You are on page 1of 45

Controle de Infeco Hospitalar

Infeces Hospitalares

Infeces hospitalares so infeces adquiridas no hospital. Ocorrem em altas taxas no mundo todo. Microorganismos que raramente causam infeces em indivduos sadios podem torna-se causas freqentes de doenas em pacientes hospitalizados. Os mecanismos normais de defesa imune dos pacientes hospitalizados geralmente esto enfraquecidos. Vrias so as fontes de infeco no ambiente hospitalar (o ar , um profissional da sade, um instrumental infectado. Entretanto, muitos so patgenos oportunistas da prpria flora normal do paciente.

Infeces Hospitalares

Para que a infeco hospitalar ocorra necessrio : a existncia de uma fonte de infeco, a transmisso do agente etiolgico e a susceptibilidade do paciente infeco.
Devido a freqncia de infeces hospitalares, todos os hospitais pblicos e privados devem possuir um programa de controle de infeces.

Infeces Hospitalares

O controle de infeces abrange vrios aspectos: Vigilncia de doenas entre pacientes e a equipe mdica, A determinao do nmero e dos tipos de microorganismos viveis no ambiente hospitalar. Desta forma, as comisses de controles de infeco hospitalar (CCIH) e toda a equipe de funcionrios devem propor medidas para solucionar os casos de infeco hospitalar e prevenir a ocorrncia de novos casos. Os programas de controle de infeco bem-sucedidos requerem educao e cooperao de toda a equipe hospitalar.

Alguns Fatores Que Favorecem a Ocorrncia das Infeces Hospitalares


Infeco
Pneumonia

Fatores de Risco
Idade; gravidade da doena primria; cirurgia; Ventiladores; infeco gstrica.

Agente Etiolgico
Podem ser vrus, fungos ou bactrias.Bactrias mais comuns: bacilos Gramnegativos resistentes aos antibiticos e S.aureus Estafilococos coagulase negativo, enterococos e candida ICS* por E.coli e S.aureus Estafilococos, aerbios e anaerbios endgenos e Enterobacter sp. Proteus e Morganella sp.

Corrente Sangunea Contaminao de ferida cirrgica Trato Urinrio

Terapia por meio de infuso: cateter venoso central Doena; prtese vascular; tipo de cirurgia - do clon, gstrica, coronariana, da medula espinal e outras. Uso prolongado de cateter; sexo feminino; ausncia de antibitico sistmico. Outras doenas, por exemplo, ICS, IFC* ,ITU*. Transfuses;imunodeficincia; gravidez; AIDS.

Fngica

C. albicans (79%) Torulopsis sp. (8%) Aspergillus sp. (1,3%)

Viral

*ICS, infeco da corrente sangunea; IFC, infeco de feridas cirrgicas; ITU, infeco do trato urinrio.

Fontes de Microrganismos que Causam Infeces Hospitalares

Reservatrios de infeco podem ser organismos vivos (geralmente seres humanos, outros animais ou insetos) que albergam o patgeno ou objetos inanimados e substncias contaminadas com microrganismos infecciosos (fmites ). As infeces podem ser classificadas em duas categorias gerais a depender da sua origem:
Infeces exgenas: Causadas por micrbios de origem externa, como o ambiente, outras pessoas ou fmites. Infeces endgenas: Causadas por microrganismos que fazem parte da flora normal do individuo.

Infeces Hospitalares Exgenas



Algumas fontes em potencial implicadas nas infeces hospitalares exgenas: Ar-condicionado Piso Garrafas de gua ao lado da cama Cremes para mos e loes para o corpo Flores no quarto do paciente Aparelhos de barbear Utenslios, esfrego de pratos, esponjas, pias e torneiras.

Outras fontes de Infeces Hospitalares Exgenas

Equipamentos mdicos Fluidos Cateteres urinrios Termmetros orais Solues intravenosas Equipamentos para respirao Umidificadores Aparelhos de suco.

Infeces Hospitalares Endgenas


Atualmente as infeces hospitalares so mais comumente causadas por: Bactrias encontradas na pele e nas mucosas(como o Staphylococcus aureus) No trato intestinal (como a Escherichia coli ou Streptococcus faecalis) Em outras reas do hospedeiro humano sadio. Muitos desses organismos so patgenos oportunistas micrbios que infectam primariamente hospedeiros com mecanismos de defesa debilitados.

Infeces Hospitalares Endgenas

As maiores fontes de patgenos oportunistas em hospitais so as mos do profissional da sade (mdicos e enfermeiros) e pele, mucosas, saliva, fezes e urina de pacientes.

Praticas e Procedimentos Utilizados para Interromper o Ciclo de Infeco

Lavagem das Mos: o procedimento mais importante na preveno das infeces hospitalares.Esse procedimento simples pode reduzir muito a disseminao de patgenos de um paciente a outro. A remoo mecnica de microrganismos esfregando-se toda a superfcie das mos ensaboadas, por pelo menos 10s e enxaguando-as sob gua corrente antes e aps o contato com cada paciente geralmente o suficiente.

Praticas e Procedimentos Utilizados para Interromper o Ciclo de Infeco

Isolamento: a separao de um paciente de outras pessoas e os cuidados deste paciente em um ambiente isolado. A manuteno do isolamento hospitalar busca prevenir a disseminao de organismos patognicos entre pacientes, equipe mdica e visitantes.

Praticas e Procedimentos Utilizados para Interromper o Ciclo de Infeco

Assepsia: a remoo de microrganismos patognicos e potencialmente patognicos para evitar a infeco de superfcies , objetos etc.. Anti-sepsia mdica: consiste em todas as prticas utilizadas para manter a equipe do hospital e os pacientes livres de microrganismos infecciosos.

Praticas e Procedimentos Utilizados para Interromper o Ciclo de Infeco

Antissepsia cirrgica: inclui procedimentos que previnem o acesso de microrganismos a feridas cirrgicas e a tecidos expostos durante a operao. Desinfeco Esterilizao Hospitalar Saneamento do Ambiente Hospitalar:

Comisso de Controle de Infeces Hospitalares

Uma comisso de controle de infeces eficiente e efetivo o o elemento mais importante de um controle de infeces. A comisso geralmente constituda de aproximadamente 15 membros, incluindo o diretor do estabelecimento (epidemiologia hospitalar, microbiologista ou patologista), o oficial de controle de infeco e representantes de servio de enfermagem, da administrao hospitalar, do laboratrio de microbiologia e de servios mdicos e cirrgicos essenciais.

As principais responsabilidades da Comisso so:


1. 2.

Desenvolver condutas para o cuidado com pacientes. Monitorar a eficcia do programa de controle.
Para que a atuao seja bem-sucedida, a comisso de controle de infeces necessita de dados adequados para conhecer a freqncia e as causas das infeces hospitalares. O laboratrio de microbiologia desempenha um papel importante no fornecimento destes dados.

As bactrias mais prevalentes nas IH

Escherichia Coli: Pseudomonas: Klebsiella:

As bactrias mais prevalentes nas IH

Staphylococcus aureus: tambm conhecido como estafilococo dourado, uma espcie de estafilococo . Tm forma esfrica (so cocos), formam grupos com aspecto de cachos de uvas com cor amarelada. Cerca de 15% dos indivduos so portadores de S.aureus, na pele ou nasofaringe. A infeco freqentemente causada por pequenos cortes na pele.

Os antibiticos de 1 e 2 escolha:
1 escolha : Cefalotina: indicaes para Septicemia, Pneumonia (exceto se por espcies resistentes), infeces das vias biliares, infeces do trato urinrio (UTIs), sinusite bacteriana. Ciprofloxacin: indicaes para Trato Respiratrio, Trato Urinrio, Pneumonia, Septicemia. 2 escolha: Tazocin: indicaes para infeces do trato respiratrio; infeces do trato urinrio ; infeces intra- abdominais; infeces da pele e suas estruturas; septicemia bacteriana; infeces ginecolgicas; infeces bacterianas em pacientes neutropnicos .

Os antibiticos de 1 e 2 escolha:
2 escolha: Rocefim: indicaes para Gonorrias; infeco articular; infeco da pele e dos tecidos moles; infeco intra-abdominal; infeco ssea; infeco plvica (em mulheres); infeco urinria; meningite; pneumonia; septicemia. Fortaz: indicaes para infeces no pulmo, ouvido, nariz, garganta, sistema urinrio, intestino, abdome, vescula biliar, ossos, articulaes, crebro (meningite), msculo e pele. Impenem: indicaes para infeces intraabdominais, respiratrias, ginecolgicas, gnitourinrias, infeces em ossos e articulaes, septicemias.

HIGIENIZAO SIMPLES DAS MOS

FRICO ANTI-SPTICA DAS MOS (COM PREPARAES ALCOLICAS)

ANTI-SEPSIA CIRRGICA OU PREPARO PROPERATRIO DAS MOS

Muito obrigada!

You might also like