You are on page 1of 13

CIDADE DOS MESTRES: BELM DO PAR EM MEMRIAS DE PROFESSORES.

Venize Nazar Ramos Rodrigues


Mestre em Cincias da Educao: Docncia na Educao Superior pelo Instituto Pedaggico Latino Americano e Caribenho venize@uepa.br

As reflexes apresentadas neste artigo inserem-se na pesquisa Memria de Mestre: Belm Antiga em Narrativas de Professores da Educao Bsica1 desenvolvida entre os anos de 2008 e 2010 por pesquisadores vinculados ao Grupo de Pesquisa Culturas e Memrias Amaznicas, da Universidade do Estado do Par. Este projeto possibilitou diferentes olhares e registros sobre a cidade de Belm dos meados do sculo passado pelas vozes de professores que atuaram em escolas pblicas e privadas do ensino bsico, o que ensejou a produo de textos de diversas matizes onde alm do viver em cidade, escreveu-se sobre escolas, professores, mtodos de ensino, bem como movimentos educacionais para alm do institudo. A cidade assim torna-se objeto de muitos discursos, a revelar saberes especficos ou modalidades sensveis de leitura do urbano: discursos mdicos, polticos, urbansticos, histricos, literrios, poticos, policiais, jurdicos, todos a empregarem metforas para qualificar a cidade. (PESAVENTO, 2005, p.80). Nossa inteno neste texto perceber Belm, atravs das memrias individuais de sete narradores, professores que viveram no espao da cidade ao longo de suas vidas e construram relaes singulares com a urbe e com as pessoas que com eles conviveram em diferentes trajetrias. Atravs destes rastros, testemunhos e memrias, a cidade desvelada e revelada, deixando perceber suas pulsaes atravs das narrativas destes intrpretes, das suas experincias individuais e coletivas que torna possvel a ponte entre histria vivida, histria narrada e histria representada. Toda memria ao mesmo
1

- O Projeto Memrias de Belm de Antigamente desenvolveu-se atravs de trs pesquisas centrais: a primeira Memria de Belm em histrias de velhos (2004/5), teve como intrpretes, moradores do Asilo Po de Santo Antnio; a segunda Memria de Belm em Testemunho de Artistas(2006/7), teve como narradores , artistas de diferentes expresses estticas. A terceira, Memria de Mestre: Belm Antiga em Narrativas de Professores da Educao Bsica(2008/10) . Estas trs pesquisas exploram diferentes registros e olhares sobre Belm, conforme os sujeitos da pesquisa e os roteiros construidos.

tempo individual e coletiva, pois remete uma representao seletiva do passado que nunca somente do indivduo, pois insere-se num contexto familiar, social, nacional, sendo assim uma memria coletiva.(HALBWACHS, 1990) Existem diferentes maneiras de perceber a cidade. MATOS (2002) e PESAVENTO (2007, p. 3) atentam que ao longo das pesquisas sobre cidades, estas deixaram de ser percebidas como palco da histria, mera delimitao espacial do objeto de estudo, lcus privilegiado da produo ou da ao de novos atores sociais, passando a se constituir como objeto em si, como problema e objeto de reflexes, a partir das representaes sociais que produz e que se objetivam em prticas sociais. Desta forma a cidade torna-se espao de sociabilidades, pois comporta atores, relaes sociais, personagens, grupos, classes, prticas de interao e de oposio, ritos, festas, comportamentos e hbitos. (PESAVENTO, 2007, p.3) Belm percebida assim por sujeitos concretos, professores que deram vida a este trabalho, pessoas que viveram, trabalharam, sonharam, teceram esperanas e relaes com a cidade, com familiares, com amigos, com alunos e com companheiros de ofcio, cujas reminiscncias tornam possvel desenhar imagens da cidade atravs da costura de fragmentos deste passado. Cidade como agente histrico no lugar de mero registro, lugar para se rezar, trabalhar, observar, divertir, espaos de sociabilidade e reciprocidade, produto da experincia individual e coletiva, onde as ruas, as praas, os bairros, os percursos esto plenos de lembranas, experincias e memrias, como quer MATOS. (2002, p.34,35) Pelo fio da memria percebem-se vrias Belm atravs do cotidiano vivido pelos professores, sujeitos da trama aqui considerada, que entre escolas, aulas, livros e dirios de classe, transitavam por Belm, a p, de bonde, de nibus e at de trem pelas ruas de seu bairro e de bairros a fins, apoderando-se de uma cidade que se em outros tempos parecia acolhedora, tranqila de se morar, revelava-se tambm desafiadora e inspita nos obstculos e desafios para percorr-la. Os sujeitos contam do passado onde comandaram o espetculo de suas vidas, porm com as lentes do presente, moldados pela histria que construram e pela qual foram igualmente construdos. Sujeitos e produtos dos

tempos. As narrativas dirigem-se para os meados do sculo XX, marco da pesquisa, porm como as memrias so fluidas e mveis, elas danam por vrios tempos, um pouco antes, um tanto depois do tempo demarcado, seguindo o ritmo das lembranas. As memrias so maleveis, e necessrio compreender como so concretizadas, e por quem, assim como os limites dessa maleabilidade (BURKE, 2000, p.73) Percebem a cidade a partir de um lugar, os seus bairros de moradia e da ampliam o foco, o bairro entendido como um domnio do ambiente social que constitui para o usurio uma parcela conhecida do espao urbano na qual positiva ou negativamente ele se sente reconhecido, de acordo com CERTEAU (996, p. 40). Vales, capinzal, reas alagadias, lamaal, ruas de terra batida informam a cidade percebida pela profa. Blandina, alm das sempre presentes vacarias2 (RODRIGUES, 2010). Outros relatos confirmam a cidade mal tratada, inspita, difcil de viver, que pela ausncia de saneamento era ambiente proliferador de doenas, pois poucos eram os espaos bem servidos de estrutura bsica de gua e esgoto e ainda de iluminao pblica, de calamentos. A maioria dos bairros, hoje habitados pela classe mdia, contava com dificuldades de toda ordem naquele tempo, conforme ilustram as falas abaixo:
Era muito capim, normalmente as pessoas capinavam a frente das suas casas e abriam uma vala pra escorrer a gua. [...] o saneamento bsico era muito precrio(...) (BLANDINA, 2009) Pra c pra onde eu morava era terra mesmo, voc tinha que fazer suas caladas, as caladas das suas casas. Ento depois surgiram as ruas asfaltadas, quando os paraleleppedos foram sendo retirados e foi se fazendo asfaltamento. Isto nas reas nobres, onde passava um trem, onde passava um nibus, onde a rua tinha que estar trabalhada.

A incluso dos bairros perifricos no permetro urbano de Belm foi um processo demorado, mas foi chegando, comearam a colocar piarra, e hoje voc ta vendo que os bairros perifricos j tm tambm asfalto. Assim recorda a profa Benvinda que aponta Pedreira, Marco, Souza, Matinha, bairros afastados, como aqueles da periferia, habitados pelos mais pobres.
2

-Estbulos anti-higinicos de fundo de quintal localizados junto a residncias, ou ento pequenas granjas que forrneciam leite de vaca in natura, muito comuns em Belm dos meados do XX e que por suas caractersticas, conferiam um odor peculiar cidade. Ver Rodrigues, Venize Nazar Ramos. Cidade Narrada: Memrias, Histrias, Representaes, in Memorias de Belm de Antigamente, (org) Josebel Akel Fares.Belm, EDUEPA, 2010.

A qualidade de vida era melhor em relao ao tempo de hoje, compara o prof. Meirevaldo, embora as condies de vida fossem precrias. Os alimentos eram in natura e respirava-se um ar mais puro. Embora parea contraditrio, ele mesmo explica:
Porque naquela poca, por exemplo, no tinha geladeira, ento se fazia gelo, mas se comprava carne fresca todo dia, hoje tu compras carne congelada, tu tinhas frango de quintal, hoje no tem mais, tens que comer o frango da Sadia, o problema teu, ento tu tens apenas conforto. (MEIREVALDO, 2009)

s reas nobres da cidade eram caladas de paraleleppedos, herana ainda da reforma urbana efetuada pelo intendente Antonio Lemos na Belm da Belle poque,3 bairros chiques, dos ricos, que segundo Ivete, eram habitados pelos abastados, tinha as casas desse povo rico, que eram os Boulhosa, Chermont, Malcher, Faciola, Lobato, casas que at hoje existem, tombadas como patrimnio histrico. Concentradas no Bairro de Nazar, considerado bairro das elites, outros bairros como Cidade Velha e So Braz revelam no passado a vitalidade de uma simblica urbana.
Bairro tradicional de Belm era a Cidade Velha que foi onde comeou a cidade. O bairro chique era onde Nazar, o bairro de So Braz era uma opo, um bairro que estava nascendo e tinha umas casas bonitas inclusive, por causa j da proximidade do Palacete governamental, que ali onde o Parque da Residncia. Ento tinham [...] casas bonitas, especialmente na Avenida que hoje chamada de Avenida Magalhes Barata. O bairro mais chique era o de Nazar sempre foi o bairro mais chique. (BLANDINA, 2009)

A explicao do fenmeno de expanso urbana que resultou na incorporao de novos bairros da periferia ao permetro urbano da cidade, sem planejamento, confere cidade uma aparncia de inchao urbano, o que objeto de reflexo na fala de Meirevaldo.
Depois que comeou a ter o fluxo do interior pra Belm, pra capital, que comeou a ter os projetos econmicos que expulsaram as pessoas pobres pra cidade em busca de emprego, comeou a ter invaso e a crescer os bairros, lgico n! E a j viu o que aconteceu, ns temos uma periferia muito forte em Belm, muito forte, e degradvel, agora ns temos, ainda do ciclo da borracha casares franceses espetaculares, bonitos e tal. Mas Belm mudou muito, (MEIREVALDO, 2009)

- Ver Sarges (2000) sobre a modernizao excludente efetuada em Belm dos incios do sculo XX, que inaugurou uma nova concepo de cidade, quando os obstculos representados pelas populaes pobres e suas prticas ameaadoras, foram combatidas e isoladas, vistas como entraves ao progresso que se anunciava.

Certeau (1996, p 83) considera bairros excluidos, tanto os habitados pelas pessoas pobres, como os bairros ricos, os bairros burgueses, chiques, onde as pessoas vo apenas quando precisam servir-se dos grandes eixos que atravessam. Percebe-se viva nas lembranas a memria dos bairros dos confins na Belm de outrora, com limites territoriais inacessveis, as extremidades, que por ficarem muito longe, no havia razo para ir l.
O Marco da Lgua ali onde comea a Bandeira Branca, ali tinha um marco (...) ento l era o fim da cidade, ali era o fim da cidade, quando voc falava bairro do Sousa voc tava falando em alguma coisa to distante, to mato. Eu tinha uma pessoa amiga que morava l pra aqueles lados entrando pro lado do Utinga, era parece um stio onde ela morava naquela parte. Tudo ali j era cidade, o marco da lgua era at ali. ( BLANDINA, 2009)

A longnqua Tito Franco, hoje Almirante Barroso, rota dos trens intermunicipais, era s lama e mato e tambm pertencente zona dos confins. Para l ficava a faculdade da Irm Clemens, onde hoje o Souza Franco, eu ia pra aula era de galocha porque era muita lama que a gente tinha que atravessar at chegar l, no tinha mais bonde nessa poca, j era nibus, l quando chegava tirava a galocha e botava dentro da sacola. Blandina resgata o pitoresco do local:
Uma das coisas que eu me lembro muito bem naquele local que agora o Palcio da justia que o Lauro Sodr, daquele lado sempre foi o Lauro Sodr. Mas do outro lado era uma mata. Era jambeiro e jaqueira, era uma casa aqui outra acol, aquelas casas com aqueles terrenos enormes; na poca de jambo ficava lama ali, era jaqueira, jambeiro e mangueira, chega era escuro, era um pedao da natureza. (BLANDINA, 2009)

Benvinda constata as mudanas ocorridas no Bairro do Umarizal, hoje verticalizado, com a modernidade de suas torres de 40 andares incrustadas na Doca de Souza Franco. Esta avenida, smbolo da modernidade em Belm, lembrada com suas estivas e casebres de pobre.
A cidade muito atrasada, hoje a gente v essa quantidade de edifcio, aqui nesse bairro do Umarizal, fico espantada, todos antes moravam em casa, todas as minhas amigas, naquela poca moravam em casa. a gente no ouvia falar em edifcio , um dos primeiros edifcios que eu vi foi o Manoel Pinto da Silva, acho que foi um dos primeiros.( BENVINDA,2009)

Como fenmeno coletivo e social, a memria sujeita a flutuaes, transformaes, mudanas constantes, porm contm tambm marcos ou

pontos relativamente invariantes, caso das recordaes que envolvem a moderna Doca de Souza Franco.
Quando eu morava na Boa Ventura, a gente descia para o IEP, por aqui pela a Boa Ventura. S tinha um caminho, a Doca no existia, era um caminho pra um lado mato e umas casinhas de madeira que tinha aqui na Boa Ventura. Nesse pedao da Doca, porque pra li era s estiva, a gente andava em cima dos paus, era cheio dgua, tudo alagado. Era assim que era. Eu lembro que tinha um senhor que consertava a minha televiso, o Seu Otvio, eu morava na Boa Ventura, ele morava na Doca onde o Lder, e a gente pra ir casa dele passava em cima da ponte, no existia nada disso, era s caminho. (IVETE, 2009) Eu nunca sai do Umarizal, morava aqui no Umarizal. Ento era assim, [para ir Escola], ou vai de nibus, depois vem a p ou vai de p e vem de nibus, Ou vai de bonde e vem a p ou vai de p e vem de bonde. (risos). s Vezes, a gente dizia vamos a p e descia aquela Doca que no era a Doca ainda, j tinha o nome de Doca porque tinha o Igarap das Armas4 que era ali onde deu a continuao, a a gente vinha, no era asfaltada, chegava com o sapato imundo, empoeirado mas a vida tinha que ser assim. (BENVINDA,2009)

O consenso dos educadores diante da violncia que toma conta da cidade os levam a comparar presente e passado com um tom de nostalgia.
No Guam, s ladro, s assaltante. Aquele outro, Terra firme, outra coisa. Antes no, cada um tinha seu bairro, e cada qual morando no seu modo de vida, no era assim. Porque trabalhava, tinha emprego e no havia tantas pessoas necessitadas de dinheiro, de emprego e tudo; d isso, o resultado esse. (SANTINHA, 2009) Depois que a cidade se expandiu foi uma invaso, criaram invaso, inventaram drogas, naquela poca no tinha droga, nunca ouvi falar em droga, s vim saber de droga depois de velha, nunca ouvi falar em negcio de drogas. (IVETE, 2009) Andava-se na rua a noite, de madrugada em qualquer lugar, ningum se preocupava com isso, os ladres de galinha quando apareciam era muito raro, ai ficou a expresso ladro de galinha, hoje no tem galinha, tem galinha no quintal de vocs? No, tem, no tem nem quintal. (MEIREVALDO, 2009)

O sistema das relaes humanas induz a uma prtica seletiva do espao urbano, corta pedaos do territrio cuja seleo significante (CERTEAU,1996, p.83,84), seja do ponto de vista cultural, poltico ou afetivo. O fato de pertencer a um bairro vem a ser uma marca que refora o processo de identificao de um grupo determinado, onde sistema territorial e sistema relacional se aproximam. O fator proximidade favorece a freqncia das visitas, das relaes
4

- Igarap das Armas era um igarap em torno do qual existiam algumas barracas de lavadeiras que ali lavavam e quaravam as roupas, foi assim chamado segundo a memria popular, por guardar nos fundos de suas guas as armas dos cabanos, revolucionrios da Cabanagem, que grassou no Par entre 1835 e 1840. Este espao foi aterrado e a construda a Doca de Souza Franco, o metro quadrado mais caro da cidade, onde esto situados os mais altos edifcios de Belm, shopings center e estabelecimentos nobres de comrcio.

familiares, dos amigos, compadres, parentes. As lembranas percorrem as ruas conhecidas, deixando aflorar as sociabilidades tpicas de um bairro onde as pessoas se procuravam, se reconheciam e se identificavam.
Como sempre moramos por aqui nos frequentvamos mais ... Eu me lembro to bem quando eu fiz quinze anos no pude fazer festa, no pude fazer nada, s foi um vestidinho novo e cinco amigas que vieram, a outra fazia quinze anos a gente ia na casa, era assim casa mesmo.(BENVINDA,2009) Lembro que eu tenho uma amiga, ela morava na Boa Ventura entre a Generalssimo e a Quatorze e eu morava entre a Dom Romualdo e Wandenkok, a ns ramos amigas eu, Lucia e Edna. A Lucia tinha uma bicicleta, por que o pai dela era rico, era uma coisa ter uma bicicleta, a ns amos passear sabe aonde? Batista Campos, ns amos de bicicleta, seis horas da tarde, seis e meia. s vezes eu fico pensando como so as coisas, a vida agora outra. (IVETE, 2009) Iamos para a festa, nessa poca tinha o Bancrevea. ns voltamos a p, porque amos uma poro de amigos, a gente ia com o namorado da Helena, que a Helena Rodrigues, eles moravam aqui na Rui Barbosa, amos e voltamos a p do Bancrevea quatro e meia da manh, cinco horas, pela Boa Ventura, pelo caminho, e no tinha ladro, no tinha nada, tu andavas na rua nem te preocupava. Uma tranqilidade. (IVETE, 2009)

A memria cultural reinventada nas falas que se sucedem e que ao mesmo tempo em que vagueiam pelas ruas do passado, identificam as ruas pobres da periferia com a alegria das festas e dos carnavais populares.
Tinha a Pedreira, a Pedreira sempre teve as escolas de samba. O Quem So Eles, era bem aqui no fundo da minha casa, a minha casa ficava na Boa Ventura, a casa do meu av, ficava aqui na Boa Ventura e o terreno dava na Domingos Marreiros, ia de uma rua na outra. (IVETE, 2009) Bairros conhecidos pelo samba, pelo carnaval e por outras coisas mais ruidosas era o Jurunas , era muito conhecido. Quando voc falava no Marco, no Souza; a Pedreira era tambm muito conhecida pelo carnaval. Era tambm conhecido porque era um bairro muito distante, ir pra Pedreira, eu tinha uns parentes na Pedreira, era o outro lado da cidade, ento eram bairros distantes. (BLANDINA, 2009)

O carnaval na Praa Brasil, carnaval popular e vibrante, sem o apelo de mercado que hoje caracteriza a cultura do espetculo narrado com saudosismo pelo prof. Meirevaldo, que morou em vrios bairros de Belm, Telgrafo, Guam, mas que teve como seu bairro afetivo o Umarizal. Conta das festas, carnavais, blocos, batalhas de confete- espaos de exibio de escolas de samba e blocos de rua, onde era erguido um palanque e na sua frente revezavam-se escolas e blocos com suas baterias e suas sambistas, festejadas por todos. Refere-se aos corsos, aos caminhes enfeitados que desfilavam por Nazar e pela Praa da Repblica.

Olha, a minha vida foi muito em torno da Praa Brasil, essa Praa Brasil se chamava inicialmente Praa do ndio, e no sei porque mudaram pra praa Brasil, e no sei por que mudaram pra Praa Santos Dumont , mas ficou como Praa Brasil, ento nessa Praa Brasil, tinha muita batalha de confete, como se chamava antigamente, os bailes carnavalescos e tudo mais; ento o carnaval era muito assim sem o comercio, sem a industria, hoje no presta mais, mas naquela poca no, o povo se divertia muito.(MEIREVALDO, 2009)

O Carnaval de rua mobilizava o povo. Havia muitos blocos, desfile de carros alegricos, carros de passeio. O prof.Meirevaldo rememora o tempo em que valia a pena sair num caminho daquele, era caminho, n, no trio eltrico, era caminho mesmo, todo mundo fantasiado. Havia uns blocos famosssimos em Belm como, Vassourinha de Ouro. O Quem So Eles, famosa Escola de Samba de Belm, os mascarados, os corsos, movimentam as recordaes.
Do lado de l na Domingos Marreiros, morava uma senhora chamada Lica, que era dona do Quem so eles, foi l o inicio do Quem so eles, e a gente assistia os ensaios de carnaval, tudo por aqui. (IVETE), 2009 A gente ia pra Praa da Repblica, tinha batalha de confetes, os blocos se apresentavam, era de dia, no era de noite, passava os carros de carnaval, a gente ia assistir mascarado na rua, em Nazar. Tudo isso a gente ia assistir, depois que acabou tudo isso. (IVETE, 2009)

Era o tempo das quermesses, dos arrais, das festas de santo. Estas artes de divertir-se remete a uma Belm de antigamente, cujo passado era carregado de referencias simblicas que envolvem os lugares do afeto, as escolhas sentimentais, as aproximaes.
Uma das coisas mais lindas que tinha em Belm, nos colgios era a quermesse, quermesse era quando o colgio abria, o Gentil, por exemplo, fazia um domingo de quermesse e vendia tacac, isso..isso.. era uma festa bonita, ou ento as igrejas faziam arraial.(MEIREVALDo, 2009) Eu freqentei muito aqui o arraial de so Raimundo, eram momentos que a gente tinha condies de namorar, hoje em dia, no, o cara nem bem sai na rua j ta namorando; naquela poca tinha que sair, no tinha jeito, por qu? Porque era assim tinha um quadrado, os homens andavam assim, e as mulheres assim pra poderem ser ver, um andava ao contrario do outro, pra poder olhar um o outro. No tinha asfalto na nossa rua, era tudo terra, mas era to bom porque no tempo de So Joo as brincadeiras eram maravilhosas, todo mundo se reunia aqui e fazia festa de So Joo. Aquela quadrilha de dana que eu sempre gostei de olhar, mas no de participar. ... Muito bom aqui nessa rua. Fogueira, que beleza. (SANTINHA, 2009)

O ambiente romntico lembrava a cidade das delicadezas, do recato, do encanto de estar apaixonado
E essa fase romntica era muito bonita, porque pra gente conquistar uma namorada, era uma loucura, tinha que fazer muito esforo; porque elas eram difceis, mas tambm era uma coisa muito bonita, muito linda, uma das coisas

que eu me lembro com muita saudade, era a gente estar apaixonado, puxa, era uma coisa linda, a gente era apaixonado pela professora, pela vizinha, era uma loucura;, e as mulheres eram muito trancadas dentro de casa, no saiam, ento pra gente ver uma menina daquela, tinha que ficar numa paquera, olhando, at que um dia ela aparecia na janela, pronto, aquilo era o bastante pra gente imaginar o resto da semana. (MEIREVALDO, 2009)

Memrias do sonho, memrias gustativas, do prazer de saborear o sonho ou a unha de caranguejo da Casa Outeiro, onde hoje se ergue o edifcio Manuel Pinto da Silva, revoluo da engenharia nos anos 50, com seus 27 andares, coisa indita na poca.
Voc vai de nibus e volta a p ou voc quer ir a p e voltar de nibus Minha me, olha a dificuldade. Tinha dias que sentia tanta vontade de comprar um sonho na Casa Outeiro, era uma casa que tinha bem em frente a escola Normal embaixo do edifcio Manuel Pinto da Silva; era maravilhoso, a gente com tanta vontade de comer, ento voltava a p. Com o dinheiro, comia o sonho, comia a unha e voltava a p meio dia. (BENVINDA,2009)

Os intrpretes da cidade de Belm se apossavam da cidade de trem, de bonde, nibus, de bicicleta ou andando p. Muitas Muitas histrias, muitas lembranas destas viagens. Todos lamentam que o trem, assim como o bonde tenham sido extintos. Quanto aos nibus sempre as referencias deste meio de transporte so sujeitos a crticas. eram ruins, eram velhos, no tinham estofamento, era tudo de madeira no tinham linhas para todos os bairros. Andava-se muito a p e de bicicleta
Pegava essa parte todinha desde a Praa da Repblica at a Doca que no era asfaltada ainda, no era como hoje. Os nibus andavam nas ruas sem asfalto, porque eu iniciei a minha aula na Escola Normal de bonde, de bonde. Depois foram acabando os bondes, a gente pagava o nibus. (BENVINDA, 2009)

Do trem fala-se das fagulhas que queimavam as roupas dos passageiros com furinhos:
Cheguei a andar de trem, fui fazer uma viagem como reprter fui at Miraselvas, em Capanema, ...no podia sair com uma roupa que voltava com a roupa toda queimada, chegava todo cheio de fagulha, ai acabaram, foi uma pena tambm, acabaram essas coisas boas de Belm.(MEIREVALDO 2009)

A demora para chegar ao destino: era compensada pelo prazer do encontro. Blandina relata as visitas que fazia a sua irm no Orfanato Antonio Lemos, internato existente no municpio de Santa Isabel e ainda hoje formidvel patrimnio histrico e carto postal da cidade, embora com todo o abandono que nosso patrimnio cultural sofre.

A gente saa daqui de madrugada, a gente saa no trem de cinco horas e ainda chegava nove e meia pras dez em Santa Isabel. Passava por todos esses municpios que hoje a gente rapidamente, num tapa, passa n? Pra gente chegar, meu Deus, em Ananindeua o trem demorava e em Marituba o trem demorava em Benevides, meu Deus do cu, mas demorava. Era muito demorada a viagem, mas era gostoso. (BLANDINA, 2009)

O trem deixava de ser mero transporte para se converter em espao de encontro, de alegria, de compartilhamento. A Maria Fumaa, como era chamada a nossa locomotiva deixou saudades e desarticulou a comunicao com os municpios do Nordeste paraense quando nos anos 60 a estrada de ferro foi extinta pelo governo federal, porque deficitria. Irm A profa. Blandina d uma aula sobre transportes naquele tempo, fala que a opo maior no espao urbano era pelos bondes, pois existiam poucos nibus, alm do que o bonde era mais barato. Recorda-se das paradas inoportunas quando no meio do caminho faltava energia e o bonde parava, at voltar energia pra continuar a marcha. Conta Blandina que quando estava no segundo e terceiro ano da Escola Normal j comearam a surgir os primeiros nibus. Existiam os Cliper, espcie de estao de nibus, que como os quiosques, distribuam-se pelos vrios espaos de Belm e foram extintos em nome da modernidade.
Ento a gente ia pros terminais chamados clpers, a gente ia pro cliper l de So Braz a a gente entrava na fila a chegava um nibus Viao Prola; ai enchia o nibus diziam s em p, se voc tava com pressa voc entrava no nibus em p; ento j chegava outro nibus e assim ia esvaziando, mas eu andei muito de bonde, nibus j foi uma opo.(BLANDINA, 2009)

Os bondes abertos eram os cargueiros, chamados bagageiros, as pessoas que iam pra feira vinham com sacos de aa, de banana eu sei que vinham nos bagageiros porque no podiam subir nos outros bondes. Tinham os bondes fechado, uns bondes muito bonitos, que eram os de primeira. Era um pouquinho mais caro, o bagageiro era o mais barato de todos. Quanto ao zepelim, smbolo da modernidade em Belm antiga, foi uma coisa que marcou. O Zepelim era um tipo de nibus parecido com um dirigvel, ele era prateado e mais caro. Percorria a cidade toda e era preferido nos passeios das tardes de domingo, no tradicional dar a volta no nibus pela cidade.

Ento quando ele chegava muita gente no pegava o Zepelim porque no tinha dinheiro,n? A as pessoas que tinham dinheiro pegavam e esvaziavam um pouco a fila. E ficavam esperando os outros nibus. O passeio de Zepelim era uma opo para quem pegava no domingo. Ah vamos passear de Zepelim. (BLANDINA,2009)

Tempo, espao, memria. Na dinmica do relembrar, as pessoas reconstroem referncias: no tempo do rdio, na dcada de 1960, de quando os bondes enfeitavam as ruas, na Belm segura e tranqila, na poca do amor romntico, no tempo da delicadeza. So vrios os tempos e muitos os espaos porque a memria ultrapassa toda cronologia, inclusive o tempo de vida individual. As histrias repetidas atravs de geraes, as crnicas do cotidiano, as tradies e as inmeras formas de narrativas, constroem a memria dos tempos. Nessa dinmica, memrias individuais e memrias coletivas encontram-se, fundem-se e tornam-se referencias na produo do

conhecimento histrico. Encerramos este texto relembrando mais uma vez CERTEAU (1996: 201), para quem habitar narrativizar. Fomentar esta narratividade , portanto tambm uma tarefa de restaurao. REFERNCIAS AKEL FARES, Josebel (org) Memrias da Belm de Antigamente. Belm: EDUEPA, 2010. BURKE, Peter. Histria como memria social. In: Variedades de histria cultural.Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira. 2000, p. 67-89. CERTEAU, Michel de. A Inveno do Cotidiano: 1- Artes de Fazer. Petrpolis: Rio de Janeiro, Vozes, 1994. _________Giard, Luce. Mayol, Pierre. A Inveno do Cotidiano. 2- Morar e Cozinhar. Petrpolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1994. CHARTIER, Roger. Histria Cultural: entre prticas e representaes. Lisboa, Difel,1988. HALBWACHS, Maurice. A memria coletiva. So Paulo: Ed. Vrtice, 1990 MATOS, Maria Izilda Santos de. Cotidiano e Cultura: Histria, Cidade e Trabalho. Bauru, S. Paulo, EDUSC, 2002. __________, Na Trama Urbana: do Pblico, do Privado e do Intimo. In Projeto Histria: Revista do Programa de Estudos Ps-Graduados em Histria da PUCSP, n 13. So Paulo, Brasil, 1996.

PENTEADO, Antonio Rocha. Belm - Estudo de Geografia Urbana. Belm: Universidade Federal do Par, 1968. PESAVENTO, Sandra Jatahy. In. Histria e Histria Cultural. Belo Horizonte, Autntica, 2005. PESAVENTO, Sandra Jatahy. O imaginrio da Cidade: Vises Literrias do Urbano. Porto Alegre: Ed. Universidade, UFRGS, 2002. RODRIGUES, Venize Nazar Ramos. Cidade Narrada: Memrias, Histrias e Representaes. In Memrias de Belm de Antigamente, josebel Akel Fares, (org). Belm, EDUEPA, 2010. SARGES, Maria de Nazar. Belm: Riquezas Produzindo a Belle poque (1870-1912). Belm: Paka-Tatu, 2000. ENTREVISTAS 1- Meirevaldo Paiva, nascido em 22 de novembro de 1939, Doutor em Letras, e que era Livre Docente da Universidade Federal do Par. Morreu no ano de 2010. 2- Benvinda Monteiro de Arajo, nascida a 05 de julho de 1927. Professora pedaggica, com formao superior em gesto. Professora ,

empreendedora, diretora do ano, mulher padro.. 3- Blandina Alves Torres Queiroz de Souza, nascida a 21 de Abril de

1931.Mestra em Educao. Graduou-se em Pedagogia e em Psicologia. Licenciou em diversas escolas desde o primrio ao Ensino Mdio e ainda foi docente da Universidade Federal do Par e da Universidade do Estado do Par. 4- Cndida Barbosa Coelho Tavares,lLicenciou-se em Geografia pela Universidade Federal do Par e Especialista em Educao pela mesma universidade. Foi professora em escolas e na UFPA. 5- Maria Ivete Ferreira Soares a 05 de abril de 1935, Alm da Escola Normal, se graduou em Pedagogia e se especializou em Administrao Escolar. 6- Maria de Jesus Rodrigues, nascida em 25 de dezembro de 1930. Professora normalista, fez Santinha; o Curso pedaggico, conhecida como

7- Irm Clemens Melo no dia 25 de abril de 1926. Fez o curso de normalista, se formou em histria e geografia quando ainda

correspondiam a uma nica graduao e lecionou no que hoje a educao infantil e o ensino fundamental.

You might also like