You are on page 1of 15

MONITORAMENTO DA Leucaena leucocephala (Lamp.) de Wit.

EM SOLO DEGRADADO NO BAIRRO VILA BURITI, MANAUS-AM/BRASIL

Raimundo Nonato de Abreu Aquino Mestrando/Geografia - Universidade Federal do Amazonas-Manaus-AM (BR) nonatoaquino@hotmail.com Doutor em Geografia (UFSC) - Antonio Fbio Guimares Vieira Universidade Federal do Amazonas-Manaus-AM (BR) fabiovieira@ufam.edu.br Regiane Campos Magalhes Mestranda/Geografia - Universidade Federal do Amazonas-Manaus-AM (BR) rcamposmagalhaes@bol.com.br

RESUMO A utilizao de leguminosas na recuperao de reas degradadas tem surtido efeito positivo principalmente quando se trata de solos com baixo nvel de nutrientes. Nesse contexto, a leucaena tem se mostrado uma espcie promissora e vivel para esta finalidade. Este trabalho apresenta dados iniciais a respeito da utilizao da Leucaena leucocephala (Lamp.) de Wit. na recuperao de rea degradada localizada no bairro Vila Buriti Manaus AM/Brasil. Foram plantadas trinta (30) mudas dessa espcie, separadas em parcelas de 15 indivduos. Sendo uma denominada parcela controle, a qual foi mantida nas condies iniciais e a outra parcela recebeu a cada 4 meses adio de 50 kg de resduos vegetais. Aps o plantio, as mudas vm sendo monitoradas com a finalidade de acompanhar a adaptao ao ambiente degradado. As mudas da parcela sob tratamento cresceram duas vezes mais rpido do que na parcela controle. A importncia inicial da adio da biomassa est ligada ao fornecimento de nutrientes, aumento da umidade superficial do solo e a proteo contra os efeitos das chuvas (splash erosion). A pesquisa continua em andamento, e espera-se ao final do experimento ser possvel verificar alteraes nas propriedades qumicas do solo alm de uma boa adaptao da leucena ao ambiente degradado. Palavras Chave: Leucaena, solo degradado; recuperao de reas degradadas. ABSTRACT The use of legumes in the recovery of degraded areas has yielded positive effects especially on soils with low nutrient contents. In this context, Leucena has proven to be a viable and promising species for this purpose. This work presents preliminary data regarding of the use Leucaena leucocephala (Lamp.) of Wit. in the recovery of a degraded area located at Vila Buriti - Manaus, Brazil. Thirty (30) seedlings of this species were planted, divided into two plots of 15 individuals. The control plot maintained natural conditions while at the treatment we have added 50

kg of plant biomass residues on the top soil every four months. After planting, the seedlings were monitored in order to record their adaptation to the degraded environment. Seedlings in the treated plot grew twice as faster than in the control plot. The importance of adding the initial biomass cover is linked to the supply of nutrients, increase soil surface moisture and protection against the effects of rain (splash erosion). This research is still being carried on and should demonstrate changes in soil chemical properties towards the end of the experiment, as well as a good adaptation of the Leucaena to degraded environment. Keywords: Leucaena, degraded soil, recovery of degraded area.

INTRODUO A ao do homem sobre os ecossistemas de uma forma geral tem causado srios danos, principalmente quando realizado manejo inadequado do solo. A retirada da cobertura vegetal, para a agricultura, pecuria, explorao de minrios, construes de cidades e estradas tem deixado grandes reas exposta a diversos tipos de degradao como a perda da fertilidade e compactao do solo, acelerao dos processos de eroso, contaminao dos recursos hdricos entre outros. Isso tem levado a perdas considerveis de parte dos ecossistemas e principalmente da camada superficial do solo tornando quase irrecupervel. Assim, as atividades de recuperao de reas degradadas tm um papel fundamental tanto pela importncia ambiental como para a sociedade como um todo. rea degradada uma denominao recente para as prticas utilizadas em recursos naturais. Para Arajo (2008):

so consideradas reas degradadas, extenses naturais que perderam a capacidade de recuperao natural aps sofrerem algum tipo de perturbao. Pode tambm ocorrer por aes antrpicas diretamente sobre o terreno ou indiretamente em razo das mudanas climticas adversas induzidas pelo homem. Existem diferentes formas de degradao relacionadas aos vrios componentes verticais de uma unidade de terra: atmosfera, vegetao, solo, geologia e hidrologia (p. 19).

Segundo Dias e Griffit (1998) definem recuperao de reas degradadas como o conjunto de aes que visam proporcionar o restabelecimento de

condies de equilbrio e sustentabilidade existente anteriormente em um sistema natural. A degradao do solo um desses problemas que vem chamando a ateno de alguns estudiosos do mundo inteiro. Para Gonalves et al. (2003) o solo o substrato primordial dos ecossistemas naturais. Sua preservao ou recuperao imprescindvel para o equilbrio ou restaurao ecolgica do ecossistema. Segundo os autores solo degradado o que sofreu perda parcial ou total de sua capacidade de sustentar o crescimento de plantas e outros organismos. De acordo com a viso do projeto de avaliao mundial da degradao do solo (GLSOD Global Assessment of Soil Degradation (OLDEMAN, 1994 apud

DIAS e GRIFFITH, 1998) os fatores de degradao destes so os seguintes: a) desmatamento ou remoo da vegetao natural para fins de agricultura; b) superpastejo da vegetao; c) atividades agrcolas; d) explorao intensa da vegetao para fins domsticos, como combustvel, cercas etc., expondo o solo ao dos agentes erosivos; e) atividades industriais que causam a poluio do solo. No Brasil o processo de degradao do solo teve incio desde o perodo colonial com a explorao do pau-brasil (Caesalpiria echinata), sculo XVI e posteriormente o ciclo do acar (sculo XVI e XVII), do ouro (XVII e XVIII) alm do ciclo do caf (sculo XIX e XX). Em Manaus, no diferente, pois desde sua fundao, a cidade vem passando por mudanas radicais como relata VIEIRA (2008):
Devido expanso e o crescimento populacional, grande reas de vegetao primria foram desmatadas, dando lugar a loteamentos e ocupaes em diversas zonas da cidade, e, devido a isso aparecem formas resultantes de processos erosivos, como sulcos, ravinas e voorocas. Essas incises vm provocando danos ambientais e urbanos significativos nos ltimos anos, destacando-se a perda de reas para ocupao, assoreamento de canais etc.

Fato esse comprovado em trabalho realizado pelo autor em 2008, quando estudou a distribuio das voorocas e identificou que a origem dessas incises est principalmente relacionada s caractersticas do relevo combinadas com o uso do solo e com caractersticas dos sistemas de drenagem pluvial.

Assim, Souza e Mendona (1999) destacam que para a recuperao de reas degradadas na Amaznia, o plantio de enriquecimento florestal com leguminosas arbreas pode representar uma opo de mltiplo uso, capazes de contribuir para a cobertura permanente do solo. A utilizao de espcies vegetais para recuperao de reas degradada e o uso da adubao (capoeira picada), pode refletir em maiores benefcios s propriedades fsico-qumicas do solo e ao crescimento das plantas, quando comparada ao mtodo de adubao qumica convencional (FERREIRA, 2008). A espcie vegetal utilizada para este trabalho a Leucaena leucocephala (Lam.) R. de Wit. A Leucena uma leguminosa perene, arbustiva, originria da Amrica Central, atualmente est disseminada por toda a regio tropical, devido as suas mltiplas formas de utilizao (forragem, produo de madeira, carvo vegetal, sombreamento, quebra-vento, conteno de encostas, sombrear cacau, caf, como adubo verde, pela capacidade de fixao do nitrognio atmosfrico e como cobertura morta para evitar a eroso (REBRAF, 1991). Pelo exposto, o presente trabalho tem como objetivo apresentar resultados do monitoramento da leucena e sua adaptao sob solo degradado.

MATERIAL E MTODOS O experimento foi implantado no incio de fevereiro de 2010 e vem sendo conduzido at o momento (maro de 2011), em uma rea pertencente a uma antiga siderrgica (SIDERAMA) hoje pertencente a SUFRAMA, onde funciona um entreposto, localizado no municpio de Manaus, Amazonas/Brasil, (FIGURA1). Geologicamente, a rea est inserida na extensa cobertura sedimentar fanerozica, (REIS et al., 2006). Segundo VIEIRA (2008) a litologia da cidade de Manaus constituda basicamente pela Formao Alter do Cho . A Geomorfologia do Municpio de Manaus est inserida no Planalto da Amaznia Oriental e se caracteriza por um modelado de formas de topos convexos ou planos, com ocorrncia descontnua de morros residuais de topos planos chamados tabuleiros (ROSS, 2000) que apresenta intensa atuao de processos erosivos (VIEIRA, 2008).

O clima local pode ser classificado como Af: clima tropical chuvoso, onde a temperatura de todos os meses superior a18C, as chuvas anuais superam os 750 mm e contnua todos os meses (KOEPPEN, 1948). Em Manaus, duas classes de solo podem ser mais facilmente evidenciadas: os Latossolos e os Espodossolos (VIEIRA, 2008). O solo da rea da pesquisa caracterizado como Latossolo Amarelo, de textura argilosa. O tipo de vegetao que predomina no stio urbano de Manaus do tipo Floresta Ombrfila Densa, Bohrer e Gonalves (1991). Na rea do entorno do experimento constituda basicamente de vegetao secundria em fase de desenvolvimento. A cidade de Manaus cortada por densa e intrincada rede de canais (igaraps) na qual o rio Negro destaca-se como o principal agente de drenagem (COSTA et al., 1978 apud VIEIRA, 2008).

FIGURA 1: Mapa de localizao da rea de estudo; seta vermelha BR 319; seta amarela Vila Militar da Marinha e seta azul Porto da Ceasa. Org.: Olivaldo Patrcio de Macedo da Costa, 2010. Fonte: imagem Quick Bird, 2007.

INSTALAO DO EXPERIMENTO Aps a escolha da rea e da espcie para pesquisa, foram abertas covas manualmente, de 20 x 30 cm, em espaamento de 1 x 1 m nas parcelas e entre as parcelas 3 x 3 m (FIGURA 2 A, B e C). Feito isso, foi selecionado trinta (30) individuos, e estes foram distribudos em duas (02) parcelas, contendo 15

indivduos cada, sendo uma controle e outra com adio de biomassa vegetal capoeira picada (FIGURA 3 A e B).

FIGURA 2A: Covas sendo abertas manualmente, 2B cova com 20 cm de largura. 2C com 30 cm de profundidade. FOTO: Raimundo Nonato de Abreu Aquino.

FIGURA 3A seta vermelha indicando capoeira picada adicionada na parcela 1. 3B seta amarela indicando a parcela controle.

ANLISE QUMICA DO SOLO Para caracterizao qumica do solo foram coletadas trs amostras dentro de cada parcela a uma profundidade de 20 cm com a ajuda de um trado holands. As amostras coletadas de cada parcela compuseram ento, a amostra composta. Assim, cada parcela ficou com uma amostra para anlise qumica do solo totalizando duas (02) amostras. Estas foram devidamente identificadas e colocadas em bandejas de plstico para secar ao ar. Em seguida o material foi destorroado e passado numa peneira de 2 mm. Mas adiante, ao processo retirou-se uma poro do solo de cada amostra para determinao de Carbono e Nitrognio (C/N) por meio do mtodo de anlise elementar CN. Outra parte do solo foi usada na anlise dos

teores de macro e micronutrientes e pH conforme mtodo da (EMBRAPA, 1999). Os macronutrientes (P, K, Ca e Mg), micronutrientes ( Zn, Mn e Fe), pH e Al trocvel foi determinado de acordo com os mtodos descritos pela EMBRAPA

(1999). O Ca, Mg e Al trocveis foram extrados com soluo de KCl 1 Mol L-1. O P disponvel, K, Cu, Zn, Mn e Fe, foi extrado com soluo de Mehlich 1 (H2SO4 0,05 M + HC 0,125 M). Os teores de Ca, Mg, K, Zn, Mn e Fe foram determinados por espectrofotometria de absoro atmica (EAA) e o Al trocvel por titulometria, foram determinados por espectrofotometria de absoro atmica (EAA). O P disponvel foi determinado por espectrofotometria com azul-de-molibdnio utilizando o molibidato de amnio e cido ascrbico 3% e a leitura consistiu por espectrofotmetro UV-VIS (660 nm). O pH do solo foi determinado em H2O na proporo solo: soluo de 1:2,5 e a leitura das amostras foi realizada por meio do potencimetro.

ANLISE FSICA DO SOLO A anlise granulomtrica foi realizada no Laboratrio Temtico de Solos e Plantas - LTSP/INPA pelo mtodo da pipeta (EMBRAPA, 1997). Utiliza-se 10 g de solo dispersando-o com soluo aquosa de pirofosfato de sdio (83 g.L-1) por 16 horas. As fraes grosseiras (areia fina e grossa) foram separadas por tamisao, secas em estufa e pesadas para obteno dos respectivos percentuais. A frao argila ser determinada agitando-se as amostras em provetas de 1000 mL e deixando decantar o silte para coletar 20 mL da frao argila. O silte corresponde ao complemento dos percentuais para 100%, sendo obtido por diferena das outras fraes em relao amostra original

Biomassa de resduos vegetais (Capoeira picada) O mtodo da adubao alternativa com vegetao secundria picada, como fonte de nutrientes, consiste na utilizao de plantas de ampla abundncia encontradas na rea adjacente ao experimento (FERREIRA, 2008). Para tanto, utilizou-se plantas de maior abundncia ao entorno da rea, a saber: pacote (Cochlospermace, Cochlospermum Orinocense), marupa (simaroubaceae,

Simarouba Amara), Pau pombo (Anacardiaceae (Malpighiaceae

Tapirira Guianensis), Murici Ficus

Byrsonima Chryssophylla) Mata pau (Moraceae

Krukovii), Lacre vermelho

Clusiaceae - Vismia Guianenesis), Capitiu (

Siparunaceae

Siparuna Guianensis) Rabo de arara (Rubiaceae

Warszewiczia

Coccinea). Todas as espcies foram identificadas em campo e comparadas com o reconhecimento feito por Ribeiro et. al (1999). Para constituio da biomassa verde, foram utilizados apenas galhos (com folhas) que possuam dimetros mximos de at 2,5 cm. Em seguida, os galhos foram cortados em pequenos pedaos de aproximadamente 10 cm de comprimento, juntamente com as folhas e depositado sobre as parcelas como forma de cobertura. Cada parcela recebeu 50 kg de capoeira picada. Esse material foi espalhado na rea de 15 m2, o que representa aproximadamente 3,5 kg/m de matria orgnica (a cada quatro meses esse procedimento repetido). Determinao do teor e estoque de nutrientes na composio da capoeira picada (C, N, K, P, Ca, Mg, Mn, Fe). A aplicao deste procedimento se deve ao fato de que o solo da rea altamente degradado e a utilizao de capoeira picada possibilitar mensurar a quantidade de nutrientes incorporados ao solo e que auxilia no desenvolvimento das espcies, assim como tambm na proteo e cobertura do solo. Para anlise do material vegetal em laboratrio utilizou-se o mesmo procedimento para o preenchimento das parcelas. Sendo que apenas 5 kg de capoeira picada foram pesados ainda em campo e levada para o LTSP/INPA. Aps a chegada ao laboratrio a mesma seguiu os seguintes passos: lavagem, secagem, moagem e armazenamento. Desse montante, foram retiradas seis amostras para determinao dos teores de nutrientes. A metodologia para determinar os teores de nutrientes, consistiu em digesto mida, (sistema aberto) acido ntrico+cido perclrico (3:1), descrito por Malavolta et. al (1997). O teor de nitrognio e carbono foi analisado por meio da cromatografia gasosa (Vario Max CN ELEMENTAR). Os teores de fsforo (P)

foram determinados a partir de amostras contendo 0,5 g de matria seca submetidas digesto nitro-perclrica, com temperatura ajustada de 50 em 50oC at 210oC, em intervalos de 30 minutos. Posteriormente, os teores de fsforo foram determinados por espectrofotometria (SHIMADZU, UV Mini 240) a 725 nm

(MALAVOLTA et al., 1997). Ainda no extrato nitroperclrico foi determinado os teores dos macronutrientes (Ca, Mg e K) e os micronutrientes (Fe, Zn, Cu e Mn) por espectrofotometria de absoro atmica (Perkin Elmer 1100B, Uberlingen, Alemanha).

MONITORAMENTO DA ESPCIE O monitoramento da espcie foi realizado at o momento quatro vezes, sendo iniciado logo aps o plantio, quando foram realizadas as primeiras observaes, porm as medidas alomtricas: altura, tamanho de copa e dimetro do tronco, se deu aps os primeiros 30 dias (entre os dias 12 e 18/02/2010). A segunda medida alomtricas ocorreu entre os dias 11 e 20/06/2010 juntamente com a reposio da capoeira picada. O terceiro e o quarto momento seu deu nos meses de outubro de 2010 e fevereiro de 2011. Segundo Benincasa (1986) a altura a distncia entre a superfcie do solo e a parte mais alta da planta, que pode ser uma ramificao ou uma folha superior. No caso deste trabalho utilizou-se a superfcie do solo at a ltima folha superior. Para obteno das medidas do dimetro do tronco das plantas foi realizada uma medida de 10 cm acima da superfcie do solo. Conforme Durigan e Garrido (1992) o dimetro da copa estimado a partir da projeo vertical dos limites da copa sobre o terreno .

RESULTADOS E DISCUSSO Os resultados obtidos at o presente momento neste trabalho so dados preliminares, mas, que permitem fazer uma breve comparao/anlise entre as parcelas estudadas, onde se verificou que o pH encontrado na parcela um (01) considerado muito baixo (4,5), conforme classificao da Embrapa (1999). Enquanto a parcela dois (02) mostra um pH de 7,5 (TABELA 1).

Tabela 1. Anlise qumica do solo.


N IDENTIFICAO pH Al Ca Mg K P Fe Zn Mn C M.O N

Prot. Parcela Parcela

N 01 02

Descrio C.C.P S.C.P

H2O 4,72 5,04

KCL 4,48 4,40 0,19 0,18

-----cmol Kg1 ---1,32 1,35 0,09 0,10 0,01 0,01

-------- mg. Kg1 ------0,06 0,06 52 24,5 O,1 0,2 4,7 1,8 1,33 1,24

---g Kg1--2,29 2,13 0,25 0,27

As anlises foram realizadas no Laboratrio Temtico de Solos e Plantas LTSP/CPCA/INPA, Conforme mtodo Embrapa, 1999. C.C. P com capoeira picada. S.C.P sem capoeira picada.

Os dados obtidos por meio da anlise granulomtrica mostram que o solo da rea classificado como um Latossolo Amarelo, de textura argilosa (TABELA 2). Este tipo de solo apresenta como caracterstica geral textura argilosa a muito argilosa (cor: 10YR8/4), sendo este tipo de solo susceptvel a processos erosivos (VIEIRA, 2008).

Tabela 2. Anlise fsica do solo (anlises granulomtricas).


N Parcela Profundidade cm 0,20 0,20 Areia total Silte
1

Argila

Classe textural

09* 10**

0,00 0,00

--------------- g Kg ----------------142,60 107,40 750,00 128,10 176,90 695,00

ARGILOSO ARGILOSO

As anlises foram realizadas no Laboratrio Temtico de Solos e Plantas 1997. *Com Capoeira Picada. **Sem Capoeira Picada.

LTSP/CPCA/INPA, Conforme mtodo Embrapa,

O resultado obtido da anlise qumica de planta mostra que a quantidade do teor de clcio elevado. E o encontrado em magnsio abaixo do recomendado. O Nitrognio e o fsforo ficaram dentro da normalidade. Enquanto o potssio ficou abaixo. Em relao aos teores de micronutriente encontrado na capoeira picada foram abaixo do recomendado para ferro e zinco, enquanto mangans ficou dentro esperado (TABELA 3).

Tabela 3. Resultado de anlise qumica da capoeira picada (macronutrientes e micronutrientes).


Ca Amostras Identificao da Amostra -----------------------------g/kg--------1 Mat. Vegetal Misto 16,07 3,14 14,02 1,66 6,67 ----------mg/kg--71 31,0 186,5 Mg N P K Fe Zn Mn

O mtodo para determinao dos teores de nutrientes contidos na capoeira picada (material vegetal misto) consistiu na digesto mida, (sistema aberto) acido ntrico+cido perclrico (3:1), conforme descrito no manual da EMBRAPA, 1999. Realizado no LTSP/CPCA/INPA.

Os grficos a seguir mostram os aspectos monitorados, sendo dimetro do caule, tamanho da copa e altura da planta. Vale destacar que na parcela 1 (P1), com capoeira picada, todos os indivduos conseguiram se adaptar ao ambiente degradado (GRFICO 1), diferente do que ocorreu na parcela 2 (P2), sem capoeira picada, onde somente 4 indivduos sobreviveram (GRFICO 2). Na anlise do dimetro, os indivduos da P1 apresentaram crescimento mdio de 6 mm, enquanto na P2 o aumento foi de apenas 0,4 mm. No que se refere a copa, os indivduos da P1 tiveram um aumento mdio de 10 cm (GRFICO 3), enquanto na P2, observou-se um aumento mdio de 0,01 cm por indivduo (GRFICO 4).

Grfico 1 -

GRFICO 2

GRFICO 3

GRFICO 4 -

O crescimento dos indivduos na P1, demonstrou-se bastante positivo (crescimento mdio de 35 cm/indivduo), mesmo o ambiente no sendo favorvel do ponto de vista qumico, fsico e ocorreu na P2 (GRFICO 6). biolgico (GRFICO 5), diferente do que

GRFICO 5

GRFICO 6 -

CONCLUSO Vale destacar que os valores de pH verificado nas parcelas indicam segundo Tom Jr. (1997) existncia de vrias condies desfavorveis s plantas, como pobreza em clcio e magnsio, altos teores de alumnio, alta fixao de P (fsforo) e deficincia de micronutrientes e/ou excesso de sais. Tais caractersticas de inicio j inibiriam o desenvolvimento de plantas. De uma forma geral os indivduos na P1 (Parcela com capoeira picada) apresentaram-se mais eficientes em todos os aspectos monitorados em relao a P2 (Parcelo sem capoeira picada). Isso pode ser atribudo a insero dessa biomassa, que deu maior proteo ao solo, fazendo com que o escoamento superficial diminusse, aumentasse a capacidade de aerao e umidade do solo. Alm disso, os nutrientes contidos nessa biomassa vegetal pode ter contribudo para fixao e desenvolvimento dos indivduos. Assim, o monitoramento da leucena, submetida a dois tipos de tratamentos, em ambiente degradado, demonstrou uma maior eficincia dos indivduos na P1 do que na P2. Diante do exposto, conclui-se que a utilizao da leucena na recuperao de ambientes com solo degradado, pode ser mais eficiente se utilizada em consrcio com biomassa vegetal verde - capoeira picada.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ARAJO, Gustavo Henrique de Souza; ALMEIDA, Josimar Ribeiro de; GUERRA, Antonio Jos Teixeira. Gesto Ambiental de reas Degradadas. 3 Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008. p. 320

BOHRER, C. B. de A. e GONALVES, L. M. C. Vegetao. In: Geografia do Brasil. Regio Norte. Volume 3. Rio de Janeiro: IBGE, 1991. p.137-168. BENINCASA, Margarida M. P. Anlise de Crescimento de Plantas (Noes Bsicas). Jaboticabal SP, 1986. DIAS, Luiz Eduardo; GRIFFITH, James Jackson. Conceituao e Caracterizao de reas Degradadas. In: DIAS, Luiz Eduardo; MELLO, Jaime Wilson Vargas de. Recuperao de reas degradadas. Viosa: UFV. Departamento de Solos, Sociedade Brasileira de Recuperao de reas Degradadas, 1998. p.1-7. DURIGAN, Giselda; GARRIDO, Marco Antonio de Oliveira. Dendrometria de Essncias Nativas. In.: Anais 2 Congresso Nacional sobre Essncias Nativas. So Paulo: Instituto Florestal, 1992. p. 548-552 EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Manual de mtodos de anlise de solo. 2 ed. Rio de Janeiro, EMBRAPA, 1997. FERREIRA, Marciel Jos. Alteraes fsico-qumicas do solo e caractersticas fisiolgicas de plantas jovens de Bertholletia excelsa H. B. crescendo em rea degradada e submetidas a diferentes fontes de adubao. (Dissertao em Cincias de Florestas Tropicais). Manaus, AM: Programa Integrado de PsGraduao em Biologia Tropical e Recursos Naturais - INPA, 2008. KOEPPEN, Wilhelm. Climatologia. Fondo de Cultura Econmica Mxico-Buenos Aires, 1948. MALAVOLTA, Eurpedes et al. Avaliao do estado nutricional das plantas: princpios e aplicaes. 2 Ed. Piracicaba: POTAFOS, 1997. MARQUES, Jean Dalmo de Oliveira. Influncia de atributos fsicos e hdricos do solo na dinmica do carbono orgnico sob diferentes coberturas vegetais na Amaznia Central. (Tese de doutorado). INPA/UFAM, Manaus, 2009. PEREIRA, Alosio Rodrigues. Como selecionar plantas para rea degradadas e controle de eroso. Belo Horizonte: Editora FAPI, 2008. REIS, Nelson Joaquim (et al.). Geologia e Recursos Minerais do Estado do Amazonas. Manaus: CPRM Servio Geolgico do Brasil, 2006. 125 p. REBRAF Rede Brasileira Agroflorestal: Informativo Maro/1991. Vol. 2. N 3-4. Resumos Monogrficos. Agroflorestal.

RIBEIRO, Jos L. da S.(et al.). Flora da Reserva Ducke: Guia de identificao das plantas vasculares de uma floresta de terra-firme na Amaznia Central. Manaus: INPA, 1999. 816p. SILVA, Fbio Csar da. (Org.). Manual de anlises qumicas de solos, plantas e fertilizantes. Braslia: EMBRAPA, 1999. 370p.

SOUZA, Luiz Augusto Gomes; MENDONA, Marco Antnio de Freitas. Comportamento inicial de leguminosas arbrea em plantios de enriquecimento florestal nos sistemas de plena abertura ou semisombreamento em ultisol da Amaznia. Revista da UA. Srie: Cincia Agrria. V. 8. N. 1-2, p. 41-51, jan/dez. 1999. TOM JR. Juarez Barbosa. Manual para interpretao de anlise do solo. Guaiba: Agropecuria, 1997. VIEIRA, Antonio Fbio Guimares. Desenvolvimento e distribuio de voorocas em Manaus (AM): principais fatores controladores e impactos urbano-ambientais. (Tese de doutorado). Florianopolis: UFSC/CFH, 2008.

You might also like