You are on page 1of 6

Economia

Aula 01

Os direitos desta obra foram cedidos Universidade Nove de Julho

Este material parte integrante da disciplina, oferecida pela UNINOVE. O acesso s atividades, contedos multimdia e interativo, encontros virtuais, fruns de discusso e a comunicao com o professor devem ser feitos diretamente no ambiente virtual de aprendizagem UNINOVE.

Uso consciente do papel. Cause boa impresso, imprima menos.

Aula 01: Conceitos bsicos


OBJETIVO: introduzir o conceito bsico de Economia e descrever o conceito e a classificao de bens e de fatores de produo.

Ao contrrio do que muitas pessoas imaginam, Economia no uma cincia exata, e sim uma cincia social. A cincia econmica utiliza a Matemtica e a Estatstica como "ferramentas" para auxiliar as suas anlises. Na verdade, a Economia se preocupa em analisar de que forma as necessidades dos indivduos por bens e servios so atendidas. Como sabemos, as necessidades das pessoas so infinitas, ou seja, jamais o ser humano estar satisfeito com o que tem. Entretanto, os recursos necessrios para obtermos os bens e servios so limitados. Desse confronto necessidades infinitas diante de recursos finitos , surgiu o estudo da Economia.
A Economia a cincia social que estuda como o homem e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produo de bens e servios, de modo a distribu-los entre as vrias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. (VASCONCELLOS e GARCIA, 2000, p. 2).

Na realidade, existem muitas definies de Economia como cincia, e elas tm evoludo ao longo da Histria. Mas, para simplificar, poderamos definir Economia como a cincia da escassez. E por escassez entende-se que os recursos para se obter bens e servios so limitados (finitos), enquanto as necessidades so ilimitadas (infinitas). Para facilitar o estudo da Economia, podemos dividi-la em duas partes, ou, ainda, em dois grandes "braos": microeconomia e macroeconomia. A

microeconomia a parte da Economia que estuda o comportamento dos indivduos, das empresas e suas inter-relaes. J a macroeconomia estuda o funcionamento da economia no seu todo, e papel do Estado (governo central) fazer estudos macroeconmicos para melhorar e desenvolver a economia do pas. Estudaremos mais sobre a macroeconomia para a frente. Antes, vamos tratar da anlise microeconmica. Comparando-se a economia com uma partida de xadrez, pode-se dizer que a microeconomia os jogadores, e a macroeconomia uma pessoa que est assistindo

a essa partida. Como sabemos, quem est assistindo partida tem uma viso do todo (macroeconomia), enquanto os jogadores se concentram simplesmente em analisar cada jogada (microeconomia). Assim funciona a economia: a

macroeconomia observa o comportamento da microeconomia, a fim de tomar as decises que melhoram o funcionamento da economia como um todo. O estudo da economia importante para todos que, de alguma forma, trabalham, participam ou administram uma empresa por vrios aspectos. Um deles que a economia auxilia a empresa na tomada de decises de investimento por possibilitar analisar se os recursos produtivos esto sendo utilizados de forma eficiente e eficaz. Alm disso, ajuda a empresa a se posicionar melhor no mercado para atender ao consumidor e enfrentar a concorrncia ao fornecer conhecimentos de como os preos so formados, de como o comportamento da demanda e da oferta de seu produto e da estrutura de mercado em que ela est inserida. importante ressaltar, tambm, a necessidade de acompanhar as mudanas da conjuntura econmica nacional avaliando seu impacto nos negcios da empresa. Portanto, ter conhecimentos fundamentais de economia um pr-requisito para todo o profissional que busca fortalecer o potencial de sobrevivncia e expanso futura de sua empresa no mercado.

Bens e servios

Como vimos anteriormente, no sentido econmico somente existem duas coisas que atendem s necessidades humanas: bens e servios. Bens: tudo aquilo que atende s necessidades das pessoas. Diante disso, podemos classificar os bens da seguinte forma: Segundo a escassez: Bens livres: so ilimitados, no tm valor monetrio, portanto, no participam do mercado. No fazem parte do estudo da Economia. Ex.: o ar, o mar, a luz solar etc. Bens econmicos: so escassos, tm valor monetrio e participam do mercado. Fazem parte do estudo da Economia. Ex.: carro, casa, mesa, roupas etc. Quanto natureza, os bens econmicos podem ser: - bens imateriais (intangveis). Exemplo: servios. - bens materiais (tangveis). So classificados, quanto ao destino, em bens de consumo e bens de produo.

Os bens de produo: no atendem de imediato nossas necessidades, mas iro atend-las no futuro. Ex.: matria-prima, mquinas, aplicaes financeiras etc. Bens de consumo: atendem de imediato as nossas necessidades. E podem ser: a) Durveis: tempo indeterminado de uso (sem prazo de validade). Ex.: carro, geladeira etc. b) No durveis: tempo determinado de uso, tambm conhecidos como perecveis (com prazo de validade). Ex.: remdio; alimentos etc. Os bens, tambm, podem ser classificados como: Bens intermedirios: devem sofrer processos de transformaes. Bens finais: j esto aptos para o consumo. Observe, porm, que os considerados bens finais para uma empresa podem ser, para outras empresas, classificados como bens intermedirios. Exemplificando: o pneu para a Pirelli um bem final, enquanto para a Volkswagen ele um bem intermedirio, pois o pneu ir sofrer um processo de montagem para um bem final, que o automvel. Servios: tudo aquilo que atende s nossas necessidades, com uma diferena quanto aos bens econmicos: eles so intangveis, isto , intransferveis. Ex.: consulta mdica

Fatores de produo

A fim de obtermos bens e servios, a economia necessita de recursos, tambm denominados fatores de produo. Recursos: todos os fatores bsicos utilizados na elaborao de bens e servios. De uma forma clssica, existem na economia somente trs fatores de produo (ou recursos), que so: Recursos Naturais (Terra): isto , a Terra propriamente dita e tudo que ela contm como natureza. Ex.: gua, minerais, florestas nativas, petrleo etc. Recursos Humanos (trabalho): entenda-se tambm como mo de obra; pode ser de natureza fsica ou intelectual. Recursos Financeiros (capital): mquinas, equipamentos, mveis e utenslios, imveis, recursos. Dentro do recurso capital, podemos ainda fazer uma subdiviso, como segue:

Capital Fsico: a) Capital Fixo: equipamentos, mveis e utenslios, imveis, mquinas etc. b) Capital Circulante ou de Giro: estoques, matrias-primas. Capital Humano: todos os investimentos no desenvolvimento do intelecto do indivduo (treinamentos, educao). Capital Financeiro: recursos financeiros de imediato (em espcie, conta bancria, carto de crdito) e, ainda, as aplicaes financeiras (poupana, fundos de investimentos, moedas estrangeiras, CDBs, ouro etc.) disponveis de imediato (dinheiro em caixa, na conta corrente, carto de crdito), aes etc.

REFERNCIA

VASCONCELLOS, Marco A. S.; GARCIA, Manuel E. Fundamentos de Economia. So Paulo: Saraiva, 2000.

You might also like