You are on page 1of 3

Criatividade: fatores prioritrios

Rui Santo Para o crescimento e fortalecimento da capacidade criativa, h alguns fatores que devem ser considerados, por quem deseja apresentar solues mais abrangentes. No me refiro aqui aos 20% das pessoas, habitualmente criativas, nem to pouco aos outros 20%, resistentes a qualquer tipo de inovao. O objetivo o desenvolvimento dos 60% restantes, atrofiados na sua propenso criativa que todo ser humano possui. Para esses 60%, no importa estar ou no estar criativo. O que importa que, atravs de metodologia adequada, podem chegar a produzir resultados tidos como muito criativos, mesmo quando comparados aos que tm essa habilidade, plenamente desenvolvida. O primeiro fator prioritrio desbloquear-se mentalmente. Condio inicial a criatividade, como abrir a tampa da panela de presso. O espraiamento da percepo imediato, como o vapor que se propaga de dentro da panela, ato contnuo abertura, tomando todos os espaos, incontrolavelmente.

EFEITO MAIS IMPORTANTE DO DESBLOQUEIO MENTAL,

A IMPOSSIBILIDADE DE SEGURAR A AMPLIAO DA PERCEPO

RUI SANTO.

A menos que voc queira bloque-la de outra maneira. Acontece... A percepo o segundo fator prioritrio, como elemento condicional identificao de oportunidades de negcios, de lacunas de lideranas, de brechas para esgueirar-se evitando enfrentamentos em negociaes, de visualizao de necessidades decorrentes de inovaes atuais, ainda no identificadas, embarcando no vcuo delas, mas tambm adicionando mais valor as mesmas, entre muitos outros aspectos que uma percepo desenvolvida pode iluminar. O que ns no percebermos, dificilmente vamos agir para encontrar alternativas. O turvamento da percepo conduz ao comodismo da situao. No se v a ocasio, prpria ao. Quando muito, identificamos problemas, limitado s causas imediatamente anteriores. Corrigimos as causas para continuar tudo como est, garantindo a repetio do efeito, mas tambm, nos impedindo de estend-los ou de criar novos efeitos. D um lpis para um matemtico e ele comea a fazer contas. D outro para um desenhista e ele vai desenhar. Ambos fragmentados, encapsulados dentro de seus cercadinhos mentais, digo conhecimentos e habilidades.

Documento adquirido na Biblioteca Temtica do Empreendedor Disponvel em: http://www.bte.com.br

Se o matemtico colocasse cores e formas nos nmeros, poderia se aproximar dos desenhos de Leonardo Da Vinci, na ampliao do ngulo de viso da Mona Lisa. E o desenhista poderia imaginar uma numerao por cores, em formas e dimenses diversas: 1 = azul, 2 = vermelho, 3 = verde, 4 = amarelo, 5 = roxo,... Embora a lgica possa ser mantida, a expresso dela poderia ter resultados como:

?+!=Z

ou

#&+%$=}{

Entendeu? Ento calculei: dos criativos. + = ? Encontre 3 respostas: dos pastores, dos racionais e

Continue e divirta-se, buscando uma formula de matemtica para colorir... MAS... Mas resolver ou no essa questo, no significa que voc est ou deixa de estar criativo. Certamente sua percepo pode estar bem habilitada, no entanto, preciso aprender e praticar as outras fases do processo criativo. O tamanho, a forma ou a cor dos desenhos, certamente desenvolve a percepo visual, mas o que se pode afirmar que h ferramentas muito mais amplas e praticas a ser trabalhadas com adultos, que pode conduzi-los mais rapidamente, ao nvel de capacidade de inovao que desejem, os quais por sua vez, tambm produzem sinapses cerebrais. O psiclogo C. Gayarsa afirma: O olhar o primeiro sentido que outros. Mas percepo, no s visual. A TCNICA
CRIATIVIDADE DOS CINCO SENTIDOS BLOQUEIA

os

A BSSOLA DA

que desenvolvi e pratico desde 1998 em treinamentos, abrem espao para

a produo de sinapses pelos demais sentidos, como, alis, fazem os deficientes fsicos. CONSIDERE QUE,
EM PRINCIPIO, DISPOMOS DE CINCO SENSORES PARA CAPTAR E INSERIR NO

CREBRO O QUE QUISERMOS, MAS TAMBM, PARA EXPRESSAR O QUE TEMOS EM MENTE.

Utiliza-los de maneiras diferenciadas, conscientemente e simultaneamente, pode torna-lo mais criativo e enriquecer as comunicaes interpessoais, tirando-o do bloqueio do olhar e enriquecendo a percepo dos outros sentidos. As suas e de seus interlocutores.

Documento adquirido na Biblioteca Temtica do Empreendedor Disponvel em: http://www.bte.com.br

De aplicao muito simples, a TCNICA


CRIATIVIDADE,

DOS CINCO SENTIDOS

A BSSOLA DA

indica a cada um, onde est limitado e quais as alternativas que dispe

para inovar no cotidiano, em produtos, servios, relacionamentos pessoais, profissionais ou mesmo, reativar relacionamentos ntimos, sinalizando as aes pelos nossos cinco sentidos. Aplicvel com adultos ou crianas, identifique um sentido e busque a resposta, objetivamente. Assim, trabalhos para a ampliao da capacidade criativa dos colaboradores corporativos, precisam passar, necessariamente, por estes dois fatores prioritrios desbloqueios mentais e percepes, embora no os nicos.

CRIA = ATIVA + A + MENTE, Rui Santo

Rui Santo Engenheiro Snior Internacional, Prof. de criatividade MBA/PECE/USP Gesto e Engenharia de Produto, artista plstico, autor de vrias tcnicas de criatividade, qualificado pela OMPI / ONU para a Propriedade Intelectual, consultor em criatividade / inovao e palestrante em empresas e eventos. Contato: ruisanto@uol.com.br

Documento adquirido na Biblioteca Temtica do Empreendedor Disponvel em: http://www.bte.com.br

You might also like