You are on page 1of 38

ASPECTOS PROCESSUAIS DA RECUPERAO JUDICIAL Polliana Alves Martins

RESUMO O Objetivo do trabalho trabalhar a restaurao econmico-financeira, visando o cumprimento da funo social da empresa, favorecendo a sua reorganizao atravs de medidas de cunho administrativo, como a simples troca de administrador e at mesmo econmico como no caso de fuses e incorporaes, possibilitando a injeo de capital na empresa. O processo da recuperao regido pela prpria lei, cabendo subsidiariamente a aplicao do Cdigo de Processo Civil em algumas situaes. Trate-se de um juzo universal que atrai para si todas as obrigaes cveis envolvidas no processo, facilitando o processamento da Recuperao e dando mais segurana as relaes jurdicas. Neste instituto, um dos papis mais importantes, se no o mais importante o da Assembleia Geral de Credores, cabendo a eles o poder de optar pela recuperao ou ainda pela falncia. Tendo assim, a oportunidade de escolher pelo que se pe como mais vantajoso, ou ainda menos prejudicial. Ao devedor cabe apenas a escolha de propor ou no o pedido de recuperao. O que sugere ao processo certo equilbrio entre as partes. PALAVRAS-CHAVE: Reestruturao, Reorganizao, Relaes Jurdicas, Credores. INTRODUO Este trabalhado acadmico trata de assuntos pertinentes aos aspectos processuais da recuperao judicial, instituto criado pela Lei 11.101/05, que ps fim as concordatas, tanto preventiva quanto suspensiva. Neste sentido, aborda a legitimidade de propositura de ao, assim como o juzo competente, requisitos para o pedido da recuperao, e outras peculiaridades prprias do instituto. No primeiro captulo foi feito um breve apanhado referente s questes histricas ligadas falncia, concordata e, por fim, a recuperao. Abordou-se a origem etimolgica da palavra falncia que, por como foi colocado, sempre foi usada de forma pejorativa, atribuindo ao devedor a caricatura de falso, fraudador, e outros sentidos negativos. Mostrou a forma de tratamento dada aos ento falidos, como a possibilidade de se pagar com prprio corpo pela dvida, com mutilaes ou em casos extremos com a morte. E que ainda na idade mdia, surgiu entre legisladores a necessidade de diferenciao do devedor de boa-f e o de m-f, aliviando a pena deste primeiro. Foi exposto que nesta mesma fase iniciou-se a evoluo para a concordata, que tempos depois, nasceu em cidades italiana, em virtude das negociaes mercantis, onde, de fato,

foi aceita e normatizada. Erradicando-se a ideia pelo mundo. Em um segundo momento, ainda no primeiro captulo, foi tratada a evoluo da concordata na legislao brasileira, at a inovao legal ao abordar o instituto da recuperao citando a poca do Brasil colnia, onde o que vigoravam eram as leis da coroa portuguesa regida ento, pelas Ordenaes do Reino, atribuindo a Ordenao Filipina, que primeiro trouxe reflexos da concordata, ao diferenciar a falncia em dolosa e culposa e ainda, sem culpa. Exps que a primeira legislao brasileira a tratar do assunto foi o Cdigo Comercial de 1850, e que a partir da, houveram sucessivas modificaes legais, com diversos decretos e leis, at chegar a Lei 7.661/45, entretanto, a dinmica econmica tornou a lei obsoleta. Entrando em vigor a lei 4.376/93 que trouxe ideias do que poderia ser a recuperao judicial. E, por ltimo, surgiu a lei 11.101/05 que inovou de fato o ordenamento jurdico, pondo fim concordata e instituindo a recuperao. No segundo captulo, do presente trabalho, intitulado como Da Recuperao Judicial, foi abordado alguns dos aspectos processuais. Onde o primeiro item deste captulo tratou dos objetivos da recuperao, fazendo uma anlise do artigo 47 da referida lei, de onde se extrai o verdadeiro intuito da lei, que vela no s pelo empresrio ou pela sociedade empresria, mas pela sociedade num todo, desde os aspectos econmicos aos aspectos sociais. Tambm, no segundo captulo, foi tratado a legitimidade da ao. Onde foi feito um breve apanhado sobre a empresa, o empresrio e a sociedade empresria, conceituando-os de modo a facilitar a compreenso da aplicabilidade desta Lei. A partir destas definies, foi possvel mostrar que o devedor quem figura plo ativo desta relao jurdica, sendo o nico legtimo para requerer a recuperao judicial. E que apesar do processo de recuperao judicial no se amoldar perfeitamente ao processo civil, os credores so os possuidores da legitimidade passiva, uma vez que tambm so atrados para o processo. Os rgos da recuperao tambm fora objetos de estudo no segundo captulo. Onde se discorre sobre a Assembleia Geral dos Credores, que como foi colocado, trata-se de um importantssimo rgo da recuperao, que formado pelos credores, os quais so possuidores do poder de deciso. Atravs deste rgo que se define se o devedor ir ou no receber a concesso da recuperao ou ainda, se ser deferido a falncia, tudo dependendo do plano apresentado pelo credor.

Outro rgo abordado foi o Comit de Credores, que tem sobre tudo a funo de fiscalizao. Todavia, de criao facultativa, no sendo essencial a recuperao. Suas funes podem ser desempenhadas tanto pelo administrador judicial, quanto pelo juiz da recuperao. O administrador judicial outro rgo essencial da recuperao, considerado como auxiliar judicial, cabendo a ele desempenhar importantes funes durante todo o processo de recuperao. Como fornecer todas as informaes solicitadas pelos credores, consolidar o quadro de credores, e outras inmeras obrigaes. Ainda, neste mesmo captulo, foi abordado os requisitos para o requerimento do pedido, onde foram tratados os requisitos subjetivo, que dizem respeito ao devedor, e os requisito objetivos, relacionados ao processo propriamente dito. Em seguida foram expostos os meios de recuperao alencados no artigo 50, que estabelece de forma exemplificativa, os meios que podero ser usados pelo devedor para superao da crise. J no terceiro captulo, foi tratado do processamento da recuperao, que diz respeito aos atos que devem ser praticados no processo, iniciando pela fase postulatria, que a fase do pedido, inaugurada pela petio inicial. Foram tratados todos os requisitos da petio inicial tanto os regidos pelo Cdigo de Processo Civil, quanto os exigidos pela prpria Lei, como a exposio detalhada das causas que levaram o credor crise econmica, demonstrao dos resultados acumulados, a demonstrao do resultado desde o ltimo exerccio social e o relatrio de fluxo de caixa e de sua projeo. O plano de recuperao foi estudado de forma detalhada, apresentando-se os prazos e a relao de itens. Tratou-se tambm a hiptese de rejeio ao plano de recuperao. Desta forma, versou sobre as problemticas levantadas anteriormente. Onde o intuito foi de questionar se credores teriam a legitimidade para requerer a recuperao judicial, ou se esse era apenas um direito do devedor. Assim como, se o juiz poderia deferir o plano de recuperao, contrariando o que foi decidido na Assembleia Geral de Credores. E ainda, a possibilidade de mesmo aps ter sido deferido o plano de recuperao, ser decretada a falncia. Para isto, usou-se no trabalho, o mtodo dedutivo, considerado o mais adequado possibilidade do uso de leis e teorias para se prognosticar a ocorrncia de fenmenos

particulares, que foram ento abordados. Foi feito um resumo sistemtico de todo material utilizado, o que permitiu a pesquisa documental, relacionada ao tema analisado. DA ORIGEM HISTRICA DA FALNCIA RECUPERAO JUDICIAL A ideia de falncia surge ainda na Idade Mdia, praticamente vinculada ideia da obrigao. Com um sentido totalmente pejorativo, a expresso Falncia derivada do verbo latino Fallare, que significa falsear, faltar, enganar. Revelando uma ideia de fraude, e negativando a pessoa do falido, o que infelizmente prolongou-se pela histria. A histria mostra que idia a pejorativa que se tinha, em relao ao falido provocou, com certeza, grandes constrangimentos, em razo da forma de tratamento que era dado ao devedor, sempre com reservas, como um verdadeiro criminoso, chegava-se ao ponto de ter que responder at com o prprio corpo pelas obrigaes contradas, atravs de mutilaes, ou em outros casos com a prpria vida. Assim como cita Requio (1998, p. 6):
Longo foi o caminho da civilizao para aperfeioar humanamente essa forma de execuo patrimonial, pois a regra era, nas civilizaes antigas, outorgar ao credor o poder de coagir fisicamente o devedor, margem da prestao jurisdicional do Estado. O devedor era aprisionado, escravizado e at morto pelo credor, caso no pagasse o devido.

Ainda, na Idade Mdia, surge a necessidade de se diferenciar os tipos de falidos, onde os juristas dotados de senso de justia passaram a levar em considerao a boa-f de um devedor honesto. Evoluindo de forma a extinguir prises e escravides por dvidas, incidindo apenas, somente sobre os bens do devedor.
A tendncia que surge nesta poca de se abrandar a pena do falido faz com esta fase seja possivelmente reconhecida como uma fase embrionria, onde se reconhece leves traos para do incio da ideia de concordata, a qual se desenvolve com o passar do tempo. Na realidade, nessa fase podemos, talvez, encontrar apenas embries da concordata, mas no as verdadeiras razes do instituto. (REQUIO. 1998, p.8)

O certo que independente de ser fase embrionria da concordata ou no, temos que reconhecer que o fato das punies terem sido abrandadas, fez com que um grande passo a caminho desse instituto fosse dado, mostrando realmente o incio de um novo conceito em relao ao falido, conceito que aos poucos foi sendo trabalhado at que se chegasse, de fato,

concordata. As primeiras referncias em relao concordata so encontradas em Florena, Npoles e Gnova, e se deram em proveito no s do devedor, mas tambm do credor, com o intuito de que seus prejuzos fossem diminudos. O que se deu em razo da evoluo dos usos e costumes nas relaes mercadoras, tornando-os responsveis pelo o surgimento da teoria da concordata. Neste sentido, cita Negro (2004, p.565):
Atribui-se aos estatutos de Florena, Npoles e de Gnova o surgimento da teoria da concordata, por terem consagrado em seus textos a obrigao de a minoria de credora se submeter s decises de toda a coletividade de credores, na composio de seus crditos sobre os bens do devedor. Embora se conhecessem inmeras regras falimentares igualmente frutos das cidades italianas, estas revelavam certa execrao, humilhao e rancor vingativo contra os devedores. As regras da concordata vieram para aquietar as relaes mercantis, concedendo ao devedor prazo para solver suas primeiras obrigaes.

A partir de ento, a ideia se espalhou por toda a Europa na composio dos crditos sobre os bens dos devedores. Regras, que como a cima citado, tinham o intuito de conceder ao devedor prazo e crdito para solver suas obrigaes nas relaes mercantis. Da evoluo da concordata Recuperao Judicial no Brasil. No h, no Brasil, registros durante o perodo colonial, de que houvesse uma legislao prpria, especfica, que abordasse a situao falimentar. O que vigorava, ento, eram as Ordenaes do Reino, ora, a base da legislao portuguesa, uma vez que o Brasil se sujeitava as ordens de Portugal. As Ordenaes Filipinas, decretadas em 1603, que vigoraram at 1916, foi a primeira a abordar a quebra do comerciante. Seu livro V, trazia disposies acerca dos tipos de falncias, diferenciando-as em: dolosa, culposa e sem culpa. No Ttulo LXVI, alnea g abordava-se uma breve ideia da recuperao, pois trazia uma prvia da reorganizao da empresa, desde que a situao desta, no tivesse sido provocada, ou seja, desde que fosse uma circunstncia sem culpa, e em tratados lcitos. Em 1850 foi introduzido o Cdigo Comercial, calcado no do Direito Francs, e regulado pelo Decreto n 738, o qual foi passvel de vrias alteraes, nele havia um captulo que tratava em especfico Das Quebras. Vrios fatores contriburam pra o surgimento deste

cdigo, como cita Mendona, com propriedade:


[...] a deficincia da legislao, a facilidade das quebras e as altas imoralidades que a conquistavam foram as causas que mais contriburam para a publicao do Cdigo Comercial de 1850, conforme se apreende das representaes das classes comercial e da discusso do cdigo do Parlamento.(MENDONA.1963.p.)

Entretanto, era evidente que a nfase maior era a de responsabilidade criminal e no a liquidao propriamente dita. Logo, esse decreto foi derrogado pelo Decreto n 917, em virtude das relaes comerciais brasileiras. Este introduziu a concordata preventiva, com o interesse de se evitar a falncia. Aps esse decreto, tivemos ainda o Decreto 859. A lei 2.024, que regulou, de fato, a concordata tanto preventiva quanto suspensiva. E a lei 5.746 que manteve o mesmo princpio abordado pela lei anterior. O grande impulso veio com a lei 7.661/45, que visava criar mecanismos para proteger as empresas, promulgando assim, o instituto da concordata, objetivando evitar a liquidao da empresa. Todavia, com o passar do tempo e com as rpidas transformaes na economia, e at mesmo no prprio ordenamento jurdico, o instituto referido passou a ser mero expediente de postergao para a inevitvel falncia. Sendo usada vrias vezes, como meio de fraudar credores. Depois de meio sculo em vigor, o decreto 7.661/45, j no mais correspondia dinmica jurdica e econmica do pas. Assim, o projeto de lei 4.376/93 previa a regulamentao da Recuperao das empresas que exerciam atividades econmicas, regidas por leis comerciais, trazendo uma breve introduo de frmulas da Recuperao de empresa, e o intuito da ampliao do alcance do texto legal, s diversas manifestaes de empresa. A Lei apontada anteriormente passou por diversas alteraes, onde sua ltima alterao trazia basicamente, s referncias Recuperao e Liquidao Judicial. Obedecendo a ideia de ampliao da aplicabilidade dos institutos, alcanando no s as atividades comerciais, mas tambm as civis de fins econmicos. Alm das pessoas fsicas que exercessem atividades econmicas em nome prprio e de forma organizada a obter lucro. Finalmente, a Lei 11.101/05, da qual o projeto anterior fora percussor, publicada em fevereiro de 2005, que extinguiu a concordata suspensiva, e instituiu a Recuperao judicial,

que substituiu a concordata preventiva. Com intuito de recuperar o devedor, considerando a funo social da empresa, que assim como est descrito no art. 47 da referida lei tem o intuito da manuteno de empregos, do interesse dos credores, visando a preservao da economia, bem como da sociedade em geral. DA RECUPERAO JUDICIAL Como j foi citado em captulo anterior do presente trabalho acadmico, o instituto da Recuperao judicial foi introduzido no nosso ordenamento pela Lei 11.101/05 que, por sua vez, extinguiu a concordata. Entretanto, o objetivo destas so os mesmos: garantir os meios necessrios manuteno de uma empresa, partindo da premissa da funo social da empresa. O artigo 47 da referida lei, traz em especfico a conceituao da Recuperao Judicial, e os seus objetivos em especfico.
Art. 47. A recuperao judicial tem por objetivo viabilizar a superao da crise econmico-financeira do devedor, a fim de permitir a manuteno da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a preservao da empresa, sua funo social e o estmulo atividade econmica. (CPC)

Percebe-se que o legislador teve, acima de tudo, uma preocupao social, pois seu intuito real de garantir o equilbrio da economia, zelando no s pelo interesse de uma classe, ou de classes, mas sim o interesse de toda a sociedade. Visando primeiramente que a fonte produtora, a empresa, seja mantida, pois essa uma fonte mediata, que beneficiar, mesmo que de forma indireta a sociedade num todo. Em ordem, a outra preocupao do legislador a de manuteno de empregos, mais uma vez preocupado com as situaes sociais, geradas pelo desemprego, como por exemplo, a marginalizao e a desigualdade social, causada por tal fato. E por fim, visa os interesses dos credores. Assim coloca Mamede (2008, p. 162):
Embora a recuperao Judicial possa atender, sim, aos interesses e direito patrimoniais do devedor ou da sociedade empresria, no essa a finalidade da recuperao para a manuteno dos direitos do empresrio ou da sociedade empresaria.

O exame de viabilidade da empresa um fato importante que deve ser analisado, afim de que este processo no se torne de sobremaneira um peso a sociedade, e ao invs de promover o bem- estar social, no promova o caos social. Ou ainda que seja usado como a concordata, meramente protelatria, como cita Coelho muita coerncia:
Como sociedade brasileira como um todo que arca, em ltima instncia, com o custo da recuperao das empresas, necessrio que o Judicirio seja mais criterioso ao definir quais merecem ser recuperadas. No se pode erigir a recuperao da empresa em um valor absoluto. No qualquer empresa que deve ser salva a qualquer custo. Na maioria dos casos, se a crise no encontrou uma soluo no mercado, o melhor para todos a falncia, com a realocao em outras atividades econmicas produtivas dos recursos materiais e humanos anteriormente empregados na da falida. (COELHO, 2007, p.370)

Outra informao importante que se retira do texto legal, o intuito de se promover os meios necessrios para que seja possvel a manuteno da empresa para que, logicamente, atravs desta manuteno, possa ser cumprida a funo social da mesma, e ainda promover meios de estmulos atividade econmica exercida pela empresa. O alcance legal da lei 11.101/05 No art. 1 , podemos extrair a delimitao da aplicabilidade da referida lei, que determina que esta deve ser aplicada ao empresrio e sociedade empresria regendo: Art.1, esta lei disciplina a recuperao judicial, a recuperao extrajudicial e a falncia do empresrio e da sociedade empresria, doravante referidos simplesmente apenas como devedor. (Lei 11.101/05) Assim, no intuito de entendermos melhor estas figuras jurdicas, faz-se necessrio o estudo um pouco mais detalhado das mesmas. Para isso, partir-se- da empresa, passando pelo empresrio, e pela sociedade empresria. Antes de conceituar empresrio, necessrio que se entenda, primeiramente, o que vem a ser empresa. Para isso, uso a citao de Coelho (2007, p.2) que conceitua:
Conceitua-se empresa como sendo atividade, cuja marca essencial a obteno de lucros com o oferecimento ao mercado de bens ou servios, gerados estes mediante a organizao dos fatores de produo (fora de trabalho, matria prima, capital, e tecnologia). Esse modo de conceituar empresa, em torno de uma peculiar atividade, embora no seja totalmente isento de imprecises, corrente hoje em dia entre os doutrinadores.

Anteriormente, defendia-se uma outra conceituao, que era considerada por diversos autores como multifacetria, ou ainda polidrica, seguindo a ideia do Direito Italiano. Como cita Ricardo Negro. Desta forma, defendiam-se quatro posies em relao a esta conceituao: a subjetiva, que diz respeito ao sujeito que a exerce, onde o empresrio caracterizado pela atividade exercida; a objetiva que trata a empresa do ponto de vista econmico, patrimonial, que no significa nada mais do que o estabelecimento; o perfil coorporativo que seria toda a organizao de pessoas tanto o empresrio como os colaboradores; e o perfil funcional, que o prprio exerccio da atividade. Para Asquini, esses quatro perfis, seriam os formadores da empresa. J para o professor Bulgarelli (1995), so somente trs os aspectos que a caracteriza, em suma, defende como elementos formadores da empresa o empresrio, o estabelecimento e a atividade exercida. A melhor conceituao de empresa vem de Bulgarelli (1995, p.100), que define empresa como sendo, atividade econmica organizada de produo e circulao de bens e servios para o mercado, exercida pelo empresrio, em carter profissional, atravs de um complexo de bens. J a conceituao de empresrio menos complexa, pois est prevista no art.966 CC que traz um conceito bem mais amplo, do que se tinha no Direito Comercial, pois j no se faz a diferenciao de empresrio comercial de empresrio civil:
Art.966. Considera-se empresrio quem exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a circulao de bens ou de servios. Pargrafo nico:no se considera empresrio quem exerce profisso intelectual, de natureza cientfica, literria ou artstica, ainda que com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exerccio da profisso constituir elemento da empresa.

Podemos observar que o texto legal define o empresrio sob um conjunto de requisitos, que so condies para propositura da ao, dizendo respeito a: habitualidade do exerccio, ou seja, no pode se prestado de forma espordica, exige-se um profissionalismo, e uma continuidade; organizao de uma forma tcnica, que vem a ser a organizao do seu prprio trabalho ou ainda compreendendo a coordenao do trabalho de outros. O exerccio de atividade econmica, geradora de riquezas, que vise o lucro. Outra obrigao importante encontrada no art. 967 no Cdigo Civil, que traz a inscrio no Registro Pblico de Empresas Mercantis, antes mesmo do exerccio de fato

10

obrigatrio para que haja a caracterizao do mesmo. Essa caracterstica de suma importncia, pois para que se requeira a recuperao, necessrio que haja mais dois anos de exerccio regular das suas atividades. A sociedade empresria, assim tambm, est conceituada no Cdigo Civil, que reza em seu artigo 982:
Art.982. Salvo as excees expressas, considera-se empresria a sociedade que tem por objetivo o exerccio da atividade prpria de empresrio sujeito a o registro (art.967); e, simples, as demais. Pargrafo nico. Independentemente de seu objeto, considera-se empresria a sociedade por aes; e, simples, a cooperativa.

Assim, como o empresrio, a sociedade empresria est focada na produo e na circulao de bens e servios. E neste caso, tambm caracterstica primordial, o Registro Pblico de Empresas Mercantis. Da legitimidade Como j foi dito anteriormente, a recuperao judicial alcana tanto o empresrio quanto sociedade empresria. Por se tratar de uma faculdade, independentemente de ser judicial ou no, a Recuperao s poder ser requerida pelo devedor, que quem est exposto ao risco de sofrer falncia, sendo este o maior interessado de que isso que no acontea.
S tem legitimidade ativa para o processo de recuperao judicial quem legitimado passivo para o de falncia. Isto , somente quem est exposto ao risco de ter a falncia decretada pode pleitear o benefcio da recuperao judicial. Como essa medida destinada a preservar o devedor da falncia, a lei s a defere a quem pode falir. (COELHO, 2007, p. 123)

Poder, tambm, requerer a recuperao, segundo o artigo 48 1 da referida lei, o cnjuge sobrevivente, os herdeiros do devedor ou ainda, o inventariante no caso de esplio. Em se tratando de sociedade empresria existe ainda a possibilidade de que esta seja requerida pelo scio remanescente. Esto sujeitos recuperao judicial, aqueles credores cujos crditos foram constitudos antes do requerimento da recuperao. Salvo as dvidas contradas a ttulo gratuito, ou ainda, aqueles decorrentes de valores gastos pelo credor para fazer parte na

11

recuperao. Desta forma, os credores so considerados como possuidores da legitimidade passiva. Assim como explica Mamede:
Embora no sejam propriamente rus, deve-se falar em legitimidade passiva, pois h pessoas que se sujeitam ao pedido, vale dizer, que so atradas para o processo e alcanadas por seus efeitos, ainda que no se habilitem para o mesmo e, at ajam segundo as faculdades processuais civis que a Lei 11.101/05 lhes outorga. (MAMEDE, 2008, p. 173)

A participao dos credores na recuperao judicial essencial visto, que eles formo um dos rgos mais importantes para a realizao da recuperao: Assembleia Geral de Credores. No Instituto da concordata, os efeitos atingiam somente aos credores quirografrios, e as decises eram tomadas somente pelo juiz, sem que houvesse a necessidade de consulta ou participao dos credores. J na recuperao judicial, segundo o artigo, esto sujeitos todos os credores desde que os crditos tenham sido constitudos antes do devedor requerer a recuperao em juzo. Excetuando-se deste rol, os possuidores de credito a ttulo gratuito, e ainda os crditos que sejam decorrentes de valores gastos pelo credor para fazer parte na recuperao. No faro parte, tambm, deste juzo universal os crditos tributrios, que so regidos pelo Cdigo Nacional Tributrio, e que possuem meios para que tudo seja resolvido por via prpria. Mamede (2008, p.173) coloca de uma forma clara tal exposio:
A dvida tributria da empresa se resolve por via prpria, qual seja, o parcelamento de dbitos fiscais, medida que no pode ser determinada pelo juiz da recuperao judicial, mas que dever ser pleiteada pelo empresrio ou sociedade empresria junto autoridade fazendria, com base em legislao especial. Para alm dos crditos fiscais, todos os demais esto sujeitos ao processo de recuperao incluindo crditos trabalhistas e crditos com garantia real.

Dos requisitos para a propositura da ao Para que haja o deferimento da Recuperao no basta estar ao alcance da abrangncia da lei, ou seja, no suficiente ser empresrio ou sociedade empresria, outros requisitos so

12

analisados. Sendo estes os requisitos objetivos e os requisitos subjetivos. Os requisitos subjetivos so aqueles que esto diretamente ligados ao sujeito da recuperao, referem-se ao devedor. Estas caractersticas esto relacionadas no art. 48 da lei de recuperao e falncia que exige do devedor: o exerccio regular da atividade empresarial h mais de dois anos. Entende-se que o legislador ao fixar este prazo buscou uma certa garantia de que atividade exercida por este empresrio poderia ser algo slido, entendendo que neste espao de tempo pode-se demonstrar que o empresrio tenha uma certa habilidade para manter-se no mercado exercendo esta atividade.
Afere-se o regular exerccio das atividades, portanto, no apenas verificando o registro, mas examinando as escrituraes e demonstraes contbeis, designadamente, o livro Dirio, para aferir quando a empresa j estava em atividade, contando-se ento o prazo bienal exigido pelo caput do artigo 48. (MAMEDE, 2008, p 164)

Alm da comprovao deste prazo, necessrio que o empresrio no tenha falido, ou se o tiver que estejam declaradas extintas, por sentena transitado em julgado. Segundo o artigo 158 da lei 11.101/05, ser declarado extinto as obrigaes do falido, quando houver: O pagamento de todos os crditos; o pagamento, depois de realizado todo o ativo, de mais de 50%(cinqenta por cento) dos crditos quirografrios, sendo facultado ao falido o depsito da quantia necessria para atingir essa porcentagem se para tanto no bastou a integral liquidao do ativo; o decurso do prazo de 5 (cinco) anos, contado do encerramento da falncia, se o falido no tiver sido condenado por prtica de crime previsto nesta lei; o decurso do prazo de 10 (dez) anos contados da data de encerramento da falncia, se o falido tiver sido condenado por prtica de crime previsto nesta lei houver. O artigo subsequente, reza que caso seja configurada alguma das hiptese anterior, o falido poder requerer ao juiz da falncia, que ele declare extinta suas obrigaes na sentena de encerramento. Outro requisito disposto no artigo 48 da referida lei a de que o falido no tenha, h menos de cinco anos, obtido concesso de recuperao de empresa, ou ainda no caso de microempresas ou empresas de pequeno porte, dentro do prazo de oito anos. Esses dois requisitos tem o mesmo intuito, o legislador ao fix-los, pretende impor limites a recuperao, atravs da criao deste perodo mnimo a ser obedecido. importante ressaltar que a contagem deste prazo inicia-se com a concesso do pedido, independente da

13

interposio de recursos. O ltimo requisito subjetivo reza que o falido no tenha sido condenado ou no ser, como administrador ou scio controlador, pessoa condenada por crime falimentar. importante ressaltar que necessria a condenao, ou seja, uma sentena devidamente transitado em julgado. O artigo 181 elenca os efeitos da condenao dos crimes previstos nesta lei, sendo eles: A inabilitao para o exerccio de atividade empresarial; impedimento para o exerccio de cargo ou funo em conselho de administrao, diretoria ou gerncia das sociedades sujeitas quela lei; a impossibilidade de gerir empresa por mandato ou por gesto de negcios. Entretanto, esses efeitos, no so automticos, eles deveram estar sendo motivadamente declarados na sentena. Os requisitos objetivos so aqueles relacionados ao plano de recuperao, dizem respeito petio inicial, juntada de documentos e s certides a serem apresentadas. Juzo competente O juzo da recuperao algo peculiar por atrair para si todas as obrigaes cveis envolvidas neste processo, e tambm as trabalhistas. Formando um juzo universal, onde o maior interesse o de garantir segurana as relaes jurdicas envolvidas. Mamede (2008, p.38) coloca:
Com a formao do Juzo universal, abre-se no s a oportunidade, mas igualmente a necessidade de o Estado dar ordem s relaes jurdicas do empresrio ou sociedade empresria, o que se reflete no apenas na classificao dos crditos [...], mas na afirmao de obrigaes jurdicas que embora sejam devidas fora do seu contexto, no mais so exigveis do devedor, na recuperao judicial ou na falncia.

O artigo 3 da lei 11.101/05 vem estabelecer o juzo competente para se propor a ao de recuperao. Regendo:
Art.3. competente para homologar o plano de recuperao extrajudicial, deferir a recuperao judicial, ou deferir a recuperao judicial ou decretar a falncia o juzo do local do principal estabelecimento do devedor ou da filial de empresa que tenha sede fora do Brasil. (LRF).

A lei define que o foro competente para a apreciao do processo de recuperao do

14

principal estabelecimento. Colocao que cercada de polmica, com grandes discusses. Coelho (2007, p.27) define principal estabelecimento como:
Principal estabelecimento para fins de definio de competncia para o direito falimentar, aquele em que se encontra o maior volume de negcios da empresa: o mais importante do ponto de vista econmico. O juzo do local onde se encontra tal estabelecimento competente para o processo falimentar, por que estar provavelmente mais prximo aos bens, contabilidade e aos credores.

Por no se ter uma definio legal do que vem a ser este principal estabelecimento, preciso estar sempre atento as manifestaes judiciais e tambm doutrinrias acerca do assunto. rgos da recuperao: Assembleia Geral dos Credores A assemblia Geral de Credores um dos elementos da recuperao mais importante do processo, pois composta pelo conjunto de credores, os quais possuem funes deliberativas, funcionando como rgo auxiliar do juzo universal, e que so classificados segundo os seus crditos, podendo ser eles: Titulares de crditos derivados de dvidas trabalhistas ou decorrentes de acidentes de trabalho; Titulares de crditos em garantia real; Titulares de crditos quirografrios, privilgios gerais ou subordinados. Este rgo de suma importncia para que se processe a Recuperao, cabe a ele a aprovao ou ainda a modificao do plano de recuperao, faculdade concedida pelo o artigo 31, I, alnea a da referida Lei. Alm desta, so atribuies da Assembleia: a constituio do Comit de Credores; a escolha de seus membros e sua substituio; o pedido de desistncia do devedor; o nome do gestor judicial, quando do afastamento do devedor; ou ainda qualquer outra matria que possa afetar os interesses dos credores. Ser sempre de competncia do juiz da recuperao judicial, a convocao da Assembleia Geral de Credores, devendo ser observado o artigo 36 da LRF, que regula que a convocao ser feita por meio de edital publicado no rgo oficial e tambm em jornais de grande circulao na localidade da sede da empresa, ou ainda das filiais quando houver. com privilgios especiais, com

15

A convocao dever ser feita sempre com 15 dias de antecedncia, no mnimo, contendo o local em que ser realizado, o horrio e o dia da realizao. Podendo ser a requerimento dos credores (quando representarem 25% do valor dos crditos de alguma classe); quando houver objeo de qualquer credor quanto ao plano de recuperao, segundo o art. 56; ou ainda, quando houver o afastamento dos titulares ou dirigentes da empresa devedora durante a recuperao judicial. Poder, ainda, ser convocada a requerimento do Administrador judicial, e tambm pelo Comit de Credores. Para que o plano de recuperao seja processado, necessrio a aprovao da maioria dos credores, e por todas as classes de credores, sendo o voto proporcional ao crdito. No entanto, para que o credor tenha o direito ao voto, necessrio que ele esteja presente na lista de convocao, apresentada pelo administrador, ou ainda que tenha sido habilitado pelo juiz da recuperao. Havendo rejeio do plano, h outra avaliao subsidiria, que menos rigorosa, de acordo com o art.58, 1, mas que tambm deve ser analisada pela Assembleia. Podemos perceber que os credores tem voz ativa para o deferimento da recuperao, no podendo o juiz deferi-la contrariando vontade dos credores. Assim, se por um lado s o devedor pode requer-la, sob o argumento de que deve ser respeitada a vontade do devedor de continuar ou no com o exerccio da sua atividade, sendo algo de cunho pessoal, por outro, cabe somente aos credores a aprovao do plano, em razo do grande interesse, principalmente na quantia a receber, cabendo ento a eles analisarem o plano sob a tica do risco, verificando se a recuperao da empresa pode ser algo vivel e at mais rentvel, a eles se comparado falncia. Comit de credores A constituio do comit de credores no algo essencial recuperao, sua criao , portanto, facultativa. Poder ser formado pela vontade de qualquer classe credora, ou ainda por determinao do juiz, desde que considere o processo de maior complexidade, o que raramente acontece. A no criao deste rgo no prejudica a recuperao, pois a funo do comit pode ser facilmente exercida pelo Administrador Judicial ou na impossibilidade deste, poder ser

16

exercida pelo juiz. Acredita-se at, que melhor, a no constituio deste rgo, uma vez que pode tratar de algo burocrtico para o andamento da recuperao. O comit de credores tem a funo delimitada pelo art. 27 da LRF de fiscalizar a administrao do devedor, devendo apresentar a cada trinta dias um relatrio da situao, assim como fiscalizar a execuo do plano de recuperao judicial, submeter autorizao do juiz, quando houver o afastamento do devedor, a alienao de bens, a constituio de nus reais ou outras garantias, ou ainda no caso de endvidamento necessrio continuao da atividade empresarial, no perodo que anteceda a aprovao do plano de Recuperao Judicial. Para que seja constitudo o Comit de credores, necessrio que haja um representante e dois suplentes de cada classe credora. Entretanto, o art. 26 1, permite que o comit mesmo em sua natureza sendo um rgo colegiado, funcione com o representante de uma s classe, desde que as outras se omitam ou inexistam. Do Administrador Judicial O Administrador judicial outro rgo essencial recuperao, sua nomeao feita pelo juiz, podendo ser pessoa natural ou ainda por pessoa jurdica, desde que haja um representante legal para represent - la em juzo. A idoneidade do administrador fundamental, pois a ele so atribudas as funes de maiores responsabilidades. Nesse sentido, afirma Coelho:
O administrador judicial (que pode ser pessoa fsica ou jurdica) o agente auxiliar do juiz que em nome prprio (por tanto com responsabilidade), deve cumprir com as funes cometidas pela lei. Alm de auxiliar na administrao da falncia, o administrador judicial tambm um representante da comunho de interesses dos credores (massa falida subjetiva), na falncia. (COELHO, 2007, p. 57)

Assim, considerado como um rgo auxiliar da justia, e a ele so impostas inmeras atribuies, todas de suma importncia para o processamento da recuperao. Segundo o art. 21, o administrador dever ser preferencialmente advogado, administrador, contador, economista, ou pessoa jurdica especializada. No podero ser administradores judiciais quem tiver parentesco ou afinidade at terceiro grau, ou deles for

17

amigo ou inimigo; quem tenha exercido cargo de administrador em outra falncia e foi destitudo, ou deixou de prestar contas no prazo legal. Mamede faz uma importante ressalva:

No se trata, porm, de uma imposio, mas apenas de uma sugesto. Portanto, a norma jurdica se quer afirma uma preferncia em sentido estrito, a implicar que, havendo na localidade profissional de qualquer uma daquelas reas, o juiz estar obrigado a escolh-lo e, somente se no houver ningum que exiba uma daquelas qualificaes, poder escolher quem no as tenham. Apenas se considerou que tais profissionais, pela formao em que tese tiveram, estariam mais aptos ao exerccio das funes de administrador judicial. No caso concreto pode ser bem diferente. (MAMEDE, 2008, p.69)

de responsabilidade do administrador, por exemplo, fornecer todas as informaes pedidas pelos credores interessados; elaborar a relao de credores; apresentar o relatrio sobre a execuo do plano de recuperao. O Administrador poder ser afastado da administrao por duas formas: pela substituio ou pela destituio. Na destituio existe o carter punitivo, funciona como uma penalidade a ele aplicado, por no ter cumprido com as suas obrigaes. J n a substituio no existe este carter punitivo, trata-se de algo mais usual. A destituio ocorrer quando os requisitos subjetivos no forem cumpridos; quando exceder qualquer dos prazos legais que forem concedidos; quando houver infrao dos deveres impostos; Quando pleitear interesses opostos aos da massa. Ocorrer a substituio quando houver renncia ao cargo; quando o nomeado no assinar, em quarenta e oito horas, o termo de compromisso; quando declinar da nomeao; quando houver renncia ao cargo; quando falecer. Dos meios de recuperao O artigo 50 da lei de recuperao vem estabelecer de forma exemplificativa os meios de recuperao disponveis ao devedor. Ou seja, outros meios podero ser adotados pelo devedor para a recuperao, desde que haja o consenso entre o devedor e os credores. Um dos meios apresentados pela lei a concesso de prazos e de condies especiais

18

para o pagamento das obrigaes tanto vencidas como vincendas. De acordo com o autor, Almeida (2007), aplica-se analogicamente o art. 61 da referida para o estabelecimento deste prazo, uma vez que no h nenhuma referncia propriamente dita ao mesmo. Assim sendo, adotar-se- o prazo de dois anos contados aps a deciso de concesso da recuperao, excetuando-se os casos previstos em lei, como no caso do artigo 54 que prev um prazo menor para os crditos de natureza trabalhista ou ainda decorrentes de acidente de trabalho. Outro meio que poder ser adotado pelo devedor, a ciso, a incorporao, ou a transformao de sociedade, constituio de subsidiria integral, ou cesso de quotas. Sendo estas formas de se reorganizar a estrutura fundamental das sociedades, assim, este meio de recuperao trata em especfico das sociedades empresrias, sobre todas quelas que atribuem a crise econmico financeira estruturao da empresa. O devedor poder tambm optar por substituir total ou parcialmente os administradores ou ainda modificar os rgos administrativos. No intuito inclusive de remodelar a empresa, reestruturando-a, de modo que esta apresente maiores possibilidades para sua recuperao. Sabe-se que a figura do administrador essencial empresa, assim tanto o sucesso como a decadncia da empresa, geralmente atribuda a ele. Questes como a falta de habilidade ou ainda incapacidade de continuar gerindo os negcios, podero ser resolvidas com essa substituio, de forma a proporcionar a possibilidade da empresa tornar-se mais competitiva. A venda parcial de bens outro meio de recuperao apresentado pelo artigo 50, entretanto, com certos limites, principalmente por dizer respeito ao interesse de credores. A venda parcial de bens mveis ou imveis, obviamente com o consentimento dos credores, forma usual para angariar recursos de molde a assegurar a recuperao da empresa. (ALMEIDA, 2007, p.318) Ainda existem possibilidades de como o aumento do capital social, que poder ser feita de vrias maneira, dentre elas as criaes de quotas sociais; o trespasse ou arrendamento do estabelecimento; a reduo salarial, compensao de horrios e de reduo de jornada, mediante acordo ou conveno coletiva. Neste caso, importante fazer uma ressalva de que tais redues no ferem a Constituio, pois se do atravs de acordos coletivo, o que legitima a deciso. Tambm, constitue-se um meio de recuperao a dao em pagamento, ou a novao

19

de dvidas; a Constituio de sociedade de credores; a equalizao de encargos financeiros; usufruto da empresa; administrao compartilhada; emisso de valores mobilirios; e a constituio da sociedade de propsito especfico para adjudicar, em pagamento dos crditos o ativo do devedor. Como foi dito anteriormente, esses meios tratam na verdade de sugestes para o devedor, uma vez que este rol no taxativo. Assim, o devedor dever analisar cuidadosamente a situao real da empresa, e assim, de acordo com o caso aplicar o que lhe mais conveniente. Coelho (2007, p.132) ensina que:
Como se trata de lista exemplificativa, outros meios de recuperao da empresa em crise podem ser examinados e considerados no plano de recuperao. Normalmente, alis, os planos devero combinar dois ou mais meios, tendo em vista a complexidade que cerca as recuperaes empresariais.

DO PROCESSAMENTO DA RECUPERAO JUDICIAL O processamento da recuperao diz respeito a toda a sequncia de atos processuais, aos quais a recuperao ser submetida. O processo de recuperao se divide em trs distintas fases: fase postulatria; fase deliberativa; fase de execuo. Esta uma diviso doutrinria apresentada por Coelho (2007), que em muito facilita a compreenso do processo de recuperao. A fase postulatria a fase do pedido, iniciando-se com a petio inicial e finalizando com o despacho judicial em que o pedido deferido. Assim, nesta fase feita a petio inicial, onde o devedor apresenta o pedido devidamente instrudo. O juiz neste caso ir analisar o cumprimento dos requisitos, no sendo de sua competncia julgar se o devedor tem ou no condies para manter a continuidade da atividade empresarial, cabendo a ele somente observar as condies legais e tcnicas, para deferir o pedido. Sendo o pedido deferido, inicia- se a segunda fase do processo (fase deliberativa). Esta a fase em que o plano de recuperao ser apresentado e discutido. Nesta fase, a Assembleia de credores se rene para tomar as decises cabveis recuperao. nesta fase, tambm que h a verificao dos crditos e as possveis habilitaes, finalizando-se com a deciso de concesso do benefcio. A fase da execuo tem incio com a concesso do benefcio, nela, ser posto em

20

prtica o plano de recuperao, sendo necessria fiscalizao dos atos praticados. As s i m , finalizar com a execuo do processo. Petio inicial A petio inicial dever conter os requisitos genricos e especficos. So considerados requisitos genricos, os que esto arrolados no art. 282 CPC, e os requisitos especficos esto dispostos no art. 51 da lei 11.101/05, que dizem respeito aos aspectos da recuperao propriamente dita. So requisitos genricos, segundo a observncia do Cdigo de Processo Civil, a indicao do juzo a qual ser dirigida; nome do autor, neste caso a sociedade empresria ou ainda, o empresrio, seguido pelas suas devidas qualificaes; a alegao dos motivos da empresa estar passando por tal crise (dos fatos); o pedido da recuperao propriamente dita e ainda, o valor da causa. J os pressupostos especficos da petio inicial, alm de obedecerem a obrigatoriedade do cumprimento dos requisitos do art.48, j expostos devero conter ainda, segundo o artigo 51 da lei 11101/05: A exposio da causa da situao patrimonial e as razes, a crise econmico-financeira; Apesar de tal exposio poder estar na prpria petio na parte dos pedidos, sem que haja o prejuzo para ao, correto que esta venha em pea separada, somente juntada aos autos. Tal recomendao se d em virtude da extenso da mesma, o que tornaria a leitura desgastante, e exaustiva. tambm aconselhvel, que este relatrio, ou melhor, que estas exposies sejam feitas por profissionais habilitados, uma vez que se trata de algo mais tcnico, com necessidade de uma detalhada exposio dos fatos que possivelmente levaram a empresa a tais circunstncias. A exposio dos fatos devem ser claras e concretas, como ressalta Coelho (2000, p.145), no atende exigncia legal uma exposio vaga, com difusa referncia a dados macroeconmicos nacionais ou mundiais. Desta forma, faz-se necessria um real diagnstico dos fatos que levaram a empresa crise. Caso ainda queira se expor fatos com altas taxas de juros, ou ainda, por exemplo,

21

ressaltar a enorme carga tributria, importante que se demonstre como isso pode interferir de forma concreta para a crise. Pois, isso dar uma maior credibilidade aos credores. Diagnosticar de fato, as circunstncias que levaram a empresa crise, de suma importncia, pois atravs desta anlise que se identificar o cerne, ou os cernes do problema para que, posteriormente, se aponte uma soluo efetiva para crise. Sabemos que fatores como juros e tributos, podem, e at contribuem para uma crise financeira, entretanto, no devem ser estes decisivos, ou exclusivos. recuperao, esbarram realmente em Grande parte das empresas que requerem a problemas mais concretos como a m

administrao, a falta de tecnologia e de incentivos, a falta de capital para investimentos. Enfim, vrias outras situaes, que quando identificadas podem ser solucionadas atravs de vrios meios, os quais descritos no artigo 50 da referida lei; necessrio, tambm, que sejam apresentadas as demonstraes contbeis. Para que este requisito seja cumprido, necessrio, tambm, a ajuda de um profissional contbil, devidamente registrado junto ao Conselho Regional de Contabilidade haja visto, a tecnicidade que envolve tal demonstrao. Tal pea, tambm ser juntada aos autos do processo. H a exigncia de que esta demonstrao seja relativa aos trs ltimos exerccios. Para que seja feita tal demonstrao contbil, necessrio o balano patrimonial; a demonstrao dos resultados acumulados; demonstrao do resultado, desde o ltimo exerccio social; relatrio gerencial de fluxo de caixa e de sua projeo. O balano patrimonial compreende na demonstrao contbil onde se verifica a exata situao, atravs da apurao do ativo e o passivo da empresa. Considerando-se como ativo, como cita Almeida (2007, p. 310), o conjunto de bens e de crdito que compem o acervo do devedor. Enquanto o passivo compreende-se no conjunto de dvidas ou encargos. A demonstrao de resultados acumulados, que podem ser os lucros ou prejuzos. Devem conter o saldo do incio do perodo, com os ajustes de exerccio anteriores, e a correo monetria do saldo inicial, alm das reverses de reservas, assim como os dividendos. A demonstrao de resultado de exerccios tem o intuito de demonstrar os lucros e prejuzos auferidos, dever ter descriminado valores como a receita bruta das vendas e servios, as dedues das vendas os abatimentos e impostos; a receita lquida das vendas e

22

servios; as despesas com as vendas financeiras; lucros e prejuzos operacionais; a participao de debntures, empregados, o lucro ou o prejuzo lquido do exerccio e o seu montante por ao do capital social. J o relatrio gerencial de fluxo de caixa e a sua projeo, tratam-se das receitas e despesas atribudas ao futuro, ou seja, o que ainda ir integrar ao caixa, e a capacidade da empresa gerar lucros para cobrir o aumento de capital. O fluxo de caixa considerado um dos principais instrumentos de anlise e avaliao de uma empresa, proporcionando uma viso futura dos recursos financeiros da empresa [...]. (ALMEIDA, 2007, p331) Percebe-se que estas demonstraes exigidas so realmente de suma importncia, e que exigem muita tcnica, precisando realmente de um profissional para realiz-las. Dentre as demonstraes a serem feitas ressalta-se o fluxo de caixa, atravs deste tem-se a real ideia do que a empresa ir precisar para se restabelecer, dando uma viso panormica da real situao. importante ressaltar que, para que essas demonstraes sejam feitas, necessrio uma organizao das contas a receber e a pagar, pois pode ser essa organizao decisiva em um momento de crise como este. Outro item importante a relao nominal dos credores que, no precisa estar necessariamente no corpo do texto da petio, poder vir em pea separada e anexada. Nela dever ser descrita o nome e o endereo de cada credor, a natureza do credito (vale ressaltar que os crditos a ttulo gratuito e os crditos decorrentes de valores gastos pelo credor para fazer parte na recuperao no sero admitidos), a classificao do crdito, o valor atualizado, a origem do crdito, o vencimento, e o registro contbil da operao; A petio conter ainda a relao integral de todos os empregados com a descrio dos nomes, das funes, dos salrios, os saldos salariais, assim como todas as outras obrigaes derivadas das obrigaes trabalhistas que so devidas. No devem ser includos nesta aqueles que atuem na empresa ou para a empresa por contratos de direito privado, ou seja, que no caracterizem com empregados,em sentido estrito. (MAMEDE, 2008 p.195) A Certido de inscrio no Registro Pblico de Empresas tambm fundamental para a petio, esta certido o meio de se provar que h o exerccio regular da atividade empresarial a mais de dois anos, e que a empresa est devidamente registrada, assim como exige o artigo 48 da referida lei;

23

Conter ainda a relao dos bens particulares

dos scios

controladores

administradores, com certeza dentre todas as demonstraes a serem feitas e dentre todos os documentos a serem apresentados, estes so os mais polmicos. Pois muitos autores percebem tal exigncia como no mnimo como discriminatria e inconstitucional. A informao dos bens particulares uma previso legal que atenta contra a garantia fundamental dos scios controladores e dos administradores do devedor, tornando a regra geral uma situao indigna[...]. (MAMEDE, 2008, p 164) Na verdade, no h realmente motivos convincentes para que o legislador exija tal relao, uma vez que o patrimnio particular no se confunde como patrimnio da empresa. Entretanto, sem essa relao o pedido ser indeferido. O devedor dever tambm apresentar os extratos bancrios das contas do devedor e as suas aplicaes financeiras. O intuito destes extratos de apurar a exata situao financeira da empresa, da, a exigncia de atualidade dos extratos. Almeida (2007) cita, que a expresso extratos atualizados fazem referncias ao tempo da distribuio do pedido, entretanto, o dispositivo legal no traz a fixao exata de tal prazo; Para que a petio seja aceita, necessrio tambm as Certides dos Cartrios de Protestos. Atravs destas certides, independente de ser positiva ou negativa, tem-se a possibilidade de observar a real probabilidade de recuperao. O fato de o devedor ter ttulos protestados no interferem no pedido de recuperao, ao contrrio do que acontecia na concordata preventiva; E a relao de todas as aes em que o devedor figure como parte. Nesta relao dever conter a estimativa dos valores que esto sendo demandados, inclusive as de natureza trabalhista, alis, independente da natureza. Assim, o devedor instrui o seu pedido com as devidas Certides dos foros. Percebe-se claramente que se trata de uma petio extramente extensa e com muitos requisitos a serem cumpridos, tudo no intuito de que fique claro a viabilidade de recuperao, assim como tentar afetar as possveis fraudes. Do deferimento do pedido Depois de preenchido todos os requisitos da petio inicial, e deferido o pedido pelo juiz, iniciar-se- a fase deliberativa do processo. Mas caso a petio no cumpra os requisitos,

24

aplicar-se- o artigo 284 do CPC, onde o juiz determinar um prazo de dez dias para que ela possa ser completada. Logo, no poder haver a extino do processo, alegando a deficincia da petio sem que antes seja concedido o prazo determinado pelo CPC. Ofende o art.284 do CPC, o acrdo que declara extinto o processo, por deficincia da petio inicial, sem dar ao autor oportunidade de para suprir a falha. (STJ, REsp 114.092SP, Rel. Min. Humberto Gomes de Barros) No mesmo ato em que o juiz deferir o processamento da recuperao, ele tambm determinar que sejam tomadas as providncias do artigo 52 da lei 11101/05, que compreendem em: A nomeao do administrador judicial esta nomeao obedecer os termos do artigo 21 da referida lei. Determinar a dispensa da apresentao de certides negativas para que o devedor exera suas atividades, exceto para a contratao com o Poder Pblico ou ainda para receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios essa dispensa de certides uma obrigao do juiz, atravs dela manifesta-se a permisso do prosseguimento das atividades. Ordenar a suspenso da todas as aes ou execues contra o devedor, exceto aquelas previstas pela lei essa suspenso trata-se de outro dever do juiz e no de uma faculdade. Todavia, vlido ressaltar que esta suspenso no atingir todas as aes, excetua-se, por exemplo, aqueles crditos que no so aceitos no juzo, recuperao. Essa suspenso tem um prazo improrrogvel de 180 dias. Determinar ao devedor a apresentao das contas demonstrativas mensais enquanto perdurar a recuperao judicial, sob pena de destituio de seus administradores. O texto legal no define o que vem a ser essas contas demonstrativas mensais. Entretanto, percebe-se que o intuito do legislador o de promover a garantia dos interessados nesta Recuperao, buscando formas para que se possa ter o conhecimento de como os negcios da atividade empresarial so conduzidos, da a possibilidade da aplicao de pena ao administrador, responsvel por tal demonstrao. Ordenar a intimao do Ministrio Pblico e a comunicao por cartas s Fazendas Pblicas Federais e de todos os Estados e Municpios em que o devedor tiver estabelecimento. H de se atentar a essa questo, pois caso no haja a intimao do Ministrio Pblico e caso no haja a comunicao s Fazendas Pblicas, e isso cause danos

25

concretos aos credores ou ainda aos devedores, implicar na nulidade do processo.


O formalismo aqui cede essncia: de nada adianta retornar o processo fase em que o ministrio Pblico no foi, embora devesse ser, intimado para, aps intim-lo regularmente, descobrir que nada tem a requerer ou obstar. O mesmo se diga em relao comunicao s Fazendas Pblicas. (MAMEDE, 2008, p.208)

Ainda, no mesmo instrumento judicial, conforme o art.52 1, o juiz ordenar a expedio de edital, para a publicao em rgo oficial, que dever conter o resumo do pedido do devedor e da deciso que defere o processamento da recuperao judicial; a relao nominal de credores, em que se discrimine o valor atualizado e a classificao de cada crdito; a advertncia acerca dos prazos para a habilitao dos crditos, para que os credores apresentem objeo ao plano de recuperao judicial apresentado pelo devedor. Do Plano de Recuperao O plano de recuperao de uma empresa dever ser apresentado em um prazo improrrogvel de 60 (sessenta dias), que sero contados a partir da data de deferimento do pedido de recuperao. A apresentao dever ser feita pelo devedor, em conformidade com o artigo 53 da lei de Recuperao Judicial:
Art. 53. O plano de recuperao ser apresentado pelo devedor em juzo no prazo improrrogvel de 60 (sessenta) dias da publicao da deciso que deferir o processamento da recuperao judicial, sob pena de convolao em falncia, e dever conter: I discriminao pormenorizada dos meios de recuperao a ser empregados, conforme o art.50 desta Lei, e seu resumo; II demonstrao de sua viabilidade econmica;e III laudo econmico-financeiro e de avaliao dos bens ativo do devedor, subscrito por profissional legalmente habilitado ou empresa especializada. Pargrafo nico. O juiz ordenar a publicao de edital contendo aviso aos credores sobre o recebimento do plano de recuperao e fixando o prazo para a manifestao de eventuais objees, observando o art. 55 desta Lei.

Em suma, um projeto que ser apresentado discorrendo os meios que sero aplicados para a superao da crise. Desta forma, destaca-se entre todos os elementos da Recuperao em decorrncia da sua relevante importncia para tal processo. o que ressalta Coelho (2007, p.158):

26

Note-se um bom plano de recuperao no , por si s, garantia absoluta de reerguimento da empresa em crise. Fatores macroeconmicos globais ou nacionais, acirramento da concorrncia no segmento de mercado em causa ou impercia na sua execuo podem comprometer a recuperao pretendida. Mas um plano ruim garantia absoluta de fracasso de recuperao judicial.

Ainda no artigo 53 da referida lei, tem-se a relao dos itens que devero estar contido no plano de recuperao. Para que se cumpra o artigo 53, I, que trata da pormenorizao do plano. necessrio que o devedor explique detalhadamente o que pretende fazer, e quais os meios de recuperao que sero utilizados para findar a crise, demonstrando a viabilidade da recuperao, a fim de que o plano possa inspirar a confiana dos credores, que movidos pelo otimismo possam deliberar em favor do plano. Mamede (2008.p 210-211) traz:
Todavia, importa em observar, a esta altura, que a discriminao do meio ou meios a serem adotados o cerne da recuperao, vale dizer, a sua parte essencial, seu elemento mais importante. Consequentemente, no atende ao art. 53, I, a simples meno ou mera nomeao do meio ou meios que so propostos para a superao da crise econmico financeira a empresa.

Com o mesmo posicionamento explica Coelho (2007, p.158):

A consistncia econmica do plano est diretamente relacionada ao adequado diagnstico das razes da crise e de sua natureza (se econmica, financeira ou patrimonial) e adequao dos remdios indicados para o caso. Os rgos da recuperao judicial, inclusive o juiz e o promotor de justia, devem ter particular preocupao em que se alcance um plano vivel e tecnicamente consistente, para que todos os esforos investidos, gastos realizados e providncias adotados se justifiquem, para que a perda de tempo e recursos caros sociedade brasileira no frustre as expectativas de reerguimento da atividade econmica em foco.

J para que se possa suprir a exigncia do inciso II, que trata da demonstrao da viabilidade econmica, que deve ser analisada pelo judicirio, necessrio que o devedor consiga demonstrar a real possibilidade da recuperao, atravs de apontamentos de fatores positivos que contribuiro para a soluo dos problemas enfrentados.
[...], a demonstrao da viabilidade econmica da proposta de plano de recuperao um exerccio de projeo otimista: o devedor (empresrio ou sociedade empresria) argumentar favoravelmente a sua proposta, procurando fazer projees sobre o que foi projetado, e assim provar que se pode, por aquela via, chegar superao da crise econmico-finaceira da empresa. (MAMEDE, 2008, p.211)

27

O inciso III, do referido artigo exige a apresentao de laudos tanto econmicofinanceiro quanto de avaliao dos bens ativos do devedor. Entretanto, no so legalmente especificados os dados que devero estar contidos nestes laudos. Como cita Mamede (2008, p. 218) cabe doutrina assim como a jurisprudncia, explorar o conceito, e assim definir o seu alcance, o contedo, deste laudo. O pargrafo nico do art. 53 diz que depois de recebido o plano de recuperao, pelo juiz, ele determinar a publicao do edital, tornando pblico o recebimento do plano de recuperao, e ainda fixando o prazo para as eventuais objees. Qualquer credor poder opor-se ao plano de recuperao segundo o que est descrito no art. 55 da Lei 11101/05:
Art 55. Qualquer credor poder manifestar ao juiz sua objeo ao plano de recuperao judicial no prazo de 30 (trinta dias) contado da publicao da relao de credores de que trata o 2 do art. 7 desta Lei. Pargrafo nico. Caso na data da publicao da relao de que trata o caput deste artigo, no tenha sido publicado o aviso previsto no artigo, 53 pargrafo nico desta Lei, contar-se- da publicao deste o prazo para as objees.

O artigo acima descrito prev duas formas de contagem do prazo, como cita Mamede a regra um pouco confusa, pois na primeira hiptese o prazo inicia-se com a publicao de relao de credores, depois da verificao dos crditos; j na segunda possibilidade, o prazo inicia-se com a publicao do edital que comunica o recebimento do plano de recuperao. Acontece que poder ocorrer casos em que foi publicada a relao de credores e ainda no se tem o plano de recuperao, inexistindo ento a possibilidade de o credor opor-se ao mesmo, o que prejudicando-o. Ou ainda, a possibilidade de ser publicado o recebimento da recuperao judicial sem que tenha sido publicado a relao de credores. Para o credor existe a possibilidade de anlise dos documentos que compe os autos, visando dar uma maior possibilidade de conhecimento real da situao da empresa, podendo ele observar os pontos descritos no plano pessoalmente ou por um preposto, garantindo-lhe maiores informaes para que sua deciso (opor-se ao plano ou no) seja um pouco mais segura. Existindo ainda a possibilidade de requerimento de informaes ao administrador judicial. o que cita Mamede (2008, p.220):

28

Obviamente, o direito de objetar-se ao plano de recuperao apresentado pelo devedor implica, como faculdade cogente, o direito de examinar os autos, designadamente os documentos que acompanharam a inicial da ao pedido a recuperao judicial da empresa e os documentos que instruram o plano [...].

Que cita ainda:

Como se no bastasse, desde que respeitado o prazo mximo para a apresentao da objeo, podero requerer informaes ao administrador judicial, que as dever fornecer com presteza (artigo22, I, b, da Lei 11.101/05), ainda que demandem exigir do devedor que as responda (artigo 22, I, b, da Lei 11.101/05). (MAMEDE. 2008, p.220)

O autor Coelho (2007) estabelece vrias crticas em relao ao assunto, principalmente ao fato da lei s deixar duas opes ao credor: ou aprova o plano para que haja a recuperao ou ser decretada a falncia. Assim no h aos credores muitas opes. Desta forma cita que:
O modelo brasileiro de recuperao judicial vulnervel por que, ao manter a vinculao entre o indeferimento do beneficio e de decretao de falncia, cria o ambiente propcio ao nascimento da indstria da recuperao judicial. O credor na Assembleia em que estiver em votao o plano de Recuperao tender a aprovar qualquer rabisco malfeito, porque se no o fizer, o juiz ter que decretar a falncia do devedor. (COELHO. 2007, p.115)

De qualquer forma, importante ressaltar o poder dos credores, pois caso no seja interessante o plano de recuperao, todos tem o poder de exercer veto cabendo-lhes tal deciso. Assim, como s o devedor tem a legitimidade para requerer a recuperao. S os credores tem o direito de decidir se a aceitam ou no. Como j foi mostrado anteriormente, a lei tenta de vrias formas proporcionar ao credor os meios necessrios para obteno de informaes. Ou seja, cabe a ele o interesse de conhecer ou no sobre o que est decidindo. Da objeo ao Plano de Recuperao: Como dito anteriormente, o credor ter o prazo de 30 dias para apresentar sua objeo, todavia, caso no haja nenhuma manifestao de objeo, haver o deferimento do plano. Cita Mamede (2008, p.219): Qualquer credor poder manifestar ao juiz sua objeo ao plano de recuperao judicial, tornando-o res controversa; se ningum o faz, presume-se ter sido aceito por todos

29

os credores, permitindo o deferimento do plano de recuperao judicial. Entretanto, havendo a objeo de qualquer credor, a Assembleia de credores dever ser convocada para que possa decidir sobre o assunto, nas condies que estabelece o artigo 56 da Lei 11.101/05:
Art.56 havendo objeo de qualquer credor ao plano de recuperao judicial, o juiz convocar a Assembleia geral de credores para deliberar sobre o plano de recuperao. 1 A data designada para a realizao da Assembleia geral no exceder 150 (cento e cinqenta) dias contados do deferimento do processamento da recuperao judicial. 2 A Assembleia-geral que aprovar o plano de recuperao judicial poder indicar os membros do Comit de credores, na forma do art. 26 desta Lei, se j no estiver constitudo. 3 O plano de recuperao judicial poder sofrer alteraes na Assembleia-geral, desde que haja expressa concordncia do devedor em termos que no impliquem diminuio dos direitos exclusivamente dos credores ausentes. 4 Rejeitado o plano de recuperao pela Assembleia-geral de credores, o juiz decretara a falncia do devedor.

Assim sendo, aos credores caber o poder decisrio, pois como elencado no 4 do referido artigo, no caso de rejeio o juiz decretar a falncia. Desta forma, como bem lembra Mamede (2008), este no um direito que possa ser exercido de forma arbitrria, irresponsvel. Neste caso, o juiz funciona apenas como um interprete de vontades, no podendo em nada interferir e no poder discutir o mrito da questo.
Na verdade, no cabe ao juiz apreciar o contedo da objeo ou decidi-la. A competncia para tanto de outro rgo da recuperao judicial: a Assembleia dos Credores. Desse modo, ao receber qualquer objeo, o juiz deve limitar-se a convocar a Assembleia. O prazo para realizao do conclave, neste caso, no poder exceder aos 150 dias contados do despacho de processamento da recuperao judicial. (COELHO, 2008, p.164).

Da instalao e do funcionamento da Assembleia Geral de Credores Como j foi dito anteriormente, a Assembleia o principal rgo da recuperao cabendo a ela o papel fundamental de deliberao, expresso a qual no compreende somente o poder do voto (aceitar ou no), mas tambm o sentido de discutir e at interferir no plano de recuperao. A convocao da Assembleia deve seguir uma srie de exigncias legais que esto

30

previstas no artigo 36 da Lei 11.101/05, que determina que tal convocao por meio de edital, dever ser publicado em jornal de grande circulao e tambm no rgo oficial, no mnimo 15 dias de antecedncia. No edital publicado dever constar a data, o horrio, e o local em que reunir-se- a Assembleia, bem como a pauta dos assuntos que sero discutidos e postos para a aprovao, e a determinao do local onde estar disponibilizado o plano de recuperao, para que os credores obtenham as cpias. Outro rgo importante da recuperao, que tambm est envolvido nesta fase, que o administrador Judicial, cabendo a ele uma srie de responsabilidades essencial, a instalao da Assembleia , assim como expe Mamede (2008, p.222):
Ao administrador judicial cumpre a organizao da Assembleia geral de credores, alm de competir-lhe a presidncia dos trabalhos, segundo o artigo 37 da Lei 11.101/05, devendo designar um secretrio dentre os credores presentes. A este secretrio competira lavrar ata do que ocorrer na Assembleia [...].

Na Assembleia de credores, para que haja validade, exigido um nmero mnimo de credores, por isso a lei prev a possibilidade de uma segunda convocao, assim o nmero de credores necessrios para a deliberao diferencia-se da primeira para a segunda. Caso no se atinja o qurum de instalao na primeira convocao, onde h uma maior exigncia, haver uma segunda convocao onde a exigncia ser menor em relao ao nmero de participantes. Assim cita Coelho (2008, p 92):
Na primeira convocao da Assembleia, o quorum de instalao de credores que representem a maioria dos crditos em cada classe. Aqui inclusive da classe de empregados, consideram-se apenas os valores dos crditos e no o nmero de sujeitos que os titulam.

E segue dizendo:
Na segunda convocao, a Assembleia se instala com qualquer nmero de credores presentes. Se tiver atendido a convocao apenas um nico credor quirografrio, titular de crdito que represente parte nfima do passivo, ele sozinho compe a Assembleia. Nas matrias que em que no se exige quorum qualificado, s ele delibera validamente pelo conjunto de credores. (MAMEDE, 2008, p.92)

O importante ressaltar que o artigo 36, inc. I, rege que entre a primeira e a segunda Assembleia deve haver um prazo de pelo menos 5 (cinco) dias de diferena. Entretanto, no h o impedimento de que tanto a convocao da primeira Assembleia quanto

31

da segunda, se dem em um mesmo anncio, com intuito de economizar as despesas. O artigo 45 da Lei 11.101/05, rege qual o quorum estabelecido para a aprovao do plano de recuperao. Assim traz:
Art.45. Nas deliberaes sobre o plano de recuperao judicial, todas as classes de credores referidas no art. 41 desta Lei devero aprovar a proposta. 1 Em cada uma das classes referidas nos incisos II e II do art.41 desta lei, a proposta dever ser aprovada por credores que representem mais da metade do valor total de crditos presentes Assembleia e, cumulativamente, pela maioria simples dos credores presentes. 2 Nas classes previstas no inciso I do art.41desta Lei, a proposta dever ser aprovada pela maioria simples dos credores presentes, independentemente dos valores do seu crdito. 3 o credor no ter direito a voto e no ser considerado para fins de verificao de quorum de deliberao se o plano de recuperao judicial no alterar o valor ou as condies originais de pagamento de seu crdito

Para que seja vlida a instalao da Assembleia, uma srie de atos devem ser tomados, seguindo uma ritualidade essencial ao formalismo ali exigido. O primeiro passo a ser dado neste sentido o da assinatura da lista de presena. A assinatura desta deve ser antes da abertura dos trabalhos, caso o credor chegue depois de comeado os trabalhos, perder seu poder de voto, assim como o direito de discutir as questes levantadas. De forma que, neste caso, a pontualidade passa a ser um requisito, para a validade do ato. Assim explica Mamede (2008, p.223):
Para participar da Assembleia, cada credor dever assinar a lista de presena, que ser encerrada no momento da instalao; aqueles que chegarem aps o encerramento da lista e, concomitantemente incio dos trabalhos, embora possa assistir aos trabalhos, no se consideraro participantes, ou seja, no tero o direito de votar, nem podero exercer as faculdades que lhes so conexas, como o debate de mrito das questes.

Na sequncia ser composta a mesa condutora de tal reunio, com a participao do presidente, do secretrio e de mais duas pessoas. Dando incio a discusso ao plano onde sero esclarecidos todos os pontos necessrios referente ao plano de recuperao. Finalizada a parte das discusses, iniciam-se os votos onde a ordem estabelecida pelo presidente. Depois do voto de todos os credores presentes, o secretrio divulga o resultado da votao pondo fim a apreciao. Como bem ressalta Coelho (2007, p.383):

32

Cabe Assembleia dos credores, tendo em vista o proposto pela devedora e eventual proposta alternativa que lhe tenha sido submetida, discutir e votar o plano de recuperao. Trs podem ser os resultados da votao na Assembleia: a) aprovao do plano de recuperao, por deliberao que atendeu ao quorum qualificado da lei; b) apoio ao plano de recuperao que quase atendeu a esse quorum qualificado; c) rejeio de todos os planos discutidos. Em qualquer caso, o plano ser submetido ao juiz, mas variam as decises judiciais possveis em cada um deles. No primeiro, o juiz limita-se a homologar a aprovao do plano pelos credores; no segundo, ele ter a discricionariedade para aprovar ou no o plano que quase alcanou o quorum qualificado; no terceiro, deve decretar a falncia da sociedade requerente da recuperao judicial.

Como descrito na citao acima, e em acordo com o artigo 58 da referida lei, o juiz ter a discricionariedade de conceder a recuperao do plano que no obteve a provao determinada pelo artigo 45, trata-se como explica Mamede (2008, p. 228) de um quorum especial.
Este quorum especial de aprovao pode ser aferido em qualquer das votaes, preliminares ou finais. Assim, se atingido o quorum especial de aprovao numa votao preliminar (a primeira ou qualquer das seguintes), mas prosseguiu-se nos trabalhos sem que obtivesse a aprovao pelo quorum comum, a recuperao poder ser concedida tendo por base a respectiva votao preliminar e o plano que nela foi objeto do escrutnio.

Caso no seja aprovado pelos credores o plano de recuperao, o juiz decretar a falncia. Todavia, se o plano for aprovado, (independente de ser nos termos dos artigos 45 ou 58), o devedor juntar aos autos, as certides negativas de dbitos tributrios, para que seja concedida a recuperao. Assim o processo de recuperao passar para a terceira fase, designada como fase da execuo. Da execuo do plano de recuperao: Depois de aprovado o plano de recuperao, produzir-se- alguns efeitos, dentre os quais o dever de constar aps o nome da empresarial, a expresso: em Recuperao Judicial, em todos os atos e contratos, assim como determina o art.69. A importncia deste efeito est ligado as pessoas que se relacionam ou porventura iro se relacionar com a empresa, dando a elas o conhecimento do fato. Tambm, na Junta Comercial dever ocorrer a agregao da expresso ao nome empresarial. Neste sentido, expe Coelho:

33

Durante toda a fase de execuo, a sociedade empresria agregar ao seu nome a expresso em recuperao judicial, para conhecimento de todos que com ela se relacionam negocial e juridicamente. A omisso dessas expresses implica responsabilidade civil direta e pessoal do administrador que tiver representado a sociedade em recuperao no ato em que ela se verificou. Ser, outrossim, levado inscrio na Junta Comercial (rgo do Registro Pblico de Empresas) o deferimento do benefcio. (COELHO, 2007, p. 181)

Os efeitos da concesso da recuperao no atingem somente o devedor, j nesta fase do processo, onde o plano de recuperao ser posto em prtica, os credores tambm sero atingidos, dependendo do que ficou estabelecido. Fato , que nesta fase podero e, provavelmente ocorrero grandes mudanas, se assim anteriormente previsto.
Uma vez recuperada a empresa por deciso judicial, a situao patrimonial do empresrio ou da sociedade empresria em recuperao judicial corresponder estrutura construda no respectivo plano recuperatrio. Isso afeta no s o devedor em recuperao, mas o credor, conforme o contedo do plano: se houve alterao nos prazos de vencimentos, nos valores dos crditos, nos encargos devidos, na titularidade passiva do crdito (na hiptese de mutao societria: ciso, incorporao ou fuso), nos contratos de trabalho, nas garantias etc. (MAMEDE, 2008, p. 242).

A lei estabelece prazo mximo para que a empresa permanea em recuperao, limitando o tempo perdurar os efeitos da concesso da recuperao, onde durante todo este tempo ainda estar sob risco de ter a sua recuperao convolada em falncia. Assim reza o artigo 61da Lei 11.101/05:
Art.61. Proferida a deciso prevista no art.58 desta lei, o devedor permanecer em recuperao judicial at que se cumpram todas as obrigaes previstas no plano que se vencerem at 2 (dois) anos depois da concesso da recuperao judicial. 1 Durante o perodo estabelecido no caput deste artigo, o descumprimento de qualquer obrigao prevista no plano acarretar a convolao da recuperao em falncia, nos termos do art.73 desta Lei. 2 Decretada a falncia, os credores tero reconstitudos seus direitos e garantias nas condies originalmente contratadas, deduzidos os valores eventual mente pagos e ressalvados os atos validamente praticados no mbito da recuperao judicial. (Lei 11.101/05)

Este artigo deve ser analisado sob vrios aspectos, exigindo um maior cuidado na sua interpretao. O fato do devedor no permanecer em recuperao judicial depois de dois anos, s uma questo processual, pois para efeitos contratuais este prazo vai alm, no estabelecendo a lei, limites para o mesmo. o que pode ocorrer por exemplo, quando

34

no plano de recuperao, constar prazos especiais para o pagamento das obrigaes, nada obsta para que estes prazos extrapolem dois anos (excetuando-se os crditos trabalhistas que sero regidos pelo artigo 54 da referida Lei), sem que haja prejuzos para os credores. Melhor explica Mamede (2008, p.248), quando diz:
[...] tomado sob o ngulo cvel, ou seja, consideradas as relaes jurdicas de crdito que so objeto do plano de recuperao judicial, no determinou o legislador qualquer limite temporal, significando que o plano pode prever efeitos que se prolonguem para alem desses dois anos, ou seja, efeitos que suplantem o prprio processo de recuperao judicial, e que, dessa maneira, iro se realizar aps a sentena de encerramento da recuperao judicial.

O fato deste prazo extrapolar a sentena em nada prejudicar o credor. Sabe-se que se o descumprimento de qualquer obrigao pelo devedor for durante este prazo de dois anos, a recuperao ir se convalescer em falncia, mas caso este descumprimento da obrigao venha depois de proferido a sentena de encerramento da recuperao, o credor poder requerer a execuo especfica ou ainda a falncia. O artigo 62 da referida Lei especifica que:
Art. 62. Aps o perodo previsto no art.61 desta lei, no caso de descumprimento de qualquer obrigao prevista no plano de recuperao judicial, qualquer credor poder requerer a execuo especfica ou a falncia com base no art. 94 desta Lei.

Assim, o credor no correr riscos pelo fato da recuperao ter sido encerrada. necessrio que se tenha uma grande ateno na questo da legitimidade para se propor esta ao de execuo, pois apesar do referido artigo dizer que qualquer credor poder requerer a execuo, o legislado trata de qualquer classe credora. Entretanto, dever ser observado o interesse processual de quem est movendo a ao, como esclarece Mamede:
Somente aquele ou aqueles que sejam credores da obrigao que no mereceu adimplemento, no tempo e modo constante do plano de recuperao, esto legitimados para a execuo; os demais, em oposio, carecem do respectivo direito de ao. Neste contexto, como o legislador listou como alternativas requerer a execuo especifica ou a falncia, parece-me claro que, uma vez mais, somente o credor titular da obrigao que no foi adimplida a tempo e modo ter legitimidade para o pedido de falncia. (MAMEDE, 2008, p. 251)

Percebe-se, ento, que o devedor, mesmo estando em recuperao ou at mesmo depois de declarada a sentena que pe fim a recuperao, correr o risco de ter sua falncia

35

decretada, no estando assim, imune a esta situao. A convolao da recuperao judicial em falncia, durante o processo da recuperao totalmente possvel, e est prevista no art. 73 da Lei de Recuperao e Falncia, que prev quatro hipteses para esta situao, tratando-se da deliberao dos credores, que se d na fase de deliberao. No tendo os credores, depois de aprovado o plano, o poder para votar na convolao. A no apresentao do plano no prazo estabelecido em lei, que tambm acarretar nesta convolao. A rejeio do plano de recuperao na Assembleia dos credores, onde o nico caminho a ser tomado o da decretao da falncia. E, por ltimo, a hiptese de descumprimento do plano de recuperao. Percebe-se que dentre estas hipteses, duas tem carter punitivo, ao devedor que no cumpre com as determinaes legais, que so a falta de apresentao do plano em tempo hbil, e tambm o descumprimento das obrigaes firmadas. Acredito que o intuito do legislador ao fixar estas hipteses era o de realmente compelir o devedor a cumprir com o seu papel na recuperao. Assim, como acontece com os credores, pois ainda sob este aspecto, o legislador fixou tambm duas outras hipteses que cabem somente a eles, que devero assim usar o privilgio que a lei os deu, por se tratarem dos maiores interessados. Da sentena de encerramento. A sentena o ato que pe fim ao processo de recuperao judicial. Dar-se- depois de compridas as obrigaes vencidas no prazo de dois anos, como estabelecido pelo artigo 61 da Lei 11.101/05, conforme estudado anteriormente. A sentena dever ser nos moldes do artigo 63 desta lei, onde o juiz dever determinar o pagamento dos saldos de honorrios ao administrador judicial; a apurao do saldo das custas judiciais a serem recolhidas; a apresentao de relatrio circunstanciado do administrador judicial, sendo estabelecido o prazo mximo de 15 dias; a exonerao do administrador judicial assim como a dissoluo do comit de credores; a comunicao ao Registro Pblico de Empresas para as providncias cabveis. O artigo faz uma ressalva em relao ao pagamento do administrador, estabelecendo que tal pagamento s ser feito depois da prestao de contas, que dever ser feita no prazo de 30 dias, e depois da aprovao do relatrio circunstanciado sobre a execuo do plano de

36

recuperao pelo devedor. Desta forma, finalizado o processo de recuperao judicial. Entretanto, como colocado anteriormente, esta sentena pe fim aos efeitos processuais ficando, portanto, a serem cumpridas as relaes jurdicas advindas dos crditos.

CONSIDERAES FINAIS Extrai-se do presente trabalho acadmico a importncia da Recuperao Judicial, instituto introduzido no ordenamento jurdico com advento da lei 11.101/05, (Lei de Falncia e Recuperao), que trouxe inovaes, principalmente no que se diz respeito preservao da atividade empresarial, tendo como fundamento o Princpio da Funo Social da Empresa, onde a necessidade de manter a atividade empresarial, vai alm da simples preservao da fonte de renda econmica de um empresrio, ou ainda da garantia de pagamento de credores, fundamenta-se essencialmente em uma responsabilidade com a sociedade. Assim, h a necessidade de que esse instituto tratado de forma responsvel, evitando que caia em descrdito como aconteceu na concordata. Aplicando-a de fato com o fim abarcado pela lei, e no simplesmente como uma forma fraudulenta e protelatria. O estudo dos aspectos processuais da Recuperao Judicial mostra as particularidades que, sobretudo visa facilitar, e dar segurana a todas as obrigaes envolvidas nesta relao jurdica, nesse sentido, h o que se chama de juzo Universal. Outro fato importante est ligado ao desejo do empresrio de manter-se em exerccio, sendo ele a parte legtima para fazer o pedido, demonstrando assim o seu interesse. E figurando o outro plo, os credores. importante ressaltar que na Recuperao Judicial, o credor quem tem o poder decisrio, podendo aceitar ou no a reestruturao da empresa. Vale dizer que lei, buscou dar todo amparo ao credor, possibilitando que ela conhea a real situao da empresa, fornecendo todos os subsdios necessrios para que essa deciso seja tomada de forma responsvel, cabendo, ento, a eles, grande parte da responsabilidade para que o instituto alcance sua finalidade e contribua para a reestruturao da empresa.

37

Espera-se, ainda, que o sistema judicirio trate de forma responsvel este instituto, que os devedores por sua vez sejam conscientizados que, o que se busca principalmente com a Recuperao Judicial, o bem-estar social, j que uma empresa bem estruturada fundamental para a economia do pas, neste sentido, a lei deixa, ainda, a possibilidade de que, a recuperao mesmo depois de decretada, convalesa em falncia, tornando necessrio o cumprimento do plano de recuperao, na tentativa de que haja o alcance do proposto pela lei. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS E FONTES CONSULTADAS

ALMEIDA, Amador Paes de. Curso de falncia e recuperao de empresa: de acordo com a Lei n 11.101/2005. 23. ed. So Paulo: Saraiva, 2007. ANGHER, Anne Joyce. Vade Mecum. 4. ed. So Paulo: Rideel, 2007. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10520: Informao e documentao: citao em documentos: apresentao. Rio de Janeiro, 2002. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 14724: Informao e documentao: trabalhos acadmicos: apresentao. Rio de Janeiro, 2002. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: Informao e documentao: referncias: elaborao. Rio d e Janeiro, 2002. BULOS, Uadi Lammgo. Curso de direito constitucional. 2. ed. rev. e atual. de acordo com a Emenda Constitucional n 56/2007. So Paulo: Saraiva, 2008. COELHO, Fbio Ulhoa. Comentrios nova lei de falncias e de recuperao de empresas: Lei n 11.101, de 9-2-2005. 4. ed. So Paulo: Saraiva, 2007. COELHO, Fbio Ulhoa. Curso de direito comercial. v. 3. 6. ed. rev. e atual. de acordo com a nova Lei de falncias. So Paulo: Saraiva, 2006. COELHO, Fbio Ulhoa. Curso de direito comercial: direito de empresa. v. 1. 12. ed. rev. e atual. So Paulo: Saraiva, 2008.

38

DORIA, Dylson. Curso de direito comercial. 10. ed. So Paulo: Saraiva, 2000. 2 v. FAZZIO JNIOR, Waldo. Nova lei de falncia e recuperao de empresas. So Paulo: Atlas, 2005. LACERDA, J. C. Sampaio de. Manual de direito falimentar. 14. ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1999. MAMEDE, Gladston. Direito empresarial brasileiro: falncia e recuperao judicial de empresas. v. 4. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2008. MENDONA, Jose Xavier Carvalho de. Das falncias e dos meios preventivos de sua declarao: decreto n 917, de 24 de outubro de 1890: estudo therico-prtico. So Paulo: Typographia Brazil de Carlos Gerke e Cia, 1899. 2 v. MORAES, Alexandre de. Direito constitucional. 17. ed. So Paulo: Atlas, 2005. NEGRO, Ricardo. Manual de direito comercial e de empresa. v. 3. So Paulo: Saraiva, 2004. PERIN JNIOR, Ecio. Curso de direito falimentar e recuperao de empresas. 3. ed. So Paulo: Mtodo, 2006. REQUIO, Rubens. Curso de direito falimentar. v. 1. So Paulo: Saraiva, 1988. REQUIO, Rubens. Curso de direito falimentar. v. 2. So Paulo: Saraiva, 1988. REQUIO, Rubens. Curso de direito falimentar. v. 2. So Paulo: Saraiva, 1995. REQUIO, Rubens. Curso de direito comercial. 27. ed. So Paulo: Saraiva, 2007. UNI-ANHANGUERA CENTRO UNIVERSITRIO DE GOIS. Manual de elaborao de trabalhos acadmicos. Goinia, 2010.

You might also like