You are on page 1of 10

A CURA DA ALMA Leitura Base 1 Tessalonicenses 5:23 Amados...

. Quero hoje lhe falar de uma verdade bem antiga e tambm muito esquecida dos plpitos das Igrejas. Vemos muitos pregadores se especializarem em algumas reas da vida do ser humano; tais como: Famlia, Sade, Prosperidade etc... Mas hoje eu quero lhe falar de algo que no novo, mas se voc colocar em prtica estes ensinamentos, com certeza voc ter dias diferentes e acima de tudo, dias melhores. ___________________________________________ O texto inicial nos d um parecer fantstico: - Ele diz que Deus quer conservar santo, ntegro, sarado, perfeito trs reas do ser humano. - Vamos dividir estas 3 reas que so interligadas entre si.

- Quero tambm mostrar os lados divergentes de cada uma delas. ___________________________________________ 1) O ESPRITO: - Se um homem ou mulher no tem Deus, seu esprito est morto. Efsios 2:1 Colossenses 1:13 Por outro lado, quando esta pessoa recebe a Jesus o Seu esprito agora passa a ter vida. 1 Corntios 6:17 Romanos 1:9 - Ento o nosso esprito hoje est perfeito. Est salvo! - No devemos nos preocupar com ele. ___________________________________________

1) O CORPO: - Lembrando sempre que Deus quer que haja harmonia entre o esprito, a alma e o corpo. - Ento Deus tambm quer cuidados com o corpo. Isaas 53:4 e 5 Filipenses 3:20 e 21 ___________________________________________ Deus cuida do nosso corpo, mas ns tambm temos que ter cuidados com o nosso corpo. 1 Corntios 6:19 Somos Santurio de Deus. 1 Corntios 3:16 e 17

- Ento, tambm temos que cuidar bem do nosso corpo. - E nunca se teve em todas as eras o cuidado com o corpo, como neste tempo.

- Conheo uma igreja que tem academia, nutricionista e mais uma meia dzia de especialidades para cuidar os membros. - Hoje se tm alimentao balanceada, complexos vitamnicos de ltima gerao. - Enfim, quem quer cuidar do corpo, tem tudo a no mercado. ___________________________________________ Mas a entra a 3 rea que quase ningum cuida: 3) A ALMA: - Da mesma forma que cuidamos bem do esprito e do corpo, tem que se cuidar bem da alma. - E como ns vimos anteriormente: - O esprito est perfeito. - O corpo p. Por mais que voc cuide dele, um dia ele se manifesta com sua natureza de p. Jesus chega a dizer que para nada aproveita. - Sobrou ento o principal, que cuidar da alma.

Aqui comeo especificamente a razo desta pregao. - Por que eu coloquei o tema da pregao de: A Cura da Alma. - Porque quando a alma est curada, quando h paz e equilbrio na alma, o seu relacionamento com Deus e com o prximo fica excelente. - E por contrapartida, voc vive uma vida mais intensa e abundante. Uma vida prazerosa. ___________________________________________ O que me levou a estudarmos a respeito da alma estar curada? - Primeiro porque quando se fala de alma, fala-se de algo fundamental na vida de um ser humano. - O homem um ser trictomo. Ou seja: Ele um esprito, que tem uma alma e que habita em um corpo. - O nosso esprito nasceu de novo. E o corpo barro. - Ento os nossos problemas realmente ocorrem na alma.

- A alma formada pela mente, pela vontade e emoes. - na alma que encontramos os pensamentos, os sentimentos e o processo de tomadas de decises. ___________________________________________ - To fundamental quanto estudarmos a alma entendermos o papel que o nosso subconsciente nos influencia. - No nosso subconsciente esto gravadas as informaes que gerenciam nossas emoes e reaes. Que nos leva a tomar certas atitudes, certas ou erradas, boas ou ruins. Jesus disse isto em: Mateus 12:35 Lucas 6:45 Mateus 15:18 e 19 ___________________________________________ - Ento, voc reage com aquilo que tens guardado dentro de sua alma.

Exemplo: Voc vai ao mdico e ele te diz que voc est com uma enfermidade incurvel. Qual a sua reao e resposta imediata? O que est programado no seu subconsciente.

Se voc se programou com a Palavra de Deus a resposta imediata: Pelas chagas de Cristo eu estou curado (a)!

Ou seja: A reao surge antes de voc pensar nela. ___________________________________________ Foi por isso que Deus disse aos profetas estas verdades: Jeremias 17:9 Ezequiel 36:26

E como Deus transforma o nosso corao (nosso interior, nossa alma)? Atravs da Sua Palavra. Filipenses 4:8 e 9 ___________________________________________ por isso que eu digo sempre: Leia a Palavra de Deus. Ore. No falte aos cultos. - Porque assim voc estar fazendo o que o sbio Salomo entendeu: Provrbios 7:1 a 3

- Gravada como em tbua. (Exemplificar: No sai nunca mais.)

E acredite: Ns somos galardoados por Deus naquilo que temos gravado em nossos coraes.

Jeremias 17:10

Amm!

You might also like