You are on page 1of 9

ANATOMIA DO CORAO Pericrdio O pericrdio um saco fibrosseroso que envolve o corao e as razes dos grandes vasos (Gardner, et al 1988),

, como podemos observar na ilustrao 02 .

Fig. 01 - Bloco em vista anterior/Corao sem pericrdio: Bloco Anatmico em vista anterior. Observe os eixos de orientao do corao. Fig. 02 Bloco em vista anterior. Corao com pericrdio: - Bloco Anatmico em vista anterior. Atentar para o

pericrdio envolvendo o corao. A seta preta mostra a face mediastinal do pulmo esquerdo. formado por duas membranas, uma de constituio fibrosa que envolve mais externamente o corao e grandes vasos em intima relao com as estruturas mediastinais, denominado pericrdio fibroso; e outras de consistncia serosa, o pericrdio seroso constitudo por 2 lminas, as lminas parietal e visceral. O pericrdio fibroso, constitudo de uma camada densa de faixas colgenas entrelaadas com o esqueleto de fibras elsticas mais profundas (Gardner, et al 1988). uma bolsa em forma de cone, cujo pice termina onde o pericrdio se continua com a tnica externa dos grandes vasos, conforme ilust. 07. Sua base est presa ao centro tendneo do msculo diafragma, atravs do ligamento freno-pericrdico, um dos responsveis em manter o corao em posio na cavidade torcica juntamente com os ligamentos esterno-pericrdicos superior e inferior. Podemos observar resqucios do msculo diafragma na ilustrao 06.

Fig. 06 - Vista da face diafragmtica do corao (revestido pelo saco pericrdico). D) resqucios do msculo diafragma; V) Veia cava inferior ("perfurando" o diafragma).

O pericrdio seroso constitudo de 2 lminas, a lmina parietal, externa que forra a superfcie interna do pericrdio fibroso (ver ilustrao 07), constituindo com o ltimo um pequeno espao virtual, e uma lmina visceral (ou epicrdio) que a reflexo ao nvel dos grandes vasos da lmina parietal em direo ao corao recobrindo-o totalmente. As camadas visceral e parietal, cujas superfcies opostas so recobertas por mesotlio, acham-se separadas por um espao potencial, a cavidade do pericrdio, e so umedecidas por uma pelcula lquida. O seio transverso do pericrdio a disposio de maneira a constituir um espao entre o tronco da pulmonar e aorta ascendente anteriormente ao trio e veia cava superior posteriormente, onde essas estruturas so recobertas pela lmina visceral do pericrdio seroso sendo apenas visualizadas externamente com devida ruptura do pericrdio fibroso e lmina parietal do pericrdio seroso. - O seio transverso do pericrdio encontra-se atravessado por uma pina na ilustrao 07

Fig. 7- Atravessado pela pina anatmica encontra-se o seio transverso do pericrdio. O pericrdio fibroso encontra-se pinado (a lmina parietal do pericrdio seroso est aderida internamente a ele). As setas apontam os vasos que saem partir do arco artico (crossa da aorta); seta vermelha: Tronco arterial brquio-ceflico; seta preta: Artria cartida comum esquerda; seta laranja: Artria subclvia esquerda. a face anterior do corao voltada para frente para cima e para a esquerda, conforme as ilustraes 29 e 28. Aparece dividida em 3 sub-regies: ventricular, atrial e vascular. A sub-regio ventricular apresenta-se constituda em seus 2/3 pelo ventrculo direito e 1/3 pelo ventrculo esquerdo, cuja separao dermacada pela presena do sulco interventricular anterior e posterior. O ventrculo direito apresenta uma peculiaridade, pois prolonga-se para cima ao longo do tronco da pulmonar formando uma espcie de cone que recebe o nome de infundbulo ou cone arterial visto na ilustrao 28. A sub-regio vascular apresenta-se constituda pela eminncia de 2 importantes vasos arteriais, o tronco da artria pulmonar anteriormente, localizando- se logo em seguida a esquerda da aorta ascendente anteriormente, e em relao com a aorta descendente posteriormente. A subregio atrial, aparece predominantemente constituda do trio direito, apresentando sua respectiva aurcula e pela aurcula esquerda, visto que o restante do trio esquerdo aparece totalmente recoberto pelos troncos da pulmonar e aorta.

Fig. 29 Corao, face esternocostal: AT) Sub-regio Atrial; VT) Sub-regio Ventricular; VC) Sub-regio Vascular.A seta vermelha aponta o sulco interventricular anterior. A seta preta nos mostra a Aorta ascendente.

Fig. 28 - Corao, vista anterior: Vista anterior do corao (Face esterno costal); 1) trio direito (Aurcula direita);2) trio esquerdo (Aurcula esquerda); 3) Ventrculo direito;4)Ventrculo esquerdo; 5) Cone Arterial; 6) Tronco da artria pulmonar;7) Aorta (parte ascendente). A seta vermelha indica o sulco coronariano; a seta preta nos mostra a margem direita do corao; a seta verde indica o pice.

Face Diafragmtica a face inferior do corao, orientada para baixo e ligeiramente para trs, estando formada pelos ventrculos, predominantemente pelo ventrculo esquerdo, observada na ilustrao 06. A face diafragmtica encontra-se, atravs do pericrdio, intimamente relacionada com o centro tendneo do msculo diafragma a poro muscular esquerda do mesmo, razo pela qual recebe o nome de face diafragmtica (vide ilust. 06). Apresenta em sua superfcie a evidncia externa do septo interventricular, o sulco interventricular posterior. A face diafragmtica encontra-se separada da base do corao pelo sulco coronrio, que uma depresso que percorre o corao em 360 a partir da aorta ascendente, anteriormente, formando uma espcie de coroa que proporciona o nome de sulco coronrio, a parte posterior do sulco coronrio pode ser vista na ilustrao 31; veja tambm ilustrao 28.

Fig. 31 - Vista posterior do corao: 1) Parede posterior do ventrculo esquerdo; 2) Parede posterior do ventrculo direito. Seta Preta: Sulco coronrio (parte posterior); Seta Vermelha: Sulco interventricular posterior. .

Face Pulmonar a face esquerda do corao dirigida para cima e para trs e apresentando-se constituda em maior parte pelo ventrculo esquerdo inferiormente e pequenas pores do trio e aurcula esquerda superiormente. cortado pelo percurso esquerdo do sulco coronrio, dividindo superficialmente as 2 cavidades, conforme ilust. 32. Apresenta-se convexa de diante para trs e de cima para baixo. esta poro que causa uma impresso profunda no pulmo esquerdo, impresso situada abaixo e na frente do hilo pulmonar, devido ao desvio para a esquerda do corao durante o desenvolvimento embrionrio que acarreta as caractersticas peculiares do pulmo esquerdo (descrito em captulo apropriado). As ilustraes 01 e 02 ressaltam esta caractersticas do corao.

Fig. 32 - Corao, face pulmonar: 1) Ventrculo esquerdo. A regio indicada pela seta vermelha corresponde ao sulco coronrio.

pice a regio arredondada do corao formada totalmente pelo ventrculo esquerdo. Encontra-se dirigido para baixo, para frente e para esquerda, situado normalmente ao nvel da 6 cartilagem costal, para baixo e medial ao ponto em que o pice pode ser

sentido. O chamado batimento do pice, que um impulso desencadeado pelo corao, pode ser sentido na frente e do lado esquerdo do trax, na maioria dos indivduos. O lugar, tambm conhecido como ponto de pulsao mxima ou ictos cordis, situa-se geralmente no quarto ou quinto espao intercostal, cerca de 6 ou 7 cm do plano mediano (com considerveis variaes). O batimento do pice produzido por um movimento complexo do ventrculo esquerdo durante a contrao. Embora este batimento seja um guia satisfatriamente seguro para a posio da borda esquerda o batimento do pice pode ser sentido fora da rea cardaca em alguns indivduos (Gardner, et al 1988). Ver ilustrao 28. Base a regio posterior do corao, tm a forma mais ou menos quadriltera. Apresenta-se orientada para trs e para a direita, e tm relao com esfago e aorta descendente posteriormente atravs do pericrdio. Est formado predominantemente pelo trio esquerdo e em pequena extenso pelo trio direito conforme visto na ilustrao 31. As veias pulmonares direita, (duas) provenientes do pulmo direito cruzam o trio direito posteriormente, para entrar na face direita do trio esquerdo. As duas veias pulmonares esquerda entram no lado esquerdo. A veia cava superior penetra na parte superior do trio direito enquanto a veia cava inferior penetra na poro inferior do trio direito. A base do corao apresenta-se separada da face diafragmtica, posteriormente, pelo sulco coronrio (Netter, 1969). Margem Direita formada totalmente pelo trio direito, apresenta-se arredondada e quase vertical, conforme ilustrao 28. Corresponde a uma rea compreendida da borda superior da terceira at sexta cartilagem costal. Continua-se superiormente com a veia cava superior. A margem direita do corao representa o ponto de encontro entre as faces Esternocostal e face Diafragmtica. Como constatamos na ilustrao 30 irrigado pelo ramo marginal da artria coronria direita (ver item seguinte).

Fig. 30 - Margem direita do corao: Margem direita do corao. A seta vemelha indica o ramo marginal da Artria coronria direita.

Tanto o suprimento arterial como a drenagem sangnea do corao so estabelecidos por um sistema prprio de artrias e veias (Gardner et al, 1988). Vascularizao do corao A irrigao do corao guarnecida por duas artrias principais que so os primeiros ramos da aorta, em seu trecho ascendente, as artrias coronrias direita e esquerda, conforme ilustrao 14 e 17.

Fig. 14 -Vascularizao do corao: Seta vermelha: Artria coronria direita; Seta laranja: Ramo para o cone Arterial; Seta marrom: Ramo atrial; Seta preta: Ramo interventricular posterior da artria coronria esquerda; Seta verde: ramo marginal. A artria coronria direita nasce no seio artico anterior (direito), dirige-se inicialmente para frente e para direita para surgir entre o tronco da pulmonar e aurcula direita - como observado na ilustrao 14 - logo em seguida dirige-se para baixo e para direita contornando a margem direita do corao e voltando-se para a esquerda percorrendo a parte posterior do ventrculo direito ao longo do sulco coronrio at o sulco interventricular posterior (ilustrao 18).

Fig. 17 - Vascularizao do corao IV Seta preta: Artria coronria esquerda; Seta azul: Ramo interventricular anterior da artria coronria esquerda; Seta vermelha: Ramo circunflexo da artria coronria esquerda; Seta laranja: observa-se a Veia Magna do corao; Seta marrom: Veia marginal esquerda.

Fig. 18 - Vascularizao do corao V Seta vermelha: Artria coronria direita; Seta preta: Ramo interventricular posterior da artria coronria direita; Seta laranja: Veia mdia do corao. Na pina (acima) observa-se a Veia marginal direita (Veia cardaca Anterior). A Seta azul aponta o Seio venoso do corao. A Artria coronria direita pode emitir ramos em direo ao trio, os ramos atriais. Normalmente o primeiro ramo atrial da artria coronria direita, dirige-se para cima e medialmente nutrindo o trio direito, circundando o stio da veia cava superior. Podemos observar este ramo na ilustrao 25.

Fig. 25 - Vascularizao do corao VI Seta azul: Ramo atrial da artria coronria direita

Logo durante a primeira parte do seu trajeto a artria coronria direita emite ramos que iro suprir o cone arterial, a Artria do cone como conhecida, vista na ilustrao 14. Apresenta tambm um ramo marginal que percorre a margem direita do ventrculo direito (ilustraes 14 - 15 - 30). J em sua poro terminal a artria coronria direita emite um ramo que percorre o sulco interventricular posterior e que prximo ao pice anastomosa-se com o ramo interventricular anterior da artria coronria esquerda (ilustraes 15 e 18). A artria coronria esquerda nasce no seio artico esquerdo e percorre um pequeno trajeto entre o tronco do pulmonar e aurcula esquerda visto na ilustrao 17. Logo emite um ramo para o sulco interventricular anterior, o Ramo interventricular anterior da artria coronria esquerda, visto nas ilustraes 14 - 16 - 17. A artria coronria

esquerda percorre o sulco coronrio atravs de um ramo que descende pela poro esquerda do corao, o ramo circunflexo, evidente nas ilustraes 16 e 17.

Fig. 16 -Vascularizao do corao III Seta preta: Artria coronria esquerda; Seta vermelha: Ramo circunflexo; Seta azul: Ramo interventricular anterior, Seta laranja: Veia magna do corao; Seta marrom: Veia marginal esquerda.

A drenagem do corao efetuada por vasos que se lanam diretamente ao trio ou por um sistema de vasos que ir desembocar no seio coronrio (ou seio venoso do corao), um pequeno tronco, mas relativamente largo, na parede posterior do trio esquerdo, terminando no trio direito percorrendo o sulco coronrio nessa regio (Gardner et al, 1988). Este pode ser visto nas ilustraes 15 - 18. Dos vasos que desembocam diretamente no trio, destacam-se as veias cardacas anteriores que drenam a parede anterior do ventrculo direito - uma das veias cardacas anteriores pode drenar a margem direita, recebendo o nome de veia marginal direita, conforme ilustrao 18. Dos principais vasos tributrios do seio coronrio, destaca-se a Veia magna do corao que ascende pelo sulco interventricular anterior, visto na ilustrao 16, podendo receber a veia marginal esquerda antes de se tornar o seio coronrio, responsvel pela drenagem da parede esquerda do corao - a Veia marginal esquerda vista nas ilustraes 16 e 17. A Veia posterior do ventrculo esquerdo drena para o seio coronrio, mas pode apresentar variao e drenar para a veia mdia do corao conforme ilustraes 15 - 27.

Fig. 27 - Vascularizao do corao VII A Seta indica a Veia posterior do ventrculo esquerdo

A Veia mdia do corao, ascende pelo sulco interventricular posterior desembocando no seio coronrio, evidente nas ilustraes 15 - 18. A Veia pequena do corao, percorre o sulco coronrio na face esternocostal desembocando no seio coronrio posteriormente. Outra veia de destaque a Veia oblqua do trio esquerdo, resqucio da veia cardinal anterior esquerda, desembocando no parte inicial do seio coronrio, anteriormente. Estas duas ltimas no foram encontradas no nterim dos trabalhos de disseco.

Fig. 15 - Vascularizao do corao II: Seta vermelha: Ramo interventricular posterior da artria coronria direita; Seta laranja: Veia mdia do corao. Seta preta: ramo marginal da artria coronria direita. A pina nos mostra o seio coronrio (seio venoso do corao). A drenagem linftica, resume-se a capilares linfticos que drenam para vasos situados no pericrdio, onde seguem as artrias coronrias e terminam nos troncos coletores direito e esquerdo. O tronco direito dirige-se para os linfonodos mediastinais superiores. O esquerdo atinge um linfonodo, "linfonodo da veia cava" que ser abordado na 3 Parte deste trabalho. http://www.medstudents.com.br/basic/anatomia/coracao/topico9.htm

You might also like