864, mais aussi dans la Conclusion de Le Livre des Esprits (1860), o relie la nouvelle doctrine lensemble du dogmes catholique romaines, et lui attribue le caractre dune cl hermneutique pour le renouvellement de ces principes leur vritable signification. L'objectif de cette tude est d'analyser les lments de ce lien, d'examiner comment ce qui est considr comme le projet personnel d'Allan Kardec pour le Spiritisme devient, mme pendant sa vie, un mouvement pour rcuprer la mmoire de la religion chrtienne, en particulier Catholique Romaine, des dviations doctrinales qui ont t soumis. Un processus qui aboutira, mon avis, dans la cristallisation d'une nouvelle identit pour la doctrine des esprits: le christianisme ressuscit . Mots-cls: Spiritisme, Allan Kardec, Religion, Mmoire.

Doutorando em Cincia da Religio pelo Programa de Ps-graduao em Cincia da Religio da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPCIR / UFJF). Pesquisa realizada com financiamento da Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). E-mail: acadraujo@gmail.com

Introduo:

A anlise crtica dos escritos de Allan Kardec (1804-1869) tem mostrado que, embora este autor desejasse que a doutrina e o movimento por ele iniciados tivessem um carter laico e um alcance universal, no se pode deixar de perceber que, com sua obra, no apenas fundada uma nova religio, mas uma religio que se vincula de maneira irrevogvel tradio e memria crists. Quando, na Conclusion de Le Livre des Esprits (1860), Kardec vincula a nova doutrina ao conjunto dos dogmas catlico-romanos e nela encontra uma chave hermenutica para a reconduo destes dogmas a seu verdadeiro significado; ou quando, em 1864, com a publicao de Lvangile selon le Spiritisme, apresenta o Espiritismo como a terceira revelao da lei de Deus, em continuidade com as revelaes mosaica e crist; encontra-se implcita a ideia de que o Espiritismo [...] o Cristianismo apropriado ao desenvolvimento da inteligncia e isento dos abusos [...] 2. Em outras palavras, para Kardec como se o Espiritismo fosse um mdium para a tradio crist, atualizando-a para a mentalidade racional e cientfica do sculo XIX. O objetivo deste trabalho analisar alguns elementos desta mediao e discutir de que maneira aquilo que se constitui como o projeto pessoal de Allan Kardec para o Espiritismo se converte, ainda durante em sua vida, num movimento de recuperao da memria da religio crist. Antes, porm, ser necessrio retomar a problemtica da formao identitria do Espiritismo, na obra de seu fundador, a fim de compreendermos porque Kardec rejeita identific-lo como uma religio. Em seguida, analisaremos como, em suas obras, este autor cria vnculos suficientes com o cristianismo para caracterizar o Espiritismo como uma atualizao do cristianismo para o sculo XIX. Por fim, verificaremos que, nesta dinmica de reinterpretao da tradio crist, encontra-se em jogo a ressemantizao da memria coletiva de toda a tradio qual o Espiritismo se vincula 3.

O Espiritismo no uma religio:

KARDEC, Allan. Nova ttica dos adversrios do Espiritismo. In: ______. Revista Esprita. Jornal de Estudos Psicolgicos. Ano Oitavo 1865. Junho de 1865, n. 6. Rio de Janeiro: FEB, 2006. p. 255. 3 Este trabalho o desenvolvimento de ideias apresentadas no artigo ARAUJO, Augusto. Identidade e Fronteiras do Espiritismo na obra de Allan Kardec. Horizonte, v. 8 n. 16, jan./mar. 2010. (Em Edio); e da comunicao por mim apresentada no 23 Congresso Internacional da SOTER, de 12 a 15 de Julho de 2010, O Espiritismo segundo Allan Kardec: um mdium para a tradio crist, a ser publicada em breve nos anais do referido Congresso.

Em Identidade e Fronteiras do Espiritismo na obra de Allan Kardec 4, artigo no qual proponho uma reflexo sobre o processo de formao identitria do Espiritismo doutrina e movimento a partir de seu discurso fundador presente na obra de Allan Kardec, trabalho com a relao entre Espiritismo e as trs instncias a que Kardec recorre a fim de legitimar seu discurso: cincia, filosofia e religio. O objetivo ali era demonstrar como, nesta interao, a identidade do Espiritismo se consolida ao estabelecer fronteiras, numa relao de relativa superioridade e de superao, frente a essas trs instncias, sem, no entanto, abrir mo do uso de sua linguagem e de suas fontes. Neste contexto, o conceito de Espiritismo se apresentaria como um conceito hbrido, o qual indicaria o carter mediador da nova doutrina e do movimento articulado em seu entorno. J neste artigo ficava claro que embora o Espiritismo tangencie aquilo que Allan Kardec considera os elementos essenciais de toda religio a existncia de deus, a imortalidade da alma e as penas e recompensas da vida futura , para ele de forma alguma este deve ser confundido com uma nova religio 5. De fato, para o autor, considerar o Espiritismo como uma religio [...] um erro grave e pode dar uma ideia muito falsa, quer do Espiritismo em geral, quer do carter e do objetivo dos trabalhos da Sociedade Parisiense de Estudos Espritas 6. Kardec chega mesmo a dizer que fcil demonstrar que o espiritismo no uma religio posto que se o fosse teria seu culto, seus templos, seus ministros. [...] 7. Ao contrrio, afirma Kardec:

[...] o Espiritismo se ocupa de fatos e no das particularidades de tal ou qual crena, da pesquisa das causas, da explicao que esses fatos podem dar de fenmenos conhecidos, assim na ordem moral como na ordem fsica e no impe nenhum culto aos seus partidrios, como a astronomia no impe o culto dos astros, nem a pirotecnia o culto do fogo 8.

De fato, sua compreenso ao longo de todo o perodo em que se dedicou ao estudo, sistematizao, divulgao e apologia da doutrina esprita era que o espiritismo fosse uma

4 5

Cf.: ARAUJO, Augusto. Identidade e Fronteiras do Espiritismo... op. cit. Em abril de 1859 Kardec se envolve numa discusso com o Abade Chesnel. Em artigo publicado no Jornal LUnivers, e reproduzido por Kardec na Revue, o Abade denomina o espiritismo de nova religio e refutado pelo codificador que ressalta o que compreende como carter cientfico do espiritismo, e nega, peremptoriamente que o mesmo seja uma nova religio. 6 KARDEC, Allan. Refutao de um Artigo do Univers. In: ______. Revista Esprita. Jornal de Estudos Psicolgicos. Ano Segundo. Maio de 1859. n. 5. Rio de Janeiro: FEB, 2007. p. 196. 7 Idem, ibidem. p. 206. 8 Idem, ibidem.

filosofia de bases cientficas, ou uma cincia filosfica. Como se pode verificar em O que o Espiritismo (1860):

O Espiritismo , ao mesmo tempo, uma cincia de observao e uma doutrina filosfica. Como cincia prtica, consiste nas relaes que se estabelecem entre ns e os espritos; como filosofia, compreende todas as consequncias morais que decorrem de tais relaes. Podemos defini-lo assim: O Espiritismo uma Cincia que trata da origem e do destino dos Espritos, bem como de suas relaes com o mundo corpreo.9

Contudo, a veemente negao da natureza religiosa do Espiritismo sua insistncia em afirmar que este no um culto novo, no significa, em definitivo, que Kardec aceite a acusao de que o Espiritismo seja antirreligioso. Ao contrrio, ele seria mesmo [...] o mais potente auxiliar da religio 10, uma vez que lhe oferece a prova emprica de seus postulados bsicos: a existncia de deus, a imortalidade da alma e as penas e recompensas da vida futura. Na ambiguidade deste posicionamento se, por um lado, Kardec prope uma ciso frente ao pensamento e s prticas religiosas, por outro, diante do crescente descrdito enfrentado pelas doutrinas e instituies religiosas ao longo do sculo XIX, o Espiritismo se apresenta como a chave que pode salv-las do naufrgio absoluto. E, em O Evangelho segundo o Espiritismo (1864), chega a afirmar que o espiritismo o trao de unio que promove, enfim, a aliana entre cincia e religio. Conferindo a esta ltima seu carter racional.
A Cincia e a Religio no puderam, at hoje, entender-se, porque, encarando cada uma as coisas do seu ponto de vista exclusivo, reciprocamente se repeliam. Faltava com que encher o vazio que as separava, um trao de unio que as aproximasse. Esse trao de unio est no conhecimento das leis que regem o Universo espiritual e suas relaes com o mundo corpreo, leis to imutveis quanto as que regem os movimentos dos astros e a existncia dos seres. Uma vez comprovadas pela experincia essas relaes, nova luz se fez: a f dirigiu-se razo; esta nada encontrou de ilgico na f: vencido foi o materialismo 11.

No entanto, ainda que pese sua opinio e seu desejo de que a nova doutrina e o movimento articulado a partir dela seja a expresso laica e universal (cientfica e filosfica) de verdades fundamentais comuns a todo culto ou confisso religiosa 12, ser frente tradio crist suas fontes, seus dogmas, suas prticas, que Kardec e o Espiritismo nascente tero de se
9

KARDEC, Allan. O que o Espiritismo. Rio de Janeiro: FEB, 2009. p.10-11. KARDEC, Allan. O Livro dos Espritos. Rio de Janeiro: FEB, 2007. p. 132. 11 KARDEC, Allan. O Evangelho segundo o Espiritismo. Rio de Janeiro: FEB, 2008. p. 61. 12 Cf.: KARDEC, Refutao de um artigo do Univers, op.cit., p. 205-206.
10

posicionar. E ser a esta mesma tradio que a nova doutrina recorrer em busca de legitimao para sua pretenso de se configurar como trao de unio entre cincia e religio13. Isso fica claro desde 1860 quando, na Concluso de O Livro dos Espritos, Kardec afirma:
O Espiritismo no obra de um homem. Ningum pode dizer que seu criador, pois ele to antigo quanto a Criao. Encontra-se por toda a parte, em todas as religies, principalmente na religio catlica e a com mais autoridade do que em todas as outras, pois no catolicismo se acha o princpio de tudo quanto existe no Espiritismo: os Espritos em todos os graus de elevao, suas relaes ocultas e ostensivas com os homens, os anjos da guarda, a reencarnao, a emancipao da alma durante a vida, a dupla vista, as vises, todos os gneros de manifestaes e mesmo as aparies tangveis. Quanto aos demnios, no passam de Espritos maus e, salvo a crena de que os primeiros foram destinados a permanecer perpetuamente no mal, ao passo que a via do progresso no est proibida aos outros, no h entre eles mais do que simples diferena de nomenclatura. 14

E para explicar qual papel da moderna cincia esprita frente a tais diferenas de nomenclatura, afirma logo em seguida que esta: Rene em corpo de doutrina o que estava esparso explica, em termos apropriados, o que s era dito em linguagem alegrica; suprime o que a superstio e a ignorncia haviam criado, para s deixar o que real e positivo: eis o seu papel 15. Esta dupla citao demonstra, portanto, que a doutrina esprita se constitui como o espao da correta interpretao dos dados da tradio crist. Para Kardec, no que a tradio seja de todo invlida, ela revela a verdade a seu modo, atravs da linguagem alegrica, que os modernos erram ao assumir como a descrio objetiva da verdade. Em outras palavras, o codificador identifica que falta tradio uma chave hermenutica que atualize seu verdadeiro sentido. E, para ele, esta chave o Espiritismo.

O Espiritismo a terceira revelao da lei de deus:

Contudo, para Kardec, a tarefa do Espiritismo no se encerra com a correta interpretao das fontes do Cristianismo, engloba ainda a percepo de que o primeiro o sucessor deste. A partir de 1861 o autor principia a elaborao do que tenho chamado a teoria das trs revelaes, e que nada mais que a perspectiva kardeciana de que o Espiritismo seria a

13 14

Cf.: KARDEC, O Evangelho segundo o Espiritismo. op. cit. p. 60-61. KARDEC, O Livro dos Espritos. op. cit. 632-633. 15 Idem, ibidem.

terceira revelao da lei de Deus em linha de sucesso contnua e de complementaridade com as revelaes mosaica e crist.

A lei do Antigo Testamento teve em Moiss a sua personificao; a do Novo Testamento tem-na no Cristo. O Espiritismo a terceira revelao da lei de Deus, mas no tem a personific-la nenhuma individualidade, porque fruto do ensino dado, no por um homem, sim pelos Espritos, que so as vozes do Cu, em todos os pontos da Terra, com o concurso de uma multido inumervel de intermedirios 16.

A origem desta teoria remonta a uma srie de comunicaes, obtidas por um mdium de Mulhouse e publicadas por Kardec nas edies de Maro e Setembro de 1861 da Revista Esprita
17

. Em uma dessas comunicaes, o Esprito identificado como Mardoch R...,

explica que, a moral evanglica a moral mais pura, mais elevada e est destinada a aproximar todos os homens, tornando-os irmos. Alm disso, pela prtica generalizada de tal moral, a Terra se tornaria morada para Espritos superiores aos que atualmente a habitam. Explica ainda que Moiss foi enviado por Deus para torn-lo conhecido de todos os povos, e no apenas dos hebreus. Mas, a moral ensinada por Moiss estava circunscrita e era apropriada ao grau de adiantamento da humanidade de seu tempo e que ele se propunha regenerar. Mas, os mandamentos de Deus, dados por intermdio de Moiss, contm os germes da mais ampla moral crist 18. E, conclui: Moiss abriu o caminho; Jesus continuou a obra; o Espiritismo a concluir. 19 Na edio de Setembro do mesmo ano, sob o ttulo Um Esprito Israelita a seus Correligionrios, Kardec publica na Revista trs novas comunicaes produzidas pelo mesmo mdium, e assinadas pelo Esprito Edouard Pereyre. O teor das duas primeiras bem semelhante ao da comunicao assinada por Mardoch R..., possuindo, no entanto, o formato de cartas dirigidas a outros judeus pedindo-lhes que abracem o Espiritismo. O argumento central desta solicitao baseado na seguinte assertiva: Hoje, pois, preciso alargar as bases do ensino; o que a lei de Moiss vos ensinou j no basta para fazer avanar a

16 17

Idem, ibidem. p. 64-65. Para a discusso especfica das comunicaes que deram origem teoria das trs revelaes remeto o leitor a meu texto O Espiritismo segundo Allan Kardec: um mdium para a tradio crist, a ser publicado brevemente nos anais do 23 Congresso Internacional de Teologia e Cincias da Religio da SOTER. 18 KARDEC, Allan. A lei de Moiss e a lei do Cristo. In: ______. Revista Esprita. Jornal de Estudos Psicolgicos. Ano IV. Maro 1861. Rio de Janeiro: FEB, 2007. p. 144. 19 Idem, ibidem.

Humanidade e Deus no quer que fiqueis sempre no mesmo ponto, porquanto, o que era bom h cinco mil anos j no o hoje. 20 E, continua:

Pois bem! So chegados os tempos, meus amigos, em que Deus quer ampliar o quadro dos vossos conhecimentos. O prprio Cristo, embora tenha feito a lei mosaica avanar um passo, no disse tudo, pois no teria sido compreendido, mas lanou sementes que deveriam ser recolhidas e aproveitadas pelas geraes futuras. Deus, em sua infinita bondade, vos envia hoje o Espiritismo, cujas bases esto, inteiras, na lei bblica e na lei evanglica, para vos elevar e ensinar a vos amardes uns aos outros. 21

No entanto, a terceira e ltima comunicao desta srie a mais elaborada do ponto de vista que nos ocupa. Ela apresenta a teoria das trs revelaes de maneira explcita e com sua lgica plenamente articulada, tal como ser assumida por Kardec posteriormente em O Evangelho segundo o Espiritismo (1864) e no primeiro captulo de A Gnese, os Milagres e as Predies segundo o Espiritismo (1868). Em seu fundamento encontra-se a crena, tipicamente esprita, de que a histria se desenvolve em sentido progressivo e com um fim ordenado por Deus, segundo sua previdncia, para que se cumpra a perfeio intelecto-moral de todos os Espritos. Ao longo dessa histria, periodicamente, Deus envia personagens Espritos mais avanados a fim de acelerar o progresso humano atravs de seu ensino e da revelao das leis divinas. Tudo isso feito de modo tambm progressivo, de acordo com o grau de adiantamento da humanidade num certo perodo da histria. Assim, segundo essa lgica, teria havido trs revelaes: a primeira delas veio a lume com Moiss; a segunda com o Cristo; e, a terceira, com os Espritos que so, conforme o Prefcio de O Evangelho segundo o Espiritismo assinado pelo Esprito de Verdade 22, [...] as virtudes dos cus [...]
23

, [...] as grandes vozes do cu [...]

24

, responsveis por

restabelecer todas as coisas no seu verdadeiro sentido, dissipar as trevas, confundir os orgulhosos e glorificar os justos 25. Se, na primeira revelao, Moiss revelara aos homens a existncia de um Deus nico; espiritual e no material como os deuses da antiguidade; se ele lanou os alicerces da
20

KARDEC, Alan. Um Esprito Israelita a seus Correligionrios. In: ______. Revista Esprita. Jornal de Estudos Psicolgicos. Ano IV. Setembro 1861. Rio de Janeiro: FEB, 2007. p. 408-409. 21 Idem, ibidem. p. 409. 22 Em toda a sua obra Kardec nunca identificou positivamente quem teria sido esse Esprito de Verdade o qual, desde 1856, se apresentara como seu guia espiritual. No entanto, existem diversos indcios de que, sob tal pseudnimo, Kardec compreendia que este fosse ningum menos que o prprio Jesus de Nazar. 23 Cf.: KARDEC, Allan. O Evangelho segundo o Espiritismo. op. cit. p.19-20. 24 Idem, ibidem. 25 Idem, ibidem.

verdadeira f e estabeleceu os pilares da moralidade na lei do Sinai; o Cristo trouxe a revelao da vida futura e das penas e recompensas que o homem receber aps sua morte, e assim, ampliou e completou o sentido da revelao mosaica. Contudo, a principal diferena do ensino do Cristo daquele dado por Moiss, a parte mais importante [...] de sua revelao, [...] no sentido de fonte primeira, de pedra angular de toda a sua doutrina o ponto de vista inteiramente novo sob o qual Ele considera a Divindade.
26

Em Jesus, j no se trata do [...]

Deus de um nico povo privilegiado, o Deus dos exrcitos, presidindo aos combates para sustentar a sua prpria causa contra o Deus de outros povos, mas pai comum do gnero humano, que estende sua proteo sobre todos os seus filhos e os chama todos a si [...]
27

No se trata mais de um Deus que deseje ser temido, mas de um Deus que, sobretudo, quer ser amado. Por sua vez, a terceira revelao, o Espiritismo, que, assim como o Cristo disse: No vim destruir a lei, porm cumpri-la, tambm diz: No venho destruir a lei crist, mas dar-lhe execuo.
28

Em outras palavras: O Espiritismo, partindo das prprias palavras do Cristo,

como este partiu das de Moiss, consequncia direta da sua doutrina. 29 Ou, como diria Jos Herculano Pires (1914-1979), tido como o maior intrprete do pensamento kardeciano no Brasil:

O Espiritismo o desenvolvimento histrico e proftico do Cristianismo. Histrico na sucesso dos tempos, no lento e penoso desenvolvimento da Civilizao Crist, que ainda no superou a condio de esboo, mas j estendeu sua influncia a todo o mundo. Proftico no sentido real, objetivo, sem a mstica deformadora das igrejas, de cumprimento da Promessa do Consolador, do Parclito, do Esprito da Verdade que viria restaurar o ensino legtimo de Cristo 30.

Em outras palavras, o Espiritismo o mais autntico sucessor do Cristianismo posto que [...] desenvolve, completa e explica, em termos claros e para toda gente, o que foi dito apenas sob forma alegrica
31

na mensagem evanglica, assim como o Cristo, a seu tempo, o fez com a

revelao de Moiss.

26

KARDEC, Allan. A Gnese, os Milagres e as Predies segundo o Espiritismo. Rio de Janeiro: FEB: 2009. p. 35. 27 Idem, ibidem. p. 36-37. 28 KARDEC, O Evangelho segundo o Espiritismo. op. cit. p. 59-60. 29 KARDEC, A Gnese..., op.cit. p. 39. 30 PIRES, J. H. Mediunidade. Conceituao da Mediunidade e Anlise Geral dos seus Problemas Atuais. So Paulo: Paideia, 2002. p. 127-128. 31 KARDEC, O Evangelho segundo o Espiritismo. op.cit. p. 59-60.

O Espiritismo como chave hermenutica:

Ao apresentar o Espiritismo como o legtimo sucessor do Cristianismo, Kardec assume como parte fundamental de sua misso uma releitura das fontes crists. Pois, como afirma em O Evangelho segundo o Espiritismo:

Muitos pontos do Evangelho, da Bblia e dos autores sacros em geral s so ininteligveis, parecendo alguns at irracionais, por falta da chave que nos faculte compreender o seu verdadeiro sentido. Essa chave est completa no Espiritismo, como j puderam convencer-se os que o estudaram seriamente, e como todos o reconhecero, melhor ainda, mais tarde 32.

Esta ideia de que textos tradicionais, principalmente os de tradies religiosas, necessitem de uma chave de leitura e interpretao para serem adequadamente compreendidos no uma ideia nova ou original. O pensamento ocidental conhece, pelo menos, desde Plato e Aristteles, tentativas de interpretao racional dos mitos. Segundo Jean Grondin, a necessidade de uma [...] interpretao s aparece quando um sentido estranho, ou percebido como estranho, deve ser tornado compreensvel. Desta forma, o interpretar um modo de tornar compreensvel, ou um modo de traduzir um sentido estranho em algo compreensvel [...].33 Dessa maneira, para este autor, a interpretao s aparece com destaque como problema quando acontecem experincias de quebra da tradio. Tais experincias so marcadas, sobretudo, pela exigncia de racionalizar sentidos aparentemente chocantes ou irracionais nos mitos ou narrativas religiosas tradicionais a fim de atualiz-los para uma nova compreenso e sentido. Um exemplo disto pode ser encontrado na histria do Cristianismo, quando o recurso alegoria e alegorese ou seja, [...] o processo explcito de interpretao, a reconduo da letra vontade de sentido que nela se comunica (a rigor: a converso da alegoria)
34

se fez

necessrio para a releitura e interpretao dos escritos do Antigo Testamento. Um desafio ao qual a cristandade desde o incio esteve exposta j que era necessria a relativizao do Judasmo frente ao anncio de Jesus como o Messias esperado. Segundo Grondin, a partir da doutrina de Jesus:

32 33

Idem, ibidem. p. 23. GRONDIN, Jean. Introduo hermenutica filosfica. So Leopoldo: Ed. UNISINOS, 1999. p. 49. 34 Idem, ibidem. p. 59.

10

[...] a lei mosaica e sobretudo sua proftica esperana messinica j no podiam ser entendidas literalmente. Mas, j que Jesus apelava explicitamente para a sua autoridade, a tradio judaica tambm no podia ser simplesmente posposta. Recomendava-se, pois, interpret-la alegoricamente e reelacion-la (sic) integralmente com a pessoa de Jesus. Jesus era o esprito, a partir do qual a letra do Antigo Testamento devia ser interpretada. [...] o messianismo judaico levava [...] a esperar por um poderoso soberano, que haveria de restaurar o reino dos judeus em sua antiga magnificncia, e no um messias que se estabelecesse acima da lei e morresse crucificado como um blasfemo. Aqui no era possvel sofismar sobre o sentido literal das Escrituras. Por isso, precisava ser proposta uma interpretao alegrica, com ajuda da chave hermenutica, a qual era fornecida pela pessoa de Jesus. 35

Dessa forma, e de maneira similar ao que sucedeu com os fundadores do Cristianismo, Kardec encontra no Evangelho, e na Bblia, lacunas de sentido que pretende preencher com a prtica da alegorese luz do Espiritismo. Assim, quando Jesus afirma: Tenho ainda muito que vos dizer, mas no podeis agora suportar. Quando vier o Esprito da Verdade, ele vos conduzir verdade plena [...] 36; o fundador do Espiritismo compreende que: Se, portanto, o Esprito de Verdade devia vir mais tarde para ensinar todas as coisas, que Cristo no dissera tudo; se ele vem relembrar o que o Cristo disse, que o seu ensino foi esquecido ou mal-compreendido.
37

Para ele, Jesus falou de tudo mas em termos mais ou menos

explcitos. Para apanhar o sentido de certas palavras suas, era necessrio que novas ideias e novos conhecimentos lhes trouxessem a chave, e essas ideias no podiam surgir antes que o esprito humano houvesse alcanado um certo grau de maturidade 38. Portanto:

O Espiritismo vem no tempo previsto cumprir a promessa do Cristo: preside ao seu advento o Esprito de Verdade. Ele chama os homens observncia da lei; ensina todas as coisas fazendo compreender o que o Cristo s disse por parbolas. Disse o Cristo: Ouam os que tm ouvidos para ouvir. O Espiritismo vem abrir os olhos e os ouvidos, porque fala sem figuras e sem analogias; levanta o vu intencionalmente lanado sobre certos mistrios. Vem, finalmente, trazer a suprema consolao aos deserdados da Terra e a todos os que sofrem, atribuindo causa justa e fim til a todas as dores. [...] O Espiritismo mostra a causa dos sofrimentos nas existncias anteriores e na destinao da Terra, onde o homem expia o seu passado. [...] Assim, o Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba de onde vem, para onde vai e porque est na Terra; um chamamento aos verdadeiros princpios da lei de Deus e consolao pela f e pela esperana. 39

35 36

Idem, ibidem. p. 64-65. Jo 16, 12-13. (Bblia de Jerusalm. So Paulo: Paulus, 2000). 37 KARDEC, O Evangelho segundo o Espiritismo. op. cit. p. 150 38 Idem, ibidem, p. 58. 39 Idem, ibidem. p. 150.151.

11

Assim configurado o Espiritismo se apresenta na obra kardeciana, e no processo de formao de sua identidade, como meio (mdium) de interpretao/traduo da tradio crist para o sculo XIX.

Concluso: O Espiritismo como recuperao da memria crist. Como afirma o socilogo francs, Maurice Halbwachs (1877-1945), [...] para melhor mostrar a originalidade da doutrina crist, os fundadores do Cristianismo, em particular So Paulo, o opuseram ao Judasmo tradicional: por meio de termos retirados do Antigo Testamento, e pela interpretao de profecias das quais os Judeus no entendiam seno o sentido literal [...] 40, e, em seus textos fundacionais [...] a oposio entre fariseus e cristos, entre o Judasmo ortodoxo e a religio do Filho do homem evocada incessantemente [...] 41 fazendo com que a histria do Cristianismo nascente transforme-se na histria de sua diferenciao do Judasmo. Contudo, se esta oposio no contivesse em si os germes de uma aparente atualizao se as profecias e a lei mosaica no fossem interpretadas luz da figura de Jesus em outras palavras, se o Cristianismo nascente no se inserisse na linhagem judaica, [...] se no tivesse se apresentado como a continuao, em certo sentido, da religio hebraica, pode-se questionar se teria podido se constituir como religio 42. que, para Halbwachs, como afirma Danile Hervieu-Lger, ao interpretar sua obra, [...] a dinmica prpria de uma tradio religiosa reside em sua capacidade de organizar sistematicamente, do ponto de vista dos jogos atuais da sociedade, ritos e crenas que vm do passado [...] 43, pois, a dinmica das relaes sociais, a evoluo dos saberes e das tcnicas, as relaes que a sociedade mantm com seu meio ambiente, os interesses das camadas dominantes em seu seio transformam as crenas antigas e fazem emergir ideias religiosas novas 44. Assim aconteceu com as religies antigas, cujo estudo revela [...] a existncia de diferentes estratos de crenas, que correspondem a cultos distantes no tempo e de orientaes opostas 45. Assim, com o Cristianismo Primitivo em sua relao com o Judasmo. E, assim,
40

HALBWACHS, Maurice. Les Cadres Sociaux de la Mmoire. Une dition lectronique ralise partir du livre de Maurice Halbwachs (1925), Les cadres sociaux de la mmoire. Paris : Flix Alcan, 1925. Collection Les Travaux de lAnne sociologique. p. 136. (Traduo minha). 41 Idem, ibidem. p. 136. (Traduo minha). 42 Idem, ibidem. p. 137. (Traduo minha). 43 HERVIEU-LGER, Danile. Maurice Halbwachs (1877-1945). In: HERVIEU-LGER, Danile; WILLAIME, Jean-Paul. Sociologia e Religio. Abordagens Clssicas. Aparecida : Ideias & Letras, 2009. p. 229. 44 Idem, ibidem. 45 Idem, ibidem.

12

com o Espiritismo que, na obra kardeciana, reconstri a tradio crist transformando-a numa precursora necessria de si prprio, e a reinventa atravs da releitura e reinterpretao de suas fontes e de alguns elementos de sua dogmtica, para a mentalidade do sculo XIX. Tal prtica, que deve ser contextualizada no mbito dos jogos sociais de recuperao da memria coletiva religiosa, deu origem compreenso dentro do movimento esprita o qual toma a obra kardeciana como [...] polo simblico de identificao comum, a despeito das diversas formas de vivenciar o espiritismo [...]
46

de que [...] essa Doutrina

simplesmente a volta do Cristianismo primitivo, sob mais precisas formas, com um imponente cortejo de provas experimentais, que tornar impossvel todo monoplio, toda reincidncia nas causas que desnaturaram o pensamento de Jesus 47. De fato, desde sua insero em terras brasileiras, ainda no sculo XIX, tornou-se comum no seio do movimento esprita a compreenso de que o Espiritismo seja o cristianismo redivivo. Neste perodo de implantao, como indica Emerson Giumbelli:

O discurso formulado e difundido pelos espritas mais proeminentes do Rio de Janeiro [...] privilegiava duas categorias bsicas, a de religio e a de cincia, em torno das quais dispunham seus princpios, concepes, postulados e a partir de que interpretavam suas prticas. O mesmo par recorrentemente utilizado pelos trabalhos sobre o Espiritismo no Brasil, especialmente naqueles voltados para a elucidao da dinmica a que se prenderam seus grupos iniciais. O ponto comum entre todos esses trabalhos uma avaliao mais ou menos elaborada, das obras de Allan Kardec, segundo a qual a doutrina nelas exposta constitui-se como produto de uma conciliao entre cincia e religio. [...] No caso do Espiritismo brasileiro, como se essa complementaridade tivesse se rompido, havendo, por um lado a formao de faces s quais corresponderiam apenas parte do legado de Kardec e, por outro, a predominncia geral do aspecto religioso em detrimento do aspecto cientfico. Assim, a especificidade do Espiritismo brasileiro tratada por muitos autores basicamente a partir desse ponto, em uma explcita ou implcita contraposio a sua formulao inicial na Frana 48.

Essa longa citao, na verdade, ilustra parte do discurso dos prprios atores sociais que, no seio do movimento esprita brasileiro, fundamentam suas crenas e prticas a partir de um desses posicionamentos. Assim, por exemplo, enquanto os grupos e pensadores espritas ligados pela Federao Esprita Brasileira (FEB) reforam a ideia de um Espiritismo
46

LEWGOY, Bernardo. Includos e Letrados. Reflexes sobre a vitalidade do espiritismo kardecista no Brasil atual. In: TEIXEIRA, Faustino; MENEZES, Renata. As Religies no Brasil. Continuidades e Rupturas. Petrpolis: Vozes, 2006. p. 173. 47 DENIS, Lon. Cristianismo e Espiritismo. Rio de Janeiro: FEB, 2008. p. 40 48 GIUMBELLI, Emerson. O cuidado dos mortos: Uma Histria da Condenao e Legitimao do Espiritismo. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1997. p. 65-66.

13

genuinamente cristo, e no apenas, mas o Espiritismo como um retorno ao Cristianismo primitivo, um Cristianismo que no desnatura o genuno pensamento de Jesus; outros grupos e pensadores, vinculados Confederao Esprita Pan-americana (CEPA), no reconhecem como legtima fundada na obra kardeciana a adjetivao do Espiritismo como cristo 49. Como vimos, no entanto, ao longo deste trabalho: apesar da pretenso de universalidade da doutrina proposta por Kardec, pode-se, sim, encontrar em sua obra elementos suficientes para se afirmar a existncia de uma identidade crist da doutrina esprita. Em minha pesquisa tenho procurado trabalhar o problema da identidade do Espiritismo na obra de Kardec atravs do conceito de mediao. Um conceito caro ao prprio Kardec j que a doutrina , segundo acredita, o resultado da mediao entre o mundo visvel e o mundo invisvel atravs dos mdiuns (indivduos que possuiriam a capacidade ostensiva de comunicao com os Espritos); e, conforme defendo, pode igualmente ser aplicado para se compreender a doutrina esprita e o movimento que se articulou em seu entorno como mdiuns para a tradio crist, pois como afirma Kardec, O Espiritismo [...] o Cristianismo apropriado ao desenvolvimento da inteligncia e isento dos abusos [...]
50

. Em outras

palavras, o Espiritismo seria o Cristianismo, em sua forma mais pura, apresentado de maneira adequada mentalidade moderna. Afirmao que encontrar eco nas palavras de Lon Denis, acima citadas e na prtica da maioria dos adeptos da doutrina criada por Allan Kardec.

Bibliografia:

ARAUJO, Augusto. Identidade e Fronteiras do Espiritismo na obra de Allan Kardec. Horizonte, v. 8 n. 16, jan./mar. 2010. (Em Edio). BENCHAYA, Salomo J. Da Religio Esprita ao Laicismo. A trajetria do Centro Cultural Esprita de Porto Alegre. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2006. (Disponvel em http://cepanet.org ). BBLIA DE JERUSALM. So Paulo: Paulus, 2000. DENIS, Lon. Cristianismo e Espiritismo. Rio de Janeiro: FEB, 2008. GIUMBELLI, Emerson. O cuidado dos mortos: Uma Histria da Condenao e Legitimao do Espiritismo. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1997.
49

Sobre os posicionamentos da CEPA e de seus afiliados, sugiro a leitura de: IMBASSAHY, Carlos de Brito; et al. Espiritismo: O Pensamento Atual da CEPA. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2002. E BENCHAYA, Salomo J. Da Religio Esprita ao Laicismo. A trajetria do Centro Cultural Esprita de Porto Alegre. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2006. Ambos os volumes esto disponveis no site da CEPA: http://cepanet.org . 50 KARDEC, Allan. Nova ttica dos adversrios do Espiritismo... op. cit. p. 255.

14

GRONDIN, Jean. Introduo hermenutica filosfica. So Leopoldo: Ed. UNISINOS, 1999. HALBWACHS, Maurice. Les Cadres Sociaux de la Mmoire. Une dition lectronique ralise partir du livre de Maurice Halbwachs (1925), Les cadres sociaux de la mmoire. Paris : Flix Alcan, 1925. Collection Les Travaux de lAnne sociologique. (Disponvel em : http://www.uqac.uquebec.ca/zone30/Classiques_des_sciences_sociales/index.html). HERVIEU-LGER, Danile. Maurice Halbwachs (1877-1945). In: HERVIEU-LGER, Danile; WILLAIME, Jean-Paul. Sociologia e Religio. Abordagens Clssicas. Aparecida: Ideias & Letras, 2009. p. 215-254. IMBASSAHY, Carlos de Brito; et al. Espiritismo: O Pensamento Atual da CEPA. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2002. (Disponvel em http://cepanet.org ). KARDEC, Allan. O que o Espiritismo. Rio de Janeiro: FEB, 2009. ______. O Livro dos Espritos. Rio de Janeiro: FEB, 2007. ______. O Evangelho segundo o Espiritismo. Rio de Janeiro: FEB, 2008. ______. A Gnese, os Milagres e as Predies segundo o Espiritismo. Rio de Janeiro: FEB: 2009. ______. A lei de Moiss e a lei do Cristo. In: ______. Revista Esprita. Jornal de Estudos Psicolgicos. Ano IV. Maro 1861. Rio de Janeiro: FEB, 2007. p. 142-145. ______. Um Esprito Israelita a seus Correligionrios. In: ______. Revista Esprita. Jornal de Estudos Psicolgicos. Ano IV. Setembro 1861. Rio de Janeiro: FEB, 2007. p. 408-418. ______. Nova ttica dos adversrios do Espiritismo. In: ______. Revista Esprita. Jornal de Estudos Psicolgicos. Ano Oitavo 1865. Junho de 1865, n. 6. Rio de Janeiro: FEB, 2006. p. 254-260. ______. Refutao de um Artigo do Univers. In: ______. Revista Esprita. Jornal de Estudos Psicolgicos. Ano Segundo. Maio de 1859. n. 5. Rio de Janeiro: FEB, 2007. p. 196208. LEWGOY, Bernardo. Includos e Letrados. Reflexes sobre a vitalidade do espiritismo kardecista no Brasil atual. In: TEIXEIRA, Faustino; MENEZES, Renata. As Religies no Brasil. Continuidades e Rupturas. Petrpolis: Vozes, 2006. p. 173-188. PIRES, J. H. Mediunidade. Conceituao da Mediunidade e Anlise Geral dos seus Problemas Atuais. So Paulo: Paideia, 2002.

You might also like