You are on page 1of 9

Gravidez na adolescncia e direito educao.

A licena-gestante para estudante RESUMO: O presente trabalho analisa uma das grandes causas de evaso escolar atualmente, qual seja, a gravidez na adolescncia, sugerindo a extenso do benefcio da licena-gestante s estudantes como efetiva forma de garantir o direito educao das crianas e adolescentes em processo de aprendizagem. PALAVRAS-CHAVE: Direito Educao; Estudante; Licena-gestante; Evaso escolar. Interpretao normativa.

1 INTRODUO

O direito educao um direito social fundamental que deve ser garantido a toda criana e adolescente, com absoluta prioridade. Sabe-se, por outro lado, que a gravidez na adolescncia um fenmeno marcante na sociedade atual e que tem sido uma das grandes causas de evaso escolar, contribuindo significativamente para que tal direito pblico subjetivo no se concretize. Muito embora se vislumbre farta gama de dispositivos prevendo o direito fundamental educao, mister se faz que este direito seja efetivamente garantido. No basta apenas declarar o direito, necessrio assegur-lo, mais especificamente no que diz respeito quelas estudantes adolescentes que ficam privadas do regular ensino em decorrncia da gravidez precoce, no planejada. Diante deste cenrio, constata-se que a garantia do direito educao passa pela forma de como se interpreta e aplica a legislao s adolescentes grvidas, em especial no que diz respeito a questo da licena maternidade. Tais adolescentes tm direito licena gestante? Qual o prazo desta licena? Como conciliar a gravidez precoce com a educao regular? A resposta a tais indagaes o objetivo deste trabalho, visando proporcionar subsdios para a correta interpretao da legislao e a efetiva garantia do direito educao, apresentando instrumentos para o combate evaso escolar oriunda da gravidez precoce de adolescentes.

2 PRINCPIO DA PROTEO INTEGRAL E O DIREITO EDUCAO

Nos artigos 227 da Constituio Federal e 4 do Estatuto da Criana e do Adolescente esto assentadas as bases do Princpio da Proteo Integral que coloca a criana e o adolescente como sujeitos de direitos, destinatrios de absoluta prioridade, respeitando a condio peculiar de pessoas em desenvolvimento. Em outros termos, citada doutrina reconhece a criana e ao adolescente como seres humanos (e no objetos) que para o seu adequado desenvolvimento necessitam, com

absoluta prioridade, a efetivao dos direitos fundamentais, como o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria. Tambm, por fora do citado princpio, deve-se colocar a criana e o adolescente a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso. Vale registrar o disposto no artigo 227 da Constituio Federal que resume toda esta questo: Art. 227. dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso. Destaca-se deste dispositivo a obrigao do Estado em assegurar a criana e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao e educao. Quanto educao, a legislao procurou apresentar meios para que a mesma se concretizasse, sendo que, em relao ao tema gravidez na adolescncia, merecem destaque os seguintes dispositivos:

Destaca-se da legislao citada que um dos princpios garantidores do direito educao a igualdade de condies para toda criana e adolescente de permanncia na escola. Trata-se de uma questo relevante uma vez que " [...] o direito permanncia hoje o grande ponto do fracasso escolar no pas. As crianas chegam, mas no ficam, isto , so vtimas dos fatores intra-escolares de segregao pedaggica dos mais pobres e dos menos dotados. A luta pela igualdade nas condies de permanncia na escola hoje o grande desafio do sistema educacional brasileiro" (CURY, 1992, p. 167). Neste contexto, resta demonstrado que no s o acesso, mas tambm a permanncia na escola deve ser tida como um direito pblico subjetivo do educando, possibilitando,

assim, que se acione o Poder Pblico para exigi-lo, tudo a fim de que se perfaa o comando constitucional educativo. Como afirma Paulo Afonso Garrido de Paula (2000, p. 657):

Posto isto, no se pode pretender uma educao meramente formal, mas sim uma educao material, completa, consubstanciada na efetiva continuidade e regularidade do ensino prestado, garantindo aos educandos o substancial processo de aprendizagem, com a sua conseqente evoluo, como pessoa em desenvolvimento. Isto implica na permanncia do aluno na escola. Pois, "o direito educao da criana e do adolescente impe ao sistema educacional, considerado no seu todo ou em relao a qualquer uma de suas instituies de ensino em particular, a eliminao de todas as formas de discriminao para a matrcula ou para a permanncia na escola" (KONSEN, 2000, p. 662).

3 A GRAVIDEZ NA ADOLESCNCIA

Demonstrada a importncia de se efetivar os direitos fundamentais menoristas, em especial o direito educao, foroso tecer alguns comentrios a respeito da gravidez na adolescncia e as suas conseqncias na esfera educacional como fator determinante para os altos ndices de evaso escolar, e que contribui, de forma veemente, para o atual estgio em que se encontra a educao nacional, mais precisamente no que se concerne ausncia de polticas pblicas de incentivo permanncia na escola para este segmento populacional. A gravidez na adolescncia tem tomado forma de epidemia, devido ao incio da atividade sexual precoce. um fenmeno multicausal, envolvendo fatores: a) biolgicos: como a precocidade da menarca (primeira menstruao) e aumento do nmero de adolescentes na populao; b) familiares: o contexto familiar tem relao direta com a poca em que se inicia a atividade sexual; c) sociais: as atividades dos indivduos so condicionadas tanto pela famlia quanto pela sociedade. A sociedade, assim como a famlia, est mudando, admitindo a sexualidade de forma mais aberta, com sexo antes do casamento e a gravidez na adolescncia. Surgem novas maneiras de relacionamento ("ficar"); e d) fatores psicolgicos e contracepo: a utilizao de mtodos contraceptivos no ocorre de modo eficaz na adolescncia, e isso est vinculado aos fatores psicolgicos inerentes ao perodo, pois, a adolescente nega a possibilidade de engravidar e essa negao tanto maior quanto menor a faixa etria. A decorrncia da gravidez na adolescncia acarreta repercusso sobre a me adolescente, como complicaes obsttricas como anemia, ganho de peso insuficiente, hipertenso, infeco urinria; morte da me decorrente de complicaes da gravidez, parto e puerprio; bem como na questo da educao com a interrupo, temporria ou

definitiva dos estudos. Tambm proporciona complicaes psicolgicas para adaptar-se a nova condio de me adolescente (as taxas de suicdios nas adolescentes grvidas so mais elevadas em relao s no grvidas). Esta gravidez proporciona, por outro lado, conseqncias diretas sobre o concepto (a criana) com a sujeio de riscos maior tanto fsico como psicossociais; abandono do filho com colocao em adoo e sujeio aos maus tratos. Derivam desta situao inmeras dificuldades para a adolescente estudante grv ida, pois alm de aprender as matrias de mbito educacional, tambm se vem obrigadas a aprender a ser me. Disto resulta a opo para a segunda alternativa, com o abandono escolar. Sem contar que a jovem gestante , inmeras vezes, vtima de discriminao e preconceito dentro de sua instituio de ensino, contribuindo para esta escolha. Recente estudo, promovido pela UNICEF (United Nations Childrens Fund - Fundo das Naes Unidas para a Infncia), comprovou que "... o Brasil tem cerca de 40 milhes de crianas e adolescentes em idade escolar (de 6 a 18 anos) e 800 mil ainda esto fora da escola. Outras centenas de milhares abandonam ou evadem a escola. De cada 100 estudantes que entram no ensino fundamental, 82 concluem a 5 srie, 59 terminam a 8 srie e apenas 40, o ensino mdio. A evaso escolar e a falta s aulas ocorrem por diferentes razes, incluindo o trabalho infantil, a violncia e gravidez precoce" (disponvel em http://www.unicef.org.br). Uma pesquisa do Departamento de Pediatria do Hospital Universitrio de Braslia, datada do ano de 2003, no qual acompanhou, num perodo de quatro anos, 425 grvidas de 13 a 19 anos do Distrito Federal e do entorno, mostra que apenas 37,5% continuaram na escola durante a gravidez. Os motivos que levam 62,5% a deixarem de estudar so mal-estar, vergonha ou desestmulo (disponvel em http://www.hub.unb.br). Vislumbra-se que h uma difcil conciliao entre gravidez na adolescncia e permanncia na escola, sendo que uma das principais causas de tal incompatibilidade a ausncia de polticas pblicas que estimulem a permanncia das jovens mes nas salas de aula. Em face desta situao, quais as alternativas que se podem lanar para a garantia do direito educao. O item seguinte analisa uma das alternativas possveis, relacionadas a licena gestante para a adolescente grvida.

4 O BENEFCIO DA LICENA -GESTANTE S ESTUDANTES

A doutrina sempre preconizou ser a licena-gestante (ou licena-maternidade) o perodo de 120 (cento e vinte) dias em que a mulher empregada, em razo do parto, fica afastada de suas atividades laborais. Porm, atualmente, tal conceito tem-se alargado, sendo tal licena entendida como um benefcio concedido a empregadas seguradas, empregadas domsticas, contribuinte individual e facultativa, por ocasio do parto, da adoo ou da guarda judicial para fins de adoo [01]. Tal direito vem expresso na Constituio Federal que estabelece:

Logo as gestantes acima referidas possuem o referido direito licena gestante. O mesmo direito ter a adolescente que exercer atividade laborativa. Caso venha a ter uma criana ficar afastada de seu trabalho pelo referido prazo de 120 dias. O problema se a adolescente no trabalha e apenas estuda. Tem ela o direito ao citado benefcio, sem prejuzo de seus estudos? A legislao que ampara a questo educacional e a estudante gestante, regulando seu perodo de afastamento em face da gestao, a Lei Federal n. 6.202, de 17 de abril de 1975, a qual regulamentou o regime de exerccios domiciliares [03], institudo pelo Decreto-Lei n. 1.044, de 21 de outubro 1969. Tal decreto-lei instituiu o chamado "regime de exceo", destinado queles alunos merecedores de tratamento excepcional, atribuindo a estes estudantes, como compensao da ausncia s aulas, exerccios domiciliares com acompanhamento da respectiva escola. Por sua vez, a Lei n. 6.202/75 estendeu este regime s estudantes em fase de gestao, estabelecendo: Art.1. A partir do oitavo ms de gestao e durante trs meses a estudante em estado de gravidez ficar assistida pelo regime de exerccios domiciliares institudo pelo Decretolei nmero 1.044, 21 de outubro de 1969. Pois bem. Constata-se das mencionadas leis uma incongruncia nos lapsos temporais previstos. Enquanto a Constituio Federal assegurou s trabalhadoras gestantes (inclusive a adolescente trabalhadora) um perodo de afastamento consistente em 120 (cento e vinte dias), a legislao educacional garantiu apenas 90 dias (trs meses) s estudantes gestantes, o que, conforme veremos, no possui justificativa plausvel. Diante deste conflito normativo, como interpretar a questo em relao a adolescente gestante em face da nova legislao constitucional e menorista. A licena gestante constitui um dos meios de proteo mulher-trabalhadora que, por motivos biolgicos, necessita de descanso, a fim de recuperar o desgaste fsico-mental proveniente da gravidez e do parto. Trata-se de um direito da gestante. Por outro lado, referido prazo possibilita uma efetiva assistncia que o recm-nascido necessita receber da me. Em outros termos, tambm se trata de um direito da criana ter a companhia da me, logo nos primeiros dias de vida. No por outra razo que o Estatuto da Criana e do Adolescente obrigou os hospitais a manter alojamento conjunto, possibilitando ao neonato a permanncia junto me (art. 10, V) No que se refere s finalidades da licena-gestante, pertinente o esclio de Amauri Mascaro Nascimento (2004, p. 227): "A licena tem dois objetivos: possibilita mulher a recuperao fsica do parto e a possibilidade da presena da me com a criana em to importante perodo".

A proteo maternidade e infncia constitui direito social (art. 6 da CF). Como clula mater da sociedade, a famlia tem que ser preservada e, para tanto, necessrio que a me esteja integralmente disponvel para os cuidados indispensveis ao filho, nos primeiros meses de vida, sobretudo para o aleitamento materno. Principalmente se esta me uma adolescente que em virtude de uma gravidez no planejada venha a dar a luz a uma criana. Trata-se de um perodo de aprendizagem tanto para me como para o filho. Assim, se levarmos em considerao que uma das finalidades da licena-maternidade a de "proteger a sade da me do recm-nascido, nas semanas que precedem o parto e nas que sucedem ao mesmo" [04], bem como a de propiciar condies para que a genitora possa cuidar e amamentar seu filho no aflorescer materno, e que a companhia da me um direito da criana, no h como negar que o prazo da licena gestante para a estudante deve ser o previsto na Constituio Federal (120 dias) e no o da legislao especial (90 dias). Trata-se de questo de interpretao da legislao em face das alteraes ocorridas e dos princpios menoristas.

5 DA INTERPRETAO NORMATIVA

Restou-se demonstrada a importncia da extenso do benefcio em apreo s jovens estudantes, uma vez que sua restrio importa em flagrante violao ao Direito Educao das crianas e adolescentes, tendo em vista o alto ndice de evaso escolar decorrente de tal fator. Inobstante tal fundamento, pode-se chegar a mesma concluso (da necessidade de estender a licena-gestante s estudantes) com a mera utilizao de regras da hermenutica jurdica, mais precisamente pela exegese da Lei 6.202/75, regularmente aplicada pelas escolas com o fito de estabelecer regras e condies s estudantes em fase de gestao. A interpretao da lei deve ser objeto de apreciao em consonncia com o ordenamento jurdico vigente. O fato de a Lei 6.202/75 (art. 1) determinar um perodo de 03 meses de licena estudante gestante no quer dizer que este prazo seja o correto atualmente. A clareza daquele dispositivo s aparente e relativa em face da legislao superveniente. Ele no pode, a priori, constituir regra indeclinvel. E no pode porque conflita com outras que a ele devem ser ajustadas, mxime quando se confronta com a supremacia constitucional. Isso porque "[...] todas as normas que integram o ordenamento jurdico nacional s sero vlidas se se conformarem com as no rmas da Constituio Federal" (SILVA, 1999, p. 48). Alis, vale lembrar que o perodo de afastamento por 03 meses (aproximadamente 90 dias) previsto s estudantes gestantes pela referida Lei inferior ao patamar mnimo previsto pela Conveno n. 103, revisada no ano de 2000 pela Conveno n. 183, da OIT (Organizao Internacional do Trabalho), a qual estipula um perodo de licenamaternidade mnimo de 14 semanas, equivalente a 98 dias.

Ademais, o 1 do art. 2 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil informa: "A lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare, quando seja com ela incompatvel...". Vislumbra-se que a Lei 6.202/75 no foi totalmente recepcionada pela Constituio Federal de 1988. Isso porque h incompatibilidade entre o artigo 1 de tal Lei e o artigo 7, inciso XVIII da Carta Magna. Sendo esta posterior e superior hierarquicamente, pelas regras da hermenutica jurdica, deve prevalecer a norma constitucional, que estabelece o beneficio da licena-gestante pelo prazo de 120 dias. Nesta conjectura, estar-se-ia velando pela "inaplicabilidade das normas de hierarquia inferior contrrias a normas de hierarquizao superior" (CANOTILHO, 1999, p. 650). Assim que "por fora da supremacia constitucional, nenhum ato jurdico, nenhuma manifestao de vontade pode subsistir validamente se for incompatvel com a Lei Fundamental. Na prtica brasileira, j se demonstrou em outra parte, no momento da entrada em vigor de uma nova Carta, todas as normas anteriores com ela contrastantes ficam revogadas" (BARROSO, 2000, p. 156). Ainda, numa interpretao teleolgica (finalstica), resta admitir evolutiva tendncia do legislador ptrio na proteo da maternidade e da criana e do adolescente. Tal afirmativa se verifica pelo contido no Estatuto da Criana e do Adolescente e do recente Projeto de Lei 281/2005 em trmite pelo Congresso Nacional, no qual faculta s empresas aumentarem o perodo de licena-gestante para 6 meses em troca de isenes fiscais [05]. Conclui-se que a pretenso de dilao do perodo de licena estudante gestante se coaduna com os atuais ditames legislativos e sociais. Por fim, o fato do benefcio da licena-gestante integrar o rol do art. 7 da Carta Poltica, no qual esto inseridos os direitos sociais fundamentais, suficiente para afirmarmos que esta norma, como toda e qualquer que reze sobre direito e garantia fundamental, deva ser interpretada extensivamente, ampliando o alcance do vocbulo "trabalhadores" para todos aqueles que possuam um ofcio, independente de vnculo empregatcio, como o caso da estudante gestante, cujo ofcio estudar, at porque existem impedimentos legais para trabalho.
6 CONCLUSO

Diante do exposto, constata-se que o direito educao abrange no s o acesso, mas tambm a permanncia do educando na escola. Assim, pela exegese dos dispositivos citados, verifica-se que o Estado, gestor da educao, deixa de velar por tal direito fundamental quando da restrio do perodo de licena-gestante s estudantes. Tal conduta, alm de afrontar diretamente a Constituio Federal, implica, indiretamente, em relevante contribuio evaso escolar. Restaram claramente demonstradas as finalidades da licena-maternidade, quais sejam: possibilitar a recuperao da genitora com o desgaste do parto; incentivar o convvio materno nos primeiros dias de vida do beb; estimular o aleitamento materno, dentre outras. Ora, no h razo para se dizer que uma gestante prescinda de tais cuidados simplesmente porque estudante. Tambm deve ser ressaltada a finalidade da licena maternidade como um direito da criana, que necessita da companhia da genitora.

neste contexto de aclamaes por polticas pblicas que incentivem a permanncia do educando na escola, em especial no que diz respeito ao abandono por gravidez precoce, que embrionou o presente estudo, sugerindo a extenso do benefcio da licena-gestante s jovens mes estudantes, a fim de que gozem do perodo constitucionalmente previsto, ou seja, de 120 (cento e vinte) dias. Tal proposta legislativa perfeitamente vivel, uma vez que a observncia dos direitos fundamentais, mxime os referentes s crianas e adolescentes, deve se dar nos trs Poderes da Repblica, abarcando o Legislativo. Alis, "[...] como direito de segunda dimenso, a educao institucional incumbe ao Estado, que deve garanti-la segundo determinados parmetros tanto nesse Pacto como na Conveno sobre os Direitos da Criana (arts. 28 e 29)", mesmo porque "corolrio desse direito, deve o Estado estabelecer ainda programas tendentes a evitar a evaso escolar, as repetncias sucessivas e ano e o no-comparecimento s aulas, por meio de programas que intentem a conscientizao dos pais ou responsveis" (COSTA, 2005, p. 232). Alis, insta ponderar que, enquanto a licena-maternidade s estudantes no for amparada legalmente por uma norma infraconstitucional vlida, entenda-se, uma norma que v ao encontro com os ditames da Carta Maior, cabe ao interprete velar pelo direito educao das jovens estudantes, estendendo-lhes a incidncia do art. 7, inc. XVIII, da Constituio Federal, bem como afastando-lhes a aplicao da no recepcionada Lei n. 6.202/75.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BARROSO, Lus Roberto. O direito constitucional e a efetividade de suas normas. 4 ed., Rio de Janeiro: Renovar, 2000. BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia: Senado, 1988. CANOTILHO, J. J. Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituio. 3 ed., Coimbra Portugal: Livraria Almedina, 1999. CURY, Munir e outros. Estatuto da Criana e do Adolescente comentado. So Paulo: Malheiros, 1992. NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Iniciao ao direito do trabalho. 30 ed. So Paulo: LTr, 2004. PAULA, Paulo Afonso Garrido de e outros. Encontros pela Justia na Educao. Braslia: MEC - FUNDESCOLA, 2000. SILVA, Jos Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. So Paulo: Malheiros, 1999. Site oficial do "Hospital Universitrio de Braslia HUB". Disponvel em http://www.hub.unb.br/.

Site oficial da "UNICEF". Disponvel em http://www.unicef.org.br/.

Notas
1. A Lei n. 10.421, de 15 de abril de 2002 acrescentou CLT o art. 392-A, estendendo o benefcio da licena-maternidade s mes adotivas e quelas que obtiverem guarda judicial para fins de adoo. 2. luz do direito comparado, o Brasil ocupa boa posio com a licena-maternidade de 120 dias (16 semanas), visto que os EUA e Portugal concedem apenas 12 semanas, a Alemanha concede 14 semanas, e a Frana e a Holanda concedem 16 semanas. O Chile e a Noruega concedem 18 semanas enquanto que o Canad concede 17 semanas, os trs acima do padro brasileiro. 3. Art.- 1 So considerados merecedores de tratamento excepcional os alunos de qualquer nvel de ensino, portadores de afeces congnitas ou adquiridas, infeces, traumatismo ou outras condies mrbitas, determinando distrbios agudos ou agudizados, caracterizados por: a. incapacidade fsica relativa, incompatvel com a freqncia aos trabalhos escolares; desde que se verifique a conservao das condies intelectuais e emocionais necessrias para o prosseguimento da atividade escolar em novos moldes; b. ocorrncia isolada ou espordica; c. durao que no ultrapasse o mximo ainda admissvel, em cada caso, para a continuidade do processo pedaggico de aprendizado, atendendo a que tais caractersticas se verificam, entre outros, em casos de sndromes hemorrgicos (tais como a hemofilia), asma, cartide, pericardites, afeces osteoarticulares submetidas a correes ortopdicas, nefropatias agudas ou subagudas, afeces reumticas, etc. Art. - 2 Atribuir a esses estudantes, como compensao da ausncia s aulas, exerccio domiciliares com acompanhamento da escola, sempre que compatveis com o seu estado de sade e as possibilidades do estabelecimento. 1. RE 197807, Rel. Min. Octavio Gallotti, Supremo Tribunal Federal. Acrdo publicado no DJ de 18 de agosto de 2000. 2. Projeto de Lei de iniciativa da Senadora Patrcia Saboya Gomes. Sobre o referido, afirmou que "papel importante do projeto o de estimular o aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses, exatamente como preconiza a Organizao Mundial de Sade (OMS)".

Como citar este texto: NBR 6023:2002 ABNT

RODRIGUES, Daniel Gustavo de Oliveira Colnago; FERREIRA, Luiz Antnio Miguel. Gravidez na adolescncia e direito educao. A licena-gestante para estudante. Jus Navigandi, Teresina, ano 13, n. 1894, 7 set. 2008. Disponvel em: <http://jus.uol.com.br/revista/texto/11696>. Acesso em: 16 jul. 2011.

You might also like