You are on page 1of 88

Ar Condicionado

NDICE

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.

PROPRIEDADES DO AR TIPOS DE INSTALAES QUALIDADE DO AR INTERNO PROCESSOS DE CONDICIONAMENTO DE AR RESFRIAMENTO PELA EVAPORAO DUTOS DIMENSIONAMENT DE DUTOS DISTRIBUIO DE AR COMO FAZER UM PROJETO BIBLIOGRAFIA

DEMECP

Ar Condicionado
1. PROPRIEDADES DO AR 1.1 INTRODUO. O ar atmosfrico pode ser considerado uma mistura de ar seco, vapor de gua e impurezas.

O ar seco uma mistura mecnica de gases, como segue. GS Nitrognio Oxignio Argnio Dixido de Carbono Nenio Hidrognio Hlio Criptnio Oznio, etc. POR VOLUME 0,7809 0,2095 0,0093 0,0003 POR PESO 0,7552 0,2315 0,0128 0,0004

Traos leves

Embora a composio dos gases do ar permanea essencialmente constante, a quantidade de vapor de gua varia consideravelmente. Por esta razo recomenda-se que as quantidades relativas de vapor de gua e ar seco sejam sempre indicadas. Assim, as propriedades especficas do ar mido so geralmente referidas unidade de peso do ar seco. A natureza e a quantidade de impurezas no ar dependem das foras que deram origem produo ou disperso de contaminantes. As impurezas atmosfricas podem ser formadas de partculas (slidas ou lquidas) ou molculas (gases ou vapores). Elas podem ser mais ou menos pesadas que o ar. 1.2 AR PADRO. Denomina-se ar padro ao ar com peso especfico = 1,20 3 -8 e uma viscosidade absoluta ou dinmica = 0,329 x 10 kgf/m kgf/h.m. O ar padro substancialmente equivalente ao ar seco cuja composio foi apresentada para uma temperatura de 21,1C e uma presso baromtrica de 101,325 kPa (760 mmHg, 1 atm, 29,92 inHg, 10,34 mC.A. ou 14,7 psi).
DEMECP

Ar Condicionado
A temperatura e a presso baromtrica do ar atmosfrico variam muito com as condies do tempo e a localizao geogrfica, principalmente com a altitude. Ao elevar-se acima do nvel do mar, a presso baromtrica diminui, de acordo com a expresso de Laplace: H log P = log P0 - , 1,84 + 0,067tm onde tm a temperatura mdia do ar na regio compreendida entre o nvel do mar e a altura H dada em km.

1.3 PSICROMETRIA

1.3.1 FINALIDADE. A Psicrometria a parte da termodinmica que tem por objetivo o estudo das propriedades do ar mido. Alguns campos de aplicao da Psicrometria so a indstria alimentcia; a indstria de papel; processos industriais de secagem, pintura e armazenamento; refrigerao; ventilao; ar condicionado; e meteorologia. 1.3.2 LEI DE DALTON. A presso total de uma mistura de gases igual a soma das presses parciais de cada componente na mesma temperatura da mistura. Define-se a presso parcial de cada componente como a presso que ele exerceria se ocupasse sozinho o volume da mistura, na temperatura da mistura. Exemplo: para o caso de ar mido tm-se: Pat = Pa + Pv Pat = Presso atmosfrica Pa = Presso parcial do ar seco Pv = Presso parcial do vapor de gua.

1.3.3 PRESSO DE VAPOR SATURADO. H duas condies para evaporao da gua lquida. 1 - Energia trmica deve ser fornecida gua. 2 - A presso de vapor do lquido deve ser maior do que a do vapor da gua no ambiente. A gua em um ambiente gasoso que no vapor puro, mas uma mistura de ar seco e vapor de gua, se comporta de maneira anloga e, para a maioria dos objetivos prticos, a relao entre temperatura de saturao e a presso de saturao a mesma para a gua lquida em contato apenas com seu vapor. Conclui-se portanto um fato muito importante: a presso de vapor de saturao depende somente da temperatura.

DEMECP

Ar Condicionado
As seguintes equaes podem ser usadas para relacionar a presso de vapor de gua com a temperatura at 100C: log Ps = 10,28 - (2316/T) (1.1) onde T a temperatura em Kelvin e P a presso em kgf/m . log Ps = 9,1466 - (2316/T) onde P a presso em mmHg. log Ps = 28,59051 - 8,2logT + 0,0024804T - 3142,31/T Sobre o gelo, a equao a ser usada a seguinte: log Ps = 10,5380997 - 2663,91/T, onde P a presso em bar. 1.3.4 TEMPERATURA DE BULBO SECO. Temperatura de bulbo seco (TBS) a temperatura da mistura indicada em um termmetro. Em geral, a TBS conhecida simplesmente por temperatura da mistura. 1.3.5 TEMPERATURA DE SATURAO ADIABTICA. Considere o saturador adiabtico da Fig. 1.4. O ar forado a entrar em contato com um borrifo de gua numa cmara isolada termicamente. sada do equipamento, o ar est na condio de saturao e em equilbrio termodinmico com a gua. A parcela da gua evaporada reposta com a mesma temperatura da gua do reservatrio (T). O processo ocorre em regime permanente e presso constante. Um balano de energia para a corrente de ar entre entrada e sada do saturador: h1 = h2 - (g2 - g1)hL (1.7) (1.3) (1.2)
2

onde hL a entalpia do lquido saturado temperatura do reservatrio (T). Mantida a presso constante, as propriedades g2, h2 e hL so funo apenas de uma dada temperatura, a qual assinala-se por T. Deduz-se ento, pela eq. 1.7 que a temperatura T uma funo de h1 e g1. Assim, a temperatura T passa a ser uma propriedade Termodinmica do ar mido que entra no aparelho, conhecida por temperatura de bulbo mido termodinmica. Note que a temperatura da corrente de ar que deixa o equipamento (T) a mesma da gua de asperso, situao difcil de se estabelecer. Dessa forma, o saturador uma idealizao til para se definir a temperatura de bulbo mido termodinmica. A saturao do ar nesse sistema ocorre numa cmara adiabtica, onde apenas a corrente do ar e a gua trocam calor, e da, decorre uma outra designao para T, temperatura de saturao adiabtica (TSA).
DEMECP

Ar Condicionado
Em termos prticos, a TSA (funo do estado termodinmico do ar mido) e a TBU (resultado de um processo simultneo de transferncia de calor e massa) so bastante prximas mistura ar seco e vapor de gua em condies ambientes. A velocidade mnima de corrente de ar que circula pelo termmetro de bulbo mido da ordem de 5 m/s.

Fig. 1.4

1.3.6 TEMPERATURA DE BULBO MIDO. Um termmetro, cujo bulbo esteja envolto em uma mecha de algodo, ou outro material similar,embebido em gua destilada, constitui-se em um termmetro de bulbo mido. Quando esse arranjo colocado em contato com uma corrente de ar mido, um processo simultneo de transferncia de calor e massa ocorrer. Inicialmente, em virtude do ar no estar saturado, parte da gua da mecha comear a se vaporizar, reduzindo a temperatura do bulbo do termmetro. Em se estabelecendo esse diferencial de temperatura, entre a mecha de algodo e a corrente de ar, calor ser cedido do ar para a mecha. Assim, estabelece uma espcie de equilbrio dinmico, atravs do qual todo calor cedido pelo ar ser utilizado para evaporar a gua da mecha. Para essa condio, o

DEMECP

Ar Condicionado
termmetro registrar um valor conhecido por temperatura de bulbo mido (TBU). 1.3.7 PRESSO PARCIAL DO VAPOR NA MISTURA. A presso parcial do vapor na mistura Pv, por sua vez, pode ser determinada experimentalmente por meio do psicrmetro, o qual se baseia no fenmeno pelo qual a evaporao de gua em presena do ar tanto mais intensa quanto mais afastado da presso de saturao se encontra o vapor de gua contido no mesmo. O psicrmetro constitudo de dois termmetros idnticos, um dos quais tem o depsito de Hg (bulbo) umedecido permanentemente molhado (Fig. 1.1). Desse modo, podemos calcular a presso parcial do vapor de gua Pv por meio dos dados experimentais obtidos do psicrmetro atravs da equao emprica; Pv = Ps - PatA(TBS - TBU) onde: Ps = presso de vapor saturado na TBU do ar mido considerado A = uma constante que tem os seguintes valores Psicrmetro Tela Giratrio TBU 0C 7,99.10 C -4 -1 6,66.10 C
-4 -1

(1.4)

TBU < 0C 7,20.10 C -4 -1 5,94.10 C


-4 -1

Fig.1.1 1.3.8 MASSA ESPECFICA DE VAPOR NA MISTURA. Massa especfica de vapor na mistura a quantidade de vapor presente no ar mido. A umidade absoluta expressa em kg de vapor de gua por m de ar. me = m v / V (kg/m)

A quantidade de vapor de gua que pode conter o ar no ilimitada, mas depende da presso de saturao do vapor, a qual uma funo da temperatura da mistura. Quando o ar contm a massa mxima de umidade compatvel com a sua temperatura, diz-se que o mesmo est saturado. Num ar saturado de umidade, o vapor de gua encontra-se no limite de saturao, isto , no estado de vapor saturado seco.
DEMECP

Ar Condicionado
Qualquer nova quantidade de umidade adicionada a um ar saturado aparece no estado lquido misturada ao vapor, o que constitui as nuvens, a neblina e at a prpria chuva. A umidade absoluta de um ar saturado corresponde ao peso especfico do vapor saturado seco temperatura da mistura. 1.3.9 UMIDADE RELATIVA. Isto definido como a razo entre a presso parcial de vapor de gua numa dada temperatura t e a presso parcial que o vapor de gua teria se o ar mido estivesse saturado na mesma temperatura t. Presso parcial do vapor de gua Pv

UR = = Presso de saturao de gua pura Ps Deve-se observar o fato de que as presses parciais tanto no numerador como no denominador referem-se mesma temperatura. O diagrama Ts para o vapor de gua ilustra o significado da UR (Fig. 1.2).

Fig.1.2 O vapor de gua na sala se encontra na condio 1 TBS = temperatura de bulbo seco da sala Pv = Presso parcial do vapor de gua na sala Ps = Presso de saturao na mesma temperatura 1.3.10 UMIDADE ABSOLUTA. Nos problemas que surgem na prtica, a respeito de ar mido, as suas caractersticas, como sejam, os volumes dos componentes, massa de gua na mistura, umidade absoluta e umidade relativa, variam, permanecendo constante unicamente a massa do ar seco. Da a vantagem e mesmo a necessidade de referir as suas principais caractersticas unidade de massa do ar seco. Umidade Abosoluta (UA) definido como a massa de vapor de gua em Kg que est associada com 1 Kg de ar seco numa mistura vapor de gua-ar. Conhecida tambm por contedo de umidades (g), unidade especfica (UE) e razo de umidade.

DEMECP

Ar Condicionado
UA = mv / ma A determinao do UA pode ser feita usando a Lei de Dalton e aplicando a Lei Geral dos Gases a cada um dos dois componentes. Tanto o vapor de gua como o ar podem ser admitidos como gases perfeitos nas aplicaes usuais de ar condicionado. Ar pode ser admitido como um gs perfeito porque sua temperatura elevada em relao temperatura de saturao, ao passo que o vapor de gua tem comportamento de gs perfeito porque sua presso baixa em relao presso de saturao, e logo, mv = PvVv / RvTv para o vapor de gua ma = PaVa / RaTa para o ar seco

UA = , como Vv = Va R v Tv Pa Va R a Pv UA = , sendo R v Pa

P v Vv Ra Ta

T v = Ta

Ra Mv 18,02 = = = 0,622 Rv Ma 28,97

A razo entre Ra e Rv denominada densidade relativa do vapor de gua com relao ao ar seco e, depende da razo entre massa molecular do vapor de gua e do ar seco. Logo, pode-se escrever UA = 0,622 Pv/Pa isto , Pv UA = 0,622 Kg/kg de ar seco (Pat - Pv) EXEMPLO 1.2: Determinar a UR e UA a TBS=30C e TBU=26C giratrio), para uma presso baromtrica 95,0 kPa.

(1.5)

(psicrmetro

Soluo: Ps (Presso de vapor saturado) a TBU igual a 26C = 3,360 kPa (tabela de vapor saturado). Constante do psicrmetro giratrio -4 -1 A = 6,66.10 C . Utilizando a eq.(1.4) encontra-se, Pv = 3,360 - 6,66.10 .95(30 - 26) = 3,107 kPa
-4

DEMECP

Ar Condicionado
As tabelas psicromtricas com presso baromtrica padro de 101,325 kPa fornecem Pv = 3,023 kPa. Isto no muito diferente do que o valor calculado para 95,0 kPa, mas a diferena se torna cada vez maior e mais significante medida que a presso baromtrica se afasta de 101,325 kPa. Ps (presso de vapor saturado) a TBS igual a 30C = 4,241 kPa. Logo, Pv 3,107

UR = .100 = .100 = 73,26% Ps 4,241 Usando a eq.(1.5) 3,107 UA = 0,622 = 0,02103 kg/kg de ar seco (95,0 - 3,107) EXEMPLO 1.2: Determinar a UR e UA num estado de 20C e 95,0 kPa de presso baromtrica. Soluo: TBU = TBS = 20C Pela eq.(2.4) conclui-se que Pv = Ps = 2,337 kPa. Logo, UR = 100% e 4,241 UA = 0,622 = 0,0291 kg/kg de ar seco (95,0 - 4,241)

1.3.11 GRAU DE SATURAO. a razo entre contedo de umidade do ar mido (g) em dada temperatura, e o contedo de umidade do ar saturado (gs) na mesma temperatura. GS = g/gs Conhecido tambm como grau higromtrico. Ps

Da eq.(2.5) obtm-se gs = 0,622 , logo (Pat - Ps) (Pat - Ps) (Pat - Ps) g Pv GS = = . = UR. gs Ps (Pat - Pv) (Pat - Pv) 10

DEMECP

Ar Condicionado
GS no a mesma coisa que UR mas s vezes confundido com ela. Para o ar saturado e para o ar seco as duas so idnticas e dentro da faixa de estados usados para condicionamento de conforto elas so virtualmente indistinguveis. Assim o fator 1 (Pat - Pv) (Pat
-

Ps)

GS = UR

1.3.12 PONTO DE ORVALHO. Ponto de orvalho (TPO) a temperatura abaixo da qual iniciase a condensao, presso constante, do vapor de gua contido no ar. A determinao da TPO no muito precisa. Na Fig. 1.3 observa-se que este ponto atingido na linha de vapor saturado. 1.3.13 VOLUME ESPECFICO. o volume em m de 1kg de ar seco e a massa de vapor de gua associada. Na mistura o vapor ocupa o mesmo volume do ar seco mas cada um possui sua prpria presso parcial. Pela Lei de Dalton, a soma destas duas presses parciais a presso total da mistura. Assim, aplicando a Lei dos Gases pode-se determinar o volume mido de trs modos: 1 - fazendo uso da massa e da presso parcial do ar seco 2 - fazendo uso da massa e da presso parcial do vapor de gua 3 - fazendo uso da massa e da presso total da mistura.

Fig. 1.3

1.3.14 ENTALPIA. A entalpia do ar mido a soma componentes, H = maha + mvhv ,

da

entalpia

de

seus

a entalpia especfica sempre referida a massa de ar seco H h = = ha + hv , ou seja ma ma h = ha + ghv


DEMECP

mv

(1.6) 11

Ar Condicionado
1.3.15 CARTA PSICROMTRICA. A carta psicromtrica um baco que permite representar graficamente as evolues do ar mido. Cada ponto da carta representa uma combinao de ar seco e vapor de gua (Fig. 1.5). Uma carta psicromtrica possui os seguintes elementos: 1. linha de TBS 5. escala de entalpia 2. linha de TBU 6. linha de volume especfico 3. linha de UR 7. escala da TPO 4. linha de UA A. ponto de alinhamento.

Fig. 1.5

Nas pginas 81 e 83 se encontram duas cartas psicromtricas sendo que a carta da pgina 83 feita para a cidade de So Lus.

DEMECP

12

Ar Condicionado
2. INSTALAES. 2.1 TIPOS DE INSTALAES. As instalaes de condicionamento classificadas conforme segue.
direta a - quanto a expanso indireta

do

ar

podem

ser

natural a ar b - quanto a condensao a gua forada com retorno sem retorno

a evaporativa

c - quanto ao tipo de instalao . aparelhos individuais; . instalaes centrais; . instalaes centrais com circulao de gua gelada nas serpentinas (fan-coils); . instalaes centrais com termoacumulao. d - quanto ao tratamento do ar . aquecimento . refrigerao . desumidificao . umidificao . aquecimento com umidificao . refrigerao com desumidificao . refrigerao com desumidificao e reaquecimento . condicionamento completo. e - quanto ao ar insuflado . insuflamento de ar nico (Fig. 2.1) . insuflamento de ar duplo (Fig. 2.2) . insuflamento de ar primrio (Fig. 2.3). f - quanto localizao do equipamento . local (aparelhos de janela e split system) . pequenas centrais (unidades compactas, tipo selfcontained). . grandes centrais . semicentrais

DEMECP

13

Ar Condicionado

Fig.2.1

Fig.2.2

Fig.2.3

DEMECP

14

Ar Condicionado
2.2 EXEMPLOS DE INSTALAES.

Fig.2.4. Expanso direta condensao a ar

DEMECP

15

Ar Condicionado
Fig.2.5. Expanso indireta com condensao gua

M 1 F R A U S M 2

mistura de ar de retorno com ar exterior filtro serpentina de refrigerao serpentina de aquecimento umidificadores separadores de gotas mistura do ar tratado com ar de retorno de by pass

INVERNO - mistura ar de retorno com o ar exterior; filtra OUTONO OU PRIMAVERA - mistura do ar de retorno com o ar ex com desumidificao; reaquecimento.
VERO - mistura de ar de retorno com o ar exterior; filtra

Fig.2.6. Condicionamento completo (inverno-vero)

DEMECP

16

Ar Condicionado

Fig.2.8. Expanso indireta de gua gelada.

DEMECP

17

Ar Condicionado
3. QUALIDADE DO AR INTERNO. Um ambiente interno pode ser confortvel sem ser saudvel. Atualmente, as condies essenciais sade humana, tanto quanto o conforto, fazem parte das consideraes do projetista de sistemas de Porm, apesar da sade, segurana e custo condicionamento de ar. terem crescido em importncia, conforto ainda a preocupao principal da indstria. Qualidade do Ar Interno (IAQ). Termo usado para designar condies do ar interno que assegurem conforto aos seus ocupantes em um ambiente limpo, saudvel e sem odores. Qualidade Aceitvel do Ar Interno - ar no qual no h nenhum contaminante conhecido em concentraes consideradas nocivas sade pelas autoridades competentes e no qual 80% ou mais das pessoas ali presentes no manifestam insatisfao. As fontes de contaminao do ar interno so divididas em quatro grandes grupos: Grupo I Contaminao Interior: Pessoas, plantas e animais. Liberao de contaminantes pela moblia e acessrios domsticos. Produtos de limpeza. Tabagismo. Oznio resultante de motores eltricos, copiadoras, etc. Grupo II Contaminao Exterior: A necessidade de ventilao e renovao do ar interno pode levar introduo de ar externo contaminado. Dependendo de sua condio normal e ponto de captao, o ar externo pode se apresentar com concentraes significativas de vrios gases e materiais particulados poluentes. Grupo III Contaminao oriunda do Sistema de Condicionamento de Ar: O prprio equipamento condicionador de ar, caso no seja tratado e limpo regularmente, pode se tornar fonte de algas, fungos, poeiras, etc. Em especial, devem ser mencionados: Dutos. A poeira acumulada pode dar origem ao desenvolvimento de fungos e outros microrganismos; Unidades de tratamento de ar. As bandejas de condensados renem as condies bsicas para o desenvolvimento de bactrias e outros microrganismos. Grupo IV Deficincias do Projeto Global de Condicionamento: Agrupam-se aqui os fatores no diretamente ligados aos contaminantes ou ao equipamento condicionador, mas que tm uma influncia direta sobre a qualidade do ar interno. Por exemplo: Insuficincia de ar externo. M distribuio do ar interno. Operao incorreta do equipamento condicionador. Modificaes inadequadas do edifcio, etc...
DEMECP

18

Ar Condicionado
Sndrome do Prdio Doente. Termo utilizado para designar prdios onde uma porcentagem atpica dos ocupantes ( 20%) apresenta problemas de sade tais como irritao dos olhos, garganta seca, dores de cabea, fadiga, sinusite e falta de ar. Os contaminantes mais comuns so: 1. CO2 Produto da respirao de todos os Mamferos No constitui um risco direto sade humana A sua concentrao indicativa da boa ou m ventilao de um ambiente 2. CO Fontes mais comuns: a combusto incompleta de hidrocarbonetos e fumaa de cigarro. Fornalhas mal ventiladas, chamins, aquecedores de gua e incineradores causam problemas muitas vezes. Gs altamente txico. Prdios com tomadas de ar externo localizadas prximas a locais de muito trfego apresentam altos nveis de CO. 3. xidos de enxofre Produzidos pela utilizao de combustveis contendo enxofre Na presena de gua pode formar cido sulfrico, o que causar problemas respiratrios aos ocupantes. Penetram em um edifcio atravs das tomadas de ar externo ou de vazamentos em equipamentos de combusto no interior do mesmo. 4. xidos de nitrognio Produzidos pela combusto com ar a altas temperaturas (motores a combusto interna e efluentes industriais). o Opinies divergem quanto sua toxicidade. Dentro de limites prticos, a sua concentrao deve ser mantida a mais baixa possvel. Penetram em um edifcio atravs das tomadas de ar externo ou de vazamentos em equipamentos de combusto no interior do mesmo. 5. Radnio Gs radioativo naturalmente produzido pelo decaimento do rdio. Risco de cncer do pulmo. A sua entrada em um prdio pode se dar por frestas no piso ou paredes de pores, atravs do suprimento de gua ou atravs de materiais de construo que contero urnio ou trio. A pressurizao do espao condicionado, a ventilao de pores e a vedao de frestas so medidas eficazes para a diminuio de sua concentrao. 6. Compostos Orgnicos Volteis (COV) Presentes em um ambiente interno
DEMECP

como

produtos

de 19

Ar Condicionado
combusto, mas tambm presentes em pesticidas, materiais de construo, produtos de limpeza, solventes, etc. Normalmente as concentraes esto abaixo dos limites recomendados, mas algumas pessoas so hipersensveis. O gs formaldedo um dos COV mais comuns, seno irritante dos olhos e das mucosas e com possvel ao cancergena. 7. Material Particulado Uma amostra tpica de ar externo contm fuligem, fumaa, slica, argila, matria vegetal e animal putrefata, fibras vegetais, fragmentos metlicos, fungos, bactrias, plen e outros materiais vivos. H ainda material particulado originrio do prprio ambiente como fungos e poeira de tapetes, roupas de cama, etc.. Algumas partculas so muito pequenas (0,01 m), o que dificulta e encarece a limpeza do Ar. Quando esta mistura se encontra suspensa no ar denominada aerossol. Podem ser a causa de alergias e outros males. A importncia das questes relativas qualidade do ar de interiores (QAI) se faz evidente pela publicao em 28 de agosto de 1998 da portaria N 3.523 do Ministrio da Sade. Esta portaria, em vista da ntima correlao entre a qualidade do ar de interiores, a produtividade e a sade dos ocupantes, determina que seja objeto de regulamento tcnico, a ser elaborado por aquele Ministrio, medidas especfica referentes a padres de qualidade do ar em ambientes climatizados. Estas medidas diro respeito: definio de parmetros fsicos e composio qumica do ar de interiores; identificao de poluentes de natureza fsica, qumica e biolgica, suas tolerncias e mtodos de controle; Aos pr-requisitos de projetos de instalao e de execuo de sistemas de climatizao. Diretamente relacionados a estas medidas esto os quatro mtodos bsicos para a manuteno da qualidade do ar de interiores (McQuiston e Parker, 1994): 1. Eliminao ou modificao da fonte de contaminantes mtodo mais eficiente para se reduzir a concentrao de contaminantes no gerados diretamente pelos ocupantes ou pelas atividades no interior do edifcio. 2. Distribuio do ar interno - remoo de contaminantes gerados por fontes localizadas antes que se espalhem pelo ambiente climatizado. 3. Uso de ar externo - necessrio para manter-se uma porcentagem mnima de oxignio no ar interno e ao mesmo
DEMECP

20

Ar Condicionado
tempo diluir-se a concentrao de contaminantes. 4. Limpeza do ar - passo final condicionamento para se assegurar um Ambiente limpo e saudvel. de um projeto de

Figura 3.1 - Sistema de climatizao tpico. A utilizao de ar externo tem um efeito direto sobre a carga trmica e por isso estudada em detalhe. Referindo-se Figura 3.1, so definidas as seguintes vazes: Qinsuflado: vazo de ar suprido ao ambiente climatizado que passou por processos de condicionamento. Qinfiltrao vazo no intencional de ar externo para o interior do ambiente climatizado atravs de frestas, portas e janelas. Qretorno vazo de ar conduzido pelo sistema de condicionamento para fora do ambiente climatizado. Qalvio vazo de ar removida do ambiente climatizado e descarregada na atmosfera. Qrecirculado vazo de ar removida do ambiente condicionado que se pretende reutilizar como parte do ar insuflado (suprido). Esta vazo ser diferente da vazo de retorno somente se houver alguma exausto ou alvio, isso , se Qalvio for diferente de zero. Qexfiltrao vazo no intencional de ar interno para o exterior do ambiente climatizado atravs de frestas, portas e janelas. Qexausto vazo de ar para o exterior do ambiente atravs de chamins, lareiras, etc. Qrenovao vazo de ar freso da atmosfera externa, admitida livre de contaminantes, requerida pelos ocupantes para compensar as vazes de exausto, alvio e exfiltrao. Seno tambm denominada de ar de renovao.
DEMECP

21

Ar Condicionado
Em alguns casos, a vazo de ar de ventilao requerida para se manter a qualidade do ar interno pode ser menor do que a vazo de ar suprido devido a exigncia de conforto (manuteno da temperatura e umidade). Em outros casos, a vazo mnima de ar suprido fixada por requerimentos de ventilao para se manter a qualidade do ar interno. Aplicando a equao da continuidade a um VC em torno do ambiente climatizado e adminitindo-se um valor constante para a densidade do ar: Qt
=

Qsuprido

Q infiltrao

Q retorno

Qexfiltrao

Qexausto

A lei da conservao da massa se aplica igualmente para qualquer contaminante entrando e saindo do ambiente climatizado. Admitindo-se: Operao em regime permanente. Mistura completa. Taxa de gerao do contaminante no ambiente constante. Concentrao uniforme do contaminante no espao climatizado e no ar que entra. Densidade constante. Tem-se: Onde: Qt vazo total entrando e saindo do ambiente; Cs concentrao mdia do contaminante no interior do ambiente; N taxa de gerao do contaminante no ambiente; Ce concentrao de contaminante no ar que entra. Desta equao obtm-se a concentrao do contaminante no espao climatizado, Cs, ou a vazo de ar necessria, Qt, para se manter o nvel de concentrao deste contaminante aqum de um valor limite. A norma ASHRAE Standard 62 descreve dois mtodos para se estabelecer e manter a qualidade do ar interno requerida pelos ocupantes. O primeiro destes mtodos, denominado Ventilation Rate Procedure, prescreve as vazes mnimas de ar freso necessrias a cada tipo de ambiente climatizado e os mtodos aplicveis de condicionamento deste mesmo ar. Uma verso simplificada desta norma dada na Tab. 4-2 de McQuiston e Parker (1994). O Manual de Aire Condicionado Carrier tambm apresenta uma tabela semelhante (Cap. 6, Tab. 45), porm mais simples. Deve-se enfatizar que qualquer tentativa de reduo das vazes mnimas como forma de conservao de energia requerer a limpeza do ar de recirculao. Q t Ce + N = Q t Cs

DEMECP

22

Ar Condicionado
3. PROCESSOS DE CONDICIONAMENTO DE AR. 3.1 MISTURAS. Considera-se duas quantidades de ar em escoamento, que se encontram e se misturam adiabaticamente. A massa de ar nas condies 1 se mistura com a massa de ar nas condies 2, formando uma mistura nas condies 3 que deseja-se determinar. O princpio da conservao da massa nos permite escrever: ma1 + ma2 = ma3 para o ar seco e para o vapor de gua associado g1ma1 + g2ma2 = g3ma3

Fig. 3.1 Assim, g1ma1 + g2ma2 = g3(ma1 + ma2) Portanto, g3 = ma1 + ma2 g1ma1 + g2ma2 h1ma1 + h2ma2 h3 = ma1 + ma2

eq. 3.1

o que condio para que os pontos 1, 2 e 3 estejam em linha reta. Conclui-se que o ponto representativo da mistura de duas quantidades de ar est na reta que liga os pontos representativos das condies componentes. EXEMPLO 3.1 3 Considerando 3m /s de ar frio nas condies de TBS = 14C e 3 TBU = 13C que se mistura com 1m /s de ar exterior a TBS = 35C e TBU = 25C. Achar as condies aps a mistura. Soluo: 1 - Da carta psicromtrica obtm-se os valores do volume especfico e contedo de umidade para as condies do problema: (1) ar exterior TBS = 35C; TBU = 25C;
DEMECP

v1 = 0,895 m /kg de ar seco g1 = 15,800 g/kg de ar seco 23

Ar Condicionado
(2) ar retorno TBS = 14C; TBU = 13C; v2 = 0,825 m /kg de ar seco g2 = 9,000 g/kg de ar seco
3

Fig. 3.2 2 - Com os valores do volume respectivas vazes em massa de ar seco: 1m /s = = 1,12 kg/s 0,895 m /kg 3m /s = = 3,64 kg/s 0,825 m /kg 3 - Pelo princpio da conservao de massa, eq. 3.1 g3 = = ma1 + ma2 3,64 + 1,12 g3 = 10,575 g/kg de ar seco ma1g1 + ma2g2 3,64x9,000 + 1,12x15,800
3 3 3 3

especfico

obtm-se

as

ma1

ma2

4 - Recorrendo carta psicromtrica, determina-se as outras condies da mistura: TBS = 18,8C ; h3 = 46 kj/kg 5 - De maneira anloga e pelo princpio da conservao da energia, obtm-se: h1 = 76,0 kj/kg; h2=36,5 kj/kg
DEMECP

24

Ar Condicionado
h3 = = = 45,79 ma1 + ma2 4,76 6 - A TBS poder tambm ser calculada por propores atravs do relacionamento de massas: t1ma1 + t2ma2 35x1,12 + 14x3,64 h1ma1 + h2ma2 76,0x1,12 + 36,5x3,64

t3 = = = 18,94C ma1 + ma2 4,76 uma resposta errada, tanto numericamente como pelo mtodo de clculo. Entretanto, o erro pequeno, suficientemente preciso para todos os objetivos prticos. O valor de t3 obtido diretamente da carta psicromtrica 18,80C.

3.2 AQUECIMENTO E RESFRIAMENTO SENSVEL. O aquecimento sensvel ocorre quando o ar, sem a presena de vapor de gua, passa atravs de uma bateria de resistncias eltricas ou uma superfcie de aquecimento a vapor. O resfriamento sensvel ocorre quando o ar mido, sem que haja condensao, passa atravs de uma serpentina de resfriamento. A essncia de ambos os processos que a variao de estado deve ocorrer ao longo de uma linha de contedo de umidade constante. As variaes das propriedades fsicas do ar mido so apresentadas abaixo: Aquecimento sensvel Resfriamento sensvel aumenta diminui aumenta diminui aumenta diminui aumenta diminui diminui aumenta constante constante constante constante constante constante

TBS h v TBU UR g TPO Pv

EXEMPLO 3.2 Calcular a carga trmica de uma serpentina para aquecer em 20C, 90 MCM de ar mido nas condies iniciais de TBS = 21C e TBU = 15C. Se as condies de gua quente fornecida serpentina para realizar este aquecimento so: entrada 85C e sada 75C. Calcular a massa de gua necessria em kg/min. Soluo: Utilizando a carta psicromtrica (Fig.3.3), obtm-se estados 1 e 2 do ar nas condies iniciais e aps o aquecimento:
DEMECP

os 25

Ar Condicionado
(1) TBS = 21C, TBU = 15C h1 = 41,88 kj/kg; v1 = 0,8439 m /kg; cgua = 4,2 kj/kgC; vazo = 90 MCM = 90 m /mim = 1,5 m /s A carga trmica de aquecimento portanto: QTA = m(h2 - h1) QTA = 1,5 .(62,31 - 41,88) = 36,3 KW 0,8439
3 3 3

(2) TBS = 21 + 20 = 41C h2 = 62,31 kj/kg;

Fig.3.3 Determina-se a seguir a vazo da gua em kg/min necessria: QTA 36,3x60 m = = = 51,84 kg/min cgua.T 4,2(85 - 75) EXEMPLO 3.3 Calcular a carga trmica de uma serpentina de resfriamento para resfriar em 5C o ar mido mencionado no exemplo anterior. Se as condies de gua fria fornecida a serpentina deste resfriamento so: entrada 10C e sada 15C. Calcular a massa de gua necessria em kg/min. Soluo: Utilizando a carta psicromtrica (Fig.3.3), obtm-se o estado 2' do ar nas condies aps o resfriamento: (2') TBS = 21 - 5 = 16C g2' = g1 = g2 = 8,171 g/kg de ar seco
DEMECP

26

Ar Condicionado
h2' = 36,77kj/kg A carga trmica de resfriamento portanto: QTR = m(h1 - h2') QTR = 1,5 .(41,88 - 36,77) = 9,1 KW 0,8439

Determina-se a seguir a vazo da gua em kg/min necessria: QTR 9,1x60 m = = = 25,98 kg/min cgua.T 4,2(15 - 10) A cuidado. temperatura da gua gelada deve ser selecionada com

3.3 RESFRIAMENTO COM DESUMIDIFICAO. O ar pode ser simultaneamente resfriado e desumidificado atravs de sua passagem por uma serpentina de resfriamento ou um lavador de ar. Parte da serpentina de resfriamento ou a gua do lavador deve estar a uma temperatura menor que a TPO do ar na entrada do equipamento. O processo de resfriamento e desumidificao representado na carta psicromtrica pela linha curva AC na Fig. 3.4. O ponto B representa as condies do ar ao sair da serpentina. Sua posio na curva depende das condies do projeto da serpentina. A temperatura td a TPO do ar mido na serpentina ou lavador. A temperatura tc a TPO do equipamento. Por consideraes prticas estabeleceu-se que a evoluo do processo de resfriamento e desumidificao seja representada por uma reta ligando A e B.

Fig. 3.4
DEMECP

27

Ar Condicionado
3.3.1 CONCEITOS DE FATOR DE PASSAGEM (by-pass) E FATOR DE CONTATO. O ar que passa por uma serpentina de resfriamento pode ser considerado como uma mistura de duas partes: A primeira correspondendo a uma frao da vazo total do ar, formado pela parte que realmente entra em contato com a superfcie fria da serpentina e que chamaremos de vazo de contato. A segunda correspondendo a frao complementar, formada pela parte que atravessa a serpentina, mantendo-se inalterada e que chamaremos de vazo de passagem (by-pass). Denomina-se fator de passagem a relao entre a vazo by-pass e a vazo total: vazo de passagem = = = vazo total g a - gc ha - hc Denomina-se fator contato e a vazo total: de contato a relao entre a vazo de g b - gc h b - hc

vazo contato

(1) = = = ha - hc vazo total ga - gc O fator de passagem funo das caractersticas fsicas e operacionais da serpentina. Estas caractersticas, que afetam o fator de passagem, so as seguintes: . Um decrscimo na eficincia da serpentina na troca de calor resulta em um acrscimo no fator de passagem, assim, menor nmero de fileiras, menor rea de serpentina, maior espao entre tubos. . Um decrscimo na velocidade do ar atravs da serpentina resulta em um decrscimo no fator de passagem, maior tempo de contato entre o ar e a superfcie da serpentina. FATORES DE BY-PASS TPICOS PARA SERPENTINAS ALETADAS n.de fileiras Sem pulverizao com pulverizao 8 aletas/in 14 aletas/in 8 aletas/in 14 aletas/in 091 - 213 MPM 091 - 213 MPM 2 ,42 - ,55 ,22 - ,38 3 ,27 - ,40 ,10 - ,23 4 ,19 - ,30 ,05 - ,14 ,12 - ,22 ,03 - ,10 5 ,12 - ,23 ,02 - ,09 ,08 - ,14 ,01 - ,08 6 ,08 - ,18 ,01 - ,06 ,06 - ,11 ,01 - ,05 8 ,03 - ,08 ,02 - ,05 O fator de passagem com pulverizao menor porque a pulverizao promove uma maior superfcie de contato para o ar. Os fatores de passagem acima se aplicam s serpentinas com tubos 5/8" e espaados de aproximadamente 1 1/4" centro a centro. O fabricante da serpentina deve ser consultado sobre o fator de passagem que ser aplicado. A tabela apresentada a seguir mostra uma lista de algumas
DEMECP

g a - gb

h a - hb

28

Ar Condicionado
das mais comuns aplicaes com os respectivos fatores da passagem recomendveis. Esta tabela dever ser interpretada como um guia para seleo de fatores de passagem. FATORES DE BY-PASS TPICOS PARA DIVERSAS APLICAES.
Fator de by-pass da serpentina 0,30 a 0,50 Aplicao Tpica Uma pequena carga total ou uma carga que um pouco grande com um baixo calor sensvel (alta carga latente) Aplicao tpica de conforto com uma relativa pequena carga total ou um baixo calor sensvel com uma carga mdia Aplicao tpica de conforto Aplicao com alta carga sen svel interna ou locais que necessitam grandes quantidades de ar exterior para ventilao Aplicao com 100% de ar exterior Exemplo

Residncia

0,20 a 0,30 0,10 a 0,20 0,05 a 0,10

Residncia Pequenas lojas Pequenas oficinas Bancos, oficinas e lojas Lojas Restaurantes Oficinas Salas de Operaes em hospitais Oficinas

0,00 a 0,10

3.3.2 TEMPERATURA MDIA DA SUPERFCIE OU TPO DA SERPENTINA. Na verdade, a uniformidade da temperatura superficial da serpentina terica. Ela varivel ao longo da passagem do ar pela serpentina, levando a ser definida uma temperatura mdia da superfcie ou TPO da serpentina. TPO uma temperatura fictcia uniforme que deveria ter a superfcie da serpentina, para produzir no ar de sada as mesmas condies de temperatura e umidade, que ocorrem, na realidade, com a temperatura superficial varivel. O diagrama esquematizado na Fig. 3.5 representa o caso de uma serpentina de gua gelada, operando em contra corrente, isto , em que a gua circula em sentido oposto ao do curso do ar. 3.3.3 REPRESENTAO DO PROCESSO DE CONDICIONAMENTO DO AR EM UMA CARTA PSICROMTRICA. O condicionamento do ar de um recinto atravs do processo de resfriamento e desumidificao realizado indiretamente, atravs de dois processos de transferncia: 1 processo: transferncia do calor da corrente de ar circulado no recinto para a serpentina. 2 processo: transferncia do calor do recinto para a corrente de ar de circulao. Assim, o ar quente e mido resultante da mistura do ar exterior de renovaes com o ar de retorno transfere para a serpentina as cargas totais da instalao (carga sensvel + carga latente).

DEMECP

29

Ar Condicionado
O ar, ao sair da serpentina mais frio e com uma umidade baixa, insuflado no recinto.

Fig.3.5 Por outro lado, o ar de insuflamento, apresentando um ganho de calor sensvel e latente em relao aos do recinto, absorver suas cargas ao misturar-se com o ar da sala. A Fig.3.6 representa o ciclo de condicionamento do ar em correspondncia com o esquema do percurso da corrente de ar atravs do equipamento e recinto.

mistura

Fig.3.6 3.3.4 INCLINAO DA LINHA DE RAZO DA SALA. A linha de razo da sala uma linha reta (2-4 da Fig.3.6), traada na carta psicromtrica, ligando os pontos que representam o
DEMECP

30

Ar Condicionado
estado mantido na sala (2) e a condio inicial do ar de insuflao sala (4). A inclinao desta linha uma indicao da relao entre trocas de calor latente e sensvel que ocorrem na sala, e a determinao deste valor vital para a seleo de estados econmicos de insuflao. Qualquer estado de insuflao que se localize na linha de razo da sala difere do estado da sala por um nmero de graus de TBS e por um nmero de gramas de g. Os valores deste par de diferenas so diretamente proporcionais massa do ar de insuflao sala para compensar os ganhos ou perdas de calor sensvel e latente. Assim, para manter um determinado estado particular na sala, o estado do ar de insuflao deve estar sempre localizado na linha de razo da sala. Se no ocorrer isto, ento uma temperatura errada ou uma umidade errada ser mantida na sala.
ganho de calor sensvel
ganho de calor total Qs Qs + Ql

Razo =

3.3.5

VAZO DE AR PADRO.

Para o ar padro: car = 1,00 kj/kgC ; v = 0,833 m /kg


3

1 3 3 m = (kg/m ).Qvazo(m /s) 0,833 Equao do calor sensvel 1 Qs = mcart Qs = xQvazo x1,00 t 0,833

Qs = 1,20.Q. t

Q =
ou

Qs
1,20 t
eq. 3.2

EXEMPLO - 3.4 Uma sala servida por uma instalao de ar condicionado. As condies a manter na sala so; TBS = 27C e TBU = 21C. No sistema so empregados 25% de ar exterior, nas seguintes condies; TBS = 33C e UR = 60%. O ar insuflado na sala com 7C abaixo da temperatura que dever ser mantida na sala e as cargas trmicas da mesma so; calor sensvel (Qs) = 9,8 KW e calor latente (Ql) = 4,2 KW. Pede-se determinar:
DEMECP

31

Ar Condicionado
ar. a) um esquema da carta psicromtrica mostrando a evoluo do b) TPO da serpentina, c) fator de contato, d) vazo do ar insuflado em MCM, e) as cargas trmicas (sensvel e latente) removidas condicionador, f) a massa de gua retirada pelo condicionador desumidificao do ar em kg/h.
Soluo: Condies de estado 1

no na

TBS = 33C e UR = 60% Condies de estado 2 TBS = 27C e TBU = 21C Determinao da razo de calor sensvel da sala. Qs 9,8 R = = = 0,70 Qs + Ql 9,8 + 4,2 Representao na carta psicromtrica da reta da evoluo do ar no interior da sala: obtida traando a partir do ponto 2 uma reta com inclinao 0,70. Na interseo da reta com a vertical de TBS = 20C, (27 - 7), teremos o ponto 4 que a condio do ar sendo insuflado na sala. Determinao do estado de mistura: 1) ar exterior v1 = 0,894 m /kg de ar seco g1 = 19,112 g/kg de ar seco v2 = 0,868 m /kg de ar seco g2 = 13,149 g/kg de ar seco
Q2 0,75xQT m2 = = v2 v2
3 3

(2) ar retorno

Q1 0,25xQT m1 = = ; v1 v1

Aplicando a eq. 3.1 0,25 0,75 g1 + g2 v1 v2 = = 0,25 v1


+

seco

g3

0,014607kg/kg

de

ar

0,75 v2
32

DEMECP

Ar Condicionado
a) Esquema na carta psicromtrica:

b) Determinao da TPO TPO da serpentina = 14C c) Determinao do fator de contato. h3 = 66,7 kj/kg de ar seco; h4 = 50,5kj/kg de ar seco; ho = 39,5kj/kg de ar seco (TPO);
(1 ) = = = 0,59 h3 - ho 66,7 - 39,5

h3 - h4

66,7 - 50,5

d) Determinao da vazo de ar insuflado para combater as cargas trmicas da sala: 3 Qs = 9,8 KW ; t = 7C ; v4 = 0,846 m /kg ; car = 1,012 kj/kgC ; cv = 1,89 kj/kgC e g4 = 0,0118 kg/kg de ar seco Calor especfico do ar mido c = marcar + g4cv ; c = 1x1,012 + 1,89x0,0118 = 1,034 kj/kgC

como; Qs = m.c. t, podemos dizer que;


Qvazo Qs = . c. t v

eq. 3.3

Qvazo

v.Qs = c.(t2 - t4)

eq. 3.4

DEMECP

33

Ar Condicionado
Qvazo = 1,15x60 = 69,0 MCM

Para se determinar a vazo na prtica de condicionamento de ar, entretanto, pode-se utilizar a eq. 3.2 9,8 3 = = 1,17 m /s 1,2x7

Qvazo

Qvazo = 1,17x60 = 70,2 MCM

e) Determinao das cargas trmicas condicionador: Determinao do Calor Sensvel. 3 Sendo v3 = 0,874 m /kg e aplicando a eq.3.3

removidas

pelo

Qvazo 1,15 Qs = .c. (t3 t4)= .1,034.( 28,5 20) V3 0,874

Qs =

11,6 KW

Ql = mv.L ; onde mv a massa de vapor em kg e L o calor latente de vaporizao em kj/kg. mv = marsecog mv = (Qvazo/var) g e

Qvazo Ql = . L . g var

eq. 3.5

Da Lei de Charles sabe-se que a densidade inversamente proporcional sua temperatura absoluta. Isto , Ql = Qvazo.L .g.ar ; como
ar

To (273 + to) = o = ar (273 + t)

Tomando um valor de 1,191 kg/m3 para e 2454 kj/kg para L a 20C, consegue-se: (273 + 20) (273 + to) Ql = Q.L. g. = Q.2454 . g.1,191 (273 + t) (273 + t) Por convenincia o contedo de umidade pode ser expresso em g/kg e a equao se transforma em: Ql = Qvazo . 856 . g / (273 + t)
DEMECP

eq. 3.6
34

Ar Condicionado
g3 = 0,0147 kg/kg de ar seco , t3 = 28,5C e g = g3 - g4 Ql = 1,15 x 856(14,7 - 11,8)/(273 + 28,5) = 9,5 KW Ou aplicando a eq. 3.5 Ql = 1,15x2454(0,0147 - 0,0118)/0,874 = 9,4 KW Qt = Qs + Ql = 11,6 + 9,5 = 21,1 KW O Qt pode ser calculado diretamente pela equao Qt = m(h3 - h4), ou seja Qt QTR
Qvazo Qt = . h v

eq. 3.7

Qt = Qvazo(h3 - h4)/v3 = 1,15(66,7 - 50,5)/0,874 = 21,3 KW f) Determinao da massa de gua retirada pelo condicionador na desumidificao do ar em kg/h. m = Ql/L = 9,5/2454 = 0,00387 kg/s m = 0,00387x3600 = 13,93 kg/h

EXEMPLO 3.5 - Uma instalao de condicionamento de ar consistindo de tomada de ar externo, conexo para recirculao do ar, cmara de mistura, serpentina de resfriamento, ventilador e dutos de alimentao movimentam um total de 1,26 kg/s de ar seco. Se a serpentina de resfriamento receber uma mistura de 20% em massa de ar exterior num estado de TBS = 28C, TBU = 19,5C (psicrmetro giratrio) e 80% de ar recirculado a TBS = 22C, UR = 50% e reduzindo ao passar pela serpentina de resfriamento para TBS = 10C, 7,352 g/kg, qual a carga trmica total de resfriamento e as demais cargas trmicas envolvidas no processo. A passagem pelo ventilador produz um acrscimo de temperatura de 1C e os ganhos de calor ao duto de insuflao causam um aumento adicional de 2C. SOLUO: ENTALPIAS h1 = 55,36 kJ/kg; h2 = 43,39 kJ/kg;
h3 = m1 h1 + m2 h2 0,20mt h1 + 0,80mt h2 = = 45,784kJ / kg m1 + m2 mt

h4 = 28,58 kJ/kg; h5 = 31,64 kJ/kg; h6 = 29,60 kJ/kg; h7 =40,82 kJ/kg


DEMECP

35

Ar Condicionado

Fig.3.7

a rg ca

rga ca

f es er d

nto me ria

de o va no re

da razo a de Linh

CLCULO DAS CARGAS TRMICAS Carga trmica total de resfriamento, QTR = mt(h3 h4) = 21,68 kW Carga trmica de ar exterior, Ganho de calor latente da sala, Ganho de calor sensvel da sala, Ganho de calor no duto, ou Potncia do ventilador, ou QText = 0,20mt(h1 h2)= 3,02 kW QL = mt(h2 h7) = 3,24 kW Qs = mt(h7 h5) = 11,57 kW Qduto = mt(h5 h6) = 2,57 kW Qduto = mtc(t5 t6) = 2,59 kW Qvent = mt(h6 h4) = 1,28 kW Qvent = mtc(t6 t4) = 1,28 kW
36

te en at l rl ve lo s ca en de rs o lo to nh ca du ga o or de o rn lo ilad nh ca ent ga de o v o d nh ia ga nc t po

sala

DEMECP

Ar Condicionado
Resumindo: Carga de ar exterior Ganho de calor latente Ganho de calor sensvel Ganho de calor no duto Potncia do ventilador
Carga trmica de resfriamento kW %

3,02 3,24 11,57 2,59 1,28 _____


21,68

13,9 14,9 53,4 11,9 5,9 ____


100,0

3.3.6 VAZO DE AR INSUFLADO CONSIDERANDO O FATOR DE PASSAGEM. Como vimos anteriormente, o fator de by-pass estabelece percentualmente a quantidade de ar, que, ao passar pela serpentina, mantm-se com suas condies inalteradas. Estabelecemos, tambm, a razo de calor sensvel como sendo a relao entre o calor sensvel e o calor total. Devemos estabelecer, agora, as diversas razes de calor sensvel, de acordo com a Fig. 3.7, considerando: 1 - A carga sensvel da sala. 2 - A carga trmica de resfriamento da serpentina. 3 - A carga sensvel efetiva considerando como sendo a carga sensvel da sala mais a parte da carga sensvel do ar exterior que passa pela serpentina se mantendo com suas condies inalteradas.

1 . Razo de calor sensvel: Qssala Rsala = , inclinao da reta 2-5 Qssala + Qlsala 2. Razo de calor sensvel da serpentina: Qsserpentina Rserpentina = , inclinao da reta 3-4 Qsserpentina + Qlserpentina 3. Razo de calor sensvel efetivo: Qsefetivo Refetivo = , inclinao da reta 2-TPO Qsefetivo + Qlefetivo O fator de by-pass que ser utilizado obtido atravs de informaes do fabricante da serpentina. Fatores de by-pass podem ser selecionados para serpentinas ou aplicaes especfica das tabelas apresentadas no item 3.3.1.
DEMECP

37

Ar Condicionado
3.3.7 ESCOLHA DO ESTADO DE INSUFLAO ADEQUADO. A temperatura do ar de insuflao deve ser escolhida a mais baixa possvel, desde que dificuldades de distribuio no aconteam na sala condicionada. Na prtica, isto significa que a temperatura do ar de insuflao seja cerca de 8 a 11C abaixo da temperatura mantida na sala. Ao se fazer a seleo, deve-se considerar o aumento de temperatura devido ao ventilador e ao ganho de calor nos dutos, tendo-se em mente que uma serpentina de resfriamento nunca tem um fator de contato de 1,0. Um valor prtico para ele est entre 0,8 e 0.9. Quanto maior o fator de contato, maior (mais fileiras) e mais cara se torna a serpentina de resfriamento.

h0

h4

h4

h3 3 4 2 5 4

h0

Linha falsa da razo da Linha de razo da 0

g2 g5 = g4 g4

t0

t0

t4

t5

t2

Fig. 3.7 h3 - h4 (1 - ) = h3 - h0 Considere a Fig. 3.7. Se o aumento de temperatura devido potncia do ventilador etc. fosse desprezvel, ento o estado do ar que sai da serpentina de resfriamento 4 se localizaria na linha de razo da sala, se o reaquecimento fosse completamente evitado. O ar entraria na serpentina no estado 3 e sairia no estado 4. O ponto de orvalho do equipamento seria 0 e o fator de contato seria O estado 4 seria usado como estado de insuflao com vantagem em lugar do estado 5; os ganhos de calor sensvel e latente poderiam ser compensados por (t2 - t4) e (g2 - g4), respectivamente.
DEMECP

38

Ar Condicionado
O valor (t2 - t4) seria ar de insuflao por meio das exemplos 3.4 e 3.5. Se for considerado um potncia do ventilador e ganhos torna mais complicada. usado para calcular a quantidade de eq(s). 3.2 e 3.8, como feito nos aumento de temperatura devido de calor nos dutos, a situao se

O estado do ar que sai da serpentina deve ter um contedo de umidade correto, mas deve estar alguns graus mais frio do que a temperatura de insuflao desejada. Isto , (t5 - t4) deve corresponder potncia do ventilador etc. A mudana de estado experimentada pelo ar em sua passagem pelo equipamento de 3 a 4 atravs da serpentina de resfriamento, e 4 a 5 atravs do ventilador e dutos. Nenhum reaquecimento usado e o ar, entrando na sala em 5, mantm o estado 2. Para estabelecer o estado 4, e portanto o estado 5, o seguinte procedimento sugerido:
1. Calcular a inclinao da linha de razo da sala e traar a linha na carta psicromtrica, passando por 2 e pela curva de saturao. 2. Calcular o aumento esperado de temperatura (t5 - t4) devido potncia do ventilador etc. e traar uma linha falsa de razo da sala na carta, paralela linha real e comeando no ponto 6. O ponto de estado 6 est localizado de forma que se tenha g6 = g2 e (t2 - t6) = (t5 - t4). 3. Escolher um ponto 4 na linha falsa de razo da sala de modo que o fator de contato tenha um valor prtica. Isto feito traando 3-4 a 0 e calculando o fator contato pela equao

t3 - t4 (1 - ) t3 - t0
Se o valor de estiver entre os valores indicados nas tabelas do item 3.3.1, ento a serpentina ser razoavelmente prtica. Se no, deve-se fazer uma segunda tentativa: provalvelmente conveniente selecionar um valor de t4 que seja um nmero inteiro de graus e ento verificar o valor de .

EXEMPLO 3.6: Para uma instalao de ar condicionado (tpica para conforto), ilustrada na Fig. 3.7, os ganhos de calor sensvel e latente sala so 11,57 KW e 3,24 KW, respectivamente. A condio externa TBS = 28C, TBU = 19,5C e a condio mantida na sala TBS = 22C e 50% de saturao. So empregados 20% de ar exterior. O aumento de temperatura devido potncia do ventilador de 1C e o ganho de calor no duto de insuflao de 2C. Determinar: a) Uma temperatura adequada do ar de insuflao que evite a utilizao do reaquecimento. b) A quantidade do ar de insuflao. c) A carga trmica de resfriamento.
DEMECP

39

Ar Condicionado

mistura

Fig. 3.8

d) A carga trmica do ar de e) A carga trmica do ar de f) Verificar ganho de calor g) A potncia do ventilador h) O ganho de calor no duto

renovao. retorno. sensvel e calor latente. de insuflao.

Soluo: Determinao do estado 3 (mistura) aplicando a eq. 3.1; h1 = 55,36 kj/kg e h2 = 43,39 kj/kg m1 = 0,20mt; m2 = 0,80mt

h3 = = = 0,20h1 + 0,80h2 mt m1 + m2 h3 = 0,20x55,36 + 0,80x43,39 = 45,78 kj/kg t3 = 0,20x28 + 0,80x22 = 23,20C a) Escolha adequada da temperatura de insuflao. R = 11,57/14,81 = 0,78, inclinao da linha de razo da sala. Trace na carta psicromtrica a linha de razo da sala. Trace uma linha falsa de razo da sala, por 8, paralela a 25, de modo que (t5 - t4) = (1 + 2) = 3C. Escolha o ponto 4, na linha falsa de razo da sala, de modo que quando 3-4 traada para 0, a razo (t3 - t4)/(t3 - t0) dever ser um valor entre 0,80 a 0,90, recomendado para aplicaes tpicas de conforto. De fato, escolher t4 = 10C, e ento unir 3-4 e traando at 0 obtm-se t0 = 7,7C. Ento t3 - t4 23,20 - 10 (1 - ) = = 0,85 23,20 7,7 t3 - t0
DEMECP

m1h1 + m2h2

0,20mth1 +

0,80mth2

40

Ar Condicionado
Isto satisfatrio, e ento a escolha t4 = 10C aceitvel.

a rg ca

rga ca
po

de

nto me ia sfr re

de n re o a ov

a a sal zo d ra lsa da sala ha fa azo da Lin de r Linha

7,7

Como t4 = 10C e g4 = 7,352 g/kg, e o aumento de temperatura devido potncia do ventilador 1C e do ganho de calor no duto de insuflamento 2C, ento a temperatura do ar de insuflao 10 + 1 + 2 = 13C. temperatura de insuflao = t5 = 13C Dados obtidos das Tabelas psicromtricas h4 = 28,58 kj/kg;; h7 = 40,82 kj/kg; h6 = 29,60 kj/kg; h5 = 31,64 kj/kg; g5 = 7,352 g/kg; g2 = 7,353 g/kg; v5 = 0,8206 m3/kg. b) Quantidade do ar insuflado. Calor especfico do ar mido no estado 5. c = 1,012 + 1,890x0,007352 = 1,026 kj/kgC Vazo de insuflao.

te en lat l ve lor ns ca se de o lor to nh ca du ga o de r o r n do nh alo tila ga e c v en o d do nh ia ga nc t

10

11

13

22 23,20 28

DEMECP

41

Ar Condicionado
Qvazo

v.Qs = c.(t2 - t5) 0,825x11,57 = 1,034 m3/s = 62 MCM 1,026x(22 - 13)

Qvazo =

m = Qvazo / v5 = 1,034/0,8206 = 1,26 kg/s c) Carga trmica de resfriamento. QTR = m(h3 h4) = 1,26(45,78 28,58) = 21,68 kw

d) Carga trmica do ar de renovao. QTrenovao = 0,20m(h1 h2)=0,20x1,26 (55,36 43,39)= Ou alternativamente: QTrenovao = m(h3 h2)=1,26x(45,78 43,39)=3,01 kw e) Verificao de ganho calor na sala. Ganho de calor sensvel. (eq. 3.3) Qs = m(h7 h5) = 1,26(40,82 31,64) = Ou alternativamente, Qs = m.c.(t7 t5) = 1,26x1,026(22-13) = 11,63 kw Ganho de calor latente. (eq. 3.5) Ql = m(h2 h7) = 1,26(43,39 40,82) = Ou alternativamente, Ql = m . L . (g2 g7)=1,26x2454(7,3537,352)= 3,09 kw Confirmando os valores fornecidos.

3,01 kw

g1

11,57 kw
g3

3,24 kw
g2 g5

f) Potncia do ventilador. 1,29 kw Pventilador = m(h6 h4) = 1,26(29,60 28,58) = Ou alternativamente Pventilador = m.c.(t6 t4)=1,26x1,026(11 - 10)=1,29 kw g) Ganho de calor no duto de insuflao. Qduto = m(h5 h6) = 1,26(31,64 29,60) = Qduto = m.c.(t5 t6) = 1,26x1,026(13 11)= 2,59 kw Total = 2,57 kw 21,68 kw

DEMECP

42

Ar Condicionado
4. RESFRIAMENTO PELA EVAPORAO.

4.1 TORRES DE RESFRIAMENTO. H trs tipos de torre, conforme corrente de ar entra em contato com a gua.

maneira

pela

qual

Fig.4.1 - Torre de corrente de ar induzido a) atmosfrica; b) corrente de ar induzido (fig.4.1); c) corrente de ar forado (fig.4.2). A torre de corrente de ar induzido tem a vantagem de que qualquer vazamento ser do ar ambiente para a torre, em lugar do inverso. Isto significa que existe menor risco de incmodos
DEMECP

43

Ar Condicionado
provocados pela gua e o ar mido vazando para a vizinhana do que em outras torres. Uma importante vantagem que o ar mido e a asperso que sai da torre so descarregados a uma velocidade elevada, com um efeito direcional. Existe portanto menor risco de curto-circuito e a influncia da presso do vento reduzida. O ventilador com gua, que est na corrente de ar mido que sai da torre, mais suscetvel corroso, mas uma proteo anticorrosiva adequada deve minimizar esta desvantagem.

Fig.4.2 - Torre de corrente de ar forado

Torres de corrente de ar forado, ocorrem vazamentos mas os ventiladores e os motores no esto na corrente de ar mido. Curtocircuito um problema e no devem ser usadas em ambientes fsicos restritivos. Embora a altura da torre seja de importncia em produzir uma trajetria longa para que ocorra a troca de calor evaporativa contracorrente, a seo transversal da torre tambm importante porque, quanto maior seu valor, para a mesma altura, maior ser a superfcie molhada disponvel. Segue que o volume ocupado pr uma torre existe uma alternativa: uma torre alta ou uma torre baixa podem ser escolhidas, mas em ambos os casos o volume ser aproximadamente o mesmo. Devido obstruo visual do horizonte, as torres no so bem vistas pr arquitetos e planejadores de cidades. Existe assim uma presso considervel para reduzir sua altura e baixos perfis so escolhidos.

EXEMPLO 4.1: Em uma torre de resfriamento a gua penetra com uma 3 temperatura 45C, com uma vazo de 6,5 m /h e a presso atmosfrica normal. O ar entra no estado de TBS = 35C e TBU = 25C e deixa a
DEMECP

44

Ar Condicionado
torre na temperatura de 38C, saturado. A temperatura da gua ao sair da torre de 30C.

Determinar: a) rendimento da torre b) o "aproach" c) quantidade de calor cedida pela gua ao ar d) vazo de ar fornecida pelo ventilador.
Soluo:

a) Rendimento da torre. ta1 - ta2 45 - 30

= = = 0,75 (75%) ta1 - TBUar 45 - 25

onde:

ta1 = temperatura da gua quente que entra; ta2 = temperatura da gua fria que sai; TBUar = temperatura de bulbo mido de entrada do ar;

b) O "aproach". Para que haja transferncia de calor da gua para o ar, necessrio que a temperatura da gua seja superior TBU do ar. A diferena entre a temperatura da gua na sada da torre e a TBU do ar o " aproach".
ta2 - TBUar = "aproach" = 30 - 25 = 5C
DEMECP

45

Ar Condicionado
c) Quantidade de calor cedida pela gua ao ar. 3 vgua = 0,001 m /kg e cgua = 4,2 kj/kgC
Qvazo 6,5 Qc = .c.(ta1 - ta2) = x 4,2(45 - 30) v 0,001x3600

Qc = 113,75 KW d) Vazo de ar fornecida pelo ventilador. Da carta psicromtrica,

Quantidade de calor recebida pelo ar Qc = Qr = m(har2 - har1), onde har1 = 76 kj/kg , har2 = 120 kj/kg e var1 = 0,895 m /kg
Qvazo = Qc.var1/(har2 - har1) = 113,75x0,895/0,75(120 - 76) Qvazo = 3,08 m /s ou 184,8 MCM.
3 3

4.2 CONDENSADORES EVAPORATIVOS. Condensador e torre de resfriamento requer um sistema de distribuio de gua, o que no existe absolutamente num condensador evaporativo. Apenas um pouco de gua deve ser circulada, o suficiente para garantir que a superfcie da serpentina do condensador esteja completamente molhada. A troca de calor apenas latente e uma quantidade menor de gua requerida na circulao do que necessrio com um condensador e torre de resfriamento, onde ocorre uma troca de calor sensvel no condensador, casco e tubo (shell and tube).

DEMECP

46

Ar Condicionado

Fig.4.3 - Condensador Evaporativo O condensador evaporativo ento mais compacto e mais barato. Ele no tem entretanto flexibilidade e o retorno de leo e outros problemas exigem que o condensador no esteja muito afastado do compressor. Uma torre de resfriamento, pr outro lado, pode ser localizada quilmetros distantes, com o condensador adjacente ao compressor. Depsitos nos tubos de um condensador evaporativo podem ser um problema, particularmente se uma elevada temperatura de condensao for usada.

DEMECP

47

Ar Condicionado
5. DUTOS.

5.1 INTRODUO. A distribuio de ar aos diversos ambientes a serem condicionados realizada atravs de tubulaes fabricadas de chapas metlicas e denominadas de um modo geral de sistemas de dutos ou rede de dutos. A funo de um sistema de dutos de transportar o ar do equipamento (ventilador) at o espao a ser condicionado. Para exercer esta funo, o sistema de dutos precisa ser projetado dentro dos limites estabelecidos, considerando-se o espao disponvel para o seu trajeto, as perdas de carga, a velocidade, os nveis do rudo e as perdas e ganhos de calor.

5.2 CLASSIFICAO DOS DUTOS. Os sistemas de dutos so classificados velocidade e presso do ar no interior do duto.

em

relao

Quanto a velocidade: - Baixa velocidade ou convencional: at 762 MPM (2.500 FPM). - Alta velocidade; acima de 762 MPM (2.500 FPM). Quanto a presso: - Baixa presso; Ventilador classe I. At 95,25 mmC.A. (3 3/4 inC.A.). - Mdia presso; Ventilador classe II. de 95,25 mmC.A. (3 3/4 inC.A.) at 171,45 mmC.A. (6 3/4 inC.A.). - Alta presso; Ventilador classe III. de 171,45 mmC.A. (6 3/4 inC.A.) at 311,15 mmC.A. (12 1/4 in C.A.). Dutos de alta presso so canalizaes de seo circular onde o ar atinge velocidades superiores a 600 MPM. Trata-se de tcnica especial, pouco usada em virtude da grande potncia consumida para a circulao do ar e que exige abafadores em cada boca de sada para eliminar os rudos elevados que se formam no escoamento de ar a grandes velocidades. Dutos de baixa presso so canalizaes geralmente de seo retangular onde as velocidades adotadas so inferiores a 600 MPM. Plenos so canalizaes executadas na prpria estrutura da construo, constitudas por rebaixos de forro ou vos, onde o ar se desloca com velocidades inferiores a 102 MPM. Um bom projeto de dutos deve obedecer seguinte orientao: O momento de transporte (produto vazo-distncia) deve ser o mnimo para se obter, uma canalizao econmica.
DEMECP

48

Ar Condicionado

Em linha

Palmada

Mista

Fig. 5.1

Atendendo a esse objetivo, o traado da rede pode obdecer aos tipos de distribuio mostrado na fig. 5.1: Devem ser adotadas medidas para reduzir as perdas de carga nos acessrios, como, por exemplo, guias nos joelhos e nas curvas. A colocao das bocas de insuflamento deve ser feita como nos mostram os desenhos da fig. 5.2, evitando-se a presso dinmica do escoamento, para o insuflamento do ar no ambiente. O fluxo de ar nas bocas de insuflamento deve ser orientado por meio de captores apropriados dispostos perpendicularmente veia fluida, como mostra a fig. 5.2. Esses captores, normalmente, tm 7,5 cm de comprimento e so espaados de 5 em 5 cm.

5.3 MEDIDA DE PRESSO NOS DUTOS. As presses do ar nos dutos normalmente usados em sistemas de ar condicionado so pequenas. Alcanam valores de 211,074 mm C.A. (0,3 psi), que, apesar de pequenos, tm grande influncia na eficincia dos ventiladores e na distribuio do ar atravs da rede de dutos. O dispositivo normalmente utilizado para medidas de presso o manmetro.Entre os diversos tipos de manmetros, o de maior emprego para pequenas medidas de presso o manmetro tipo tubo em U. O manmetro em U indica sempre uma presso diferencial, isto , a diferena de presso entre dois pontos, como mostrado na fig. 5.3. A elevao da coluna lquida provocada por uma diferena de presso entre o interior do duto e a presso atmosfrica.

DEMECP

49

Ar Condicionado

Defletor Difusor com captor Defletor

Defletor

Grelhas com captores

Fig. 5.2

5.4 CONCEITOS DE PRESSO ESTTICA, DINMICA E TOTAL. Qualquer fluido, inclusive o ar, exerce uma presso nas paredes do recipiente no qual est confinado. Essa presso conhecida como presso esttica e independente da velocidade do ar. A presso dinmica a presso proveniente da movimentao do ar, sempre exercida na direo do fluxo. Quando a presso esttica inferior presso atmosfrica negativa. Quando superior presso atmosfrica, positiva. A presso dinmica sempre positiva. soma algbrica das presses esttica e dinmica denominamos de presso total.

onde: Pt presso total Pt = Pe + Pd Pe presso esttica e Pd presso dinmica

DEMECP

50

Ar Condicionado
O lquido interno ao tubo, denominado lquido manomtrico, a gua de fcil obteno, tornando dispositivo barato. simples e

As unidade utilizadas nas medidas so o centmetro ou milimetro de coluna de gua (cm C.A. ou mm C.A.) . Fig. 5.3 Manmetro em U Normalmente, mede-se as presses esttica e total, sendo a presso dinmica obtida por diferena. Uma vez obtida a presso dinmica, pode-se calcular a velocidade que lhe deu origem. As unidades de presso so sinnimas das de energia por unidade de volume, como pode ser visto ao se multiplicar o 2 denominador e o numerador de N/m por metro. Segue que a presso dinmica pode ser considerada como energia cintica por unidade de volume e portanto; 1 2 Ec = m.V 2
2

Ec Pd = vol 1 2 .V , 2 3 ar for igual a 1,20 kg/m , fica


2

1 m.V Pd = . = 2 vol Se a densidade do


V = 1,291 Pd

, sendo Pd em N/m e V em m/s.

Do exposto acima, lanamos mo de um instrumento com o qual, atravs de medidas de presso esttica e presso total, obtm-se o valor da presso dinmica em mmC.A. Esse instrumento denominado tubo pitot, com suas respectivas coneces e manmetro, e pode ser visto na fig. 5.4. Onde pode-se obter facilmente a velocidade em m/s.

DEMECP

51

Ar Condicionado

Fig. 5.4 Tubo de pitot

5.5 EQUAO DO FLUXO DE AR. A vazo de ar e a velocidade esto relacionados atravs da seguinte equao: Q = A.V onde; Q a vazo de ar em MCM. 2 A a rea da seo transversal do duto em m . V a velocidade do ar em MPM. 5.6 PERDA DE PRESSO EM UM DUTO. O ar que escoa atravs de um duto encontra resistncia provocadas pelo atrito e a turbulncia. As perdas por atrito so originadas pelo contato do ar com as superfcies do duto. As perdas dinmicas resultam das mudanas de velocidade, de direo no fluxo de ar e turbulncia. Ao conjunto de perdas por atrito e perdas dinmicas denomina-se de perda de presso de um duto. Com objetivo de vencer as resistncias de dutos, necessrio despender-se energia para manter um diferencial de presso entre as duas extremidades do sistema, isto conseguido atravs de um ventilador. As perdas por atrito so apresentadas nos bacos dos ANEXOS I - 5 e 6. As perdas dinmicas so apresentadas no baco dos ANEXOS I - 7 contido nos anexos. As perdas dinmicas tambm chamadas de acidentais podem ser divididas em duas categorias:

DEMECP

52

Ar Condicionado

As perdas acidentais so apresentadas em termos de comprimento equivalente (L). O conceito de comprimento equivalente o seguinte: Considerando o duto de uma determinada seo, com a velocidade V do ar, a perda correspondente ao acidente ser igual perda por atrito correspondente a determinado comprimento do duto considerado. As tabelas nos ANEXOS I - 2, 3 e 4 apresentam os valores a serem considerados para os diversos tipos de acidentes. EXEMPLO 5.1: Utilizao do baco dos ANEXOS I - 5. Um duto com 20m de comprimento e 40,64cm (16in) de dimetro est conduzindo 60 MCM de ar. Pede-se determinar: a) perda por atrito no duto; b) velocidade do ar no duto.
Soluo: a) Com base no baco dos ANEXOS I - 5, na interseo da linha horizontal do 60 MCM com a diagonal de (16in), determina-se uma perda por atrito de 0,22 mmC.A./m de comprimento do duto. Considerando-se o comprimento de 20m, a perda por atrito ser;

0,22x20 = 4,4 mmC.A. b) A velocidade do ar no duto obtida pela interseo da linha horizontal de 60 MCM com a linha diagonal de 16 in, sendo igual a; 450 MPM EXEMPLO 5.2: Utilizao das tabelas dos ANEXOS I - 2, 3 e 4. Determinar o comprimento equivalente para uma curva de 90 formada de cinco peas para um duto circular de dimetro igual a 25,4cm (10 in). Da tabela dos ANEXOS I - 3 obtm-se o valor de L/D = 12. Sendo o valor de L (comprimento equivalente).
DEMECP

53

Ar Condicionado
L = 12.D = 12x25,4/100 = 3,048 m EXEMPLO 5.3: Determinar o comprimento equivalente guias com as dimenses indicadas na fig. 5.5 D = 30 cm, W = 60 cm e R = 37,5 cm para uma curva, sem

D = 60 cm

w=
R

30

cm

75

cm

Fig. 5.5

Fig. 5.6

Determinao R/D e W/D; R/D = 37,5/30 = 1,25;

W/D = 60/30 =

Da tabela dos ANEXOS I - 4, obtm-se para as condies acima o valor L/D = 7,5. Sendo o valor de L (comprimento equivalente) dado em m devese transformar D para m. L = 7,5x30/100 = 2,25 m EXEMPLO 5.4: Determinar o comprimento equivalente para uma guias com as dimenses indicadas na fig. 5.6 W = 30 cm , D = 60 cm e R = 75 cm Encontra-se: R/D = 75/60 = 1,25 ; W/D = 30/60 = 0,5 Da tabela dos ANEXOS I - 4 , tem-se L/D = 5, onde: L = 5x60/100 = 3 m curva, sem

DEMECP

54

Ar Condicionado
6. DIMENSIONAMENTO DE DUTOS.

6.1 INTRODUO. No dimensionamento de sistemas de dutos podemos considerar os seguintes mtodos; - Mtodo da velocidade - Mtodo de igual perda de carga - Mtodo da recuperao esttica. A escolha do mtodo a ser utilizado depende do tamanho do sistema de dutos a ser projetado. Para pequenos sistemas, utilizamos o mtodo da velocidade. Sistemas grandes, com alta presso, so freqentemente dimensionados pelo mtodo da recuperao esttica. Os sistemas de dutos com caractersticas mdias, entre as condies acima definidas, so dimensionados pelo mtodo de igual perda de carga.

6.2 MTODO DA VELOCIDADE. O mtodo da velocidade consiste em estabelecer-se velocidades arbitrrias para cada seo do duto. As velocidades so selecionadas tomando-se valores altos para os trechos prximos ao ventilador, sendo progressivamente reduzidas, de modo que as velocidades mais baixas esto nas extremidades do sistema. Uma vez que as vazes de ar para as sees so conhecidas arbitrando as velocidades, as reas so facilmente calculadas.

Fig. 6.1 EXEMPLO: 6.1: Seja uma rede de dutos de insuflao de um sistema de ar condicionado para um escritrio mostrada na fig.6.1. Sero utilizados difusores de teto com as vazes tambm indicadas na figura em questo.

DEMECP

55

Ar Condicionado
Pede dimensionar-se a rede de dutos pelo mtodo da velocidade. Soluo: 1 - Escrever as vazes de ar em cada seo do duto, a partir do difusor 7. Seo C - 7 5 - 6 C - 5 B - C 3 - 4 B - 3 A - B 1 - 2 A - 1 VENT - A Vazo (MCM) 20 23 20 + 23 = 43 43 + 20 = 63 30 30 + 25 = 55 63 + 55 = 118 23 23 + 20 = 43 118 + 43 = 161

2 - Arbitrar uma velocidade de ar para cada seo do duto. Como orientao pode-se usar a tabela dos ANEXOS I - 11 ou tabela 13 da NB-10/1980 ANEXOS III - 19 (recomendvel). Escolhemos 7,5 m/s ou 450 MPM para a seo (VENT - A).

Seo VENT - A A - B B - C

Velocidade (MPM) 450 400 350

A velocidade recomendada para ramais de 200 MPM a 300 MPM. Usaremos 250 MPM. Seo A - 1 1 - 2 B - 3 3 - 4 C - 5 5 - 6 Velocidade MPM 250 250 250 250 250 250

Para a seo C - 7, considerando-se como parte do duto principal, a velocidade seria 300 MPM; considerando como um ramal, a velocidade seria 250 MPM. Assim, os primeiros 8m poderiam ser considerados como duto principal e os ltimos 3 m como ramal, o que no muito correto uma vez que esta seo conduz 20 MCM. Para solucionar a questo pode-se selecionar uma velocidade entre 350 MPM (seo B - C) e 250 MPM (ramais). Seo C - 7 Velocidade (MPM) 300

DEMECP

56

Ar Condicionado
3 - Clculo da rea de cada seo. Q Q a vazo do ar em MCM 2 A = A a rea do duto em m V V a velocidade do ar em MPM.

(cm)

Seo VENT - A A - B B - C A - 1 1 - 2 B - 3 3 - 4 C - 5 5 - 6 C - 7

Q (MCM) 161 118 63 43 23 53 30 43 23 20

V (MPM) 450 400 350 250 250 250 250 250 250 300

A (m ) 0,358 0,295 0,180 0,123 0,092 0,212 0,120 0,172 0,092 0,067

Dimenses 40 30 30 30 30 30 30 30 30 30 x x x x x x x x x x 90 90 60 41 31 71 40 57 31 22

6.3 MTODO DE IGUAL PERDA DE CARGA. O mtodo de igual perda de carga consiste em se dimensionar o sistema de dutos de modo que cada trecho ou ramal do mesmo tenha a mesma perda de carga. Apresenta-se, a seguir, um roteiro a ser seguido para o dimensionamento: 1 - Selecionar uma velocidade inicial, para cada aplicao, de acordo com a tabela 13 da NB-10/1980 dos ANEXOS III - 19 (recomendvel) ou a tabela dos ANEXOS I - 11. 2 - Determinar a rea inicial do duto, A = Q/V. 3 - Determinar as porcentagens de vazo nos diversos trechos do sistema com relao vazo inicial. 4 - Determinar as porcentagens da rea com o auxlio da tabela dos ANEXOS I - 12. 5 - Calcular as reas dos diversos trechos do sistema por suas respectivas porcentagens determinadas no item 4, em relao rea inicial calculada no item 2. 6 - Selecionar as dimenses dos diversos trechos do sistema atravs das tabelas dos ANEXOS I - 8, 9 e 10. 7 - Determinar a perda de carga total do sistema de dutos: 7.1 Calculando a taxa de perda no trecho inicial por metro atravs do baco dos ANEXOS I - 5, entrando com a vazo inicial e o dimetro equivalente da seo inicial obtido nas tabelas dos ANEXOS I - 8, 9 e 10. 7.2 Determinando o comprimento equivalente total do sistema de dutos em seu percurso mais longo, levando em conta os comprimentos equivalentes dos diversos acidentes, obtidos nas tabelas dos ANEXOS I - 2, 3 e 4.

DEMECP

57

Ar Condicionado
7.3 A perda de carga total da rede obtida multiplicando a taxa de perda no trecho inicial pelo comprimento equivalente total.

8 - Determinar a presso esttica do ventilador. EXEMPLO 6.2: Dimensionar a rede de dutos para o sistema esquematizado na fig.6.2, sabendo-se que a quantidade total de ar a ser insuflado de 153 MCM, em salas de escritrios, que de cada uma das 18 bocas de insuflao saem 8,5 MCM, que a presso a ser mantida em todas as bocas de insuflao 3,8 mmC.A. e que as curvas tm a relao R/D = 1,25.
10,67 6,10m 6,10m

m 153 MCM 7,62m 51MCM

A 102 MCM 1 42,5MCM

B 51MCM 51MCM

3,05m 13

7 42,5MCM 42,5MCM

6,10m

2 34MCM ventilador 153 MCM 3 34MCM

8 34MCM

14 6,10m

15 6,10m

25,5MCM

25,5MCM

25,5MCM

4 17MCM 17MCM

10 17MCM

16 6,10m

11

17 6,10m

8,5MCM 6

8,5MCM 12

8,5MCM 18

Fig.6.2

Soluo:

1 - Escrever a vazo de ar em cada seo do duto, inicia-se pela boca n18. 2 - Com base na tabela 13 da NB-10/1980 dos ANEXOS III - 19 ou na tabela dos ANEXOS I - 11, selecionar a velocidade inicial de 518 MPM (8,63 m/s), (1700 FPM), que um valor abaixo do mximo recomendvel no critrio quanto s perdas por atrito, para recintos industriais. 3 - Calcular a rea inicial do duto:

DEMECP

58

Ar Condicionado
Q 153 2 A = = = 0,295m V 518

4 - Determinar as porcentagens de vazo nos diversos trechos:


Trecho Do ventilador at A A at B A at 1 B at 7 B at 13 1 at 2 7 at 8 13 at 14 2 at 3 8 at 9 14 at 15 3 at 4 9 at 10 15 at 16 4 at 5 10 at 11 16 at 17 5 at 6 11 at 12 17 at 18 Vazo 153 102 51 " " 42,5 " " 34 " " 25,5 " " 17 " " 8,5 " " % Vazo 100% 102/153 = 0,67 (67%) 51/153 = 0,33 (33%) 33% " 42,5/153 = 0,28 (28%) 28% " 34/153 =0,22 (22%) 22% " 25,5/153 = 0,17 (17%) 17% " 17/153 = 0,11 (11%) 11% " 8,5/153 = 0,06 (6%) 6% "

5 - Determinar as porcentagens de rea correspondentes s porcentagens, baseando-se nos ANEXOS I - 12, de vazo obtidas no item 4 acima. Em seguida calcular a rea dos diversos trechos. % Vazo 100 67 33 28 22 17 11 6
rea = %Axrea inicial 2 100x0,295/100 = 0,295m 2 73,5x0,295/100 = 0,22m 2 41,0x0,295/100 = 0,12m 2 35,5x0,295/100 = 0,10m 2 29,5x0,295/100 = 0,09m 2 24,0x0,295/100 = 0,07m 2 17,5x0,295/100 = 0,05m 2 10,5x0,295/100 = 0,03m

% rea 100 73,5 41,0 35,5 29,5 24,0 17,5 10,5

6 - Selecionar as dimenses do duto com base nos ANEXOS I - 8.


59

DEMECP

Ar Condicionado
Trecho rea (m )
2

rea (ft )

Do ventilador A at A at 1 at 2 at 3 at 4 at 5 at

at A B 1 2 3 4 5 6

0,295 0,22 0,12 0,10 0,09 0,07 0,05 0,03

3,17 2,36 1,29 1,07 0,97 0,75 0,53 0,32

Dimenses (in) (cm) 22x22 56x56 22x16 56x46 22x10 56x25 16x10 41x25 14x10 36x25 12x10 30x25 8x10 20x25 6x10 15x25

7 - Determinar as perda de carga total do sistema. 7.1 - Selecionar o dimetro equivalente para a seo inicial 22x22 in (56x56 cm) com base na tabela dos ANEXOS I - 8: 24,1 in (612 mm). 7.2 - Determinar a taxa de perda de carga no trecho inicial por 1m atravs do baco dos ANEXOS I - 5. 3 Vazo inicial: 153 MCM (2,55 m /s). Dimetro: 612mm (24,1 in) Taxa de perda: 0,180 mmC.A. por 1m. 7.3 - Determinar o comprimento equivalente total em seu percurso mais longo. a) 1 curva sem guias para o trecho do ventilador at A. Da tabela dos ANEXOS I - 4 tira-se:

W = 56 cm D D = 56 cm = 0,56 m

R / D = 1,25 L/D=7

W/D=1 W R

L=7

X 0,56 =

3,92 m

b) 1 curva sem guias para o trecho B at 13.


D x W = 56 x 25 R / D = 1,25

L / D = 5

D W W L

= = / =

56 cm = 0,56 m 25 cm D = 25 / 56 = 0,45 5 X 0,56 = 2,80 m

DEMECP

60

Ar Condicionado
Trecho mais longo Do ventilador at A A at B B at 13 13 14 15 16 17 at at at at at 14 15 16 17 18 Item duto reto 1 curva s/guias duto reto duto reto 1 curva s/guias duto reto duto reto duto reto duto reto duto reto Total compr. (m) 18,29 6,10 9,15 6,10 6,10 6,10 6,10 6,10 64,04 eqv. (m) 3,92

2,80

6,72

Comprimento equivalente total: L = 64,04 + 6,72 = 70,76 m. 7.4 - Determinao das perdas de carga nas transies. Para determinar Pv (presso dinmica) utilizar o baco dos ANEXOS I - 7 para determinar Pe (presso esttica) da transio utilizar a tabela dos ANEXOS I - 13. TRANSIO A1/A 1 0,22/0,295= 2 0,12/0,22 = 3 0,10/0,12 = 4 0,09/0,10 = 5 0,07/0,09 = 6 0,05/0,07 = 7 0,03/0,05 = Velocidade (MPM) 102/0,22=463,64 51,0/0,12=425 42,5/0,10=425 34/0,09=377,78 25,5/0,07=364,28 17/0,05=340 8,5/0,03=283,33 Pv 4 3 3 2,5 2,3 2 1,6 Pe 0,30x4=1,20 0,75x3=2,25 0,15x3=0,45 0,15XPv=0,37 0,30xPv=0,69 0,30xPv=0,60 0,50xPv=0,80 total 6,365

0,74 0,55 0,83 0,90 0,77 0,71 0,60

(L)

7.5 - Clculo da perda de carga da rede. hduto-18 = Taxa de perda x Comprimento equivalente total
hduto-18

0,180 mmC.A. = x 70,76 m = 12,74 mmC.A.


1m

Ptotal = hduto-18+htransio+ Pgrelha = 12,74+6,365+3,8 = 22,905 mmC.A.

DEMECP

61

Ar Condicionado
7. DISTRIBUIO DO AR.

7.1 FABRICAO DE DUTOS. Em um sistema de ar condicionado, as tubulaes so, em geral, fabricadas em chapa de ao galvanizada, podendo ser usadas tambm chapas pretas com revestimento anticorrosivo apropriado, ou fibra de vidro. Os dutos podem ser fabricados em seo circular, seo retangular ou seo transversal. A seo circular apresenta o menor permetro; em conseqncia, os dutos de seo circular oferecem menor resistncia ao escoamento do ar, sendo mais econmicos. Os dutos retangulares so mais facilmente acomodveis aos interiores das construes e de mais fcil fabricao, e, por isto, muito mais usados.

7.2 CARACTERSTICAS DAS CHAPAS PARA FABRICAO. De acordo com a recomendao da norma NB-10/1980 tab.14 da ABNT, devem ser utilizadas as seguintes bitolas de chapas galvanizada para fabricao de dutos:

Bitola de chapa ao galvanizado 26 24 22 20 18

Duto circular dimetro (mm)

Duto retangular lado maior (cm) at 300 at 750 at 1400 at 2100 at 3000

Espessura mm

Peso 2 Kg/m

at at at at at

450 750 1150 1500 2300

0,50 0,64 0,79 1,95 1,27

4,425 5,646 6,866 8,087 10,528

7.3 FABRICAO DE DUTOS RETANGULARES E CIRCULARES. Os dutos so feitos em sees, e cada seo pode ser formada por uma ou mais chapas. As dobras para formar as sees so feitas em viradeiras ou mquinas especiais. As sees so fechadas por juntas longitudinais e o duto, pela justaposio das sees fixadas atravs de juntas ou chavetas (juntas transversais). Os dutos circulares so fabricados em calandras. As juntas longitudinais podem ser de encaixe, rebitadas ou soldadas. As sees so emendadas uma nas outras por superposio. Para isto, cada seo apresenta uma pequena conicidade.

A fixao de uma seo na outra pode ser feita por parafuso, rebite ou solda.

DEMECP

62

Ar Condicionado
7.4 ISOLAMENTO TRMICO. A necessidade do isolamento trmico dos dutos de ar condicionado decorre do fato deles transportarem ar a temperatura mais baixa que as dos ambientes onde passam. Devero ser consideradas as seguintes situaes: a) Risco de condensao de umidade na superfcie dos dutos no isolados. b) Perdas de frio decorrentes do no isolamento dos dutos. Os isolantes trmicos mais usados so a cortia, l de vidro, eucatex e isopor. A aplicao do isolamento trmico feita atravs do uso de colas. A cortia e o isopor podem ser fixados tambm com asfalto quente. Por medida de proteo ao isolamento e melhor acabamento para o duto, utilizam-se nas arestas dos dutos cantoneiras fabricadas em chapa galvanizada. Pode utilizar-se tambm fita crepom 3M. A fixao das cantoneiras de proteo feita com parafusos ou cintas. A fig. 7.1 apresenta um detalhe da aplicao de isolamento trmico a um duto.

ISOPOR

COLA

duto

CANTONEIRA OU FITA CREPON 3M

DUTO

Fig. 7.1

7.5 FIXAO DOS DUTOS NAS ESTRUTURAS. Os dutos so fixados nas estruturas por meio de suportes e braadeiras confeccionadas em chapa metlica ou cantoneiras. As braadeiras so presas aos dutos por meio de parafusos ou rebites, enquanto que a fixao dos suportes nas estruturas feita com chumbadores. Detalhes dos diversos tipos de suportes podem ser vistos nos esquemas contidos nos anexos.

DEMECP

63

Ar Condicionado
7.6 DETERMINAO DA PRESSO ESTTICA DE UM VENTILADOR. A presso esttica de um ventilador obtida atravs da expresso abaixo: He = Pe + hretorno + hfiltro + hserpentina onde: He - Presso esttica do ventilador Pe - Presso esttica na boca do ventilador hretorno - Perda de carga no retorno hfiltro - Perda de carga no filtro de ar hserpentina - Perda de carga na serpentina As perdas de carga no filtro de ar e na serpentina so obtidas por consulta as tabelas dos fabricantes. Pode-se considerar em geral os seguintes valores: hfiltro = 2,54 a 5,08 mmC.A., hserpentina = 15,24 mmC.A. A presso esttica na boca do ventilador (Pe) obtida pela seguinte expresso:

onde:

Pe = ha-n + htransio + hgrelha h1-a

ha-n - perda de carga total da rede de dutos para o ramal mais extenso. hgrelha - perda de carga na grelha. h1-a - perda de carga na transmisso entre a boca do ventilador e o ramal principal da rede de dutos.

1-a

= K

[ (

Va 242,2

) (
2

V1 242,2

)]
2

eq. 7.1

sendo:

K = 0,5 quando V1 > Va

K = 1,1 quando Va > V1

EXEMPLO 7.1: Calcular a presso esttica do ventilador para o exemplo apresentado no dimensionamento da rede de dutos pelo mtodo de igual perda de carga, considerando-se que a rea de descarga do ventilador 2 de 0,25 m . Soluo: Do exemplo 6.2, no item 7.5, tira-se:
Ptotal = hduto-18 + htransio + Pgrelha = 22,905 mmC.A, sendo
DEMECP

64

Ar Condicionado
mmC.A. hduto-18 = 12,74 mmC.A. ; htransio = 6,365 mmC.A.; hgrelha = 3,8

1 - Velocidade do ar de descarga no ventilador (V1).

Q = 153 MCM V
1

Q A

612 MPM

V V
1

= 612

MPM transio
2

duto

= 518 MPM
2

A =
1

0,25 m

= 0,25 m

duto

= 0,295 m

2 - Presso esttica na boca do ventilador. Pe = hduto-18 + htransio + hgrelha h1-duto , como V1 > Vduto Utilizando a eq. 7.1

1-duto

= 0,5

[ (

612 242,2

) (
2

518 242,2

)]
2

= 0,91 mmC.A.

Substituindo; Pe = 22,905 - 0,91 = 21,995 mmC.A. 3 - Presso esttica do ventilador (He) hretorno = 2,54 mmC.A. (estimada) Pe = 21,945 mmC.A. , hfiltro = 5,00 mmC.A. , hserpentina = 15,24 mmC.A. He = 21,995 + 2,54 + 5 + 15,24 = 44,775 mmC.A.

7.7 DISTRIBUIO QUANTITATIVA E QUALITATIVA DO AR. Considerando que os objetivos principais da distribuio do ar nos diversos ambientes so a determinao da quantidade do mesmo a ser insuflado em cada recinto e o da melhor maneira em distribulo. Pode-se estudar a distribuio do ar sobre os seguintes aspectos: - Distribuio quantitativa do ar. - Distribuio qualitativa do ar. DISTRIBUIO QUANTITATIVA DO AR.

DEMECP

65

Ar Condicionado
Considerando na fig. 7.2 trs recintos a serem condicionados por um sistema central de ar condicionado:
SALA 1 SALA 2 (C (C ) t ) t

i2

max MCM

i1 max

SALA 3 MCM 1 (C i3 ) max t 3

MCM

Fig. 7.2 Admitindo-se que as salas tenham cargas mximas diferentes em horas diferentes: - Sala 1 tem carga interna mxima (Ci1)max na hora t1. - Sala 2 tem carga interna mxima (Ci2)max na hora t2. - Sala 3 tem carga interna mxima (Ci3)max na hora t3. As cargas e as horas de ocorrncia podem ser tabeladas: t1 (Ci1)t1max (Ci2)t1 (Ci3)t1
(Ci)t1

t2 (Ci1)t2 (Ci2)t2max (Ci3)t2


(Ci)t2

(Ci)t3

t3 (Ci1)t3 (Ci3)t3 (Ci3)t3max

Admitindo-se tambm que:


(Ci)t2 > (Ci)t1

e (Ci)t3 carga trmica da

Conclui-se que t2 a hora de mxima instalao. A capacidade a ser instalada ser:

TR = (Ci)t2 + CAE Para a distribuio quantitativa do ar, pode-se seguir trs mtodos: - Clssico - Proporcional - do Zoneamento. Mtodo clssico. Consiste de distribuir o ar para cada recinto em quantidades proporcionais s cargas internas dos recintos na hora de mxima carga trmica da instalao.
DEMECP

66

Ar Condicionado
Assim, a vazo de ar em considerao ser: (Ci1)t2

MCM1 = MCMT x
(Ci)t2

MCM2 = MCMT x
(Ci)t2

(Ci2)t2

MCM3 = MCMT x Sendo:


(Ci)t2

(Ci3)t2

MCM1 + MCM2 + MCM3 = MCMT O mtodo apresentado perfeito para a hora de mxima carga trmica. Em horas diferentes da hora de mxima carga trmica, tem-se os ambientes fora das condies de projeto. O mtodo clssico somente dever ser usado quando as cargas internas mximas dos ambientes ocorrem na mesma hora ou horas prximas. Mtodo proporcional. O mtodo consiste de distribuir o ar para cada recinto em quantidades proporcionais s cargas internas mximas de cada recinto independente da hora que venha a ocorrer. Assim, a vazo de ar em considerao ser: MCM1 = MCMT x (Ci1)max + (Ci2)max + (Ci3)max MCM2 = MCMT x
(Ci)max (Ci3)max (Ci)max

(Ci1)max

(Ci2)max

MCM3 = MCMT x

Este mtodo dever ser usado quando as cargas mximas de cada recinto ocorrem em horas diferentes.

internas

Mtodo do zoneamento. O mtodo do zoneamento utilizado para instalaes nas quais o emprego clssico ou do mtodo proporcional traria uma distribuio de ar muito deficiente. O mtodo do zoneamento dever ser usado para
DEMECP

67

Ar Condicionado
instalaes em que as horas de mxima carga ocorrerem em horas bem afastadas. As vazes de ar devero ser determinadas para cada recinto, independente dos demais. DISTRIBUIO QUALITATIVA DO AR. Na distribuio qualitativa do ar, deve-se estudar os seguintes pontos: - Anlise da localizao das grelhas de insuflao; - Anlise da localizao das grelhas de retorno; - Seleo das grelhas de insuflao; - Seleo das grelhas de retorno. Localizao das grelhas de insuflao; Como critrio geral, as grelhas de insuflao devero ser localizadas de maneira a lanar o ar frio nas zonas de concentrao de carga trmica. Pode-se adotar dois tipos de distribuio de ar atravs de grelhas de insuflao: 1 - distribuio pelo teto; 2 - distribuio pela parede e piso. Distribuio pelo teto. O ar lanado na sala por meio de dispositivos instalados no teto so denominados de difusores ou aerofusos. Tais dispositivos podem ser circulares ou retangulares e lanam o ar em jatos paralelos e concntricos, que se transformam em jato nico, devido rpida difuso dessas camadas do ar com o ar da sala.
DUTO

FORRO FALSO

ALETAS

Fig. 7.3 Um difusor deve ser projetado para que o ar saia o mais paralelo possvel do teto. A distribuio pelo teto dever ser sempre usada quando: - as cargas trmicas forem uniformemente distribudas no recinto; - o p direito for baixo; - o teto for corretamente isolado.

DEMECP

68

Ar Condicionado
Distribuio pela parede e piso. Consiste de se lanar o ar na sala por meio de dispositivos denominados grelhas de parede ou grelhas de piso.

GRELHA DE PAREDE

DUTO

ALETA HORIZONTAL

NGULO DE DEFLEXO DO JATO

ALETA VERTICAL

COLARINHO PAREDE

Fig. 7.4

A distribuio do ar pela parede ou piso dever sempre ser usada quando: - o p direito for elevado (acima de 3 metros); - o teto for liso, sem interferncias. A altura do piso at a grelha no poder ser menor que 3 m devido queda do ar frio na sala. Por outro lado, a distncia da face superior da grelha at o teto dever ser de, no mnimo, 30 cm, para que no ocorra a formao de lastros de sujeira no teto. As barras horizontais so denominadas de aletas direcionais horizontais, e tm a finalidade de controlar o ngulo de deflexo do jato. O uso das barras horizontais pode ser optativo. As barras verticais so denominadas de aletas direcionais verticais e tm a finalidade de controlar o ngulo de divergncia do jato. As barras verticais sempre existem.

DEMECP

69

Ar Condicionado
As aletas horizontais podem ser colocadas na frente ou atrs das aletas verticais. Quando as grelhas possuem os dois tipos de aletas, so chamados de grelhas de dupla deflexo. As grelhas de piso tem a finalidade de distribuir o ar quando optamos pela insu flao atravs de pisos elevados, principalmente em instalaes de ar condicionado para centro de processamento de dados.

planta

aletas verticais

angulo de divergncia do jato

V' V' = 0,05 V

1,5 D

Fig. 7.5 Localizao das grelhas de retorno. Inicialmente, deve-se observar a influncia da grelha do retorno sobre o ar em movimento na sala. Para isso se considera o gradiente de velocidade em uma grelha de retorno, que a reduo na velocidade de ar proporo que nos afastamos da grelha, conforme mostra a fig. 7.5. Assim, a uma distncia de 1,5D, a velocidade igual 0,05 da velocidade na face da grelha (a velocidade cai rapidamente medida que se afasta da grelha). Conclui-se que a influncia de uma grelha de retorno sobre o ar em movimento na sala desprezvel e sua atuao se faz sentir somente em uma regio bem prxima a grelha. Qalaauanto localizao das grelhas de retorno, so posicionadas considerando-se o tipo de retorno utilizado: DEMECP

retorno retorno retorno retorno

pelo teto; pela parede; pelo piso; em comum.


70

Ar Condicionado
Retorno pelo teto o mais eficiente. Pode ser feito por difusores simples, tipo insuflamento, ou difusores mistos, conforme a fig. 7.6. Retorno pela parede. A localizao feita conforme fig. 7.7. Retorno pelo piso. As grelhas so instaladas no piso, conforme a fig. 7.8. Esse tipo de retorno normalmente usado em instalaes para cinema e teatro.
retorno do anel do duto colarinho

insuflamento do colarinho tamanho normal

A B

Fig. 7.6

sala

Fig. 7.7

grelhas de retorno (cogumelos)

Fig.7.8
DEMECP

71

Ar Condicionado
Retorno em comum. O retorno feito por meio de grelhas colocadas falso em ambiente adjacente comum aos recintos condicionadas. A passagem do ar de retorno dos condicionados para o ambiente adjacente feita por instaladas na porta ou na parede. Um exemplo de aplicao visto na fig. 7.9 e na fig. 7.10. no forro a serem recintos grelhas pode ser

sala 1

sala 2

sala 3

sala 4

corredor

sala 5

sala 6

sala 7

sala 8

Fig. 7.9

A vantagem deste tipo de retorno o beneficiamento do corredor pelo ar de retorno. Grandezas caractersti cas das grelhas. 1 - Zona de ocupao. o espao interno de um recinto distantes 406,4 mm de todas as paredes a uma altura 1,83 m a partir do piso. Fig. 7.10
DEMECP

sala 7

sala 3

de

72

Ar Condicionado

recinto

406 ,4 mm

1,83m

zona de ocupao

Fig. 7.11

2 - rea da face. a rea externa da grelha.

Af = a x b

Fig. 7.1
DEMECP

73

Ar Condicionado
3 - rea livre. a rea destinada passagem do ar. Alivre = 0,50 a 0,30 Af V1 - velocidade de ar primrio (igual velocidade de insuflao), V2 - velocidade do ar secundrio e V3 - velocidade do ar total. Chama-se de relao de arrastamento (R) ou razo de induo a razo do ar total e a vazo do ar primrio. Q1 + Q2 QT R = = Q1 Q1

4 - Induo. o arraste do ar da sala pelo ar lanado atravs da grelha de insuflao. O ar que vem diretamente da grelha chamado de ar primrio (Q1). O ar da sala que arrastado pelo atrito com o ar primrio chamado de ar secundrio (Q2). O fluxo total de ar, composto da mistura do ar primrio e do ar secundrio, chamado de ar total (Q3). A induo pode ser expressa pela equao da quantidade de movimento. M1V1 + M2V2 = (M1 + M2)V3 , onde: massa do ar M1 primrio, massa do ar M2 secundrio,
V 1 V T

5 - Alcance (throw). Chama-se de alcance da grelha ou difusor, a distncia em m percorrida pelo jato de ar desde a face da grelha em que a velocidade V1 (velocidade de sada ou velocidade de ar primrio) at o ponto em que a velocidade terminal do jato varie de VT = 15 MPM a 23 MPM.

T B

Fig. 7.13

DEMECP

74

Ar Condicionado
A fim de evitar a deflexo do ar sobre a janela oposta grelha, com a formao de correntes intensas (Fig. 7.13), deve-se considerar: T = (0,75 a 0,95)B. 6 - Queda do jato (drop). Chama-se de queda do jato a distncia em m da face inferior da grelha at extremidade inferior de jato no ponto em que a velocidade terminal do jato varie de VT = 15 MPM a 23 MPM (Fig. 7.14). 7 - Velocidade de sada de insuflao do ar primrio. a velocidade na rea de face da grelha. Apresenta-se, a seguir, uma tabela das velocidades de insuflao recomendadas, considerando o tipo de recinto a ser condicionado e nvel de rudo admitido. Tabela 7.1 Aplicaes Estdios Residncias Igrejas Dormitrios de hotel Teatros Cinemas Escritrios particulares Escritrios pblicos Lojas (pisos inferiores) Lojas (pisos superiores)
V 1

Velocidade mxima de insuflamento, m/s 1,5 a 2,5 2,5 a 3,8 2,5 a 3,8 2,5 a 3,8 2,5 a 3,8 5,0 2,5 a 3,8 5,0 a 6,3 10,0 7,5
V T

H = Drop H

T B

Fig. 7.14

DEMECP

75

Ar Condicionado
7.8 SELEO DAS GRELHAS DE INSUFLAO. Grelhas de parede ou de piso. Para seleo das grelhas de insuflao utiliza-se tabelas fornecidas pelos fabricantes de grelhas, seguindo os seguintes pontos:

a) seleciona-se velocidade da insuflao do ar para o recinto em questo. b) fixa-se a vazo da grelha. c) fixa-se o alcance da grelha. d) determina-se na tabela os valores: Deflexo Presso total ou presso esttica rea de face ou Dimenses da grelha. EXEMPLO 7.2: Conhecendo-se de uma instalao: Local; residncia Sala de estar. Dimenses do recinto; 10m x 7m x 3m Teto; plano. Carga; uniformemente distribuda. Vazo de ar; 57 MCM. Altura mxima da grelha; 0,20 m (8 in). Determinar: a) Nmero de grelhas. b) Dimenses. c) Localizao das grelhas.
Soluo:

1) Seleo do tipo de grelha. Grelha de dupla deflexo srie NT-60-Modelo NT da Tuttle & Bailey Chapa de ao. (Ver dimenses e caractersticas nos ANEXOS II ). 2) Seleo da velocidade de insuflao do ar: Considerando os valores da tabela apresentada na pgina 80, tem-se para residncias velocidades de V1 = 2,5 a 3,8 m/s. Adota-se V1 = 3 m/s ou 180 MPM. 3) Vazo por grelha e alcance:

DEMECP

76

Ar Condicionado
10 m

7m

1,25

2,5m

2,5m

2,5m

1,25

Fig. 7.15 Adota-se uma vazo por grelha de Q1 = 14 MCM. Assim, o nmero de grelha ser, 57 / 14 = 4 grelhas. Alcance T = 7 m. 4 - Entrando na tabela ENGINEERING PERFORMANCE DATA da Tuttle & Bailey - srie NT-60, contida nos ANEXOS II - 3 com: V1 = 180 MPM ou 600 FPM T = 7 m (22 ft) e Q1 = 14 MCM (500 CFM) Obtm-se: Deflexo: = 0, Presso total: Pt = 0,02 inC.A. (0,508 mmC.A.) e Dimenso da grelha: 8" x 18". Grelhas de teto (Difusores). Para seleo das grelhas de teto utiliza-se bacos fornecidos pelos fabricantes de difusores, seguindo os pontos abaixo: 1) Seleciona-se o tipo de difusor a ser adotado (difusor simples, difusor circular, difusor quadrado, etc.). Para cada tipo de difusor tem-se um baco especfico. 2) Seleciona-se a razo entre VR/VT, isto , entre a velocidade no recinto e a velocidade terminal. 3) Fixa-se o alcance do difusor. 4) Fixa-se a vazo do difusor. 5) Determina-se no baco os valores: - velocidade de sada ou insuflao, - presso total ou presso esttica e - dimetro do difusor. 6) Deve-se comparar o valor da velocidade de insuflao determinada com os valores recomendados na tabela do item 7.7. EXEMPLO 7.3: Conhecendo-se os dados de uma instalao: - Local; escritrio privado.

DEMECP

77

Ar Condicionado
- Dimenses do recinto; 5 m x 5 m x 3 m. - Teto; provido de forro falso. - Vazo do ar: 11 MCM. Determinar: a) nmero de difusores, b) dimenses e c) localizao dos difusores.
Soluo: 1) Tipo de difusor: Difusor simples - modelo S de Tuttle & Bailey - chapa de ao. (Ver dimenses e caractersticas ANEXOS II - 8).

2) Seleo da razo VR/VT. Tendo em vista o tipo da instalao (escritrio privado), VR/VT = 35FPM/100FPM. 3) Alcance (T). T = 2,5 m Nmero de difusores = 1 4) Vazo do difusor. Q1 = 11 MCM 5) Entrando no baco ANEXOS II - 8 com: T = 2,5 m (8 ft) e Q1 = 11 MCM (400 CFM) VR/VT = 35/100, Obtm-se; V1 = 1.100 FPM (335 MPM) PT = 0,09 inC.A. (2,29 mmC.A.) sem registro e Pe = 0,08 inC.A.

(2,03 mmC.A.) de = 15 in (381 mm).

T = 2,5

Fig. 7.16 6) Comparao das velocidades de insuflao. V1 (tabela 7.1) = 2,5 m/s (150 MPM ou 500 FPM) a 3,8 m/s (228 MPM ou 750 FPM).

DEMECP

78

Ar Condicionado
V1 (baco) = 1.100 FPM (335 MPM) Deve-se reselecionar o difusor a partir do item 3, utilizando 2 difusores.
5 m

1,25

1,25

1,25

1,25

Fig. 7.17 Entrando novamente no baco, agora, com VR/VT = 35/100 , T = 1,25 m (4 ft) e Q = 200 CFM (5,66 MCM) Obtm-se: V1 = 550 FPM (168 MPM), PT = 0,03 inC.A. (0,762 mmC.A.) sem registro,

Pe = 0,02 inC.A. (0,508 mmC.A.) sem registro e = 15 in.

7.9 SELEO DAS GRELHAS DE RETORNO. A seleo das grelhas de retorno tambm feita atravs de tabelas ou bacos fornecidos pelos fabricantes. Uma tabela para seleo de grelha de retorno apresentada nos ANEXOS II - 10. Entrando na tabela com a vazo de ar e a presso esttica, obteremos as dimenses da grelha.

DEMECP

79

Ar Condicionado
8. COMO FAZER UM PROJETO.
8.1 INTRODUO. Uma vez esclarecidos os aspectos relativos importncia do projeto e quem est apto a executar tal servio, o passo seguinte ser definir o momento em que o projetista de ar condicionado e ventilao deve entrar em cena e as fases que de maneira objetiva compem o projeto. Inicialmente, a participao do projetista pode se dar a qualquer momento. Entretanto, no caso de empreendimentos novos, o ideal ser sua participao desde a concepo arquitetnica da edificao, atuando como integrante das equipes de projetos de estrutura, hidrulica e eltrica, dentre outras. Atravs deste procedimento, o projeto global ser efetivamente integrado, minimizar eventuais interferncias e otimizar seu custo de implantao. Caracterizando-se como um todo coeso e bem estruturado e servindo de base no momento de elaborao do projeto executivo, as fases que compem o projeto de ar condicionado e ventilao mecnica so as seguintes: 8.2 ESTUDO PRELIMINAR. Aqui so estabelecidas as normas de procedimento que sero levadas a efeito para definio do sistema a ser projetado, dentre elas viabilidade tcnica e econmica. 8.3 BASES DE CLCULO. So fixados os parmetro adotados como base para o dimensionamento do sistema, tais como as condies de temperatura, presso e umidade e as taxas de ocupao, iluminao e ar exterior. Com tais valores definidos, tm-se ento os parmetros de referncia para os quais o projeto ser calculado. Quando a instalao no se destina a conforto (conservao de equipamentos eletrnicos, culturas de cogumelos e outros vegetais, preparao e embalagem de produtos especiais, dependncias hospitalares etc.), devero ser especificadas as condies internas exigidas de temperatura, umidade e renovao de ar. TABELA 8.1 - Condies recomendadas para dependncias hospitalares Natureza dos recintos TBS UR (%) Ar exterior /hora Movimento do ar (MPM) Filtrao do ar Esterilizao do ar Nvel de rudo (db) Sala de operao e anestesia 24 55 100% 5,0 necessria necessria 40 Sala de diagnstico Berrios e tratamento 24 27 55 60 100% 100% 5,0 2,5 necessria necessria necessria necessria 40 25 Quartos e enfermarias 25 55 100% 2,5 necessria dispensvel 25

DEMECP

80

Ar Condicionado
TABELA 8.2 - CONDIES RECOMENDADAS PARA RECINTOS DE COMPUTADORES Temperatura (C) UR (%) Taxa de ar exterior (m3/h pessoa) Movimentao de ar (MPM) Filtrao Nvel de rudos 20 a 26 40 a 60 35 1,5 a 15,0 necessria 60

8.4 DIMENSIONAMENTO DO SISTEMA. Compreende a definio de todas as constituintes do sistema adotado, tomando por base as caractersticas das fases anteriores e apresentando como principais componentes os seguintes tpicos:

8.5 SELEO DOS EQUIPAMENTOS. a) Clculo das cargas trmicas dos ambientes, bem como carga trmica global, levando-se em conta os critrios de simultaneidade. Incluem-se tambm neste tpico a determinao das capacidades dos equipamentos a serem instalados e as respectivas vazes de ar. b) Definio das casas de mquinas, indicando layouts dos equipamentos e pontos de consumo de energia. c) Projeto da rede de dutos fornecendo o seu traado e percurso, indicando as dimenses de troncos e respectivas vazes e evidenciando ainda todos os acessrios necessrios perfeita operao do sistema proposto. d) Projeto da rede hidrulica (quando for utilizada) elaborado com as caractersticas similarmente descritas no tpico anterior. e) Esquema eltrico geral contendo as informaes para a instalao eltrica necessria operao do sistema. f) Esquema de controles contendo as informaes necessrias ao perfeito comando e operao do sistema a ser projetado.

Baseado nas condies operacionais dos equipamento que constituem o sistema, procede-se seleo de componentes e equipamentos tpicos em cada classe, tais como condicionadores, difusores, grelhas, filtros de ar, dampers, ventiladores, bombas de gua, torres de resfriamento etc.

DEMECP

81

Ar Condicionado
8.6 MEMORIAL DESCRITIVO. Nesta fase descreve-se objetivamente a soluo adotada pelo sistema de condicionamento de ar, relatando a totalidade de seus componentes. Este relato ser tomado como base na execuo do projeto, uma vez que nele so encontradas informaes gerais do sistema e tabelas de resumo de clculos. Incluem-se ainda neste tpico os parmetros referentes ao escopo do contrato de aquisio da instalao.

8.7 ESPECIFICAES. So fornecidas as especificaes de servios, materiais e equipamentos, destacando suas capacidades e caractersticas tcnicas de modo a fornecer parmetros para o instalador na elaborao da proposta e na execuo do sistema.

8.8 PARTE GRFICA. Compreende o fornecimento de plantas, cortes e detalhamentos necessrios perfeita compreenso por parte do cliente. Essa parte grfica constituda basicamente de desenhos da casa de mquinas, localizao de bases de equipamentos e suas caractersticas, rede de dutos, rede hidrulica, fluxogramas de controles e esquema geral de distribuio eltrica. Obs.: Os detalhamentos de execuo para adaptao do projeto aos equipamentos efetivamente fornecidos, bem como os desenhos de fabricao de componentes e equipamentos, devem ser fornecidos pela empresa instaladora.

8.9 COMO AVALIAR A QUALIDADE DE UM PROJETO. Ao se avaliar a qualidade de um projeto de sistema de ar condicionado, deve-se levar em considerao: . O projeto executado atende s necessidades solicitadas? . Ele foi executado sob responsabilidade de engenheiro com registro no CREA e notria especializao no ramo? . O equipamento especificado de fabricao usual no Pas, ou com garantia de assistncia tcnica e fornecimento de peas de reposio? . Foram citadas e atendidas as normas tcnicas pertinentes ao tipo de instalao projetada? . As bases de clculo esto de acordo com os dados fornecidos para a execuo do projeto? (ex.: ocupao, carga de iluminao, calor dissipado pelos equipamentos, condies de ar externo e interno, etc.). . Tem o projeto todos os elementos da interface com outras instalaes, tais como: pontos de fora (capacidade, tenso e freqncia), pontos de gua (vazes e/ou bitolas de tubulaes), pontos de dreno (posio e demais caractersticas), peso dos equipamentos?

DEMECP

82

Ar Condicionado
. O projeto compatvel com a edificao, sendo livre de interferncias com a construo propriamente dita e com as demais instalaes prediais?

8.10 O PROJETO NECESSRIO MAS NO SUFICIENTE. Concluda a elaborao do projeto, a etapa seguinte a contratao dos servios de instalao do sistema, o que normalmente feito atravs de uma tomada de preos entre vrias empresas instaladoras. A partir da, torna-se fundamental a assessoria de um especialista, preferencialmente o mesmo profissional que elaborou o projeto, que o conhece e responsvel pelo mesmo. Essa assessoria, de importncia vital para o no comprometimento da qualidade da instalao, deve ser iniciada j na fase de contratao, principalmente na anlise tcnica das propostas, ocasio em que ser verificado se o material ofertada atende s condies especificadas no projeto. importante observar que cada instaladora pode oferecer materiais e equipamentos de diferentes fornecedores e com capacidades nominais baseadas em condies diferentes das de projeto, fato este que s vezes passa despercebido na proposta e prejudica em definitivo a capacidade da instalao. Contratada a empresa instaladora a fiscalizao deve ser exercida no sentido de garantir, dentro dos melhores padres de qualidade, a fiel execuo da instalao projetada. Por sua vez, a fiscalizao, como j mencionamos, exercida pelo prprio projetista, dever atuar basicamente nas seguintes rea: . Anlise e aprovao de desenhos de execuo. Muitas vezes os equipamentos fornecidos (desconhecidos na ocasio da elaborao do projeto) necessitam de desenhos para sua adaptao os sistema projetado. Imprevistos na construo civil exigem tambm alteraes no traado dos dutos de ar e tubulaes. . Acompanhamento da execuo dos servios. Atravs de visitas obra, o acompanhamento se d em todas as partes da instalao, tais como montagem das salas de mquinas, tubulaes hidrulicas, dutos de ar, isolamentos trmicos, sistemas de controles automticos e outras. . Inspeo dos equipamentos na fbrica e sua liberao para envio obra . Quando possvel, esta inspeo deve ser feita com o equipamento em operao ou, em caso contrrio, simplesmente em nvel fsico, ficando o teste em operao para quando do recebimento final da instalao. . Anlise de solues alternativas. s vezes, condies da obra que no podiam ser previstas ou a prpria impossibilidade de se adquirir determinados equipamentos por contingncias de mercado implicam na alterao do tipo de equipamento e exigem outras solues. . Orientao, anlises e aprovao dos testes finais para recebimento. Quanto aos honorrios para prestao dos servios de fiscalizao, devemos levar em considerao que estes tambm so baseados em critrios devidamente regulamentados.

DEMECP

83

Ar Condicionado
Se bem exercida e dentro de critrios rigorosos, a fiscalizao poder garantir instalao uma vida bastante longa. Outro aspecto que se deve considerar o fato de que se deve considerar uma instalao malfeita, alm de ser motivo de constantes queixas por partes das pessoas que ocupam os recintos beneficiados, requer uma manuteno dispendiosa.

DEMECP

84

Ar Condicionado

BIBLIOGRAFIA 1. ASHRAE GUIDE AND DATA BOOK. American Society of Heating, Refrigerating and Air Concitioning Engineers, 1985. 2. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Instalaes centrais de ar condicionado para conforto, NB-10, Rio de Janeiro, 1980. 3. CREDER, Hlio. Instalaes de ar condicionado. 4 ed., Rio de Janeiro, Livros Tcnicos e Cientficos,1990. 4. COSTA, Ennio Cruz da. Conforto Trmico. 3 ed.,So Paulo, Edgard Blcher Ltda, 1974. 5. FERNADES, Srgio Rauss. Engenharia de ar condicionado, Rio de Janeiro, Ncleo de Treinamento Tecnolgico, 1992. 6. HANDBOOK of air conditioning. Carrier Air Conditioning Co., New York, McGraw-Hillk, 1965. 7. REVISTA da ABRAVA. Ano 9, N 91, Jan/Fev 86. 8. REVISTA da ABRAVA . s. l., s. e. 9. SILVA, Remi Benedito. Ar condicionado, So Paulo, EDUSP, 1968. 10. STOECKER, Wilbert F.. Refrigerao e ar condicionado; traduo Jos M. Saiz Jabardo, So Paulo: McGraw-Hill do Brasil,. 1985. 11. THE TRANE CO. Trane aisr conditioning manual, 39 ed,m St Paukm Minn., McGill Graphic Arts, 1967. 12. TREVISAN, W. Manual Termo-Tcnico, So Paulo, IBEC, 1980. 13. TORREIRA, Raul Peragallo. Refrigerao e ar condicionado, So Paulo, Fulton Editora Tcnica, 1979. 14. MENDES, Valdirson P.. Refrigerao, Apostila, So Lus, UEMA, 1995 15. W. P. Jones. Engenharia de ar condicionado, traduo de Alcir de Faro Orlando. Rio de Janeiro: Campus, 1983. CATLOGOS DE FABRICANTES 1. TUTLE & BAILEY. HITACHI. COLDEX- TRANE. SPRINGER- CARRIER.

DEMECP

85

Ar Condicionado

DEMECP

86

Ar Condicionado

DEMECP

87

Ar Condicionado
Para Cidade de So Lus Presso Atmosfrica = 100,501 kPa

DEMECP

88

You might also like