You are on page 1of 14

Faculdades Integradas de Cuiab - FIC Tecnologia em Sistema de Informao- TSI

Informtica e a tecnologia para a Acessibilidade dos Deficientes Visuais

Cuiab-MT 2011

Renata de Souza Rufino

Informtica e a tecnologia para a Acessibilidade dos Deficientes Visuais


Web Sites com Interfaces Digitais Acessveis a Deficientes Visuais

Pr-Projeto de Concluso de Curso apresentado Faculdades Integradas de Cuiab-FIC Orientador: M.S. C - Danilo Bertoloto Cuiab - MT Junho / 2011

Cuiab-MT 2011

Resumo Este projeto ter como objetivo o desenvolvimento de uma interface digital acessvel a deficientes visuais permitindo maior integrao nas reas de educao, negcios, comrcio, governos e recreao. importante existir ferramentas de acessibilidade para estimular a incluso de pessoas deficientes visuais na sociedade. Com a expanso da informtica, est crescendo mais o uso de computadores pelos deficientes. Prova disso so os recursos existentes para auxiliar pessoas com problemas visuais. Para desenvolver qualquer projeto interativo necessrio conhecer por completo todas as informaes e elementos que estaro presentes no resultado final. Alm da coleta de informaes, necessrio que sua organizao seja objetiva. No caso do desenvolvimento de um web site, essa organizao precisa de ateno especial, tendo em vista que os perfis mais variados de usurios podem acess-lo e essa organizao da informao dever fazer sentido a todas elas. Palavras-Chave Acessibilidade, Deficincia Visual, Incluso dos deficientes Visuais

Introduo
Acessibilidade significa facilidade de interao ou aproximao. Quando focada em tecnologia, tem o objetivo de tornar os computadores e a Internet mais acessvel para deficientes fsicos e visuais. Esse um grande atrativo para empresas srias e dispostas a apostar neste pblico, que no deve ser descartado.
(Carrion, 1 2008)

No Brasil, a tecnologia assistida para pessoas deficientes, esta quebrando muitas barreiras. Para se ter uma idia, segundo informaes do IBGE 14,5% da populao brasileira era portadora de, pelo menos, uma das deficincias investigadas pela pesquisa do senso. Em 2000, existiam 148 mil pessoas cegas e 2,4 milhes com grande dificuldade de enxergar (Senso, 2000) 2. A tecnologia da informao encontra-se com um avano de desenvolvimento favorvel aos deficientes. Esses avanos permitem imaginar uma sociedade em que todos, independentemente das suas limitaes possam acender a informtica sem qualquer limitao. Na informtica especificamente, procura-se conscientizar as pessoas da necessidade de se construir sites e programas respeitando as normas de acessibilidades na web w3c3, essencial que a Web seja acessvel a fim de proporcionar igualdade de acesso e oportunidades iguais para pessoas com habilidades diversas. De fato, a Conveno da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia reconhece o acesso informao e tecnologias de comunicao, incluindo a Web, como um direito humano bsico 4. Principalmente quanto ao contedo visual.
1 2

(Carrion, 2008) IBGE,2000.http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/27062003censo.shtm#sub_indica dores 3 Desenvolve especificaes tcnicas e orientaes atravs de um processo destinado a maximizar o consenso sobre o contedo de um relatrio tcnico, para garantir a qualidade tcnica e editorial. 4 ONU http://www.direitos.org.br/index. php? option=com_content&task=view&id=2827&Itemid=2 (ONU, 2007)

Objetivo
1.1 Objetivos Gerais Este projeto ter como objetivo o desenvolvimento de uma interface digital acessvel a deficientes visuais.

Demonstrar os mtodos que foram utilizados para a construo ou para adaptao de um site para melhorar a acessibilidade dos deficientes visuais.

O desenvolvedor tem que entender melhor as questes de acessibilidade e programar as solues de acessibilidade nos sites, aplicaes web, navegador media player e tecnologias assistida.

1.2 Objetivos Especficos

Introduzir cada vez mais os deficientes visuais na sociedade dando a eles melhore as oportunidades no mercado de trabalho o s mesmo o inclua sociedade.

Ser ressaltado o Dos Vox primeiro programa de leitura de tela feito no Brasil.

Metodologia Cientifica
Web Site Para construir uma pagina acessvel para deficientes faz-se necessrio certifica-se que todo o contedo estar disposto em forma linear e simples. A interface deve respeitar implicaes na sua construo html/css.
O que um web site? Uma pgina, ou um conjunto de pginas que nos fornece informaes para nosso computador pessoal ou interface, onde estivermos. Eles podem ter apenas algumas pginas como livros ou revistas, ou podem ser como a TV contendo textos, imagens, vdeos, sons e diferentes programas e filmes que geram uma ambientao em que qualquer um, no importa quantos anos tenha, possa utilizar. Seja l qual for o objetivo do site, ele necessita de pginas grficas e, provavelmente, interativas.
(Tavakol, 2007)5

Ao montar a pagina colocar um link no topo ir direto para o contedo e linka-lo a uma ancora onde comea o texto, melhor coloc-lo logo aps a abertura da tag BODY. As imagens tambm precisam de uma descrio clara e concisa. Ao invs de destacar alguma informao importante atravs de cores ou outra forma de formatao utilizando-se elementos visuais deve-se, indicar atravs de palavras sua importncia no contexto da apresentao. Neste contexto mais importante do que sua forma de apresentao. Conhea as principais recomendaes da entidade W3C 6. Economia nas imagens - Os sintetizadores de voz utilizados por cegos para acessar a Web conseguem interpretar texto, mas as imagens ficam de fora. Por isso, o W3C recomenda que, sempre que possvel, seja usado texto no lugar de imagens. Isso pode ser feito em menus de navegao ou at mesmo em logotipos mais simples.

5 6

(Tavakol, 2007)

(Abril.com, 2002) http://info.abril.com.br/dicas/sites/outros-13/dicas-para-tornarseu-site-acessivel-a-deficientes-visuais-e-auditivos.shtml?2

Atributo "alt" - Caso as imagens sejam imprescindveis, como no caso de fotos, fornea uma descrio atravs do atributo "alt". Ele ser usado pelos softwares especficos para comunicar ao usurio o contedo da foto. O "alt" tambm pode ser usado com o para elementos que so inseridos com este comando, como arquivos Flash. Atributo "longdesc" - h casos em que o "alt" no suficiente, principalmente em animaes ou contedo de udio ou vdeo. quando entra o elemento "longdesc". Ele cria um link para um arquivo com descrio mais detalhada do objeto. Apresentao e contedo - alm das diversas vantagens para manuteno e automatizao do site, separar a apresentao do contedo tambm facilita o acesso de quem no usa softwares convencionais. O W3C recomenda que seja usado o CSS para a apresentao da pgina, eliminando comandos puramente estticos. Tabelas - o W3C recomenda que as tabelas sejam utilizadas para contedo estritamente tabular, e no para determinar o layout das pginas. Como a leitura nos softwares especficos feita seguindo o cdigo HTML verticalmente, tabelas visualmente perfeitas no browser podem ser confusas para um cego. Ao utilizar tabelas, possvel utilizar elementos como o "header" e "footer" para relacionar os elementos Cada TD dever estar relacionado a um respectivo TH. Isso ajuda os softwares especficos a interpretar o contedo da tabela de maneira lgica. Idiomas - o atributo "Lang" pode ser usado com o comando para que os sintetizadores de voz pronunciem palavras de outros idiomas corretamente. Para indicar a lngua padro do documento, utilize o "Lang" dentro do comando www.w3.org/International/O-charsetlang.html Cores - o uso de cores como indicativo de importncia dentro de uma pgina deve ser feito com cuidado, pois usurios daltnicos podem ter

dificuldades. Assim, o W3C recomenda que as cores no sejam o nico referencial para relevncia de contedo de um site.

DOSVOX um sistema operacional para microcomputadores da linha PC (Personal (Computer - Computador Pessoal) que se comunica com o usurio atravs de sntese de voz7 viabilizando deste modo, o uso de computadores por deficientes visuais. O DOSVOX vem sendo desenvolvido desde 1993 pelo NCE - Ncleo de Computao Eletrnica da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) sob a coordenao do professor Jos Antnio dos Santos Borges. A idia de desenvolver tal programa evoluiu a partir do trabalho de um aluno com deficincia visual, Marcelo Pimentel, que hoje programador do NCE, onde trabalha sob a orientao do Professor Jos Antnio Borges. Uma das importantes caractersticas desse sistema que ele foi desenvolvido com tecnologia totalmente nacional, sendo o primeiro sistema comercial a sintetizar vocalmente textos genricos na lngua portuguesa. Tanto o software quanto o hardware so projetos originais, de baixa complexidade, e adequados a nossa realidade. H duas verses do programa: uma simplificada, que pode ser capturada da Internet (gratuitamente) e outra profissional, que pode ser adquirida comercialmente, por baixo custo. Atualmente o projeto conta com mais de 5.000 usurios espalhados pelo Brasil sendo composto por mais de 70 programas. Como o sistema l e digitaliza o som em portugus, o dilogo, Significa transformar informao binria (originria do computador) em sinais audveis. Uma de suas utilidades transformar entrada de texto em palavras audveis para os deficientes visuais, homem/mquina feito de forma simples e sem "jarges". Esse programa tambm utiliza padres internacionais de Computao podendo assim ser lido e ler dados e textos gerados por
7

Reproduo de fonemas que so gerados sem o auxlio da pr-gravao. Significa transformar informao binria (originria do computador) em sinais audveis. Uma de suas utilidades transformar entrada de texto em palavras audveis para os deficientes visuais.

programas e sistemas de uso comum em Informtica. Trata-se de um software simples para usurios iniciantes, de fcil instalao e utilizao. O DOSVOX apresenta o mrito de ter sido pioneiro nesta rea disponibilizando um sistema completo para deficientes visuais, incluindo desde edio de textos at navegao na Internet e utilitrios, o que possibilita a seus usurios uma grande variedade de opes. Dentre as limitaes do DOSVOX podemos destacar o acesso Internet, que apresenta algumas restries pelo fato da maioria das pginas apresentarem figuras, grficos e frames, o que torna difcil para o deficiente visual compreender o que est sendo exibido na tela. Mas, como o sistema vem sendo aperfeioado a cada nova verso, ao que tudo indica este problema poder ser minimizado. Da equipe de desenvolvimento participam tambm programadores deficientes visuais, que dele fazem uso. Alm disso, alunos do curso de Informtica da UFRJ tm criado uma srie de programas complementares. Hoje o projeto DOSVOX distribudo em duas verses: para DOS e para Windows (tambm chamado de WINVOX). O programa composto por: Sistema operacional que contm os elementos de interface com o usurio; Sistema de sntese de voz para a lngua portuguesa; Editor, leitor e impressor/formatador de textos; Impressor/formatador para Braille; Diversos programas de uso geral para deficientes visuais; como caderno de telefones, agenda de compromissos, calculadora, preenche dor de cheques, cronmetro, etc. Jogos de carter ldico; Ampliador de telas para pessoas com viso reduzida; Programas para ajuda educao de crianas com deficincia visual; Programas sonoros para acesso Internet, correio eletrnico e bate-papo; Leitor de telas/janelas para DOS e Windows.

Justificativa

Os deficientes cotidianamente utilizam programas que fazem a leitura da tela (Dos Vox, o Virtual Vission, o Brigde, Jaws e outros), Segundo Queiros o Dos Vox, produzido pelo Ncleo de Computao Eletrnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro; o que tem menos recursos, mas possui um programa que sintetiza a voz e muito simples de manipular. A pessoa no precisa decorar muita coisa, por isso fcil para quem est comeando a utilizar o sistema (Queiroz, 2007). Eles devem ser iniciados por analise detalhada e pela escuta aprofundada das necessidades, para parti-la deste ponto, escolher os recursos que melhor respondem as estas necessidades. Este web site significa proporcionar o crescimento e a auto-relizao dos deficientes fsicos visuais e socializao desses com o meio em que vivem. A inteno de desenvolver uma proposta metodolgica de adaptao e desenvolvimento de sites para serem acessveis. Cada vez mais sites esto sendo criados e adaptados para facilitar a acessibilidade de deficientes visuais com a informtica e suas tecnologias, Grande parte das tecnologias voltadas aos deficientes visuais consistem na transformao daquilo que est escrito em udio, afirmou (Queiroz,2007) 8. Estes recursos so chamados de leitores de telas, mas para isso e necessrio que os programadores desenvolvam sites especialmente para eles.

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MRP11602-6174,00.html O Portal de Notcias da Globo 16/03/07 - 08h51 - Atualizado em 16/03/07 - 18h15

Os leitores de telas so programas que fazem a leitura do que esta escrita na tela no apenas em sites no navegador, mas tambm em documentos de textos, planilhas eletrnicas. O software transforma o cdigo em udio, Os leitores de tela, que possibilitam o acesso s pginas na internet, comunicao atravs de e-mails, envio de arquivos e o uso de outros programas, funcionam lendo o cdigo HTML (linguagem de programao do site), indo da esquerda para a direita e de cima para baixo. Para acessar o contedo de um site, a pessoa sem viso precisa navegar de link em link, com a tecla "tab", at chegar informao que deseja 9.

(Queiroz, Adaptao de tecnologia leva web aos cegos, 2007)

Fundamentao Terica
Funciona exatamente como todo Web site, a diferena que para tornar-se acessvel so necessrio que sejam aplicadas nas pginas algumas tcnicas e regras de acessibilidade, alm da correta utilizao da marcao html/css. As tecnologias aqui apresentadas so compreendidas, na perspectivas de Queiros (2007), como tecnologias intelectuais que ampliam e modificam as funes cognitivas dos sujeitos e favorecem a criao e a inovao para os problemas de acessibilidade dos deficientes visuais, Outros softwares para os deficientes visuais so os udios-livro, que passam as histrias escritas para o som. Em destaque, h aqueles que utilizam a tecnologia Daisy (sigla em ingls para sistema digital de informao acessvel), que transforma o livro em um arquivo de MP3, geralmente com uma interpretao de um artista. Se for reproduzido em um computador, o texto do livro exibido simultaneamente na tela, em tamanho ampliado, para pessoas com viso prejudicada que gostam de ler, explica Queiroz. Web Standards pode ser traduzido como Normas para Web, tem por objetivo a criao de uma define-se como: um conjunto de normas, diretrizes, recomendaes, notas, artigos, tutoriais e afins de carter tcnico, produzidos pelo W3C e destinados a orientar fabricantes, desenvolvedores e projetistas para o uso de prticas que possibilitem a criao de uma Web acessvel a todos, ajudados por diversos recursos que fazem uma Web mais agradvel de usar (Magri Solution 2009). Para o desenvolvimento de um projeto interativo o ideal e compreender quais so os problemas que os usurios podem ter. Os sistemas de reconhecimento de voz evoluram muito nos ltimos anos para atender diversas necessidades existentes no mercado. Eles contam com um banco de palavras e padres de discurso para anlise e comparao de toda

10

entrada de voz que o sistema recebe. Para que estes sistemas possam reconhecer diversos tipos de palavras, eles passam por treinamentos, que podem levar horas, para assimilar palavras diferentes no relacionadas em seu banco de dados. Isso necessrio para que haja uma melhor interao entre usurio, software e mquina. Mesmo assim, h uma pequena margem de erro, que varia de 1% a 5%, at nos softwares mais conceituados do mercado. A interpretao perfeita da voz humana, sem nenhuma margem de erro, ainda um grande desafio para os desenvolvedores de sistemas de reconhecimento de voz. (OBRIEN, 2006). O bom desenvolvimento uma boa arquitetura de informao que proporcione uma navegao mais gil e fcil a todos os usurios contribuem para o desenvolvimento de paginas, melhora a usabilidade e a navegabilidade, alem de proporcionar maior acessibilidade ao site para usurios com deficincia visual. A acessibilidade Internet deve alicerar-se na flexibilidade da informao, permitindo que a mesma possa ser visvel, convertida em fala ou Braille, impressa e utilizada por diferentes dispositivos de entrada - teclado, apontadores, voz. Segundo o grupo (GUIA, 1999) Atualmente o acesso ao computador e ferramenta importante para o processo de incluso, Esse conforto proporcionado pelo mundo digital pode contribuir para uma sociedade mais inclusiva sem descriminao aos portadores de deficincia visual.

11

BIBLIOGRAFIA
Abril.com. (01 de Abril de 2002). Acesso em 08 de Maio de 2011, disponvel em Melhore a acessibilidade do seu site: http://info.abril.com.br/dicas/sites/outros-13/dicas-para-tornar-seu-siteacessivel-a-deficientes-visuais-e-auditivos.shtml?2 Carrion. (2008). Copyright 2010 W3C (MIT, ERCIM, Keio) Usage policies apply. . (01 de janeiro de 2010). Accessibility W3C. Acesso em 08 de Maio de 2011, disponvel em Web Design and Applications: http://www.w3.org/standards/webdesign/accessibility IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica. (17 de 12 de 2000). Acesso em 7 de Maio de 2011, disponvel em Ministerio do Planejamento,Orcamento e Gesto: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/27062003censo.shtm#su b_indicadores Magri Solution 2009. (01 de janeiro de 2009). Criao de sites com acessibilidade para deficientes visuais/ Por que criar um site de acordo com os padres W3C. Acesso em 07 de Maio de 2011, disponvel em Magri Solution: http://www.magrisolution.com.br/html/saiba.php Queiroz, M. A. (16 de Maro de 2007). Adaptao de tecnologia leva web aos cegos. Acesso em 06 de Maio de 2011, disponvel em G1 O Portal de Notcias da Globo : http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MRP116026174,00.html Queiroz, M. A. (16 de Maro de 2007). Adaptao de tecnologia leva web aos cegos. Acesso em 07 de Maio de 2011, disponvel em G1 O Portal de Notcias da Globo: http://info.abril.com.br/dicas/sites/outros-13/dicas-paratornar-seu-site-acessivel-a-deficientes-visuais-e-auditivos.shtml?2 Tavakol. ( 2007). OBRIEN.2006

You might also like