You are on page 1of 35

DILOGO E ANNCIO

INTRODUO 25 anos depois da "Nostra aetate", 1. H vinte e cinco anos, foi promulgada a Nostra aetate, a declarao do Conclio Vaticano II sobre as relaes da Igreja com as outras religies. O documento salientou a importncia do dilogo inter-religioso. Recordou, ao mesmo tempo, o constante dever da Igreja de anunciar Cristo, Caminho, Verdade e Vida, em que os homens e as mulheres encontram a sua plenitude (cf. NA 2). a um documento sobre Dilogo e Misso, 2. Para promover o trabalho do dilogo, o Papa Paulo VI criou, em 1964, o Secretariado para os no-cristos, atualmente denominado Pontifcio Conselho para o Dilogo InterReligioso. Aps a Assemblia Plenria de 1984, o Secretariado publicou um documento com o ttulo A atitude da Igreja perante os seguidores de outras religies. Reflexes e orientaes sobre dilogo e misso. O documento declara que a misso evangelizadora da Igreja " uma realidade unitria mas complexa e articulada". Indica os seus elementos principais: presena e testemunho; empenho pela promoo social e pela

libertao do ser humano; vida litrgica, orao e contemplao; dilogo inter-religioso; e, por fim, anncio e catequese. (1) O anncio e o dilogo cada um no prprio mbito so ambos considerados elementos componentes e formas autnticas da nica misso evangelizadora da Igreja. Ambos so orientados para a comunicao da verdade salvfica.

segue-se outro sobre Dilogo e Anncio.


3. O presente documento oferece ulteriores consideraes sobre estes dois elementos. Salienta, antes de tudo, as suas caractersticas, e estuda, depois, a sua recproca relao. O dilogo o primeiro a ser enfrentado, no por ser prioritria em relao ao anncio, mas simplesmente pelo fato que o dilogo constitui a principal preocupao do Pontifcio Conselho para o Dilogo Inter Religioso, que iniciou a preparao deste documento. O documento, de fato, foi discutido em primeiro lugar durante a Assemblia Plenria do Secretariado, em 1987. As observaes feitas naquela ocasio, juntamente com ulteriores consultas, deram vida ao texto que segue, terminado e aprovado durante a Assemblia Plenria do Pontifcio Conselho para o Dilogo Inter-Religioso, em abril de 1990. O processo inteiro fo i caracterizado por uma estreita colaborao entre o Pontifcio Conselho para o Dilogo Inter-Religioso e a Congregao para a Evangelizao dos Povos. Os dois Dicastrios propem estas reflexes Igreja universal.

O tema de atualidade
4. Entre as razes que tornam atual um tema como o estudo das relaes entre dilogo e anncio, podem ser mencionadas as seguintes:

num mundo pluralista


a) No mundo de hoje, caracterizado pela rapidez das comunicaes, pela mobilidade das pessoas, pela interdependncia, es t-se criando uma nova tomada de conscincia sobre o pluralismo religioso. As religies j no se contentam simplesmente com o fato de existir e de sobreviver. Em alguns casos, manifestam um renovamento propriamente dito. Continuam a inspirar e a influenciar a vida de milhes de adeptos. No atual contexto de pluralismo religioso, no pode ser ignorado o importante papel das tradies religiosas.

onde h hesitao a respeito do dilogo


b) S gradualmente se comea a compreender em que consiste o dilogo inte rreligioso entre cristos e seguidores de outras tradies religiosas, tal como foi delineado pelo Conclio Vaticano II. Em alguns lugares a sua prtica ainda incerta. A situao muda de um pas para o outro. Pode depender do tamanho da comunidade crist, de outras tradies religiosas presentes, e de outros fatores culturais, sociais e polticos. Um exame mais aprofundado da questo poderia ajudar a incentivar o dilogo.

e so levantadas questes .
c) A prtica do dilogo suscita alguns problemas na ment e de muitos. H aqueles que pareceriam pensar, erroneamente, que na misso atual da Igreja o dilogo deveria simplesmente substituir o anncio. No extremo oposto, alguns no conseguem ver o valor do dilogo inter -religioso. Outros, ainda, esto perplexos e perguntam: se o dilogo inter-religioso assumiu tal importncia, o anncio da mensagem evanglica perdeu a sua urgncia? O esforo que tende a conduzir as pessoas para a comunidade da Igreja tornou-se secundrio, suprfluo? H, porm, a exigncia de uma orientao doutrinal e pastoral, a que este documento gostaria de conduzir, sem pretender oferecer uma resposta exaustiva s muitas e complexas questes que surgem a este propsito. Quando este texto entrava na fase final de preparao para a publicao, o Santo Padre Joo Paulo II ofereceu Igreja a sua Encclica Redemptoris missio, onde so enfrentadas estas questes e muitas outras. O presente documento desenvolve mais pormenorizadamente o ensinamento da Encclica sobre o dilogo e sobre a sua relao com a proclamao (cf. RM55-56), e deve, ser lido luz dessa Encclica.

O Dia de Orao pela Paz em Assis


5. O Dia mundial de orao pela paz, celebrado em Assis, a 27 de outubro de 1986, por iniciativa do Papa Joo Paulo II, outro estmulo reflexo. No mesmo dia e posteriormente, em particular na sua alocuo aos Cardeais e Cria romana, em dezembro de 1986, o Santo Padre explicou o significado da celebrao de Assis. Acentuou a unidade fundamental do gnero humano, na sua origem e no seu destino, e o papel da Igreja como sinal efetivo desta unidade. Ps em relevo, com vigor, o exato alcance do dilogo inter -religioso, reafirmando ao mesmo tempo o dever da Igreja de anunciar Jesus Cristo ao mundo. (2)

e o encorajamento dado pelo Papa Joo Paulo II


6. No ano seguinte, o Papa Joo Paulo II declarou aos membros da Assemblia Plenria do Pontifcio Conselho para o Dilogo Inter -Religioso: "Do mesmo modo que o dilogo inter-religioso um elemento da misso da Igreja, a proclamao da obra salvfica de Deus em Jesus Cristo Nosso Senhor outro. No se trata de escolher um e ignorar ou rejeitar o outro". (3) A orientao, indicada pelo Papa, encoraja-nos a continuar a nossa reflexo sobre este tema.

so ulteriores estmulos para enfrentar a temtica.


7. Este documento dirigido a todos os catlicos, e em particular queles que desempenham um papel de guia na comunidade ou esto empenhad os num trabalho de formao. proposto tambm ateno dos cristos que pertencem a outras Igrejas ou comunidades eclesiais e que refletiram, elas prprias, sobre as questes levantadas. (4) E para desejar que tambm os seguidores das outras tradies religiosas lhe prestem ateno. Prope-se um esclarecimento da terminologia: Antes de prosseguir, ser til esclarecer os ter-mos usados neste documento: evangelizao, 8. O termo misso evangelizadora, ou mais simplesmente evangelizao, refere-se misso da Igreja no seu conjunto. Na Exortao apostlica Evangelii nuntiandi, o vocbulo evangelizao usado em diversas acepes. Significa "levar a Boa Nova a todas as parcelas da humanidade, em qualquer meio e latitude, e, pelo seu influxo, transform-las a partir de dentro, tornar nova a prpria humanidade" (EN 18). Mediante a evangelizao, alm disso, a Igreja "procura converter ao mesmo tempo a conscincia pessoal e

coletiva dos seres humanos, a atividade em que eles se aplicam, e a vida e o meio concreto que lhes so prprios" (ibid.). A Igreja desempenha a sua misso de evangelizao atravs de diversas atividades. O conceito de evangelizao assume, portanto, um amplo significado. Pois bem, no mesmo documento este conceito de evangelizao usado num sentido mais especfico como "o anncio claro e irresistvel do Senhor Jesus" (EN 22). A Exortao afirma que "este anncio kerigma, pregao ou catequese ocupa um tal lugar na evangelizao que com freqncia se tornou sinnimo dela. No entanto, ele no seno um aspecto da evangelizao" (ibid.). Neste documento, o termo misso evangelizadora usado paraevangelizao em sentido lato, enquanto o aspecto mais especfico apresentado com o termo anncio. dilogo, 9. O dilogo pode ser compreendido de diversos modos. Em primeiro lugar, em nvel puramente humano, significa comunicao recproca, para alcanar um fim comum ou, em um nvel mais profundo, uma comunho interpessoal. Em segundo lugar, o dilogo pode ser considerado como uma atitude de respeito e de amizade, que penetra, ou deveria penetrar, em todas as atividades que constituem a misso evangelizadora da Igreja. Isto pode ser chamado com razo "o esprito do dilogo". Em terceiro, num contexto de pluralismo religioso, o dilogo significa "o conjunto das relaes inter religiosas, positivas e construtivas, com pessoas e comunidades de outros credos para um conhecimento mtuo e um recproco enriquecimento" ( DM 3), na obedincia verdade e no respeito liberdade. Isto inclui quer o testemunho quer a ,descoberta das respectivas convices religiosas. E nesta ltima acepo que o presente documento utiliza o termo dilogo como um dos elementos integrantes da misso evangelizadora da Igreja. anncio, 10. O anncio a comunicao da mensagem evanglica, o mistrio de salvao realizado por Deus para todos em Jesus Cristo, com o poder do Esprito. E um convite a um empenho de f em Jesus Cristo, a entrar, mediante o batismo, na comunidade dos crentes que a Igreja. Este anncio pode fazer-se em forma solene e pblica, como aconteceu no dia do Pentecostes (cf. At 2,541) ou sob forma de simples converso privada (cf. At 8,30-38). Conduz naturalmente a uma catequese que tende a aprofundar esta f. O anncio a base, o centro e o pice da evangelizao (cf. EN 27). converso,

11. Na idia de converso est sempre includo um movimento geral para Deus, "o retorno do corao humilde e contrito a Deus, com o desejo de lhe submeter mais generosamente a prpria vida" (DM 37). De maneira mais especfica, converso pode tambm referir -se mudana de adeso religiosa e, em particular, ao fato de abraar a f crist. O significado do termo converso, utilizado neste documento, depender do contexto em que estiver inserido. religies e tradies religiosas. 12. Os termos religies e tradies religiosas so aqui usados em sentido genrico e analgico. Compreendem aquelas religies que, juntamente com o cristianismo, fazem referncia A. f de Abrao, (5) e s grandes tradies religiosas da sia, da frica e demais Continentes. 13. O dilogo inter-religioso deveria estender-se a todas as religies e a seus seguidores. Contudo, este documento no tratar do dilogo com os seguidores dos chamados "novos movimentos religiosos" devido diversidade das situaes que apresentam, e necessidade de discernir os valores humanos e religiosos que contm.(6) I DILOGO INTER-RELIGIOSO A) APROXIMAO CRIST S TRADIES RELIGIOSAS

As tradies religiosas so consideradas positivamente


14. Uma justa avaliao das outras tradies religiosas supe normalmente um estreito contato com elas. Isto implica, alm de conhecimentos tericos, uma experincia prtica do dilogo inter-religioso com os seguidores destas tradies. Mas tambm verdade que uma correta avaliao teolgica destas tradies, pelo menos em termos gerais, permanece sempre um pressuposto necessrio para o dilogo inter -religioso. Devemos nos aproximar sensivelmente destas tradies porque encerram valores espirituais e humanos. Exigem respeito da nossa parte visto que, no curso dos sculos, deram testemunho dos esforos feitos para encontrar as respostas "aos mais rduos problemas da condio humana" (NA 1) e expresso experincia religiosa e s expectativas de milhes de adeptos seus, e continuam a faz -lo hoje

pelo Vaticano II
15. O Vaticano II deu a orientao para esta avaliao positiva. O significado exato do que afirma o Conclio exige uma cuidadosa e atenta verificao. O

Conclio reafirma a doutrina tradicional segundo a qual a salvao em Jesus Cristo , atravs de caminhos misteriosos, uma realidade oferecida a todas as pessoas de boa vontade. A afirmao clara desta convico ba silar do Vaticano II encontra-se na Constituio Gaudium et spes. O Conclio ensina que Cristo, novo Ado, mediante o mistrio da sua Encarnao, da sua Morte e Ressurreio, atua em cada pessoa, para a conduzir a uma renovao interior: "E isto vale no apenas para aqueles que crem em Cristo, mas para todos os homens de boa vontade, no corao dos quais, invisivelmente, opera a graa. Na verdade, se Cristo morreu por todos e a vocao ltima do ser humano realmente uma s, a saber, divina, ns devemos acreditar que o Esprito Santo oferece a todos, de um modo que s Deus conhece, a possibilidade de serem associados ao mistrio pascal" (GS 22).

que descobre nelas os efeitos da graa divina


16. O Conclio vai mais alm. Fazendo sua a viso e a terminologia de alguns padres da Igreja primitiva, Nostra aetate fala da presena, nestas tradies, de "um raio daquela Verdade que ilumina todos os homens" (NA 2). Ad Gentes reconhece a presena de "sementes do Verbo" e aponta "as riquezas que Deus generoso dispensou aos povos" (AG11). Lumen gentium faz referncia ao bem "semeado" no s "no corao e na mentalidade dos homens", mas tambm "nos ritos prprios e culturas dos povos" (LG 17).

e a ao do Esprito Santo,
17. Estas poucas referncias bastam para demonstrar que o Conclio reconheceu abertamente a presena de valores positivos no s na vida religiosa de cada crente das outras tradies religiosas, mas tambm nas mesmas tradies religiosas a que eles pertencem. Atribui estes valores presena ativa de Deus mesmo atravs do seu Verbo, e tambm ao universal do Esprito: "Sem dvida alguma afirma Ad Gentes o Esprito Santo estava j operando no mundo, antes da glorificao do Filho" ( AG 4). Partindo, pois, de tudo isto, pode -se ver que estes elementos, como preparao para o Evangelho (LG 16), desempenharam e ainda desempenham um papel providencial na economia divina da salvao. E a Igreja reconhecendo-o levada a entrar em "dilogo e colaborao" (NA 2; cf. GS 92-93): "E exorta os seus filhos a que (...), dando testemunho da f e da vida crist, reconheam, conservem e promovam os bens espirituais e morais, assim como os valores scio-culturais nelas existentes" (NA 2).

mas salienta o papel da atividade da Igreja.

18. O Conclio consciente da necessidade da atividade missionria da Igreja para aperfeioar em Cristo estes elementos que se encontram em outras religies. O Conclio afirma claramente: "Liberta dos contgios malignos tudo quanto de verdade e de graa se encontrava j nos gentios, como uma presena velada de Deus, e restitui-o a Cristo seu autor, que destri o imprio do demnio e afasta as diversas malcias do pecado. E ento tudo o que de bom se encontra semeado no ntimo dos homens ou nos prprios ritos e culturas dos povos, no s no perece, mas sanado, elevado e consumado para glria de Deus, confuso do demnio e felicidade do homem" ( AG 9).

A histria da ao salvfica de Deus


19. O Antigo Testamento d testemunho do fato que, desde o incio da criao, Deus estabeleceu uma aliana com todos o s povos (cf. Gn 1-11). Isto demonstra que h uma s histria de salvao para a humanidade inteira. A Aliana com No, o homem que "andou com Deus." (Gn 6,9), o smbolo da interveno de Deus na histria das naes. Algumas personagens no Israelitas do Antigo Testamento, no Novo so consideradas como participantes desta nica histria de salvao. Abel, Enoque e No so propostos como modelos de f (cf. Hb 11,4-7). Eles conheceram, adoraram e creram no nico verdadeiro Deus, idntico ao Deus que se revel ou a Abrao e a Moiss. Melquisedec, o Sumo Sacerdote das Naes, abenoa Abrao, o pai de todos os crentes (cf. Hb 7,1-17). E esta histria de salvao que v o seu cumprimento final em Jesus Cristo, em quem se estabelece a nova e definitiva aliana para todos os povos.

estende-se, para alm do Povo Eleito, a todas as naes.


20. A conscincia religiosa de Israel caracterizada pela profunda convico do seu estatuto especial de povo eleito por Deus. A sua eleio, depois, acompanhada de um processo de formao e de exortaes contnuas para proteger a pureza do monotesmo, constitui uma misso. Os profetas insistem continuamente na lealdade e na fidelidade ao nico Deus Verdadeiro e anunciam o Messias prometido. Mas estes mesmos profetas, sobretudo no perodo do exlio, apresentam uma perspectiva universal, a conscincia de que a salvao de Deus se estende, para alm e atravs de Israel, s naes. Isaas prediz que no fim dos tempos as naes acorrero casa do Senhor, e diro: "Vinde, subamos montanha do Senhor, casa do Deus de Jac: O Senhor nos ensinar os seus caminhos, e ns andaremos pelas suas veredas" ( Is 2,3). Est dito tambm: "todos os confins da terra vero o triunfo do nosso Deus" (Is 52,10). Tambm na literatura Sapiencial, que document a os intercmbios culturais entre Israel e os povos que o circundam, claramente afirmada a ao divina em todo o Universo. Ela estende-se para alm dos confins do Povo Eleito e penetra na histria das naes e na vida dos indivduos.

A misso universal de Jesus


21. Dirigindo a ateno para o Novo Testamento, v -se que Jesus declara ter vindo para reunir as ovelhas perdidas de Israel (cf. Mt 15,24) e proibiu aos seus discpulos, momentaneamente, de Irem s Naes (cf. Mt 10,5). Mas manifestou uma atitude de abertura para com os homens e as mulheres que no pertenciam ao Povo Eleito de Israel. Entra em dilogo com eles, reconhece o que de bom h neles. Admirou -se com a prontido do centurio em crer, dizendo que nunca tinha encontrado uma to grande f em I srael (Mt 8,5-13). Realizou milagres de curas em benefcio dos "estrangeiros" (cf. Mc 7,24-30; Mt 15,21-28), e estes milagres eram sinais da vinda do Reino. Conversou com a Samaritana e falou-lhe da hora em que o culto no seria limitado a um lugar particu lar, mas os verdadeiros adoradores "ho de adorar o Pai em esprito e verdade" (Jo 4,23). Jesus abre, portanto, um horizonte novo, alm daquilo que puramente local, para uma universalidade que cristolgica e pneumatolgica no seu carter. Porque o novo santurio agora o corpo do Senhor Jesus (cf. Jo 2,21) que o Pai ressuscitou com o poder do Esprito.

anuncia o Reino de Deus


22. A mensagem de Jesus, por conseguinte provada com o testemunho da sua vida, demonstra que na sua pessoa o Reino de Deus, atravs dele, vem ao mundo. No incio do seu ministrio pblico, na Galilia das naes, ele diz: "completou-se o tempo e o Reino de Deus est perto". Indica tambm as condies para entrar neste Reino: "Arrependei-vos e acreditai na Boa Nova" (Mc 1,15). Esta mensagem no se limita queles que pertencem ao povo especialmente eleito. Com efeito, Jesus anunciou explicitamente a entrada dos gentios no Reino de Deus (cf. Mt 8,10-11; Mt 11,20-24; Mt 25,31-32.34), um Reino que ao mesmo tempo histrico e escatolgico. o Reino do Pai que, para que venha, necessrio rezar (cf.Mt 6,10), e o Reino mesmo de Jesus, porque Jesus declara abertamente que ele prprio rei (cf. Jo 18,33-37). Em Jesus Cristo, o Filho de Deus feito homem, ns temos a plenitude da revelao, e o cumprimento dos desejos das Naes.

que se estende a todos os povos.


23. No Novo Testamento as referncias vida religiosa das Naes e tambm s suas tradies religiosas podem parecer contrastantes, mas so, de fato, complementares. Por um lado, h o veredito negativo da carta aos Romanos, acerca daqueles que no conheceram Deus na criao, e que caram na idolatria e na depravao (cf. Rm 1,18-32). Por outro lado, os Atos mostram a atitude aberta e positiva de Paulo para com os gentios, tanto no seu discurso em Licania (cf. At 14,8-18), como no discurso no Arepago de Atenas, onde lhes louva o esprito religioso e lhes anuncia aquele que, sem conhecerem,

adoravam como o "Deus desconhecido" (At 17,22-34). preciso ter em conta tambm o fato de a tradio sapiencial ser aplicada a Jesus, Sabedoria de Deus, no Novo Testamento, Palavra de Deus que ilumina todo homem (cf. Jo 1,9) e que, mediante a encarnao, estabelece a sua morada entre ns (cf. Jo 1,14).

Os padres dos primeiros sculos


24. Tambm a tradio ps-bblica contm dados contrastantes. Nos escritos dos padres encontram-se facilmente juzos negativos sobre o mundo religioso do seu tempo. E, apesar disso, a antiga tradio manifesta uma notvel abertura. Muitos padres da Igreja retomam a tradio sapiencial como est refletida no Novo Testamento. Em particular, alguns autores do sculo II e do incio do sculo III, como Justino, Ireneu e Clemente de Alexandria, falam, de modo explcito ou de maneira equivalente, dos "germes" lanados pela Palavra de Deus entre as Naes. (7) Pode-se, portanto, afirmar que para eles, antes e fora da economia crist, Deus se manifestou, embora de modo incompleto. Esta manifestao do Logos uma prefigurao da revelao plena em Jesus Cristo, que tal manifestao indica.

oferecem uma Teologia da histria


25. Com efeito, estes padres dos primeiros scu los apresentam aquilo que se poderia chamar de teologia da histria. A histria converte-se em histria da salvao, medida que Deus, atravs dela, se manifesta progressivamente e se comunica humanidade. Este processo de manifestao e de comunicao divina atinge o seu pice na encarnao do Filho de Deus em Jesus Cristo. E o significado da distino de Ireneu entre as quatro alianas feitas por Deus com o gnero humano: com Ado, No, Moiss e Jesus Cristo. (8) Esta mesma corrente patrstica, cuja importncia no se pode subestimar atingiu, podese dizer, o seu ponto culminante com Agostinho, que nas suas ltimas obras salienta a presena e a influncia universal do mistrio de Cristo, ainda antes da Encarnao. Em cumprimento do seu plano de Salvao, Deus, no seu Filho, alcanou a humanidade inteira. Assim, em certo sentido, o cristianismo j existia "no incio da humanidade". (9)

que o Magistrio retoma.


26. O Conclio Vaticano II quis ligar-se a esta antiga viso crist da histria. Depois do Conclio, o Magistrio da Igreja, especialmente na pessoa do Papa Joo Paulo II, continuou nesta mesma direo. O Papa reconhece explicitamente a presena operante do Esprito Santo na vida dos memb ros das outras tradies religiosas, como quando na Redemptor hominis afirma que "a sua crena firme" "efeito tambm ela do Esprito da verdade operante para alm das fronteiras visveis do Corpo Mstico" (RH 6). Na sua

EncclicaDominum et vivificantem vai ainda mais longe e afirma a ao universal do Esprito Santo no mundo antes da economia do Evangelho, para a qual esta ao estava ordenada, e fala desta mesma ao universal do Esprito, hoje, tambm fora do Corpo visvel da Igreja (cf.DV 53).

O Papa Joo Paulo II


27. Na sua alocuo Cria romana, depois do Dia de Orao em Assis, o Papa Joo Paulo II salientava mais uma vez a presena universal do Esprito Santo, afirmando que "toda orao autntica suscitada pelo Esprito Santo, o qual est misteriosamente presente no corao de cada ser humano", quer seja cristo ou no. Mas de novo, neste mesmo discurso, indo alm de uma perspectiva individual, o Papa recordou os principais elementos que juntos constituem, a base teolgica para uma aproximao positiva s outras tradies religiosas e prtica do dilogo inter-religioso.

ensina o mistrio da unidade de toda a humanidade


28. Antes de tudo h o fato de a humanidade inteira formar uma s famlia, baseada numa origem comum, porque todos os homens e todas as mulheres so criados por Deus sua imagem. Paralelamente, todos so chamados a um destino comum, que a plenitude de vida em Deus. Alm disso, o plano divino de salvao nico e o seu centro Jesus Cristo que, na Encarnao, "se uniu de certo modo a cada homem" (cf. RH 13; GS 22,2). E, por fim, deve-se mencionar a presena ativa do Esprito Santo na vida religiosa dos membros das outras tradies religiosas. O Papa, por conseguinte, conclui falando de "um mistrio de unidade" que se manifestou claramente em Assis, "para alm das diferenas entre as profisses religiosas". (10)

e a unidade da salvao.
29. Deste mistrio de unidade deriva que todos os homens e todas as mulheres que so salvos participam embora de modo diferente do mesmo mistrio de salvao em Jesus Cristo, mediante o seu Esprito. Os cristos so conscientes disto, graas sua f, enquanto os outros desconhecem que Jesus Cristo a fonte de salvao. O mistrio de salvao atinge-os, por caminhos conhecidos por Deus, graas ao invisvel do Esprito de Cristo. E atravs da prtica daquilo que bom nas suas prprias tradies religiosas, e seguindo os ditames da sua conscincia, que os membros das outras religies respondem afirmativamente ao convite de Deus e recebem a salvao em Jesus Cristo, mesmo se no o reconhecem como o seu Salvador (cf. AG 3, 9, 11).

necessrio um discernimento.

30. Podem-se discernir facilmente os frutos do Esprito Santo na vida pessoal dos indivduos, cristos e no-cristos (cf. Gl 5,22-23). E muito mais difcil identificar, nas outras tradies religiosas, elementos da graa capazes de sustentar a resposta afirmativa dos seus membros chamada de Deus. Requerse, por conseguinte, um discernimento, cujos critri os preciso estabelecer. Muitas pessoas sinceras, inspiradas pelo Esprito de Deus, assinalaram certamente com a sua marca a elaborao e o desenvolvimento das suas respectivas tradies religiosas. Mas isto no implica necessariamente que tudo nelas seja bom. 31. Afirmar que as outras tradies religiosas contm elementos da graa no significa, por outro lado, que tudo, nelas, seja fruto da graa. O pecado atua no mundo e portanto as tradies religiosas, apesar dos seus valores positivos, refletem tambm os limites do esprito humano, que por vezes est inclinado a escolher o mal. Uma aproximao aberta e positiva s outras tradies religiosas no autoriza, portanto, a fechar os olhos perante as contradies que possam existir entre elas e a revelao crist. Onde for necessrio, preciso reconhecer que existe incompatibilidade entre certos elementos essenciais da religio crist e alguns aspectos destas tradies.

O dilogo apresenta a todos um desafio .


32. Isto significa, portanto que, embora entrando com um esprito aberto no dilogo com os membros das outras tradies religiosas, os cristos podem tambm question-los, num esprito pacfico, sobre o contedo de seus credos. Mas os prprios cristos devem aceitar, por sua vez, serem questionados. De fato, apesar da plenitude da revelao de Deus em Jesus Cristo, algumas vezes o modo como os cristos compreendem a prpria religio e a vivem pode ter necessidade de purificao. B) O LUGAR DO DILOGO INTER-RELIGIOSO NA MISSO EVANGELIZADORA DA IGREJA

A Igreja o sacramento universal de salvao,


33. A Igreja foi querida por Deus e instituda por Cristo para ser, na plenitude dos tempos, sinal e instrumento do plano divino de salvao ( LG 1), cujo centro o mistrio de Cristo. Ela o "sacramento universal de salvao" (LG 48) e " necessria para a Salvao" (LG14). O prprio Senhor Jesus inaugura a sua misso "com a pregao da Boa Nova, quer dizer, da vinda do Reino de Deus" (LG 5).

germe e incio do Reino

34. A relao entre Igreja e Reino misteriosa e complexa. Como o Vaticano II ensina, "o Reino manifesta-se principalmente na prpria pessoa de Cristo". Mas a Igreja, que recebeu do Senhor Jesus a misso de anunciar o Reino, "constitui, na terra, o germe e o incio". Ao mesmo tempo, a Igreja "no seu crescer lento, aspira ao Reino perfeito" (LG 5). "O Reino inseparvel da Igreja, porque ambos so inseparveis da pessoa e da obra de Jesus mesmo... Portanto, no possvel separar a Igreja do Reino, como se a primeira pertencesse exclusivamente ao campo imperfeito da histria, enquanto o segundo fosse o perfeito cumprimento escatolgico do plano divino de salvao". (11)

e para ela so todos ordenados.


35. Os membros das outras tradies religiosas so ordenados ou orientados (ordinantur) para a Igreja, enquanto ela o sacramento em que o Reino de Deus est "misteriosamente" presente, pois, medida que eles respondem chamada de Deus, sentida na sua conscincia, so salvos em Jesus Cristo e, por conseguinte, j compartilham, de qualquer modo, da realidade significada pelo Reino. A misso da Igreja fazer crescer "o Reino de nosso Sen hor e do seu Cristo" (Ap 11,15), de que serva. Uma parte deste papel consiste, portanto, em reconhecer que a realidade inicial deste Reino pode ser encontrado tambm para alm dos confins da Igreja, por exemplo, nos coraes dos seguidores de outras tradies religiosas, medida que vivem valores evanglicos e permanecem abertos ao do Esprito. Deve -se recordar que esta realidade est, na verdade, em estado inicial; ela encontrar o seu complemento no ser ordenado para o Reino de Cristo, j presente na Igreja, mas que s se realizar plenamente no mundo que h de vir.

A Igreja em peregrinao
36. A Igreja, na terra, est sempre em peregrinao. Embora sendo santa por instituio divina, os seus membros no so perfeitos, e trazem o sinal dos limites humanos. Conseqentemente, a sua transparncia como sacramento de salvao ofusca-se. E por isto que a Igreja mesma, "enquanto instituio humana e terrena", e no s os seus membros, tem sempre necessidade de renovao e reforma (UR 6).

avana para a plenitude da verdade divina


37. Quando se trata da revelao divina, o Conclio ensina que "a verdade profunda, tanto a respeito de Deus como da salvao dos homens e das mulheres, manifesta-se a ns por esta revelao na pessoa de Cristo, que simultaneamente o mediador e a plenitude de toda a revelao" (DV 2). Fiis ao mandato recebido de Cristo mesmo, os apstolos transmitiram, por sua vez, esta Revelao. Portanto, "esta tradio apostlica progride na Igreja sob a

assistncia do Esprito Santo; com efeito, tanto a compreenso das coisas como das palavras transmitidas, cresce" (DV 8). Tudo isto se realiza graas ao estudo e experincia espiritual, e se exprime tambm graas ao ensinamento dos Bispos que receberam um carisma seguro de verdade. E por isso que a Igreja "tende continuamente para a plenitude da verdade divina, at que nela se cumpram as palavras de Deus" (ibid.). No h aqui contradio com a instituio divina da Igreja nem com a plenitude da revelao divina em Jesus Cristo que lhe foi confiada.

num dilogo de salvao


38. Neste contexto, mais fcil ver por que e em que sentido o dilogo inter religioso um elemento integrante da misso evangelizadora da Igreja. A razo fundamental do empenho da Igreja no dilogo no meramente de natureza antropolgica, mas principalmente teolgica. Deus, num dilogo que dura ao longo dos tempos, ofereceu e continua a oferecer a salvao humanidade. Para ser fiel iniciativa divina, a Igreja deve, pois, entrar num dilogo de salvao com todos.

com as pessoas de outras religies,


39. O Papa Paulo VI ensinou-o claramente na sua primeira Encclica, Ecclesiam suam. O Papa Joo Paulo II salientou tambm a chamada da Igreja ao dilogo inter-religioso, dando-lhe o mesmo fundamento. Dirigindo-se aos participantes na Assemblia Plenria do Pontifcio Conselho para o Dilogo Inter-Religioso, em 1984, declarou: "O dilogo (inter religioso) fundamental para a Igreja, chamada a colaborar no plano de Deus com os seus mtodos de presena, de respeito e de amor para com todos os homens". Depois, continuou chamando a ateno para uma passagem do decreto Ad Gentes: "Intimamente unidos com os homens e as mulheres na sua vida e na sua atividade, os discpulos de Cristo esperam poder oferecer -lhes o verdadeiro testemunho de Cristo e operar neles a salvao, mesmo onde no podem anunciar plenamente a Cristo" (AG 12). Precedentemente tinha afirmado: "O dilogo insere-se na misso salvfica da Igreja e por isto que um dilogo de salvao". (12)

e isto leva a um empenho mais profundo


40. Neste dilogo de salvao, os cristos e os outros so chamados a colaborar com o Esprito do Senhor Ressuscitado, Esprito que est presente e opera universalmente. O dilogo inter -religioso no tende simplesmente para uma compreenso mtua e para relaes amistosas. Atinge um nvel muito mais profundo, que o do esprito, onde o intercmbio e a partilha consistem num testemunho mtuo do prprio credo e numa descoberta comum das respectivas convices religiosas. Mediante o dilogo, os cristos e os o utros

so convidados a aprofundar seu empenho religioso e a responder, com crescente sinceridade, ao apelo pessoal de Deus e ao dom gratuito que ele faz de si mesmo, dom que sempre passa, como proclama a nossa f, atravs da mediao de Jesus Cristo e da obra do seu Esprito.

e a uma converso a Deus.


41. Com este objetivo, ou seja, uma converso mais profunda de todos para Deus, o dilogo inter-religioso j possui o seu prprio valor. Neste processo de converso, "pode nascer a deciso de deixar uma situao espiritual ou religiosa anterior, a fim de se dirigir para outra" (DM 37). O dilogo sincero supe, por um lado, aceitar reciprocamente a existncia das diferenas, ou tambm das contradies, e, pelo outro respeitar a livre deciso que as pessoas tomam em conformidade com a prpria conscincia (cf. DH 2). O ensinamento do Conclio deve ser tido sempre em mente: "E todos os homens esto obrigados a procurar a verdade, sobretudo no que se refere a Deus e sua Igreja, e a abra-la e a p-la em prtica, uma vez conhecida" (DH 1). C) FORMAS DE DILOGO

As formas de dilogo
42. Existem formas diferentes de dilogo inter -religioso. Pode ser til recordar aqui as mencionadas pelo documento de 1984 do Pontifcio Conselho para o Dilogo Inter-Religioso (cf. DM 28-35). As formas citadas so quatro, sem que se tenha procurado estabelecer uma ordem de prioridade: a) O dilogo da vida, onde as pessoas se esforam por viver num esprito de abertura e de boa vizinhana, compartilhando as suas alegrias e tristezas, os seus problemas e as suas preocupaes. b) O dilogo das obras, onde os cristos e os outros colaboram em vista do desenvolvimento integral e da libertao da gente. c) O dilogo dos intercmbios teolgicos, onde os peritos procuram aprofundar a compreenso das suas respectivas heranas religiosas, e apreciar os valores espirituais uns dos outros. d) O dilogo da experincia religiosa, onde pessoas radicadas nas prprias tradies religiosas compartilham as suas riquezas espirituais, por exemplo, no que se refere orao e contemplao, f e aos caminhos da busca de Deus e do Absoluto.

esto ligadas umas s outras

43. Seria oportuno no perder de vista esta variedade de formas de dilogo. Se fosse limitado ao intercmbio teolgico, o dilogo poderia ser facilmente considerado um produto de luxo na misso da Igreja, e, por conseguinte, um campo reservado aos especialistas. Pelo contrrio, guiadas pelo Papa e pelos seus bispos, todas as Igrejas locais e todos os membros destas Igrejas so chamados ao dilogo, mas nem todos da mesma maneira. Pode-se notar contudo que estas formas diferentes esto ligadas umas s outras. Os contatos da vida cotidiana e o empenho comum na ao abriro normalmente o caminho, a fim de cooperar para a promoo dos valores humanos e espirituais; poderiam, por fim, levar tambm ao dilogo da experincia religiosa, em resposta s grandes questes suscitadas no esprito humano pelas circunstncias da vida (cf. NA 2). Os intercmbios em nvel de experincia religiosa podem tornar as discusses teolgicas mais vivas. Estas, por sua vez, podem iluminar as experincias e encorajar relaes mais estreitas.

e dizem respeito libertao humana


44. necessrio, alm disso, acentuar a importncia do dilogo no que se refere ao desenvolvimento integral, justia social e libertao humana. As Igrejas locais, como testemunhas de Jesus Cristo, so chamadas a empenhar se neste campo de modo desinteressado e imparcial. E preciso que lutem a favor dos direitos humanos, que proclamem as exigncias da justia, e que denunciem as injustias no s quando so vtimas delas seus membros, mas independentemente da crena religiosa das vtimas. preciso tambm que todos se associem para procurar resolver os grandes problemas que a sociedade e o mundo devem enfrentar, e para promover a educao em favor da justia e da paz.

e cultura.
45. Outro contexto em que o dilogo inter -religioso parece urgente o da cultura. O conceito de cultura mais amplo que o de religio. H uma concepo segundo a qual a religio representa a dimenso transcendente da cultura e, em certo sentido, a sua alma. As religies contriburam sem dvida para o progresso da cultura e para a edificao de uma sociedade mais humana. Mas, algumas vezes, as prticas religiosas tiveram um influxo alienante sobre as culturas. Uma cultura autnoma secularizada pode hoje exercer um papel crtico a respeito de certos elementos negativos em certas religies. A questo, portanto, complexa dado que diversas religies podem coexistir numa nica moldura cultural, enquanto uma mesma religio deve exprimir-se em contextos culturais diferentes. Acontece tambm que as diferenas religiosas podem conduzir para culturas diversas numa mesma regio.

46. A mensagem crist mantm muitos valores que se encontram e so vividos na sabedoria e no rico patrimnio das culturas, mas pode tambm pr em questo os valores geralmente aceitos numa determinada cultura. E precisamente um dilogo atento que permite reconhecer e acolher os valores culturais que respeitam a dignidade da pessoa e o seu destino transcendente. Por outro lado, certos aspectos e culturas tradicionalmente crists podem ser postos de novo em questo pelas culturas locais de outras tradies religiosas (cf. EN 20). Nestas relaes complexas entre cultura e religio, o dilogo inter-religioso, em nvel cultural, tem uma importncia considervel. O seu objetivo ser eliminar as tenses e os conflitos, e tambm os eventuais confrontos, para uma melhor compreenso entre as diversas culturas religiosas existentes numa determinada regio. Poder contribuir para purificar as culturas de todos os elementos desumanizantes e ser, assim, um agente de transformao. Poder tambm ajudar a promover os valores culturais tradicionais ameaados pelo modernismo e pelo nivelamento que uma internacionalizao indiscriminada pode comportar. D) DISPOSIES PARA O DILOGO INTER-RELIGIOSO E SEUS FRUTOS

O dilogo exige equilbrio,


47. O dilogo requer uma atitude equilibrada tanto da parte dos cristos como da parte dos seguidores das outras tradies. No deveriam ser nem demasiado ingnuos nem hipercrticos, mas abertos e acolhedores. J se fez referncia ao desinteresse e imparcialidade, assim como aceitao das diferenas, e tambm s possveis contradies. As outras disposies requeridas so a vontade de se empenhar em conjunto, ao servio da verdade, e a prontido em se deixar transformar pelo encontro.

convico religiosa
48. Isto no significa que, ao entrar em dilogo, devam ser postas de lado as prprias convices religiosas. Pelo contrrio, a sinceridade do dilogo inter religioso exige que se entre nele com a integralidade da prpria f. Ao mesmo tempo, permanecendo firmes na sua f que em Jesus Cristo, o nico mediador entre Deus e o ser humano (cf. l Tm 2,4-6), foi-lhes dada a plenitude da revelao, os cristos no se devem esquecer que Deus tambm se manifestou de certo modo aos seguidores das outras tradies religiosas. Por conseguinte, so chamados a considerar as convices e os valores dos outros abertamente.

e abertura verdade,
49. Alm disso, a plenitude da verdade recebida em Jesus Cristo no d aos cristos, individualmente, a garantia de terem assimilado de modo pleno essa

verdade. Em ltima anlise, a verdade no algo que possumos, mas u ma pessoa por quem nos devemos deixar possuir. Trata -se, portanto, de um processo sem fim. Embora mantendo intacta a sua identidade, os cristos devem estar dispostos a aprender e a receber dos outros e por intermdio deles os valores positivos das suas tradies. Assim, mediante o dilogo, podem ser induzidos a vencer os preconceitos inveterados, a rever as idias preconcebidas e a aceitar, por vezes, que a compreenso da sua f seja purificada.

mas promete ricas recompensas.


50. Se os cristos cultivarem esta abertura e aceitarem ser postos prova, vo acolher os frutos do dilogo. Assim descobriro tudo aquilo que a ao de Deus, atravs de Jesus Cristo e do seu Esprito, realizou e continua realizando no mundo e na humanidade inteira. Longe de lhes enfr aquecer a f, o verdadeiro dilogo torn-la- mais profunda. Tero, cada vez mais, conscincia da sua identidade crist e compreendero mais claramente os elementos distintivos da mensagem crist. A sua f abrir-se- a novas dimenses, ao mesmo tempo que d escobrem a presena operante do mistrio de Jesus Cristo para alm dos confins visveis da Igreja e do rebanho cristo. E) OBSTCULOS AO DILOGO

No dilogo podem surgir dificuldades


51. Mesmo s no plano puramente humano, no fcil praticar o dilogo. O dilogo inter-religioso ainda mais difcil. E importante ser consciente dos obstculos que podem surgir. Alguns poderiam dizer respeito igualmente aos membros de todas as tradies religiosas e poderiam, por conseguinte, impedir o bom xito do dilogo. O utros poderiam referir-se de modo mais especfico a certas tradies religiosas e criar dificuldades para iniciar um processo de dilogo.

devidas a diversos fatores humanos,


52. Mencionamos aqui alguns dos maiores obstculos: a) Uma f escassamente enraizada. b) Um conhecimento e uma compreenso insuficientes do credo e das prticas das outras religies levam a uma falta de apreo do seu significado e, por vezes tambm, a interpretaes erradas. c) As diferenas culturais que surgem dos nveis diversos de instruo ou do uso de lnguas diferentes.

d) Fatores scio-polticos ou certos pesos do passado. e) Uma compreenso errnea do significado de termos como converso, batismo, dilogo etc. f) Auto-suficincia, falta de abertura, que levam a atitudes defensivas ou agressivas. g) A falta de convico acerca do valor do dilogo inter -religioso, que alguns podem considerar como uma tarefa reservada a especialistas e outros como um sinal de fraqueza ou at de traio f. h) A suspeita das motivaes dos parceiros para o dilogo. i) Um esprito polmico, quando se exprimem convices religiosas. j) A intolerncia, com freqncia agravada quando associada a fatores polticos, econmicos, raciais e tnicos, e uma falta de reciprocidade no dilogo que pode levar frustrao. k) Certas caractersticas do atual clima religioso: o crescente materialismo, a indiferena religiosa e o multiplicar-se de seitas religiosas, que geram confuso e novos problemas. 53. Muitos destes obstculos nascem da falta de compreen so da verdadeira natureza do dilogo inter-religioso e do seu objetivo. E, portanto, necessrio explic-lo incessantemente. Requer-se muita pacincia. E preciso recordar que o empenho da Igreja no dilogo no depende do xito em conseguir chegar a uma compreenso e a um enriquecimento recprocos; nasce, antes, da iniciativa de Deus que entra em dilogo com a humanidade, e do exemplo de Jesus Cristo cuja vida, morte e ressurreio deram ao dilogo a sua ltima expresso.

mas que no so insuperveis.


54. Alm disso, os obstculos, mesmo reais, no devem levar a subestimar as possibilidades de dilogo ou a esquecer os resultados obtidos at agora. Houve progressos na compreenso recproca e na cooperao ativa. O dilogo tambm teve um impacto positivo sobre a prpria Igreja. Tambm outras religies foram levadas, atravs do dilogo, renovao e a uma maior abertura. O dilogo inter-religioso permitiu Igreja compartilhar com outros os valores evanglicos. E por isto que, apesar das dificuldades, o empenho da Igreja no dilogo se mantm firme e irreversvel.

II ANNCIO DE JESUS CRISTO A) O MANDATO CONFIADO PELO SENHOR RESSUSCITADO

O Senhor Jesus enviou os seus discpulos para anunciar o Evangelho


55. O Senhor Jesus confiou aos seus discpulos o mandato de anunciar o Evangelho. E o que narram os quatro Evangelhos e os Atos dos Apstolos. H, contudo, algumas variantes nas diversas verses. No Evangelho de Mateus, Jesus diz aos seus discpulos: "Foi-me dado todo o poder no cu e na terra: Ide, pois, ensinai todas as naes, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo, ensinando-as a cumprir tudo quanto vos tenho mandado. E eu estarei sempre convosco, at o fim do mundo" ( Mt 28,18-20). O Evangelho de Marcos apresenta esta ordem de modo mais sucinto: "Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura. Quem acreditar e for batizado ser salvo, mas quem no acreditar ser condenado" (Mc 16,1516). No Evangelho de Lucas, a expresso menos direta: "Assim est escrito que o Messias haveria de sofrer e ressuscitar dentre os mortos ao terceiro dia, que haveria de ser pregado, em seu nome, o arrependimento e a remisso dos pecados a todas as naes, comeando por Jerusalm. Vs sois as testemunhas destas coisas" (Lc 24,46-48). Nos Atos dos Apstolos acentuada a extenso daquele testemunho: "Mas ides receber uma fora, a do Esprito Santo, que descer sobre vs, e sereis minhas testemunhas em Jerusalm, por toda a Judia e Samaria, e at os confins do mundo" (At 1,8). No Evangelho de Joo, a misso expressa de modo ainda diferente: "Assim como tu me enviaste ao mundo, tambm eu os envio ao mundo" ( Jo 17,18); "Assim como o Pai me enviou, tambm eu vos envio a vs" (Jo 20,21). Anunciar a Boa Nova a todos os seres humanos, dar testemunho, batizar, ensinar, todos estes aspectos entram na misso evangelizadora da Igreja, mas devem ser considerados luz da misso realizada por Jesus mesmo, a misso recebida do Pai.

anunciado por ele mesmo,


56. Jesus proclamava o Evangelho de Deus, dizendo: "Completou-se o tempo e o reino de Deus est perto: arrependei-vos e acreditai na Boa Nova" (Mc 1,14-15). Esta passagem resume todo o ministrio de Jesus. Jesus proclama esta Boa Nova do Reino no s com as palavras, mas tambm com as suas aes, as suas atitudes, as suas opes, ou seja, com toda a sua vida e por fim com a sua morte e ressurreio. As suas parbolas, os seus milagres,

os exorcismos que faz, tudo est ligado ao Reino de Deus por ele anunciado. Este Reino, por outro lado, no s algo a anunciar, totalmente destacado da sua prpria pessoa. Jesus mostra de modo claro que por ele e nele que o Reino de Deus vem ao mundo (cf. Lc17,20-22), e que nele o Reino j veio entre ns, embora ainda deva alcanar a sua plenitude. (13)

e de que deu testemunho mediante a sua vida.


57. Seu ensinamento confirmado por sua vida. "Se no credes em mim, crede nas minhas obras" (Jo 10,38). Assim como as suas obras so explicadas com as suas palavras, cuja fonte a conscincia de ser um com o Pai: "Em verdade, em verdade vos digo: no pode o Filho fazer nada por si mesmo se no vir o Pai faz-lo" (Jo 5,19). No processo diante de Pilatos, Jesus disse que tinha vindo ao mundo "a fim de dar testemunho da verdade" ( Jo 18,37). Tambm o Pai d testemunho dele, quer com palavras que vm do cu quer nas obras poderosas, os sinais, que Jesus capaz de realizar. E o Esprito que d o seu "sinal" ao testemunho de Jesus, autenticando a sua veracidade (cf. Jo 3,32-35). B) O PAPEL DA IGREJA

A atividade da Igreja para o anncio


58. neste contexto que se deve compreender o mandato confiado pelo Senhor ressuscitado Igreja apostlica. A misso da Igreja proclamar o Reino de Deus estabelecido na terra em Jesus Cristo, mediante a sua vida, a sua morte e ressurreio, como o dom decisivo e universal de salvao que Deus faz ao mundo. E por isso que "no h verdadeira evangelizao se o nome, o ensinamento, a vida, as promessas, o Reino, o mistrio de Jesus de Nazar, Filho de Deus, no so proclamados" (EN 22). H, pois, continuidade entre o Reino anunciado por Jesus e o mistrio de Cristo anunciado pela Igreja.

continua a de Jesus.
59. Continuando a misso de Jesus, a Igreja "o germe e o incio" do Reino (LG 5). Ela est a servio deste Reino e d-lhe "testemunho". Isto compreende o testemunho de f em Jesus Cristo, o Salvador, porque este o verdadeiro corao da mesma f e vida da Igreja. Na histria da Igreja, todos os apstolos foram "testemunhas" da vida, morte e ressurreio de Cristo. (14) O testemunho d-se com palavras e atos, que nunca devem ser postos uns contra os outros. O ato ratifica a palavra, mas sem a palavra o ato pode ser mal -interpretado. O testemunho dos apstolos, tanto em palavras como em sinais, est subordinado ao Esprito Santo enviado pelo Pai, para que se cumpra plenamente esta tarefa de testemunho. (15)

C) O CONTEDO DO ANNCIO

Pedro anuncia Cristo ressuscitado.


60. No dia do Pentecostes, em cumprimento da promessa de Cristo, o Esprito Santo desceu sobre os apstolos. Naquele tempo, "residiam em Jerusalm judeus piedosos provenientes de todas as naes que h debaixo do cu" (At 2,5) a lista das pessoas presentes, dada pelo livro dos Atos, serve para salientar o alcance universal deste primeiro evento eclesial. Pedro, em nome dos Onze, dirige-se multido reunida, anunciando Jesus acreditado por Deus com milagres e prodgios, crucificado pelos homens, mas ressuscitado por Deus. E conclui: "Saiba toda a casa de Israel, com absoluta certeza, que Deus estabeleceu, como Senhor e Messias, a esse Jesus por vs crucificado" (At 2,36). Pedro convida, todos os presentes a converterem-se, a tornarem-se discpulos de Jesus mediante o batismo no seu nome, para o perdo dos pecados, e assim receberem o dom do Esprito Santo. Mais tarde, diante do Sindrio, Pedro d testemunho da sua f em Cristo ressuscitado, dizendo com clareza: "no h salvao em nenhum outro, pois no h debaixo do cu qualquer outro nome dado aos homens que nos possa salvar" ( At 4,1112). Fala-se de novo da natureza universal da mensagem crist de salvao, ao descrever a converso de Cornlio. Quando Pedro deu testemunho da vida e da obra de Jesus, desde o incio do seu ministrio na Galilia at a sua Ressurreio, "o Esprito Santo desceu sobre quantos ouviam a palavra", por isso aqueles que acompanhavam Pedro ficaram estupefatos ao verem "que o dom do Esprito Santo fora derramado tambm sobre os pagos" ( At 10,4445).

Paulo anuncia o mistrio que esteve escondido ao longo dos sculos .


61. Os apstolos, seguindo o evento do Pentecostes, apresentam-se como testemunhas da ressurreio de Cristo (cf. At 1,22; 4,33; 5,32-33), ou, numa frmula mais concisa, simplesmente como testemunhas de Cristo (cf. At 3,15; 13,31). Isto emerge ainda mais claramente em Paulo "apstolo por vocao, escolhido para anunciar o Evangelho de Deus" (Rm 1,1), que recebeu de Jesus Cristo "a graa e o apostolado, a fim de implantar, em honra do seu nome, a obedincia f no meio de todos os gentios" (Rm 1,5). Paulo anuncia "o Evangelho que Deus de antemo prometera por meio dos seus profetas nas Santas Escrituras" (Rm 1,2), O "Evangelho de seu Filho" (Rm 1,9). Prega Cristo crucificado: "escndalo para os judeus e loucura para os gentios" (1 Cor 1,23; cf. 2,2); "porque ningum pode pr outro fundamento diferente do que foi posto, isto , Jesus Cristo" (1Cor 3,11). Toda a mensagem de Paulo est resumida nesta solene declarao aos Efsios:

"A mim, o menor de todos os santos, foi dada esta graa de anunciar aos gentios a insondvel riqueza de Cristo, e de elucidar a todos sobre qual seja a economia do Mistrio escondido desde tempos antigos em Deus, que tudo criou", para que esta multi-forme sabedoria de Deus seja agora revelada mediante a Igreja, "conforme o desgnio eterno que realizou em Cristo Jesus, Nosso Senhor" (Ef 3,8-11). Encontramos a mesma mensagem nas Cartas Pastorais. Deus "deseja que todos os seres humanos se salvem e conheam a verdade. Porque h um s Deus e um s mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo Homem, que se deu em resgate por todos" (1 Tm 2,46). Este "mistrio da nossa religio" que "bastante profundo" encontra a sua expresso num fragmento litrgico: "Manifestou-se na carne, foi justificado pelo Esprito, visto pelos anjos, pregado aos gentios, acreditado no mundo e exaltado na glria" (1 Tm 3,16).

Joo deu testemunho da palavra de vida.


62. O apstolo Joo apresenta-se sobretudo como uma testemunha, algum que viu Jesus e descobriu o seu mistrio (cf. Jo 13,23-25; 21,24). "O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que tambm vs tenhais comunho conosco" (1Jo 1,3). "E vimos e testificamos que o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo" (1Jo 4,14). Para Joo, a Encarnao o apoio da mensagem: "E o Verbo fez-se homem e veio habitar entre ns, e ns vimos a sua glria, glria que lhe vem do Pai, como Filho nico, cheio de graa e de verdade" (Jo 1,14). Em Jesus pode-se ver o Pai (cf. Jo 14,9); o caminho para o Pai (cf. Jo14,6). Levantado na cruz atrai todos a si (cf. Jo 12,32). E, realmente, "o salvador do mundo" ( Jo 4,42).

A palavra, pregada pela Igreja, est cheia de poder.


63. "Prega a palavra", escreve Paulo a Timteo (2Tm 4,2). O contedo desta palavra exprime-se de diversos modos: o Reino (cf. At 20,25), o Evangelho do Reino (cf. Mt24,14), o Evangelho de Deus (cf. Mc 1,14; 1 Ts 2,9). Mas estas formulaes diferentes significam verdadeiramente a mesma coisa: pregar Jesus (cf. At 9,20; 19,13), pregar Cristo (cf. At 8,5). Assim como Jesus refere as palavras de Deus (cf. Jo 3,34), tambm os apstolos pregam a palavra de Deus, precisamente porque pregam Jesus que a Palavra. A mensagem crist, portanto, poderosa e deve ser escutada por aquilo que verdadeiramente , "no como palavra de homem, mas como palavra de Deus" (1Ts 2,13). Acolhida na f, a palavra ser "viva e eficaz", "mais penetrante que uma espada de dois gumes" (Hb 4,12). E uma palavra que purifica (cf. Jo 15,3), fonte de verdade que torna livres (cf. Jo 8,31-32). A

palavra tornar-se- uma presena interior: "Se algum me ama, guardar a minha palavra; meu Pai am-lo- e viremos a ele e faremos nele morada" (Jo14,23). E esta a palavra de Deus que deve ser anunciada pelos cristos. D) A PRESENA E O PODER DO ESPRITO SANTO

A Igreja conta com a presena


64. Ao anunciar esta palavra, a Igreja sabe que pode contar com o Esprito Santo, que inspira o seu anncio e leva aqueles que a escutam obedincia da f. o Esprito que hoje como nos incios da Igreja age em cada um dos evangelizadores que se deixa possuir e conduzir por ele, e pe na sua boca as palavras que ele sozinho no poderi a encontrar, ao mesmo tempo que predispe a alma daqueles que escutam, a fim de a tornar aberta a acolhedora para a Boa Nova e para o Reino anunciado (EN 75).

e com o poder do Esprito,


65. A fora do Esprito confirmada pelo fato que o testemunho mais poderoso com freqncia dado precisamente no momento em que o discpulo mais indefeso, incapaz de falar ou de agir, mas todavia permanece fiel. Como diz Paulo: "prefiro vangloriar-me das minhas fraquezas, para que habite em mim a fora de Cristo. Alegro-me nas minhas fraquezas, nas afrontas, nas necessidades, nas perseguies, nas angstias por Cristo, pois, quando me sinto fraco, ento que sou forte" (2Cor 12,9-10). O testemunho pelo qual o Esprito leva os homens e as mulheres a conhecerem Jesus como Senhor no uma realizao humana, mas obra de Deus. E) A URGNCIA DO ANNCIO

para cumprir o seu dever


66. Como disse o Papa Paulo VI na sua Exortao Evangelii nuntiandi: "A apresentao da mensagem evanglica no para a Igreja uma contribuio facultativa: um dever que lhe incumbe, por mandato do Senhor Jesus, a fim de que os homens e as mulheres possam acreditar e se rem salvos. Sim, esta mensagem necessria; ela nica e no poder ser substituda. Ela no admite indiferena, nem sincretismo, nem acomodao. E a salvao dos homens e das mulheres que est em causa" (EN 5). A urgncia foi salientada por Paulo: "Mas como ho de invocar aquele em quem no acreditaram? E como ho de acreditar naquele que no ouviram? E como ouviro se ningum lhes prega? E

como pregaro se no forem enviados? Logo, a f vem da pregao, e a pregao pela palavra de Cristo" (Rm10,14s). "Esta lei, estabelecida outrora pelo apstolo Paulo, conserva ainda hoje todo o seu vigor" (EN 42). oportuno recordar tambm estas outras palavras de Paulo: "Porque, se anuncio o Evangelho, no tenho de que me gloriar, pois que me imposta essa obrigao: Ai de mim se no evangelizar!" (1Cor 9,16).

de anunciar a Salvao em Jesus Cristo.


67. O anncio uma resposta aspirao humana salvao. "Onde quer que Deus abre a porta da palavra, para anunciar o mistrio de Cristo a todos os homens, com confiana e constncia, seja anunciado o Deus vivo e aquele que enviou para salvao de todos, Jesus Cristo, para que os no-cristos, por moo interior do Esprito Santo, creiam e se convertam livremente ao Senhor, e sinceramente adiram quele que, sendo 'cami nho, verdade e vida' (Jo 14,6), satisfaz todas as suas exigncias espirituais, superando-as" (AG 13). F) AS MODALIDADES DO ANNCIO

A Igreja segue a guia do Esprito,


68. Proclamando a mensagem de Deus em Jesus Cristo, a Igreja evangelizadora deve ter sempre presente que este anncio no se realiza no vcuo. Porque o Esprito Santo, o Esprito de Cristo, est presente e atua entre aqueles que escutam a Boa Nova, ainda antes de a ao missionria da Igreja iniciar (cf. RH 12; DV 53). Em muitos casos, eles podem j ter respondido implicitamente oferta de Deus de salvao em Jesus Cristo; um sinal disto pode ser a prtica sincera das prprias tradies religiosas, medida que elas contm autnticos valores religiosos. Podem j ter sido atingidos pelo Esp rito e, de certo modo, estar associados, sem o saberem, ao Mistrio Pascal de Jesus Cristo (cf. GS 22).

aprendendo como h de anunciar


69. Consciente daquilo que Deus j realizou naqueles a quem se dirige, a Igreja procura descobrir a maneira adequada de anunciar a Boa Nova. Deixase guiar pela pedagogia divina. Isto significa que aprende de Jesus mesmo e observa os tempos e as estaes, como o Esprito sugere. Jesus, com efeito, revelou progressivamente queles que o escutavam, o significado do Reino, o plano salvfico de Deus realizado no mistrio da sua pessoa. S gradualmente, e com extremo cuidado, lhes revelou os significados pro -fundos da sua

mensagem, a sua identidade de Filho de Deus e o escndalo da cruz. Tambm os seus discpulos mais prximos como atestam os Evangelhos , s chegaram f plena no seu Mestre atravs da prpria experincia pascal e do dom do Esprito. Aqueles, pois, que desejam ser discpulos de Jesus, hoje, devero passar atravs do mesmo pro -cesso, de descoberta e de empenho. Por conseguinte, o anncio feito pela Igreja deve ser progressivo e paciente; deve manter o ritmo daqueles que escutam a mensagem, respeitando a sua liberdade e tambm a sua lentido em crer (cf. EN 79).

com as qualidades prprias do Evangelho,


70. Tambm outras qualidades devem caracterizar o anncio feito pela Igreja. Este deveria ser: a) Confiante no poder do Esprito e obediente ao mandato recebido do Senhor.(16) b) Fiel na transmisso do ensinamento recebido de Cristo e conservado na Igreja, depositria da Boa Nova a anunciar (cf. EN 15). "A fidelidade a uma mensagem da qual ns somos servidores... constitui o eixo central da evangelizao" (EN 4). "Evangelizar no para quem quer que seja um ato individual e isolado, mas profundamente eclesial" ( EN 60). c) Humilde, porque consciente de que a plenitude da revelao em Jesus Cristo foi recebida como dom gratuito, e que os mensageiros do Evangelho nem sempre esto plenamente altura das suas exigncias. d) Respeitoso da presena e da ao do Esprito de Deus nos coraes daqueles que escutam a mensagem, reconhecendo que o Esprito "o agente principal de evangelizao" (EN 75). e) Dialogador, dado que no anncio aquele que escuta a Palavra no um ouvinte passivo. Existe um progresso dos "germes do Verbo", j presentes em quem escuta, para o mistrio pleno da salvao em Jesus Cristo. A Igreja deve reconhecer um pro-cesso de purificao e de iluminao no qual o Esprito de Deus abre a mente e o corao de quem escuta na obedincia da f. Inculturado, encarnado na cultura e na tradio espiritual daqueles a quem se dirige, de modo que a mensagem no s lhes seja inteligvel, mas tambm compreendida como correspondente s suas mais profundas aspiraes, e verdadeiramente como a Boa Nova que eles esperavam (cf. EN 20; 62).

em estreita unio com Cristo.

71. Para manter estas qualidades, a Igreja no deve ter em conta s as circunstncias da vida e da experincia religiosa daqueles a quem se dirige. Deve tambm viver em dilogo constante com o seu Senhor e Mestre, mediante a orao, a penitncia, a meditao e a vida litrgica, e sobretudo na celebrao da Eucaristia. S assim a proclamao e a celebrao da mensagem evanglica se tornam plenamente vivas. G) OBSTCULOS AO ANNCIO

O anncio encontra dificuldades


72. O anncio da Boa Nova por parte da Igreja impe srias exigncias, tanto Igreja evangelizadora e aos seus membros empenhados na evangelizao, quanto queles que so chamados por Deus obedincia da f crist. No uma tarefa fcil. A seguir, so apresentados alguns dos principais obstculos que podem ser encontrados.

da parte dos cristos


73. Dificuldades internas: a) Pode acontecer que o testemunho cristo no corresponda quilo em que se acredita; pode haver uma discrepncia entre palavras e aes, entre a mensagem crist e o modo de viver dos cristos. b) Os cristos poderiam descuidar do anncio do Evangelho "por negligncia, por medo ou por vergonha aquilo que So Paulo chamava exatamente 'envergonhar-se do Evangelho' (cf. Rm 1,16) ou por se seguirem idias falsas" (EN 80) a respeito do plano divino de salvao. c) Os cristos que no tm apreo nem respeito pelos outros crentes e pelas suas tradies religiosas, esto mal preparados para lhes anunciar o Evangelho. d) Uma atitude de superioridade de alguns cristos, que se manifesta em nvel cultural, poderia fazer supor que uma determinada cultura est ligada mensagem crist, e que deve ser imposta aos convertidos.

e fora da comunidade crist.


74. Dificuldades externas:

a) O peso da histria torna o anncio mais difcil, dado que certos mtodos de evangelizao, no passado, por vezes fizeram surgir temores e suspeitas entre os seguidores de outras religies. b) Os membros das outras religies poderiam temer que o resultado da misso evangelizadora da Igreja fosse a destruio da sua religio e da sua cultura. c) Uma concepo diferente dos direitos humanos ou uma falta de respeito pelas praxes deles pode dar como resultado a falta de liberdade religiosa. d) A perseguio pode tornar o anncio particularmente difcil ou quase impossvel. Deve-se contudo recordar que a cruz fonte de vida: "o sangue dos mrtires germe de cristos". e) A identificao de uma religio particular com a cultura nacional, ou com um sistema poltico, cria um clima de intolerncia. f) Em alguns lugares, a converso proibida por lei, e os convertidos ao cristianismo podem encontrar srios problemas, como o ostracismo por parte da sua comunidade religiosa de origem, do contexto social ou do ambiente cultural. g) Num contexto pluralista, o perigo do indiferentismo, do relativismo ou do sincretismo religioso, cria obstculos ao anncio do Evangelho. H) O ANNCIO DA MISSO EVANGELIZADORA DA IGREJA

Na misso evangelizadora da Igreja,


75. A misso evangelizadora da Igreja foi, por vezes, entendida como se consistisse simplesmente em convidar todos os seres humanos a serem discpulos de Jesus na Igreja. Lentamente, foi-se desenvolvendo uma compreenso mais vasta da evangelizao em que o anncio do mistrio de Cristo, contudo, constitui o centro. O decreto do Conclio Vaticano II sobre a atividade missionria da Igreja, quando trata da obra missionria, menciona a solidariedade com a humanidade, o dilogo e a colaborao, antes de falar de testemunho e de anncio do Evangelho (cf. AG 11-13). O Snodo dos Bispos, em 1974, e a Exortao Apostlica Evangelii nuntiandi usaram, imediatamente depois, o termo evangelizao em sentido lato. Na evangelizao a pessoa inteira do evangelizador a ser envolvida, com palavras, aes e testemunho de vida (cf. EN 21-22). Do mesmo modo, o seu objetivo estende-se a tudo aquilo que humano, porque procura transformar a cultura e as culturas, mediante a fora do Evangelho (cf. EN 18-20). Mas o Papa Paulo VI precisou bem que "A evangelizao h de conter sempre ao mesmo tempo como base, centro e pice do seu dinamismo uma

proclamao clara que, em Jesus Cristo, Filho de Deus feito homem, morto e ressuscitado, a salvao oferecida a todos os homens, como dom da graa e da misericrdia do mesmo Deus" (EN 27). E neste sentido que o Documento de 1984, do Pontifcio Conselho para o Dilogo Inter -Religioso, inclui o anncio entre os diversos elementos de que composta a misso evangelizadora da Igreja (cf. DM 13).

o anncio um dever sagrado.


76. til, contudo, salientar mais uma vez que proclamar o nome de Jesus e convidar as pessoas a serem seus discpulos na Igreja um importante e sagrado dever a que a Igreja no pode furtar-se. A sua omisso tornaria a evangelizao incompleta, porque, sem este elemento central, os outros, embora sendo formas autnticas da misso da Igreja, perderiam a sua coeso e vitalidade. E evidente, portanto que nas situaes em que, por razes polticas ou de outra natureza, o anncio quase impossvel, a Igreja j cumpre a sua misso evangelizadora no s graas sua presena e ao seu testemunho, mas tambm mediante atividades como o empenho por um desenvolvimento humano integral e pelo dilogo. Por outro lad o, nas situaes em que as pessoas esto dispostas a escutar a mensagem do Evangelho e se encontram na possibilidade de responder, a Igreja tem o dever de ir ao encontro das suas expectativas.

III DILOGO INTER-RELIGIOSO E ANNCIO A) CORRELATOS MAS NO INTERCAMBIVEIS

A misso da Igreja
77. O dilogo inter-religioso e o anncio, embora no no mesmo nvel, so autnticos elementos da misso evangelizadora da Igreja. So legtimos e necessrios. Esto intimamente ligados, mas no so intercambiveis: o verdadeiro dilogo inter-religioso supe, da parte do cristo, o desejo de fazer conhecer melhor, reconhecer e amar Jesus Cristo, e o anncio de Jesus Cristo deve fazer-se no esprito evanglico do dilogo. As duas atividades permanecem distintas mas, como a experincia demonstra, a mesma Igreja local e a mesma pessoa podem estar diversamente empenhadas em ambas.

deve ser sensvel s circunstncias.


78. Na prtica, a maneira de cumprir a misso da Igreja depende das circunstncias particulares de cada Igreja local, de cada cristo. Isto sempre

implica certa sensibilidade pelos aspectos sociais, culturais, religiosos e polticos da situao, e tambm uma ateno aos "sinais dos tempos", atravs dos quais o Esprito de Deus fala, instrui e guia. Esta sensibilidade e esta ateno desenvolvem-se mediante uma espiritualidade de dilogo. Esta requer um discernimento interior e uma reflexo teolgica sobre o significado das diversas tradies religiosas no desgnio de Deus, e sobre a experincia daqueles que encontram nelas o seu alimento espiritual. B) A IGREJA E AS RELIGIES

Estende-se a todos
79. Ao cumprir a sua misso, a Igreja entra em contato com indivduos de outras tradies religiosas. Alguns tornam-se discpulos de Jesus Cristo na sua Igreja, no termo de uma profunda converso e por uma livre deciso pessoal. Outros so atrados pela pessoa de Jesus e pela sua mensagem, mas por vrias razes no chegam a fazer parte do seu rebanho. Outros ainda parecem nutrir pouco ou nenhum interesse por Jesus. Seja qual for o caso, a misso da Igreja destina-se a todos. Tambm em relao s religies a que eles pertencem, v se que no dilogo a Igreja tem um papel proftico. Dando testemunho dos valores do Evangelho, ela apresenta interrogativos a estas religies. Igualmente a Igreja, medida que traz o sinal dos limites humanos, poderia ser posta em discusso. Assim, ao promover estes valores, num esprito de emulao e de respeito para com o mistrio de Deus, os membros da Igreja e os seguidores das outras religies encontram-se como companheiros no caminho comum que toda a humanidade chamada a percorrer. O Papa Joo Paulo II dizia-o em Assis, no final do dia de orao, de jejum e de peregrinao pela paz: "Procuremos ver nela uma antecipao do que Deus quereria que fosse o curso da histria da humanidade: uma viagem fraterna na qual nos acompanhamos uns aos outros rumo meta transcendente que ele estabelece para ns". (17)

mediante o dilogo
80. A Igreja encoraja e estimula o dilogo inter-religioso no s entre ela e as outras tradies religiosas, mas tambm entre estas mesmas tradies religiosas. E, esta, uma maneira de cumprir o seu papel de "sacramento", ou seja, de "sinal e tambm instrumento de unio ntima com Deus e da unidade de todo o gnero humano" ( LG 1). O Esprito convida-a a encorajar todas as instituies e movimentos religiosos a encontrarem-se, a colaborarem e a purificarem-se, a fim de promoverem a verdade e a vida, a santidade e a justia, o amor e a paz, dimenses daquele Reino que Cristo, no fim dos tempos, entregar a seu Pai (cf. 1Cor15,24). Assim, o dilogo inter-religioso verdadeiramente parte do dilogo de salvao iniciado por Deus. (18)

C) ANUNCIAR JESUS CRISTO

e mediante o anncio,
81. Por outro lado, o anncio tende a conduzir as pessoas a um conhecimento explcito daquilo que Deus fez por todos homens e mulheres em Jesus Cristo, e a convid-los a serem discpulos de Jesus, tornando-se membros da Igreja. Quando a Igreja, obedecendo ao mandamento do Senhor ressuscitado e s sugestes do Esprito, desempenha esta tarefa de anncio, com freqncia necessrio faz-lo de modo progressivo. Deve-se realizar um discernimento para ver de que modo Deus est presente na histria pessoal de cada um. Os seguidores das outras religies podem descobrir, como tambm os cristos, que j compartilham muitos valores. Isto pode levar a se colocar a questo como um testemunho da comunidade crist ou de uma profisso de f pessoal, em que a plena identidade de Jesus confessada humildemente. Ento, quando os tempos esto maduros, pode fazer -se a pergunta decisiva de Jesus: "Quem dizeis que eu sou?" A verdadeira resposta a esta pergunta s pode brotar da f. Pregar e confessar, movidos pela graa, que Jesus de Nazar Filho de Deus Pai, Senhor Ressuscitado e Salvador, constitui a fase final do anncio. Aquele que professa livremente esta f convidado a ser discpulo de Jesus, na sua Igreja, e a tomar a sua parte de responsabilidade na prpria misso. D) EMPENHO NA NICA MISSO

como dois caminhos da mesma misso.


82. Todos os cristos so chamados a estar pessoalmente empenhados nestes dois caminhos para cumprir a misso nica da Igreja, ou seja, o anncio e o dilogo. A maneira como o fazem depender das circunstncias e tambm do seu grau de preparao. Todavia, devem ter sempre presente que o dilogo, como j foi dito, no constitui a misso inteira da Igreja, que no pode simplesmente substituir o anncio, mas perm anece para o anncio, enquanto nele o processo dinmico da misso evangelizadora da Igreja atinge o seu pice e a sua plenitude. Empenhados no dilogo inter-religioso, descobriro as "sementes do Verbo" nos coraes das pessoas e nas tradies religiosas a que pertencem. Aprofundando o seu apreo pelo mistrio de Cristo, podero discernir os valores positivos da busca humana do Deus desconhecido ou s parcialmente conhecido. Atravs das diferentes fases do dilogo, os interlocutores podero sentir necessidade de informar e ser informados, de dar e receber explicaes, de se questionarem reciprocamente. Os cristos, empenhados no dilogo, tm portanto o dever de responder s expectativas dos seus parceiros sobre os contedos da f crist, e dar testemunho desta f quando so chamados a faz-lo, de dar a razo da esperana que est neles

(cf. 1Pd 3,15). Para poderem faz-lo, os cristos devem aprofundar a sua f, purificar os seus comportamentos, esclarecer a sua linguagem, tornar o seu culto cada vez mais autntico.

O amor deseja compartilhar,


83. Nesta aproximao do dilogo, como podem deixar de sentir a esperana e o desejo de compartilhar com os outros a prpria alegria de conhecer e de seguir Jesus Cristo, Senhor e Salvador? Estamos, aqui, no centro do mistrio do amor. A medida que a Igreja e os cristos tm um amor profundo pelo Senhor Jesus, o desejo de compartilh-lo com outros motivado no s pela sua obedincia ao mandamento do Senhor, mas por este mesmo amor. No deveria ser surpreendente, mas absolutamente normal, que os seguidores das outras religies possam desejar sinceramente compartilhar a sua f. Todo dilogo implica a reciprocidade e tem como objetivo eliminar o medo e a agressividade.

por indicao do Esprito


84. Os cristos devem ser sempre conscientes da influncia do Esprito Santo, e estar preparados para ir aonde o Esprito os conduz, segundo a providncia e o desgnio de Deus. E o Esprito que guia a misso evangelizadora da Igreja. Cabe ao Esprito, de fato, inspirar o anncio da Igreja e a obedincia f. A ns compete estarmos atentos s sugestes do Esprito. Quer o anncio seja possvel ou no, a Igreja prossegue a sua misso no respeito da liberdade, mediante o dilogo inter-religioso, testemunhando e compartilhando os valores evanglicos. Assim, os parceiros no dilogo progrediro para responder ao apelo de Deus, de que tm conscincia. Todos os cristos e os seguidores das outras religies so convidados por Deus mesmo a entrar no mistrio da sua prescincia, como seres humanos que procuram a sua luz e a sua verdade. S Deus conhece os tempos e as etapas do cumprimento desta longa busca humana. E) JESUS NOSSO MODELO

e seguindo o exemplo de Jesus,


85. neste clima de expectativa e de escuta que a Igreja e os cristos continuam o anncio e o dilogo inter-religioso com um verdadeiro esprito evanglico. Esto conscientes de que "Deus concorre em tudo para o bem dos que o amam" (Rm 8,28). A graa faz-lhes conhecer que ele o Pai de todos, que se revelou em Jesus Cristo. Jesus no porventura para eles o modelo e o

guia no empenho tanto pelo anncio como pelo dilogo? No porventura o nico que, ainda hoje, pode dizer a uma pessoa sinceramente religiosa: "No ests longe do Reino de Deus" (Mc 12,34)?

que se ofereceu por toda a humanidade.


86. Para os cristos no se trata s de imitar Jesus, mas de estar intimamente unidos a ele. Convidou os seus discpulos e amigos a unirem -se a ele na sua oblao nica em favor de toda a humanidade. O po e o vinho, pelos quais deu graas, simbolizam a criao inteira. Vo se tornar o seu corpo "oferecido" e o seu sangue "derramado pela remisso dos pecados". Mediante o ministrio da Igreja, a nica Eucaristia a ser oferecida por Jesus em todos os tempos e lugares, desde o tempo da sua Paixo, Morte e Ressurreio em Jerusalm. Os cristos unem-se aqui a Cristo na sua oferta que "traz a salvao ao mundo inteiro" (IV Orao Eucarstica). Esta uma orao agradvel a Deus, que deseja que "todos os homens se salvem e conheam a verdade" (1Tm 2,4). Assim, do graas por "tudo o que verdadeiro, tudo o que honesto, tudo o que justo, tudo o que puro, tudo o que amvel, tudo o que de boa fama e tudo o que virtuoso e louvvel" ( Fl 4,8). Haurem nela a graa do discernimento para serem assim capazes de ler os sinais da presena do Esprito e de conhecer o tempo oportuno e a correta maneira de anunciar Jesus Cristo.

CONCLUSO

Uma ateno especial a cada religio


87. A finalidade destas reflexes sobre o dilogo inter -religioso e o anncio de Jesus Cristo foi fornecer alguns esclarecimentos fundamentais. Mas importante recordar que as diversas religies diferem umas das outras. Uma ateno especial deve ser dada s relaes com os seguidores de cada religio.

requer estudo
88. E tambm importante que sejam empreendidos estudos especficos sobre a relao entre dilogo e anncio, considerando cada religio no interior da sua rea geogrfica e do seu contexto scio-cultural. As Conferncias Episcopais poderiam confiar estes estudos a apropriadas comisses e a institutos de Teologia e de Pastoral. A luz dos resultados fornecidos por estes estudos, estes institutos poderiam tambm organizar cursos especiais e sesses de estudo que preparassem para o dilogo e para o anncio. Uma ateno especial h de ser dirigida aos jovens que vivem num contexto pluralista e encontram seguidores

de outras religies na escola, no trabalho, nos movimentos juvenis, em outras associaes e at mesmo nas prprias famlias.

e orao.
89. Dilogo e anncio so tarefas difceis, mas absolutamente necessrias. Todos os cristos, cada um no prprio mbito, deveriam ser encorajados a preparar-se melhor para cumprir o seu duplo empenho. Mas, ainda mais do que uma tarefa a cumprir, o dilogo e oanncio so graas pelas quais preciso rezar. Todos, portanto, devem implorar incessantemente o auxlio do Esprito Santo, a fim de que seja "o inspirador decisivo dos seus planos, das suas iniciativas e da sua atividade evangelizadora" ( EN 75). Pentecostes, 19 de maio de 1991. Francis Card. ARINZE Presidente do Pontifcio Conselho para o Dilogo Inter-Religioso

Jozef Card. TOMKO Prefeito da Congregao para a Evangelizao dos povos

Notas (1) A atitude da Igreja perante os seguidores de outras religies (Reflexes e orientaes sobre dilogo e misso), AAS 76, 1984, p. 816-828; ver tambm Bulletin Secretariatus pro non Christianis n. 56, 1984/2, n. 13 (Para a referncia a este documento ser usada a abreviatura DM). (2) Cf. Insegnamenti di Giovanni Paolo II, Vol. IX, 2 1986, pp. 1.249 -1.273, 2.019-2.029. Ver tambm Bulletin n. 54, 1987/ 1 que contm todos os discursos do Papa antes, durante e depois do Dia de Orao em Assis. (3) Cf. Insegnamenti di Giovanni Paolo II, Vol. X, 1, 1987, p. 1.449 -1.452. Ver tambmBulletin n. 66, 1987/3, pp. 226 -229. (4) Cf. Lignes directrices sur le dialogue, Genebra, COE, 1979 Tmoignage commun, Genebra, COE, 1983.

(5) Dado que o patrimnio espiritual comum aos judeus e aos cristos to amplo (cf. NA4), o dilogo entre cristos e judeus tem exigncias prprias e especiais. No tratado no presente documento. Para ter uma idia completa sobre ele, ver os trabalhos da Comisso para as Relaes Religiosas com o Hebrasmo: Orientaes e sugestes para a aplicao da Declarao conciliar "Nostra aetate" n. 4, 1 de dezembro de 1974 (cf. L'Osservatore Romano, 4/1/1975): e subsdios para uma correta apresentao dos Judeus e do Hebrasmo na pregao e na catequese da Igreja Catlica (cf. L'Osservatore Romano, 24-25/6/1985). (6) A questo dos "novos movimentos religiosos" tratada num recente documento publicado conjuntamente pelo Pontifcio Conselho para o Dilogo Inter-Religioso, o Pontifcio Conselho para a Promoo da Unidade dos Cristos, o Pontifcio Conselho para o Dilogo com os No-Crentes e o Pontifcio Conselho para a Cultura (cf. L'Osservatore Romano, 7 de maio de 1986). (7) Justino fala dos "germes" lanados pelo Logos nas tradies religiosas. Mas s mediante a Encarnao que a manifestao do Logos se torna completa (1Apol., 46,1-4; 2Apol., 81 10,1-3; 13,4-6). Para Ireneu, o Filho, manifestao visvel do Pai, revelou-se aos homens "desde o princpio", e portanto a Encarnao traz consigo algo de essencialmente novo (Adv. Haer., 4 6,5-7; 4, 7, 2; 4, 20, 6 -7). Segundo Clemente de Alexandria, a "filosofia" foi dada aos gregos por Deus como "uma aliana", "uma pedra de expectativa para a filosofia segundo Cristo", um "pedagogo" que co nduziria o esprito grego para ele (Stromata, 1,5; 6,8; 7,2). (8) Adv. Haer., 3, 11, 8. (9) Retract., 1, 13, 3; cf. Ennar. in Ps. 118 (Sermo 2 9,9); p. 142, 3. (10) Cf. Insegnamenti di Giovanni Paolo II, Vol. IX, 2, 1986, pp. 2.019-2.029. Texto ingls em L'Osservatore Romano, 5 de maio de 1987. Ver tambm Bulletin n. 64, 1987/1, pp. 62 -70. (11) Joo Paulo II, Discurso aos Bispos da ndia em visita "ad Limina ", 14 de abril de 1989 (AAS, Vol. LXXXI, p. 1.126) e Bulletin n. 71, 1989/2, p. 149. (12) Insegnamenti di Giovanni Paolo II, Vol. VII, 1, 1984, pp. 595-599. (13) Na Igreja primitiva o Reino de Deus identificado com o Reino de Cristo (cf. Ef 5,5; Ap11,15; 12,10). Ver tambm Orgenes, In Mt 14,7, Hom. in Lc 36, onde chama a Cristoautobasileia, e Tertuliano, Adv. Marc. IV, 33,8: "In evangelio est Dei Regnum, Christus ipse". Sobre a compreenso correta do

termo "reino" ver tambm o relatrio da Comisso Teolgica Internacional (10.1985): Temas escolhidos de eclesiologia, n. 10.3. (14) Cf. At 2,32; 3,15; 10,39; 13,31; 23,11. (15) Cf. Jo 15,26s; 1Jo 5,7-10; At 5,32. (16) Cf. 1Ts 2,2; 2Cor 3,12; 7,4; Fl 1,20; Ef 3,12; 6,19-20; At 4,13.29.31; 9,27.28 etc. (17) Insegnamenti di Giovanni Paolo II, Vol. IX, 2, 1986, p. 1.262. (18) Cf. Ecclesiam suam, cap. III; ver tambm Insegnamenti di Giovanni Paolo II, Vol. VII, 1, 1984, p. 598.

You might also like