You are on page 1of 8

1

SEO 2 A teoria da emoo de Henri Wallon


Henri Wallon se diferenciou dos pesquisadores de seu tempo pela ateno explcita que deu emoo e ao movimento corporal ao elaborar sua concepo de desenvolvimento psicolgico. Sua teoria, voltada para a compreenso da pessoa completa, parte de princpios do materialismo histrico dialtico para afirmar que a contradio leva transformao. A contradio explica as mudanas que ocorrem nos seres humanos em seu processo de desenvolvimento: entre afetividade e racionalidade, entre orgnico e social, entre o eu e o s outros. Em sua teoria, Wallon mostra como, em um processo descontnuo marcado por crises, a pessoa vai se construindo na relao com os outros e consigo mesma. Para iniciar o estudo das idias de Wallon, vamos conhecer alguns princpios que regem a sua c oncepo de desenvolvimento humano: os princpios funcionais. Henri Wallon nasceu em 1879 em Paris, Frana. De 1899 a 1902, freqentou a Escola Normal Superior, em sua cidade de nascimento, onde formou -se em Filosofia. Desde essa poca j se interessava por questes psicolgicas. Realizou estudos em medicina e trabalhou em hospitais de 1908 a 1931, parando somente durante a Primeira Guerra, quando foi mobilizado como mdico do exrcito francs. A partir de 1920, concomitantemente ao seu trabalho como mdic o, j ministrava conferncias sobre Psicologia da Criana na Sorbonne, importante universidade francesa. Em 1925, defendeu sua tese de doutorado e criou o Laboratrio de Psicobiologia da Criana, em atividade at os dias atuais. Foi presidente das Sociedad es Francesas de Psicologia e de Pedagogia, sendo simpatizante do movimento escolanovista. De 1937 a 1949, foi professor de Psicologia e Educao da Criana no College de France, instituio de estudos avanados. Participou ativamente do movimento de resist ncia francs ocupao alem na Segunda Guerra Mundial. Ao final desta, passou a ocupar cargos polticos na Frana, tendo apresentado Assemblia Nacional daquele pas um projeto inovador de reforma do ensino baseado em seus estudos. Morreu em 1962.

Os princpios funcionais
Wallon desenvolveu alguns princpios dos quais parte para explicar a evoluo psicolgica da criana. Esses princpios so: a predominncia, a alternncia e a integrao funcional. O princpio da predominncia funcional indica que certos estgios do desenvolvimento so predominantemente afetivos e subjetivos. So estgios de acmulo de energia e de preparao interna para o estgio subseqente. Outros estgios so predominantemente de busca de conhecimento sobre o mundo, so cognitivos. Logo, so mais objetivos e esto ligados ao dispndio da energia interior acumulada no estgio precedente. Assim, a cada estgio, h a predominncia de um campo funcional, que se evidencia mais do que os outros: o campo da emoo, o campo da cognio, o campo do corpo ou o campo da pessoa. O princpio da alternncia funcional pressupe que a cada novo estgio vivido pela criana modifica-se o seu foco de interesse, retomando -se o foco que havia sido deixado de lado no estgio anterior. As atividades preponderantes em cada fase se orientam ou para o eu; ou para o mundo; ou para as pessoas; ou para os objetos, alternando -se de estgio para estgio do desenvolvimento. Ao longo do seu desenvolvimento, a pessoa pode estar mais voltada para o seu mundo interno e para crises a este relacionadas, como o caso do estgio da adolescncia, por exemplo, ou, por outro lado, pode voltar -se mais para o seu mundo externo e para as contradies nele presentes, como ocorre nos estgios em que predomina o des envolvimento cognitivo, como o estgio sensrio-motor e projetivo, correspondente ao segundo ano de vida, e o estgio categorial, que corresponde ao perodo vivido nos anos escolares das sries iniciais do ensino fundamental.

O princpio da integrao funcional signifi ca que cada nova atividade desenvolvida em um novo estgio incorpora a atividade desenvolvida no estgio anterior, em um processo de integrao e de diferenciao semelhante ao que ocorre no amadurecimento do sistema nervoso, quando cada funo nova no elimina a funo desenvolvida anteriormente, mas a submete ao seu funcionamento, integrando -a e tornando-a parte de um funcionamento mais complexo. A integrao funcional no imediata e nem definitiva. Uma funo nova pode ser exercida de modo desintegrado por algum tempo, repetindo -se sem um sentido claro na atividade do sujeito. Como exemplo, podemos citar o beb que aprende a ficar em p. Ele pod e segurar-se na parede para se levantar apenas para, no momento seguinte, cair sentado novamente. Faz isto repetidas vezes e a atividade, nesse momento do desenvolvimento, tem um fim em si mesma, estando desintegrada do funcionamento global da criana e de sorientada em relao a qualquer objetivo evidente. Em um estgio posterior, a atividade de se levantar e ficar em p far parte de comportamentos mais complexos e orientados para objetivos mais definidos, como caminhar at outro ambiente ao encontro de um adulto, por exemplo. Por outro lado, depois de ocorrida a integrao funcional, podem ocorrer desintegraes provisrias. Isto explica os freqentes retrocessos que marcam o desenvolvimento na perspectiva dialtica defendida por Wallon. Ainda que j ten hamos desenvolvido modos de agir mais complexos, pode ocorrer de nos apresentarmos com aes prprias de momentos anteriores de nosso processo evolutivo, principalmente quando enfrentamos situaes de estresse.

Os campos funcionais
Em busca da psicognese da pessoa completa, Henri Wallon estuda o ser humano em, pelo menos, quatro campos funcionais que se misturam e participam da produo uns dos outros .

1) O campo funcional da emoo


Longe de significar somente perturbao, as emoes so reaes organizadas comandadas pelo sistema nervoso e com utilidade especfica. Para Wallon, a emoo uma possibilidade natural desenvolvida pela espcie humana para auxiliar na sobrevivncia desde o nascimento. Os bebs necessitam da assistncia dos adultos para atender s suas necessidades e prover a sua existncia. A expresso da emoo no corpo definida por Wallon como uma pr -linguagem que possibilita a comunicao entre o beb e os seus cuid adores desde o nascimento. A expresso da emoo, principalmente por meio do choro, mobiliza os adultos para o cuidado e a proximidade com o beb. A emoo se expressa no tnus muscular e nos movimentos do nosso corpo. As sensaes corporais, por sua vez, podem acalmar ou inflamar as emoes. Isto significa que emoo e movimento esto intimamente relacionados. A mediao dos outros tambm fundamental para as transformaes que ocorrem no modo como as pessoas expressam suas emoes. Podemos dizer que as reaes das pessoas expresso da emoo lhe d forma, equalizando-a.
Voc sabia que emoes e sentimentos no so a mesma coisa?

A emoo tende a se expressar mais diretamente no corpo (suar frio, sentir o corao bater mais forte, ficar com a boca seca, encolher os ombros) e de modo mais impulsivo do que os sentimentos. Estes so mais duradouros. Expressam-se de modo mais controlado e tranqilo e esto ligados s aprendizagens que ocorrem desde o nascimento nas relaes sociais.

2) O campo funcional do corpo


Voc j compreendeu que a motricidade est ligada expresso de emoes. importante saber ainda que o movimento d origem tambm capacidade de conhecer o mundo: a cognio. Inicialmente, conhecemos os objetos que nos cercam apalpando -os, levando-os boca, deslocando- nos em torno deles. Posteriormente, passamos a buscar representar as situaes que vivemos e os objetos que nos cercam, assim como seus atributos, com a ajuda do corpo, por meio dos gestos e da imitao. Observe como as crianas, por volta do segundo e do terceiro ano de vida, fazem suas narrativas ou canes serem acompanhadas por gestos amplos que as ajudam a expressar as caractersticas dos objetos citados substituindo, geralmente, palavras por movimentos: o elefante caminha assim... e grande assim, ! A expresso das idias com o corpo denominada projeo, a qual torna possvel a internalizao das representaes, contribuindo, assim, para a organizao do pensamento. O pensamento nos permite estudar os passos que daremos para realizar uma tarefa. Sua origem est nos movimentos que realmente foram dados nos estgios iniciais do desenvolvimento para alcanar certos objetivos. Estes movimentos foram internalizados e tornaram -se representaes, permitindo a previso da s etapas do movimento sem que seja necessria a sua execuo. Assim, a criana torna-se capaz, por exemplo, de imaginar o contedo de um desenho antes de inici-lo, fazendo com que a cognio comande os seus movimentos para alcanar o resultado

esperado, quando antes movimentava intensamente os lpis no papel e s depois atribua um significado ao produzido. Os msculos do corpo apresentam uma funo cintica e uma funo tnica. A cintica diz respeito ao movimento, ao deslocamento do corpo no espao. A tnica relaciona-se postura, tenso e ao relaxamento dos msculos. Da mesma forma que a expresso da emoo se transforma de acordo com o significado a ela atribudo pelos outros, o modo como nos movimentamos tem relao com as nossas interaes com as outras pessoas. Os movimentos do corpo se tornam mais retrados ou mais expansivos, por exemplo, de acordo com o modo como as pessoas os interpretam, controlam, incitam, valorizam, desaprovam, entre outras reaes.

3) O campo funcional da cognio


Voc j sabe que o pensamento tem sua origem nos movimentos do corpo. A internalizao das aes sobre os objetos permite o desenvolvimento das representaes mentais, as quais. So imagens internas que desenvolvemos para as coisas do mundo a partir da intera o com elas. Na medida em que internalizamos as caractersticas dos objetos, vamos aprendendo a dividi -los em categorias. Organizar o mundo que nos cerca em categorias ou conceitos o grande desafio enfrentado pela capacidade de conhecer. Categorias so g rupos nos quais podemos incluir as coisas do mundo ou as idias existentes sobre essas coisas. Cada grupo de coisas tem um nome especfico que se expressa em uma palavra. Quanto melhor utilizamos as palavras, melhor damos conta de separar adequadamente as coisas do mundo nos grupos a que pertencem, o que torna mais fcil operar sobre elas com o pensamento, definindo -as e explicando-as. Wallon observou em suas pesquisas que as crianas entre trs sete anos apresentam modos particulares de lidar com as categorias que, aos olhos de um adulto, podem parecer bastante confusas. O pensamento da criana nessa fase foi denominado por Wallon de sincrtico . A palavra sincretismo se relaciona mistura de dois elementos diferentes em um s, formando um amalgamado indissocivel. O pensamento da criana, na fase do sincretismo, costuma formar pseudo-categorias. Exemplo: A origem do pensamento na criana

4) O campo funcional da pessoa e os grupos


Para Wallon, a pessoa completa integra os trs campos funcionais citados at aqui, sendo, ela prpria, um campo funcional pleno de contradies. Os grupos tambm podem ser entendidos como campos funcionais. Assim, quando duas pessoas interagem,diversos campos funcionais esto em jogo.

Os estgios do desenvolvimento segundo Henri Wallon


O desenvolvimento entendido por Wallon como processo de mudanas resultantes de conflitos: conflito entre o corpo e a sociedade, entre a emoo e a razo, entre a emoo e o corpo, entre a razo e a sociedade. Os conflitos pelos quais passamos para nos tornarmos quem somos se expressam mais visivelmente em momentos crticos do desenvolvimento, descritos por Wallon em estgios. So eles: I. estgio impulsivo-emocional. II. estgio sensrio-motor e projetivo. III. estgio do personalismo. IV. estgio categorial. V. estgio da adolescncia.

I. Estgio impulsivo-emocional - primeiro ano de vida


Este primeiro estgio entendido como predominantemente afetivo. O beb est mais orientado para relacionar-se com as pessoas do que para interagir com o mundo fsico. A tarefa evolutiva do beb nesta fase conhecer os limites do seu prprio corpo, diferenciando-o do corpo das outras pessoas. O beb se comunica afetivamente com os adultos por meio do choro, do balbuciar, do movimento e da rigidez ou relaxamento do tnus muscular. Os movimentos das pernas e dos braos principiam sem objetivos definidos, desorientados e descoordenados, expressando impulsivamente e sem controle as sensaes e a emoo do beb. A reao dos adultos a essas expresses se tornar parte do modo particular como cada beb expressa as diversas sensaes que experimenta em seus primeiros meses de vida: dor, saciedade, sono, desconforto, bem-estar, entre outras.

II. Estgio sensrio-motor e projetivo segundo e terceiro anos de vida


Enquanto que para Piaget o perodo sensrio-motor corresponde aos dois primeiros anos de vida, para Wallon, este se inicia somente ao fi nal do primeiro ano, com os primeiros passos do beb. Durante o estgio anterior, ocorreram importantes conquistas no estabelecimento de vnculos entre o beb e seus cuidadores. Neste estgio, o foco est no campo funcional cognitivo. Ao final do primeiro ano, com a aquisio da preenso e da marcha, a criana encontra-se capacitada para a explorao direta da realidade material. Para isto, experimenta os objetos de seu entorno, empurrando-os, jogando-os, puxando-os, arrastando-os e observando os resultados de suas experincias. A estes movimentos, Wallon deu o nome de praxias. Futuramente, cada um desses movimentos vir a compor comportamentos mais complexos e dotados de intencionalidade, mas, por ora, a sua repetio que caracteriza a atividade do beb. Ao final do segundo ano de vida, o beb demonstra estar desenvolvendo a capacidade de representao mental, mas ainda utiliza muito o seu prprio corpo como apoio para expressar-se e para atribuir significado aos objetos e situaes com os quais toma contato. Aparecem, ento, os gestos e a imitao como recurso representacional. O ato mental passa a projetar-se nos atos motores, como forma de auxiliar a exteriorizao do pensamento e a internalizao da linguagem.

III. Estgio do personalismo dos trs aos seis anos de idade


Tendo sido o estgio anterior predominantemente cognitivo, seguindo o princpio da alternncia funcional, neste estgio, a criana volta-se novamente para si mesma e para as suas relaes afetivas com as outras pessoas. Voc leu que no estgio impulsivo-emocional uma das tarefas de desenvolvimento estava na construo da noo de independncia do prprio corpo em relao aos outros corpos. Esta noo permitiu criana experimentar movimentos que a levaram a explorar o mundo circundante no estgio sensrio-motor e projetivo. No estgio do personalismo, o desafio da criana no mais apenas o de identificar-se como corpo separado dos outros corpos, cujos movimentos podem ser controlados. A tarefa evolutiva do estgio do personalismo a de identificar-se como pessoa, como eu psicolgico independente. Para isto, a criana passa a experimentar seus prprios limites nas relaes com os demais. Inicialmente, so percebidas mudanas de comportamento como a utilizao freqente dos pronomes eu e meu. Pouco antes, ao referir-se a si mesma, a criana ainda utilizava somente o seu prprio nome, o que dava impresso de estar se referindo a uma terceira pessoa: Marina quer bolo. Aparecem tambm atitudes de teimosia e de negao: No quero!. Estes comportamentos demonstram a busca por auto-afirmao.

Nos anos seguintes, vo aparecendo ainda os comportamentos de imitao e de seduo. A criana procura incessantemente imitar as pessoas que admira, como se pudesse tomar um pouco delas para si. Busca, ainda, atrair a admirao das pessoas que a cercam apresentando o que aprende a fazer. Desta forma, por meio do conflito com os demais e da incorporao das caractersticas admiradas, a criana vai se construindo como indivduo independente, em um movimento dialtico.

IV. Estgio categorial dos sete aos onze anos de idade, aproximadamente
Novamente, neste estgio, o foco de interesse da criana se volta para o conhecimento do mundo. Anteriormente, esse conhecimento foi prtico, na explorao direta do ambiente e, em seguida, simblico, com a utilizao dos gestos e a imitao das caractersticas de situaes e de objetos. Neste estgio, a tarefa da criana tornar-se capaz de definir e de explicar as coisas do mundo, categorizando-as e estabelecendo relaes entre elas. Antes de desenvolver o pensamento categorial propriamente dito, voc aprendeu que podemos identificar na criana o pensamento sincrtico. Voc estudou as caractersticas do pensamento sincrtico nas pginas anteriores, quando leu sobre o campo funcional da cognio. O desenvolvimento do pensamento categorial promover um salto qualitativo na relao da criana com o conhecimento e permitir que esta esteja preparada para enfrentar os desafios prprios da adolescncia.

V. Estgio da adolescncia
Neste estgio, a emoo fi ca fl or da pele e os movimentos do corpo tendem a ser excessivamente expansivos ou retrados. As crises tpicas do estgio do personalismo so retomadas, mas as conquistas obtidas ao longo do estgio categorial fazem com que o adolescente possa ir muito mais longe na atividade de se auto afirmar em relao aos outros. Agora, o adolescente capaz de se afiliar a certos grupos ideolgicos, a partidos polticos, a movimentos sociais ou culturais, pois pode compreender e admirar, por vezes ardorosamente, o que defendido por tais grupos. capaz tambm de se manifestar contra as idias de outros grupos e tende a faz-lo com radicalismo. Voc pode perceber, ainda, que o adolescente procura assemelhar-se aos membros dos novos grupos a que se afi lia, turma de amigos e, geralmente, entra em conflito de idias com os pais. Tudo isto mostra que o indivduo est buscando posicionar-se em relao sociedade e encontrar nela um lugar para si.

Relaes entre a Psicologia de Henri Wallon e a educao


Para Wallon, o papel do professor no se restringe a acompanhar as etapas de desenvolvimento do raciocnio da criana, como sugere a teoria piagetiana. Ao contrrio, o professor interfere em todos os aspectos do processo de desenvolvimento por meio da aprendizagem proporcionada criana nas relaes que estabelece com ela. Na realizao de seu trabalho, de acordo com Wallon,o professor deve estar atento a dois aspectos: 1. as disposies da criana, dependentes da idade e do seu temperamento individual, e 2. as aptides exigidas e exercidas pelos contedos de cada disciplina, pois a partir das caractersticas desses contedos que o professor poder investigar e defi nir os melhores meios para torn -los assimilveis pelas crianas. Wallon deu especial ateno formao docente. Para ele, a formao de professores deve estar relacionada s experincias vividas por eles em seu contexto de atuao e o ponto de partida da investigao psicolgica deve ser a ao dos professores, suas facilidades, dificuldades e necessidades no processo de ensinar. Nesta perspectiva terica, a nfase da investigao sobre a criana colocada no exame da realidade e no em princpios tericos abstratos que a expliquem desvinculada do seu meio ou que tratem d os contedos especficos de cada disciplina como capazes de, pela sua prpria natureza, desenvolver habilidades mentais. (GALVO, 2001)

Sntese
Nesta unidade, voc conheceu trs importantes teorias psicogenticas do desenvolvimento humano e suas implicaes para a compreenso da aprendizagem na realidade escolar. Voc viu que a teoria de Jean Piaget considera o processo de equilibrao, que ocorre em funo da tendncia inata do ser humano para a busca de adaptao ao meio, o principal fator respo nsvel pelo desenvolvimento humano. Ao buscar equilbrio em sua relao com o meio, o sujeito constri esquemas que ampliam e reorganizam a sua estrutura cognitiva, tornando a sua ao no mundo mais qualifi cada e complexa. Nesta perspectiva, certos esqu emas conceituais necessitam ter sido desenvolvidos previamente para que o sujeito possa assimilar grande parte dos contedos escolares. Alm disso, o desenvolvimento cognitivo entendido como condio para que ocorra a socializao. Voc estudou tambm a teoria histrico-cultural de Vygotsky, na qual toda forma de conhecimento s pode ser construda contando com a mediao social, e os conceitos so compreendidos como mediaes simblicas para a interpretao e interveno sobre a realidade na atividade humana. Neste estudo, voc viu que a mediao do professor, dos colegas e de outros sujeitos na zona de desenvolvimento proximal do aluno responsvel pelas transformaes que ocorrem em seu funcionamento mental nos anos de escolarizao. Por fim, ao conhecer a teoria de Henri Wallon, voc se apropriou de uma outra abordagem para os estgios de desenvolvimento humano diferente da proposta por Jean Piaget e que enfatiza as contradies e as relaes entre o corpo e a mente, entre a emoo, o movimento e a cognio, nas relaes sociais nas quais se constitui a pessoa completa.

8
07 15:22:20

Atividades de auto-avaliao
1 - Identifique a alternativa que apresenta os estgios do desenvolvimento nos quais o campo funcional da cognio predomina em relao aos demais campos funcionais. (a) Estgio impulsivo -emocional e estgio do personalismo (b) Estgio sensrio -motor e projetivo e estgio categorial (c) Estgio do personalismo e estgio da adolescncia (d) Estgio categorial e estgio da adolescncia (e) Estgio sensrio -motor e projetivo e estgio do personalismo 2 - Sistematize os princpios bsicos e as principais implicaes pedaggicas das teorias estudadas na unidade e preencha o quadro a seguir. TEORIAS PRINCPIOS BSICOS IMPLICAES PEDAGGICAS A teoria histrico cultural de L. S. Vygotsky A teoria da emoo de Henri Wallon

Saiba mais
Para saber mais sobre as teorias estudadas nesta unidade, interessante que voc leia os livros que indicamos a seguir. A relao das obras longa, mas os textos de cada uma delas so compactos e de fcil leitura, escritos especialmente para leitores iniciantes. Voc os encontrar na biblioteca da Universidade, mas tambm poder compr -los por valores bastante acessveis nas livrar ias de sua cidade ou mesmo pela internet.
7/2007 15:22:20

O livro de Marta Kohl de Oliveira intitulado Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenticas em discusso , tornou-se um clssico para quem est dando os seus primeiros passos na teoria histric o-cultural. Para saber mais sobre o contexto histrico em que Vygotsky desenvolveu a sua teoria e sobre o conceito de zona de desenvolvimento proximal, fundamental a leitura do livro de Andrea Vieira Zanella intitulado Vygotsky: contexto, contribuies psicologia e o conceito de zona de desenvolvimento proximal . O livro Henri Wallon: uma concepo dialtica do desenvolvimento infantil , de Izabel Galvo , aborda resumidamente os aspectos mais relevantes da teoria walloniana. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenticas em discusso um livro que traz textos de Yves La Taille , pesquisador da teoria piagetiana, de Marta Kohl de Oliveira, pesquisadora da teoria histrico -cultural, e de Heloisa Dantas, pesquisadora da teoria de Henri Wallon. Para comparar a concepo de desenvolvimento da inteligncia de Jean Piaget com o modo como Henri Wallon trata dessa mesma questo, nada melhor do que a leitura do livro de Heloisa Dantas cujo ttulo A infncia da razo . As referncias completas dos livros aqui sugeridos encontram -se no fi nal do livro didtico. Vale a pena tambm verifi car os textos disponibilizados no Espao UnisulVirtual de Aprendizagem sobre os tericos estudados nesta unidade.v
psicologia_e_educacao.indb 134 19/7/2007 15:22:21

You might also like